segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

UM CARNAVAL FELIZ DE NOVO

"Talvez a foto mais simbólica que já tirei", disse Juan Doblas. Depois de seis longos anos de golpes, fascismo, governo para os ricos e tentativas de golpe, o Brasil volta a sorrir.

9 comentários:

Anônimo disse...

E a satisfação de acordar cedo e lembrar que o "presidente" não é mais aquele??? Deveriam incluir nessa tabela: "paz de espírito aumentou 90%".

titia disse...

Ah, a alegria de um governo de verdade! Não curto carnaval na rua, gosto só do feriado mesmo, mas apoio todo mundo que foi lá mostrar o quanto o país está feliz pelo fim do desgoverno do capitão arregão. Época de festa e folia em dobro!

avasconsil disse...

Tudo o que aconteceu logo após a eleição de Lula vem mostrando que se o neonazista tivesse sido reeleito, o Brasil teria caído num abismo de onde retornar à superfície seria dificílimo. A insuportável Zambelli falou numa entrevista recente, acho que ao UOL, que não tem interesse no impeachment do Xandão e outros ministros do Supremo, porque quem indicaria os substitutos é Lula. Daí a gente já vê o quanto o STF seria acuado se o esterco de Hitler tivesse se reelegido. O Congresso Nacional horroroso que emergiu das eleições do ano passado ia fazer de tudo pra dar ao inominável a oportunidade pra nomear varios Nunes Marques; um deles provavelmente seria o filho do Ives Gandra Martins. Ao mesmo tempo, na cabeça louca da criatura, Lula já cometeu crime de responsabilidade, motivo de impeachment, por ter mandado comprar móveis pro Alvorada e Planalto com dispensa de licitação... Enfim, a reeleição do filho do Demo teria embrulhado o Brasil em muitos maus lençóis. Além disso, os Yanomamis teriam morrido e apodrecido, e a descoberta do genocídio só aconteceria sabe-se lá quando, talvez pela arquealogia (se os garimpeiros desmatadores assassinos destruidores de tudo não tivessem sumido com os ossos...). O Brasil e a América Latina escaparam de uma verdadeira tragédia . O Carnaval de 2023 foi o Carnaval do Alívio, com certeza.

MISANTHROPE HYPERBOREAN disse...

Eu só consigo ter masculinidade tóxica, me da muito medo ser um homem normal, eu me torno covarde se eu for normal. Minha coragem está na masculinidade tóxica.

avasconsil disse...

https://www.youtube.com/live/CcJ2H0InvF4?feature=share

Ontem assisti a alguns vídeos e um deles foi esse aí. Fiquei desanimado... Ele faz muitas críticas a Haddad no Ministério da Economia, e com razão. Como a melhora do cenário econômico envolve uma série de fatores fora do controle do Ministério da Economia, se a economia estagnar ou entrar em depressão, uma eventual candidatura de Haddad à Presidência em 2026 estará inviável. A depender de como a economia caminhe daqui pra lá, mesmo que haja condições de Lula concorrer à reeleição, ele vai perder pra alguém da direita (leia-se, algum representante do neoliberalismo mais afoito e voraz).
São muitas as fragilidades e dificuldades do atual governo petista, uma delas a grande chance de Trump voltar à Casa Branca nas próximas eleições.
Vai ser bastante difícil o Brasil escapar de a direita conseguir a Presidência da República em 2026. Espera-se que o neonazista esteja inelegível até lá. Mas não vai faltar canditado(a) da direita com a promessa de que vai salvar o Brasil do estrago que o PT fez na economia. Mesmo que o projeto desse(a) candidato(a) seja a austeridade fiscal, que só empobrece os trabalhadores e cria as condições pra a ascensão do fascismo, essa pessoa vai ter mais chances até que Lula nas próximas eleições.
Ele não fala nisso, mas uma grande fragilidade do governo até as pedras já conhecem. Arthur Lira e o resto do centrão têm todo interesse em sabotar a economia. Pra gerar insatisfação popular e cobrar caro pra Lula não sofrer um impeachment. A tendência é o governo do PT ser cada vez mais engolido pelo centrão por causa da espada de Dâmocles do impeachment. Como aconteceu com o Drácula e com o neonazista. Na verdade com Dilma, que não "negociou" pra não cair.

Enfim, o alívio do Carnaval 2023 pode durar pouco, e ter se transformado em muita preocupação e em muito desânimo entre agora e 2026.

Anônimo disse...

Austeridade fiscal não leva a crise, e sim gastar mais do que tem.

avasconsil disse...

Numa economia deprimida a austeridade fiscal gera mais depressão. O que faz a roda da economia girar é distribuir renda direta e indireta pros mais pobres (acredite, comparada à Família Safra, que tem 90 bilhões de euros, nós somos pobres também, e não apenas os que ganham 01 salário-mínimo). Isso aconteceu recentemente no Brasil. A PEC da tentativa de reeleição do neonazista distribuiu renda direta aos mais pobres. As desonerações tributárias e outras bondades nascidas pra ter vida curta distribuíram renda indireta (proporcionou alguma sobra de dinheiro pra ser destinada ao consumo de outras coisas, além dos combustíveis e gás de cozinha). As pessoas compraram mais, e a taxa de desemprego caiu em 2022. Quando o consumo cai de maneira generalizada, é óbvio que o desemprego piora. Tem muita gente ridícula achando que o desemprego caiu ano passado porque o neonazista era um presidente ótimo. Mas a coisa tem mais a ver com Jonh Maynard Keynes do que com o esterco do Adolf. Melhor que a austeridade fiscal, que tira direitos e renda do trabalhador, seria alcançar o equilíbrio fiscal fazendo os muito ricos pagar mais tributos e o que já devem (a Ambev deve bilhões...). Mas, como disse Karl Marx, como eles têm o capital, também controlam (pagam, compram...) a superestrutura, que forma opiniões e crenças. A ideologia em que o patrimônio deles está bem protegido. Por isso tanta gente defende os interesses deles sem nem perceber, e em detrimento do próprio bolso. Tem um monte de economista bem conhecido revisando os pilares macroeconômicos. André Lara Resende é um deles.


https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2020/02/07/livro-de-andre-lara-resende-reune-ensaios-que-criticam-visao-dominante-da-teoria-economica.ghtml

https://www.conjur.com.br/2023-fev-20/andre-lara-resende-precipicio-fiscal-realidade

Ainda não li, mas tem um livro que parece interessante, "Austeridade: a história de uma ideia perigosa", de Mark Blyth.

Ordem disse...

avasconsil....

A Economia Nacional e Mundial é uma Farsa Completa!

A divida e lucro de países, grandes corporações, grandes equipes esportivas é falsa.

O Povo é governado através de falsos números o tempo todo.

O Sistema cria uma Falsa Queda na Economia ou Falsa Crise pra cortar o consumismo, acabar com o caos, para implementar a ordem, para criar novos hábitos, implementar novas tecnologias, etc.


Todas as "Crises" da Sociedades são 100% planejadas e falsas.


E o dinheiro só importa pra quem vive dentro da Sociedade.

Para quem controla a Sociedade, o dinheiro não importa... nesse caso o dinheiro é só um truque pra controlar, conter e governar multidões... ou o fluxo de pessoas.

avasconsil disse...

Não sou contra nem a favor, muito pelo contrário (rs).