quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

QUINZE ANÕES DE BLOGUINHO!

Olá, pessoas queridas! Semana passada este bloguinho que vos fala chegou aos inacreditáveis quinze anos de idade!

Eu nunca sei a data exata em que comecei o Escreva Lola Escreva, só que foi no final de janeiro de 2008, quando eu estava no meio do meu doutorado-sanduíche em Detroit. Já fazia tempo que eu queria ter meu próprio espaço com total liberdade editorial, mas não sou programadora, entendo muito pouco de internet, e não tinha ideia como fazer um blog. Então pedi pro Silvinho, que estava comigo em Detroit (ao lado, foto da época, no apê que alugávamos), aprender tudo que fosse urgente, e lançamos o blog. Depois disso foi tudo com a ajuda de vocês! 

Comemorei uma década de bloguinho em 2018

Eu me lembro até hoje quando o maridão, a meu pedido, tirou uma foto da tela do computador, porque eu queria compartilhar alguma estatística do blog com vocês. Aí um leitor querido e sarcástico escreveu nos comentários: "Lolinha, por favor, me diga que você não tirou uma foto da tela!" E foi aí que ficamos sabendo da gloriosa existência do print screen

Selo de 11 anos, em 2019, feito pela designer gráfica Veronica Sauthier

Bom, quando comecei, se alguém tivesse me dito que o blog ainda estaria vivo em 2023, eu não acreditaria. Até porque o auge do blog, em termos de visitas e popularidade, foi em 2013. Dez anos atrás! E acho que não estou falando apenas daqui quando eu digo isso. O tempo dos blogs passou. Ficamos obsoletos. Plataformas mais visuais, como o Instagram, YouTube, TikTok, tomaram conta. O Facebook acabou com a caixa de comentários dos blogs. 

Selo de 12 anos do blog, já com o traço inconfundível do Cris Vector

Então nem sei por que insisto. Não é mais pelas estatísticas, até porque o único contador de visitas que já usei teve um treco (em 2014 ou 2015), e nunca instalei outro. É porque aqui é um registro. Ainda que o sistema de buscas do Google (que também é o sistema interno de buscas do blog) esteja cada vez pior, tem muitas vezes que procuro algo que escrevi e ainda consigo encontrar. E isso ajuda bastante, é como um diário. Mas admito que os últimos quatro anos do governo fascista me deixaram exausta. Eu e muitas outras ativistas fizemos parte da linha de frente da resistência a Bolso. Não foi nada divertido. Mas sobrevivemos. E agora estamos cheias de esperança de que o Brasil possa ser reconstruído e que a extrema-direita seja varrida do mapa (bom, não será. O Congresso que toma posse hoje tá cheio dessas figuras grotescas).

Estou recarregando as energias. Ainda estou um pouco de férias. Mas não creio que voltarei a postagens diárias. Uma coisa que estou devendo desde 2019 é escrever um livro. Tem que ser prioridade! E claro que tem meu trabalho na faculdade, que não para (meu currículo Lattes não me deixa mentir). Mas estou otimista. 2023 será um ano bom. 

Agradeço muito a todas e todos e todes vocês que me acompanham. E ao lindo Cris Vector, que fez os selos comemorativos do blog (e também a ilustração do meu canal no YouTube, o Fala Lola Fala, que preciso retomar) nos últimos quatro anos. Ele hoje é um dos ilustradores mais celebrados e importantes do Brasil, reconhecido internacionalmente, e faz selo aqui pro meu humilde bloguinho. É ou não é uma honra imensa? 

Sinceramente, não sei até quando manterei o blog. Ando sonhando com a aposentadoria, mas falta ainda. Como sou sempre transparente com vocês, não se preocupem, que antes de tomar qualquer medida drástica, eu aviso, explico, me despeço. Não vou simplesmente sumir. Só não falo tudo por questões de segurança, porque, infelizmente, as ameaças e ataques, que começaram em 2010 ou 2011, continuam. Mas vou levando, sem medo.

Vai dar tudo certo! Antes este era apenas um lema sem muita convicção de uma eterna otimista. Mas agora, com o Brasil novamente no rumo, é uma certeza. 

15 comentários:

Luise Mior disse...

Querida Lola, teu blog é fantástico de fato, parabéns pelos 15 anos. Infelizmente os blogs perderam espaço para redes sociais. Admiro a profundidade do trabalho que você realiza. Siga forte querida.

Anônimo disse...

Parabéns pelos 15 anos do maior blog feminista do Brasil, Lola amada! Que venham muitos outros anos!
Maria Laura

Carolina disse...

Parabéns Lola! Eu lembro desses tempos agitados. Alguns assuntos não eram conhecidos do grande público, e a descoberta deles foi muito chocante. As coisas mudaram bastante mesmo. Mas estamos aí. Beijos.

Anônimo disse...

Lola, graças a vc conheci o Feminismo mais a fundo! vc é essencial!! parabéns pelos 15 anos!

Alan Alriga disse...

Parabéns Lolinha e espero que você não se aposente do blog tão cedo.

Denise disse...

Lola, eu blog e tao necessario! Mas claro que entenderemos se vc parar, nao deve ser facil tocar tantos projetos e ainda aguentar todos os mascus que aparecem por aqui. Parabens pelos 15 anos do blog! Beijos

Anônimo disse...

a) Parabéns pelo trabalho Lola sou muito sua fã.

b) Lola use outros meios na internet Fscebook ppde ser muito legal.

c) Estava vendo a entrevista de Silvio Almeida ministro dos direitos humanos mais de 30 meninas yanomanis ficaram gravidas de garimpeiros e eu ainda preciso explicar porque bolsonaristas me dão nojo

titia disse...

Parabéns pelos 15 anos do blog que mudou a minha vida pra muito melhor, Lola! Parabéns e descanse todo mundo que lutou do jeito que você fez contra o Bolsonaro merece um longo descanso.

Erisson disse...

Parabéns pelos 15 anos do blog!

Leio o blog desde 2011 e desde lá se tornou um dos meus blogs preferidos!

Vida longa ao blog e a vc, Lola!

DiLuaa disse...

Lolinha, parabéns por todo esse seu trabalho mudando vidas com o blog! Eu sou hoje outra pessoa depois de conhecer e acompanhar o blog. Acho desde 2009 eu leio praticamente todos os textos (e lia os comentários também! Lembro quando chegava a 300 comentários num post e muuuuuito interessantes, tinha uma verdadeira conversa lá). Obrigada por tudo!

Rafael disse...

Quando eu cheguei era só mato

Emile disse...

Parabéns pela longevidade do blog Lola.. não sei exatamente quando comecei a acompanhar, mas faz muito tempo, com certeza você faz a diferença na vida de muita gente, imagino o quanto deve ser cansativo manter ele, mas espero de coração que continue ainda por muito tempo.
Tudo de bom pra você Lola.. que venham muitos mais anos.

Suzana Elvas disse...

De leitora assídua, por MUITO tempo fiquei afastada, resolvendo a minha vida. E aí, aos poucos, passei a acompanhar você pelo Twitter. Hoje, vi a notícia do aniversário do blog pelo Manual do Usuário, vim aqui - e qual não foi a minha surpresa (e orgulho) de ver que você ainda usa o mesmo banner que eu fiz, há tanto, TANTO tempo, quando eu não sabia usar o Photoshop, as meninas eram pequeninas e eu vinha aqui pra ter alguma coisa que ancorasse a minha existência tão perdida.

Parabéns, Lola. Não consigo imaginar o que teria sido a minha vida sem esse blog nem sem você, seja de longe ou de perto.

Valéria Souza disse...

Hoje estava checando meus favoritos (links, sites, blogs) de dez anos (ou mais) atrás e o seu blog estava aqui. Eu era uma leitora assídua, lia os posts novos, antigos, lia tudo. As perseguições que você sofria etc Estou feliz em ver que está na ativa, vou voltar a frequentar o blog. É a primeira vez que eu comento, rs. Amava blogs, tento matar um pouco a saudade através das redes que você citou, mas nunca será a mesma coisa. Força Lola!!

Camilli Chamone disse...

Lola querida, em 2008, comecei a ler seus textos! Eu também escrevia um blog nessa era do blogosfera e, apesar de gostar dos seus textos, por vezes, achava um pouco exagerado e não compreendia você.

Mas, você é avant garde! Você, com sua perspicácia, inteligência e sensibilidade, já entendia e sabia explicar coisas que, para a maior parte de nós, mulheres, era incompreensível (para algumas ainda é… mas, elas chegarão lá !).

O tempo passou… fiquei anos sem ler seus textos e hoje no Instagram alguém citou você. Pensei: EU CONHEÇO ESSA MOÇA!

E digitei ESCREVA LOLA no Google e caí no seu blog!

Que alegria entender tudo que você diz agora! Que alegria ter evoluído, enquanto mulher!

Muito obrigada por suas palavras, quem eu não compreendia em 2008 direito… muito obrigada por nunca ter desistido de nós ! ♥️