segunda-feira, 20 de junho de 2022

ESQUERDA GANHA PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA NA COLÔMBIA! OUTUBRO SERÁ A NOSSA VEZ

Uma notícia maravilhosa para animar a semana, o mês, a eternidade que temos até outubro: Gustavo Petro ganhou o segundo turno na Colômbia! Pela primeira vez na história, nossos vizinhos terão um presidente de esquerda! Que a América Latina seja toda de esquerda, toda pelo povo, unida!

Petro, que parte da mídia trata como ex-guerrilheiro (apesar de ser economista e senador), recebeu mais de 50% dos votos válidos. Foi uma diferença pequena, mas suficiente, contra o candidato de extrema-direita Rodolfo Hernández, que, ao contrário de Trump (e Aécio, e futuramente Bolso), reconheceu prontamente o resultado (diferente do genocida, os candidatos de direita que perderam na Argentina, Bolívia, Peru e México aceitaram a derrota numa boa, sem gritar "Fraude!", sem ameaçar o país com o exército. Detalhe: Bolso diz que a eleição que ele ganhou foi fraudada! Imaginem o que ele vai inventar sobre a eleição que ele perderá!

O resultado é ainda mais saboroso se a gente lembrar que a Colômbia, o terceiro maior país da América Latina (com população de 47 milhões, só fica atrás de Brasil e México), sempre foi capacho dos EUA. O combate ao narcotráfico foi constantemente usado como desculpa para o poderio imperialista norte-americano na região. Os tempos mudaram, mas a Colômbia continuou no seu rumo neoliberal, que gera tanta desigualdade. Em 2016 as FARCs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) assinaram um acordo de paz. Petro nunca fez parte das FARC, mas do grupo M-19, que ainda em 1990 se tornou um partido político e ajudou o país a reescrever a Constituição. 

Outro motivo incrível pra comemorar é que, também pela primeira vez, a Colômbia terá uma mulher negra na vice-presidência. A advogada Francia Marquez é uma ativista feminista, antirracista, ambientalista, antenada com movimentos sociais de toda a América. Seu primeiro discurso (ela e Petro só tomam posse em agosto) não foi de ressentimento e vingança, como foi e continua sendo o de Bolso, mas de união e esperança: "Vamos, irmãs e irmãos, reconciliar este país. Vamos pela paz, sem medo e com alegria".

Petro foi na mesma linha, pregando a união e lembrando do momento histórico e revolucionário: "Depois de 214 anos, conquistamos o governo do povo, o governo popular, o governo da gente com as mãos calejadas, o governo dos ninguém e das ninguém na Colômbia". 

Bolsonarentos estão quebrando a cabeça para explicar a vitória da esquerda na Colômbia. Afinal, lá o voto é impresso! A última explicação que vi é que a Ursal pega todos os votos nulos e abstenções e joga pra esquerda (ninguém nunca acusou um reaça de ser bom em matemática. Nem em português!). A verdade é que na Colômbia o voto não é obrigatório, mas essas eleições tiveram um alto grau de comparecimento (quase 58%), o mais alto desde a década de 70.

A familícia finge não se sentir acuada ou sozinha, mas sabe que é cada vez mais pária do mundo, desta vez no seu próprio continente. Dudu Bananinha clama pela responsabilidade do eleitor brasileiro. Agora não é mais tão somente pelo Brasil, mas por toda a região. E colocou um mapa em que todos os países que não são de direita são... comunistas. Votar no messias passa a ser um ato de salvar o continente, quiçá o mundo!

Mas eles vão fracassar. Ninguém aguenta mais a destruição e a exclusão que a direita traz. Outubro será a nossa vez de varrer do mapa o modelo da fome, da miséria, da submissão, do militarismo, e voltar com Lula! Vamos ser felizes de novo!


Nenhum comentário: