segunda-feira, 27 de junho de 2022

SILVIO É CAMPEÃO PANAMERICANO VETERANO DE XADREZ!

Ontem à tarde acabou em Floripa o campeonato panamericano de xadrez para senior (entre 50 e 64 anos) e veteranos (65 anos pra cima, ou pra quem faz 65 até o final deste ano). E o Silvinho ganhou o torneio e foi campeão! Estou nas nuvens!
Com essa conquista inédita em sua carreira de quase 52 anos de xadrez, Silvio conseguiu também o título de Mestre Internacional, que é vitalício.
Publico a homenagem de seu grande amigo Wagner Madeira, também enxadrista, também de Osasco, SP (aí na foto com o Silvio).

Sílvio Cunha Pereira é o mais novo mestre internacional brasileiro. Aos 64 anos, sagrou-se campeão panamericano sênior, em Florianópolis, ao empatar a nona e última rodada. Invicto, com cinco vitórias e quatro empates.
Há mais de cinquenta anos Sílvio tem se destacado no cenário enxadrístico nacional. Quando desponta, no início dos anos de 1970, era um dos melhores enxadristas infantis do Brasil, ombreando na época figuras de proa como Herbert Carvalho, Rubens Filguth, Cícero Braga e os Jaimes, Chaves e Sunyê.
Desde cedo, seu estilo agressivo, de jogador de ataque, lhe conferiu o respeito de quem quer que fosse no país. Ganhava com frequência partidas memoráveis dos mestres brasileiros Hélder, Rocha, Herman e Segal. Respeitado e temido. Para nós de Osasco, era a nossa marca, nossa bandeira desbravadora. Era o “Silvão”, osascão como nenhum outro.
Se havia um mate a ser desvendado, um diagrama, lá estava ele a descobrir a solução mais elegante e surpreendente. O tempo foi passando, veio o amadurecimento do seu jogo. Passa a saber onde colocar as peças, de acordo com o que pedia a posição, seja no meio-jogo ou no final. Já era, em suma, um mestre, faltava-lhe apenas a formalidade do título da federação.
Fiel como ninguém às suas convicções, nunca se preocupou demais com as aberturas, para o horror dos jogadores atuais, obsessivos em acertar uma “prep”. Nesse quesito, seu repertório pouco mudou, na certeza que a verdade é buscada no tabuleiro e não nas enciclopédias ou bancos de dados dos computadores.
Não é exagero dizer que, em sua exitosa carreira, construiu uma filosofia do jogo de xadrez. Exuberantemente tático quando jovem, vai amadurecendo com o tempo uma compreensão maior, estratégica em toda a linha. Despontam, em suas partidas, a beleza e a harmonia clássicas, em que as partes se conjugam de forma magistral na configuração do todo das 64 casas. É assim que compreende o jogo, como enxadrista e professor.
Ganhou todos os títulos possíveis por equipes representando Osasco. Faltava-lhe um título individual de peso. Esse dia, finalmente chegou, mestre Sílvio. Ninguém merece mais do que você.
Na velhice, quando naturalmente os enxadristas perdem rendimento, Sílvio segue jogando em alto nível. O tempo lhe trouxe sabedoria. Foi e continua sendo um exemplo para todos nós, velhos e novos enxadristas de Osasco e do Brasil. A História registra seu maior feito hoje, 26 de junho de 2022. 

Silvio jogando xadrez numa praça em Santiago do Chile, em 2018
 
Mas tudo começou lá atrás. De calças curtas, óculos fundo de garrafa (nada mais clichê para um enxadrista...), inábil para jogar futebol no período do tricampeonato mundial em 1970, teimou buscar em outra arte seu espaço de criação, ao trocar os campinhos pelos tabuleiros, num cenário improvável, a suburbana e operária Osasco.

A felicidade, muitas vezes, é algo impalpável, fugaz. Mas não nesse caso, o título conquistado coroa uma carreira de sucesso e é vitalício. Todos que tiveram a ventura de conhecê-lo, sejam como companheiros de clube de xadrez ou de equipe, alunos ou adversários, de algum modo torceram por ele na longa trajetória de meio século. Sabem que ele merece. É de se supor que estejam todos rindo e comemorando, a uma só voz: o provecto Sílvio Cunha Pereira é o mais novo mestre internacional de xadrez!

Silvio em Detroit, EUA, dando uma simultânea em 2008

13 comentários:

Anônimo disse...

Grande Sílvio! Lenda viva do xadrez brasileiro!

Anônimo disse...

Silvio é o melhor. Fui seu aluno há muito tempo. Tive outros professores de xadrez também mas nunca aprendi tanto como com ele. Recomendo.

Ana disse...

Que legal, parabéns!!

Anônimo disse...

No meio de tanta notícia podre, uma notícia boa é bálsamo pra alma, nas nuvens estarei quando meu Lulinha ganhar às eleições, parabéns ao Silvinho.

Luise Mior disse...

Parabéns querido Silvio. Desejo que possas continuar jogando xadrez e se divertindo. Abraços fortes ;)

titia disse...

Parabéns Sílvio!

Jaime Guimarães disse...

Parabéns ao Sílvio e também a você, Lola, por todo o apoio ao maridão! E que ele continue neste alto nível no xadrez durante muitos anos!

James disse...

Parabéns!

Anônimo disse...

Anônimo das 18:53
Tudo que a Lola conquistou é fruto do seu próprio esforço, pessoas que estão na luz incomodam os ratos que habitam as profundezas dos esgotos, então eles destilam ódio, inveja e indignação de coisas que não fazem o menor sentido. Procure uma ocupação, uma terapia, algo que ocupe essa mente vazia.

Anônimo disse...

Parabéns Sílvio!👏👏👏

Anônimo disse...

Achei bonito demais o texto. Até para quem não entende nada de xadrez, como eu, deu para entender a importância dele. Parabéns ao Silvio!

Emile disse...

Parabéns Sílvio!!!

Anônimo disse...

Grande Silvio! Adorado no xadrez!
Fora do xadrez, adorado por ser o maridão da Lola!
Muito bonito o texto, Wagner!