quarta-feira, 2 de junho de 2021

FORÇA, MANU E LAURA

Li agora algumas mensagens que a incansável guerreira Manuela D'Ávila (que deveria ser prefeita de Porto Alegre se os gaúchos não tivessem desaprendido a votar) deixou no seu Twitter. 

É inaceitável o nível desses misóginos, que vivem espalhando fake news. Bolso e seu exército do ódio realmente mostram o pior lado do brasileiro. Eu, que como Manu venho sendo ameaçada há anos, nessas horas respiro aliviada por não ter filhos. Porque sei que os reaças não têm limites e não têm a menor vergonha em ameaçar crianças. 

Toda a minha sororidade a Manu e Laura. Fiquem bem! E processem esses lixos!

Reproduzo o que Manu escreveu:

Ontem à noite, em um debate, me perguntaram se eu não sinto vontade de desistir. Sim, eu sinto. Todos os dias. Ao contrário do que muitos pensam, a violência política está cada vez mais intensa. O último mês foi muito agressivo e me impactou muitíssimo.

Um pai da escola de Laura (cuja identidade conhecemos, o que torna tudo ainda mais cruel) tirou uma fotografia de Laura e a entregou para os grupos que distribuem ódio nas redes. A partir disso, todo o submundo da internet passou a usar a imagem dela para nos agredir.

São muitos anos de violência. Como vocês sabem, quando Laura ainda era um bebê de colo, foi agredida fisicamente em função de uma mentira distribuída amplamente na internet. De lá pra cá, muitas coisas aconteceram.

Mas nenhuma jamais havia envolvido sua escola e algum pai de colega. Foi devastador lidar com isso. Ver a imagem sendo usada por toda essa gentalha que vive as nossas custas, diz que é político e só faz o mal, foi uma violência imensa.

Poucos dias depois chegaram as ameaças de estupro para ela (que tem cinco anos!) e nova ameaça de morte para mim. A polícia já acompanha o caso. É evidente que isso não diminui o medo, a tristeza, a culpa por ver as pessoas que mais amo submetidas a essa gente inescrupulosa.

São anos vivendo assim. A gente mal toma ar de uma agressão e vem a próxima. Mas quando a gente respira, a gente lembra que tem um mundo pra mudar. Que tem um genocida no governo. Que tem mãe enterrando filho e filho enterrando mãe. Que tem criança trabalhando.

Se todos os dias tenho vontade de desistir, todos os dias me lembro das imensas razões que temos para continuar.

Última vez que estive com Manu: em agosto de 2019 nos encontramos de madrugada, totalmente por acaso, no aeroporto de Brasília

29 comentários:

Anônimo disse...

Monstruosidade e perversidade com uma criança para atingir a mãe. Eu não sei a dor da Manuela, mas entendo e me solidarizo. O Mijair Merdias Bolsoshower e sua prole asquerosa usam e abusam do que tem de pior na rede, inclusive a deep web, a turba, raivosa, virulenta de seus seguidores, eleitores fazem o mesmo. É denunciar e apoiar quem passa por isso. Eu não tenho filhos, mas esses seres torpes buscam outras formas de perversidade como mãe, marido, avós, animais de estimação, menciono isso porque uma amiga foi vítima de um vizinho bolsominion que matou a cachorrinha dela.

Anônimo disse...

E os ataques covardes daqueles senadores ladrões safados à Dra. Yamaguchi, uma MULHER, cientista, dedicada à salvar vidas, honesta, tendovque aguentar todo tipo de acusação daqueles homens nojentos, burros e sem-educação. Foi demais pra mim todo aquele massacre coordenado por covardes. Gostaria que vcs se posicionassem quanto à isso e que fizessem um post sobre como os homens covardes gostam de humilhar as mulheres quando têm oportunidade. Vqgabundos nojentos!

ibi disse...

Isso tem de acabar!

Ajuda bastante formar crianças do gênero masculino para a afetividade, para a empatia, para a ética do cuidado. Assim tenderão a ser gente, pessoas de verdade e não issos, capazes de tantas violências diárias, das cotidianas às de que são alvos Manu e Lola.

E tantas mulheres mortas por serem mulheres.

Pensamentos & Poesias disse...

Inadmissível o que se tornou o Brasil de Bolsonaro.

Edegar Neumann disse...

Ela não é cientista e estava espalhando desinformação.

Anônimo disse...

a) cada vez mais sinto nojo do cidadão de bem.

b) Estou usando estes casos como um combustível para ano que vem eu eleger Lula presidente e tb um congresso progressista e manda para a lata do lixo os bozolinos

SaMy SaM disse...

Lola escreva sobre o possível INCEL que matou a jovem a facadas dentro de um shopping no RJ!!! certeza que já devem está falando sobre ele por lá!!

Anônimo disse...

Para o anônimo de 2 de junho de 2021 22:46

"que fizessem um post sobre como os homens covardes gostam de humilhar as mulheres quando têm oportunidade"

Tem muitos posts aqui sobre como Bolsonaro e bolsonaristas gostam de humilhar as mulheres quando têm oportunidade. Com jornalistas, o presida é "exemplar". Teve um médico bolsonarista importunando sexualmente uma egípcia essa semana inclusive, internacional. Ah, tem também post aqui sobre como Ustra (o heróis dos bolsonaristas) e sua trupe torturavam mulheres introduzindo ratos e outros bichos peçonhentos em suas vaginas, estupro, choques e com os filhos da torturada vendo tudo isso... pasmem! Mas isso não é nada em comparação ao que a Dra. Nise Tamagotchi passou na CPI, só porque ela mentia descaradamente e tentava enrolar os senadores com respostas à la Rolando Lero, como se estivesse lidando com crianças de 5 anos. Senador ladrão foi grosseiro com ela? Não vi o Flávio Bolsonaro lá nessa terça.

E força, Manu e Laura!

Naná David

Anônimo disse...

Mesmo que isso fosse verdade- o que não é- ñ dá o direito daqueles vermes humanos sem caráter atacarem uma mulher honesta, dedicada e trabalhadora.

Alan Alriga disse...

Só pra vocês terem uma idéia, o número de ameaças de morte e estupro estão subindo tanto, que até em comentários do YouTube eles estão aparecendo, e detalhe não é porque o youtube permite isso, mas sim porque o bot da plataforma não está dando conta de apagar tanto comentários de ódio ao mesmo tempo, e outro detalhe o bot do youtube é o mais avançado neste quesito.

Anônimo disse...

Alan Alriga

Eu já sofri linchamento virtual duas vezes e ameaças de morte pelo Facebook, resolvi fecha a conta tem quase quatro anos, tenho no YouTube por causa do meu email e quando resolvi fazer um comentário em um vídeo outro linchamento virtual, mas denunciei e bloqueei o perfil, mas são sempre os mesmos, pseudônimos ridículos, não colocam nome ou fotos e quando fazem é de pessoas falecidas, de um anime ou avatar, são pessoas muito bem pagas ou especialistas, profissionais em tecnologia da informação por trás, saídos da podridão da rede ou dos escombros fétidos da deep web.

Anônimo disse...

Olá.
Referi-me em um comentário à dra. Nise Yamaguchi como Nise Tamagochi. Nesse final de semana li alguns textos de pessoas orientais/amarelas (especialmente chineses e japoneses) reclamando das formas racistas com que várias pessoa referiram-se a essa médica, fazendo piadinhas que levavam em conta sua origem étnica e não apenas o que deveria ser focado. Eles estão certos. Assim posto, sigo com as críticas às mentiras e à visão anticientífica da dra. Nise Yamaguchi e retiro o tom desdenhoso do Tamagochi, pela alusão à sua origem étnica.

Naná David

avasconsil disse...

Não dá pra comparar uma Luana Araújo com uma Nise Yamaguchi. E aqui se torna importante uma diferença entre o serviço público e o particular. No serviço público infelizmente não dá pra escolher quem vai nos atender. Já no particular a escolha pode ser feita. Eu nunca, jamais, em tempo algum, pagaria pra ser atendido por uma Nise Yamaguchi. Sendo pra pagar, pagaria a uma Luana Araújo. Se você acha honesto negar a ciência, problema seu. Eu encaro esse tipo de coisa como uma falta gravíssima. Por maior que seja a boa-fé de uma Nise, honesta ela não é. É uma negacionista até pra si mesma. Como já cantou o Chico César: Deus me proteja de mim e da maldade de gente boa/ Da bondade da pessoa ruim /
Deus me governe e guarde ilumine e zele assim.

Anônimo disse...

Se fosse verdade - o que não é - que os senadores a tivessem atacado, isso seria uma coisa clara e evidente, e todos se posicionariam contra o ataque, independente se veio da oposição ou não. O que aconteceu ali foi que demonstraram que a suposta "cientista" ali estava apenas falando groselha e espalhando desinformação. Tenta sair um pouco do mundo paralelo do delírio bo$tonarista que você vai conseguir perceber.

avasconsil disse...

Como eu falei na Luana Araújo num comentário ali em cima, resolvi compartilhar esse texto que achei interessante. Teve gente que ficou empolgado(a) com o depoimento dela e até votaria nela pra presidenta, deputada, senadora... Não seria muito diferente que votar numa Tábata Amaral, num Sérgio Moro ou num Mandetta. Claro, quem foi convidado pra trabalhar nesse governo no mínimo foi bolsonarista. Pode ter se arrependido, mas nem por isso se tornou alguém da esquerda.

O professor historiador Fernando Horta e sua análise sobre a impactante Luana da CPI:

Fio, por Fernando Horta

Vou fazer um fio aqui para entendermos um perigoso jogo político do qual estamos sendo parte sem saber. Não é algo novo, mas que pouca gente conhece. Chame este fio de "em terra de cegos, quem tem um olho é rei".

Luana Araújo impactou a CPI ontem e hoje aparece em diversos meios de comunicação que tentam vender a sua "genialidade" com informações sobre sua infância. Não vou entrar nos méritos nem nas teorias, mas não quer dizer absolutamente nada se alfabetizar ou tocar piano na idade x.

Luana impactou a CPI por ser racional e conhecer aquilo que a sociedade pagou a ela para conhecer. Muito diferente da Nise Yamaguchi, por exemplo. Mas temos algumas centenas de homens e mulheres, biólogos, biomédicos, infectologistas e etc. no Brasil que fariam igual ou melhor.

avasconsil disse...

A verdade é que Luana é (ou era) bolsonarista. Eu mesmo tive discussões com ela quando defendeu a reabertura das escolas em SP. Foi escolhida por ser bolsonarista. Bolsonarista, lavajatista que comemorou a prisão ilegal de lula e deve ter uma posição semelhante a da Juliana Paes.

Daí quando o senado perguntou porque ela tinha sido selecionada é porque os senadores sabiam que ela era bolsonarista. E que ela se desencantou quando o mesmo conteúdo ideológico que ela defendia (e achava correto) jogou contra ela.

Ela apagou o perfil exatamente para que não pudesse ser rastreada, mas a internet tem memória e não é difícil encontrar a Luana daquela época printada por aí. Mas o que isso tem a ver com política e com o Brasil?

Aí vem o objetivo deste fio. Há muito tempo as potências do mundo tentam conservar um domínio sobre os outros povos que não seja pelas armas. O domínio pela força é caro e frequentemente colhe insucessos. O domínio pelo consentimento é barato e duradouro.

A principal técnica para isso é a "cooptação das elites". Existem muitos trabalhos de sociologia sobre isso e muitos projetos assim hoje no mundo. Vou dar três exemplos históricos.

avasconsil disse...

No final da segunda guerra os EUA criaram no Panamá a chamada "escola das américas". Supostamente uma academia militar para "cooperação e troca" de conhecimento, mas que era na verdade uma forma de moldar ideologia.

Os militares selecionados iam para lá e "aprendiam" a odiar povo e esquerda. Aos poucos, os militares que voltavam desta experiência foram reputados como "mais capazes" e tinham suas promoções aceleradas e eram colocados em postos de comando por supostamente serem mais capazes.

A escola das américas garantia o selo de "capacidade" distintivo nas forças armadas e foi de lá que saíram todos os planejadores do golpe de 64. Cooptação das elites.

O mesmo aconteceu com a chamada "escola de Chicago" e o neoliberalismo. Os EUA criaram um "programa" para receber jovens economistas recém formados para fazer "mestrado e doutorado" em Chicago. Com tudo pago.

Estes estudantes não eram os mais inteligentes, ou os mais capazes, mas estavam entre aqueles com um vazio interior grande, capazes de assimilar o que quer que os seus financiadores quisessem. Surgiram os "Chicago boys".

avasconsil disse...

Jovens com pouca ou nenhuma retidão ética ou moral e sem nenhum compromisso coletivo que eram alçados a categoria de "gênios" e quando voltavam aos seus países ocupavam cargos decisórios importantes e colocavam o plano dos seus financiadores em prática.

Quem tiver dúvida sobre a não distinção, em termos de inteligência ou competência, entre os "Chicago boys" e seus colegas que ficaram em solo pátrio, basta saber que a anta do Paulo Guedes foi um "Chicago boy". Cooptação das elites.

O mesmo faz hoje as fundações do Lehmann e outros milionários brasileiros com gente como a Tabatha Amaral. Todos sabem que há toda uma politicagem que envolve doações para a universidade e interesses para abertura de "programas" que recebem estudantes da américa do sul, África...

Essas pessoas não podem ser incapazes, mas estão longe de serem as melhores dos seus países. São escolhidas pelo vazio ético e a falta de compromisso nacional e social. A partir daí saem da experiência no exterior com o selo de "diferenciadas" para a população do seu país.

Em realidade, elas são diferenciadas em favor dos financiadores e não para os povos que as recebem de volta. Elas são "diferenciadas" porque trazem ideologias diferentes e são dóceis à figura das potências dominantes. E isso é uma forma barata de colonialismo cultural.

A fala de Luana enfatizando que foi a "única" que recebeu determinada honraria da John Hopkins tem pouca importância nos meios acadêmicos, mas dita por ela é parte da construção da aura de "diferenciada". Ela foi escolhida por ser bolsonarista. E se desiludiu.

Que bom que ela acordou ética e moralmente (será?) mas o caso dela não pode esconder toda uma política social de cooptação das elites que acontece neste exato momento e que tem como representantes pessoas do quilate de Tabata e Kim Kataguri.

Aprendi uma regra no meio acadêmico: se o Dr. vier antes do nome ele serve para nos mostrar que o ego vem antes do coletivo e não raro demonstra muito mais um artifício para esconder falhas de formação do que uma condecoração por mérito e esforço.

Quem é doutor de fato, não gosta de ser assim chamado e fica envergonhado que lhe chamem por uma coisa que a imensa maioria passa a vida discutindo consigo mesmo se está à altura do título.

Uma segunda coisa que aprendi neste mundo da "torre de marfim" é que se os livros da pessoa chegaram antes dela no exterior, ela tem valor pelo que produziu. Se ela chegou lá antes dos livros, desconfie. Lembre-se da antiga e bem sucedida estratégia da "cooptação das elites".

E lembra também que isso não acontece só na academia. Acontece na arte, na política e etc. Em toda atividade cujo ego e a vaidade estejam intrinsicamente ligadas ao sucesso, esta estratégia internacional funciona com efetividade. Não criemos heróis que lutam pelos outros.

Alan Alriga disse...

Sinto muito por você, e pode adicionar na sua lista crianças sem noção, adolescentes neo-nazistas, fãs de um certo gênero musical que são famosos por saírem chamando pessoas de pedófilos e estupradores, só pra destruir a carreira de quem ousar não gostar do estilo musical, falar mal das bandas ou pior ainda, ter algum vídeo que fiquei na frente de algum vídeo dos seus ídolos, no Em Alta do Youtube, e olha que têm até jornalista de jornal grande que já chegou a escrever uma fake news só pra prejudicar alguém que ousou fazer um comentário que não agradou os fãs do famoso

Anônimo disse...

Entendi. Então, se a MULHER ñ for de esquerda, aí os assediadores e abusadores do planalto têm carta verde de vcs pra atacar, humilhar e abusar dessa mulher? É essa a linha de pensamento de vcs?

avasconsil disse...

Tomara que a Manuela não desista da carreira política. Mas talvez ano que vem ela precise dar uma pausa. Não vai ser um ano eleitoral fácil pra a esquerda. Acho que os resultados vão ser até bons pros "canhotos", como muito bolsomínion se refere a quem é de esquerda nos comentários que fazem. Acho que Bolsonaro vai perder pra Lula, por causa do antibolsonarismo. Mas a derrocada de Bolsonaro da presidência da república vai ser convulsiva. Bolsonaristas e não bolsonaristas vão se enfrentar nas ruas, com a intervenção da PM em várias cidades. Vai haver feridos e mortos de ambos os lados. Pois balas de borracha e de aço disparadas a esmo acertam qualquer um. Além disso parte dos 25% dos bolsogenocidas radicais estão armados. Eles não vão se conformar com a deposição pelas urnas do líder da horda deles. Mônica Buonfiglio, uma astróloga que de vez em quando vejo vídeos no YouTube, disse que lá pra março do ano que vem pode ser que Lula sofra um atentado. E o dele não vai ser nada fake, como foi o do Bozo. Acredito que os que têm contato próximo com Lula estão receosos pela vida dele. E não precisa nem ser astróloga ou astrólogo pra prever que alguma coisa ruim pode acontecer. E bem assim com os nomes mais destacados da esquerda, como é o caso do da Manuela. 2022 vai ser um ano turbulento no Brasil. Agitado. Não acredito nas chances de sucesso de um golpe de estado dado por Bolsonaro. Ele não tem grande apoio interno (tem o apoio dos 25%. Mas isso é só 1/4 do todo). Apoio dos EUA não tem. Da UE também não. Da China também não... A patente dele no exército é muito baixa. Os generais torcem a boca pra ele. O toleram por ele ser o chefe de estado e de governo, eleito civilmente em 2018. Mas havendo um golpe militar, por que generais bateriam continência pra um cara que era 1o tenente e foi elevado a capitão no ato da reforma, quando quase foi expulso do exército por terrorismo? Essa alucinação só tem chance de sucesso na cabeça de um Bolsonaro e de outros loucos como ele. Mesmo sem grande chance real de êxito, ele pode tentar. E causar uma baita confusão. Ele e uma parte dos 25% de apoiadores fundamentalistas tão loucos quanto ele.

avasconsil disse...

Coincidência, né? Só foi a filha da Manuela ser ameaçada, a do Bananinha, ainda mais nova, foi ameaçada também. Não vai ser nada surpreendente se o autor for alguém que em 1990 e bolinha foi filiado ao Psol ou até ao PT, como o Adélio Bispo. Mais uma produção de fake eventos e fake news do gabinete do ódio. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/06/04/eduardo-bolsonaro-registra-bo-apos-ameacas-contra-a-filha.htm

Anônimo disse...

Lamentável essa situação de covardia desses doentes que ameaçam as pessoas, ainda mais pessoas inocentes.

Vi no UOL aqui que a filhinha do Eduardo Bolsonaro, de apenas 8 meses de idade, também foi ameaçada de morte. Apenas 8 meses!! Um bebê, sem malícia, sem ideologia.

Cadeia para esses canalhas covardes.

avasconsil disse...

Pode ser preconceito meu, mas partindo da família bozo, tenho dificuldade pra acreditar em muita coisa. Minha impressão é a de que inventaram essas ameaças pra mostrar pra a galera deles que os "canhotos" são capazes das mesmas torpezas dos "destros". Algo na linha racismo contra brancos. Preconceito de orientação sexual contra heteros. Sexismo contra homens. Não é uma estratégia nova. A mamadeira de piroca e o kit gay não têm tanto tempo assim.

Anônimo disse...

Avasconsil

Concordo com você e mais, pode ser que tenham vindo do gabinete deles as tais ameaças à filha do asqueroso 03, seria uma cortina de fumaça para tirar atenção sobre o caso da filha da Manuela. É jogada, estratégias de quem usa deep web e o que tem de pior na rede.

Anônimo disse...

Aí anon das 23:01, veja a matéria nesse link:

https://www.uol.com.br/universa/colunas/andrea-dip/2021/06/04/nise-cpi-da-covid-aceitar-conduta-indefensavel-de-mulheres-nao-e-feminismo.htm

Boa leitura;)

Anônimo disse...

Eu não duvido policiais no meio, pois quando me ameaçaram incluíram minha mãe e ela mora em um Estado diferente, mencionaram endereço, bairro, esse foi o motivo de encerramento do meu perfil no Facebook e dar um intervalo quando posto algum comentário no YouTube, pois lá eu não sou anônima.

avasconsil disse...

Aprovando-se a educação domiciliar, a educação fora da escola, muita igreja evangélica vai chamar pra si a atribuição de educar as crianças e os adolescentes. É educação fora da escola também. Se os pais poderão ter seus filhos educados em casa, por que não nas igrejas neopentencostais? E ainda recebendo dinheiro público pra isso... Imagine o Brasil daqui a alguns anos. Talvez o futuro do Brasil seja o retorno à Idade Média. O futuro do Brasil é voltar ao passado. Parece um passado sem fim. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/06/08/sem-aval-bia-kicis-e-psl-atropelam-ccj-e-tentam-pautar-homeschooling.htm

avasconsil disse...

As igrejas evangélicas vão educar um monte de criança e adolescente e ainda ganhar dinheiro público pra isso. A educação domiciliar é só o começo da passagem da boiada.