domingo, 11 de dezembro de 2016

É BOM RECEBER CARINHO DE LEITORXS

Ontem recebi este email da R., que me deixou muito feliz (depois de me deixar arrasada, revoltada, e, no final, aliviada):

Querida Lola,
É a primeira vez que entro em contato com alguém que "conheci" pela internet. Não participo de redes sociais, mas navego um pouco, e num desses passeios entrei em seu blog. Como parece ser bem comum, eu não conseguia parar de lê-lo. Relatos atrás de relatos. Em alguns eu chorei, em outros sorri, feliz com a guinada de alguma moça com quem eu me identificava. Minha história é bem comunzinha. Sofri muito na adolescência, cresci sem carinho e apoio, sempre me achei um lixo. Derramei como tantas mulheres litros de tintas em diários, que eram meus únicos confidentes. Tinha alguns amigos, mas era humilhante demais contar certas coisas, então contava para os cadernos. Cadernos e livros eram os meus melhores amigos.
Fui abusada por um vizinho na infância. Morava em uma vila, e só contei para os meus pais quando adulta. Achava que tinha culpa. Fui maltratada pelos meus traços étnicos, fui humilhada na escola. Cheguei à faculdade onde passei uma adolescência que não tinha tido oportunidade de ter. Ali também sofri muito. Para resumir, já estudando para um concurso, eu estava tão sofrida que entrei para uma igreja, que foi o único lugar que me acolheu. Eu orava tanto para Deus só para pedir um pouco de paz. 
Conheci um rapaz que era de outra igreja, também evangélico. Achei que era o "ungido de Deus". Ele me torturou, física e psicologicamente. Só anos depois fui descobri que tinha até nome para o que ele fazia comigo, descobri no seu blog. Era maravilhoso poder usar um termo, saber que isso existia, comportamentos que não sabia nem descrever. 
Uma vez eu fui com ele para um motel. Passei por cima das minhas convicções religiosas, estava tão apaixonada, eu o amava loucamente. Ele queria sexo anal. Tentei, não consegui. Senti dor e pedi para parar. Ele não saiu de cima de mim, era muito alto, tinha mais de 1,90, não tinha como forçá-lo. Eu gritava, gritava, gritava. E ele continuava. Quando acabou, eu entrei no banheiro, muda, sangrando. Chocada. Tentei acreditar que tinha sido uma brincadeira, que ele não tinha entendido que eu estava "gritando" de verdade. Nunca falamos sobre isso. Eu nunca denunciei. 
E a tortura continuava. Ele era bruto. Às vezes me mordia. Se não consentia em algo, ele insinuava que não estava tão apaixonado quanto eu. Ele fez dezenas de coisas que eu nunca aceitaria. Aceitei. Vivia em conflito. Eu vivia, como sempre, no inferno. Mas era meu normal. Nunca tinha sido feliz, achei que a minha vida era aquilo. E que talvez ele pudesse me validar, talvez fosse a única chance de eu ser feliz. Afinal, só poderia ser o "ungido de Deus". Aliás, graças a Zeus que essa coisa de religião está num passado distante, morto e enterrado.
Arranquei forças do útero e estudei até passar em um concurso para Procurador do Estado. A história com esse projeto de homem acabou quando passei. Já procuradora, chorava escondido achando que descobririam que eu era uma merda, uma fraude. Eu decidi que era mais do que aquilo. Mais do que aquele bagaço de coração. Sei lá de onde me reconstruí, de onde reconstruí as relações com meus pais. Meu pai hoje é meu melhor amigo. Com minha mãe, as coisas... melhoraram. Sair de casa foi o melhor que fiz na vida. Mas não bati a porta, não bati os sapatos como Carlota Joaquina. 
E hoje tenho o melhor que pude fazer, com a leveza de que fiz o meu melhor. Anos depois da primeira faculdade, me formei em outra área, onde conheci meu segundo marido. Estou também terminando os créditos da pós. Tenho um maridão (também chamo de maridão) feminista (orgulho!), e um cachorrão de 50 quilos. Aliás, cachorra. Não quero filhos, quero só marido e bichos. Acho que contei bastante.     
Querida, como posso agradecer o que você faz assim, de graça, para tantas mulheres (e homens)? Sei que sei mais, sou um pouco mais mulher, graças a você. Tanto do seu tempo, do seu carinho, e tantos ataques. Mais uma mulher aqui distante, que te admira profundamente, que tem um prazer enorme na hora de acessar o "blog da Lola". Obrigada, obrigada, obrigada. E como é importante essa ligação entre mulheres. 
Amore, quero muito o seu livro! Você pode passar seu cpf por email para eu fazer uma transferência aqui no computador? Ah, por favor avise quando vier para as bandas de cá! Um carinhoso abraço de urso, e muito, muito amor no seu coração!

Recalque hater
Meu breve comentário: Obrigada você, querida R.! É muito bom ouvir esse retorno, ter um pouco de carinho de leitoras e leitores. Eu costumava dizer, alguns anos atrás, que o carinho que recebia através do blog era muito maior do que o ódio. Não mais. Aliás, já faz alguns anos que essa situação se inverteu. Não que eu não receba mais elogios, abraços, apoio (inclusive financeiro, de vez em quando) -- é só que o ódio não para, e vem de todos os lados. Quem ama esmorece, esquece de lembrar, tem certeza do amor e pensa que não precisa provar. Quem odeia não esquece que odeia nem  por um minuto. Ninguém é mais fiel que um hater
Bom, linda, agradeço por comprar o Golpe 16. Espero poder lançar outros livros, projetos que estão super atrasados. Ainda tenho uns vinte exemplares do Golpe 16 para vender, então corram! Para comprar, é só depositar o valor (R$ 43) na minha conta no Banco do Brasil, agência 3653-6, conta 32853-7 (está no meu nome oficial, Dolores), ou na minha conta no Santander, agência 3508, conta 010772760. Mande um email pra mim (lolaescreva@gmail.com) com o comprovante ou foto do comprovante e o seu endereço.
Antes eu colocava meu CPF por aqui, mas me avisaram que é perigoso (não sei porquê; meus inimigos têm meu CPF, meu endereço residencial, montes de dados que deveriam ser sigilosos, mas nada é sigiloso na internet). Muito grata pelos agrados de quem significa algo na minha vida.

27 comentários:

titia disse...

Pois vou dar aqui meus dedos de prosa também: Lola, você é o máximo! Me libertei de tantas coisas ruins, tantas ideias idiotas e inseguranças sem sentido, me tornei uma pessoa melhor graças ao que você escreve no blog. Obrigada por tudo isso, Lola, muito obrigada. Obrigada por me tornar mais livre, mais forte, mais feliz, mais empática. Obrigada por todo o bem que seu blog fez na minha vida e na de tantas outras pessoas. Todo o amor do mundo e que todo o bem que você faz volte multiplicado por mil pra você!

Morga Dias disse...

Lindo relato, q me permite dizer um conselho da maninha Morgana: Pfvr, gente, nunca namorem crente! Kkkk

Anônimo disse...

Né ?! Sua maninha tá muuito certa ! Por mais lindo que seja o boyzin da Igreja... Não compensa. É justamente por essas instituições que costumam ter caras machistas... Aliás, quase (ou todas) religiões são machistas... Infelizmente.

Anônimo disse...

Lolinha,

Me permita endossar o relato: você é muito importante para todos nós ! Esse blog tem salvado vidas, melhorado algumas pessoas, aberto os horizontes e inspirado muita gente !

Obrigado por tudo isso ! Obrigado por ter me tornado uma pessoa um pouco melhor, mais humana e solidária ! Obrigado por ter me feito passar a ver as coisas que ocorrem ao meu redor de uma maneira diferente ! Obrigado por ter me mostrado a realidade, mesmo que isso signifique nadar contra a correnteza ! Obrigado por me ter apresentado à um movimento maravilhoso ! Obrigado, obrigado, obrigado !

Aposto que muitas outras vozes se vão se unir à minha em um solene e sincero agradecimento. Você é uma ilustre desconhecida, para mim (e para a maioria das pessoas por aqui). Mas é uma desconhecida que teve muita importância em várias vidas, pode apostar !

Pelo seu blog fazer tanto a diferença nesse mundo caótico que vivemos, ele é muito atacado. Ninguém quer que as pessoas tenham um refúgio, um local em que elas se sintam confortáveis para expor suas idéias e sentimentos. Porque seu blog é isso: um refúgio, um ponto de encontro, uma referência.

E, por ser tão bom assim, sofre vários ataques. Mas a gente precisa ser forte e mostrar para o pessoal que tenta derrubar isso... Que a gente, juntos, consegue ser muito melhor do que eles !

Então, unamo-nos ! Pela igualdade e liberdade, vamos em frente !

Anônimo disse...

4 comentários KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o fluxo caiu depois que cortaram a boquinha estatal, a tetinha, né Dolores?

Vou contribuir com mais esse aqui pra você, sua mendiga.

Se prepara porque vem bomba pra 2017, estamos preparando uma inesquecível pro maridão.

Beijundas!

Denise disse...

Lola! Ando meio na correria nesse fim de ano e sem conseguir comentar sempre, mas sigo lendo o blog diariamente e endosso o relato desse post: vc é muito importante na vida de muita gente! Sinto muitíssimo pelos ataques que vc sofre, não me conformo que exista tanta gente no mundo que vive pra disseminar o ódio. Força pra vc nesse ano que entra e saiba que tem sim muita gente que te admira a distancia. Beijo

Anônimo disse...

Lola, a minha não é uma história triste, como a de tantas mulheres relatadas aqui no blog. Mas mesmo assim o teu blog mudou a minha vida! O machismo nosso de cada dia, que eu não via tanto... nossa! Cheguei aqui pelas críticas a filmes que tu fazias (como eu amava ler esses textos). Mas nunca te abandonei! Às vezes discordo de alguma coisa, mas te admiro demais! E sou muito, muito grata a esse teu trabalho. Obrigada!!! PS: que história linda a desse post!

Anônimo disse...

Lola, vai fazer (ou já fez, não lembro) um ano do seu post-desabafo, q ganhou mais de 400 comentários, todo mundo se solidarizou com vc e te deu muito carinho, não é mesmo

Desejo isso mais uma vez pra vc, vc merece

Anônimo disse...

Pois nem lembro como era antes de vc! <3
leio sempre, amo muito!
aqui consegui muita força pra superar muitas das várias merdas que acontecem conosco!
gratidão!

Anônimo disse...

Lola, vc pode por favor responder à um dúvida?

Vc diz q começou o blog em 2008, mas tem posts aqui de 1998, 1999, etc. Eu gostaria de saber de fato, desde quando vc tem esse blog e qual foi o seu primeiro artigo nele, obrigada

Anônimo disse...

Lola!

Ahhh!! Vc não faz ideia de como seu bloguinho foi importante na minha desconstrução!! Nossa, era tanta ideia errada....

Tive uma formação bastante machista. Fiz ensino técnica em mecânica, ou seja, passei parte da minha adolescência sobrevivendo em um mundo machista. Apesar de algumas ideias machistas que impregnaram em mim (quem nunca fez merda, não é mesmo), essa vivência trouxe muito empoderamento.

Porém, isso não me salvou de ter dois relacionamentos abusivos.

Ahh!! É tão bom saber que isso não acontece só com a gente! É tão bom saber dar os nomes aos bois!! É tão bom saber que tem gente com coragem de lutar por um mundo melhor (como você, Lola!)

Um super abraço !
E um ótimo final de ano!

lola aronovich disse...

Obrigada pelo carinho, gente! Decidi deixar a ameaça do 22:29 a meu marido. E essa foi levinha...

Anon das 11:23, o blog começou no final de janeiro de 2008, ou seja, daqui a pouquinho vai fazer 9 anos. Entre 1998 e 2011, eu fui cronista de cinema (e tive algumas outras colunas também) no jornal A NOTÍCIA, o segundo maior jornal de SC (onde morei entre 1993 e 2009). E colaborei também com um outro blog (com meus textos sobre cinema). Então, quando comecei o blog, tratei de trazer os textos pra cá, pra que eles não se perdessem. Por isso tem textos de 1998 a 2007, antes de eu começar o blog. E por isso que eles praticamente não têm comentários, porque não foram publicados no "tempo real" do blog.

Anônimo disse...

Durante todo o tempo que visito este blog desde que eu o descobri, eu concordo em alguns pontos com a Lola e discordo em outros, mas isso é perfeitamente normal. Este blog me esclareceu sobre muitas coisas interessantes e importantes, ajudou muitas pessoas (especialmente mulheres) a se conscientizarem sobre muitas situações (nocivas) em que estavam vivendo e de terem mais segurança e força para tomarem iniciativas em suas vidas e mudar para melhor. Então vejo muitos mais pontos positivos que negativos, parabéns a Lola e seu blog.

Anônimo disse...

Eu não consigo imaginar como é para você Lola, receber tanto ódio e ameaças.
E sabemos exatamente por que isso acontece - você ousou ser uma mulher que não se cala. Além disso, a sua voz é ouvida por muitas outras mulheres, que também decidiram quebrar o silêncio. Você iniciou um efeito dominó. Você é perigosíssima, Lola!!! Você move pessoas - você empodera mulheres!!! E nada aterroriza mais um machista do que uma mulher empoderada.


Tua coragem de não se calar é uma inspiração pra mim e tantas outras mulheres. E por isso seremos eternamente gratas!!!
Pra cada mascu que te odeia, saiba que existem dezenas, senão centenas de mulheres que te amam...


Deixo aqui minha sincera admiração e meu muito obrigada!!! =D


Jane Doe

Anônimo disse...

Lola, volta a fazer críticas de cinema, nem q seja só por passatempo e pra fugir um pouco desses temas mundo-cão

É entretenimento eu sei, mas vai lá, as suas críticas eram ótimas

Unknown disse...

Lula eu só digo que sou feminista por você. O movimento na faculdade era tão distante de mim, não conseguia me identificar. Aqui aprendi a ter orgulho de me dizer feminista. Obrigada! Você importa muito.

Anônimo disse...

Olha essas anti feministas amélias submissas querendo casar...
Tomara que arrumem marido mesmo. E logo.


Agora quando eu quiser que uma mulher se ferre vou desejar um marido pra ela.

Anônimo disse...

Qual o problema de feminista casar?
A maioria das mulheres sente felicidade em dar prazer aos homens desde que haja respeito de ambas as partes

Anônimo disse...

Querida Lola, fico feliz que você receba tais emails. Estava na correria de final de semestre, mas sempre leio teu blog, que me ensina todos os dias. Bjs e até breve!Força e obrigada.

Anônimo disse...

Parabéns Lola e obrigado! Nem sempre concordo com tudo o que você escreve, mas respeito muito seu trabalho e sua pessoa.

Puxa, não fazia ideia de que o número de ataques fosse grande assim :(

Espero que você não se intimide com isso. Se serve de consolo, essa injustiça só aumentou minha vontade de ajudar. No caso, vou tentar comprar seu livro, mesmo que inicialmente não estava pensando em comprar xD

Anônimo disse...

Lola se vc é odiada por extremistas, seja por mascus ou até mesmo por aquelas radfems, isso significa que vc está no caminho certo. Lola, vc é uma grande mulher e uma super pessoa!

Quantos a críticas de filmes, as suas eram boas e gostava bastante, se voltar a fazer vai ser legal.

Boas festas e feliz 2017!

Anônimo disse...

Lolinha,

amo seu blog, o leio diariamente há uns bons 6 anos!
discordo de você em várias questões, mas me encontro em tantas outras posições suas e te admiro muito.
Sinto muito por esse chorume todo vindo desses desperdícios de material genético (aka mascus), sinto muito pela inércia da polícia com o seu caso, sinto muito pelo estresse que você e seus familiares passam.
Passando por aqui apenas pra declarar o meu carinho por ti!
Grande beijo,

Mariana

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã te desejo toda a sorte do mundo.

b) Lola vc deveria organizar um canal no youtube para divulgar seu trabalho

Anônimo disse...

Relato muito forte, vindo de uma pessoa igualmente forte!!! Parabéns a todas as mulheres (e homens tb) que conseguem dar a volta por cima, encontrar outros seres humanos maravilhosos (pq eles existem) e ser muito felizes !!!

Anônimo disse...

Hugs hugs hugs

Ler seu blog é como conversar com uma amiga querida

gabs

Anônimo disse...

Lola, fiquei triste quando li aquilo de vc se sentir o tempo todo odiada. Não se sinta assim, por favor! Eu admiro tanto sua inteligência, sua força, seu discernimento... não esmoreça! Observe o nível de quem te odeia... E pra que desperdicem a vida inútil deles falando mal de vc e de outros, é pq realmente têm uma vida de bosta! Vc não! Vc é admirada! Tem trabalho incrível! Não se deixe atingir pela lama e escuridão que essas almas podres tentam imputar! Força sempre, irmã! Escreva, escreva!!! ��
Joy-joy

Anônimo disse...

Com o que vc disse deu pra entender que casamento pra mulher significa sentir felicidade em dar prazer ao homem, meça suas palavras.