domingo, 17 de janeiro de 2016

PALESTRAS COMIGO DURANTE A SEMANA

No final de dezembro a Mayara, uma leitora de Brasília, me enviou um email dizendo que estava de férias em Fortaleza e queria me ver.
Minha vida tá uma correria tão grande (não tivemos férias e agora estamos nos encaminhando pro final do semestre 2015.2) que não pude nem responder. 
Respondo agora: esta semana darei duas palestras, uma em Fortaleza, outra em Porto Alegre (faz tempo que não vou aí!). 
Semana passada eu dei uma palestra, a primeira do ano, também aqui, no II Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Comércio e Serviços do Estado do Ceará. E foi muito bacana! Perdão por não avisar. 
Mas estou avisando sobre essas duas agora. Vão lá! É grátis!
ATENÇÃO! Não deu pra ir pra Porto Alegre (chuif).
Aproveito o post pra recomendar o vídeo em que a revista Nova Escola desmente grande parte das besteiras ditas por Bolsonaro (e por aqueles que gritam "Ideologia de gênero! Destruição da família" e fazem o sinal da cruz) sobre educação.

44 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro a comentar!
PS: Não li a postagem

Anônimo disse...

Sou o segundo a comentar.

Anônimo disse...

Leu o post?

Anônimo disse...

Ainda não, eu fico mais nos comentários.

Flora Valls disse...

Lolaaaa, tu tem mais alguma programação pra quando vier a PoA? A palestra é no horário do meu trabalho e não existe a menor chance de o meu chefe deixar eu me ausentar pra assistir, mas gostaria muitão de te ver e te dar aquele abraço :)

Anônimo disse...

Também não li, sempre vou para os comentários ver barraco de radfem X mascu.

Ricardo disse...

Isso aqui também é mentira do Bolsonaro, Lola? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10519

Detalhe para a parte que diz "O JOÃO FUTRICA CONTOU DA BRINCADEIRA DE OLHAR O SEXO DO COLEGUINHA E A BRINCADEIRA DE PASSAR A MÃO NO CORPO DOS COLEGAS NO BANHEIRO..."

lola aronovich disse...

Então, Flora querida, eu até estava tentando ver se alguém me queria para uma outra palestra / bate-papo / debate à tarde ou no começo da noite, em Porto Alegre, pois meu voo volta pra cá ás 20 ou 21h, esqueci agora. Mas o Fórum Social Mundial monopoliza tudo (com razão!). Bom, também não fiz um esforço muuuito grande, só contatei uma pessoa. Portanto, não sei o que farei no resto do dia. Imagino que ficarei lá pelo Fórum mesmo, vendo outros debates. Mas não tenho nada programado. Vc pode aparecer lá?

lola aronovich disse...

Ricardo, sim, é tudo mentira do Bolsonaro. Não dá pra acreditar em absolutamente nada do que ele diz. O cara é tão ignorante que não sabe diferenciar uma revista de um livro. E ainda quer falar sobre educação. É vergonhoso!
Vc deve ser um bolsonete, então talvez conheça a Tatiana Lionço, professora universitária. Bolso perseguiu Tatiana porque uma de suas linhas de pesquisa é sexualidade infantil (porque, sabe, isso existe e é pesquisado em qualquer universidade respeitada). Tatiana fez uma fala em 2012 num congresso, e Bolso pegou essa fala e a editou, deturpando tudo que ela disse. Isso é criminoso! Ele espalhou o vídeo editado pra seus milhares de seguidores, e ela foi perseguida durante anos. Ela o processou mas não deu em nada. O processo foi arquivado, porque ele tem imunidade parlamentar. Em qualquer país sério do mundo, Bolsonaro estaria preso. Ou, no mínimo, não seria mais deputado, por quebrar o "decoro parlamentar" N vezes.
Ele já foi desmentido dezenas de vezes. Mas, pra quem quer votar em fascista, nada disso importa, né?

Anônimo disse...

Que loucura, Ricardo.

Estão detonando as nossas crianças.

Anônimo disse...

EU falei em outro post que os pais nao educam sexualmente os filhos, nem a escola. A forma de educaçao sexual é totalmente equivocada ate pq vem de filmes ou seja nao condiz com a realidade.

Ricardo disse...

"Ricardo, sim, é tudo mentira do Bolsonaro. Não dá pra acreditar em absolutamente nada do que ele diz. O cara é tão ignorante que não sabe diferenciar uma revista de um livro. E ainda quer falar sobre educação. É vergonhoso!"

Não dá para dizer que é mentira. É um site do Ministério da Educação.

Não sei qual é o seu critério para dizer o que é um bolsonete, e não, não sei quem é Tatiana Lionço.

Anônimo disse...

Olha como eles deturpam tudo. O link q esse cara colocou traz uma forma de abordar a sexualidade infantil, fazendo com q as crianças contem suas experiências rompam tabus e contem experiências conforme revela o trecho abaixo:

"Nesse momento, provavelmente, os/as alunos/as se identificarão com o personagem da história “João Futrica” e conseguirão revelar muitas situações do cotidiano semelhantes às que foram mencionadas anteriormente. Essa atividade pode ser aplicada, inclusive, para diagnosticar como as crianças vivenciam sua sexualidade. É muito importante que o/a professor/a mantenha-se atento/a à participação dos/das alunos/as e às revelações que fizerem. já que poderão fornecer elementos para aulas posteriores sobre o mesmo tema. Em alguns casos, crianças podem relatar situações preocupantes que dão indício da ocorrência de abuso sexual, por exemplo, o que demandará intervenções junto à família do/da aluno/a e outros encaminhamentos que se fizerem necessários. Nessas situações, peça apoio à coordenação da escola e/ou a outros profissionais especializados para discutir o caso em sigilo antes de tomar qualquer medida precipitada. Professor/a, ao conduzir as discussões com as crianças, procure fornecer informações corretas sobre masturbação, brincadeiras sexuais na infância e na adolescência desmitificando-as e rompendo com preconceitos e tabus."


Certamente, pra esses bolsominions "defensores da moral e bons costumes", a melhor maneira de tratar sobre sexualidade com crianças é levando meninos a bordéis pra perderem a virgindade o mais cedo possível e virarem projetos de ~machos alfas~ ao mesmo tempo em q reprimem ao máximo a sexualidade das meninas, fingindo q sexo não existe, num primeiro momento, e depois tratando de sexo como algo sujo e errado e fazendo-as se sentir suficientemente culpadas e encucadas de modo a fazê-las perder a vingindade o mais tarde possível.


Nojo dessa hipocrisia.

Anônimo disse...

aff cadê os palmiteiros? rs
fui comentar na bruxa e ja tihna sumido... kkk

Anônimo disse...

Palmiteiros?

Anônimo disse...

Não sei porquê apagou, mas li a postagem "Palmiteiros?"
Você postou alguns comentários de outros mas acredito que seu pensamento seja semelhante. Parabéns pela sensatez, Lola. Infelizmente uma parte da militância negra é absurdamente autoritária. A pregação do amor afrocentrado e perseguição aos ditos "palmiteiros" muito agradaria aos racistas brancos do passado que combatiam o casamento entre negros e brancos. Que ironia!

Mas sei que não é o pensamento da maioria dos negros em si. Eu que sempre morei em lugar pobre sempre vi pessoas brancas e negras se relacionando e isso vai continuar, doa a quem doer rs. Estão transando e se casando, tendo filhos, alheios às críticas autoritárias de pessoas irracionais.

lola aronovich disse...

Gente, não é que eu apaguei o post "Palmiteiros?" É que ele estava agendado pra hoje. Eu vou deixando posts que ainda não estão prontos (que ainda faltam ser revisados, ilustrados, linkados etc) na minha caixa interna do blog, com data de publicação lá pra frente. Só que, de vez em quando, eu esqueço que, se eu não mexer, o post será publicado sem estar pronto naquele dia. Foi o que aconteceu, por isso, assim que vi que o post havia sido publicado, eu tirei. Ele só ficou no ar 15 minutos. Será publicado mais pra frente, com outro título, com links, com ilustrações. Ah, e ainda estou no aguardo de leitoras negras escreverem sobre a solidão das mulheres negras, pois o termo (infeliz, a meu ver) "palmiteiro" está ligado a isso. Uma ou outra ficou de escrever. Eu queria publicar como guest post.

Anônimo disse...

Quem está deturpando coisas é você. A aula proposta por esta "professora" incentiva alunos a olharem para partes íntimas dos colegas e se tocarem e diz para que o professor comece a falar sobre essas coisas caso os alunos não digam nada, isso é dar ideia pra eles.

Não sei o que o Bolsonaro disse então não tem como falar se é verdade ou não, sinceramente não me interessa. Mas sou contra esse tipo de aula e realmente é nojento o Governo Federal apoiar esse incentivo à crianças.

Anônimo disse...

Lola VC não é feminista nem esquerdista é uma agitadora...quer apenas aparecer.Na União Soviética o estado dava direitos iguais às mulheres mas não dava o direito delas falarem besteiras como vocês falam aqui.Homens e mulheres tinham que se dar ao respeito.Feminismo é criação de ingleses e americanos que gostam de se exibir.A Lei brasileira já dá direitos iguais a homens e mulheres então vi trabalhar e para de encher o saco.E aquelas que acham estarem convivendo com "mascus" se afasta deles ninguém ew obrigada a viver com ninguém

Anônimo disse...

Odeio argentinos...não consigo imaginar um Papa argentino como mensageiro de Deus ...virei muculmano

Anônimo disse...

O Diabo é o rei da mentira...veio para matar...roubar e destruir

Anônimo disse...

Hahaha, essa rivalidade tosca com os argentinos. Sempre falo brincando que a Lola e o jogador Dario Conca são os únicos argentinos que gosto.

Fernanda disse...

Tem um vídeo do Nando Moura no You tube onde ele diz que as pessoas devem jogar lata na cantora Anita. Vou postar aqui o link pra se alguém quiser denunciar

Fernanda disse...

Ah e nem precisam assistir. É nojento. Só queria mesmo ver esse vídeo criminoso fora do ar

Lili disse...

Lola, preciso de um conselho. Meu namorado compartilhou isso no face. O que devo fazer? Eu gosto muito dele, mas ao mesmo tempo não quero construir uma relação com um mascu nojento.


Ciclo de vida da mulher

. Nasce

. Criança como qualquer outra.

. Pré-Adolescência: Os garotos fazem qualquer coisa pra ela, simplesmente por ser bonita. Logo ela descobre o poder da pepeka.

. Adolescência: Começa a maratona pra para sentar na maior quantidade de pirocas que consegue. Vive em baladas e nunca gasta 1 centavo se quer, graças ao poder da pepeka.

. Vida adulta: Agora que é ''independente'', vai onde quer e sai com quem quer, sem dar satisfação pra ninguém. Continua a maratona de sentar na maior quantidade de pirocas que puder.

. 30 anos: Aqui a ficha dela começa a cair e percebe que ficou com má fama na cidade e ninguém quer compromisso sério. Vai atrás do beta que ela sempre repudiou e casa com ele. Mesmo casada, continua sentando em pirocas alheias.

. 40 anos: Depois de uma década casada, o beta descobre que foi feito de otário. Ela dá uma mamadinha, o beta perdoa e ela volta pra maratona de pirocas.

. 50 anos: Larga do beta e leva toda sua grana. Está livre para sentar em pirocas e é vista como uma mulher forte e independente que lutou com todas as suas forças para salvar um casamento falido, porque o marido era mau e nunca gostou dela de verdade.

. 60 anos: Daqui em diante passa a dar o golpe do baú em qualquer um que apareça, enquanto as cirurgias plásticas a manter atraente. Por fim morre e é conhecida como uma mulher guerreira só porque teve filhos.

Anônimo disse...

10:35

Se eu fosse vc eu já ia me preparando psicologicamente pra largar desse cara a qualquer momento. Comece a desconstruir na sua cabeça a boa imagem q vc tinha dele, pq certamente foi ilusão. Geralmente todo homem é machista, alguns mais e outro menos, mas esse texto aí é asqueroso e mascu demais pra vc conseguir desconstruir esse cara de forma q o machismo dele passe a estar num nível aceitável. E digo isso por experiência própria, quando era mais nova e não era totalmente esclarecida sobre o feminismo, eu via uns caras falando e fazendo coisas extremamente machistas, mas achava q nós tínhamos q tentar ter um relacionamento com eles e ajuda-los a melhorar como pessoa, etc. Só quebrei a cara e perdi tempo. Uns não se dão ao trabalho nem de tentar se modificar e batem no peito orgulhosos do próprio machismo, outros FINGEM melhorar, mas na primeira oportunidade escorregam feio e demonstram q não mudaram nada. Nunca vi um homem num nível mascu virar algo aceitável Posso te assegurar q é muita energia e tempo despendido pra pouco ou nenhum resultado na desconstrução desses caras. Quanto mais vc estende essa relação, maior fica sua dependência, mais vc se machuca e mais vc se sente otária depois por ter insistido num relacionamento como esse. Sei q é difícil, mas espero q vc consiga se libertar disso.

Anônimo disse...

Não se iluda Lola, esse blog seu também é de ódio, você tem ódio do sexo masculino, não sei se é por ser feia demais e ninguém te queria no ensino médio... enfim, e da mesma forma que você denúncia outros blogs o seu também é denunciado.

Flora Valls disse...

Lola, vou te mandar e-mail! Saio do trabalho às 18h e posso ir correndo pra onde tu estiver pra te dar um abraço ♥

Ezco Musaos disse...

"A aula proposta por esta "professora" incentiva alunos a olharem para partes íntimas dos colegas e se tocarem e diz para que o professor comece a falar sobre essas coisas caso os alunos não digam nada, isso é dar ideia pra eles."

---> Nojenta é a tua hipocrisia, bolsonarete lixo (redundância). Em nenhum momento a aula incentiva os alunos a apalparem as partes íntimas entre si, é apenas uma metodologia para trazer a temática da sexualidade para a discussão em sala de aula. E antes que comece o chororô de "buá respeite minha opinião contrária, me trate com toda q educação", não, não trato a corja de vocês com educação, pois respeito é a última coisa que vocês têm pelas pessoas, vivem de deturpar e caluniar. Então, aguentem pedradas ou vazem daqui.

Ricardo disse...

"Olha como eles deturpam tudo. O link q esse cara colocou traz uma forma de abordar a sexualidade infantil, fazendo com q as crianças contem suas experiências rompam tabus e contem experiências conforme revela o trecho abaixo"

Anônimo, perceba que o João Futrica foi criado para ser um personagem infantil e simpático. Ora, as crianças costumam imitar os personagens infantis.

O texto diz: "Se as brincadeiras apresentadas pelas crianças não abordarem o tema da sexualidade apresente aos alunos algumas brincadeiras que o João Futrica criou baseadas nas que estão relatadas a seguir:

O JOÃO FUTRICA CONTOU DA BRINCADEIRA DE OLHAR O SEXO DO COLEGUINHA E A BRINCADEIRA DE PASSAR A MÃO NO CORPO DOS COLEGAS NO BANHEIRO..."

É claro que as crianças vão imitar o João Futrica e passar a mão no corpo dos colegas no banheiro. O mesmo serve para:

O JOÃO FUTRICA CONTOU DA BRINCADEIRA DE BEIJAR NA BOCA DE OUTRAS CRIANÇAS.

O JOÃO FUTRICA CONTOU DA BRINCADEIRA DE OLHAR VÍDEOS DE ADULTOS NAMORANDO NA INTERNET

Anônimo disse...

Kkkkkkkkk
A outra quer largar do namorado porque ele compartilhou uma piada no face, fala sério tem gente que acha problema em tudo mesmo

lola aronovich disse...

Não seja tímido, anon das 11:17. Mostre como meu blog também é de ódio. Coloquei aqui links para textos meus em que mostro todo o meu ódio pelo sexo masculino. E outra, eu era linda, tive montes de casos no ensino médio, ainda me acho linda, tenho o homem que eu sempre quis e que amo de montão. Além disso, ao contrário dos mascus, mulher não vira feminista por causa de desilusão amorosa ou rejeição. Vc está me denunciando por que exatamente? Pelo meu suposto ódio a quem?

Ezco Musaos disse...

Bolsonarete das 11:34, crianças são pessoas em desenvolvimento, elas têm a curiosidade natural sobre tudo que as cerca e isso não é diferente quanto à sexualidade, elas vão questionar sobre esse assunto de qualquer maneira. E elas deveriam ter o direito de fazer essas indagações sobre sexualidade sem medo, sem o risco de repressão da parte de adultos em nome de uma nociva noção de "moral e bons costumes".

Anônimo disse...

MAs se o livro fala de olhar o do amigo nao achei legal, nem de ver filmes adultos. Podem mt bem criar um livro sem isso.

Anônimo disse...

Lola o que VC faria se seu marido Te traisse? Terminava ou nao? So uma duvida mesmo.

Anônimo disse...

Eu me lembro que essa Lola, o José de Abreu, mais a Socialista Morena e outros petistas me incetivaram na época em postagens no twitter a comprar ações da Petrobras com um papo de defender a soberania nacional e impedir que o que é supostamente nosso caia nas mãos dos ianques. Tirei tudo o que tinha da poupança e investi na PETR4. Resultado: ao longo dos 2 anos em que as pilhagem petista eram descobertas vi minhas ações derreterem. Tenho papéis que não valem 1/5 do que paguei por eles. Tão logo fui deixando o PT de lado percebi o óbvio na minha cara: toda e qualquer pessoa que se considera formadora de opinião e advoga pelo PT na internet recebeu pra fazer isso. E essa Lola não é exceção. Devia fazer ela me pagar pelo dinheiro que eu perdi.

Anônimo disse...

12:16 tadinho de vc bua buá, esses socialistas maus usaram lavagem cerebral e me enganaram. Bem feito pro otário, perdeu tudo. O livre mercado não é assim? Agora tá chorando?

Lili, essa "piadinha" mascu só mostra o quanto homem é burro e só pensam com a cabeça de baixo. Mas eles tb viviam falando que depois dos 30 mulher nenhuma faz sexo e a do exemplo tá aí sentando em muitas p*rocas. Aí eu digo UÉ?

Anônimo disse...

(Viviane)
É mesmo? E você tem os prints? Olha que a Lola e a Cynara talvez não tenham, mas o José de Abreu é contratado da Globo e certamente tem dinheiro para contratar um bom advogado para lhe processar. Eu não tenho Twitter, mas quem tiver pode printar essa sua gracinha e mandar aos interessados...

Anônimo disse...

Lola, tu já viu as ameaças dos mascus de hoje? De verdade, não sei como a polícia não atua nestes casos. Ok, o Marcelo é hacker e acaba se protegendo na internet, mas e quanto a aquele Emerson que se assume como pedófilo e o outro lá que dá o nome também? Eles me parecem muito burros e pelo visto se apoiam no Marcelo, mas tenho certeza que se a polícia batesse na porta destes aí achariam as provas de que precisam.

Anônimo disse...

Lili, pra sua paz de espírito, larga desse cara agora. Como alguém disse, tem certos níveis de machismo que dá pra desconstruir, mas o do seu namorado não rola. Você NÃO tem que ser a heroína boazinha que o salva das desilusões, mete o pé pra evitar dor de cabeça no futuro.

donadio disse...

"Ricardo disse...
Isso aqui também é mentira do Bolsonaro, Lola? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10519

Detalhe para a parte que diz "O JOÃO FUTRICA CONTOU DA BRINCADEIRA DE OLHAR O SEXO DO COLEGUINHA E A BRINCADEIRA DE PASSAR A MÃO NO CORPO DOS COLEGAS NO BANHEIRO..."
"

Não sei se é mentira do Bolsonaro, mas tudo indica que é mentira. Já foi tirado do Portal do Professor, provavelmente por que foi colocado lá por algum pilantra de extrema-direita.

Anônimo disse...

Errado donadio. O site é do Ministério da Educação e não é postagem troll de reaça não, é uma sugestão legítima de aula proposta por uma professora que já fez isso e recebe apoio do Governo Federal.

Unknown disse...

lola por favor me ajuda eu preciso saber onde vai ser sua palestra amanhã pela manhã em porto alegre.
vai ser na redenção?

lola aronovich disse...

Marina (e outras pessoas), infelizmente foi um caos em Fortaleza hoje. A cidade alagou e eu não consegui chegar ao aeroporto. Simplesmente não havia táxi. É o segundo voo que eu perco desde que comecei a dar tantas palestras. O primeiro foi na volta de SP pra Fortaleza, em 2014. Foi bem no dia do primeiro jogo do Brasil na Copa e, por mais que a gente estivesse perto do aeroporto, o trânsito simplesmente travou. Parece que foi o pior engarrafamento da história de SP naquele horário (uma da tarde). E hoje foi horrível, porque é a primeira palestra que eu perco. Perdi dinheiro, perdi tempo e, mais importante de tudo, perdi a chance de participar de um debate muito bacana. Estou chateada. BEM chateada.
Bom, será uma roda de conversa legal, na ULBRA, das 8:30 às 12:30. O endereço é R. Voluntários da Pátria, 9 - sala 3, 2o andar. Centro Histórico de Porto Alegre.