sexta-feira, 21 de agosto de 2015

NÃO É FÁCIL SER PRESIDENTA NUM PAÍS MACHISTA

E a profecia da Feminista Desbocada se concretizou

Ok, não é fácil ser mulher comandando um país nem numa terra não tão machista, caso da Dinamarca, como prova a ótima série Borgen. E lógico que não é fácil ser presidente ou presidenta, ponto. Mas o machismo piora muito a situação. Esta semana tivemos três ótimos exemplos.
Domingo foi o dia de manifestações pelo impeachment de Dilma (ou pelo golpe militar). E, como em todas as vezes que reaças protestam contra a presidenta, houve um festival de sexismo. É raro alguém tão cheio de ódio se referir a Dilma sem chamá-la de vagabunda, piranha, vadia, puta, mal comida, baranga -- todos termos que ou não existem pra homens, ou têm um sentido bem diferente. Num dos vídeos gravados, um senhor dizia, num tom bastante ameaçador, que, se Dilma f*de o país, eles também vão f*dê-la.

No dia seguinte, o Twitter amanheceu com a hashtag QueremosDilmaNaPlayboy, que permaneceu nos trending topics durante o dia todo. Os tuítes dos participantes ignoravam totalmente a vontade de uma senhora de 67 anos -- idade para ser avó ou bisavó de quem escrevia -- para posar para uma revista quase falida.
A preocupação era toda com a Playboy: "Vcs querem falir a Playboy?",  "Se isso acontecesse jamais a playboy si reergueria dnv" (sic), "Isso seria uma experiência traumática pros assinantes". Ou com quem iria ver as fotos:"Que macho quer ver um estrupicio desse pelada?", "Aii mds q sexy pensa os peito caído q a bixa tem né", "Não creio que à pessoas que queiram ver a vagina dessa mulher" (tudo sic).

Tampouco podia faltar a lembrança ao adesivo vendido em junho.
As poucas críticas que apareceram à tag foram de feministas -- que, obviamente, receberam insultos parecidos aos da presidenta. Um reaça argumentou que a tag não era machista de jeito maneira porque nenhum homem quer ver Dilma nua. É difícil responder a esse tipo de indigência mental.
Capa de 2011
E ontem foi a vez da Época, revista que já havia matado Dilma em sua capa de 2011. O colunista João Luiz Vieira, um dos editores da revista, publicou um artigo chamado "Dilma e o sexo", em que discutia a vida sexual (ou, segundo ele, a falta da vida sexual) da presidenta e pedia para que ela se "erotizasse".
Eu li o artigo e não consegui entendê-lo muito bem. Vieira louva Marta Suplicy, 70 anos, por na década de 1980 falar de sexo na TV, e aclama Jane Fonda, 77, por estar chegando "ao terço final de sua vida exalando erotismo", e diz que Dilma, 67, é de uma geração diferente das duas. 
Vieira reclama também do blazer que Dilma usa, "uniforme que nubla sua sexualidade". Talvez ele queira que Dilma pose na Playboy?
Pelo jeito ninguém gostou do artigo e um monte de gente protestou, porque a Época, daquela forma democrática que a mídia tradicional adota de não dialogar com seus leitores, simplesmente tirou o texto do ar poucas horas depois, sem a menor explicação, sem pedir desculpas.

Parte do texto
E por que a revista deveria pedir desculpas? Porque é um texto absurdamente equivocado (estou sendo educada) que jamais seria escrito se qualquer um dos 34 presidentes homens que o Brasil já teve estivesse no poder. Porque a gente não costuma ver notícias sobre dieta, plástica, penteado, vestiário e "falta de pica" quando somos governados por homens.
E, num momento em que acirra-se o sexismo na política, devido à eleição americana no ano que vem e à candidatura de um misógino feito Donald Trump (favorito para ganhar a indicação dos republicanos) e à provável escolha de Hillary Clinton pelos democratas (eu lembro bem do machismo que rondou a campanha de 2008), seria bacana se todos nós lutássemos por um mundo menos preconceituoso.
Quebra-nozes com imagem de Hillary
vendido em 2007
Porque chamar Dilma de puta ou Hillary de ball buster (arrombadora de testículos, já que mulher concorrer a cargo político a masculiniza e emascula os homens) não é péssimo só para elas. É péssimo também pra menininha que acompanha tudo e que sonha em um dia conquistar o cargo mais alto do país, mas aí muda de ideia ao ver como mulheres no poder (e fora dele, claro) são tratadas.
É verdade que o governo Dilma definitivamente não está agradando muita gente (mas foi eleito democraticamente), assim como a pessoa Dilma nunca teve carisma ou simpatia. Tanto Dilma quanto seu governo devem ser criticados, Mas é bom ver o modo como se faz isso. Pense antes de xingar: você usaria aquela ofensa contra um homem? (Sério? Mocreio e piranho existem?). 
Você realmente acha que uma mulher causar ou não uma ereção a um homem é um bom critério para se avaliar aquela mulher? Ainda mais se aquela mulher não exerce nenhuma profissão minimamente ligada a ereções? Você acha mesmo que pênis é a salvação pro mundo? Porque, sei lá, se pra toda mulher que você não gosta você decide que o que falta é pica (ou louça pra lavar), você está dizendo isso. E o que será que falta pros 90% dos presidentes e primeiros-ministros no mundo, que são homens?
Aproveita e pensa também nas crianças. Sim, as criancinhas. Elas veem você xingando uma mulher, uma senhora de 67 anos, de puta. Elas repetem o insulto. Elas insultam outras mulheres e meninas com aquele mesmo palavrão. Elas reparam que praticamente todos os insultos dedicados a mulheres referem-se a sua vida sexual e aparência. Elas crescem com a certeza de que só isso importa na vida de uma mulher. De qualquer mulher. Mesmo que ela seja presidenta, e não miss.
E aí: independente do governo que a gente tem, é este o país que você quer?

UPDATE em outubro 2015: A Operação Lava Jato resgatou mensagens trocadas por celular entre os executivos da segunda maior empreiteira do país, a Andrade Gutierrez. Eles torceram bastante por Aécio nas eleições. Até aí, nenhuma surpresa. O incrível é o teor misógino das conversas. Numa delas, durante debate presidencial, um executivo diz: "Agora o homem moeu a gorda de perna aberta". Outro responde: "Fora Sapa com cara de Satanás!"
A batalha contra o machismo sem dúvida é desleal. 

86 comentários:

Rafael disse...

Lindo texto. Fosse jovem, certamente os insultos seriam outros,mas com certeza ligados ao gênero.No caso da Dilma, os xingamentos atacam a idade, aparência e conduta sexual,o mesmo não acontece com os politicos homens, o Aécio Neves nunca foi julgado por suas muitas namoradas,ao contrário, fazem sempre um link com a conduta dele com as mulheres e sua suposta competencia e arrojo. Infelizmente, as mulheres em situação de poder se calam, acontece com Dilma, acontece com gerentes, diretoras, juízas, e tantas outras, mas nem suas entidades de classe se movem a defende-las.

Marcia disse...

Não votei na Dilma, não estou contente com o governo dela, assim como vejo que a maioria das pessoas não esta. Sempre cobro isso, quando vejo alguém xingar a Presidenta. Acho um absurdo os xingamentos sexistas e a falta de respeito com nossa presidenta, jamais vi um homem presidente, passar por isso. Imagino como deve ser difícil pra ela, tem que ser duplamente forte , para ser Dilma.

Mila disse...

Isso mostra o quanto tempo que avançar no combate ao machismo, pois nem as mulheres poderosas estão imunes a ele.
Eu vi um vídeo que abordava justamente a influência machista na política estadounidense. Neste vídeo, falavam das diferenças de como a Sarah Pailin e a Hilary Clinton eram tratadas como mulheres. Além da divergência político-ideológica das duas, o que é normal, uma das estratégias para demonizar a Hilary foi seu peso e sua idade, enquanto a Sarah Pailin era vista como MILF. Pode parecer paranoia de feminista, mas o vídeo mostrava o quanto essa representação pesava no voto masculino.

Anônimo disse...

Eii ta cheio de comentário machista chamando a Núbia Oliver de depósito de esperma e etc, pq ela disse que já transou com de 400 homens. Vão lá dar uns esculachos nesses hipócritas

http://ego.globo.com/paparazzo/noticia/2015/01/nubia-oliiver-jogador-de-futebol-e-como-absorvente-usa-e-joga-fora.html

Anônimo disse...

http://ego.globo.com/paparazzo/noticia/2015/01/por-volta-de-400-diz-nubia-oliiver-sobre-numero-de-parceiros-sexuais.html

Anônimo disse...

Serio mesmo que com a inflação, o aumento estratosferico nas constas de energia eletrica(que ele jurou que ia baixar), gasolina, alimentos, o aumento do desemprego, as universidades publicas sucateadas, os indices de violência com numeros de guerra, a deteroriação da economia,a receção, o que realmente incomoda vocês e isto?

Não sejam massa de manobra por favor, não acho legal as expressões machistas de reças bitolados, mas e evidente que ela não tem capacidade de governar o país, não por ser mulhjer, mas por ser incompetente

Anônimo disse...

E quando chamavam o FHC de pilantra safado broxa, tava valendo ?

aiaiai disse...

apenas, muito obrigada, Lola, por escrever o que todas nós pensamos. clap, clap, clap!

Isabela disse...

Anônimo, você acha que os termos "pilantra" e "safado" chegam ao nível de um "puta", "vadia", "vagabunda", etc.?

Lola, seus textos caem como uma luva nos meus dias. Obrigada por compartilhar tudo isso conosco.

Mila disse...

Anônimo das 14:27 se crítico à Dilma necessariamente implica em chamar a mulher de "vadia, puta, sapatão, que não faz sexo"? Fale um pouco sobre como esses xingamentos caracterizam a gestão da Dilma

Ingrid Bezerra disse...

Perfeito!

Também estou cansada de ver e ouvir essas coisas. Coisa mais triste.

Anônimo disse...

E o Donald Trump que falou sobre a Hilary não ter satisfeito o marido por isso não ia satisfazer a América.

Anônimo disse...

Lula disse uma vez que tinha que respeitar a cultura do outro quando falaram a ele que uma mulher dos países árabes tinha morrido por crime de honra. Achei um absurdo, e acho que nem a Dilma é feminista, ela não fez nada de relevante pelas mulheres. Não acho que esquerdismo tem a ver com feminismo não, vejo muito esquerdista machista.

Anônimo disse...

É também não vejo os homens corruptos serem xingados, são no máximo de filhos da puta, que nem é direcionado a sexualidade deles. Também nunca vi ninguém mandar Lula posar nú e provavelmente nunca verei já que ele é respeitado só por ser homem. Já com mulher podem falar coisas pejorativas e ainda falar que é só brincadeira, eu estou cansada de engolir sapos, só pelo fato de ser mulher.
E se falarem que é machismo aí lá vem um monte xingar a gente falar que somos vitimistas, como se além de ouvir,ainda temos que aceitar e fica calada.

Bela Campoi disse...

Lola, vc sempre tão primorosa com as palavras: é um alívio te ler e sentir essa consonância. Eu não consegui ler todo o texto da Época: foi me revoltando de um jeito...! Nada como ter uma mulher no executivo federal como termômetro do machismo nacional: é triste, mas tal diagnóstico só fortalece nossa luta! Sinto que o feminismo nunca foi tão importante: estamos aí!

Anônimo disse...

Até hoje na arábia saudita a mulher não tomam nenhuma decisão, se os homens disserem que não é não. Elas não podem estudar, trabalhar, viajar, dirigir, sem a permissão do homem, o homem é dono da mulher. Não tem nenhum país onde o homem é tratado dessa forma, não entendo como falam que feminismo não é preciso.
As mulheres lá vão se eleger imagina como vai ser, mesmo que alguma mulher consiga, ela vai ter que se aliar aos partidos machistas e não vai tomar nenhuma decisão relevante, é o que vejo acontecer no Brasil, tem poucas políticas mulheres eleitas e muitas são de direita aliada a machistas, se continuar assim não avançamos.

Anônimo disse...

Eu não vejo nada demais em núbia oliver ter transado com + de 400 homens se for verdade hehe, mas essa notícia é velha. Acho ela corajosa com tanta dsts por aí eu transaria com no máximo 40 e com camisinha.
E são uns 15 homens por ano que ela pegou por ano, acho pouco, Gustavo lima disse que pegava 25 mulheres num mês só, que já transou com 5 ao mesmo tempo, ele é bem mais novo que ela, e já tá mais rodado que bolsa de puta.

Anônimo disse...

"Serio mesmo que com a inflação, o aumento estratosferico nas constas de energia eletrica(que ele jurou que ia baixar), gasolina, alimentos, o aumento do desemprego, as universidades publicas sucateadas, os indices de violência com numeros de guerra, a deteroriação da economia,a receção, o que realmente incomoda vocês e isto?"


Sério mesmo que com tudo isso vcs se importam com a buceta da presidenta?

Anônimo disse...

ai que palhaçada, defender a presidente.
ela é incompetente simplesmente isso, não tem nada a ver com ela ser mulher.
quanto vitimismo.

Zero disse...

nada contra, a vida é dela. e não concordo com os xingamento a Nubia. mas 400? precisa disso? qual o sentido disso? mesmo que ela fosse homem. pra mim é indiferente. (e não tem a ver com as outras coisas que falei aqui há meses atrás).

acho tão bizarro isso, nascemos puros, donos dos nossos corpos, e "primeira" coisa que as pessoas fazem é perder isso. se expor a outro, deixar outro nos invadir, nos tomar, pra que? não somos irracionais, não somos guiados por cio. na minha visão é muito sem logica isso tudo.

e sobre "não faz sexo / virgem " ser "xingamento". pra mim não é (direcionado a mim). sou puro, durmo tranquilo e feliz por isso, meu corpo é meu e morrerá meu.

e a mulher que falou ali sobre as DSTs e o risco. quando falei isso deu merda. kkkk

Zero disse...

e na noticia ela fala que perdeu a virgindade aos 13 com um cara de 33 !

aí fica foda lutar contra abusos e pedofilia quando um famoso vai na mídia e fala isso com todo orgulho, como se fosse a melhor coisa do mundo, querendo ou não, acaba incentivando ou apologizando.... lamentável.

Gabriela disse...

Adorei o texto! Não votei na Dilma, estou descontente com algumas medidas do atual governo, mas fico furiosa quando vejo tamanha falta de respeito com a presidente. O que tem a ver a sexualidade dela com política?

natalia disse...

Sou admiradora de Dilma. Penso que ela tem no dedo mindinho a coragem que tenho no meu corpo inteiro (e, provalvelmente, dessa gente tão corajosa que quer que ela pose para a playboy). Admiro, também, a Lola, outra mulher bastante corajosa. Voltando a Dilma, eu não estou nem aí para a aparência dela ou sua vida sexual ou ausência dela. Estou preocupada é com a repercussão das medidas na área econômica. Votei nela e gostaria que ela seguisse outro caminho. Todavia, acredito que honradez não falta a essa senhora.

Marcia disse...

Falar da vida sexual da presidente, não tem nada a ver com o modo dela governar. Me diz , é os outros presidentes homens? Quando publicaram algo sobre a vida sexual deles ter a ver com o governo deles? Alguém mandou algum presidente homem se erotizar?

Ingrid Bezerra disse...

natalia, eu também sou admiradora da Dilma e votei nela com convicção! Penso sobre ela tudo isso que você descreveu! (adoro quando isso acontece, de alguém escrever exatamente tudo que eu penso aqui <3 ). Claro que o governo está com falhas, mas assim mesmo acho que está melhor do que seria com o bosta do aécio.

Anônimo disse...

Não acho muito não Gustavo lima ficava com 25 mulheres por mês, ou seja uma cada 30 dias, é muito.
é quase um prostituto. Ficar com 15 homens em um ano não é muito, ainda mais levando em conta que tem gente que fica com 4 ou mais numa só noite, e haja troca de babas.

Anônimo disse...

25 não 30

donadio disse...

"Até hoje na arábia saudita a mulher não tomam nenhuma decisão, se os homens disserem que não é não. Elas não podem estudar, trabalhar, viajar, dirigir, sem a permissão do homem, o homem é dono da mulher. Não tem nenhum país onde o homem é tratado dessa forma, não entendo como falam que feminismo não é preciso.
As mulheres lá vão se eleger imagina como vai ser, mesmo que alguma mulher consiga, ela vai ter que se aliar aos partidos machistas e não vai tomar nenhuma decisão relevante, é o que vejo acontecer no Brasil, tem poucas políticas mulheres eleitas e muitas são de direita aliada a machistas, se continuar assim não avançamos.
"

Na Arábia Saudita ninguém se elege, por que não tem eleições. E ninguém se alia a partidos de direita, por que não tem partidos, nem de direita, nem muito menos de esquerda.

Anônimo disse...

Dilma uma hora é vadia e outra hora precisa de sexo, qual o problema do machismo, deixa o povo transar e não transar em paz.

Anônimo disse...

Tem eleições sim, municipais, não falei que lá tinha direita e esquerda falei que aconteceria delas terem que se aliarem a machistas igual ocorrem com as daqui nos partidos de direita.

http://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2015/08/mulheres-vao-participar-de-eleicoes-na-arabia-saudita-pela-primeira-vez-1172.html

Anônimo disse...

Se mulher é chamada de vadia por ficar com homens, pela mesma logica uma mulher seria "pura" ao não se relacionar com eles. Imagina se todas as mulheres do mundo fossem as chamadas "puras", morressem virgens e só tivessem filhos por inseminação artificial...mas ai os homens ficariam sem sexo né? Nesse caso, as mulheres puras seriam rapidamente chamadas de "mal-comidas" entre outros, porque no machismo a mulher não pode fazer sexo com homem mas ao mesmo tempo não pode ficar sem ele.

Zero disse...

p/ anônimo 17:45

SE foi direcionado a mim, foi um #EpicFail porque eu fui o maior pregador "anti-sexo" e "anti-homem" desse blog... kkk

tudo o que você falou eu já disse muito, que as mulheres deveriam negar sexo sempre, pois assim estariam afetando os homens onde se importam...

eu sempre preguei que a mulher não precisa do homem, e que deveria chuta-lo de sua vida...

mas eu sou um só, não posso controlar todos os homens ou "sumir" com eles. kkk

Renan disse...

Estou pouco me lixando para Dilma. Tem mais é que ser escorraçada mesmo. Mentiu compulsivamente na campanha, fez o maior estelionato eleitoral da história, agrediu feito uma louca a Marina Silva, e ainda quer que tenhamos complacência com ela? Se não aguenta, renuncia. O PT só está provando do próprio veneno.

Os protestos também são democráticos. Aliás, foram os três maiores de toda história do Brasil. Se meia duzia pediu intervenção militar, 99,9% queria Dilma fora da presidência por vias democráticas. Aliás, o impeachment está presente na constituição, caso não saiba.

Então chega de mimimi. Dilma merece sofrer essa pressão e ponto final.

Anônimo disse...

Adorei o "fora" dado 17:35!! Isso aí, sem dó, nem piedade, com substância e profundidade kkkkk
Sempre tem um p/ se meter sem nem saber o que está falando... mas como está num site feminista, falando com mulheres, se acha no direito de tirar onda, sem a menor ideia do que fala...
Vai estudar vai, smartão.

Anônimo disse...

(Viviane)
Eu não, mas você deveria perguntar isso ao cara que cometeu o texto que ora é tema deste post.

Anônimo disse...

(Viviane)
Olha, pelo tempo que acompanho este blog, sempre achei que o Donadio era quem trazia as contribuições mais interessantes ao debate. Mas, de uns tempos pra cá, não sei o que aconteceu que ele não está aceitando nenhuma opinião contrária... Enfim, quem sou eu para analisar as motivações de alguém que não conheço, mas estou achando estranha essa mudança...

Anônimo disse...

Diva

Para Renan

Meu caro acho que vc não entendeu ou não leu o post!
Antes que ache que vou defender a Dilma pq votei nela, eu NUNCA votei nela nem no Lula, e nem em ninguém do PT.
A questão é a seguinte, a Dilma não está fazendo uma boa gestão, está deixando a desejar SIM em ações mais enérgicas contra corrupção e para melhorias em Educação, Saúde e Segurança.
Mas, incompetente, ineficiente, etc, são críticas. Puta, vadia, sapatão, vagabunda, mal comidas são ofensas BAIXAS e BARATAS ditas por misóginos!
Entendeu, ou quer que eu desenhe?
Questionar a competência de um(a) presidente é uma coisa. É democrático.
Protestos são democráticos sim, concordo totalmente. Ofensas NÃO SÃO DEMOCRÁTICAS!
Por exemplo, se tivéssemos um presidente homem, mas que fosse NEGRO, vc acharia correto ele ser chamado de "crioulo", "Macaco", "carvão", etc? Se vc acha que é diferente pq é racismo, está enganado!! É racismo mas não é diferente!
Ele foi ofendido pela raça. Dilma está pelo seu gênero e não por sua gestão.
Mimimi da tua parte de querer justificar misoginia.
Já que nos mandam tanto fazer coisas do lar, então recomendo pra vc tb baby, afinal homem tb pode trabalhar em casa. Vai lavar a louça e ajudar um pouco sua mulher em casa, invés de ficar com o rabo em frente ao computador ou na televisão enquanto a pobre tá se matando de trabalhar. Fica a dica. Até.

Ingrid Bezerra disse...

O Blog da Lola está sendo invadido por coxinhas. :( :/

Ingrid Bezerra disse...

Eu sinto falta da Raven, :'(
ela era engraçada e não era coxinha.
:'( :'( :'(

Anônimo disse...

Kkk

Rindo com a moça que não pegaria nem 40.


Com a qualidade dos homens hj em dia não pegaria nem 4. Que dirá 400.

Anônimo disse...

Dilma está pelo seu gênero e não por sua gestão.

Discordo, estão usando xingamentos machistas pela merda toda que ela está fazendo, n é exatamente só por ser mulher.
Eu n defendo ela, n votei nela e agora quem defendia fica quieto, vendo toda a merda que essa anta tá fazendo.

Henrique disse...

Chamar o Aécio de playboy do Leblon e machão de Ipanema vale né?? Engraçado que os "machistas" que criticam a Dilma são fãs de Margaret Thatcher e não tem problema nenhum com a Angela Merkel.

Henrique disse...

Donald Trump é uma trollada, o partido republicano tem ótimos nomes muito melhores do que ele e já que aqui é um blog feminista por que não a Carly Fiorina?

lola aronovich disse...

Pois é, Henrique, os reaças e mascus machistas que "criticam" (se é assim que vc prefere chamar o que vcs fazem de crítica...) a Dilma não têm nenhum problema com a Thatcher e a Merkel. Eles só chamam as mulheres que eles não gostam de vadias, piranhas, vagabundas etc. Muito estranho.

Pausa.

Pausa.

Pausa.

É justamente isso que meu texto aponta, energúmeno! Que gente machista usa xingamentos machistas, e que isso ofende todas as mulheres, não só a Dilma (ou as outras mulheres que são xingadas).
E me explica onde ser chamado de playboy e machão é palavrão. Vc acha mesmo que dizer que um cara é playboy é o mesmo que chamar uma mulher de puta?

Anônimo disse...

Sim, um playboy é o nível mais baixo da existencia humana. Está abaixo até de traficantes e politicos.

Anônimo disse...

Vamos chamar aecio neves de cafuçu de quinta, mandar ele fazer um filme porno, e mandar ele se erotizar menos assim quem sabe ele nao ganha a próxima eleiçao.

Anônimo disse...

Querida Dilma, querido PT, vocês não são o Robin Wood, vocês não podem roubar da "elite branca" para dar aos menos favorecidos, vocês não podem subir os impostos desse jeito, vocês não podem dar um auxilio para a família de um presidiário equivalente quase ao dobro ou até o triplo do que a maioria ganha com dois meses de trabalho honesto, vocês não podem criar um programa chamado seguro desemprego que deixa a grande maioria das pessoas preguiçosas e ao largar seu emprego pelo simples fato de não querer trabalhar ainda acha bonito sair falando por ai "to por conta da Dilma" ... Odeio politica, não intendo muito bem, mas o que eu intendo bastante é meu pai saindo da cama todo dia as 05:00 da manha e trabalhando igual um condenado o dia todo por conta dessa inflação! Se esse governo sujo ainda tirasse de quem realmente tem dinheiro pra ajudar as classes menos favorecidas ainda ia, mesmo não sendo certo, mas não... Sem mencionar as cotas nas faculdades, ter cotas para escolas publicas ate eu defendo pois na maioria das vezes o ensino realmente é inferior, mas cotas para negros? O que é isso? O Apartheid às avessas? Sem falar no tal do programa mais médicos...o que falta no Brasil não são médicos e sim condições de trabalho...não entendeu as condições de trabalho? da uma voltinha no hospital publico da sua cidade que você jajá vai entender...Todas essas iniciativas desses programas sociais tem um bom principio, só que o desfecho delas "passou dos limites" e ta servindo pra deixar cada vez mais a galera das classes menos favorecidas preguiçosos(Lóóóógico que não dá para generalizar)... Antes que venham mil esquerdistas me fuzilando para defender seu partido isso é um desabafo não um fórum de discussão ou uma afronta a vocês... Esses episódios só fazem jus ao trocadilho " A melhor saída do Brasil é pelo Galeão mesmo.." Por ultimo "esquerdistas" Deus ta vendo você nas manifestações pedindo ‪#‎mudabrasil‬ e agora defendendo/votando na Dilma rsrs
E não a nada de machista, a verdade é que a roubalheira acontecem no poder de homens e mulheres...

Ingrid Bezerra disse...

^abriram a tampa do bueiro da reaçaria esgoto.

J.M. disse...

Anon 21:05

Você leu o post da Lola ou
só deu uma olhada no título mesmo?

Ninguém está defendendo aqui que o governo Dilma é perfeito. O que a Lola mostra no post é o machismo e a misoginia nos xingamentos contra a presidenta, situação que não ocorreria se tivéssemos um homem na presidência. Não é tão difícil assim de entender.

Anônimo disse...

A direitalha pode falar a vontade, mas não vão conseguir dar o golpe na Dilma.

Dilma é mulher SIM, é competente SIM, é uma excelene gerente SIM, e, fora a crise que está acontecendo, que é MUNDIAL, ela está provando para todos os machistas de plantão o que é uma mulher empoderada GOVERNANDO o país, com autoridade, ética e eficiencia ( mesmo com cenário desfavorável ).

Engulam isso, seus machistas, vejam como uma MULHER DE VERDADE GOVERNA. Ela sofreu na ditadura, e agora está sofrendo na presidência.

Anônimo disse...

O artigo da época continua disponível na íntegra pelo cache do bing.

http://cc.bingj.com/cache.aspx?q=epoca+dilma+e+o+sexo&d=54050948464453161&mkt=pt-BR&setlang=pt-BR&w=6nf9nzn5K8HhvM5vlvJs-ICJpNMmVfxC

Anônimo disse...

Nossa, a doença ^

Cristina disse...

Eu vejo as pessoas reclamando da presidenta com relação a saúde, educação e segurança.
Parece que "nesse" país só exite a presidenta. E os governadores onde estão?
Não se governa um país sozinho. No caso destas áreas citadas os governadores dos Estados devem ser responsabilizados. No caso do governador de São Paulo, Alckmin nem o básico ele garantiu que é a água, não vejo ninguém falar nada. Reclamar por reclamar é fácil. Antes de se falar mal deve-se avaliar se a sua queixa é pertinente, e se está sendo dirigida à pessoa certa.
Eu votei na Dilma, mas mesmo que não tivesse votado eu manteria a minha fala de que os governadores tem de assumir as suas responsabilidades. Não só os governadores, também tem o congresso, que está uma vergonha, ao invés de ajudar, faz tudo o que pode para prejudicar o país. Vamos cobrar atitudes coerentes dos parlamentares, entrando em contato com vereador, deputados que receberam nosso voto e cobrando deles atitudes que visem beneficiar o trabalhador e não suas ambições pessoais. Devemos cobrar melhorias para o País, mas devemos ser coerentes. Reclamar por reclamar é fácil, mas também covarde.
Independente de ser mulher ela é presidente de nosso País. E merece respeito.
E pelo fato de ser mulher, merece respeito.
E por ser presidente e mulher merece nosso respeito. Sempre.
E vamos mostrar nosso respeito com críticas relacionadas ao seu cargo.
Quem acha que o país está ruim com certeza não conhece os indicadores econômicos e sociais. Nem os do país nem os do resto do mundo. Vai a dica.

Anônimo disse...

Este argumento de ela foi eleita é muito torto, Collor foi eleito, fhc foi eleito e enfrentou por 8 anos o fora fhc.. Ou condenam estes dois casos ou assumem que são hipócritas. E antes que falem Collor foi inocentado... Foi golpe? Ou apenas um presidente fraco, sem apoio, igual a atual..

Henrique disse...

"É raro alguém tão cheio de ódio se referir a Dilma sem chamá-la de vagabunda, piranha, vadia, puta, mal comida, baranga" - Desculpa, meu círculo de amigos é bem raro então, sou liberalista e não vejo ou faço esse tipo de comentário nos meios liberais, você está pegando os piores exemplos da manifestação e criando um espantalho para tentar defender a Dilma quando a verdadeira crítica a ela é por conta da política econômica conduzida por ela. Donald Trump é um exemplo ruim também entre os candidatos republicanos e espero como também acredito que ele não vá vencer.

Sim, acho que os xingamentos a Dilma são piores, mas o Aécio foi caluniado como traficante também além das coisas que falei, descer ao baixo nível não é exclusividade da direita. Hoje mesmo tivemos mais um episódio lamentável onde Pablo Villaça acusou o Rodrigo Constantino de ser hipócrita por ter cometido adultério.

Anônimo disse...

Hipocrita porque defende a "família" mas trai.

Kittsu disse...

Não me lembro de ela ter chamado ninguém de "bitch". Já vi ela falando que discordava das políticas de muita mulher da direita, por exemplo, mas nunca vi ofender a sexualidade de uma delas ou coisa do tipo.
Mostra aí a postagem, porque essa eu perdi. Só não vale falsificar tweet que nem da outra vez, tchucthuco.

lola aronovich disse...

Também quero ver quando e onde chamei a Thatcher (ou qualquer outra mulher) de bitch...

Vicky_ disse...

Tanta gente chamando ela de duas caras, piranha, interesseira e sabe-se lá o que mais, ma ironicamente em anônimo, sem falar que acha que a salvação do país seria o Aecio Neves. (Bem na linha "Claro que as acusações de corrupção contra ela são verdadeiras!!!! Mas as do Aecio são especulações e calúnias contra aquele maravilhoso empresário!!!")

Vocês não aguentariam nem metade da pressão que ela tem de aguentar durante o tempo que exerce a função. Fora a questão do Obama, que me fez sentir pena. (o que os acordos políticos nos levam a fazer...)

Não adianta Lola, eles sequer admitem que chamar uma CEO de puta é pior que chamar um CEO de Playboy, muito orgulho pra quem vive debaixo de um bueiro....

Anônimo disse...

A DILMA NÃO VAI CAIR.
O MACHISMO NÃO VENCERÁ.

Anônimo disse...

E por ser presidente e mulher merece nosso respeito. Sempre.

kkkkkkkkkkkkk piada né? Se fosse uma presidenta competente mereceria respeito, não sei como tem coragem de defender essa mulherzinha, n concordo com os xingamentos machistas mas ela n merece respeito não.
Assim como nenhum político merece, bando de merda.

Anônimo disse...

Reparem como os homens são unidos, fica parecendo que a culpa é toda da Dilma pelo país estar essa porcaria na economia, como se a Dilma tivesse desviado o dinheiro da petrobras.

Eu não duvido nada que Dilma tenha sido indicada por Lula justamente por isso, pois já havia roubo no governo do Lula, e ele quis colocar a culpa de todos os problemas em uma mulher.

Anônimo disse...

E o que a Dilma tem a ver com a petrobrás?

Ela é a presidente do BRASIL, ela tem trocentas empresas para cuidar, mas parece ser mais fácil botar a culpa na Dilma do que nos empregados da petrobras, esses sim, totalmente dentro da empresa, com tempo para tomar conta de sua empresa, mas nem isso fizeram. Vamos então botar todos os problemas do mundo nas costas de uma mulher, é pra isso que elas servem.

Katia Silva disse...

E por que VC não fala do Petista Haddad que aprovou vários prédios do Minha casa Minha Vida justo em área de MANANCIAL??

Anônimo disse...

Simples.. quer que eu fale do HADDAD?
Ele diminuiu a velocidade nas marginais, todo mundo foi contra, como ele é mau, né?

RESULTADO: O NUMERO DE MORTES REDUZIU EM 30% NA CIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Oi Lola! É a primeira vez que comento aqui! Me "denominarei" de A.A.! E sou homem - hétero e feminista - com muito orgulho! Ah! E tenho 16 anos. Certo. Apresentação feita. Agora... Falemos um pouco de política. Vi nos comentários muitos "machos" aparecendo por aqui... E a maioria - senão todos - em Anônimo! Olha - essa crise que estamos passando é mundial! A culpa não é da Dilma - obviamente! Ela - na verdade - tem feito o que pôde. Mas com tal crise é praticamente impossível fazer algo á respeito! Tipo - ela pode fazer chover para acabar com o problema da água? Ela pode fazer com que TODOS os políticos do mundo passem pelo detector de mentiras para acabar com a corrupção desenfreada? Ela - na propaganda eleitoral- poderia prever que o país - e o mundo - ficaria nessa situação caótica?! Não! Muitos falam mal da Petrobrás e do PT - afirmando que é a corrupção e sei lá mais o que - a causa de tudo isso que relatei - e muito mais. Desde os primórdios as pessoas sentem uma necessidade de pôr a culpa em alguém - independente da situação. Tipo - quando vocês eram crianças felizes saltitando por aí fazendo uma algazarra em casa e... CRASH! Quebraram o vaso favorito da mamãe! Ou amassaram o carro do papai! Qual é a reação natural? Tentar consertar o erro, certo. É verdade. Mas e depois - se essa atitude desesperada não funcionar? Se não houver tempo suficiente para isso? Eles estão chegando para ver a causa do barulho - e você está sem alternativas e não quer apanhar! (conseguem imaginar o cenário que estou projetando? Isso lhes lembra algum fato ocorrido na infância? - Vocês devem estar se perguntando que relação isso têm com o tema. Calma - chegarei lá.) Mas - de repente - devido á adrenalina talvez (não sei a causa disso. Especialistas no assunto sabem - e eu não sou um - infelizmente...) algo vem na sua mente - uma luzinha se acende - igualzinho aos desenhos animados que assistíamos - e temos a brilhante idéia de mentir - pôr a culpa em outra pessoa/coisa/animal que esteja por perto - e eles chegam. "Mas o que aconteceu aqui?" "Quem foi que fez isso?" - e a resposta é "Foi o meu irmão!" "Foi o gato da vizinha!" - ou alguma resposta mirabolante criada pelo seu cérebro - e eles acreditam em você! Acham que somos inocentes demais para mentir! E percebemos isso. Usamos isso ao nosso bel prazer! E isso se segue até a fase adulta! Colocamos a culpa no ser mais fraco e inocente - para nos livrarmos de problemas ou pela nossa situação atual! E é isso que estas pessoas estão fazendo. Estão colocando a culpa na Dilma - proferindo palavras de baixo calão - em relação ao seu gênero. E isso é o último lugar que imaginei que a raça humana pudesse chegar. Como diria a "narradora" do livro "A menina que roubava livros”: "Os seres humanos me assombram".

Anônimo disse...

Bem - sou eu - A.A. - do comentário acima - novamente. Desculpem-me - mas quero concluir meu pensamento ! Imagine só - falar de uma pessoa ofensivamente pelo que ela é! A Dilma é mulher sim - mas não é por isso que devemos ridicularizá-la - ou se sentir no direito de achar que ela deve se "erotizar" - ela deve se vestir como ela quiser! Ela não precisa satisfazer ninguém! Só a si mesma! Se ela se sente bem com essa roupa – ela que continue assim ora bolas! Se fosse com um "macho alfa" - um "presidente boa pinta" não teria nada disso! Quer dizer - um cara se erotizando? E ainda por cima no controle do país?! Poupe-me! Todos diriam "Sai fora! Quer ser sensual - vá pra playboy!" (o engraçado é que estão falando isso não é? Por um motivo contrário (ela não ser sensual - uma senhora de 67 anos) e por ser do gênero oposto também) Porque com a mulher que têm que ser diferente? Ela governa esse país - que a meu ver - é um dos mais machistas! O que não deve ser fácil - pois os "machos" têm a visão deturpada de que todas as mulheres devem ser "Top - capa de revista" e ocupar "cargos" como satisfazer o homem e arrumar a casa. Mas o quadro está mudando! E a Dilma é uma clara demonstração disso, pois ela ocupa um dos maiores cargos do país - a primeira na história do Brasil! E ser a primeira nunca é fácil. Admiro mulheres assim - pois têm que ser forte umas 1000 vezes á mais que o homem. Nenhum presidente agüentaria essa pressão e esse desfavorável quadro político-econômico. E ela está lá - de pé - governado o país. Talvez inspirando garotinhas - que - como a Lola (por quem sinto profundo respeito - pois sei com o que ela tem que lidar com algo parecido - ou muito pior que isso) disse - podem se sentir intimidadas pelo ódio que a sociedade machista e preconceituosa está demonstrando para com a Dilma - culpando-a pela crise econômica mundial. Ei povo - que tal acordar? O "gigante que acordou" - voltou á dormir profundamente? #NãoésópelaDilma.ÉpelaDignidadeFeminina.

Anônimo disse...

A.A., faço minhas as suas palavras.

Falar mal da presidenta é fácil. Difícil é ir lá e fazer melhor que ela!!

Os homens não suportam a idéia de uma mulher com o poder máximo do país, #fato!

Unknown disse...

Segue pesquisa sobre xingamentos e gênero no TED que vai exatamente ao encontro do que é dito aqui no BLOG!

https://www.youtube.com/watch?v=6kCoRgdeNNc

Anônimo disse...

A Dilma nao é do ramo. Caiu de paraquedas na presidencia. Ela foi a ultima opção do Lula, já q todos os outros estavam envolvidos em escandalos

Anônimo disse...

99,9%, Renan?
uhauahuahauhauha
Sabe de nada inocente!
72% acham o governo dela ruim e estou nessa porcentagem. Mas querer que ela renuncie? NÃO!
E a única coisa democrática foram as eleições que fizeram dela novamente presidente. A Marina foi atacada de todos os lados, e usando a sua lógica, se ela não aguentou a pressão que mereceu, azar o dela!

Anônimo disse...

Lavem a boca antes de falar da Dilma, tucanalhas!!!

Ela não tem culpa nenhuma dessa crise mundial, na verdade esse congresso cheio de políticos corruptos são o grande problema do país!

Aprendam a analisar a política, Dilma não tem culpa se tem um congresso infestado de machistas corruptos que estão loucos pra provar pra todxs que mulher não sabe governar, mas se esquecem que ninguém governa sozinho!!

#naovaitergolpe

Anônimo disse...

Homens preferem 1000x ver o país afundar do que aceitar que uma feminista possa governar melhor que os homens. Até nisso eles são unidos!!!

Vejam só, lula fez um ótimo governo e Dilma aparentemente faz um governo ruim... O que há de comum nos governos de lula e Dilma??? Simples: o congresso, quase totalmente formado por homens!!!

Cacau disse...

Natalia, Ingrid Bezerra, A.A, Cristina, eu também sou mais pela Dilma. Não acho que está tudo como nós gostaríamos, as negociações no congresso tem sido muito difíceis e não se pode confiar nem na base aliada. Achei interessante esta comparação: http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/03/dilma-2-e-fhc-2-diferenca-na-semelhanca.html?m=1

Apoio que toda a corrupção deva ser apurada, punida e evitada. Políticos (do partido do governo, inclusive) e empresários estão sendo investigados e punidos. Eu sempre, sempre ouvi falar que desvios aconteciam, a corrupção não começou em 2003. Ainda temos muito que melhorar, até hoje não foram devidamente investigados casos como as privatições (por exemplo, a da Vale), o Proer (http://economia.estadao.com.br/blogs/joao-villaverde/a-batalha-do-proer-nao-acabou-20-anos-depois/) e da operação Zelotes (http://www.cartacapital.com.br/politica/operacao-zelotes-nao-sensibiliza-justica-e-midia-diz-procurador-8913.html). Alguém gostaria de voltar a ver o dinheiro público ser empregado daquela forma?

Anônimo disse...

"Ela não tem culpa nenhuma dessa crise mundial,"

Engraçado é que se o Aécio tivesse vencido as eleições o discurso seria bem diferente.

Cão do Mato disse...

Anônimo das 15:30, a redução da velocidade nas Marginais realmente está se mostrando uma coisa boa. Mas isso não dá direito ao Haddad (e nem a qualquer outro prefeito) de ferrar com as áreas de manancial. Permitir construções na beira da represa é o fim da picada! A alegação da prefeitura de São Paulo é de que "apenas" 20% da área será ocupada por moradias. Não devia ser nem 1% !! Além do mais, só gente muito bobinha prá achar que os Sem Teto vão ficar nos 20%, né?

Anônimo disse...

Eu só acho que ele é burra e quem fala PRESIDENTA também. Entendeu "doenta".

Anônimo disse...

Anônimo de 21/08 22:08

Sou homem, sou contra ofensas misóginas a Dilma e contra essa onda de impeachment pq não vejo fundamentos concretos, mas não dá pra chamar de golpe já que é uma possibilidade constitucional. Agora, dizer que a Dilma é competente... putz, aí não dá né, o 1º mandato dela foi uma desgraça , que só se manteve pq o Brasil surfava numa onda de bons preços de commodities, mas a festa acabou e a "gerenta" não parece ter a mínima ideia do que está fazendo. E colocar toda a culpa na crise mundial é bem hipócrita, desculpe (basicamente o PT vem dizendo que a culpa é de todo mundo, menos dele).

Anônimo disse...

Dilma é uma péssima gestora, ela não consegue articular alianças, os aliados estão se voltando contra o governo dela. Eu não sou de esquerda mas reconheço que Lula foi um bom gestor, ele conseguiu articular alianças durante seu governo.
Existem erros graves de comunicação no governo Dilma, o governo precisa manter um dialogo com a população e os seus aliados, coisa que não está acontecendo.






Senna.

Anônimo disse...


Sou professora de História votei na Dilma e tenho críticas, mas gostaria de enfatizar alguns pontos.

a) Vejo uma direita raivosa com várias vertentes que tem de monarquistas a indivíduos que defendem o golpe militar, eles trazem instabilidade ao país, através das redes sociais realizaram um revisionismo histórico onde as vítimas viraram vilões, estou vendo a hora deles pregarem que os negros foram responsáveis pela escravidão. Movimentos de direita que pisam na esquerda mas ignoram as acusações em cima de Eduardo Cunha

b) Vejo a crise ser agravada pelo analfabetismo político do povo brasileiro tudo é culpa da Dilma, as pessoas não entendem que existem 3 poderes e o Brasil elegeu o pior congresso nacional de sua História.

c) Os casos de corrupção hje são investigados e vejo a esquerda sendo exposta e a privataria tucana jamais foi.

Anônimo disse...

O termo presidentA está correto sim anom das 13:29, vá pesquisar e se informar melhor. Todo "coxinha" escroto gosta de posar de intelectual de boteco criticando o termo presidentA e acusando de ser errado, mas não é, este termo é correto sim e existe na língua portuguesa desde o séc XIX. http://revistalingua.com.br/textos/62/presidente-ou-presidenta-248988-1.asp http://www.portugues.com.br/gramatihttp://revistalingua.com.br/textos/62/presidente-ou-presidenta-248988-1.aspca/a-presidente-ou-presidenta-qual-das-formas-devemos-utilizar.html http://www.portugues.com.br/gramatihttp://revistalingua.com.br/textos/62/presidente-ou-presidenta-248988-1.aspca/a-presidente-ou-presidenta-qual-das-formas-devemos-utilizar.htmlultimosegundo.ig.com.br/educacao/presidenta-existe-na-lingua-portuguesa-desde-1872/n1597210547562.html

Anônimo disse...

Esses ditos "monarquistas" querem de volta é a monarquia brasileira do séc XIX. Muita gente se engana com o discurso deles sobre países desenvolvidos com monarquias porque o que eles menos querem no Brasil é uma monarquia estilo Suécia, Dinamarca. Noruega ou Holanda.

Anônimo disse...

Tem neonazistas falando que foram os judeus os maiores responsáveis pela escravidão africana no Brasil. Apesar de que muita gente da extrema esquerda detestar judeus (por coincidência tem algo em comum com os neonazis), para muitos neonazistas deve ser um pulo passar a acusar os próprios africanos pela escravidão, aliás muitos já fazem isso repetindo que tribos africana escravizavam e vendiam escravos. Não que isso possa ser alguma mentira, mas usam muito isso pelo o interesse de invalidar todos os crimes de racismo.

Anônimo disse...

Dilma não tem culpa disso aí....

Vejam o nosso congresso, como tem corruptos.
Além disso, nada consegue me convencer que não foi o próprio Lula quem armou tudo isso pra Dilme.. ele queria colocar uma mulher para governar, para depois colocar todos os problemas nas costas dela, como se mulher fosse incompetente.

Além disso, ele tinha a ilusão que, colocando uma mulher na presidencia, ele poderia controlá-la e continuar governando....

donadio disse...

"Olha, pelo tempo que acompanho este blog, sempre achei que o Donadio era quem trazia as contribuições mais interessantes ao debate. Mas, de uns tempos pra cá, não sei o que aconteceu que ele não está aceitando nenhuma opinião contrária..."

A idade faz a gente ficar menos paciente com certas coisas.

Mas neste post nem rejeitei a opinião de ninguém. Apenas comentei (de forma extremamente superficial) o sistema político da Arábia Saudita. Para pontuar que, por pior que seja a nossa democraciazinha (e por piores que sejam as democraciazinhas da Europa, da Anglosfera, ou da América Latina), um regime semifeudal como o da Casa de Saud é bem pior).

Isabela_BC disse...

Caraca, ADOOOREI esse texto! Você falou tudo q eu penso sobre isso e assino embaixo mil vezes. As pessoas podem ter a opinião politica que quiserem, achar o governo uma m@ e tudo mais, mas por favor vamos ter respeito pela MULHER Dilma. Não aguento quando vejo ela sendo ofendida dessa forma tão baixa e sexista, eu fico muito indignada. Vendo esse tipo de comportamento sei que ainda temos um longo, longuíssimo caminho até extirpar esse machismo ridículo da sociedade.