segunda-feira, 27 de julho de 2015

A CHINA, SEMPRE A CHINA

Lolinha no Templo do Céu, em Pequim

Tour pela Uuniversidade de Peking com
Pay, Felipe, Luiz, Pablo, Luã, Lucas,
Sarah e Emma (eu meio no meio)
Voltei ontem da China após uma jornada de 40 horas entre aviões e aeroportos, mas ainda quero escrever muito sobre esse país impressionante, se me permitem. Foi realmente uma viagem inesquecível, única. Amei. E acho que sempre que conhecemos um novo país, uma outra cultura, podemos refletir mais sobre a própria realidade em que vivemos.
Chato é ter que ler algum comentarista anônimo dizendo que "estou fazendo propaganda da China". Como se a China, o país mais populoso do mundo (1.4 bilhões de habitantes: 19% da população mundial é chinesa), o terceiro maior país geograficamente, a segunda economia do planeta, que já já vai passar os EUA, precisasse de propaganda (ainda mais vinda de uma blogueira). Como se eu não tivesse o direito de falar de um país que acabei de conhecer e que me conquistou totalmente. 
Luiz, eu e Emma (seu nome ocidental)
em frente ao lago da PKU
Eu não sabia praticamente nada sobre a China, e continuo sabendo bem pouquinho. Mas passei 21 dias de atividades culturais e acadêmicas intensas (patrocinadas pelo Banco Santander no seu excelente programa Top China), conversei com vários chineses (em inglês, óbvio), assisti a ótimas aulas dadas por professorxs de uma das melhores universidades chinesas, a Peking University, e, bem, é todo um mundo novo que se abriu pra mim, e que quero compartilhar com vocês. 
Eu e Vitor no centro
aquático do zoo de Pequim
Sem preconceitos. Leiam com a mente aberta. Sugiro aos reaças esquecerem que a China é um país comunista, porque não é, ou melhor, é, mas apenas politicamente. Economicamente, é capitalista selvagem. Na realidade, me pareceu que os chineses não estão nem aí se o país deles é comunista, capitalista, whatever. Eles (assim como todos nós) só querem ter uma vida melhor. E "melhor", pra muitos deles, significa mais consumo. E lógico que tudo isso interessa muito ao Brasil, pra quem a China já é o maior parceiro comercial.
Todas as chinesas com que conversei foram unânimes em dizer que a situação da mulher na China mudou muito, e que é um erro vê-las como submissas. Elas acham que machismo e discriminação existem, mas muito mais nas províncias afastadas que em metrópoles como Pequim e Shanghai. Todas elas, porém, falam do "glass ceiling", o teto de vidro, um termo feminista designado para mostrar que, apesar de parecer que temos oportunidades sem limites no emprego, há barreiras que nos impedem de "chegar lá". As jovens chinesas com que falei sentem que não têm oportunidades iguais no trabalho.
De resto, elas parecem ter algumas vantagens sobre nós. Tipo: é proibido erotizar mulheres na mídia. Na China não se veem outdoors de jovens nuas ou seminuas posando para vender produtos. E lógico que existe pornografia, mas ela é toda clandestina. 
Eu posando com uma noiva
tradicional no Templo do Céu
Outra coisa: um cara dizer uma grosseria na rua pra uma mulher é raríssimo. Um aluno me contou que, quarenta anos atrás, isso era até crime. Mas a criminalização passou e ficou o costume de que não se deve falar com uma estranha, ainda mais sobre algo sexual. Se isso acontecer, segundo o aluno, é perfeitamente aceitável que a mulher dê um tapa no cara. E nunca que ele vai revidar, porque ele é quem errou em primeiro lugar. 
Pichação típica em SP
Ah, me chamou demais a atenção não ter visto uma só pichação em 21 dias de China. Nenhum prédio ou muro pichado. Alguns muros com arte eu vi, mas nada daqueles rabiscos que tanto enfeiam nossas cidades. Me perdoem os que pensam que pichadores são grandes rebeldes se apropriando de um espaço público que não lhes pertence. Pra mim, são só gente tentando marcar território com sujeira. 
Bom, semana passada fomos à Cidade Proibida, em Pequim, e fiquei maravilhada. É enorme, tem que andar muito, e embaixo do sol, e o lugar é lotado, cheio de turistas (a China é o quarto país mais visitado do mundo; a França é o primeiro; o Brasil, apesar de todos os nossos encantos naturais, é somente o número 40) e excursões de escolas chinesas. Mas amei o passeio. Vale a pena ir com uma boa guia, que vai te explicar tudinho.
Só que decidi fazer uma pergunta na terceira vez que a guia mencionou yin/yang, exemplificou com masculino e feminino, e elogiou a harmonia e o equilíbrio. Disse pra ela que, em alguns lugares, existe uma crítica a essa oposição binária, que de repente feminino e masculino não são opostos, e se essa manutenção da “harmonia” não poderia ser vista como a manutenção do poder, do status quo. Ela respondeu que isso é muito tradicional, e um outro chinês que estava próximo emendou que eles veem homens e mulheres como diferentes, mas sem que um seja superior ao outro. 
Eu na Cidade Proibida. Foto da doce
Fernanda
Como conheço bem essa lenga-lenga aqui no Ocidente (religiosos sempre falam isso!), respondi que, se só um dos sexos pode ser imperador, se só um pode ser presidente, se só um pode ser primeiro-ministro, e se ao outro sexo cabe o título de “mulher oficial do imperador”, então sim, eu acho que eles veem um sexo como superior ao outro. Eles não rebateram. 
A Cidade Proibida foi invenção de um imperador, que transferiu a capital para Pequim, 600 anos atrás. Lá ele vivia com sua esposa oficial, filhos, concubinas, e uma legião de serventes. Há várias casas dentro da cidade, e dá pra perceber quais são as mais luxuosas e importantes devido ao número de pequenas estatuetas no teto. As que têm teto duplo e nove estátuas de animais são as mais dignas do imperador.
O sistema feudal de imperadores na China acabou em 1912, e a primeira vez que a Cidade Proibida foi aberta a visitantes foi em 1925. Esse é um dos períodos que a gente menos conhece sobre a China, imagino -– essa transição entre o fim do feudalismo e o início do comunismo, em 1949. Durante esse breve tempo, a China foi uma democracia, mas o Partido Republicano perdeu força, não avançou nas questões sociais, e o Partido Comunista foi crescendo. Tudo isso ligado ao perigo japonês, que invadiu a China durante a Segunda Guerra. 
Imagem icônica, versão Lego
Conversei com alguns alunos chineses, que me contaram que a história oficial, como ela é narrada na escola, é que a Revolução Cultural foi um equívoco. Mas o “Comandante Mao” segue sendo um herói. A Praça Tiananmen (a maior do mundo, segundo a guia, e terceira maior, segundo a Wikipedia), também conhecida como a Praça da Paz Celestial (o que automaticamente nos remete ao massacre da Paz Celestial, que ano passado marcou 25 anos, e que não é citado nas escolas chinesas), 
onde está o mausoléu de Mao, tem uma cerimônia diária de erguer a bandeira que continua sendo acompanhada por milhares de chineses. Então como eles fazem pra considerar a Revolução Cultural um fracasso e ainda assim reverenciar Mao? Fácil: eles culpam quatro outros caras por traírem Mao. 
Mas talvez seja mais do que isso. Tive a impressão que os chineses não gastam muito tempo criticando personagens de sua longa história de 5 mil anos. Por exemplo, perguntei ao Vitor (seu nome ocidental), um universitário chinês querido e inteligente de 19 anos, por que não há críticas aos imperiadores. Afinal, a maioria dos imperiadores foram cruéis ditadores que mandavam e desmandavam pensando apenas em si. 
Vitor e eu no Templo do Céu
E, no entanto, parece até haver uma idolatria a todo esse passado. Só em Pequim, além da Cidade Proibida, há inúmeros pontos turísticos relacionados a imperadores, como o Palácio de Verão e o Templo do Céu, entre outros. Por isso perguntei ao Vitor: por que vocês não fazem críticas aos imperadores? E adorei a resposta dele, sincera e legítima: “Porque nós ganhamos dinheiro com eles. E porque não adianta criticar: eles se foram. Nós estamos aqui”. 

158 comentários:

Ana B. disse...

Poxa, achei muito elitismo chamar pixação de "sujeira". É a expressão artística de uma classe social. Que mancada.

Anônimo disse...

pode ser expressão de uma classe, mas continua sendo feio

Raven Deschain disse...

Pichacão é sujeira sim. Um bando de pirralhos que querem marcar território contra outras gangues. E sou pobretona miserável, antes que me chamem de elitista, mas como não sou marginal não preciso rabiscar paredes. ¬¬

Anônimo disse...

Acho que a Lola se engana com relação às pichações, no início era sim uma cultura marginal que buscava criticar o sistema, haviam umas certas regras de conduta entre os pichadores e o mais importante era transmitir uma mensagem e não simplesmente demarcar território (o que fazia sentido naquele primeiro contexto), agora a coisa descambou de vez e hoje nenhum pichador tem haver com aqueles antigos, os costumes mudaram e também as condutas.

A título de curiosidade sugiro pesquisarem sobre os Sonecas e os Dormem Sujo.

Anônimo disse...

"Comandante Mao" 60 milhões de mortes, dá um pulinho no Tibet Lola, e veja a opinião deles.

Laryssa disse...

Nossa me deu uma vontade enorme de conhecer a China.

Anônimo disse...

grafite =/= pichação

Anônimo disse...

Lola, por que tu nao fala que as chinesas precisam do feminismo? Por que tu nao fala que a china é um pais misogino? Ja que eles dao preferencia do filho unico e mataram um monte de meninas.

Ai tu sabe que o bicho pega!

Anônimo disse...

Não suporto essa hiperssexualização da mulher brasileira. Teve uma outra propaganda da verão tão ridícula que até os homens falaram mal, a verão saia do mar e o homem começava a ficar todo exitado, isso com a mulher do lado, eu não quis ver até o final, mas dei um look nos comentários e parece que ninguém tinha gostado. É muito desrespeitosa a forma como as mulheres são vendidas literalmente.


Sobre o Ying & Yang: não gosto desse significado do feminino: negativo, feminino, passivo e o homem é o positivo, ativo.

Boas vindas!

Lola Aronovich disse...

Ué, anon, eu acho que a China e todos os países do mundo (até os nórdicos) precisam do feminismo. E a China (e todos os países do mundo) TEM feminismo. Mas estou passando o que conversei com várias chinesas, muitas delas feministas. E ainda vou escrever muito mais sobre isso. Mas vc está desinformado quando diz que "eles dão preferência ao filho único^. Não é questão de "dar preferência". Desde 1979 impera a regra do filho único, que só foi aliviada recentemente. Isso criou toda uma geração de filhos únicos. E sim, na Índia e China abortam-se muitas meninas. Mas as chinesas com quem falei nao veem isso como uma realidade em Pequim e Shanghai. Quero escrever um post só sobre isso do filho único, porque é muito instigante.

André disse...

Ana B.

A pixação é a expressão artística de uma pequeníssima parte de algumas classes sociais. Mas não deixa de ser violenta e burra.

Raven Deschain disse...

grafite =/= pichação (2)

Ingrid Bezerra disse...

Adorei a postagem! <3

Por favor Lola, continue a postar mais sobre a China. Não dê importância para as besteiras que qualquer troll possa dizer. Necessito saber mais para que eu me sinta estimulada a algum dia conhecer a China.

Ah, por favor, pichação (ou pixação, não sei como se escreve ao certo, hihihi) não é arte. Que merda de arte é essa que prejudica tanto as pessoas?! Cansei de ver casinhas lindas, recem construídas serem tristemente alvos desse vandalismo... Por mais que haja uma história, um sentimento, etc por trás desse ato, é de bom gosto que os tais "artistas" considerem que prejudica mais do que ajuda. Se fosse mesmo uma coisa tão amor, eles fariam em suas próprias casas.

Qualquer arte ou cultura que passa a ser prejudicial para a sociedade deve ser banida completamente. Penso que é o mesmo caso das touradas e farras do boi. É arte, é cultura, mas é ruim e repulsiva, logo merece a extinção.

Beijos acalorados :****

Anônimo disse...

1- Economia que vai "já já" superar a dos EUA... hahaha vai nessa!
2- Que bacana o relato, estou com viagem marcada para a China no fim do ano, contando os dias, e confesso que só pensava na Great Wall, agora fiquei muito interessada na Cidade Perdida. Mas... Tomara que não tenha uma chata querendo bater boca com o/a guia pra pagar de espertona no oriente!

(Nic)

Anônimo disse...



Outdoors assim eu já CANSEI DE VER nas ruas, devia ser PROIBIDO logo. Não é só porq não andamos de burca que queremos ser expostas como carnes no açougue. isso é um ponto do machismo se não se cobrem então vamos expor elas

Anônimo disse...

grafite =/= pichação

Um comentário elitista vindo de um blog cis branco classe média não é nenhum espanto.

Anônimo disse...

o post tá ótimo aí vem uma galera sem noção falar de grafite, sejam -

Anônimo disse...

Ingrid Bezerra

Como eu falei, antigamente pichação era um lance mais consciente, ninguém ia estragar a casa de ninguém, a preferência eram prédios abandonados ou repartições públicas por motivos de protestos, os caras das antigas a maioria já morreu mas enquanto vivos nunca apoiavam essa atitude dos mais novos de estragar a poluir a cidade. O que esses moleques fazem hj em dia não é pichação de verdade.

Anônimo disse...

quer dizer que elas se dizem feminista que legal é mais que no Brasil sabe-se dizer?

Valéria Fernandes disse...

Olha, Lola, o governo do Kuomitang - esse que derrubou "oficialmente" a monarquia - era tudo, menos democrático no sentido que a maioria de nós daria à palavra e, bem, nunca teve controle do toda a China. Aliás, além dos japoneses, tanto comunistas, quanto os nacionalistas do Kuomitang tinham como inimigos os Srs. da Guerra, que seriam o mais próximo dos nossos senhores feudais europeus. Quando derrubaram o império, sem tirar o imperador menino da cidade proibida, a briga foi feia e o Kuomitang nunca conseguiu controle do território inteiro.

Anônimo disse...

Pq a Ingrid Bezerra tirou uma foto deitada com um monte de legume e verdura?

Anônimo disse...

Pq a Ingrid Bezerra tirou uma foto deitada com um monte de legume e verdura?

Pra idiota curioso perguntar.

donadio disse...

grafite =/= pichação (3)

donadio disse...

"Olha, Lola, o governo do Kuomitang - esse que derrubou "oficialmente" a monarquia - era tudo, menos democrático no sentido que a maioria de nós daria à palavra"

De fato, só era "democrático" no sentido em que a Arábia Saudita é "democrática" - isto é, aliada dos Estados Unidos.

Anônimo disse...

Lola, so faz uma postagem falando do filho unico na china, certo? Falar aqui no 'brasiu' que é terra de bundao é facil.

Outra coisa, o feminismo (que é um machismo elitista) nunca vai surgir na china, pois la a supremacia feminina ja é realidade, é o paraiso das mulheres e o inferno (da maioria) dos homens.

Duvido que as chinesas reivindiquem melhores ganhos, pois a vida delas deve ser muito facilitada, pois ha centenas de milhoes de homens a mais, e as chinesas (e as asiaticas em geral) 'envelhecem' melhor do que qualquer outra mulher pelo mundo. Esse tempos, vi foto de algumas mulheres asiaticas em torno dos 40 anos, com aparencia jovial, bem diferente das brasileiras, que tem 20 e tantos e ja estao (maioria) uns cacos.

Anônimo disse...

esse blog só tem comentário fúteis tirando um ou outro, o povo não sabe falar.
baixo QI.

Anônimo disse...

bem diferente das brasileiras, que tem 20 e tantos e ja estao (maioria) uns cacos.
QUE MENTIRA SEU OTÁRIO AS LATINAS E NEGRAS, TEM UMA PELE BEM FIRME DIFERENTE DA EUROPEIAS, CHUPA SEU BUNDÃO RECALCADO.

Anônimo disse...

pois la a supremacia feminina ja é realidade, é o paraiso das mulheres e o inferno (da maioria) dos homens.

que bosta véi como falaram até o ying yang tem a supremacia masculina o homem sempre ativo e mulher passiva, fora o que a Lola falou dos imperadores, seu burro não lê nada e tira conclusões preciptadas tinha que ser omi mesmo.

Anônimo disse...

"QUE MENTIRA SEU OTÁRIO AS LATINAS E NEGRAS, TEM UMA PELE BEM FIRME DIFERENTE DA EUROPEIAS, CHUPA SEU BUNDÃO RECALCADO."

As negras, eu reconheço, mas as latinas tu forçou a barra nao é?

Anônimo disse...

17:42
falou o instituto das vozes me disseram, acha que conhece a mente feminina mas já sei que é homem
não a mulher não é naturalmente passiva, passiva é não ter atitude e isso muitas tem por mais que não queiram, só porquê o mundo quer que as mulheres sejam assim não quer dizer que são.


Latinas forcei a barra não querido se der uma olhada nas mulheres latinas vai ver o que estou falando latinas tem a pele mais firme, deu pra ver que não sabe nada sobre mulher mesmo então cala a boquinha aí vai.

Anônimo disse...

Porque os homens vivem falando que as mulheres são utilitaristas e interesseiras mas ao mesmo tempo querem uma mulher que não trabalhe?

André disse...

Gente, que discussão surreal. Primeiro que a firmeza ou não da pele de uma mulher nem deveria ser uma questão. Segundo que, a menos de algum problema de saúde, mulheres de qualquer cor tem a pele firme aos 20 anos.

donadio disse...

"Porque os homens vivem falando que as mulheres são utilitaristas e interesseiras mas ao mesmo tempo querem uma mulher que não trabalhe?"

Sabe quando você tem treze anos e se apaixona por astro de cinema ou de bandinha de rock? Gente que você nunca vai ver de perto na vida? Então, é mais ou menos o mesmo mecanismo de defesa: o cara quer uma mulher perfeita que não existe, assim fica explicado por que ele não se relaciona com nenhuma mulher de carne e osso.

Até a adolescência é mais ou menos normal, depois disso, começa a ser patologia.

Anônimo disse...

"QUE MENTIRA, CHUPA SEU BUNDÃO RECALCADO"
"que bosta véi, seu burro tinha que ser omi mesmo"
"forcei a barra não querido, cala a boquinha aí vai"

Olha o nível do debate, é a educação do PT mostrando a cara

Anônimo disse...

tem uns que se for pro inferno vai dizer que a culpa é do PT.

Anônimo disse...

Educação do PT? Que eu saiba estamos no começo do 4º mandato do PT no poder. Os comentários são de pessoas com quantos anos? 12???????

Anônimo disse...

" Anônimo disse...

17:42
falou o instituto das vozes me disseram, acha que conhece a mente feminina mas já sei que é homem
não a mulher não é naturalmente passiva, passiva é não ter atitude e isso muitas tem por mais que não queiram, só porquê o mundo quer que as mulheres sejam assim não quer dizer que são.

Latinas forcei a barra não querido se der uma olhada nas mulheres latinas vai ver o que estou falando latinas tem a pele mais firme, deu pra ver que não sabe nada sobre mulher mesmo então cala a boquinha aí vai.

27 de julho de 2015 17:47"

Se tu nao é passiva, duma coisa tenho certeza, ou tu é heterossexual rejeitada ou é homossexual. Boa parte das mulheres estao no seu auge na faixa dos 20 e poucos anos, eu afirmei que as asiaticas envelhecem melhor que as outras mulheres.



"Anônimo disse...

Porque os homens vivem falando que as mulheres são utilitaristas e interesseiras mas ao mesmo tempo querem uma mulher que não trabalhe?

27 de julho de 2015 17:50"

As mulheres que sao interesseiras, sao assim pois o sistema quer isso, se existem mulheres utilitaristas é porque existem 'homens-utilitarios'. So existe a presa pois existe o predador.

Anônimo disse...

o que é ser passiva? ficar parada esperando macho, eu não sou isso não nem na hora H.
E deixa de ser burro o que uma coisa tem haver com a outra fala fala e não diz nada, agora aceita que dói menos.

Anônimo disse...

Vem aqui pra tentar tirar o foco do post, com seus achismos para que já deu, quem tá bancando carente rejeitado aqui é você, que não aceita que as mulher podem não ser passivas e continuar sendo mulheres.

Donna Nyckynha disse...

esse troço do ying yang é colocado de forma errada.Pode existir tipos energicos duais mais colocar feminino=passivo masculino=ativo
epa epa epa.



e pichadores,vao pichar os outdoors.Nao nossas casas.
Grafite é art.vcs nao.

Anônimo disse...

Anonimo das 18:44, diga-me, qual sistema que lucra com mulheres interesseiras? E o que os homens "utilitarios" lucram com isso?

Anônimo disse...

Não percam o tempo de vocês discutindo com um troll, deixem ele escrevendo para as paredes ate amanhecer.


Esse troll ai, pelo tom do texto dele acho que um babaca, que antes se identificava como Claudio, com ele não adianta argumentar, só ignorem ele.


Jonas Klein

Aninha disse...

Gostei do texto! Tenho muita vontade de conhecer a China, apesar que confesso um pouco de medo. Pode ser paranoia minha, mas ser mulher me faz sim ter medo de viajar para vários lugares do mundo.

E quanto a falar da sua viagem: Lola, o blog é seu, escreva o que quiser ;)
O resto que discorde.

Nelia disse...

grafite =/= pichação (4)

Traduzindo para quem não entendeu: grafite não é o mesmo que pichação.
E mais:
Grafite=arte
pichação=vandalismo

Nelia disse...

Com relação à política do filho único e o costume de dar preferência aos homens, estão misturando duas coisas. Uma é costume e tradição retrógrada da China que existe à muito tempo. A preferência pelo filho mais velho menino é porque ele terá a incumbência da cuidar dos pais quando idosos, já comentaram isso em outro post. Então esse filho era melhor cuidado, melhor alimentado. Numa família que enfrentasse dificuldades, períodos de fome, etc, a menina mais nova da prole era a que recebia menos ou nenhuma comida, as vezes deixada para morrer. Não existia política ou tradição de filho único na China anterior ao comunismo, mesmo porque no interior, nas regiões agrícolas as famílias precisavam de prole grande para ajudar no trabalho. Existia a valorização do homem e consequente desvalorização da mulher. A política de filho único implantada pelo regime comunista "pegou" nos grandes centros, nos confins das regiões agrícolas os costumes não mudaram muito. Juntando a imposição de filho único com a tradição de se priorizar filho homem, nas grandes cidade há maior quantidade de homens do que mulheres.

Anônimo disse...

Mudar pra China ninguém quer, né???

Anônimo disse...

Sei lá, ainda sem vontade de visitar a China, mas quem sabe um dia. (Mandarim é legal)
Concordo quanto a pixação.

Quanto a esse negocio de Yin/Yang, na boa, deixei de ouvir homem esotérico há semanas, só trazem veneno para a vida de mulher. Só um dos milhares de exemplos que posso citar:

Ordem esotéricas masculinas pregam o individualismo, o progesso, vários estudos variados. NUNCA vi eles citaram um texto ou priorizarem "ser pai", eles admitem que faz parte de ser homem, mas nunca vi soltaram uma frase sequer sobre isso nas ordens.

Ordens femininas só fica nessa merda de "Somos mães de tudo e todos", que mulher é yin/passivo e sempre será, todos os rituais giram em torno de todas as coisas que machista diz ser "privilégio" nosso.

Todos que encontrei não dividem trabalho domésticos, muitos deles reaças assumidos, mas sempre dizem o quanto é maravilhoso ser "passiva" e que invenjam nossos dons.

É só ver o Marcelo DelDebbio, hipocrisia braba em textos.

Vicky

Anônimo disse...

19:39, eu ainda acrescento mais, as ordens femininas de ser mãe só funciona se for casada e submissa, mãe solteira que cuida dos filhos sozinha sem nenhum homem por perto nenhum esoterismo apoia. E essas mesmas culturas/religiões patriarcais que relegam a mulher somente a familia dizem que a mulher fica impura quando dá a luz.....parece que nem o parto é visto com bons olhos.

Juba disse...

Jonas, acho que te vi domingo. Ou era alguém muito parecido. Você foi ao teatro?

Anônimo disse...

A utilidade do homem nao envelhece, mas a aparencia da mulher utilitarista sim.

Anônimo disse...

Se é a mulher a interesseira, então porque que a familia da noiva que tinha que dar um dote a familia do noivo?

Anônimo disse...

Qual é a utilidade do homem 20:29 ? Se for a grana, qualquer crise, demissão no emprego que não traga dinheiro suficiente para casa, não envelhece mas desaparece.

nadiaschenker disse...

Lola, adorei seu post. Ah, se só tivéssemos posts seus no blog... Nunca tive interesse em ir pra China, mas confesso que agora vc conseguiu despertar minha curiosidade... Mochilar na China... Hummm

Anônimo disse...

Juba eu não fui ao teatro este fim de semana, era só alguém bem parecido mesmo.

Além disso tenha em mente que moro no RS.


O Anon 20:27

Pelo visto esse não tem nada para fazer na vida mesmo.


Jonas Klein

Anônimo disse...

Anonimo das 20:27, interessante para você seria apenas um eufemismo para bonita e gostosa? Se os homens em geral só se casam por causa da aparência da mulher então não vejo nada errado nesse caso da mulher se casar por dinheiro. Dois interesseiros juntos.

Donna Nyckynha disse...

oxi

o jonas klein nao mora no ceara?

Anônimo disse...

normalmente as pessoas ficam com pessoas da mesma classe social, esse papo de mulher pobre casar com ricaço e pura ficção raramente acontece. Ninguém tem culpa que esses mascus mal consegue pegar mulher da classe social deles e tem que recorrer a putas

Anônimo disse...

Donna Nyckynha

Não, eu moro no RS.


Anon 21:17


"Sergio Moto" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu também cometo os meus erros de digitação, mas esse foi engraçado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jonas Klein

Anônimo disse...

Os homens cometem as maiores atrocidades e as mulheres e atribuído o negativo ate no ying yang, to cansada de ver meu genero sempre com carateres negativos, como e ruim ser mulher nessa sociedade.

Patrick disse...

Bom, pra quem quer conhecer um pouco mais sobre a política e a economia da China contemporânea, eu recomendo o livro The Party, do jornalista inglês Richard McGregor (Financial Times). Vou escrever este comentário com base nos dados desse livro (de 2011).

Se raciocinarmos em termos econômicos, sim, a China ainda é um país comunista. A iniciativa privada "pura" não chega a 20% do PIB. Nas empresas que constituem 80% da economia, há participação pública (de cooperativas e outras formas de associação coletiva) ou estatal (governos local, regional ou nacional).

As terras também pertencem ao Estado. O interessante é que essa é uma das razões para a baixa carga tributária. Exemplifico com o caso de estradas e ferrovias. Como as terras são públicas, não há ninguém para indenizar por sua construção. Após a construção destas, seu financiamento é pago com leilões das terras à beira das estradas e estações ferroviárias, que com a construção da infraestrutura se valorizaram imensamente.

A maioria das cidades não cobra IPTU porque a maior parte de suas receitas vem da venda de terras para empreendimentos imobiliários. Essa é uma das "bolhas" que o país vai ter que enfrentar nos próximos anos, porque o crescimento urbano não é eterno os municípios dependem dessas receitas pra funcionar.

A corrupção - institucional ou não - está disseminada e também é instrumentalizada para manipular a opinião pública. A corrupção "institucional" é composta pelas mordomias. Apesar dos salários mais altos nos órgãos públicos, forças armadas e partido comunista não superarem os 1,5 mil dólares, praticamente todos os altos cargos em Pequim desfrutam de estilo de vida diferenciado, com carros de luxo com motorista à disposição, além de serviçais (bem, até aí não muito diferente dos nossos tribunais ou forças armadas).

A instrumentalização da manipulação da opinião pública pelas notícias de corrupção acontece tal como no Brasil, com o uso da imprensa para as disputas políticas internas (exemplo: as famosas notícias dos corruptos executados com a bala "paga" pela família).

O caso mais famoso e exemplar é caso de Bo Xilai, que chegou a integrar o comitê permanente do politburo central do Partido Comunista (conselho composto por entre 5 a 9 membros e principal órgão deliberativo do país) e foi governador de uma das principais cidades-estado do país (Chongqing, com 17 milhões de habitantes). Ele promoveu uma espécie de "Operação Lava-Jato" chinesa e acabou caindo em desgraça depois que o seu vice, Wang Lijun, tentou pedir asilo no consulado americano e acabou por se entregar às autoridades chinesas, delatando Bo por corrupção e acobertamento de assassinato.

Então é isso, um país com defeitos e virtudes - guardadas as diferenças entre os sistemas políticos e econômicos - bem parecidos com os do Brasil.

Anônimo disse...

Mas as mulheres tão fazendo por onde, viu 21:41???

Veja a Dilma por ex, fazendo merd@ atrás de merd@.

Anônimo disse...

Dilma não e nada perto de Fernando Collor entre outros que desculpa esfarrapada

Anônimo disse...

Não é só a dilma que está fazendo merda, mas vários ministros dela também. E sim, se você comparar quem fez o maior numero de atrocidades entre mulheres e homens, os homens "ganhariam" de lavada. Isso, sinceramente é algo inegavel pela historia da humanidade.

Anônimo disse...

A pichação deixará de ser "uma expressão artística de uma classe social" para se tornar vandalismo quando for com você, que arduamente construiu sua casa, escolheu a cor e material da fachada, pagou a mão-de-obra cara e acorda no dia seguinte com ela totalmente destruída com "pura expressão de arte".

Anônimo disse...

"Anonimo das 20:27, interessante para você seria apenas um eufemismo para bonita e gostosa? Se os homens em geral só se casam por causa da aparência da mulher então não vejo nada errado nesse caso da mulher se casar por dinheiro. Dois interesseiros juntos."

Verdade, porem a aparencia perde valor com o tempo, ja o dinheiro nao, dessa forma afirmo que as mulheres interesseiras estao sendo usadas.

Anônimo disse...

Obrigada Parrick por tentar elevar o nível, não sei se funcinonou mas o que vale é a intenção.

Anônimo disse...

Desculpem se eu repetir o que já foi dito, não li todos os comentários.

Eu acho que a galera está confundindo pichação com grafite.

Pichação é vandalismo e crime!!!
Grafite é outra coisa beeeeeeeeeem diferente e é feito com o consentimento do dono ou responsável pelo local!!!

Aqui vai o que diz a lei:

Art. 65 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Art. 65. Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano: (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011)

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011)

§ 1o Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 12.408, de 2011)

§ 2o Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional. (Incluído pela Lei nº 12.408, de 2011)

Na minha antiga universidade os muros foram grafitados com temas sobre ciências e tecnologia!!! Todo mundo adorava!!!

Jane Doe

Anônimo disse...

A Lola vai na China e a bolsa de Xangai cai 8 pontos, putsa oe frio

Anônimo disse...

Uê, omi tem que ter algum tipo de atrativo, esteticamente todos vocês estão longe de serem bonitos, socialmente são uma doença, então tem que pelo menos serem úteis de alguma forma.
Falar nisso e o lote, já carpiu?

Anônimo disse...

Grafite é feio do mesmo jeito.

donadio disse...

"Mudar pra China ninguém quer, né???"

E por que alguém deveria querer mudar para a China?

Sem saber mandarim seria simplesmente loucura.

Aprender mandarim custa tempo, energia e dinheiro. Por que alguém aprenderia, se não tivesse algum motivo muito forte para ir para a China? E que motivo muito forte alguém que não sabe mandarim teria para ir para a China?

**********************************

E de onde saem essas dicotomias malucas, em que se você não odeia ou despreza radicalmente um país, você é um hipócrita se não fizer imediatamente as malas pra se mudar pra lá?

Aula de lógica mandou lembranças...

Raven Deschain disse...

Grafite é bonito anon. Aqui em Curitiba tem uns lindões do Ray Charles e do Jack Torrance.

donadio disse...

"Educação do PT? Que eu saiba estamos no começo do 4º mandato do PT no poder. Os comentários são de pessoas com quantos anos? 12???????"

Não adianta, esse pessoal acredita piamente que o Brasil foi descoberto/o mundo foi criado em primeiro de janeiro de 2003.

Se pelo menos lessem a Bíblia, saberiam que antes "era o caos". Mas nem isso parecem ter capacidade de ler. Ou acham que quem escreveu a Bíblia foi o PT também, sei lá.

Anônimo disse...

Jane Doe

Quem não tá entendendo é você, pichação é arte e cultura também, mas como não é da elite branca da qual vc faz parte então pra você é vandalismo, é crime...é isso ou aquilo, vá com seu argumento legalista pra China, eles gostam de pessoas como você.

Podem chorar, os moleke do corre vão continuar pertubando o sistema, vocês gostem disso ou não.

donadio disse...

Grafitti:

http://images4.fanpop.com/image/photos/21500000/Grafitti-pics-grafitti-addict-21508328-1024-768.jpg

Pichação:

http://1.bp.blogspot.com/-KdKmH82cBIU/UoRIlGecKYI/AAAAAAAAFsg/Xl8nitsV3P4/s1600/picha%C3%A7%C3%A3o+s%C3%A3omanuelense.JPG

Vicky_ disse...

Esse anon do "feminismo elitista" vive aqui, se ficasse trabalhando para se tornar o bilionário que tanto idolatra ao invés de ficar trollando na Internet ao menos não seria um total desperdício de matéria e energia para o universo.
Honre seus ídolos, aprenda a fritar seu próprio ovo.

Anônimo disse...

donadio

Chore a vontade, pixo é arte sim, aliás muitos tipógrafos gringos bem a SP para estudar os vários tipos de pichações diferentes para fabricar as "letrinhas" que aparecem no seu iPad.

Vicky

Chora mais que daqui do alto do prédio não dá pra ouvir, e larga de ser babaca, eu sei me virar tenho minha vida, não dependo de ninguém, vc é uma pirralha que fica botando mala na internet, quem será que não sabe fritar ovo? Belo argumento.

A gente incomoda os burgueses e isso é uma delícia.

Anônimo disse...

Isso ai moleke doido e se encostar em nóis vai ter que pagar pena alternativa e se matar um de nóis vai pagar multa igual aqueles homem tiveram que pagar e não adianta matar ou prender que a gente vamos se multiplicar mais e mais.

Já era, é tudo nosso, tá dominado geral. Burgues chora.

Anônimo disse...

"Podem chorar, os moleke do corre vão continuar pertubando o sistema, vocês gostem disso ou não."

É verdade, o "sistema" tá muito incomodado mesmo...

(ironic mode)

Anônimo disse...

Mobral urgente.

Anônimo disse...

A arquitetura das casas é linda. A China nunca me atraiu, mas é interessante ler diversos aspectos da cultura de lá, até e como é o feminismo lá. Sempre achei que esse fosse um país mt rígido e as pessoas sérias demais, conservadoras. Por isso é bom ler a opinião de quem já esteve lá, pra acabar com os estereótipos rsrs

Que linda a vestimenta da noiva tradicional *-* as fotos ficaram show, dá pra ver que vc estava muito feliz, Lola ^-^

Anônimo disse...

Me lembrou aquele filme Edukators (tirando a parte da pixação) kkkk

Na boa, acho um horror a riscaria que fazem nos prédios e muros, até pq eu não entendo a maior parte do que escrevem, mas acho massa quando desenham. Já vi grafites mt bons, inclusive na minha cidade natal os muros de algumas escolas tem artes bem bonitas.

Raven Deschain disse...

Incomodando o sistema? Cês tão é dando emprego pra pintor.

Olha que bom! :D

Vicky_ disse...

Ainda não vi Edukators, mas fiquei com mais vontade agora. rsrs
Na boa, meu, eu nem sabia que o anon da pixação era o mesmo do "feminismo elitista", tem outra cara escrevendo a mesma coisa.

Problema com piralhas? Aposto que é que nem o Zero, um pós adolescente que fala como se já fosse da meia idade.


"A gente incomoda burgueses e isso é uma delícia"
Ué? Se apropriou de uma frase de feminista? Vai pagar de comunista na casa do caramba, trollzinho.

Anônimo disse...

"Esse anon do "feminismo elitista" vive aqui, se ficasse trabalhando para se tornar o bilionário que tanto idolatra ao invés de ficar trollando na Internet ao menos não seria um total desperdício de matéria e energia para o universo.
Honre seus ídolos, aprenda a fritar seu próprio ovo."

Vicky, nao chamei o feminismo de elitista, o feminismo é sim um machismo elitista, so nao enxerga quem nao quer...

Nunca fiz questao pelo excesso de dinheiro, talvez quando eu for mais velho mude de ideia.

Anônimo disse...

"Problema com piralhas? Aposto que é que nem o Zero, um pós adolescente que fala como se já fosse da meia idade. "

Nenhum, pelo contrário, mas gosto só das que são gente boa. Não as burguesinha. Tipo...você? E já tenho idade pra ser o seu pai, mas tamo aê nos corre.

"A gente incomoda burgueses e isso é uma delícia"
Ué? Se apropriou de uma frase de feminista? Vai pagar de comunista na casa do caramba, trollzinho.


Agora movimento feminista é dono de "frase", kkk. Meu Deus... e não, o movimento feminista que se apropriou disso, não foram vocês que criaram esse conceito, além de que, é um movimento elitista branco, coisa de ahn...burguês? Chora mais burguesinha, como que tá a faixada da sua casa? kkkk tá limpinha tá?

É nóis que avoa.

Raven

Que bom que tamo dando emprego pros seus parente.

Vicky_ disse...

"Sinhô", comece a artasanar menos a vida de mulheres, você sabe tanto de feminismo quanto machista sabe de mulher. Ou seja, merda nenhuma.

E caramba, qual a desses caras anônimos que vão de "muito agressivo" pra "quase sensato" do nada? Creio que a Raven estava certo quanto a analogia de Gremlis e homens.

"Que bom que tamo dando emprego pros seus parentes"
Viram? Se diz contra burguesia, mas tão hipócrita nas ofensas quanto um reação qualquer.

........

Camila D,
Verdade, o figurino da noiva é lindo, o dos casamentos japoneses também é belo. (Procura no Google)

Anônimo disse...

"Sinhô", comece a artasanar menos a vida de mulheres, você sabe tanto de feminismo quanto machista sabe de mulher. Ou seja, merda nenhuma.

Capacista nojenta.


"Que bom que tamo dando emprego pros seus parentes"
Viram? Se diz contra burguesia, mas tão hipócrita nas ofensas quanto um reação qualquer.

Que tem de hipócrita nisso burguesinha? Gostamos de saber que os parça ai tão com emprego, bom né? Sustenta a família ai a gente dando emprego, fazendo mais bem social que Fedelha que fica o dia todo na net e que faz porra nenhuma além de estudar, mas paga de "ativista".

Coisa de branca classe mérdia.

Anônimo disse...

"Anônimo27 de julho de 2015 21:58
Não é só a dilma que está fazendo merda, mas vários ministros dela também. E sim, se você comparar quem fez o maior numero de atrocidades entre mulheres e homens, os homens "ganhariam" de lavada. Isso, sinceramente é algo inegavel pela historia da humanidade."

Mas quem escolhe os ministros? Não seria a presidanta????

É cada uma...

Anônimo disse...

Oi Lola!!!
Que delícia relembrar um pouquinho da desse intercâmbio através das suas fotos e comentários, adorei!
Eu não tive a oportunidade de te falar isso pessoalmente lá na China, mas já tinham me indicado seu blog quando comecei a me interessar mais pelo feminismo e achei muito bacana te conhecer e poder ter assistido sua palestra!! Excelente!!
Uma pena que não temos fotos juntas!
Um beijo e até a próxima!
Talita.

donadio disse...

"Chore a vontade, pixo é arte sim"

Pode ser, mas não é grafitti.

"A gente incomoda os burgueses e isso é uma delícia."

"Incomodar" não serve para absolutamente nada; o que é preciso é derrotar a burguesia.

Vicky_ disse...

Moças que estão há mais tempo comentando no Blog, como é que vocês aguentam?
Minha geração (x, y, z, ç?) é menos paciente pra certas coisas, vocês aguentam muitos hipócritas toda semana, parabéns(dito com muita sinceridade).

E que o esquerdomachos voltem pro buraco da terra de onde vieram.

Vicky_ disse...

É tipo FEMEN, viviam "protestando", mas nunca diziam qual diabos era a causa e o objetivo por qual protestavam.

Anônimo disse...

"Qual é a utilidade do homem 20:29 ? Se for a grana, qualquer crise, demissão no emprego que não traga dinheiro suficiente para casa, não envelhece mas desaparece."

Desaparece temporariamente, basta que ele consiga um emprego igual ou superior ao anterior que a utilidade dele volta a normalidade... mas nunca vi mulher velha voltar a ficar jovem. KKKKKKK

Unknown disse...

_Primeiro diz isso:

"Podem chorar, os moleke do corre vão continuar pertubando o sistema, vocês gostem disso ou não."

_E depois supondo que seja a mesma pessoa, diz isso:

"Chore a vontade, pixo é arte sim, aliás muitos tipógrafos gringos bem a SP para estudar os vários tipos de pichações diferentes para fabricar as "letrinhas" que aparecem no seu iPad."

Não vou entrar no mérito de ser arte ou não, porque hoje em dia qualquer porcaria é aceita como arte e qualquer criatura desprovida de talento é chamada de artista, o que me chamou a atenção foi a contradição das afirmações, hora diz que perturba o sistema, hora diz que o sistema capitalista se apropriou dos "pixos" para fazer as letras que aparecem no iPad. Se a ideia é transmitir uma mensagem de contestação social para o publico, então está falhando miseravelmente, porque ninguém intende essa merda, somente o rebanho acéfalo de pichadores, que a meu ver não passam de pirralhos birrentos querendo chamar a atenção, se achando rebeldes porque danificam o patrimônio publico e privado, mas o sistema capitalista que vocês também sustentam continua firme e forte, afinal tinta não vem de graça.

_Duas frases que sintetizam a burrice de vocês:

"A gente incomoda os burgueses e isso é uma delícia."

"Já era, é tudo nosso, tá dominado geral. Burgues chora."

_O burgues fabrica e vende a tinta que vocês usam e a que será usada para cobrir sua "arte". Viva o sistema capitalista!

Anônimo disse...

"Chore a vontade, pixo é arte sim"

Pode ser, mas não é grafitti.


Continue com sua arte elitista que continuo com minha arte do povo.

"A gente incomoda os burgueses e isso é uma delícia."

"Incomodar" não serve para absolutamente nada; o que é preciso é derrotar a burguesia.


Pode ter certeza de que ativismo de sofá resolve bem menos.

E que o esquerdomachos voltem pro buraco da terra de onde vieram.

Burguesinhas lésbicas misândricas não passarão! Malafaia em vocês.

Anônimo disse...

E uma hora ele fica velho e caído, nem vitamina em cápsula e viagra levantam o cara da cadeira. Ela arranja um jeito de ficar com parte da grana e fica com um jovem.
Ou seus queridos bilionários vivem pra sempre?

Vicky_ disse...

"Malafaia em vocês"

Imaginei ele usando cueca por cima da calça e gritando como pastor evangélico na cara de todo mundo. kkkkkkkkkk

Donadio disse que há esses trolls que começam dizendo ser de esquerda e logo vão dizendo cada vez coisas mais absurdas, até se cansar do site e pular para outro.

Com certeza é o seu caso, sou bem tosca de ter ficado perdendo tempo com você por vários comentários.

Adios, covarde

Anônimo disse...

"E uma hora ele fica velho e caído, nem vitamina em cápsula e viagra levantam o cara da cadeira. Ela arranja um jeito de ficar com parte da grana e fica com um jovem.
Ou seus queridos bilionários vivem pra sempre?"

Nao vivem pra sempre, mas os homens ricos vivem bem ate a morte ou ate falirem. Se ela ficar com parte da grana sendo jovem, ela vai pegar as 'migas' mais loucas e vai voar por ai, se isso ocorrer quando ela for velha, ela vai querer um homem jovem pra recuperar visibilidade social, mas para isso ela vai ter que bancar (vai contra a natureza da femea ser generosa com o macho).

Eu falo para as minhas primas que elas estao sendo usadas, mas elas dizem que tenho inveja que elas conhecem o mundo e eu nao. Elas so vao acordar quando forem velhas, ai sera tarde demais.

Anônimo disse...

Engraçado que a Lola eu e muitas pessoa aqui, já recomendaram para que não se de atenção aos trolls, mas parece que não adianta mesmo, qualquer trollzinho que vem aqui, já desvirtua a discussão e gera uma debate inútil, e lamentável isso.


Jonas Klein

Anônimo disse...

Incluindo você né senhor Jonas Klein?

Anônimo disse...

KKK homem velho também é inútil sem piu piu funcional, e mulher que se presta a depender de homem é boba, mulher hoje em dia quer mais é ter a grana dela, não viaja.

Anônimo disse...

Jonas quer atençao, sobre o que voce quer falar, querido?

Augusto disse...

Olha, eu discordo do que a Lola disse sobre pichações. Isso, para mim, é reduzir a complexidade da sociedade. É usar de uma semântica que oculta o porquê das pichações, sejam elas bonitas ou feias. E por que isso é uma ideologia? Porque ela faz com que não aceitemos a pichação, por a consideramos mero ato deselegante, realizado por rebeldes. O que pensamos? Ah, eles poderiam estar protestando de outra forma ou resolvendo seus problemas de outras formas. E então aceitamos e condenamos as pichações. Criminalizamo-nas.

Olha, a realidade é complexa por detrás. Por que as pessoas picham? O que leva alguém a pichar? Quando a esquerda ousa defender, rs, os direitos individuais dos criminosos (como o direito a não ser considerado culpado sem provas, o direito a um julgamento legal, o direito a uma defesa técnica), ela está querendo dizer: não simplifique a nossa complexa sociedade, não mate quem não só matou por paixão, e não por vingança, a fome fala mais alto, tente entender... E eu não quero simplesmente me revoltar porque tive minha casa pichada. Fui vandalizado. Não terá o outro a alma vandalizada? As pichações podem ser feias ou bonitas. As almas também. Como disse Clarice:

"o que sustenta as paredes de minha casa é a certeza de que sempre me justificarei, meus amigos não me justificarão, mas meus inimigos que são os meus cúmplices, esses me cumprimentarão; o que me sustenta é saber que sempre fabricarei um deus à imagem do que eu precisar para dormir tranqüila e que outros furtivamente fingirão que esta­mos todos certos e que nada há a fazer."

Anônimo disse...

"homem velho também é inútil sem piu piu funcional, e mulher que se presta a depender de homem é boba, mulher hoje em dia quer mais é ter a grana dela, não viaja."

Mulher nao se importa com a 'virilidade' do homem e sim com a utilidade do mesmo. Nao diria que mulher depende de homem é boba e sim ingenua. Mulher prefere que um homem faça as coisas por ela, e nao ela fazer as coisas pra si mesma.

Anônimo disse...

Pixação e sujeira, um bando de marmanjo rabiscando as casas patrimonio publicos, e empresas dos outros. Querem combater o sistema? Se engajem em programas sociais.

Pra mim e pura carência mesmo, uma forma de dizer "mundo, eu existo"
Carência e coisa mais patêtica que existe no ser humano, vão construir algo de útil nas suas vidas poham.

Anônimo disse...

Anarquista pixador e ridiculo, e anarquista contra o estado, o capital e os cambal, mas usa agua da torneira. Anarquista que se preze cava poço artesiano no fundo de casa.

Augusto disse...

Olha, dupla contingência. A escola de Frankfurt estava errada. Olha, nada que eu digo fará sentido só porque digo. Há uma dupla contingência A argumentação boa é uma mentira.

Vicky_ disse...

Como Yoda diria (e talvez a Raven):
"[i]diotas vocês são, procriar vocês não devem[/i]"

Vale para trolls, esquermomachos, anarcomachos e reaçinhas. Tipo.... Sabiam que vasectomia existe, pragas?

As mulheres jovens e as maduras estão buscando sua indenpendência atualmente, e suas reclamações não vão nos fazer parar.

donadio disse...

"Pode ter certeza de que ativismo de sofá resolve bem menos."

É. E daí?

Anônimo disse...

ok, desculpa pelo off topic, isso aqui era pra comentar a china e não os méritos da pichação, mas agora fiquei curiosa.

@anon do dia 27 às 15:53

"Um comentário elitista vindo de um blog cis branco classe média não é nenhum espanto."

se importa em elaborar? fui eu quem colocou o primeiro comentário de "grafite =/= pichação", mas por que diferenciar as duas coisas é elitista? pergunta sincera.

E pros ~*mlk doido*~ por que pixação é "incomodar o sistema"? São Paulo por ex. é tão impregnada de pichação que nem faz mais diferença nenhuma, passa batido, é só uma sujeira a mais. Sério, queria entender o que tem de tão ~revolucionário~ na pixação, pelo menos do jeito que se faz hoje.

Anônimo disse...

Vale para trolls, esquermomachos, anarcomachos e reaçinhas. Tipo.... Sabiam que vasectomia existe, pragas?

As mulheres jovens e as maduras estão buscando sua indenpendência atualmente, e suas reclamações não vão nos fazer parar.



Agente vamos nos reproduzir e vcs lésbicas? kkk chora! e com a faixada da sua casa pichada ainda! kkkk Malafaia em vocês!

"Pode ter certeza de que ativismo de sofá resolve bem menos."

É. E daí?


Então burguês panaca, fica na sua com seu sofativismo aê, otário! kkk já pintou o muro da sua casa hoje patrão?

Anônimo disse...

Outro dia vi um vídeo de uns policiais que pegaram uns pichadores em flagrante e picharam eles inteiros - rosto, pescoço, braços, etc. Eu acho é pouco.

Fernanda

Anônimo disse...

Homem que vive ligando para a opinião dos outros é o que não falta, não fazer certas coisas para não ser chamado de gay, competir com os "amiguinhos" quem faz mais sexo, querer ser visto como "alfa" (kkk), tamanho do pau, vergonha de falar com as meninas e culpá-las por falta de sexo. Pelo que eu vejo, tem mais mulher quebrando esterótipos e fazendo realmente o que quer do que os homens em geral.

André disse...

Alguém aí já tentou ou teve parentes ou conhecidos que tentaram (sem ajuda da polícia) confrontar pixadores? São bandidos, não são artistas.

Anônimo disse...

se importa em elaborar? fui eu quem colocou o primeiro comentário de "grafite =/= pichação", mas por que diferenciar as duas coisas é elitista? pergunta sincera.

Dificil entrar na sua cabecinha burguesa né que colocar uma coisa como cultura e outra como não, como um ato elitista, o preconceito tá tão enraizado na sua cabeça elitista branca que não enxerga o óbvio.

E pros ~*mlk doido*~ por que pixação é "incomodar o sistema"? São Paulo por ex. é tão impregnada de pichação que nem faz mais diferença nenhuma, passa batido, é só uma sujeira a mais. Sério, queria entender o que tem de tão ~revolucionário~ na pixação, pelo menos do jeito que se faz hoje.


Claro que todo mundo nota, basta ver as reclamações aqui de vocês que se sentem incomodados, vc é muito sínica mesmo, e os homem tão ai perseguindo ai nossa arte, se isso não é incomodar o sistema talvez o seu sofativismo de mulherzinha branca classe mérdia ensina ai o que é incomodar de verdade, kkkk. Burguesa troxa.

Anônimo disse...

Alguém aí já tentou ou teve parentes ou conhecidos que tentaram (sem ajuda da polícia) confrontar pixadores? São bandidos, não são artistas.

Tem que vir na humildade irmão, não vêm querendo botar dedo na cara falando que a casa é sua que isso não é argumento, pior é falta de educação, chega na humildade que não dá nada.

Anônimo disse...

Que eu saiba, independentemente da orientação sexual da mulher ou estado civil, ela pode fazer inseminação artificial para ter filho. Ja o homem sempre vai precisar da presença fisica da mulher para ter filho biologico, nem que seja uma barriga de aluguel (que em varios paises se não me engano é até proibido).

Anônimo disse...

"Que eu saiba, independentemente da orientação sexual da mulher ou estado civil, ela pode fazer inseminação artificial para ter filho. Ja o homem sempre vai precisar da presença fisica da mulher para ter filho biologico, nem que seja uma barriga de aluguel (que em varios paises se não me engano é até proibido)."

Inseminaçao artificial necessita de semen, e o semen vem de onde? Do homem. Aqui no brasil acho que nao é proibido a barriga de aluguel.

Falam de filhos como se fossem uma maravilha, boa parte das mulheres veem os proprios filhos como moeda de troca, para manter a utilidade do homem por perto, ja para os homens aqui no brasil é uma forma de ir pra cadeia.

André disse...

"Tem que vir na humildade irmão, não vêm querendo botar dedo na cara falando que a casa é sua que isso não é argumento, pior é falta de educação, chega na humildade que não dá nada."

Não entendi. O que seria argumento então? E por que falar que a casa é minha não pode, mas me agredir fisicamente pode? E por que os pixadores não enfrentam a polícia com a mesma valentia que enfrentam um velho sozinho? E desde quando pixar muro de pobre é revolucionário?

Anônimo disse...

Mas nenhuma mulher precisa conhecer um doador de esperma. Não precisa da presença Fisica do ser homem. Agora, se para achar alguma mulher que aceite fazer barriga de aluguel sem nenhum risco dela no final decidir ficar com o bêbê ou outros problemas já é dificil, vai ter que ainda pagar todos os medicos/obstetras além de que o seu filho vai ser gerado dentro de uma pessoa que você pode não ter contato, ela pode fumar,beber sem ninguém saber. Sem duvida, é muito mais fácil uma mulher que não tem relacionamento com nenhum homem ter filhos, já que possui uma parte muito mais importante e fundamental na gestação ,com o óvulo e útero. Tanto que em todos os paises do mundo o numero de mães solteiras é muito maior do que pais solteiros ( estes ultimos normalmente foram casados e divorciaram, ou seja, tiveram que ter um relacionamento com uma mulher para ter filho). Se você quiser algum dia ser pai, guarde muito dinheiro para uma barriga de aluguel e se arrisque ou tenha um relacionamento com uma mulher. Lembrando também que o pai solteiro precisa achar algum banco de leite para amamentação e deixar de bancar o machão, porque vai precisar limpar muita fralda.

donadio disse...

"Então burguês panaca, fica na sua com seu sofativismo aê, otário!"

Os burgueses estão nos esfolando vivos e se dando bem nisso. Se tem uma coisa que eles não são é "otários".

Mas tu nem sabe o que é "burguês", né, machistinha de subúrbio?

"kkk já pintou o muro da sua casa hoje patrão?"

Eu moro numa habitação coletiva. E não sou patrão.

Anônimo disse...

Anon 15:01


Eu não sei se isso e verdade, mas já ouvi dizer que já tem esperma sintético, se for verdade, já e possível uma mulher já pode engravidar sem precisar de homem para nada.


Jonas Klein

donadio disse...

Obviamente, a turma que se propõe a jogar esquerda contra feminismo, se não redigiu o post do dia 23, ficou agitada a partir dele...

Pode ser coincidência, é claro, ou resultado do uso do google.

Mas que a turma existe, acho que não cabem muitas dúvidas.

donadio disse...

"Outro dia vi um vídeo de uns policiais que pegaram uns pichadores em flagrante e picharam eles inteiros - rosto, pescoço, braços, etc. Eu acho é pouco."

Para esses aí, a dose adequada é expulsão imediata da corporação.

Anônimo disse...

Agora tudo gira em torno da teoria tosca do Donadio.

donadio disse...

"Eu não sei se isso e verdade, mas já ouvi dizer que já tem esperma sintético"

Antes de repetir besteira, cara, pára e pensa. Como é que vai haver esperma sintético?

Anônimo disse...

15:19
é verdade em israel tão inventando um esperma assim

Raven Deschain disse...

Gente, desculpem, mas eu tou adorando esses comentários. Será que ele vai me chamar de burguesinha branca tb? Huahua

Vicky, queria que os comentários fossem pelo facebook só pra curtir os teus mil vezes.

Raven Deschain disse...

Donadio, eu tb ouvi do tal esperma sintético..

Julia, cê tá por aí? Imagina o avanço pra sociedade misândrica? Que coisa linda!

Anônimo disse...

Concordo com Jonas.

Anônimo disse...

O homem futil acha que uma mulher so presta se for bonita e jovem, veem como mercadorias, quando o brinquedo fica velho já vão pro novo, vocês também são escravos enquanto estão presos na aparência é por isso que homem é maior consumidor de prostituição, fúteis só pensam em satisfazer seu próprio ego e tratam as mulheres como verdadeiras prostitutas, são verdadeiros dignos de pena, pensando que isso é viver. Sem amor não somos nada a unica coisa imaterial que vale a pena é o amor nesse mundo.

donadio disse...

O tal "esperma sintético" é desenvolvido a partir de células tronco humanas masculinas. Ou seja, não é realmente "sintético", e não prescinde da existência de um ser humano do sexo masculino.

Não se tem a mair remota ideia de como sintetizar DNA, então a coisa toda é sensacionalismo do jornalismo dito "científico"...

Anônimo disse...

Anônimo pichador das 14:27:


Tem que vir na humildade irmão, não vêm querendo botar dedo na cara falando que a casa é sua que isso não é argumento, pior é falta de educação, chega na humildade que não dá nada.


Você chegou na humildade também, quando foi pichar o muro da casa de alguém? Tocou a campanhia e falou "Com licença, eu poderia fazer uma pichação no seu muro?".

Ah, por favor, né? Pichadorzinho de m.

Se eu te pego pichando minha casa, a última coisa que eu terei contigo é humildade. Pichador é bandido, porque pichar é crime. E eu não vou ter humildade com um bandido que está destruindo meu patrimônio. Não vou mesmo.


Fernanda

Anônimo disse...

Mas basta só um homem pra fazer vários filhos a humanidade não é tão dependente do homem como se pensam. Só que o machismo faz crer que o homem é onipotente mas na verdade não é, a sociedade cria a dependencia masculina na mulher mas a mulher não precisa do homem. Antes o que prendia era a dependência financeira, como viram que as mulheres já estavam independentes criaram a emocional, mas na verdade a mulher precisa do homem no máximo para um sexo casual, aliás na maioria das vezes elas nem tem orgasmo então pra transar uma mão é mais eficaz, a mulher não precisa do homem praticamente só teoricamente.

Anônimo disse...

Se eu te pego pichando minha casa, a última coisa que eu terei contigo é humildade. Pichador é bandido, porque pichar é crime. E eu não vou ter humildade com um bandido que está destruindo meu patrimônio. Não vou mesmo.

É uma ameaça de agressão ou de assassinato?Olha lá hein cidadã de bem!

Não entendi. O que seria argumento então? E por que falar que a casa é minha não pode, mas me agredir fisicamente pode? E por que os pixadores não enfrentam a polícia com a mesma valentia que enfrentam um velho sozinho? E desde quando pixar muro de pobre é revolucionário?

Argumento é humildade e respeito, sua casa é um conceito burguês, lance de propriedade tá ligado? Capitalismo que vc tanto idolatra, pq a polícia é a ferramenta burguesa pra combater a revolução do povo e reprimir suas manifestações espontâneas tá ligado? Puta vc é burro pra caralho

André disse...

Não tem nada com o assunto mas achei relevante. O goleiro reserva da seleção brasileira de polo aquático foi acusado pela polícia de Toronto de ter cometido violência sexual contra alguém. Pelo que eu entendi não foram divulgados maiores detalhes. Aí vem o advogado é questiona "Qual a acusação? Quem é essa mulher? O que faz da vida?" Qual a acusação, onde e como os fatos se deram são questões relevantes que a defesa precisa saber. Mas quem é a mulher e o que faz da vida? Por que isso seria relevante nesse momento? Seria o vício de sempre desqualificar a acusação desqualificando a vítima? Será que essa estratégia de defesa não seria a maior responsável pela não divulgação de detalhes?

Anônimo disse...

Vários moleke doido representano fortemente aqui, nossa. Parei, parei, tá ficando feio pra esses proprieotários.

Raven Deschain disse...

Aff Donadio seu estraga prazeres... ¬¬

André disse...

Como já foi dito, o pixador não chega para pixar na humildade. Quando ele é confrontado ele não argumenta, apenas agride ou corre, conforme a estatura do dono da casa. O conceito de propriedade é tão burguês quanto os direitos individuais que fundamentam o seu "chegar na humildade". Me chama de burro mas acha que eu idolatro o capitalismo e que a pixação é uma manifestação popular. Quer ser tratado "na humildade" mas é agressivo. Acho que você nem é pixador, é só um troll mesmo.

Anônimo disse...

Ta ta tum ta dum ta dum dum tun ta tum tun ta ta tun tuuu tio ta tum ta dum da da da tum.

Vicky_ disse...

Me pergunto quanto karma advogados curruptos (de caráter e/ou econômica) não acumulam, defendem estuprador, homens de multinacionais com ficha lotada, traficantes e usam das artimanhas mais sujas para por as vítimas na lama. Pqp

Anônimo disse...

Aluno da alfabetização detectado.
Isso é que dá deixar crianças em casa nas férias...

Anônimo disse...

Chá de cogumelo representado bem aqui.
Será que ele está digitando de computador público? Porque se tiver celular ou note pessoal é um proprietário tambem.
Abestado hahahaha

Anônimo disse...

Concordo!

Anônimo disse...

Dificil entrar na sua cabecinha burguesa né que colocar uma coisa como cultura e outra como não, como um ato elitista, o preconceito tá tão enraizado na sua cabeça elitista branca que não enxerga o óbvio.


Lol alôô resposta vazia... típica resposta de quem não sabe como defender o próprio argumento, haha. Eu realmente esperava que você ia falar alguma coisa que pusesse a questão da pixação numa outra perspectiva e, assim quem sabe eu ia começar a entender como vcs chamar essa merda de arte.
Pode me chamar de burguesinha se te faz sentir mais foda hahaha, mas eu sei que na escola pública que estudei, os ~*mlk doido®*~ que não queriam saber de estudar mas só de encher o saco, não podiam ver uma superfície lisa sem sair rabiscando. Tanto na escola como numa parede do centro da cidade, as "tag" de vocês é a mesma coisa que um monte de lixo no chão, e o incômodo é o mesmo.

Sai perguntando pra qualquer pessoa, por mais humilde que seja, o que elas acham da pixação. Duvido que alguém vai responder "da hora, arte do povão". Os únicos que acham essa merda legal ou de algum valor são os pixadores kkkkkk

Pra falar a verdade, acho interessante ver alguma crítica ou pensamento escrito. Com as manifestações que tavam tendo em 2013 e 2014 apareceram um monte dessas. Daí eu consigo ver um pouco como isso pode ser uma "arte". Agora falar que "Fulaninho ZL" escrito em letra tosca é arte, kkkkkkkkkkkkkkkkk

Raven Deschain disse...

Pois é, 20 e 05. Aqui em Curitiba tem um pichador, pichador mesmo, que faz rabiscos nas paredes, mas pelo menos são rabiscos de protesto.. .ele reclama da tarifa de onibus, do governador que é uma bosta, da prefeitura que não faz nada. Aí até vai, blz. Mas o cara ir lá, desenhar um bonequinho que fuma maconha e escrever "zica"... Arte? Daonde?

Anônimo disse...

Lola. , querida , vc podia me fazer um favor e me colocar em contato com a Roxy? Não queria divulgar meu e Mail em público, e faz tempo que apaguei meu blog.

Se quiser, pode falar com ela para confirmar,!!
Beijos e bem vinda.

Maria Valéria

Lola Aronovich disse...

Maria Valéria, querida, acho que não tenho o email da Roxy. Pelo menos não na minha caixa de email. Vou esperar que ela comente da próxima vez e ver se consigo pegá-lo do perfil dela.

Ingrid Bezerra disse...


André disse...

"E desde quando pixar muro de pobre é revolucionário?"

Falou tudo que eu estava pensando. Só pixam muros de pobres. Nunca vi pixarem moradias do Leblon por exemplo. Pixa Leblon mané! Aí sim tu vai estar mexendo com reais burgueses. Pixar bairrinho classe média baixa é fácil.

Duvido muito que essa pessoa dos comentários seja pixador mesmo. Ele tá falando muita bobeira, não dá.

Lembro-me muito bem de uma vez, na favela, em que os traficantes juraram de morte um pixadorzinho adolescente fedelho, porque os moradores da comunidade estavam de saco cheio do vandalismo dele. O moleque morreu a pauladas pelos traficantes. Graças a Deusa eu não vi isso porque odeio violência e logicamente não concordo com o ato violento, mas estou lhe dizendo isso para te mostrar que as pessoas humildes do povo desaprovam seus rabiscos! Não venha dizer que essa cagada representa a população não burguesa, porque não é verdade!

Ah, e quanto a história passada das pixações em prédios abandonados, etc. Não dá para levar em consideração porque já era, se tinha tal razão no passado, ficou no passado, o negócio agora é puramente vandalismo, destruição do patrimônio público, etc.

Não tem legumes e nem verduras na minha foto, mas eu ri da tua imaginação, hahaha.

Beijo beijo

Raul - Seu amado ex-aluno. disse...

Que bom que gostou, Lola!!! Acho que tivemos a mesma impressão desse incrível país. Obrigado Santander!

Lola Aronovich disse...

Raul, meu amado ex-aluno! Gostei mesmo, adorei. Pena que não viajamos no mesmo ano. Ainda assim, conheci muitos alunos super legais. Foi realmente uma experiência fantástica!


Talita querida, obrigada pelo carinho! Acho que temos UMA foto juntas, que a Fernanda tirou na Cidade Proibida. Vou colocá-la num próximo post.

Anônimo disse...

Se eu ja tinha vontade de conhecer a China, fiquei maais ainda com seu relato.

Sabia que existe uma sociedade matriarcal por la? É um grande pais. Em todos sentidos.

Pensando ao contrário disse...

Olá Lola! Gostei muito do post. Eu sempre tive esta curiosidade sobre a situação das mulheres chinesas. Recomendo a leitura do livro "As boas mulheres da China", de Xinran, que conta a vida de mulheres chinesas a partir dos anos 40 até o final dos anos oitenta. Todos relatos verídicos. Também recomendo o filme "Lanternas vermelhas", sobre a situação das mulheres chinesas do período feudal e "Flor da neve e o leque secreto". Este último fala um pouco sobre a cruel tradição de deformar os pés das moças na era feudal, pois as mulheres com pés menores eram consideradas melhores para casar. Além disso, ele mostra a realidade da atualidade da muljer chinesa também, voltando ao passado e presente. Enfim, achei o filme ótimo. Somente gostaria de dizer, para terminar, que acho péssimo tanta gente vir falar da tradição do primeiro filho ou dos sapatinhos etc, como se isto não acontecesse de outras formas em outros países mais próximos, inclusive no Brasil. No Brasil há casamentos forçados com menores, estupros corriqueiros de crianças, tráfico de crianças e mulheres para garimpos e exterior, escravidão sexual e no passado, as mulheres também deformavam o corpo usando espartilhos. Na realidade, o machismo está no mundo. No é um povo ou outro. Conhecer é poder! Vamos conhecer o que podemos fazer aqui, pois é mais fácil mudar o nosso local do que ficar criticando um país distante pelos mesmos erros que os nossos.

Lola Aronovich disse...

Oi, Duda, sua linda! Que legal vc vir aqui comentar. Agora é só parar de me chamar de senhora. Vou escrever sim outros posts sobre a China. Apareça sempre!

Unknown disse...

Hahaha pode deixar lola ♡♡.Exclui o outro pq escrevi seu nome errado.

Anônimo disse...

Olá, Lola! Achei maravilhosa a resposta do estudante de 19 anos. Realmente, o que passou... passou! Devemos ter respeito pela história e, claro, conhecê-la ao máximo para não repetir os seus erros. Deve ser fantástico ver as estátuas dos imperadores antigos, ver os monumentos... Preservação cultural é algo importante!

Obs.: Assim como você, fico muito triste em ver lugares pichados... enfeiados... Perto de onde moro havia um Sebo tão bonito... tão enfeitado... fazia tão bem aos olhos, sabe? E recentemente toda a sua beleza foi destruída por algum sem educação que quis pichá-lo. Fiquei muito triste, assim como muitos de meus vizinho que admiravam a beleza que aquele lugar dava a região.

Por que estragar o que é belo, não? Não seria mais legal lutar para construir e deixar as coisas belas ao invés de destruí-las? Pois é...

Abraço Lola!

Anônimo disse...

Um post complementar ao da China:
http://azmina.com.br/2016/02/mulheres-da-china-comunista-consumista-3/