sexta-feira, 15 de outubro de 2010

LEITORAS SE MANIFESTAM SOBRE O RUMO DAS ELEIÇÕES

Hoje publico dois emails que recebi de comentaristas habituais por aqui, leitoras de que gosto muito. Já tem um tempinho que elas enviaram as mensagens, deve fazer mais de uma semana, e a gente sabe que, neste mês eleitoral, as notícias mudam de um dia pro outro (se bem que o terrorismo eleitoral ainda não saiu de pauta!). O primeiro email é da Aiaiai, que tem um estilo um pouquinho mais assertivo, mas, assim como tod@s nós, só quer o melhor pro Brasil:

Tá na hora de vocês que votaram na Marina pararem de comemorar por terem conseguido dar 20% dos votos para a Marina, levando a eleição para o segundo turno, e começarem a pensar nas consequências desse fato e no que vocês podem fazer para estancá-las.
A meu ver é como o adolescente que, de vingança por algum chiste de um amigo, resolve revidar botando fogo no material escolar do brincalhão, achando que ia ser fácil apagar. Mas o material é altamente inflamável e a coisa começa a sair fora do controle. O que fazer? Correr e pegar um balde d água. O cara, na verdade, é seu amigo, você não queria prejudicá-lo... só dar um susto, né?
No caso das eleições, as duas principais consequências (incêndios) são:
1. A mídia e o Serra ganharam quatro semanas para tentar emplacar as mentiras deles e ainda estão tendo a ajuda de fanáticos religiosos que espalham calúnias aos borbotões. Lembrem-se, o Brasil não é como os EUA que tem apenas a FOX e mais um tanto de veículos contra os menos conservadores. Aqui, praticamente toda a mídia está do lado da direita. Percebam que se vocês e a própria Marina não pararem de rir e agirem, vão dar espaço para o crescimento da candidatura do Serra. LEMBREM-SE: ele é o verdadeiro adversário. Com ele não vai ter conversa... O cara tem a agenda de direita dele, os parceiros dele (muitos derrotados nas eleições para governador/senado/câmara), que não estão interessados em discutir os problemas socioambientais brasileiros. Eles não vão parar de explorar petróleo porque vocês acham que têm que mudar a matriz energética. ELES VÃO VENDER A PETROBRÁS. Ficaremos apenas com os ônus e a poluição provocada pela extração de óleo em nosso mar.
2. O PMDB, que tava quietinho no canto dele, satisfeito só de poder participar do lance e levar algum crédito, agora quer poder de mando. Já se arvoram em dizer que tem que dar espaço para o Temer na campanha da Dilma. Para o PMDB tanto faz. Se não ganharem com a Dilma, eles se aliam ao PSDB e DEM (que perderam a bancada no congresso e vão precisar mesmo do PMDB para fazer qualquer coisa).
Ou seja, resumindo: parem de rir e corram para pegar água, extintores, o que tiver a mão. Vocês têm mais afinidade com o PT que com os que desejam retornar às trevas da Idade Média. Marina tem mais afinidade com Dilma que com Serra. O próprio Serra disse isso no debate da Globo (vejam aqui). Lembrem-se do Brizola. Foi adversário do Lula na eleição no primeiro turno, em 1989. Mas, no segundo turno, não demorou para se colocar ao lado de Lula contra Collor e realizar a maior transferência de votos já vista – Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul deram todos os votos de Brizola para Lula no segundo turno.
A Marina está demorando para tomar uma atitude, e talvez ela não possa declarar voto em quem quer (Dilma) porque seu partido, PV, está todo comprometido com Serra desde antes das eleições. Mas os marinistas que frequentam blogs progressistas podem fazer esse movimento.
Vamos lá, pessoal. Ajam agora para não lamentar depois quando o incêndio tiver tomado conta do Brasil.E este email é da Daiany, ou Dai:

Sei que todos estamos sendo bombardeados por um segundo turno vexaminoso, com uma propaganda moralista e reacionária. No momento em que deveríamos comparar propostas e programas de governo e decidir sobre o futuro do país, assistimos um retorno à inquisição.
O fato de termos uma candidata mulher, indicada por um governo que goza de mais de 80% da aprovação popular, com franca maioria nas pesquisas e uma margem considerável de diferença para o segundo colocado no primeiro turno, moveu a oposição a disparar uma artilharia de calúnias de fazer inquisidores medievais parecerem liberais do século XIX. Infelizmente, estamos nos século XXI.
Temas como o aborto e o casamento gay, que não são competência de um presidente, mas votados na câmara legislativa - ou seja, o presidente ou a presidente não decide diretamente e muito menos elabora projetos sobre isso, portanto não deveriam pautar uma campanha eleitoral presidencial - estão sendo utilizados de forma espúria e inapropriada por pessoas que não possuem o menor pudor em manipular a fé cristã a seu favor.
Car@s, eu tenho orgulho de viver num país democrático, que vem avançando – ainda que lentamente – na discussão a respeito dos direitos das minorias e onde Igreja e Estado, felizmente, são dissociados.
Com todas as dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia, me alegra poder conviver com vcs em um estado laico, onde, por exemplo, as mulheres não são apedrejadas nem mutiladas ou cobertas por mantas simplesmente porque a igreja se confunde com as instituições.
Por isso, apelo, qualquer que seja a sua crença, ao votar, reflita sobre o direito conquistado constitucionalmente que temos à liberdade religiosa individual. Pense um pouco sobre a tolerância, a pluralidade e a diferença que temos o privilégio de usufruir.
Nós somos privilegiados por viver num país que nos concede o direito de sermos católicos, budistas, evangélicos, espíritas, umbandistas, etc, e também nos deixa em liberdade para sermos ateus, se quisermos – e não sermos julgados nem criminalizados por isso, como se não fossemos uma pessoa de bem.
Eu lutaria com todas as minhas forças se a liberdade de culto e de crença de alguém fosse cerceada, ainda que dela não partilhasse. Neste momento de retrocesso visível, temos de nos unir. Não há inimigos entre nós. O inimigo é a volta de um projeto político que não fez nada bem ao país.

Sou eu de novo. Se vocês quiserem enviar outras manifestações, fiquem à vontade. Eu gostaria de publicar algum texto de gente que votou na Marina no primeiro turno e agora vai votar na Dilma. Ou mesmo de quem votou no Serra, e agora, diante do ultrareacionarismo do seu candidato, decidiu mudar de lado. Aliás, como este bloguinho é democrático, eu publico até o oposto – gente que vai votar no Serra – desde que seja uma manifestação com argumentos, e não um mero ataque rábido à esquerda. O que, reconheço, impossibilita qualquer manifestação. Eu sei, eu sei.

65 comentários:

João disse...

Eu tampouco mudo de lado. A não ser que o "meu lado" faça algo que vá contra meus princípios. Mas também não mudo de lado se o outro for podre. Posso ficar neutro. Existe o voto branco e existe o voto nulo.

Rejeito o PT pelas razões expostas pelo Joshua no post de ontem (um dos últimos comentários) e por todas as considerações e ações desastrosas do presidente (especialmente o acobertamento de falcatruas as mais diversas) e de sua candidata.

Alguém aí disse que muitos dos que votaram na Marina não foi porque a Marina os conquistou, mas foi porque simplesmente não queriam votar nem na Dilma nem no Serra. Isso é ingenuidade! Porque havia outras opções para isso, não só a Marina!

Se a Marina apoiar a Dilma, ela cai muito no meu conceito, afinal, ela saiu enxotada do governo da Dilma por não poder levar adiante suas ideias em favor do meio ambiente, tendo sido confrontada pela Dilma várias vezes...

Shiryu de Dragão disse...

Votei no Serra no primeiro turno e me arrependi. Nao sei se voto na Dilma ou anulo meu votinho votando no 11 (uum atrás do outro). Acontece que quero fazer concurso público mas nao consigo passar em nenhum deles!!!
Com o Serra nao vai mais ter concurso... Mas a Dilma tá muito mole no discurso. Queria ver mais garra por parte dela.

Wonderwoman disse...

Bom, eu não sei se posso dizer que mudei de lado. a verdade é que, minha infância e adolescência foi ao som do discurso classe média de que o PT é o mal. Não validava isso, mas também não contrariava. Fui sempre uma defensora dos direitos humanos, da igualdade e da liberdade. Então acho que só consolidei meu lado.
De todo jeito, escrevi sobre isso também Lola.
http://wonderwoman-bra.blogspot.com/2010/10/por-mialma-insubjugavel-agradeco.html
Tô sumida aqui dos comments, só lendo quietinha. doutorado tá matando!!!

Ah, recomendo o texto publicado hoje no Viomundo, vocês já viram: http://www.viomundo.com.br/politica/durval-muniz-um-convite-a-reflexao.html
ótima análise.
beijos

Serge Renine disse...

A Dilma é uma péssima canditata. Esse é o único problema do Lula e do PT.

joshua disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Fofaronovich...
acho que vc precisa destacar o requisito que norteia a abertura de espaço pra quem quiser falar pró-Serra:

A R G U M E N T O S

Entendo que isso seja muito desafiador pra turma Direita-Serra, por isso é sempre mais fácil quebrar o vaso do vizinho.

Fofa... confesso que tô bem cansada e com nojo dessa campanha LIXO do Sr Burns. Escrevi sobre isso hoje: eu até não ficaria DEPRIMIDÍSSIMA DEMAIS se a Direita ganhasse, ainda que isso fôsse sinônimo de um retrocesso gigante, mas enquanto vitória DEMOCRÁTICA, vá lá, a gente cof cof cof tenta entender...

Agora, com essa campanha ESCROTOSSAURA, PODRE e LIXO, quem vai ganhar é a Coligação Machismo-Misoginia-Estupidez-Fundamentalismo-Violência.

=[

Giovanni Gouveia disse...

João, Marina só saiu do governo porque queria candidatar-se. O que dizer, por exemplo, que o desmatamento da amazônia caiu depois da saída dela? Marina iria apoiar quem, o partido de Kátia Motossera Abreu? Ela tem dois caminhos, a neutralidade ou o apoio a Dilma

hahaham, Joshua, a telefonia só avançou no Brasil? porque na Europa avançou da mesma forma, sendo quase toda estatal. O avanço tecnológico nas telecomunicações não foi fato isolado no Brasil, portanto essa variável não se sustenta.

E "censura" só se foi pra poibir falar mal do governo Lula. Nos EUA nenhum órgão de imprensa do chamado "PIG" estaria funcionando, e seus donos estariam na prisão.

Sobre a "relação com ditadores sanguinários" Alberto Fujimori (unha e carne com FHC e SErra), te lembra alguma coisa?

Sobre corrupção:
Pasta rosa, compra de deputados para a reeleição, Ilhas Caimã, Paulo Preto... E quem tem Yeda "Cruzes" do seu lado não tem moral NENHUMA pra falar de ninguém. Fecha o bico!

Iseedeadpeople disse...

Aiaiai,

nem todos os eleitores de Marina votaram nela por protesto. Eu votei nela por conviccção mesmo de que ela seria uma presidenta maravilhosa, por ser uma pessoa honesta e que tem idéias novas e se preocupa com o meio-ambiente (coisa q não vi na pauta dos outros candidatos). Teu comentário foi extremamente preconceituoso, dando a entender que Marina seria apenas uma opção de "protesto", tal como o palhaço Tiririca.


E, caso a sra não saiba, a eleição em 2 turnos existe para isso mesmo, para que vc vote no 1º turno no candidato que QUEIRA ,sem esse pensamento medíocre de "não quero perder meu voto".

Dai disse...

Lola querida, obrigada mesmo por divulgar.

Adorei o email da aiaiai e até gostaria de ter escrito algo tão assertivo quanto. Mas mandei este meu email a uma lista de amig@s e familiares, minha família é bem religiosa e eu pensei em tentar dialogar com eles a respeito do privilégio, da maravilha que é vivermos em um estado laico e democrático. Para os religiosos também - sobretudo para eles.

A resposta mais feliz que tive foi de uma tia católica e integrante da pastoral carcerária, que me disse que está, também, fazendo campanha pró-Dilma e indignada com o desvirtuamento político que tomou essa campanha de segundo turno - em rota de colisão com as propostas de qlqr pessoa que defende os direitos humanos.

Algumas pessoas reenviaram, outras apenas concordaram.
As notas tristes ficaram por conta de uma amiga que me falou que votou na Marina e vai anular voto diante das "duas péssimas opções".
E do meu irmão caçula, que disse que vai votar no Serra (vergonha alheia por ele, não vou mentir) porque o Governo Lula é corrupto.

Eu acho triste que duas pessoas esclarecidas deixem de dar um voto útil por pura alienação/omissão, sabe?
A Marina não foi escorraçada do governo. Ela teve problemas de relações no Ministério, sim. A sua pasta ministerial era problemática, sim. Mas houve uma série de apelos no interior do governo e do partido para que ela permanecesse. Porém, mesmo que tivesse sido, por que, então, ela se aliou justo ao PV? Pq ela não articulou politicamente um partido de esquerda ambientalista e agroecológico (de fato, coisa que o PV não é)?

Heloísa Helena - esta sim, teve uma saída complicada do partido - articulou o Psol, que é um partido de esquerda, inegavelmente.

Mas, quem conhece minimamente o PV sabe o quanto a sua linha política é direitista e sujeita à flexibilização, face às alianças que promove. Em Natal, temos uma administração desastrosa do PV, que vem justamente promovendo o caos e a devastação ambiental. Aqui, o partido possui, inclusive, vereadores ficha suja deste partido, que estão respondendo a processo por venda de votos na votação do plano diretor da cidade, loteando o nosso litoral a construtoras estrangeiras em troca de dinheiro. E mais: desde o princípio, quem está por trás da candidatura da atual prefeita do PV em Natal é o senador José Agripino (DEM), que dispensa apresentações.
Além disso, me parece um contrasenso que o vice da Marina seja justamente o executivo de uma empresa que explora e patenteia os recursos naturais do país, escraviza a mão de obra das mulheres na Amazônia e em todo o Brasil, lucrando com o trabalho precarizado e não regulamentado pela CLT.
Alguém que vota na Marina achando que está dando um grito de liberdade e rompendo as amarras da corrupção é de uma ingenuidade singela... Bem intencionada, mas perigosa.

Se esta pessoa fez concessões e decidiu votar no PV, pq agora se exime na continuidade do processo democrático?

Eu tentei debater, mas recebi em troca um resistente "não voto em quem não conheço".
Já o meu irmão caçula, um rapaz de 23 anos bastante irresponsável, aliás, é apenas o reflexo de uma geração que não sofreu com a escassez de cursos universitários e empregos, não assistiu ao patrimônio nacional ser dilapidado e entregue a preço de banana, não sabe o custoso que foi conseguir a primeira eleição de Lula, rompendo um ciclo de 500 anos de governos não humanistas e avessos a programas sociais.

Eles não sabem a diferença que um voto faz, não avaliam o impacto que um governo democrático e com a influência da esquerda tem na vida da gente, porque cresceram com isso e não contam com a possibilidade de um retrocesso.

Por isso, nesse segundo turno, com todos os problemas, a manipulação e o uso do fundamentalismo cristão eu sou Dilma desde criancinha. Não há crítica política que eu possa ter ao governo do PT e às suas más estratégias de campanha que possam suplantar a minha consciência política nessa hora.

Desculpa escrever tanto, tá? Bjo.

Dai disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita disse...

Lola e todo mundo que quer que a Dilma vença: eu tenho conversado com vários amigos e tuiteiros, na base da conversa franca mesmo, sem resistência, ouvindo e admitindo os erros do governo, sem tentar tapar o sol com a peneira. Na grande maioria das vezes, quando entramos no confronto do que foram os últimos dois governos e, principalmente, na evidente falta de preparo do Serra, tenho me surpreeendido com as reações. Chego na boa, avisando: tô em campanha, mesmo, acho que o país precisa; é mais do que votar na Dilma, é votar no projeto de país; mas quero conhecer suas razões de seu voto no Serra/nulo; e eis que várias pessoas têm mudado o voto. Sem agressão, sem menosprezar as ideias de ninguém: dialogando e, inclusive, batendo em retirada com simpatia quando percebo que a pessoa está convicta e prefere mesmo o serra.

Fica a dica. Trabalho de formiguinha. Por um país melhor.

Beijos
Rita

Dai disse...

Esqueci de desejar um feliz dia da professora!

Que o Serra perca pra ele continuar uma data a ser comemorada por nós!
beijos
D

Dai disse...

Ow, Rita. Concordo com vc. Mas diplomacia não é o forte de todo mundo - meu pelo menos não é.
Em alguns momentos somos questionados também, acusados, etc, etc.
Em todo caso, a gente tenta alguma aproximação, diante do climão que tá, com quem está mais próximo e com quem temos liberdade e a confiança para dialogar.
Eu espero mesmo que os votos mudem e que todo mundo faça isso, e que algumas pessoas consigam isso - e que sejam bem simpáticas, se assim conseguirem.

Luciana Nepomuceno disse...

Dai, já estão lá (http://borboletasnosolhos.blogspot.com/2010/10/tempo-da-delicadeza_15.html) os seus comentários. Tomei a liberdade de copiar o de hoje também, já que você foi tão gentil ontem. Que pena que seu perfil é privado, assim não pude linkar seu blog. Um beijo agradecido

Niemi Hyyrynen disse...

O guitarrista Tom Morelo do RATM

Pediu para os jovens brasileiros terem confiança na Dilma e votar nela:

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2010/10/15/260250-guitarista-do-rage-against-the-machine-pede-que-brasileiros-votem-em-dilma

Isso deve ajudar a convencer os eleitores da Marina a votar na Dilma...

aiaiai disse...

caramba, que surpresa, lolinha! Venho aqui te dar os parabéns pelo dia d@s professor@s e você me faz uma surpresa dessas?!

E o texto da Dai é lindo. O meu, tava super preocupada naquele dia e me veio essa imagem na cabeça - dos adolescentes brigando/brincando. Acho que fui injusta de certa forma. Do dia em que escrevi isso para cá, conversei com muitos que votaram em marina e acho que os entendo melhor. Mas, uma coisa continuo não entendendo: como é que o cara vota na marina e depois vota nulo ou, ainda pior, vota no serra????

Isso ainda é um mistério para mim.

Eu vivi muito intensamente a eleição de 89 - morava em são paulo - e o terrorismo era absurdo (embora fosse menor do que o que estamos vivendo hoje...) Cheguei a receber panfleto na minha caixa de correspondência dizendo q - caso lula vencesse - eu teria que dividir meu apartamento com famílias miseráveis!!! Juro, rolou isso.

Mas, o pior foi depois. O monte de gente que votou no collor ou anulou o voto, chorando, arrependidos, no dia seguinte a posse do cara. Porque aquilo foi realmente um terror. E a situação era tão grave - o cara simplesmente tirou o dinheiro de todo mundo (vocês sabem, né?) - que não dava nem para eu falar sem culpa: "eu te disse, eu te disse!!!!". Confesso q falei algumas vezes, mas depois me senti meio culpada. kkkkkkkkkkkkk

Iseedeadpeople disse...

Niemi,

vc realmente deve achar que os eleitores da Marina são medíocres. Eu preciso de um motivo muito mais importante p votar na Dilma do que uma entrevista de um guitarrista americano (!). Aaafff!

Iseedeadpeople disse...

aiaiai,

pois é, o mesmo Collor que tá apoiando Dilma ;)

Estas eleições estão deprimentes, tenho vontade de sumir!

Niemi Hyyrynen disse...

Pois é Ise,

nem vou falar dos eleitores da Marina, que a Lola conhece muito bem e nem vou falar do guitarrista que vc deveria conhecer melhor.

abçs.

Niemi

Anônimo disse...

Ô minha gente! De onde é que vocês tiraram essa idéia de Serra ser de direita? Serra é esquerda!

Recomendo este artigo para vocês: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=744
Bastante elucidativo.
Abraços

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Nepomuceno disse...

Iseedeadpeople, quero lembrar que o Collor como indivíduo pode fazer e dizer (já que estamos em um país livre e democrático embora o Estadão e a Veja esqueçam-se disso às vezes) o que quiser desde que não fira o respeito ao outro, não discrimine nem ofenda. Assim ,ele pode votar em quem quiser. Daí a você entender que o apoio/voto dele significa qualquer tipo de vínculo entre ele e Dilma é não querer reconhecer as diferentes trajetórias políticas dos dois.

Dai disse...

Borboleta,

Eu não tenho mais blog desde 2007, mas tenho um twitter - recém criado e pouco movimentado, rs - se quiser, sou a @daianyd lá.
Eu que te agradeço a oportunidade de divulgar o que penso. Abração!

Iseedeadpeople disse...

Niemi,

vc está sendo extremamente preconceituosa com os eleitores de Marina. Que mal nós te fizemos ? Impedir a vitória de Dilma no 1º turno? Quanta prepotência!

Gosto de algumas músicas do RATM, até gosto dos integrantes, mas só quis dizer que APENAS isso não me parece um motivo sólido p votar em Dilma.

Luciana Nepomuceno disse...

Helen,

você reparou de onde está tirando essa informação? Lá mesmo no site que você indicou, eu li:

"O Instituto Ludwig von Mises - Brasil ("IMB") é uma associação voltada à produção e à disseminação de estudos econômicos e de ciências sociais que promovam os princípios de livre mercado e de uma sociedade livre.


Em suas ações o IMB busca:

I - promover os ensinamentos da escola econômica conhecida como Escola Austríaca;

II - restaurar o crucial papel da teoria, tanto nas ciências econômicas quanto nas ciências sociais, em contraposição ao empirismo;

III - defender a economia de mercado, a propriedade privada, e a paz nas relações interpessoais, e opor-se às intervenções estatais nos mercados e na sociedade."

É sempre importante contextualizar as informações, você não concorda?

Iseedeadpeople disse...

Borboleta,

o problema é que qdo collor e Sarney se aliam a Dilma "faz parte do jogo democrático". Qdo FHC e Itamar (que nem de longe se comparam aos ex-presidentes citados) se aliam a Serra é o fim do mundo!

O que não suporto nos eleitores de Dilma é essa mania de botar panos quentes em tudo!

Estou aberta a um debate, te digo que com tanta baixaria nesta campanha eu posso até mudar de lado e votar em Dilma. Mas discutindo coisas importantes , e não tentando maquiar as falhas!

Abraço.

Anônimo disse...

Claro, a escolha da fonte não foi aleatória.
Se é esse o caso, eles não deveriam conclamar que Serra é um dos seus? Ao contrário.

Dai disse...

Iseedeadpeople,

Acho que a questão não é que os eleitores da Marina são limitados intelectualment, não acho que sejam, mas que eles se mostram intransigentes e refratários ao PT, quando a parte bela da trajetória política da candidata que escolheram foi construída dentro desse partido e possibilitada pelo jeito de fazer política dele - não do PV, que está bem longe de ser um partido de esquerda e até mesmo ambientalista em método e em programa.
Então, se é pra escolher um candidato no segundo turno, porque não optar por aquela que mais se assemelha ao que Marina representa?
Serra é que não deveria ser uma opção, nesse caso.

p.s.: assim como vc, sou nordestina, e sei qual a postura do Serra em relação ao Nordeste, inclusive ele deu um show de ignorância e preconceito nas poucas visitas que fez aqui.

aiaiai disse...

Puxa, só agora consegui ler os comentários. Nao dá para comentar tudo, mas p quem reclama das alianças do pt, recomendo a leitura desse texto. É bem legal, esclarecedor.

http://marcelosouzarn.com.br/blog/as-%E2%80%9Cmas-companhias%E2%80%9D-de-dilma-por-sergio-riede/

Clara Gurgel disse...

Rita, se você está com seu trabalho de formiguinha pelo twitter, eu estou com o meu lá pelo "facebook"(não tenho twitter).E aconteceu uma coisa muito legal.Uns dias atrás vim até aqui e comentei que estava tendo dificuldade "lá no front"(no face),que às vezes lia tanta baboseira que desanimava, que tava difícil porque lá tem muito jovem reaça e, para minha surpresa e satisfação, no mesmo dia de noite, a Samira que também é uma leitora da Lola, resolveu se juntar a mim na intenção de me ajudar, mesmo tendo pouco tempo prá isso. Nossa! Achei sensacional! Como a Lola diz,essa é a nossa diferença!
Quem quiser se juntar a nós,nos procurem lá. Só avisem que leram o comentário aqui na Lola,ok?
E,"Aiaiai", posso colocar seu texto lá? Gostei muito.O da "DAI" também é muito bom, mas achei o seu mais adequado para o "face".

Natee12 disse...

Lola

Mandei para seu e-mail um comentário sobre este post, bjs

Natascha Ivanna

Dai disse...

Oi Clara,
Te adicionei lá! Não mexo muito com o facebook, mas quem sabe consigo somar minhas pequenas ações às de vcs. Beijo!

Luciana Nepomuceno disse...

Dai, não quer me adicionar também? Você me acha assim: Luciana Nepomuceno. Eu não uso o twitter. Um abraço,

Dai disse...

Oi borboleta, já adicionei, só não sei se acertei na 'Fabiana', mas apostei no avatar. Deixei comentário no seu blog. Abraço!

Raquel Portilho disse...

O Itamar não apóia o Serra: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10/13/itamar-serra-boicotou-o-plano-real-e-roubou-os-genericos-do-itamar/

Eu tenho pensado muito nesses votos da Marina. Confesso que, de primeira, fiquei meio desconfiada quando a Lola disse que a boa parte (vamos lá, gente, "boa parte" significa "boa parte") dos votos dela vinham de religiosos. Pensando no contexto carioca, especialmente nos meus amigos que votaram na Marina, ficava difícil enxergar o apelo religioso da candidata (tenho poucos amigos que votaram na Marina por convicção política, que conheciam de verdade o programa do PV, que no Rio é ligado ao DEMo). Agora, com o rumo que o segundo turno tomou, fica claro pra mim que o que a Lola escreveu aqui era verdade.
Eu tenho vergonha do caminho tomado pelas campanhas, mas a gente sabe a quem interessa colocar a discussão nestes termos. Fico triste de não poder estar no Brasil para dar meu voto a Dilma.

L. Archilla disse...

meninas, tô adicionando vcs no face, ok?

Anastasia disse...

Lolinha

Estou pronta para levar pedradas. Votei na Marina no primeiro turno, agora votarei na Dilma e me revolta o rumo que essa campanha está tomando. Se te interessar, um post que escrevi sobre isso no outro blog que escrevo com umas amigas: http://zappapos.blogspot.com/2010/10/desabafo-eleitoral.html

Vc pode postar como manifestação, ou não. Se preferir pode só ler ou o link ficar gravado aqui para quem se interessar. O que eu não aguentava era ficar calada diante disso tudo.

Társio disse...

Achei legal o PSOL ter se posicionado finalmente contra o Serra e contra o partido Verde: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/psol-indica-voto-critico-em-dilma-ou-voto-nulo-no-2-turno.html

Muito jovem falando q vai votar nulo. As pessoas não querem ter nenhum compromentimento com o país, como não querem ter compromentimento com nada na vida a não ser um salário. Todos esperam o super-herói, o político limpo, que sabe o que é certo e errado e não tem medo de represálias. A população vê o mundo preto e branco, num país extremamente distinto em todo seu território. Querem acreditar q só a política é corrupta, mas não elas próprias. Afinal ninguém superfatura nenhum produto ou sacaneia um colega do trabalho para conseguir uma promoção ou se livrar de um esporros. Querem um Deus q as diga o q fazer na voz de um pastor ou padre, ao invés da busca de verdade, seja ela chamada de Deus/ciência em suas próprias experiência. Acho que, acima de tudo, sempre precisamos acreditar que tudo pode melhorar. Que mudanças acontecem. Mal ou bem o PT as trouxe e é único com real interesse de trazer mudanças.

aiaiai disse...

SIM. Podem usar o meu texto a vontade!

Carol Morais disse...

Lola querida,
Fui sua aluna semestre passado na ufc. Estou estudando nos EUA,dá pra acreditar??
Saudades de ficar meia hora falando nas tuas aulas!
Um beijo

Niemi Hyyrynen disse...

Ise,

eu preconceituosa com os eleitores da Marina? De jeito nenhum, muito pelo contrário a ironia não foi para vc's.Eu não tenho raiva do eleitorado da Marina e nem acho que eles sejam tão "inocentes", a ironia aqui é para o outro lado.


eu tb atrapalhei a Dilma no primeiro turno votando no Plinio.

E pelas besteiradas que ela está fazendo neste segundo, é bem capaz chegar lá e votar nulo.

O PT que tanto critica a direita de estar apoiada em moralismos e religião, agora está fazendo acordos com eles só para ter seus votos.


Niemi

aiaiai disse...

Gente,

saiu a carta da dilma. achei uma reafirmação de que ela é uma grande mulher e será uma grande Presidenta do Brasil !!!!!!!!!

http://f.i.uol.com.br/folha/poder/images/10288316.gif

joshua disse...

Laura, nem te conheço, mas já que "entrou" na minha caixa postal um e-mail tão raivoso seu, coloco-me no direito de responder!

Quem começou com a baixaria de e-mails mentirosos e raivosos foram os eleitores do Serra. Eu tenho recebido muitos e tenho notado como esse grupo sabe pouco da história (passada e recente) social, política e econômica brasileira.

Acho que todos deviam parar de mandar esse tipo de e-mail. Essa eleição está com baixíssimo nível, já que se esquecem de apresentar propostas e ficam degladiando, apontando os erros uns dos outros, quando ambos têm telhados de vidro. Eu disse ambos!!!!

Mas alguns pontos são válidos de se analisar. 1) A corrupção existe em todos os governos. Existiu no governo FHC (que também "doou" cargos de interesse político) e também desviou muito dinheiro, inclusive dessas privatizações todas que você defende. Do mesmo modo, existiu no governo Lula e existe desde o descobrimento do país. Só uma reforma política resolverá esse problema, e não simples e-mails raivosos, denegrindo a Dilma e defendendo um Serra que muitos julgam conhecer, mas desconhecem absurdamente. 2) Desculpe, mas não há censura à imprensa. A liberdade de expressão tanto existe, que permitiu ao Estadão, por exemplo, anunciar abertamente quem era o seu candidato preferido. No entanto, paradoxalmente, esse mesmo jornal demitiu uma de suas melhores articulistas por ela exercer sua liberdade de expressão e expor uma opinião divergente daquela defendida pelo jornal. Então, que liberdade de imprensa e de expressão é esta? Vamos deixar de hipocrisia. 3) Esse papo de que se a telefonia não tivesse sido privatizada estaríamos na era do orelhão é muito apocalíptica. E, se me lembro bem, foi essa frase, que você mencionou, exatamente a mesma dita pelo Serra no último debate. Ou seja, quer defender uma posição, use seus próprios argumentos, embasados em leitura, estudo e conhecimento, não copiando simplesmente o que seu candidato falou. 4) Adoram dizer que a Dilma está com o Sarney, com o Collor, entre outros arautos da corrupção brasileira. Agora, você se lembra quem elegeu o Collor, ou, pelo menos, quem impactou absurdamente para a sua eleição? A Globo, que, por acaso, agora está do lado do Serra. Esquisito isso, não? Parcerias e alianças estranhas estão também dos dois lados, não só ao lado da Dilma.

Enfim, não se ganha uma eleição, ou mais diretamente, o Serra não ganhará essa eleição da Dilma, dizendo que tem Deus no coração (aliás, só agora ele lembrou disso, pegando carona nas polêmicas levantadas pela Igreja, mesmo escondendo que sua própria mulher já fez aborto), que está vendo um novo Brasil nascer (considerando-se a vanguarda desse renascimento, como se considera criador dos genéricos que não criou, por exemplo), mencionando a sustentabilidade do planeta (tentando puxar uns votinhos da Marina) e denegrindo a imagem da Dilma (como o Alckmin tentou fazer contra o Lula na última eleição e não conseguiu obter sucesso). São as propostas para o Brasil e a demonstração de um profundo conhecimento da realidade e dos problemas nacionais que diferem candidatos e vencem eleição. E nisso, desculpe-me, mas seu candidato está perdendo. Se não estivesse, não precisaria adotar a campanha "vamos bater na Dilma" e, para isso, colocar aquele vice ridículo dele para fazer esse serviço sujo.

Guarde sua raiva do PT para você mesma. E caso receba e-mails raivosos de petistas, assim como eu tenho recebido vários e-mails raivosos, incoerentes e mentirosos de tucanos, faça como eu, apague sem ler!

lola aronovich disse...

Gente, muitos comentários interessantes! Cheguei agora. Adorei ler todos. Mas, depois de passar o dia inteiro trabalhando, tenho mais trabalho aqui, pra entregar até amanhã. Minha vida não tá legal... Mil desculpas, Aiaiai e Dai, por esquecer de colocar o Twitter de vcs. É que aprontei este post ontem, uma da matina! Vou corrigir.


Iseedeadpeople, tente vir conversar um pouco mais desarmada. Sabia que a Niemi votou na Marina no 1o turno?


Carol, que legal, vc está nos EUA? Onde? Quando? Como foi parar lá? Ninguém me falou nada! Ha ha, vc escrevendo que falava meia hora nas minhas aulas dá a impressão que eu falo pouquinho...

Barbara O. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Barbara O. disse...

Lola, vc pode me dar um help? gostaria de discutir com as meninas aqui como agem quando encontram um monte de lixo nojento anti-petista em suas caixas postais, enviados inclusive por pessoas queridas. já não aguento mais o assédio. o que faço?

PS. note -se que SEMPRE são emails apócrifos e agressivos

mf disse...

Votar em Serra porque acha o PT corrupto é o argumento que mais me intriga, e é bem comum. Que tipo de lógica kamikaze é essa? Existiram pessoas no PT que se envolveram em corrupção (e foram sistematicamente afastados do governo), então por isso a pessoa vai votar no PSDB/DEM, com campanha sórdida e tudo? Estão em busca da velha corrupção "legítima" e "autorizada", que não sai em revista? Ou pouco importa o que aconteça com todos os brasileiros nos próximos 4 anos desde que o PT aprenda essa "lição"? Por que tanta rigidez com o PT e nenhuma com o PSDB?

Pelamordedeus, isso não é um voto "ético", é um voto histérico. E depois da catarse pode vir uma tremenda ressaca moral (como relatou aiaiai em relação aos eleitores de Collor)...

Aliás, quanto àqueles que acham que o apoio de Collor e Sarney inviabiliza o governo do PT, o que dizer dos nomes que apoiam Serra? E o que dizer dos setores da sociedade aos quais Serra tem se aliado? Como disse alguém em outro blog, perto de um Jorge Bornhausen, Sarney é Che Guevara.

Política se discute de maneira relacional e comparativa, não absoluta. Em termos absolutos, não há política, mas messianismo.

Finalmente, votar em Dilma não significa assinar embaixo de tudo o que ela e/ou o PT fizerem, não significa ser acrítico ou dar pouca importância à corrupção. Será que é mesmo tão difícil para algumas pessoas compreender isso? O momento é de reflexão, não de emoção: vote em Dilma com críticas, mas não vote em Serra com desespero.

aiaiai disse...

Bárbara,

Meu conselho é: ignore, jogue no lixo que é o que esses e-mails são.

Deixe os trolls falando sozinhos...uma hora eles cansam. E depois do dia 31 de outubro, com a vitória da Dilma Presidenta do Brasil, eles vão chorar e não enchem mais o saco!

Fui bem assertiva?

Luna disse...

Lola, Dilma fez acordo com evangélicos.
.
De acordo com o acordo, não terá casamento gay nem direito ao aborto no governo.

E agora, a gente faz o quê? O que eu faço? Eu vou votar nela rasgando meus princípios, porque sempre disse que eu nunca votaria em alguém que fizesse alianças com evangélicos - qualquer um seria melhor, menos eles.

Mas sei que a outra saída seria Serra. Então vou quebrar meus princípios de qualquer jeito.

Qual é a chance de Dilma contornar esse acordo? Qual é o acordo de a gente conseguir esses direitos?

L. Archilla disse...

Gente, a Dilma se comprometeu a não enviar ao congresso legislação sobre questões religiosas. Ela deixa bem claro que união homossexual NÃO é questão religiosa, e que o Estado é laico!

Cuidado com os boatos, gente, por favor!! Era só o que faltava eleitor do Plínio votar nulo porque ouviu por aí que ela se comprometeu a não aprovar casamento homossexual!

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4733510-EI15315,00-Dilma+uniao+civil+entre+homossexuais+nao+e+questao+religiosa.html

(e olha que a notícia é do Terra, nem é da Carta Capital ou algo do tipo... :)

Unknown disse...

Oi Lola, vc pediu depoimento de pessoas que votaram Marina e agora votam Dilma. Aqui vai um: http://www.youtube.com/watch?v=Ieo35nt2PUo&feature=youtu.be

Rita disse...

Mf

Adorei seu comentário, lúcido e coerente. A birra anti-PT pode impedir avanços, causar retrocesso, bla bla bla bla. E aí nós somos radicais, né?

Logo vou saber se estou equivocada, mas senti uma animação na galera hoje. Acho que, passado o choque das últimas semanas, acordamos para a discussão honesta, o debate comprometido com o país, a vontade de militar.

Bom, espero não estar vendo tudo com os olhos das minhas vontades.

Abraços

Rita

Dai disse...

Bárbara,

Também acho que responder esses emails é dialogar a partir de uma pauta que não é a nossa.
Mas seria bacana encaminhar o teu email - quem sabe desmistificando, esclarecendo os equívocos trazidos à tona - e falando do teu posicionamento político. Vc recebe emails dos teus queridos, mas tb é querida por eles, se a lógica é a da intimidade, do afeto, mostrar que sua opinião merece ser também considerada.
Beijo!

Dai disse...

Gente, como disse a Lauren, acho que a carta da Dilma faz ressonância com o que já vinhamos debatendo sobre os papéis do executivo e do legislativo. Acredito sim, que ela escolheu meticulosamente as palavras no intuito de separar o que é e o que não é da sua alçada - até onde pode interferir ou não.
Creio que o ponto mais crítico - e já recebi em meu email alguns manifestos de repúdio da comunidade LGBTT - é o que toca à Lei sobre homofobia, eu acho que é um pouco complexa a questão do que se permite ou não dizer dentro do espaço dos cultos, dada a nossa constituição - lógico que a liberdade de culto não deveria resguardar a homofobia, isso nem se discute, mas isto não está expresso no texto, ou seja, se não inclui, pode ser questionado.
Eu entendo perfeitamente a revolta da comunidade, mas, vejo que grande parte do movimento feminista já compreendeu que na atual conjuntura temos um inimigo maior e mais imediato a combater que é o Serra. Está claro para nós que o debate do aborto se deu por sabotagem política e permitir que o candidato que orquestrou isso se eleja a custa de nossa omissão é lesar a democracia. E acho que apesar das reações e notas de repúdio esta também é a postura de grande parte do movimento LGBTT.

L. Archilla disse...

Mai um linkzinho, dessa vez da Falha: http://www1.folha.uol.com.br/poder/815219-em-mensagem-dilma-nao-diz-que-ira-vetar-projetos-sobre-aborto.shtml

eu acho engraçada essa parte: "Antes de ser candidata, Dilma defendia abertamente a descriminalização da prática --o fez, por exemplo, em sabatina na Folha em 2007 e em entrevista em 2009 à revista "Marie Claire".

Depois, ao longo da campanha, disse que pessoalmente era contra a proposta. Hoje, diz que repassará a discussão ao Congresso."

Eles escrevem de maneira que, se lermos rapidamente e com o senso crítico em off, entendemos que ela está sendo contraditória... quando na verdade, ela defende a descriminalização, pessoalmente é contra (opa, eu tb, e acho que todas as feministas, inclusive), e vai deixar a decisão pro congresso (que é o lugar certo, né?). Mais coerente, impossível. Quanto mais me informo, mais adoro a Dilma!! Vamolá, presidenta!!!

Anônimo disse...

Hoje eu conquistei um voto para a Dilma. (votou no Serra!)

Acho que em breve conquistarei outro.

No facebook (que eu quase não entro), tem um conhecido meu fazendo uma campanha ferrenha para o Serra. Preconceituosa, reacionária, com ares de quem entende de política e pensa no bem de todos. Não sei mais o que faço, acho que vou excuí-lo.


Só não acho que ganhamos nada em acusar os eleitores marinistas de querer botar lenha na fogueira, não era essa a intenção de muitos. Só ganhamos antipatia.

mf disse...

L. Archilla, o seu comentário das 20h41 é acertadíssimo e precisa ser reproduzido em outros espaços. Vale para a capa da veja, inclusive. Não há contradição!

Obrigada, Rita. É exatamente como você disse: analisando com calma, quem são os radicais? E qual é a causa que defendem?

Iseedeadpeople disse...

Dai e Niemi,

obrigada pelos esclarecimentos!

Lola,
eu até q tô bem desarmada em relação ao PT. Tô ficando com nojo de Serra e seus eleitores. Realmente não sei o que fazer. Sendo Dilma, Serra ou nulo, não votarei nem um pouco feliz =/

Liliane Gusmao disse...

Lola, adorei a iniciativa de colocar os e-mails das meninas! Ótimas reflexões...
Aiaiai e Dai parabéns gostei muito do texto de voces e vou linkar eles lá no meu blog...
Clara eu estou fazendo campanha lá no face compartilhando tudo que acho interessante para desmistificar e informar as pessoas sobre a Dilma!
Mariana o que eu fiz, no facebook, com os eleitores de serra foi oculta-los na minha página inicial, pois não aguentava as baixarias...

Clara Gurgel disse...

Liliane a idéia é essa mesma! Obrigada a todas as leitoras que atenderam ao meu chamamento.
"mf" coloquei um pedacinho do seu comentário lá, se quiser se juntar a nós, será muito bem vindo!
Rita, é verdade, me sinto mais animada agora. Vamos lá gente! Vamos nos mobilizar! Aproveitando essa "onda religiosa" tão em voga ultimamente, é preciso lembrar que, "o pior pecado é o da omissão!" (rsrsrs)

Elaine Cris disse...

Adorei o estilo da Aiaiai! Bem que ela podia escrever um blog também.

Valéria Fernandes disse...

Barbara O. W., depois que escrevi dois e-mails (eram grupos diferentes) dizendo porque votava no PT e em Dilma, porque não votava em Serra, que não mandava corrente e não queria receber aquele LIXO TERRORISTA. Eles pararam. Não recebi mais nada. :)

Provos Brasil disse...

Visitem São Paulo durante a semana!

Lua** disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lua** disse...

Gentem,

Eu era até agora uma leitora silenciosa por aqui, que descobriu o blog há pouco tempo e que tem acessado para ler as opiniões da Lola e ver um pouco de debate de ideias para aliviar a angústia que tem sido passar esses dias no trabalho, onde falar de política está quase proibido. Aliás, estou condenada ao ostracismo por lá simplesmente porque eu questionava os argumentos vazios (e alguns fascistas) dos colegas. Nunca pensei que perguntar fosse ofensa, mas parece que é.

Sugiro aos que estão indignados com essa onda contra os direitos civis dos homossexuais (indignação que compartilho), que vejam as autorias dos projetos na Câmara por esses direitos. Um dos mais importantes é de autoria da deputada Iara Bernardi (PT) que, em 2004, apresentou o PLC 122, que visa criminalizar a homofobia no país. E como já foi dito e repetido, quem decide questões dessa natureza e tem força até mesmo para derrubar vetos do presidente é realmente o poder legislativo. Vejam o artigo. 66 da Constituição Federal. Passemos, portanto, a fazer pressão na bancada eleita, que será responsável por votar esses projetos.

Aos que votaram na Marina no primeiro turno, sugiro ainda que vejam a atuação dos parlamentares do PV nos últimos mandatos, tanto em nível federal quanto estadual. Digo isso porque (ingenuamente?) votei no PV nas eleições de 2006 (quando não havia ainda a Marina e nem o patrocínio "gordo e cheiroso" da Natura), tanto para dep. estadual como para dep. federal e a decepção foi grande com os parlamentares eleitos. Aqui na assembléia de SP, por exemplo, os seis deputados estaduais deram total apoio ao PSDB e ajudaram a barrar as CPI´s que prejudicariam o governador Serra, tomando posturas bastante conservadoras.

Gentem, provocação: acho que o nosso problema é fazer o exercício de olhar para as transformações sociais recentes e ver o que não se encaixa no nosso modelinho utópico de sociedade. Num é não?

Abçs,
Lua**