domingo, 31 de outubro de 2010

HOJE É O GRANDE DIA! DE NOVO

A maioria de nós achava que Dilma venceria no primeiro turno, mas não deu. Hoje vai dar. Agora sim vamos eleger a primeira presidente mulher do Brasil.
Nossa comemoração será uma festa. Veremos pessoas com largos sorrisos no rosto durante semanas, só por causa desse resultado. Já falei que participei muito intensamente da campanha de 1989, panfletando e conversando com pessoas por vários dias. Lula perdeu de Collor por uma miséria de votos. Eu vivia em SP na época, e foi SP que elegeu Collor. Se a maior parte do eleitorado paulista tivesse votado no Lula, ele ganharia. Mas, no dia seguinte ao da eleição, o que eu esperava ver? Pelo menos os eleitores do Collor sorrindo, celebrando. Nada disso. O clima era de velório. Sério mesmo. Era como se alguém tivesse morrido - talvez um país? Pela primeira vez desde 1961, o Brasil podia escolher seu presidente. E escolheu o Collor, um candidato fabricado pela mídia! De fato, não havia motivo pra comemoração.
Vamos imaginar só por um minuto (e já é tempo demais) que Serra vença hoje. Alguma dúvida que o clima de velório seria o mesmo de 89? Não haveria o que comemorar. Eleitor do Serra não vota nele, vota contra a esquerda. E é eleitor reaça, que nem gosta de governo, que acha que o Estado tem de ser mínimo, e que a política só atrapalha os “homens de bem” (e eles continuam usando essa expressão em pleno século 21, homens de bem, não pessoas de bem) de trabalhar e prosperar.
Felizmente, não vai acontecer. O Brasil vai saber superar seus preconceitos e votar numa candidata que promete continuar um governo maravilhosamente avaliado.
Novamente serei mesária. Gostei da experiência durante o primeiro turno. É exaustivo, mas o tempo voa, e não ocorrem grandes problemas. No dia 3 foram praticamente dois os pepinos: um, o de uma mulher que exigia que uma eleitora pudesse votar, apesar do nome na sua carteira de identidade ser diferente ao que estava escrito na seção. Tivemos que ligar pro juiz. Toda a atitude daquela mulher foi muito suspeita. Ela trouxe essa senhora e mais uma outra, ambas analfabetas, e queria ir com cada uma pra trás da urna eletrônica, pra “ajudá-las” a votar. E isso sem ter absolutamente nenhum parentesco com elas! Não permitimos, ela ameaçou fazer um escândalo, nós ameaçamos chamar a segurança, ela se acalmou.
O outro episódio desagradável foi cortesia de um homem de uns 30 anos, de classe média. Pedimos para que ele deixasse o celular em cima da nossa mesa, como pedimos pra todos. Por que isso? Pelo mesmo motivo que não deixamos crianças maiores (de colo tudo bem) acompanharem o pai ou a mãe na votação. Em 2006 houve denúncias de que crianças entravam para fiscalizar se a pessoa realmente estava votando em quem havia comprado o seu voto. E agora, que tantos telefones celulares têm câmera, fotografar o voto passa a ser uma possibilidade para os corruptos. Por isso, nosso treinamento de mesária foi para para que o eleitor não entrasse com o celular. Mas esse eleitor em particular revoltou-se com o nosso pedido. Subiu a voz e disparou: “Tem alguma lei que proíbe? Eu levo o que eu quiser!”. A atitude dele foi tão inesperada, tão estúpida, que nos deixou de mau humor por quase uma hora (e eu aposto minha vida que eu sei em quem ele vota). Mas, de resto, nenhuma irregularidade. Tudo tranquilo.
Hoje vai ser igual, imagino. Será mais rápido, já que o eleitor precisará votar apenas em uma candidata, não em seis. Será vapt-vupt.
Já falei que Dilma vai ganhar? Ela vai. Não sei de quanto. As pesquisas variam, e todas a mostram na frente, com vantagem entre 10% e 17%. Eu adoraria repetir o placar de 2006, de 61% a 39%. Mas não será assim. Tá mais pra 55 a 45 mesmo. Mas suponho que vantagem de Dilma será menor. Talvez 52% a 48%? Não podemos nos esquecer que todas as pesquisas erraram no primeiro turno. E que existe muito reaça com vergonha de declarar seu voto. E o favoritismo de Dilma ajuda, mas também atrapalha. Ajuda porque tem gente que vai na onda, que vota em quem acha que vai ganhar. E também, muito eleitor serrista pode não comparecer às urnas sabendo que ele vai perder. Mas isso funciona contra Dilma: muito eleitor dela pode não fazer questão de votar, sabendo que ela vai ganhar.
E uma coisa que pesquisa não capta de jeito nenhum é índice de abstenção. Estamos no meio de um feriado prolongado, e bastante gente já viajou. Isso deve afetar mais Serra (que tem mais eleitores ricos, com dinheiro pra viajar) do que Dilma. Mas Dilma também tem alguns eleitores ricos, e hoje em dia classe média baixa também viaja. E o número total desses eleitores endinheirados ainda é pequeno. Ainda acho que teremos uma abstenção altíssima, mas não tenho certeza de como isso afetará o resultado.
Tenho um pouquinho de medo do que os padres e pastores dirão a seus fieis agora de manhã, antes do povo ir votar. Imagino que o Ratzinger, vulgo papa, entrar na campanha na antevéspera, quando o assunto do aborto já fora superado, cause algum tipo de dano. Espero que não. De resto, parece que não houve bala de prata, ainda bem.
Bom, gente, este é um momento histórico. É a nossa chance de eleger a primeira presidenta, na frente dos EUA, França, Itália, Espanha, e vários outros países ricos. E podemos escolher entre um candidato machista, que pede pras meninas bonitas darem “chance” aos pretendentes que votarem nele, e uma candidata que simboliza uma enorme conquista feminina. É a nossa chance de escolher entre um partido que pôs o Brasil no rumo internacional e outro que tentou vender tudo que tínhamos pro estrangeiro. É nossa chance de seguir crescendo e melhorando o país ou trazer de volta aqueles que são poderosos com os humildes e humildes com os poderosos, como disse o Victor. É uma luta entre quem ama o Brasil e quem compara o país a um esgoto, planeja exílio em Miami e vive chamando pobre de burro. E é a gente que escolhe. Eu confio na inteligência do povo. É por isso que vamos ganhar.

28 comentários:

L. Archilla disse...

É ISSO AÍ LOLINHAAA!!!

tô aqui ansiosa esperando dar 8h pra ir votar.

hasta la victoria!!!!!!!!

Amanda disse...

Ai que emoção! Ja votei, com um enorme sorriso de satisfação no rosto!! Ansiosa pra a noite chegar.

aiaiai disse...

Eu to saindo de casa agora, vou ali fazer história e já volto!!!!!!!!!!!
Dilma!

Patrícia Siciliano disse...

Coisa mais linda essa: numa democracia tão jovem como a nossa, a gente vai eleger uma mulher presidente antes dos EUA!!!

Não me agüento de felicidade. Vou dirigir quase duas horas e encarar o congestionamento FELIZ, porque eu não perco essa oportunidade por NADA NESTE MUNDO!!!

É DILMA!

Pedro Joffily disse...

Poxa, eu tenho 15 e não posso votar D:
Meu irmão de 18 vai votar na Dilma, mas triste. Ele não confia muito na Dilma, eu pergunto por que diabos e ele diz que a oratória dela não é muito boa. É verdade, mas o discurso dela é intelegível, poxa. E tem também as brincadeiras " Dilma é feia", "Dilma é traveco", e tem gente que vota no Serra por isso, é ridículo.
Enfim, é hoje povo! \o/

Anônimo disse...

Fé cega, faca amolada, povo! é HOJE!

Fernanda disse...

Lolissima querida...No alto de minha ansiedade e insonia aqui do outro lado do mundo nao vejo a hora de chegar a noite pra gente ter a certeza que temos nossa primeira mulher presidenta!!!Yessss!
Alias, o que voce acha do proximo tema pro seu concurso de blogueira ser sobre mulher e politica?
Beijos

Fernanda
www.ogritodefernanda.blogspot.com

joshua disse...

Dilma perderá claramente.

Falta-lhe charme e convicção.

PALAVROSSAVRVS REX

joshua disse...

Bom dia e boa sorte a todas as mulheres que votam por puro mulherismo, o que não chega.

PALAVROSSAVRVS REX

Pedro Joffily disse...

é mesmo, charme o Serra tem de sobra... o_o

Oliveira disse...

Que coisa horrível que é eleição no Brasil.

Ter que escolher entre um mentiroso imcompetente e uma oportunista manipulada por um vigarista.

Luciana Nepomuceno disse...

Lola, já votei e foi emocionante. Fiz uma blusa foto com a Dilma jovem e a frase: eu voto na guerrilheira. E você nem imagina a receptividade das pessoas na fila, as saudações na rua. Agora vou sair pela cidade com meu bandeirão e com o jingle da campanha na maior altura possível. Bom trabalho pra você e vamos festejar muito hoje a noite...

Unknown disse...

Lola,

Não sei não. Aqui em SC, se o Serra ganhar, acho que o povo vai às ruas, quer dizer o povo rico, né. Eu votei na Dilma, mas é uma sensação estranha, pois vc sente que estão todos indo votar no Serra. Só uma senhora no terminal falava a favor de Dilma. Morar em estado conservador é isso. Estou bastante preocupado. Não vejo a hora de chegar 22 horas pra saber logo esse resultado. Por mais que todas as pesquisas indiquem vitória de Dilma, há o fator clima, fator feriado, fator evangélico, fator Minas, fator isso, aquilo...Tá difícil ser feliz. Pior que se Dilma ganhar, vou me sentir apenas aliviado. Nem vou comemorar. Não sou um eleitor entusiasmado de Dilma, mas
acho um risco enorme a vitória do Serra. Não em termos econômicos, mas sim em termos políticos mesmo. A parcela conservadora da sociedade vai ser a grande vencedora e isso seria muito ruim. Estabeleceria um precedente horrível para os próximos candidatos.

Nathália. disse...

Fui à missa hoje, vou à missa todo domingo (sou católica e feminista mesmo, e dá bastante certo, se você souber criticar as coisas), e felizmente o padre não se manifestou sobre as eleições!

UFA!

Que todos os padres façam o mesmo, porque "não vote em candidato do executivo pró aborto", além de total intervenção no ESTADO LAICO, é burrice total!

Leandro disse...

Pois é, vi gente panfletando imagens de Jesus e uma faixa de uma reunião evangélica aqui em Arujá. Fora isso, também vi muita gente de roupa vermelha! #voude13

carmozini disse...

oi Lola;

Venho seguindo seu blog através de uma amiga e gostaria de expressar minha admiração pelos temas discutidos e pela inteligente forma de pensar, através da qual vc influencia muita gente para o bem. Parabéns

Anastasia disse...

Minha comemoração será solitária já que só tem tucanos à minha volta. Mas já estou feliz pq algo me diz que a Dilma realmente ganhe. Vamos torcer!

Vítor C. disse...

Estou com a Amanda, também votei com o maior sorriso de satisfação no rosto. Muito ansioso, aguardando a apuração, esperando a vitória de Dilma. =)

Anônimo disse...

Ufa!Já votei,agora é só esperar o resultado...
E vai ser Dilma!

Ághata disse...

Votei sorridente!! E vou poder dizer orgulhosa mais tarde "Votei na primeira mulher presidenta do Brasil! [duas vezes]!"

Victor disse...

Ainda não fui votar, mas vendo os comentários acima, tenho pena dos companheiros dilmistas que moram nos estados serristas. Aqui no Ceará, é uma grande festa vermelha!

Sexta-feira, fui fazer bandeiraço junto com minha mãe e alguns amigos (tenho 17 anos) e foi muito legal, gente! Os serristas nos carrões passavam e você via TRISTEZA!

Se há o fator Minas, o fator feriado, etc., vamos confiar no FATOR NORDESTE porque, se São Paulo elegeu Collor, o Nordeste vai eleger Dilma!

(Estou louco pra votar. Mesmo antes de poder votar, já adorava ir com minha mãe. Agora que posso, é uma alegria só!).

DILMA PRESIDENTE!

Jéssica disse...

Acabei de votar, estou ansiosa para saber o resultado, até demorei para conseguir dormir x_x
Minha comemoração também será solitária, moro na capital de SC, e tanto minha família como amigos são conservadores...É interessante que até mesmo amigos feministas vão votar no Serra, o conservadorismo aqui está tão enraizado que nem percebem a contradição!

Masegui disse...

Lolinha,

Tenho duas notícias boas e uma péssima:

As boas:

- Votamos cedinho, eu a patroa e "us mininu": 4 a 0 pra Dilma!!

- O seu post de ontem foi simplesmente sensacional!

- A péssima:

- Oliveira, o idiota, está de volta!

Elaine Cris disse...

Eu juro que não consigo entender esse pessoal que chega a fazer campanha apaixonada pra um candidato, não porque gosta dele ou porque acredita que ele é competente, mas porque detesta o partido ou o candidato contrário.
Vi algumas pessoas fazendo isso para o Serra, mas a sensação era mesmo de que não achavam o Serra ou o PSDB melhor, mas que simplesmente odiavam o PT ou a Dilma, e em alguns casos por simplesmente não querer uma mulher no poder.
Estou confiante, espero que amanhã seja dia de festa e não de velório...

Abçs Lola

Eduardo Marques disse...

Putz, imagine se perder, com q cara vc vai ficar! Cara mia, eu tb voto na Dilma, sei que ela vai ganhar, mas tenho medo de contar vantagem antes da hora, q dá azar. Então, shhhh. Ok? ;)

Letícia disse...

Já fiz a minha parte! Agora estou aqui, com o coração na mão, aguardando o início das apurações!
Vitóriaa! o/

Anônimo disse...

Oi Lola, nesse 2º turno fui mesária novamente (bem na verdade presidente, já que a mesma faltou e eu tive assumir o posto) e na grande maioria, pelo menos na minha seção, votaram na Dilma, uma senhora dizia toda orgulhosa que queria uma mulher como Dilma na presidência :)
enfim, estou bem confiante que a Dilma ganha essa.

espero que tudo tenha sido tranquilo na sua seção.

Vanessa disse...

Olha que post interessante, lembrei de vc:

http://nerdyapplebottom.com/2010/11/02/my-son-is-gay/

Frase preferida: IT IS NOT OK TO BULLY. Even if you wrap it up in a bow and call it ‘concern.