domingo, 21 de fevereiro de 2010

INTERNET, XADREZ E MOSQUITOS EM FORTALEZA

Iééééééé! Estou com internet desde sexta à noite! Por enquanto ela só está disponível pra um computador, num só recinto da casa, mas torço para que um dia isso mude. De qualquer jeito, só de não ter mais que depender de lan house já é um alívio.
Tenho muita coisa pra colocar em dia, mas, infelizmente, no momento continuo doentinha. Esta gripe que o maridão passou pra mim foi a pior dos últimos cinco anos, sem brincadeira. Anteontem veio uma dor de ouvido terrível. Como era noite, a gente pôs um filetezinho de óleo e a dor parou, mas estou surda. Sabe aquela sensação de ouvido totalmente entupido? Pois é, estou desse jeito há 24 horas. E não estou feliz. Não dói, mas também não escuto grande coisa num ouvido, e pouco no outro. E ainda está tudo congestionado por dentro. Vou poupar vocês dos detalhes escatológicos. Hoje compramos umas gotinhas pra dor de ouvido. Espero que minha audição volte. Por favor, não me mandem procurar um médico.
Tirando essa gripe desgramada, o resto segue tudo bem. Uma das coisas que mais gosto de Fortaleza é que, como a cidade é pequena em tamanho (e plana), tudo é mais ou menos perto. Sexta eu e o maridão fomos pro Cambeba, pra pegar uma certidão negativa no Governo do Estado. Todo mundo dizia que era longe, mas nem era: acho que dá uns 7 ou 8 km. Sem querer, seguimos umas placas e fomos parar no Aldeota, onde fica a Prefeitura, onde eu tinha que pegar outra certidão. Só ontem à noite nos perdemos um pouquinho ao irmos pra um clube jogar xadrez. O maridão está sendo ultra paparicado por aqui e visto como a salvação do xadrez cearense. Parece, não tenho certeza, que ele será o jogador com rating mais alto por essas bandas. É engraçado, porque todo lugar que ele chega, o pessoal faz ohhhh. Todo mundo falando nele. E o maridão é modesto e discreto, não tá acostumado com isso não.
Eu sigo na torcida para que ele me sustente (ha ha, não resisti; ando acompanhando a polêmica entre Aiaiai versus o resto do mundo no que se refere a mulheres cuidarem do lar. Vocês já sabem a minha opinião - sou a favor da liberdade de escolha, sempre. Terça publico um post em que respondo uma pergunta da Aiaiai). Não, sério, será que vou poder dar aulas surda? Não, sério mesmo, o governo errou. Pô, o concurso foi no final de agosto. Precisava atrasar todo o ano letivo?! Agora estamos num impasse. Parte do departamento quer que os novos professores (eu inclusa) comecem as aulas logo, mesmo sem estarmos empossados (e mesmo que só passemos a receber salário contando a data da posse). O RH diz que isso é impossível: só entra em sala de aula quem tiver tomado posse (o que não se espera que ocorra antes de 10 de março). Algumas professoras gentis ofereceram pegar umas aulas para que a gente não fique tão atrasada. O mais provável é que a gente só assume após a posse e tenha que repor todas essas aulas perdidas no final do semestre. Ou seja, adeus, parte das férias de julho (mas como é meu primeiro ano e estou entusiasmada, não vou reclamar de nada).
Confesso que estou ansiosa pra começar a lecionar. Falta só preparar as aulas. Mas isso de poder ir e voltar andando de casa pro trabalho é um luxo e tanto. Apesar do carro (que ainda não tive coragem de dirigir neste trânsito não solidário), temos andado um monte. Se não fosse a gripe, estaria me sentindo super saudável. E, como o clima daqui é quente que dói, nunca tenho fome. Acho que vou conseguir emagrecer um pouco sem fazer grande esforço. Quer dizer, se a gripe não me matar antes.
Também estou ansiosa, confesso, pra receber algum tipo de salário. Porque a gente só gasta. Dinheiro só sai, não entra. Eu me sinto mal com essa rotina. Ontem não resisti e comprei um aparelho de dvd. Não que eu precisasse de um, mas é que eu tinha visto um outdoor do Philips Toca Tudo, e aí a Manu confirmou que o troço toca tudo mesmo, e ele virou meu novo sonho de consumo. Porque o meu dvd atual é cheio de frescura pra tocar filmes gravados da internet. Enfim, tava em promoção, custou R$ 189. Claro que não temos tomadas suficientes no quarto pra instalar o aparelho ou sequer dvds pra tocar (tudo escondido nas caixas ainda). Mas gostei de ter comprado o treco.
Ah, ontem, lá no clube, joguei uma partida de xadrez (na verdade, três) pela primeira vez em, sei lá, quatro ou cinco anos. Fiquei com a maior vontade de jogar. A verdade é que eu adoro xadrez - pena que não seja muito boa. Mas eu ganhei do carinha com quem joguei! A outra verdade é que meu lado feminista não me deixa à vontade sendo acompanhante calada do maridão. Eu realmente adoro vê-lo jogar, porque é sempre um prazer observar um psicopata agressivo (estilo do maridão no jogo) empurrando todas as peças pra cima do adversário, mas também quero me divertir.
Estatística: até agora, em vinte dias de casa nova, só apareceu uma barata por aqui. Tava no nosso banheiro, que tem pia e privada escura, da cor de barata (e por isso, e por estar um pouquinho quebrada, será trocada numa reforma em breve). O dono da casa jurou que aqui neste bairro (Benfica) não existe barata voadora. Mas ele também disse isso dos pernilongos. Um monte de gente tem me dito que Fortaleza não tem problema com mosquitos. Bom, esqueceram de avisar os bichinhos. Tá uma festa por aqui. Dormimos com janela aberta, ainda sem tela, só com aquele aparelhinho elétrico (e geralmente ineficiente) pra espantar mosquito, e tudo que posso dizer é que o meu quarto se transformou no novo point mosquital de Fortaleza. Espero que todos esses vampiros peguem a minha gripe e morram, os malditos.
Saudades de vocês! Ahn, de vocês, leitor@s. Não dos mosquitos!

27 comentários:

Patrick disse...

Quando a internet é instalada e começa a funcionar é sinal que a nova vida está começando :). Bem vinda ao Nordeste, Lola!

Luciana disse...

Outro dia um amigo meu indicou uma receita caseira pra espantar mosquitos. Não testei pq aqui em casa tá tranquilo, mas segundo ele, funciona.

E a mamacita, o que está achando da mudança?

Melhoras.

Luciana disse...

Tem uma outra dica nesse msm site usando citronela. Talvez seja mais barato a longo prazo, mas não tenho idéia do valor da plantinha.

Ana Flavia disse...

Lugar quente e pernilongos andam abracadinhos. O jeito é instalar logo as as teals de protecao em todas as janelas e portas e mante-las fechadas.
Boa sorte.
melhoras da gripe. Nao, nao te tigo pra procurar um medico, mas chazinho de mel, limao, alho e acafrao pode dar uma boa ajudinha.

Má disse...

Lola, para pernilongos aqui em casa temos um vidro com Citronela que molhamos no algodão e passamos ao redor da janela, cama e eles nem chegam perto da gente!

Tina Lopes disse...

Lola, faz umas armações de madeirinha do tamanho do "buraco" das janelas e coloca tela. Sai super barato, vc tira e põe as telas na hora que quer. Na casícula da praia, que é do lado de um brejo,a gente faz isso. Tô desaparecida mas tô super feliz por vocês. E Mamacita, como vai? Bjks

Anália disse...

Oi, Lola!
Espero que vc melhore logo.
O que eu acho muito eficiente contra pernilongos é um ventilador. Pena que não combine muito com gripe :(
Bjs,
Anália

Masegui disse...

Bom saber que tá tudo indo bem, principalmente quanto ao xadrez do Mestre CM! Agora só falta você voltar a interagir com a galera e botar ordem furdunço!

Pra sua gripe: Cachaça, mel e limão. O limão é vitamina C, mel é expectorante e a cachaça faz bem pra alma!

PS: "Manda" o CM contar as novidades enxadrísticas de Fortaleza no ALL THAT CHESS.

Masegui disse...

Corrigindo: botar ordem "neste" furdunço

Gabriela Robert disse...

Oi! Tenho quase certeza que não tem nada de errado com tua orelha :P provavelmente o azeite "tapou" o timpano e ele nao está conseguindo se movimentar para que o som fique de bom volume, deve passar daqui a pouco, qq coisa vai em um otorrino q ele te arruma em 2 min :D Esses dias tava me sentidno surda, aih fui em uma e tinha um cabelo (q nem consegui ver sem lupa) no meu timpano! essa coisa minuscula me deixou surda! absurdo! :D agora to melhor denovo ehehe

Legal que está gostando da tua vida aih =)

Ah! esse DVD é MTO bom mesmo, temos um e ele realmente roda a gravação pirata da internet, é uma belezura =)

Beijocas!

Bau disse...

Querida, sei que a gente não deve recomendar medicação sem aconselhamento médico, mas tive dor de ouvido e vc não deve pingar remédio, pois pode piorar, se houver infecção. Meu médico deu, para descongestionar e desinflamar o Celestamine a cada 8 horas e funcionou, mas eu não sou alérgica, posso tomar essa medicação (se não me engano é corticóide com um descongestionante). Para o caso de otites e gripes fortes, a melhor coisa é uma consulta, para não atingir os tímpanos e piorar o quadro. Beijos, se cuida, teimosinha!

Bau disse...

Ah, e usando a idéia de Tina Lopes, se vc não quiser fazer a armação de madeira, fica fácil fazer a tela com velcro ao redor e cola na parede em volta da janela. A essência de citrolela tb espanta os pernilongos. Se eles insitirem, passe um pouco de azeite de oliva nos lugares mais expostos, eles não chegam perto (se chegarem, grudam) e a pele fica super sedosa, maravilhosa! Mais beijos!

Vivien Morgato : disse...

Meu filho tentou me ensinar xadrez, até postei sobre isso...mas não rolou. Tenho severos preconceitos contra o jogo, veja vc.
Estou ansiosa pra ler seus post pós-aula. Beijos e parabéns novamente.

Ághata disse...

"Espero que todos esses vampiros peguem a minha gripe e morram, os malditos."


Huahuahauhauhauhauhauhauhaua...

Rê_Ayla disse...

citronela contra mosquitos... como já disseram aí, e tb incenso de citronela funciona bem.

e... legal ver vc dizer q é pela liberdade de escolha.

aiaiai disse...

Oi Lola,

Que bom que vc já tem internet, sinal que as coisas estão começando a funcionar, né? Já foi no cinema, já tem internet...agora só falta ir à praia!
Dê um mergulho no mar e mande essa gripe para o fundo do oceano.

beijos

Ana Cristina Powell disse...

Lola,
Quem foi que te falou que nao tem pernilongo em Fortaleza??? Hahaha
Alias, ja que voce reside em Fortaleza devia chama-los pelo nome certo: Murissoca (se escreve com cedilha, ta?)! :)
Sou de Fortaleza e morei 31 anos da minha vida ai e essas bichinhas me adoram. deve ser porque sou alergica e quando elas me atacam fica parecendo que foi picada de abelha. Eh um horror!
A unica coisa da qual nao sinto falta...
Quando vou visitar meus pais eh sempre um problema.
Coloca essas telas nas janelas e espero que curta muito minha cidade!

Roberta disse...

Lola,sobre os pernilongos,abra sua casa pros fumantes da cidade!Não é verdade que pernilongo morre sufocado com fumaça?...;)

Ou então faça uma fogueira na sala :D
é to sem ideias...

talita disse...

procure um médico

Livia Luzete disse...

Lola,que bom que as coisas estão andando "pra frente". Quanto as coisas do governo e vamos falar sobre o mesmo assunto o setor da educação...estou sabendo também como é um
parto-de-fórceps-versus-cesárea, tanto que se enfim amanhã eu conseguir me matricular na FIC via Prouni, e depois você ser empossada, vou te convidar para comemorarmos nossa vitória.

Adorei a idéia da Bau sobre por velcro para poder fixar as telas, bem melhor essa idéia que as armações de madeira que aqui em Beberibe me pediram uma fortuna.

É adira logo o termo muriçoca porque o povo não conhece o pernilongo. E já adiantando o bom humor do cearense, é bem provável quando você mencione pernilongo te perguntem: como é que vocês chamam em SC? (dai vc responde) Então eles dizem: "Ah! Aqui nós não chamamos eles vem sozinhos."

Ouvido - se serve mais um momento testemunho..rsrs
3 gotinhas de cerumin morninho. Sempre resolveu, porém um dia entupiu mesmo e o otorrino (Dr Luciano Bezerra de Menezes) indicou o cerumin para ser feito lavagem alguns dias depois nos dois,pq o outro também estava começando a entupir.

Gripe - muito líquido, inalação de soro fisiológico (nada de meter medicação), vitamina C e...acho que o Masegui está certo. Além de descanso!

Lola, acho que essa sua gripe foi causada pelo estresse todo da mudança e incertezas e isso baixou sua imunidade. Mas agora vcs já estão instalados(mãe,marido e gatos), vcs estão vendo como a cidade é gostosa (ok, eu sei que tem problemas, mas alguém vai dizer que Berna também não tem? - ô comparação)e logo loguinho vc estará pondo dinheiro em casa.
Boa sorte.

Anônimo disse...

Ah, mas 10 de março é daqui a pouco. O importante é que a cadeira é sua. Depois fala mais das suas ideias pras aulas, que disciplinas irá selecionar e tals. Nordeste é quente assim mesmo; vc se acostuma. Compre uns bonés, beba água regularmente, fique pelada pela casa... ajuda... ventiladores e todas as outras armas anticalor e antimuriçoca, e tá tudo resolvido. (risos)

Ana disse...

Lola, eu to muito pe da vida com essa propaganda que ta rolando da nova cerveja devassa. vc já viu? é bizarro. queria que vc comentasse o mau gosto dos publicitários ao criarem uma propaganda onde pedem uma devassa e aparece uma loira com a cerveja na mao.
Bando de cretinos. Isso é coisa de homem de pinto pequeno, só pode!

Alcyone disse...

Lola,
eu gostaria de saber o q vc pensaria se toda essa confusao p vc assumir, sendo CONCURSADA, fosse no governo do FHC...

CUIDADO com a janela aberta! Fortaleza nao eh uma cidade pacata. nao acreditem se te disserem! Cuidado qd dirigir, cuidado onde estacionar, etc. FALANDO SERIO>

Gosto muito do seu blog, em abril vou em Fortaleza. Posso te convidar p um drink?

tania disse...

Não faz muito tempo que leio seu blog, mas já gosto muito. Não sou nova no mundo da leitura de blogs, mas só há pouquissimo tempo comecei a fazer um - impulsionada pelo fato de que estava fazendo pesquisa sobre internet, aliás, estou.
Tenho em comum com você o fato de que também me mudei do Rio de Janeiro de mala e cuia para o nordeste para trabalhar, após passar no concurso para a universidade - UFRN, em Natal. Já vai pra catorze anos que estou aqui. Muito prazer e seja bem vinda às terras dos coqueiros.
Tania

lola aronovich disse...

Alcyone, como eu estaria me comportando se esse atraso todo pra admissão na UFC acontecesse durante o governo FHC? Fácil: eu não estaria passando por isso. Porque simplesmente não houve contratação pra federais durante suas duas gestões.
Todo mundo tem me dito como Fortaleza é perigosa. Mas nesta janela do meu quarto é meio impossível de se entrar. A casa realmente parece ser muito segura. Depois coloco umas fotos pra vcs verem.
Ah, pode me convidar não prum drink, que não bebo, mas pra uma água e um sorvete de chocolate.


Gente boa, estou de saída. Continuo surda! Ontem à noite me rendi e procurei um hospital (público) aqui pertinho de casa, mas não havia otorrino de plantão. Disseram que hoje de manhã haveria. Vou lá. Desejem-me sorte!

Giovanni Gouveia disse...

Com a experiência de quem não se lembra de um único ano da vida sem dor de ouvido (já são 42), desculpe-me mas vou insistir, qualquer receita doméstica para esse troço é furada, sempre piora de alguma forma, a única solução é o tal do otorrinolaringologista, e olhe que não sou muito fã de médicos...
E, Lola, na primeira vez que eu fui em Fortaleza, eu rodei muito nessa cidade, e não consegui sair de Aldeota, esse sufixo diminutivo não parece ter lá muita precisão ;)
Quanto aos mosquitos, (aqui em Recife pelo menos há) nos supermercados vendem umas velas de andiroba, que são tiro e queda.
Quanto a posse, ela pode sim, ser feita retroativamente, depende de boa vontade do RH, e o erro não é do governo, mas da administração da Universidade, que, repito, sendo autarquia tem autonomia administrativa.

Anônimo disse...

Lolinha que bom que vc vai procurar o otorrino. Ouvido é coisa tão perfeita e maravilhosa que não dá pra tratar com um fiozinho de óleo. Aliás, é uma prática antiga de mães com seus bebês, mas extremamente condenável. Aquela inocentemente gotícula de óleo que as pessoas colocam no duto auditivo poderá propiciar a proliferação de bactérias. Vai dar tudo certo com vc, se o otorrino for competente, e ele há de ser! Bj daqui de SC.
Fatima