domingo, 21 de junho de 2009

A NOVA LOLINHA SE PREPARA PRA UM CONCURSO

Gente, mais uma vez, obrigada por todo o carinho e solidariedade. Ótimas as mensagens de todos vocês. Mas a que me fez rir em voz alta foi a de uma leitora perguntando o que vou fazer agora com tanto tempo livre. Hi hi. Eu comentei que tem um concurso pra Universidade Federal do Ceará, né? Falei que é um concurso ideal, não só por ser em Fortaleza (eu sempre quis morar numa capital nordestina), mas por não exigir graduação em Letras, por ter quatro vagas e por ser em Literatura? Então. Semana que vem vou me inscrever novamente. Eu já havia me inscrito, mas fui recusada porque, dez dias atrás, quando terminou o prazo determinado pelo edital, eu ainda não era doutora. Felizmente eles não tiveram candidatos suficientes e reabriram o concurso, desta vez pedindo apenas mestrado. Agora eu posso. Descobri que a Renata também vai concorrer! Que legal, Rê. Nem sabia que você queria sair de Floripa. Vamos procurar algum material pra estudar juntas.
Este será o primeiro concurso da minha vidinha, e quase ninguém passa no primeiro. Mas preciso começar um dia. Vai ser caro pra chuchu (já gastei uns quinhentos reais só com as inscrições, xerox autenticadas, sedex etc), porque pra Fortaleza não dá pra ir de ônibus. Quanto tá uma passagem de avião de Curitiba até lá, uns 800 ou mil reais? Ai ai ai.
Ainda não há data certa pro concurso. Parece que será nos dez primeiros dias de agosto. Ou seja, daqui a um mês, um pouquinho mais. Pra quem não sabe, e realmente quem não tá nesse mundinho não tem como saber, a maior parte dos concursos pra universidades federais é assim: eles passam uma lista de pontos pra gente estudar. Geralmente são dez pontos (tópicos, assuntos). Pra prova escrita, eles sorteiam, na sua frente, um dos dez pontos. E te dão uma hora pra reler o material que você tem sobre ele. Aí eles te colocam numa sala escura e sem janelas e com monstrinhos devoradores de gente soltos (ok, essa parte é a minha imaginação se intrometendo), e você tem que escrever sobre aquele ponto durante quatro ou cinco horas, sem consulta. Não sei se vocês notaram, mas pra mim essa parte é apavorante. Precisa de no mínimo nota 7 pra passar pra próxima fase. Aí eles sorteiam um outro ponto, e você tem 24 horas, à la Jack Bauer, pra preparar uma aula de 50 minutos pra dar pra uma banca. Isso deve ser divertido, porque numa aula de verdade o professor(a) interage com os alunos, mas nesta você tem que interagir com a banca, que vai fingir que não está lá. Sei não, essa parte parece fichinha perto da prova anterior. Se você tirar no mínimo 7, beleza. Aí tem a prova de títulos. Nessa a banca analisa o seu currículo, e cada coisinha vale uma determinada pontuação. Bem objetivo: apresentação em congresso internacional, x pontos. Artigo publicado em periódico de primeira linha, n pontos. Acho que ainda tem uma entrevista com a banca, em que ela faz perguntas sobre seu método de trabalho, sua experiência, seus planos, seu currículo. Imagino que isso não valha nota. Pronto. Passar já é bom, mesmo que a gente passe em quinto lugar e só haja quatro vagas, porque entra no currículo e vale ponto pro próximo concurso. Passar em primeiro, claro, é o que há (até porque quase sempre há apenas uma vaga), mas a universidade pode demorar bastante tempo até te chamar.
Bom, nesta nova fase da minha vida, eu quero ser uma nova Lolinha. Uma Lolinha aplicada, estudiosa, disciplinada, que não enrola nem deixa tudo pra última hora. Se eu não me preparar direitinho pra este concurso, nem vale a pena ir até Fortaleza. Um dos problemas é que desta vez são quinze, não dez pontos. É ponto que não acaba mais! Outro problemão é que metade dos pontos é de Linguística, não de Literatura. E não sei nem por onde começar. Portanto, se algum(a) de vocês tiver qualquer material, sugestão de material, qualquer coisinha que tenha a ver com qualquer desses pontos, manda pra mim por email, por favor: lolaescreva@gmail.com
É tudo em inglês, o concurso é em inglês, os pontos são em inglês. Olhem só cada ponto assustador, de tirar o sono:

SETOR DE ESTUDO: LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS
1. Theme, focus and information processing
2. From sentence to text (the notion of “text” and grammatical devices)
3. Sentence types and discourse functions
4. The interrelation between the sound system of English and other areas of research
5. Mood and Modality (começou bem: pus no Google pra buscar uma ilustração pra este ponto, e ele corrigiu pra "Mood and Morality").
6. The Semantics of the English Verbs
7. The Complexity of English Noun Clauses
8. Renaissance Elizabethan Theater
9. Romanticism in Britain
10. Romanticism in America
11. The Irish Literacy Movement: The culture twilight
12. The short story as Literary Form: A study of case
13. The Novel of Reconstruction: The lost generation
14. The Harlem Literary Renaissance
15. American Theater: Eugene O’Neil & Tennessee Williams

Qualquer um dos sete primeiros pontos que cair eu tô ferrada (mais um motivo pra eu achar graça da exigência da graduação em Letras. Alguém com canudo nisso saberia escrever sobre esses pontos sem estudar muito?). Por isso tenho que me preparar e torcer pra que na hora só os pontos 8 em diante (e de preferência pulando o 11 e o 14 - ainda vou descobrir do que se trata o 13) sejam sorteados. No momento, se o concurso fosse amanhã, eu só poderia responder sem estudar o 8, o 12 e o 15. Graças aos céus, ainda tenho um mês.
Também não sei muito bem como me preparar. O ideal seria escrever um artigo pra cada um dos quinze pontos. Ter tudo prontinho, dividido por pastas. Amigas que tentaram concursos me contaram que, no dia, os candidatos levam malas de livros. Malas! Tá louco, eu só quero levar uma pastinha pra cada ponto. Mas não sei se vai dar pra escrever quinze papers. Dá um ritmo de um a cada dois dias, ha! Talvez bolar um outline, um mapinha, pra cada ponto, já baste? No caso dos pontos de Linguística, um outline detalhado? Bom, essa será minha vida em julho. Algum dia eu vou ter férias, certo? Jurem que sim!

41 comentários:

analia disse...

Lola,
Estou chegando atrasada, mas queria te dar os parabéns pelo Doutorado! Quanto à nota, isso é sempre muito político, muitas vezes a gente tem um orientador que está no meio de uma briga na universidade, e quem paga são os orientandos! Mas pense que o que vale é mesmo o título.
Boa sorte nos concursos!
Bjs,
Anália

Unknown disse...

Preocupa nao Lolinha.. eu vou te ajudar!!
tem esses links, onde vc pode digitar o nome que vc quer e aparecer em .pdf o chamado ebook... e vc pode imprimi-lo ou estudar no pc.

www.4shared.com
www.esnips.com

e o melhor de todos:

http://avaxhome.ws/


bjos!

Valéria Fernandes disse...

Boa sorte, Lola! Tomara que você fique com uma das vagas.

filipe disse...

tá, a defesa do doutourado parece bem menos assustadora do que isso. o_o

Andrea disse...

Doutora Lolinha, muito boa sorte nessa nova investida. Que você aprenda a receita de como ser uma aluna aplicada, e quando descobrir mande pra mim que sou igualzinha, deixo tudo pra fazer na ultima hora. eheheh
Tudo de bom ai nos estudos!
=*

Juliana disse...

Parabéns pelo título e boa sorte no concurso!!! =)
E boa sorte para se livrar da procrastinite aguda!

Gabriela disse...

Oi! Parabens pelo doutorado! =D

mas nao to INTENDENDO mto bem :P aih se tu passar vai dar aula em ingles? pq o concurso eh em ingles e tal...

:P

Beijos e muita disciplina! é só assim que se passa em concurso =)

Mônica disse...

Adorei este ponto: "The interrelation between the sound system of English and other areas of research". Porque, pensando bem, 'other areas of research' pode ser qualquer coisa, o que pode expandir o tema até o infinito... Esse povo é doido.

Boa sorte e, como diria Obi Wan Kenobi, May The Force Be With You... :-)

Mônica
Crônicas Urbanas

Bru Holmes disse...

Puxa...
Bem, te desejo boa sorte e tudo o mais!Tenho certeza que ha hora tu vai saber direitinho o que escrever.
Tava lendo este post e vi que tu é o oposto de mim: sou mais da Linguística.
Se precisar de um material, estamos aí(mas não tenho nada em inglês, será que adianta?)

Ah, e queria te agradecer por listar o meu blog no concurso! Algumas pessoas já elogiaram, e sabe como isso é bom pra quem tá começando a escrever!

Anônimo disse...

Oi Lola!

Parabéns pelo doutorado. Vou torcer para você passar no concurso.

Discordo de você na questão da graduação em letras, esses 7 primeiros pontos que você citou, por exemplo, fazem parte do currículo das habilitações em inglês, e você não só teria que saber, como pode ser que precise ensinar isso, ou relacionar essas questões com questões literárias para os alunos. Não dá mesmo para separar língua e literatura.

Então eu acho que não saber cria um problema na formação do professor, que nem sempre vai correr atrás daquilo que não sabe e enfim, sei que não é o seu caso, etc...

Assim eu não acho que um diploma em letras-inglês seja necessário para que a pessoa entre numa universidade pública, contanto que ela saiba aquilo que é exigido pelo curso como um todo.

Espero que não tenha ficado confuso.

Bjs
Leah

Meg disse...

Achei digna a idéia do outline! Estuda Lola Estuda .o/ Vou pedir pro Universo pra sortearem Elizabethan Literature pra ti.

Adriana Calábria disse...

Lolinha

Eu passei no primeiro concurso que fiz!

Tenho quase certeza que vc passa tb!

Bjsss

Tina Lopes disse...

Lola, corra comprar passagem pelos sites das companhias aéreas. Agosto é baixa temporada pro Nordeste, é tremendamente mais barato. Escolha uma data e depois de marcado o concurso você pode alterar, com pelo menos 24 horas de antecedência; pode haver algum acréscimo mas nunca será tão caro quanto comprar a passagem em cima da hora. Ah, vc já deve saber disso tudo, né? Bjk.

Masegui disse...

Vixe! achei que agora era só folga e uns 3 posts por dia!

Gostei da defesa do CM... não é à toa que ele é meu herói!

Puxa, tudo isso que você tem que estudar pro concurso me deu uma canseira... vou alí no boteco tomar uma e já volto...

Unknown disse...

Lola.. achei mais site com material pra vc!

http://www.scribd.com/

http://biblioteca.universia.net/html_bura/verColeccion/params/id/1201.html

Dai disse...

Lola, comentei por email!
beijos!

Anônimo disse...

Vamulá Lolô porque...

"é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre"

Abraçalhão da Fatima
P.S.:Minha mãe tem 84 aninhos e no ano retrasado foi conhecer este Brasil lá pra cima, então falou que a capital mais linda é Fortaleza, uaaaaaaaaauuuuuuuu

Patrick disse...

Fortaleza, pertinho aqui de Mossoró :). Boa sorte!

Priscilla disse...

Lola, parabéns Doutora!

Certeza que vc vai ter muito sucesso nos concursos também!

PoshDrosofila disse...

oi Lola
Sobre a aula que o candidato tem que dar pra banca, os alunos podem assistir. Ja vi muitas aulas testes de futuros professores (na UNICAMP, aqui em Montreal é diferente) e é bem interessante. So na hora da avaliaçao que a banca faz é que os alunos sao obrigados a deixar a sala...
Boa sorte,
k

Parker disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Parker disse...

lola, vai aí uma definição da enciclopedia britanica pra ajudar no tópico 13

http://www.britannica.com/EBchecked/topic/348402/Lost-Generation

http://putyourbetonthetable.blogspot.com/2009/06/o-que-foi-geracao-perdida.html

e esse texto pra vc dar uma olhada

(da pag 15 a 24)
http://coloquio.gulbenkian.pt/bib/sirius.exe/issueContentDisplay?n=28&p=15&o=p

Anônimo disse...

Boa sorte, agora é estude Lola, estude!

Kaká disse...

Parabens pelo doutorado!
Sobre os pontos do concurso eu nao sei de nada, mas sobre Fortaleza eu posso dar informacoes. :)

Daniel M. S. disse...

Acabei não deixando comentário antes, então deixo agora meus parabéns pelo título Lola ^^

E já desejo bastante sorte pra esse concurso ^^

Anônimo disse...

Oi, Lola!
Estudo linguística e faço uma pesquisa relacionada com modo e modalidade. Já li o livro que você colocou como ilustração, o 'Mood and Modality', e recomendo bastante para estudar o tópico 5. É um clássico! Está um pouco obsoleto já, mas é ótimo para começar por não ser muito complicado!
Bom estudo!

jm disse...

Lola,
primeiro parabens pelo Doutorado!

Eu sempre leio seu blog mas nunca comentei antes. Hoje vi isso na internet e fiquei horrorizada -- nao sabia se voce ja tinha visto.

http://copyranter.blogspot.com/2009/06/bacardi-says-hot-accessory-this-summer.html

Abraco

Amanda disse...

Saudações de Fortaleza! Lola, venho lendo seu blog a alguns meses mas nunca comentei, então meus parabéns pelo doutorado e boa sorte no concurso!
Ah, precisando de informações ou algo do tipo sobre a cidade (ou sobre a UFC), eh só dizer =D

Giovanni Gouveia disse...

Lola no Scielo não tem nada sobre esses pontos, não?
http://www.scielo.org/php/index.php


Não resisti:

11. The Irish Literacy Movement: The culture twilight

O top best seller do New York Times já tá sendo estudado na universidade?
:)))))

Renata disse...

Oi Lola!

Obrigada pela menção... sempre fico feliz em aparecer no seu blog! Conto com sua ajuda nessa empreitada. Já te enviei um email com alguns comentários...

Um grande abraço e continuamos nos falando.
Renata.
www.oraculodelesbos.blogspot.com

Lord Anderson disse...

Tb atrasado, mas presente para desejar parabens pela Defesa e muita sorte no concurso.

Quem sabe oq uma mudança dessas pode trazer?

Cris disse...

Oi Lola.
Fique de olho nos sites da Gol e da Tam, se vc comprar com antecedencia, gasta bem menos que 800 por trecho.
Sempre acho umas promoções ótimas.
beijos e boa sorte.

Cris disse...

E se vc procurar bem, pq não aproveita que ja vai fazer a prova e fica uns dias passeando? Tem uns pacotes muito baratos, se vc comprar com antecedencia.
beijos

Larissa disse...

Lola querida,
sou uma fã anônima (agora não mais rs) que sempre dá uma passadinha por aqui e se delicia com seus textos fabulosos.
Hoje resolvi me manifestar por dois motivos.
O primeiro, para lhe dar os parabéns pela conquista do título de Doutora. Olha, se tem algo que me emociona são as pessoas que verdadeiramente se envolvem com educação, que prosperam por ela. Em segundo lugar, e não menos importante, para desejar boa sorte nessa outra etapa - a preparação para os concursos!
Também estou nesse barco, só que em outra área, a Jurídica.
Bem, acho que por hoje tá bom de rasgação de seda, né? rs
Beijos!

Má disse...

Oi Lola!
Putz, estudar p passar em teste seletivo deve ser brabo p caramba...
Mas porq vc não tenta, até passar em algun efetivo, um teste p professor temporário de alguma universidade pública? Na verdade faz parte do processo de precarização das universidades e tal, mas devido a falta de concursos e professores, para quem quer dar aula, acaba sendo uma alternativa p começo!
Conheço vários professores q começaram como temporários e q depois quando abriu concurso se efetivaram! Talvez seja um começo!!

Bom, só vim p dizer isso mesmo!
Tchau!!

DH disse...

Parabéns pelo doutorado, Lola!

E boa sorte no concurso. Fortaleza realmente é uma bela cidade (nunca nem fui lá, mas já vi fotos ao menos, haha).

E fiquei nervoso só de ver os temas pra estudo. Minhas provas pra a residência serão daqui a dois anos, e já fico nervoso só de pensar!

;)

olhodopombo disse...

boa sorte no concurso, Lola..
trocar Santa Catarina pelo Ceara vai ser
uma grande aventura,,,,,

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Good day, sun shines!
There have were times of hardship when I felt unhappy missing knowledge about opportunities of getting high yields on investments. I was a dump and downright stupid person.
I have never imagined that there weren't any need in big initial investment.
Nowadays, I'm happy and lucky , I started to get real money.
It gets down to choose a correct partner who utilizes your funds in a right way - that is incorporate it in real deals, parts and divides the income with me.

You may get interested, if there are such firms? I'm obliged to tell the truth, YES, there are. Please get to know about one of them:
http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]