sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

130 ANOS DEPOIS: NÃO SOU ESCRAVO DE NENHUM SENHOR

Reproduzo aqui o ótimo texto de Iago Gomes (do Juntos! Bahia) e de Matheus Lisboa (do Juntos! Pará), publicado na quarta no Juntos! 
Todas as fotos usadas para ilustrar o post são referentes ao inesquecível desfile da Paraíso do Tuiuti, vice-campeã do carnaval deste ano. O enredo "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?", fazendo alusões ao golpe e à retirada dos direitos trabalhistas, mexeu com a população.

Muito se estudou e se conhece do período colonial no Brasil. A produção histórica de conhecimento é muito vasta e existe um arsenal enorme de informações sobre todo o período da colonização brasileira desde os livros didáticos, passando pelo desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas e chegando até os debates bancados pelos movimentos sociais e populares. Mas até onde filtramos essas informações ou, sem sermos contraditórios, nos colocamos na tarefa de aprofundar os impactos que mais de 60% de recorte histórico brasileiro deixou de cicatrizes em nossa estrutura? 
Como pensar a plataforma estruturada com a colonização e o regime de escravidão e massacre sob povos tradicionais e negros como base para formação de um país extremamente desigual? Estamos 130 anos após a Abolição da escravidão no Brasil e essas perguntas precisam ser base de debates políticos importantes se almejarmos pensar o país de hoje e onde chegamos. Um grande desafio, mas necessário. Os desfiles carnavalescos deste ano colocaram na ordem do dia o contexto. A Paraíso do Tuiuti deu um show e gritou: Não sou escravo de nenhum senhor!
A COLONIZAÇÃO, A ESCRAVIDÃO E A ABOLIÇÃO
A expansão marítima moderna, como parte de uma articulação sistêmica e muito bem esboçada, foi o início de uma encruzilhada com novos povos, novas culturas e novos tipos de exploração. O interesse por áreas comerciais e a necessidade de fincar-se que o capitalismo tinha o fez recorrer ao método colonizador de dominação, que pode ser analisada sob diversos vieses: territorial, cultural, político e sobretudo econômico. Vieses estes que não são fragmentários, mas se relacionam de forma compactuada. 
O processo de expansão do capital tem, desde muito tempo, ditado a realidade do povo negro. A concretização do sistema mercantil do capitalismo, ainda na sua fase de estruturação, já mostrava que as benesses do capital sempre iriam se contrapor à população mais vulnerável. Em todos esses aspectos, a capacidade de transformação humana da natureza se fazia necessária, como parte elementar do próprio sistema capitalista. Em um período onde as grandes confusões com os novos métodos da classe em ascensão eram difundidas popularmente, cabia aos exploradores europeus voltarem todas as facetas criativas para justificar o plano de dominação. 
Com isso, as ciências e a religião, com grande influência civilizatória, passaram a ser justificativas menores para a dizimação de civilizações nativas e para escravização delas para subserviência de mão-de-obra. O processo de submissão de qualquer tipo de conhecimento que não seja o atrelado ao europeu- branco foi base para a consolidação do sistema escravagista brasileiro. A construção da estrutura do racismo se deu, milimetricamente, de forma institucional, e com o respaldo da ciência e da religião. 
O programa racista que interpela todos os vieses citados estava em vigor de forma muito mais profunda do que versículos bíblicos que justificam e tratados científicos que encorajam. A branquitude europeia incorporava o plano já nascido mesmo antes do próprio capitalismo e colocava suas cartas com muita violência e capacidade destrutiva. 1500 não é fruto de um acidente histórico, é uma trama engendrada globalmente com extrema capacidade dizimativa! Como disse MC Carol na música “Não foi Cabral”: “Ninguém trouxe família/ Muito menos filho/ Porque já sabia/ Que ia matar vários índios/ Treze caravelas/ Trouxe muita morte.”
O conceito de “descoberta” utilizado em livros didáticos é eurocêntrico, porque além de forjado por aqueles que escreveram os livros serve a difusão de uma narrativa que esconde o programa, e só o esconde porque ele ainda está em vigor, não teve fim e alcança seus objetivos de forma a satisfazer os do andar de cima. A escolha por arrancar os povos africanos de seus territórios para utilizarem de mão de obra bebe no fato de exterminarem nativos para facilitar a exploração e tomada de novos mundos. E também porque o racismo foi forjado como arma ideológica de dominação global para servir a isso em ampliação do racismo como justificação de privilégios das elites e dos infortúnios das classes subalternas, como Clóvis Moura descreve bem. 
Com isso, a colonização como programa das novas classes dominantes e o racismo remodelado desenvolve uma combinação histórica que impossibilita a compreensão marxista de luta de classes separada da luta racial, afinal a classe explorada do Brasil tem na base piramidal os povos arrancados das Áfricas e esmagados na “nova terra”.
Na base econômica do Brasil colônia, a produção teve um destaque rotatório que influenciou no desenvolvimento urbano e civilizatório. O primeiro estado criado, a Bahia, tinha no açúcar a sua matéria base no modelo plantation. Recorria obviamente à mão-de-obra escrava. Salvador, capital baiana, é a cidade mais negra fora d’África. 
Na Amazônia, a ocupação desenfreada ditada nos moldes do desenvolvimento, das missões jesuíticas ao advento do ciclo da borracha, demonstrou o caráter desenfreado de exploração de mão de obra escrava, seja indígena ou negra africana. Durante a exploração do ouro nas Minas Gerais, a “corrida do ouro” fez com que a disputa pela exploração e trabalho do ouro se desse por outros grupos não-negros e não-nativos, como por exemplo os tropeiros imigrantes. 
O modelo colonial já começava a sofrer tremores maiores com as lutas internas e a auto-organização do povo escravizado, além de idealistas brancos com outros interesses que raras vezes se encontravam. O surgimento de vários Quilombos e a fortificação de muitos outros, figuras símbolos de resistência como Dandara e Zumbi dos Palmares já eram conhecidas e reivindicadas como exemplos da luta negra organizada no país. 
Muitas revoltas como A Revolta da Cabanagem, protagonizada por negros e indígenas insatisfeitos com o governo regencial e com a intensa exploração na província do Grão-Pará, e a Revolta dos Malês em 1835 em Salvador, foram marcas de um bruto período de resistência diária de um povo vítima da pior exploração possível. 
Todos esses antecedentes preparam a nossa libertação, mas não foram suficientes para impedir que a Lei Áurea de 13 de Maio de 1888 tenha sido o “fim da escravidão”, mas a continuidade de nós na parte de baixo da pirâmide, como aqueles que não tinham direitos ou que precisávamos vender os poucos direitos conquistados para comer e viver.
O PÓS-ABOLIÇÃO: SAÍMOS DAQUI E FOMOS PARA ONDE?
Durante a abolição da escravidão no Brasil, a capital já era o Rio de Janeiro, a mesma cidade que hoje passa por uma situação radical de violência com raiz no racismo proibicionista das drogas e no modelo urbano segregacionista. A Lei Áurea não incluiu o negro no desenvolvimento acelerado e não o orientou a integrar-se no trabalho assalariado, não por simples erro construtivo da Lei, mas por abertura dominante a permitir que o racismo continuasse como justificativa de exploração. Em A integração do negro na sociedade de classes Florestan Fernandes afirma:
“A desagregação do regime escravocrata e senhorial se operou, no Brasil, sem que se cercasse a destituição dos antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho. (…) Essas facetas da situação (…) imprimiram à Abolição o caráter de uma espoliação extrema e cruel”.
Este é um dos aspectos mais importantes, mas não devemos desconsiderar a periferização da população negra urbana em contrapartida à aceleração industrial e arquitetônica, à criminalização cultural, à negação de serviços e a direitos básicos, à perseguição violenta com recursos do Estado, à continuidade da difusão ideológica de dominação a partir também das teorias de branqueamento, etc. No Pós-Abolição fomos para uma situação de abolicionados e serviência a uma propaganda da abolição que não era destinada a nós, afinal estávamos muito ocupadas e ocupados tentando sobreviver.
130 ANOS DEPOIS…
No final do ano passado, foi divulgado um levantamento feito pelo Ministério da Justiça do Brasil que apresentava uma informação sobre o sistema carcerário brasileiro: somos a terceira maior população carcerária do mundo. Multiplicamos oito vezes em 26 anos e temos o dobro de presos em relação a vagas reais nas penitenciárias. Um mês antes, levantamento feito pelo Fórum de Segurança Pública trazia o dado de que 71% das vítimas de homicídios no Brasil são negros. 
Em dezembro, o Anuário do Fórum de Segurança Pública também trazia que o número de negros mortos por policiais é o dobro de brancos, e mesmo do lado da polícia, os que mais morrem são negros (223, contra 171 brancos e 179 não identificados). O encarceramento de mulheres brancas caiu, o de mulheres negras cresceu. A taxa de escolarização das mulheres brancas é de mais de 20%, a de mulheres negras é menor que 10%. Por que todas essas estatísticas apontam contra nós? O argumento de proporcionalidade numérica não dá conta, porque nas estatísticas positivas não somos nós que estamos no topo! Não são pessoas negras que ocupam o posto das pessoas mais ricas do país, e sim homens brancos.
Em momentos de intensificação de crises econômicas do capital, os do andar de cima, que não abrem mão de suas parcelas de lucro, acirram a retirada de direitos e a exploração dos de baixo. A base piramidal da sociedade se alarga para sustentar a fatia gorda dos de cima. 
Encaramos medidas como a Reforma Trabalhista, Lei da Terceirização e Reforma da Previdência. Nós que já somos maioria no mercado informal, somos jogados ainda mais para os piores postos de trabalho. Cresce o número de moradores de rua, de adoecimentos da mente, de vendedoras de doces e lanches e até de universitários desempregados, a maioria de regra tem uma cor. 
O Nordeste é a região com maior número de desempregados e o Norte vem logo após. A Bahia em agosto de 2017 foi o estado com estatísticas mais cruéis, apontou o IBGE. No Pará, estado com a maior população autodeclarada negra do Brasil, Belém padece como a capital com maior proporção de pessoas vivendo em periferias no país, e uma das mais perigosas do mundo, reflexo óbvio do quanto a pobreza nesse país tem cor. 
A realidade é mais dura para quem é negro no Brasil, ainda ocupamos os lugares mais ínfimos da sociedade, os espaços políticos ainda são de maioria branca, as universidades –- mesmo com a política de cotas -- são espaços de hegemonia branca, e a permanência do estudante negro e pobre na academia não é amparada pelas tímidas políticas afirmativas. 
A mentalidade escravagista domina a sociedade brasileira. Após a abolição da escravidão os negros brasileiros ainda continuam tendo uma vida muito difícil, sem acesso aos equipamentos da cidade, morando nas periferias, que cada vez mais distantes do centro, se tornam reduto da ausência do Estado. Em 2018, completamos 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, mas o racismo ainda é a base programática do capitalismo. Para superá-lo é preciso, portanto, estratégias que revelem e derrubem o racismo junto com os muros econômicos e políticos da ordem.
POR UMA REVOLUÇÃO RACIAL
O Brasil neocolonial revestiu as facetas da palavra colonial. Precisamos derrubar o radical desses dois e fazer do sufixo o nosso motim geracional! Precisamos recuperar a teoria de Florestan Fernandes. Essa proposição foi bem desenvolvida pelo professor Maycon Bezerra em “O marxismo descolonial de Florestan Fernandes e a esquerda socialista do século XXI”, na organização da rebeldia constante e persistente da negritude sob os regimes sem servirmos de sustentação burocrática e passiva para a burguesia nacional e internacional. Sobre Florestan, Bezerra coloca:
“[…] Teoricamente, nunca aceitou o marxismo deformado pela ótica positivista da burocracia stalinista, nunca dissociou materialismo de dialética em sua compreensão do marxismo. Politicamente, nunca teve acordo com a estratégia de colocar os trabalhadores passivamente a reboque do desenvolvimentismo da “burguesia nacional”. Ainda quando julgou que a modernização burguesa da sociedade brasileira tivesse o potencial de levar o processo histórico além dos interesses restritos dos capitalistas […]” 
Florestan Fernandes e muitos outros pensadores e pensadoras como Angela Davis são parte de um arsenal teórico a que precisamos recorrer para pensar estratégias de organização da negritude no Brasil e no mundo. O Black Lives Matter nos EUA segue sendo um grande exemplo no enfrentamento ao racismo no centro do imperialismo, onde a crise também é responsável pelo aumento da desigualdade. O número de moradores de rua nos EUA cresceu enormemente, em Los Angeles aumentou em 23%, chegando a quase 60 mil.
O país da maior população carcerária do mundo é também o país articulador de um programa racista mundial. Como disse Angela Davis, não basta não sermos racistas, é preciso sermos antirracistas. Colocar essa máxima em prática é desenvolver a partir de elementos desiguais e combinados possibilidades de expor as feridas, de nos mantermos vivos e de construir a longo prazo uma saída. 
Parte de nossas tarefas: outra política de drogas, o fim dos antecedentes criminais que impossibilitam novos empregos, a luta contra as medidas de extinção de direitos trabalhistas e a organização de trabalhadores do mercado informal, da manutenção de cotas nas universidades e por uma real permanência estudantil, batendo de frente com os poderosos engravatados que, assim como o reitor da USP, afirmam que a universidade não é para a gente. 
Partem de nós essas tarefas sem perder o horizonte estratégico da fundação do new society, sem nunca perder a intrínseca relação classe, raça e gênero também como método de superação da velha esquerda que separa e acusa. É preciso muita coragem e ousadia e que as multidões sejam contaminadas pelo sangue de nossos ancestrais e pelo sonho de mudar a nossa realidade. Algo que o sambódromo do Rio de Janeiro e o mundo acompanhou no desfile da Paraíso do Tuiuti no Carnaval deste ano e que precisamos colocar como tarefa nossa.

30 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto, uma pena que o blog faça questão de manter tantos trolls de estimação.

Anônimo disse...

“O marxismo descolonial de Florestan Fernandes e a esquerda socialista do século XXI”, na organização da rebeldia constante e persistente da negritude "

verborragia pura para justificar que negros devam ser "revolucionários periféricos armados redistribuindo renda" ou seja bandidos mesmo, e não estudar e trabalhar em uma sociedade justa
de universalização de oportunidades e geração de riquezas. A esquerda no brasil sempre viu a criminalidade como ferramenta revolucionária, desde os tempos em que co fundou o comando vermelho na prisão da Ilha Grande ate a aliança com as FARCs no Foro de SP..

Anônimo disse...

"Parte de nossas tarefas: outra política de drogas, o fim dos antecedentes criminais que impossibilitam novos empregos,"

Claro, vamos legalizar o consumo e produção do Crack e da cocaína e pedir para as pessoas contratarem estupradores e ladrões para viverem junto de suas famílias, vai dar muito certo mesmo.

donadio disse...

"Bom texto, uma pena que o blog faça questão de manter tantos trolls de estimação." x2

Anônimo disse...

Um lindo discurso, mas...

Os afro-decentes brasileiros - oriundos de Angola, Moçambique e Nigéria - estão em melhor situação sócio-econômico e cultural, que os africanos atuais de Angola, Moçambique e Nigéria.

titia disse...

Lola, a bestinha da previdência/arauto da reposição populacional meteu o mesmo comentário mil vezes só acrescentando mais um xingamento ao seu patético chororô de ego machucado. Apague sem medo todos os comentários depois do comentário do donadio até o anon das 18:30; é a mesma bosta choramingada em todos eles.

lola aronovich disse...

Gente, mil desculpas por publicar acidentalmente alguns dos comentários repulsivos que foram publicados aqui. Eu devo ter clicado na tecla errada (publicar em vez de deletar ou spam), e eles foram publicados. Desde anteontem, esse mascutroll asqueroso tem deixado CENTENAS, talvez milhares, de comentários repetidos. O Blogspot é uma porcaria e não deleta ou bloqueia automaticamente esses comentários. No Wordpress, se vc tenta deixar um comentário repetido, o sistema não permite. Mas no Blogspot não há controle. Eu já escrevi pro Blogspot várias vezes pedindo pra que eles consertassem isso, mas... nenhuma resposta. Então de vez em quando uns idiotas totais que não aceitam que seus comentários igualmente imbecis sejam excluídos ficam revoltados e repetem os comentários centenas de vezes. Este mascutroll em particular sempre faz isso. Imagina como ele deve ser se não aceita um NÃO como resposta... É um infeliz total. MORRA, CARA. Ninguém vai sentir sua falta, isso eu te prometo.
E o pior é que já faz isso há anos. Imagina que vida ele deve ter. Vir em blog feminista trollar deixando comentários que ninguém vai ler.

Anônimo disse...

"Os afro-decentes brasileiros - oriundos de Angola, Moçambique e Nigéria - estão em melhor situação sócio-econômico e cultural, que os africanos atuais de Angola, Moçambique e Nigéria."

Você já pesquisou sobre o que levou esse países (principalmente a Nigéria) a tal situação? Foi justamente uma política que entregava todas as riquezas a multinacionais.

Qualquer semelhança com o nosso Brasil é mera coincidencia...

Anônimo disse...

E qual a razão disso, inteligência rara? O que aconteceu no passado recente desses países? Quem os colonizou? O que 350 anos "fornecendo" seres humanos para serem escravizados fizeram com essas sociedades? Estude antes de falar merda.

Anônimo disse...

Tá, mas e as indenizações, já pagaram?

Anônimo disse...

Funciona assim a lógica do mascutroll
- Sou capitalista e respeito a propriedade privada
- Vou ficar infernizando o espaço alheio com um comentário que a dona do espaço alheio não quer até ela aceitar

Viviane disse...

Nesse caso, Lola, não seria melhor mudar de plataforma, como o Disqus tantas vezes sugerido aqui ou outra melhor?

Anônimo disse...

Queriam o que? Que alem de libertos, os ex-escravos tivessem: seguro-desemprego, bolsa-família, um SUS, direito ao voto, vale-gás, Minha Casa, minha vida e ...?

Naquela época o Brasil começa a industrialização, a agricultura começava a perder seu status (exceto do café) e trabalhadores mais especializados eram mais solicitados. Emigrantes europeus assalariados eram mais barato e produtivos que a mão de obra escrava. Após a abolição os senhores de terra e escravocratas encerraram suas atividades por serem obrigados a liberarem seus escravos pela Lei Áurea. Uma grande emigração do campo para a cidade começa a chamada "favelização" dos espaços urbanos. Os recém-libertos que não optaram em viver nas cidades formaram suas comunidades quilombolas.

Direitos trabalhistas e nem assistência social não existiam naquela época, nem todos votavam, nem todos tinham acesso a escola, nem todos tinham moradia (nem para brancos e nem para negros). Ex-escravos não tinham empregos - não pela cor, mas falta de competitividade de em um novo ambiente urbano e transformações da sociais da força de trabalho - e entraram em uma espiral negativa - onde sem renda - não existe acesso há habitação, escola, saneamento, assistência médica e ...Essa é e continua sendo a herança de nossos afro-descendentes.

Anônimo disse...

Há certos fatos na historia que não podemos esquecer. Povos desde a antiguidade usavam escravos: Egípcios, assírios, hebreus, gregos e romanos.

Não vejo nada sobre os ex-escravos dos egípcios, dos assírios, dos hebreus, dos gregos e dos romanos. Nenhum mimimi? Porque será?

Anônimo disse...

"E qual a razão disso, inteligência rara? O que aconteceu no passado recente desses países? Quem os colonizou? O que 350 anos "fornecendo" seres humanos para serem escravizados fizeram com essas sociedades? Estude antes de falar merda."

Clássico exemplo de efeito dunning kruger.

Acha mesmo que políticas recentes tem algo a ver com o colonialismo de 300 anos atrás? Como isso explica homens pretos entregando o próprio país e vivendo como reis em meio a miséria? Como isso explica os países mamando nas tetas do FMI, que os impõem políticas anti sociais de austeridade, impedindo qualquer desenvolvimento? Ah, qualquer semelhança com o Brazil de FHC é mera coincidencia.

Você é tipo aqueles caras que resumem tudo a uma resposta fácil e se acham inteligentes. Está com preguiça de pensar?

titia disse...

10:44 porque nós não somos egípcios, assírios, hebreus, gregos nem romanos sua besta. Somos brasileiros, nossa responsabilidade é com as pessoas que vivem aqui, que sofrem as consequências da escravidão que ocorreu aqui, que sofrem racismo aqui. Do mesmo jeito que os americanos tem que lidar com os problemas que a escravidão causou por lá porque os descendentes dos escravos até hoje sofrem racismo e exclusão.

Ok, não estou mais boazinha. Por que você não vai falar merda no ouvido do seu pai?

Anônimo disse...

Quem os autorizou a falarem em nosso nome? Por acaso somos algum tipo de incapazes? Não é nenhuma escola de samba que vai lembrar quem fomos, que somos, ou que queremos ser.

Aproveitando-se da mesquinhez de um uma guerra política e jogando para dentro desse disputa asquerosa toda uma parcela da população brasileira nessa luta sórdida. Somos todos pertencente a raça humana e não é nenhum desfile carnavalesco ou um texto que vai me diferenciar dela só por gestão da cor da pele.

Nunca coloquei a culpa em ninguém pela falta de oportunidades. Os recursos são escassos para todos: Não existem escola boa para todos, casa para todos, saúde para todos, educação para todos, empregos para todos. Vivo em mundo real, desde muito deixei de sonhar com o mundo ideal.

Anônimo disse...

A escola de samba retratou como a lei aurea foi mal feita pois nao conseguiu inibir o preconceito

Anônimo disse...

Bom, gostaria de ver a esquerda sempre seguindo o exemplo do que sugere, como por exemplo: contratar pra sua casa um jardineiro ex-estuprador, um vigia ex-ladrão.

Mas, claro, né? Pimenta no cu dos outros é refresco. Defendem o desarmamento, mas andam de carro blindado e moram em condomínios fechados.

Querem a reintegração de criminosos na sociedade, mas não quer próximo da sua casa.

Quer ajudar as vítimas e oprimidos, mas é com o dinheiro dos outros, não com o seu.

Vocês são topzeiras demais. Parabéns!

Esse é um bom artigo pra exemplificar o racismo e do porque o Brasil é uma Noruega de maioria da população brancas de olhos claros.

E eu achando que nesse país socialista está todo mundo fudido independente da cor.

Na Venezuela onde todo mundo é pardo, incluindo o presidente, é culpa de quem? Áh, já sei! Como não tem branco pra culpar e o socialismo é perfeito, a culpa é dos EUA. Tranquilo!!

donadio disse...

"gostaria de ver a esquerda sempre seguindo o exemplo do que sugere, como por exemplo: contratar pra sua casa um jardineiro ex-estuprador, um vigia ex-ladrão."

Rapaz, eu sou de esquerda, e nunca contratei jardineiro ou vigia. Como, aliás, 99,9% da população brasileira. Eu, ao contrário de vocês, não sou um auditor muito bem sucedido, que ganha dois mil reais por mês e tem um apartamento de cem mil reais na periferia de São Paulo.

Então por que diabos eu teria que começar a contratar jardineiros agora?

"Defendem o desarmamento, mas andam de carro blindado e moram em condomínios fechados."

De novo, moleque, isso é coisa que passa longe das minhas possibilidades orçamentárias.

Melhor parar de delirar, cara. Quem usa essas coisas é de direita.

lola aronovich disse...

Engraçado. Vejo sempre reaças dizendo que as pessoas de esquerda andam de carro blindado e tem montes de serviçais. Eu sou de esquerda mas não tenho carro blindado (acho que meu Fiat Mille nem pode ser blindado, li que tem que ser algum carro especial), vigia, jardineiro, empregada doméstica... Onde que nós pessoas de esquerda temos que passar pra pegar todas essas coisas que pelo jeito são nossas de direito?

Anônimo disse...

Sou pretíssima de pai e mãe e não consigo esquecer o que aconteceu ano passado, essa escola sequer deveria estar concorrendo se o Brasil fosse minimamente sério. Então muito bonito o discurso e sim, todos adoramos o Presidente Vampiro e Paulão Duplex (um ser humano maravilhoso) estava absolutamente perfeito como algoz dos escravos mas até quando vão usar a NOSSA carne preta para sustentar as hipocrisias deste país?

Manoela disse...

Engraçado que esse povo que adora o estado mínimo e é contra qualquer beneficio assistencial do estado é o primeiro a correr para tomar vacinas nos postos de saúde do governo. Por que serão que não pagam 200 contos na vacina no particular ao invés de ir mamar na tetas do governo?... Muita hipocrisia.

titia disse...

Estado mínimo na hora de contribuir, Estado máximo na hora de aproveitar...

Anônimo disse...

Não é de direita não, as pessoas que vivem em condomínios e blindar seus carros não querem ser mortas, mas isso infelizmente não impede o filhinho delas de defenderem bandidos.

Anônimo disse...

O problema do Brasil foi uma política positivista que acabou auxiliando na mentalidade estatista da população que nos prende ao atraso. Menos estado e mais comércio.

titia disse...

Os "Libera aê" querem Estado mínimo na hora de pagar imposto, taxa e implantação de programas sociais. Mas atreva-se a exigir que então eles larguem tudo e vão morar no mato, que ajam de acordo com seus princípios como colocou a Manoela de forma simples e brilhante. Esse bando de canalhas só é a favor de Estado mínimo quando é pra eles contribuírem. Reclamam que só os outros mamam, mas na hora de agir de acordo com seus ideais e pararem de usufruir dos serviços públicos choram e esperneiam pra não largar a tetinha. Essa gente não tem a menor vergonha de assumir que o que eles querem é parasitar a sociedade, não contribuir com nada, nem morrendo, e os outros que se danem pra pagar as regalias deles. Só não são completos parasitas porque o imposto incide sobre o comércio e os direitistis lumbricoides acabam tendo que pagar alguma coisa de qualquer jeito. Dá nojo.

Anônimo disse...

Eu já havia tomado vacina para febre amarela há uns 10 anos atrás, porque sempre foi algo obrigatório no meu Estado, e fiz em uma clínica na qual sou cliente. É justo eu ter te pagar impostos em saúde na qual nunca vou usar de tão merda que é a saúde pública nesse país e ainda ter que pagar a parte privada para minha própria sobrevivência? O mesmo se dá na educação, porque tenho que pagar se nunca vou pretender colocar meus filhos em escolas capangas caindo aos pedaços? O melhor seria uma educação totalmente privada, onde o governo no máximo pagaria a mensalidade dos filhos dos mais pobres poderem estudar, como era no chile.

Felipe Roberto Martins disse...

Por um mundo mais igual e equilibrado para todxs nós!

Felipe Roberto Martins disse...

Nenhuma escravidão é boa ou positiva.