terça-feira, 22 de janeiro de 2013

GANHE DE MIM NO MEU TRADICIONAL BOLÃO DO OSCAR. É FÁCIL!

Pessoas queridas, 2012 foi o ano em que eu menos fui ao cinema desde que me conheço por gente (ou seja, talvez desde os meus 5 ou 8 ou 10 anos). Pensei que 2011 tinha sido ruim em matéria de ver filmes, mas ano passado conseguiu ser ainda pior. Vocês viram pelo minúsculo número de crônicas que escrevi. Continuo gostando muito de cinema, mas não sobra tempo!
Aí saíram as indicações ao Oscar na semana retrasada, e eu fui pega totalmente de surpresa. Oscar? O que é isso? Eu tinha uma vaga lembrança. Lembro até que organizo um tradicional bolão do Oscar desde que tenho 18 anos, ou seja, faz teeeeempo (eu tô com 45 agora, façam as contas). E me lembro também que, nem faz tantos anos assim, era considerado um grande desafio me vencer no bolão.
Hoje tudo isso mudou, e eu disputo a lanterna.
Mas não é só porque eu sou uma pálida sombra do que já fui que deixarei de realizar o bolão. O bolão é divertido, é bacana. É a única forma de aturar aquela cerimônia chata e arrastada que é o Oscar (ou vocês acham que tem muitos discursos como o da Jodie na festa?). E com a ajuda incrível de um leitor antigo, o Júlio César, direto de Maceió, fica tudo mais fácil. Tudo que eu preciso fazer é divulgar o bolão.
Bom, pra quem não pegou nenhum dos bolões anteriores, funciona assim: são vinte categorias principais. A gente não conta documentário, curta de animação, essas coisas difíceis de encontrar. Você aposta em quem você acha que vai ganhar em cada uma dessas vinte categorias (não quem você quer que ganhe). Quem acertar mais categorias, ganha o bolão. Ano passado foi a Alexandra, que acertou 17 (meu recorde), que levou. E o recorde é da Lucrécia que, em 2011, acertou 18, mas no bolão não pago.
Pois é, são dois bolões, e você pode e deve entrar nos dois, se quiser. Um deles é o não pago. Você não precisa fazer mais nada além de entrar nesta página e fazer suas apostas. Só. É muito, muito fácil.
O outro é um tiquinho mais complicado, porque você precisa pagar. Mas não é muito complicado, e você não precisa pagar muito. São só 15 reais, bem menos que um ingresso de cinema na maior parte das salas. Você deposita ou transfere essa quantia pra uma das duas contas que tenho –- Banco do Brasil, agência 3653-6, cc 32853-7, ou Santander, agência 3508, cc 010772760 -–, me envia um comprovante por email (lolaescreva@gmail.com), e faz suas apostas aqui. Prontinho. Aí, quem acertar mais categorias, leva toda a bolada arrecadada (ano passado foi R$ 240 –- não largue seu emprego ainda). Se houver empate, a fortuna é dividida.
Como a cerimônia será no dia 24 de fevereiro, as apostas se encerram às 24 horas do dia 22/2, uma sexta. Isso dá tempo do Júlio organizar todas as tabelas direitinho e enviá-las pro seu email. Eu também disponibilizo todas as apostas aqui no blog. Aí, no domingo, dia 24/2, é só acompanhar a Lolinha ser derrotada mais uma vez. Chuif.
O Vitor, outro leitor antigo e cinéfilo, me enviou, direto de San Francisco, alguns links pros filmes concorrentes. Eu já vi Django Livre (não gostei), Lincoln (levei quatro noites pra assisti-lo, mas consegui! É importante, só que um tédio só. Talvez eu escreva sobre ele), Argo (amei! Grande suspense), e Os Miseráveis (adorei, adoro musicais. Chorei ininterruptamente durante toda a meia hora final. Minha cara ficou inchada. Torcendo pela Anne Hathaway desde criancinha!).
Outro dia foi engraçado, porque eu queria ver algum dos filmes concorrentes antes de dormir, e pedi pro maridão escolher algum bem levinho. Ele voltou desolado após ver os títulos disponíveis e disse: “Filme levinho? Não tem”. Pois é, que seleção dramática, a deste ano!
A grande dúvida não é se Lincoln vai levar tudo (tipo, sério? O pessoal viu o troço?), se Daniel Day Lewis levará seu terceiro Oscar, se o Tarantino ganhará pelo roteiro. É se a gente permite que a Alexandra participe do bolão. Porque, sabe, ela não apenas cometeu a injúria de ganhar no ano passado, como no ano retrasado também! Mas o Júlio é amigo pessoal dela e, por puro nepotismo, acha que ela deve poder participar.
Então vocês já sabem quem têm que superar, pessoal! Participem.

30 comentários:

Radhra disse...

Veja Pi e Indomável sonhadora. Tipo, sério.

Maíra disse...

Os links para os bolões não funcionaram :(

Bruno S disse...

Não sei se esse ano vou participar não.

Da lista de concorrentes só vi o NO e 007 e não me empolgo pela maioria dos concorrentes (pretendo ver Amor e Django só).

Se entrar no jogo, disputo seriamente a lanterna.

lola aronovich disse...

Prontinho, gente. Agora os links pras apostas estão funcionando. Não sei porque não estavam antes, já que fiz e agendei o post ontem. Mas enfim...


Radhra, tenho o maior medo de ver PI e não sobreviver. E se eu chorar do começo ao fim do filme? Tem tigre, não tem?


Ô Bruninho, entra no bolão sim! Ah é, eu também vi 007, e gostei muito. Ainda preciso escrever sobre ele.

Moema L disse...

.... tenho o maior medo de ver PI e não sobreviver. E se eu chorar do começo ao fim do filme? Tem tigre, não tem?...

Lola eu ri. Tem tigre, eu também não assisti mas sei que tem. tenho um sério pé atras com filmes que tem animais, pois posso morrer de desidratação durante a sessão.

Queria participar mas também não vi quase nada e sou um pouco atrapalhada, tenho que ler novamente como faz para participar.

Anônimo disse...

Lola, Pi é um filme sobre fé, muita gente acusou o filme de doutrinação religiosa, mas não sei como isso seria possível num filme que tem como protagonista um cara muçulmano, hindu e cristão ao mesmo tempo (o filme chega a mencionar budismo, judaísmo... também) enfim, é um filme muito bonito, não é exatamente sobre isso, acho que ele se propõe a dar uma explicação sobre o porque das religiões existirem, não defendê-las

Enfim... minha opinião

Indomável Sonhadora é bacana também, mas não achei grande coisa, sei lá, não me pegou

Ariane disse...

Estou me dedicando a assistir todos os filmes, daí talvez participe. Sei que você talvez não conheça tão bem os cachorros, Lola, já que tem um gato (só conheço o Calvin, não sei se vc já teve cães, e eu só tive cachorros, não sou uma conhecedora de gatos, heheh, e também pelo que entendi, animação não entra no bolão.

Mas você tem que assistir Frankenweenie. É meigo, é sinistro, é Tim Burton. Assisti ontem, chorei horrores e fiz questão de abraçar e beijar muito minha dog depois que o filme terminou, enquanto ela está aqui comigo :)

Anônimo disse...

Lolaaaaaaa,volta com os posts sobre os mascus!!!!!!
Eu sei que algumas pessoas nao gostam,mas vai por mim,tá cheeeeeeeeio de paginas no facebook e pela internet espalhando o machismo e incentivando a discriminacao contra as mulheres!!!!

Vitor Ferreira disse...

Lola eu vi Life of Pi com a Consu no cinema. Ambos gostamos muito.

Sugiro mais uma vez, como todos os anos, que se atribuam pontos por categorias, e que no fim vença quem pontuar mais. As categorias mais importantes deveriam valer mais pontos do que as tecnicas, q eh bem no chutômetro.

Vitor Ferreira disse...

Engraçado como seus posts de cinema nunca rendem tantos comentários, Lola...

Mônica Cianfarani disse...

ai Lola este ano me preparei vendo os filmes só pra participar do bolão vou começar no não pago e vou ver como vou este ano. Já estava demorando pra publicar, se você quer um levinho o lado bom da vida indicando com melhor ator e atriz e uma das promessas de não levar nenhum oscar (eu sei a Jennifer lawrence ganhou o globo de ouro mas nao acho que a academia vai dar pra ela o oscar)=D

Tati disse...

Eu nunca participo dessas coisas e sempre me arrependo porque acabo acertando muita coisa! Mas esse ano assisti pouco também e não sei se vai dar tempo até lá, mas quem sabe?
Já viu "Amour"? Triste, cruel e lindo. Acho que escreverá um lindo post se tiver a oportunidade de ver ;)
Beijo
Tati

Cora disse...



poxa, Lola

até gostaria de participar do bolão, mas fui menos ainda do q vc ao cinema em 2012.

eu disputaria a lanterna com toda a certeza. aliás, bem q a pessoa com menos acertos tb poderia ser premiada, né? pensa bem, não é fácil errar tudo!!

tb já tive períodos cinematograficamente bem mais interessantes.

vejamos como será 2013.

Sphynx disse...

Que medo de assistir Lincoln. Eu já fui SUPER fã do Spielberg, mas isso no século 20, porque no 21 ele não fez muita coisa que preste. Em 2011 achei Tintin apenas razoável e Cavalo de Guerra horrível de maçante, e ainda não me saíram da memória os péssimos e esqueíveis Guerra dos Mundos e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Não sei se aguento mais uma decepção com esse diretor que já foi um dos meus favoritos (bom, ainda é, se considerar só o Spielberg do século passado).

O que me anima pra ver Lincoln é ele ter sido indicado na categoria de melhor diretor (por mais que o Oscar não seja lá um grande parâmetro, eu respeito essa categoria e me interesso pelos filmes indicados nela), sendo que a última indicação do Spielberg ao Oscar de melhor diretor foi por Munique, salvo engano em 2006. Então alguma coisa boa Lincoln deve ter por parte do Spielberg, e não só por parte do Daniel Day-Lewis, que eu suponho estar incrível no papel do presidente abolicionista.

Enfim, é a minha última chance pro Spielberg. Se eu não gostar de Lincoln, não sei quando volto a ver um filme dele no cinema.

Sphynx disse...

Já ia esquecendo de comentar: esse Oscar tá meio esquisito.

Teve muita revolta por aí com as indicações a melhor diretor, por não terem indicado a Kathryn Bigelow por A Hora Mais Escura e o Ben Affleck por Argo. Em todas as premiações importantes esses dois filmes eram o favoritos, inclusive no Globo de Ouro (que Argo venceu), e muita gente jurava que seriam os dois grandes concorrentes do Oscar. Mas, não estando entre os indicados a melhor diretor, a possibilidade de ganharem melhor filme é praticamente nula. Tem até quem diga que tiraram Bigelow e Afflek da jogada pra abrir caminho pro Spielberg, que provavelmente ainda sonha em ganhar Oscars mesmo já tendo três em casa.

Em compensação, uma boa surpresa foi indicarem a melhor diretor Michael Haneke. Não vi Amour, mas só ouvi falar bem dele, e parece que tem boas chances de ganhar melhor filme, diretor e ainda atriz. Aposto que vai dividir o favoritismo com Lincoln.

Os jurados indecisos entre Amour e Lincoln devem votar no Life of Pi, que eu não acho que tenha chance nas categorias principais, mas é muito forte nas técnicas, e na de melhor roteiro adaptado.

Radhra disse...

Sim, tem tigre e não é só por causa dele q vc vai chorar, lol.

Mesmo chorando é uma dor gostosa e calma, não é uma coisa amarga como Precious da vida, não.

Eu não sou espiritualizada nem nada disso, mas acho que o filme traz uma beleza muito pacífica.

luana disse...

Eu acho que Lincoln leva bastante coisa. Não por ser bom - cara, perto dos outros. Até Django merece mais - mas pelo patriotismo exagerado. Aquela velha baboseira de 'meu presidente foi um herói'.
Torcendo pra estar errada, rs

Lays, mãe e tudo o mais. disse...

Este ano só fui ao cinema para ver animações... #maesofre. Mas tive boas surpresas, como Valente (que se não ganhar, será uma sacanagem descomunal!).

Bruno S disse...

Eu tenho que admitir que torço contra o PI por conta do plágio no livro que deu origem ao filme.

Seguem alguns links com o debate sobre o plágio ocorrido em cima do livro “Max e os felinos”, de Moacyr Scliar.

http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2013/01/13/as-desventuras-de-pi-482217.asp

http://www.lpm-blog.com.br/?p=17118

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1218896-autor-de-as-aventuras-de-pi-e-suspeito-de-plagiar-brasileiro.shtml

Sara disse...

Se tiver AZARÃO como a Cora sugeriu eu entro rrsssss.....

Mihaelo disse...

Buenas, não posso participar de nenhuma dos bolões pois apesar de sempre assistir centenas de filmes todos os anos, nenhum deles é hollywoodiano, visto que eu só frequento as salas de cinema alternativas(o que a imprensa burguesa chama de filme de arte). Os próximos filmes que assistirei são o Elefante Branco,Som ao Redor e Marcelo Yuka no Caminho das Setas. Agora me lembrei que assisti "Impossible" o filme sobre o Tsunami de 2004, este deve ser holywoodiano, então que leve o Oscar em toda as categorias!!

Marianna disse...

Indomável Sonhadora consegue ser muito triste e muito lindo ao mesmo tempo.

Anônimo disse...

Sério que ainda levam esse prêmio em consideração?!
Vim desistindo aos poucos do Oscar, até que notei esse ano que não dava a mínima.

Elen disse...

Isso já aconteceu com alguém?

Eu adorava filmes,via um filme de 3 horas direto numa boa.
Agora eu não consigo mais ver filme nenhum,vai me dando uma agonia,porque demora demais para acabar.

E se eu vejo é aos pedaços,meia hora hoje,mais um pouco amanhã.

Anônimo disse...

"Este ano só fui ao cinema para ver animações... #maesofre. Mas tive boas surpresas, como Valente (que se não ganhar, será uma sacanagem descomunal!)."

Eu vi 4 dos 5 indicados e não acho que "Valente" mereça, fica um pouco atrás de "Detona Ralph" que tem uma abordagem bacana, mas uma história muito convencional

E, na minha opinião, muito atrás de "Paranorman", esse é o meu favorito do ano, lindo e super corajoso

Só não vou gostar muito se "Frankenweenie" ou "Piratas Pirados" ganhar, se bem que a chance do segundo é minima

Julia disse...

Lola, onde vc viu Os Miseráveis? Não estreou aqui ainda. To louca pra ver. O Hugh Jackman não tá perfeito?

Livia disse...

Lolota, obrigada pela sua opiniao sobre Lincoln. Assisti em 2 noites e olha, foi hard. Sonifero, acnselho pra quem tem insônia. Mas nao entendi seu comentário sobre nao ter filmes levinhos. Silver linings Playbook é uma sessao da tarde só. Nao entendi aual foi ainda.
Miseraveis nao vi, to querendo ver no cinema. E beasts o the southern wildzzzzzz SONO mas aquela menininha dá vontade de apertar e matar de tanto amor. Cute Hushpuppy.

Amor to sem coragem de ver. Perdi meus avós q me criaram há cinco anos, super superado, mas tudo que li sobre o filme não é menos que "dilacerante". Entao tô com ele baixado, esperando a hora pra ver. Tem q ser antes do Oscar.

Eu jurando que alguém vai ler minha "resenha" hahahhahahahahha

PS: vc viu Compliance?

Anônimo disse...

Tipo, nem vi os filmes. Só apostei para participar mesmo.

Que venha a premiação!

Gabrielly

Mari Lee disse...

Todo mundo comentando As Aventuras de Pi, quero comentar também.

Achei o filme muito bom, gostei principalmente do começo mostrando a vida dele na Índia e as conversas com os pais. Mas me decepcionei porque senti que ele subestima o público. Acho que não precisava explicar tanto! A maioria das pessoas seria capaz de entender sem que tudo fosse dito com todas as letras... e o filme daria margem a muito mais discussões e interpretações. Não coloco exemplos mais específicos para evitar spoilers, mas a própria questão da história como analogia das religiões...
E também não pude deixar de me incomodar em como o tigre é asseado! Até para um gato! Ele deixa o barco limpinho, né? Faz cocô no mar, joga restos de comida fora... deve até lavar o convés! rs

Mas o filme é bem bonito e eu recomendo, sim, Lola!

Ayla Sant`Ana disse...

O Bolão do Oscar está de volta! Em sua nona edição, agora com blog próprio e uma forma de apostar bem mais simples e rápida.

E, como sempre, valendo um DVD!

http://blogbolaodooscar.wordpress.com