quarta-feira, 4 de abril de 2012

GUEST POST: BRASILEIROS RECLAMAM DEMAIS

Aproveitando que nosso patriotismo deveria estar um pouco em alta, depois que o Brasil adotou medidas de reciprocidade para turistas e visitantes espanhóis (o que deixou a Espanha, que está numa séria crise, tristinha), publico hoje o guest post da Ana Paula, uma brasileira que mora nos EUA há oito anos. Ela é engenheira civil com mestrado e doutorado em Geotecnia, e é professora da Universidade da Flórida.
Não concordo com tudo que ela diz no post, mas não há dúvida que brasileiros, principalmente os de classe média, na qual me in
cluo, reclamam demais, e muitas vezes de barriga cheia. E basta morar um tempinho no exterior pra constatar que aquele mito de que "país civilizado é outra coisa!" é só isso, um mito. Eu vivi um ano nos EUA e tive um monte de problemas, daqueles que os brasileiros juram que só acontecem aqui. É disso que trata a indignação da Ana Paula.

Preciso desabafar e acho que você é a pessoa certa pra "ouvir". Essa minha revolta começou ao ler o post de uma amiga no facebook e ver a resposta de uma outra brasileira à ela.
Aqui está o post da minha amiga:
Recebi a conta da sala de emergência e estou chocada: 9,713 dólares! Deveria ser crime cobrar tanto de alguém que precisa de assistência médica! Não removeram meu estômago! Foi só dor! Meu seguro saúde pagou 8,406 dólares. O resto da conta, 1,300 dólares, sou eu que terei de pagar!" E aqui está a resposta que me deixou revoltada: Concordo contigo! Isso é fora de cogitação! Mas se fosse no Brasil, eles também teriam removido seu estômago!"
Estou tão de saco cheio dos brasileiros reclamarem do que têm. Moro nos EUA há 8 anos e quando vejo esse tipo de comentário, fico revoltada. É essa mania de todo mundo achar que lá nada presta e aqui tudo é uma maravilha. Durante uma visita ao Brasil, minha filha, então com um ano e meio, precisou ser levada a um ER, num domingo, pra fazer um enema. Esperei uns 15-20 minutos na sala de espera e fui levada pela enfermeira direto à sala da médica que já estava lá a minha espera. Fui super bem atendida e logo em seguida, a enfermeira veio nos buscar e levar pra sala do procedimento, sem esperas, e saí de lá com custo zero!
A mesma coisa já tinha acontecido aqui nos EUA quando minha filha tinha 3 meses, também num domingo. Ficamos uns 10-15 minutos na sala de espera. Mas aí vem a enfermeira te colocar numa sala, fazer mil perguntas (que serão perguntadas novamente pelo médico) e ficamos lá, uns 45 minutos esperando o médico chegar. O mesmo procedimento foi feito. A conta? Mais de mil dólares, dos quais meu seguro pagou uma parte e me sobraram U$ 350. Agora, e quem não tem seguro? Faz o quê?
No caso da minha amiga, foi descoberta uma úlcera, imagino que tenham feito exames. Mas uma conta de quase 10 mil?! Acho o atendimento médico no Brasil muito superior ao daqui. Mesmo quando se tem seguro saúde, os médicos sofrem uma pressão muito grande das seguradoras pra reduzirem pedidos de exames, procedimentos etc. Numa gravidez aqui, se fazem um ou no máximo dois ultrassons. Acho que aí no Brasil, mesmo pelo SUS, fazem-se uns seis ou sete.
E o sistema odontológico, então? Aqui, além dos dentistas quererem sempre partir pra canais, coroas e extração do dente (é a filosofia do “pra que arrumar, quebrou, joga fora”, como tudo aqui), o custo é absurdo. Conheço famílias que esperam uma viagem aos seus países de origem pra fazerem o tratamento. Mesmo com plano dental, os procedimentos são pagos somente 20% a 50% (quanto mais caro o procedimento, menos eles pagam). Eu nunca vi tantas pessoas jovens com dentes tão arruinados, pretos de cárie ou mesmo faltando muitos deles. E pessoas jovens. E não são pessoas paupérrimas não. Outro dia vi duas mulheres na Disney assim. A entrada na Disney custa caro, então dá pra imaginar que elas não eram muito pobres. E a faculdade de odontologia daqui não aceita nem o plano de saúde que a própria universidade oferece aos demais funcionários, quanto mais atender à população pobre de graça ou a custos módicos como as universidades do Brasil fazem.
Mas não foi só pelo comentário maldoso em relação à saúde no Brasil que fiquei revoltada. É porque tô cansada mesmo de ver brasileiro reclamando. Pode ser sim que ainda existam muitos problemas a serem solucionados. Por exemplo, a segurança. Eu admito que na cidade onde moro a gente pode andar tranquila, sem ter que se preocupar em ter a janela do carro fechada, ou ter que estar sempre agarrada à bolsa. Mas aposto que nas grandes cidades americanas existem problemas de segurança também.
Sabe o que tem me irritado também? As reclamações sobre a Copa no Brasil. Odeio ver no FB o famoso post mostrando números relacionados com a Copa e reclamando que primeiro deveriam arrumar escolas, estradas etc... Parece que o brasileiro sempre reclama de barriga cheia e tá sempre insatisfeito. Lola, você aposta quanto que, se o Brasil tivesse perdido mais uma vez ser sede da copa, tava todo mundo reclamando e metendo a boca na FIFA e se achando injustiçado porque afinal, somos os únicos pentacampeões, e nada mais justo que a copa fosse no Brasil?
Enfim, acho que é só quando a gente vai morar em outro lugar pra aprender a dar valor ao que tem. Cada pessoa que reclama do Brasil deveria ser obrigada a morar um ano aqui. Aposto que iriam voltar para o Brasil de braços abertos. Capaz até de beijarem o solo brasileiro, à la João Paulo II, quando aterrissassem!

262 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 262 de 262
Anônimo disse...

Todas as vezes em que meu marido (americano fala somente inglês) fomos viajar ao exterior, o primeiro que ele faz é buscar conhecer as leis e costumes do país... respeitar as exigências da lei para ele é essencial. Nunca tivemos problema algum em nenhum país pq não vamos nos esquecer de nenhum documento e nem vamos esperar encontrar o bom e o melhor que temos nos EUA.

O único dissabor que tivemos foi qdo de nossa primeira ida ao Brasil, meu marido foi roubado (não assaltado) na rodoviária de Sampa e o cara que o roubou estava a serviço da própria delegacia, ali mesmo na rodoviária... portanto, meu marido teria do que reclamar do Brasil, não é? não, não reclama... reconhece a realidade do sistema e passou a ser cauteloso qdo viajamos ao Brasil.

Anônimo disse...

OFF topic
http://marquee.blogs.cnn.com/2012/04/04/rihanna-on-chris-brown-im-going-to-do-what-i-want/?hpt=hp_t2

LoLa, taí um famoso exemplo pra se ver pq a coisa não é tomada em sério... so sad!

Sara disse...

Lisanahd
"Sei que esse assunto gera controversias, e que cada um tem sua maneira de ver, mas a minha é essa e não vai mudar".2

sex pistol disse...

Huummm, embaixo dos lençóis é a melhor maneira de aprender qualquer idioma...

Anônimo disse...

nina,
afinal, a Lola criou um blog e o blog tem espaço pra comentários. Será que esse espaço só deveria ter comentários que concordassem com o que a Lola escreve? Isso não seria democrático. Quem está aqui comentando são pessoas que gostam do blog, que o acham útil, que veem sentido na maior parte do que a Lola escreve ou posta como guest post. Porém, as pessoas leem, pensam, refletem, e tiram suas próprias conclusões a respeito do assunto em pauta. Ninguém, mesmo gostando do blog, é obrigado a concordar sempre com o que é postado. A Lola, ao contrário de vc (com esse comportamento infantil de adolescente puxa-saco), sabe muito bem disso, sabe que existem opiniões diferentes da dela e não fica aí achando ruim os comentários, pois se ela está aqui escrevendo, é porque teve coragem de dar a cara a tapa de ter seus pensamentos julgados.

Aprenda a aceitar as opiniões e interpretações diferentes da sua.

Cris II.

Eva disse...

Essa coisa de acreditar que todo mundo nos EUA é xenofóbico me parece uma falácia sem tamanho. Por enquanto estou feliz no Brasil, apesar de todos os nossos problemas e as nossas lutas, mas pretendo ir para fora estudar inglês, e meu destino inicialmente pensado foi Inglaterra. Ai meus amigos dos EUA fizeram o maior escândalo, dizendo que eu seria bem recebida por lá, que era pra eu ir pra lá, que eles me davam uma força para achar onde ficar, onde estudar, começaram a me mandar informes sobre bolsas de estudo que eu poderia pleitear.

Gente, não significa que o Brasil é o melhor país do mundo. Mas que nós temos coisas boas, ainda que só no conceito, que devem ser melhoradas, e precisam ser fiscalizadas constantemente pela população para que as melhorias ocorram. O SUS na minha cidade (Guarulhos) é bom. Geralmente sou atendida aqui, ou no Hospital Universitário da USP, na capital. Faço tratamento e acompanhamento para asma e já fui atendida por outras coisas, como apendicite. Claro que é superlotado, mas sempre encontrei médicos e enfermeiros atenciosos, pacientes e que faziam de tudo para amenizar a minha dor, dentro do que os recursos do hospital ou UBS em questão permitiam. O que eu acho é que deveríamos parar de xingar tanto esses profissionais como um todo, em todo lugar tem os bons e tem os maus, e nos juntarmos a eles para cobrar melhorias e uma padronização no SUS nacionalmente.

Se eu vou continuar no Brasil por muito tempo eu ainda não sei. Por enquanto, não tenho planos de imigrar, mas conhecer outros povos e outras culturas antes de sair enchendo a boca pra falar que moro no melhor país do mundo, certamente.

Anônimo disse...

Lula se tratou do câncer com o SUS? Ele disse que vai continuar na vida política e apergunta que não me cala é se para melhorar, para manter ou para reformar o SUS?

Anônimo disse...

Sara disse...
Lisanahd
"Sei que esse assunto gera controversias, e que cada um tem sua maneira de ver, mas a minha é essa e não vai mudar".2 5 de abril de 2012 14:48
>>> claro que seu pensamento não vai mudar !!! vc apenas teve uma chance de repensar e fazer melhor, foi apenas isso.

Anônimo disse...

sex pistol disse...
Huummm, embaixo dos lençóis é a melhor maneira de aprender qualquer idioma... 5 de abril de 2012 14:56

>>> meu querido, isso é tiro e queda!!! ahhhh fui ler pro marido uma das suas receitas (traduzindo o melhor possível), e qdo terminei ele disse: - This is the Long Island Iced Tea... agora é catimbar no copo e rolar onde o corpo se acomodar... rs...

Anônimo disse...

Sara,

O Brazil é o país que tem como símbolo o Zé Carioca, criado por um americano... fique aqui no nosso Brazil sim, pq precisamos de pessoas como você para manter o status quo... quo vadis?
Bianca

Anônimo disse...

O Pássaro Pintado

e não Os Pássaros Pintados

ao menos saiba corretamente o título de um de seus livros favoritos ou você confundiu com

Os Miseráveis?

plural...

Sara disse...

Bela Roba anonimo, do Zé Carioca, qual personagem personificou o Estados Unidos o nobre Pato Donald, kkkkkkk, não entendi sua colocação...

Sara disse...

Se não for pedir muito explica, ou quem sabe possa desenhar pra mim..

Anônimo disse...

E se alguém te disser para tomar um suco de laranja lima vamos ver se você entende essa colocação!
kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Nenhum país tem o sistema perfeito para quem mora nele como imigrante e a pessoa brasileira nascida e criada no Brasil sem nunca ter morado fora sabe o que é o Brasil, mas tem todo o direito de se recusar a enxegar o "óbvio ululante" expressão devidamente plagiada (de um americano) pelo escritor brasileiro, pernambucano, Nelson Rodrigues (no tempo em que era difícil ser pego em plágio).
Rodrigueana

Sara disse...

O Anonima to achando que vc n tem nada de bom p acrescentar, então, passar bem...

Sanchez disse...

Saúde de SP... e a minha pergunta ainda é a mesma: pq os mesmos continuam ganhando???

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1072140-adolescente-gravida-perde-o-bebe-apos-15-horas-em-hospital-de-sp.shtml

Anônimo disse...

Então quer dizer que se tá uma bosta nos EUA a gente não pode reclamar de nada aqui?

Nossa, parabéns, p*ta lição de cidadania.

Anônimo disse...

Essa parte é hilária: "Cada pessoa que reclama do Brasil deveria ser obrigada a morar um ano aqui"
kkk

leiloca disse...

É muito fácil pessoas de classe média abrirem a boca pra falar bem do Sus qdo só precisaram dele uma vez na vida e deram sorte. É até desrespeito para com aqles cidadãos mais pobres que precisam do SUS todo dia e morrem nas filas.
Nos EUA o atendimento médico é ruim? Ora, vamos comparar então. Lá as pessoas são atendidas no chão, como aqui? Morrem na fila de espera? Levam 1 ano pra um atendimento de emergência? Falta maca pra transportar pacientes dentro das ambulancias? Faltam luvas, medicamentos, seringas e outros itens básicos de atendimento? Ou melhor, faltam médicos? As mulheres dão a luz nos corredores das maternidades? Muitas até morrem ou perdem seus filhos por falta de atendimento. São tratadas como lixo!
Qto a um comentário sobre quem estaria disposto a pagar, como na França. Nós já pagamos e caro. Nossos impostos não são baixos. Mas o custo benefício é um dos piores. E antes q alguém reclame dizendo q a culpa é desse ou daquele partido, tributação exagerada já existe há anos, desde q me entendo por gente e isso tem tempo a beça.
É por isso q há motivos de sobra pra queixas, não só da classe média, mas tb dos + pobres, q moram em favelas sem sequer saneamento básico. Eles pagam impostos tb, pois impostos altos pagamos todos os dias, desde o cafezinho com pão q tomamos na esquina até a conta do mercado. A classe média sofre pq paga, mas tem de desembolsar dinheiro ainda pra fugir do SUS, das escolas públicas, da insegurança... E a classe C sofre pq paga imposto e tem de esperar pelo benefício pois não tem como pagar de novo por ele. Ou seja, sofremos todos.
Então, vejamos, não temos motivos pra reclamar? Será q estamos com a barriga tão cheia assim?
Concordo q nosso país é muito melhor em vários aspectos. O clima é melhor, as paisagens são lindas, o povo mais receptivo, a comida é a melhor e mais variada do mundo. Temos uma fartura sem igual de recursos naturais.
Mas na segurança,investimento em pesquisas, impostos bem aplicados, justiça E PRINCIPALMENTE EDUCAÇÃO, estamos só engatinhando. Isso sem falar na praga da corrupção e o jeitinho brasileiro.
Existem problemas em outros países como EUA, por ex? Sim, mas não queremos os problemas deles, queremos o q têm de bom e mais, pois em comparação ao q pagamos, tinhamos de ter tudo do bom e do melhor.
Queremos um SUS com atendimento digno, pois dinheiro pra isso existe. Queremos escolas públicas descentes, estradas sem buracos, já q pagamos IPVA altíssimo.
Queremos leis eficientes contra criminosos, e não essas colocam assassinos perigosos nas ruas depois de 5 anos de cadeia, q passam a mão na cabeça de estupradores e principalmente pedófilos, q deixam livres motoristas bêbados q fazem strikes de pedestres. Já pensaram na família dessas dessas vítimas? O q eles devem sentir qdo um criminoso desses sai da penitenciaria no Natal, na pascoa, no dia das crianças, do papagaio, do piriquito e sequer volta mais? Sera q isso ocorre em todo lugar do mundo? Vejo essas famílias sempre reclamando da injustiça e muitos comparam com outros países. Estarão tb reclamando de barriga cheia?
Eu acredito q as coisas já estiveram muito piores. Acho q melhoramos em alguns aspectos, mas só há mudança qdo o povo tem consciencia q há algo errado e tem q ser acertado. Não fosse assim, ainda estaríamos na ditadura, né? Até algum tempo o brasileiro não reclamava. Era a política do ame-o ou deixe-o. Lembro de meus pais me orientando a não falar mal do governo pois isso dava cadeia. Havia um clima de medo. Reclamar é novidade em nosso país, é qse um dádiva depois de tanta repressão. E reclamar comparando com outros países começou mesmo qdo mais pessoas passaram a ter maior poder aquisitivo. Ate alguns anos ir pro exterior era coisa de rico, não de classe média. A comparação é importante para vermos onde estamos errando. Não é uma questão de achar q a grama do vizinho é sempre mais verde. É uma questão de ter certeza q a nossa tem tudo pra ser a mais verde de todas.

Anônimo disse...

'Nos EUA o atendimento médico é ruim? Ora, vamos comparar então. Lá as pessoas são atendidas no chão, como aqui? Morrem na fila de espera? Levam 1 ano pra um atendimento de emergência? Falta maca pra transportar pacientes dentro das ambulancias? Faltam luvas, medicamentos, seringas e outros itens básicos de atendimento? ' [2]

Anônimo disse...

leiloca, que comentário bom!
e vc fechou com chave de ouro:
"É uma questão de ter certeza q a nossa tem tudo pra ser a mais verde de todas."

minha única observação é sobre:
"Concordo q nosso país é muito melhor em vários aspectos. O clima é melhor, as paisagens são lindas, o povo mais receptivo, a comida é a melhor e mais variada do mundo. Temos uma fartura sem igual de recursos naturais."

>>> Se comparado ao clima dos EUA, o clima aqui é maravilhoso para todos os gostos... há brasileiros aqui que adoram a neve !!! gente do Rio e da Bahia !!!.. há brasileiros que preferem o clima tropical e moram na Flórida, na Califórnia, no Texas, Arizona, News Mëxico. E no país todinho a paisagem é belíssima... variada de tal modo que na Nova Inglaterra a paisagem é europeia, particularemnte como a Inglaterra e seus afins... para quem curte o clima árido há os desertos do Texas e do Arizona e do New México... quem prefere um toque geral do clima brasileiro tem a Flórida... quem gosta de dirigir em estradas retas, quase sem curvas, temos o Texas, mais uma vez... Quem curte curvas pode ir pra Carolina do Norte e seus afins e o que dizer da Nova Inglaterra, região composta por 6 estados... Vermont é um estado com uma paisagem que por vezes me faz lembrar a Suíça, no inverno. Minha cunhada, criada no Texas, solteira, foi-se embora pro Alaska pq ela adooooora aquele invernão tremendo!!! A Califórnia é uma preciosidade mesmo com os tremores de terra.

>>> A comida brasileira não é a melhor e a mais variada do mundo... a comida brasileira brasileira é o arroz com feijão o bife ovo frito salada... feijoada... e isso tb se pode comer nos EUA pq eu nunca vi tanta variedade de feijões como em qq supermercado americano... e sim, no Brasil há uma grande fartura de recursos naturais mas de que adianta isso em mãos corruptas? O que bilionários como Eike Batista fazem dos recursos naturais?

>>> leiloca, espero que essa minha observação não seja tomada como acima do seu comentário que realmente está excelente... se fosse para publicar, eu revisaria essa parte do seu texto... não a cancelaria, revisaria.. e claro, daria uma geral no texto pq sei que vc escreveu conforme a ideia lhe vinha à cabeça e está bom, leiloca, muito bom pq vc realmente enxerga a realidade.... o brasileiro paga um imposto lascado, tão embutido e tão enrustido que nem se dá conta do qto paga!!!

>>> Agora te conto uma que aconteceu há 10 dias e o desfecho já se encerrou: meio da noite, alguém viu um carro sendo conduzido de maneira perigosa numa rodovia no Estado de Rhode Island e telefonou pra polícia que foi lá e parou o motorista. Era Ruggerio, senador por RI. O policial, suspeitando do cara estar embriagado, quis fazer o teste do bafômetro. Logo em seguida outro carro parou... outro político de RI que estava seguindo o carro do senador Ruggerio... e esse tal intimidou o policial. Em menso de 10 dias eis o resultado já publicado pro país todo saber:

1. Senador Ruggerio foi penalizado por se recusar ao teste do bafômetro e teve sua licença de motorista cassada por 5 meses.

2. O outro político teve de renunciar ao cargo !!!!!

E na mídia falada e escrita a gente vê a cara dos sujeitos, vê a mãe de um sendo entrevistada... Ruggerio passa dos 60 então a mãe dela bate nos 80... E no Brasil como teria sido???? Essa minha pergunta é pra quem discorda do comentário da leiloca e ainda insiste na maravilha que é viver no Brasil em comparação aos EUA particularmente.

Anônimo disse...

leio os comments e dou minha passeada pela net, entonces...
http://www.osignificado.com.br/ululante/

Anônimo disse...

É muita gente com ideias capengas que certamente não vai saber apreciar comentários com rico conteúdo por exemplo como Leiloca, LisAnaHD, entre alguns outros.
Diadorim

Anônimo disse...

pra quem lê inglês e quiser saber melhor sobre o ocorrido com o político (senator Ruggerio, RI) que relatei acima e tb aparece o nome de outro senador... senador estadual, ambos... ah e tudo chegou ao final em uma semana e não 10 dias como eu mencionei antes.
http://news.providencejournal.com/breaking-news/dominick-j-rugg.html

Gisele disse...

Achei dismistificador mostrar o cenário da saúde nos EUA, para que percebamos que as coisas não são necessariamente diferentes em países considerados desenvolvidos.
Entretanto, acredito que a autora fala de seu lugar (evidentemente), que é um lugar de classe média. Não acredito que tenha morado na periferia de uma grande cidade, ou dependido a vida inteira do SUS. E pergunto: o Brasil é bom pra quem?

Anônimo disse...

comparemos...........
Brasília, capital do Brasil, com Washington DC, capital dos EUA...

New York New York com São Paulo Sumpaulo Sampa

Nos EUA filho de senador e de deputado e de governador e de prefeito estuda em escola pública e aqui nada a comprar pq é igualzinho no Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nos EUA imigrante tem escola gratuita para aprender inglês e nada a comparar pq é igualzinho no Brasil kkkkkkkkkkkkkkkk

Nos EUA não é feriado na Sexta-Feira Santa e nem nos tantos e qtos dias de Carnaval, que coisa desumana!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nos EUA, em junho não há TRÊS feriados por conta do Santo António, do Santo João, do Santo Pedro e que país cruel é esse? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Brasil é tão melhor e superior aos EUA que chega a ser rídiculo alguém ousar comparar e quem faz isso até merece cadeia a sete chaves.
Chávez, H.

Anônimo disse...

que medo só de pensar em morar
em Gainesville, na Flórida
em Gainesville, na Geórgia
em Gainesville, no Texas
em Gainesville, na Virgínia
em Gainesville, no Missouri
em Gainesville, no Alabama
que medo morar num país que quer ser tanta coisa e, IMAGINE (John Lennon) nem tem criatividade para variedade em dar nome às suas cidades... que horrorismo, isso dá um medo lascado...

quero o meu Acre, o meu Amapá,
o meu Pantanal, o meu Macapá
quero o posto do SUS de São Miguel Paulista na periferia de São Paulo
quero esse Brasil tão diversificado com seu caldeirão de que mesmo?
de raças ou de trapaças?
whatever

quero andar no metrô do Rio onde 1-2-3 é fechado por conta de um tiroteio e os feridos são prontamente atendidos com a melhor qualidade de assistência médica...

quero tomar um SUS-to e me esparramar no caldeirão.
D. Xorar

Anônimo disse...

piada? LoLa, veja essa notícia "Dois Vietnamises Compram Cidade Americana por 900 mil dólares" e se vc assistir ao vídeo vai ver que o único residente da cidade não precisa lutar e nem brigar para ser feliz....
http://www.cnn.com/2012/04/05/us/wyoming-town-auction/index.html?hpt=hp_t3

parece piada uma cidade ser vendida... pra estrangeiros!!!
smacks

Alana disse...

Acho patriotismo uma coisa tão sem, lógica. Eu simplesmente não consigo ver países, só gente, que no fim é tudo meio parecida, não importa de onde venha (eu conheço muitos estrangeiros), e ter orgulho de nascer lá ou aqui não tem lógica nenhuma pra mim. Lembro de uma escritora francesa que criticava o orgulho. Ela diz que a gente deve ter orgulho do que constrói, não de coisas que não foram nossa responsabilidade, tipo nascer em algum lugar aleatório. Acho bem mais lógico.
Sobre mudar pra outros países e voltar correndo, ou não, conheço gente que quer voltar correndo, conheço gente que não quer voltar nunca mais, nem pro natal. Dizer que as pessoas sempre se arrependem de se mudar, por exemplo, pros EUA, e vão voltar correndo, é uma generalização tão furada quanto dizer que tudo nos EUA é melhor do que aqui. O lugar vai ser melhor ou pior dependendo do que a gente busca, do que a gente considera importante, do que a gente precisa pra ser feliz, e isso é completamente pessoal. E eu não tenho nada contra reclamar, de barriga cheia ou vazia... O problema é o jeito que a gente reclama, pras paredes, que não vão mudar nada. A gente reclama e fica sentado.

Alana disse...

Eva: "Essa coisa de acreditar que todo mundo nos EUA é xenofóbico me parece uma falácia sem tamanho."
Concordo plenamente. Essas generalizações nunca funcionam. EUA é xenofóbico? Tipo, EUA inteiro? Olha o tamanho daquele país! E Europa? E Japão? E Brasil??? Brasileiros são especialmente horrendos quando se trata de outros latino-americanos. Vamos cuidar das nossas fobias, antes de criticar as dos outros. E só pra constar, em todas as viagens que eu fiz, americanos, franceses, japoneses... Todos me trataram com muito respeito, foram muito simpáticos e atenciosos, apesar de toda a má fama. E aí? Tem pessoa xenofóbica em todo lugar, é uma fobia, parte de um medo natural do ser humano do estranho. E em todo lugar tem gente legal, também. Aí vai depender da sua sorte e bom gosto pra pessoas, pra encontrar as de mente aberta....

Anônimo disse...

olha,eu moro no Japão (não sou japonesa nem descendente,mas me casei com um nissei) faz quinze anos...quem dera no Brasil eu tivesse tido 10% do respeito,da educação e da atenção que tenho aqui,não gostaria que os "brasileiros no Brasil" (somos todos brasileiros independente de onde moramos)ficassem tão alienados,se contentando com o nível das coisas que se vive ai.Estive o ano passado no Brasil e fiquei dois meses,notei o quanto é inferior o cuidado com tudo,o respeito com quem tem pelas outras pessoas,o desrespeito à mulher,tanta coisa ruim.Conscientiza seus leitores querida Lola,para que os mesmos exijam uma vida melhor,pois o Brasil cresce muito,está mais forte e tudo isso tem que se converter em bem para a população.

Sara disse...

Tb gostei do q vc postou Leiloca, essa é mais ou menos minha visão do Brasil.
Tb acho q aqui temos tudo para que nossa grama seja mais verde que a dos vizinhos.
Como muitos citaram aqui, ha mesmo muitas coisas boas em outros paises, que estão bem mais adiantados que o Brasil em muitos pontos.
Como ja disse não acho errado apontar nossas falhas, e acho tb que devemos continuar lutando por melhorias em muitos setores.
Mas com todos os nossos problemas, ainda assim na somatória continuo achando que esse é o melhor pais pra se viver.

Ina Emery disse...

Eu concordo bastante com o que a Maíra disse.

Os brasileiros têm todo o direito de reclamar, eu acredito. O problema é o que fazem (ou deixam de fazer) para mudar tudo isso.

Eu estudo em escola pública e utilizo hospitais públicos também. Das duas vezes que eu precisei ir à UPA (unidade de pronto-atendimento), uma delas foi bem tranquila e fui atendida bem rápido. Eu só precisava de soro. Tirando algumas coisas, como os enfermeiros dizendo que não havia cobertores porque estavam com preguiça de ir buscar (só depois de algum tempo de convencimento que eles buscaram o cobertor, eu estava congelando), foi tudo tranquilo.

Já a outra vez não. Foi na época da epidemia de dengue. Havia muita gente e eu fiquei lá umas cinco horas só para tirar sangue. E ainda fui muito mal atendida. A minha mãe fez uma reclamação muito educadamente, e a médica-general falou que se ela continuasse assim, não me atender.

Quanto à escola pública, também tenho muito, mas muito o que reclamar. O Pedro II é uma escola federal entre as melhores do Rio de Janeiro, entretanto nós, alunos enfrentamos diversos problemas. A escola, apesar de seus alunos terem lutado bravamente contra a ditadura militar na década de 60, é extremamente conservadora. Não se fala de machismo, racismo nem homofobia. Nunca. Ano passado fizemos um ato por climatização e esse ano foram comprados MUITOS, mas MUITOS ar-condicionados. Mas adivinha: foram instalados? Claro que não.

Sem falar que o nosso voto para direção vale menos que o voto dos professores e menos ainda que o dos diretores. É um sistema de voto semelhante ao do feudalismo mesmo, onde o voto do clero, que era minoria, valia um; o voto da nobreza valia um; e o voto do povo inteiro vale como um também.

Eu tive a sensação de que a autora do texto faz a mesma coisa que critica nos brasileiros (que é superestimarem o exterior e criticar o brasil) só que ao contrário (superestimar o brasil e criticar os EUA).

Nunca viajei para fora do brasil, mas não é porque os EUA (ou qualquer outro país) está em condições "iguais" ao Brasil que devemos nos conformar, não é?

Desculpe se escrevi muito.

Amana disse...

Nossa, essa questão dos dentes mal cuidados dos americanos de classe média foi algo que me chamou muito a atenção!!! Eu circulava por diferentes universidades em NY e NJ, e percebia que as pessoas tinham problemas dentários q aqui eu não vejo frequentemente nem em quem é pobre. Comentava isso com as pessoas daqui e todo mundo me dizia - "sério? vc está exagerando!..." Gostei de saber que não foi coisa da minha cabeça!!
bjs

Elaine Cris disse...

Muitos brasileiros tem mesmo esse tal complexo de vira-latas que faz com que endeusem outros lugares do mundo, como se somente nós tivéssemos problemas.
No facebook pessoal anda compartilhando um link onde o criador do facebook fala mal dos brasileiros e no lugar de criticarem estão é apoiando.
Quer dizer, a rede do cara se tornou conhecida em grande parte por causa dos brasileiros, ele resolve cuspir no prato que comeu, mas pessoal bate palmas porque americano falando mal de brasileiro está sempre certo.
Cansa.

Anônimo disse...

a quem execrou a Lola por ser argentina naturalizada brasileira, aqui vai a lista de outros brasileiros naturalizados para s/apreciação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_brasileiros_naturalizados

Anônimo disse...

esse pessoal da classe média nos eua com dentes feios é pelo uso de drogas

Anônimo disse...

complexo de vira-lata não é somente endeusar o que há em outros países, mas tb desfazer do que o que de bom outros países têmc omo se o brasil fosse o máximo, o vira-lata vai onde lhe parece mais apetecível no momento

Anônimo disse...

Sara disse...
Mas com todos os nossos problemas, ainda assim na somatória continuo achando que esse é o melhor pais pra se viver.
6 de abril de 2012 07:02

e em que outro país vc viveu?
não vale passeou em excursão de pacote...

(atualmente os bolivianos estão achando muito bom viver no brasil tb e vão chegando aos montes e mais ainda.
tem cubano querendo ir para o brasil tb pq não consegue o sonho dourado de fugir pros eua)

Anônimo disse...

'tem cubano querendo ir para o brasil tb pq...'
pq QUALQUER PORCARIA tem mais liberdade que a ilha presídio.

Taty disse...

Tenho uma amiga que mora no Canadá, perto de Vancouver. E ela me falou que lá na cidade dela os trabalhadores no transporte público ficaram mais de 2 meses de greve. Imagine, mais de dois meses de greve sem ônibus! E, por causa disso, não teve aula e vários serviços ficaram sem funcionar por mais de dois meses!!!! Ela diz exatamente o que a escritora do post diz: que brasleiro reclama de barriga cheia.
Mas a gente tem que reclamar mesmo, não é? O que não dá é pra achar que lá no "primeiro mundo" as coisas são perfeitas.

Anônimo disse...

Os europeus também tem os dentes horrivelmente mal tratados. Uma certa ocasião, ouvi na França o argumento de que "Brasileiro cultua o corpo, a aparencia". Pode até ser, mas a questão dos dentes é antes de tudo uma questão de saúde. Não entendo porque eles são tão desleixados nesse sentido.

Anônimo disse...

cruzes, essa da greve do canadá me faz lembrar uma greve dos professores ainda no tempo do Mário Covas qdo os profes ficaram mais de mê em greve... as crianças direto em férias e o governo de sp fazia nada niente nothing agora vejo que o brasil já estava sendo país de primeiro mundo há tanto tempo, que beleza e viva meu brasil brasileiro terra de samba e de pandeiro

Anônimo disse...

Vitrine de loja em shopping de Xangai, na China, com produtos típicos da economia capitalista, apesar de o país ser comunista (Foto: Reuters)

cinco países no mundo atual seguindo a cartilha do comunismo

http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=71

isso sem abordar a prostituição que vem rolando pelas ruas de cuba
Hay que endurecer siempre,
pero sin perder la ternura jamás....

e vajam também reprodução do
Cartaz de propaganda comunista usado na União Soviética em 1969 (Foto: AFP)
Lavagem Cerebral

Taty disse...

Pra anônimo que falou sobtre greve dos professores em Sampa:

Quando ela me falou dessa greve no Canadá, eu fiquei boquiaberta. Sei que lá no "primeiro mundo" as coisas não são perfeitas. Inclusive estive em Los Angeles no começo do ano e vi vários homelesss (sem teto) pedindo dinheiro em plena Beverly Hills.
No entanto, uma greve de ônibus de mais de 2 meses ?! Acho que nem aqui no Brasil isso acontece!

Anônimo disse...

Gente do céu, esse post não foi pra falar que a saude no Brasil é maravilhosa. Eh tão complicado de entender que o que a autora quis dizer é que brasiliero tem complexo de vira latas? O Brasil tem mil defeitos, mas tem qualidades. Temos excelentes faculdades, otimos dentistas, musica ruim, violência, uma mulher na presidencia. Eu morei a vida inteira em sp e fu assltada na França e na Inglaterra. Sei que o Brasil é violento, mas muitos dos nossos problemas não são so nossos (esperar na fila acontece na maioria dos paises, ser assaltado pode acontecer, e musica ruim também. Simples assim). E so pra contar pra vocês, cheguei em um hospital da França, com crise de enxaquequa, sendo carregada, e mandaram embora, pois o hospital estava cheio. Mas também ja fui super bem atendida em um outro.

E concordo que temos que reclamar e nos organizar para que as coisas melhorem por aqui. Visão critica sempre, mas não vitimista.

E Mariana, como assim você não paga nada (plano de saude) aqui na França? SO pra te avisar,sem pagar um complemento saude (mutuelle), você so é reembolsada pelo estado em média 70%. E pagar os outros 30% do proprio bolso pode sair muuuuito caro.

E sei que a conversa jà não é mais essa , mas Loli, vê se entende: o embaixador da Espanha que falou que a Espanha estava triste por causa das medidas que o governo brasiliero vai impor aos espanhois, nem ele nem a Lola mencionaram a Espanha estar triste devido a crise. Interpretação de texto é uma necessidade na vida de certas pessoas.

Links

Sara disse...

Anônimo das 15.49, se vc acha que minha opinião sobre o Brasil é pelo fato de não conhecer bem o exterior, posso te dizer que não é o caso.
Tive muitas oportunidades de viver por certos períodos fora daqui.
Inclusive em 1998 por muito pouco não fui morar definitivamente nos EUA, e com direito a Green card, moradia e todo o conforto.
Mas para decepção de muitos que comentaram aqui e que acham que o Brasil é o C_ do mundo eu NÃO QUIZ ir.
Não conheço o mundo inteiro, mas conheci muitos outros lugares no mundo, por curiosidade nunca fui em uma excursão, já estive em lugares considerados por muitos como paradisíacos e sofisticados, mas ainda assim continuo grata por ter nascido nessa terra, que tem problemas muito sérios sim, mas que ainda assim pra mim é o melhor lugar do mundo pra se viver.

Sara disse...

E mais não sou só eu que fez essa OPÇÃO de escolher o Brasil, mesmo podendo viver bem em paises considerados os melhores pra se viver, conheço muitas outras pessoas até bem próximas que prefiriram ficar por aqui mesmo.
Portanto se tem tanta gente que acha uma desgraça ser brasileiro, faço votos que todos realizem seus sonhos e tenham a oportunidade de viver fora daqui.

Anônimo disse...

Taty disse...
Pra anônimo que falou sobtre greve dos professores em Sampa: Inclusive estive em Los Angeles no começo do ano e vi vários homelesss (sem teto) pedindo dinheiro em plena Beverly Hills.
No entanto, uma greve de ônibus de mais de 2 meses ?! Acho que nem aqui no Brasil isso acontece!

>>>^Taty, homeless na Beverly Hill (Los Angeles) é gente que já foi milionária e perdeu o que tinha por conta de drogas, como Beverly Hills é o ambiente deles, lá continuam, porém agora sem-teto (homeless).

Anônimo disse...

Ter 1.000 oportunidades de viver no exterior e não viver no exterior dá no mesmo, Miss Sara.

Anônimo disse...

ai, Sara, achar que é uma desgraça ser brasileiro é algo totalmente sem noção.

Anônimo disse...

machistas e feministas
brasileiros que estao felizes morando no exterior e brasileiros que nunca sairao do brasil
brasileiros patriotas e brasileiros fanaticos
brasileiros que enxergam a realidade e brasileiros que vivem o eterno sonho brasileiro pq o sonho brasileiro nao passa de eterno sonho bem fiderente do sonho americano com seus "autos" e bichos grilo
vocês todos, machistas duma figa e feministas destemperadas (sempre prontas para revidar qualquer suspeita que lhes ocorra)
deixem voces tod@@@@s suas farpas de lado e tenham um feliz final de semana cristao
comam ovo, muito ovo,
ovo de chocolate e qualquer outro ovo que lhe apetecer.
ao menos nesse final de semana sejam cordatos voces tod@@@@s.

Anônimo disse...

Sistema de saúde bom é o de Cuba.

Anônimo disse...

O Brsil é o Paraíso Tropical e sem comunismo.

Anônimo disse...

Duas décadas após queda do muro, comunismo se mantém vivo como utopia
http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=71

Sociólogo sueco vem a Porto Alegre debater atualidade de Marx
http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=25950:sociologo-sueco-vem-a-porto-alegre-debater-atualidade-de-marx&catid=55:resenhas&Itemid=77

Anônimo disse...

Protestar e lutar é mais do que bem-vindo.
O que dá no saaaaaacoooo é essa mania de falar mal do Brasil como papagaio, seja qual for o assunto, para dar atestado de "sofisticação". Me erra!!!

Anônimo disse...

Quem acha que os EUA ta ruim das pernas não viu foi nada
Russia e China já estão planejando deixar de usar o dolar como moeda de reserva, se fizerem isso aí que o estrago vai ser grande
Mas pro resto do mundo vai ser bom

Anônimo disse...

A Presidente Dilma vai estar visitando Boston/Harvard hoje! Peguei no canal a regional entre uma e outra troca de canal....

Anônimo disse...

Esse post é uma reclamação também.

NAME disse...

Não são os Brasileiros que reclamam muito, são as mulheres Brasileiras que reclamam muito. A mulher que postou a matéria, a que reclamou pelo Facebook e a que concordou com a mesma. Todas mulheres. Já que o Brasil é tão bom assim, porque você saiu daqui "pra" morar nos EUA? Vem para o Brasil, vem!

dfhell disse...

Sem segurança, sem educação, sem qualidade de vida. GOVERNO PETISTA COM LOLA APOIANDO DÀ NISSO!! Cara de pau hipócrita. Tudo no brasil é uma droga. O SUS é bom??? tem que parar de fumar crack lola..

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 262 de 262   Recentes› Mais recentes»