sábado, 6 de junho de 2009

DOMÍNIO NO DOMINÓ

Pra comemorar meu aniversário (alguém comemora fazer 42 anos?!), nada como relembrar quando o maridão era bem-humorado e me tratava como uma rainha, como você pode ver pela crônica abaixo.

Nos fins de semana, eu e o maridão jogamos dominó. O jogo tem 28 pedras, né? É pedras que se fala? Bom, infelizmente o maridão comprou o jogo numa loja de 1,99, se bem que ele jura que não, que pagou uma fortuna – algo como 3,99. Ele é um pão-duro miserável, não sei se já contei pra você, paciente leitor. Das 28 pedras do joguinho barato, pelo menos cinco são marcadas. Às vezes, dependendo do ângulo da luz, eu reconheço umas sete pedras. O maridão, no entanto, não reconhece mais que duas. Três, quando ele está inspirado. Isso me dá uma certa vantagem que me faz ganhar quase todas as partidas. Ah! Não fui eu que marquei as pedras. Elas já vieram assim. Pedi pra ele comprar outro jogo mais limpo, até recomendei um feito de chocolate de uma doceria, mas ele acha que não duraria muito perto de mim. Injustiça!
Pra descontrair, converso com ele no meio dos jogos. Não que ele preste atenção. Tivemos este diálogo durante a última partida:
Eu: – Sabe como o apelido do Fantasma é “o espírito que anda”? Meu nome também tem um significado. É...
Ele (interrompendo): – O espírito de porco?
– Não, amor.
– O espírito de porco que anda?
– Errou feio. É...
– O espírito de anta?
– Não, anjo. Deixa eu falar.
– É “Lola, o espírito. Que anta!”?
– Não, não. É “Lola, a que sabe jogar".
Ignoro todas as provocações dele, já que ele é um péssimo perdedor, e eu sou dotada de grande superioridade moral e intelectual. Ele só fica bravo quando, no fim de uma rodada de partidas, peço pra ele cantar um hino em louvor ao meu talento. Já compus vários hinos, um pra cada vitória, mas o maridão insiste em não guardar nenhum. Um dos meus favoritos parodia a música do Queen (ou dos Queens, como diz minha mãe) e vai nessas linhas: "I am the champion / You are the champignon". Outra é: "Lolinha, Lolinha, jogar bem assim é pecado!", no que o maridão sempre acrescenta: "Eu acho que fui roubado". Pelo menos rima.

38 comentários:

Masegui disse...

Eu uso o seguinte critério: depois que quarentei nunca mais comemorei.

Feliz aniversário Dona Dolores, muitas felicidades! Ah, e paciência com o CM...

Pedro disse...

Porra, alguem postou antes do seu fã predileto. Mas sim Lolinha, hahaha como eu estou sumido, hoje me acabarei nos elogios a minha idolo.

Primeiramente parabéns, desejo muita saúde, muito dinheiro (pelo que conheco através dos posts, pouco já seria suficiente né, com esse maridao pao duro), muita curtição, muita felicidade, muitos anos de vida e que sua garra de ser multi continue, para que você possa continuar a nos prestigiar com seus "quase sempre" excelentes hahaha textos.

Sinto falta de comentar diariamente mas um dia eu consigo voltar a fazer isso hahaha..

Ah "segundamente" estou indo para sua terra natal daqui a duas semanas, irei te prestar uma homenagem lá hAEUHAEUe na volta comento.

Um abração para a Lolinha.

Dai disse...

Hehehe. Vocês são fofos. Eu só consigo vencer do namorado em partidas de Scrabble, ele também não é dos melhores perdedores,costuma fingir que me deixou vencer - dou risada, né.
Beijos, Lola, e comemore com muito chocolate! :P

Pedro disse...

Ah percebi que tinha esquecido de elogiar muito então, com sinceridade que digo para ti Lolinha, que vc é a "cronista" "escritora" ... mais agradavel para se ter uma leitura de boa. Tirando quando vc fica mto feminista haha... Mas sim, esperarei pela sua coletanea em um mega livrão e a noite de autografos.

Abração do seu melhor fã.

Anônimo disse...

Parabéns Lola, saúde, sucesso.
Tão bonito ler vocês dois, jogando o dominó.

Margot disse...

parabéns!!!!!!!!!!!

Má disse...

Ôoo Lola, feliz aniversário!!!
Espero que a sua mãe faça um bolo de chocolate bem gostoso p vcs!

Beijão!

Star disse...

Oi Lola! VC é uma mulher inteligente, por isso tem motivos para comemorar os 42, uma vez que a idade traz a experiência junto!
Feliz Aniversário procê!

hericky disse...

ora, claro ke dah pra comemorar. tem gente comemorando coisas piores por aih.

feliz aniversário Lola, e se acabe no chocolate ke tu merece.

Adriana Calábria disse...

Parabens Lolinha!
E sempre ha motivos para comemorar.
bjsss

Carol Borges disse...

Parabéns!! tem q comemorar sim...
Ai morri com essa foto do macaco e da anta, onde vc conseguiu??
bjs

Fabiana disse...

Parabéns. Apesar de não comentar sempre, tô todo dia aqui.

Mônica disse...

Lola, parabéns!

Eu faço questão de comemorar (e BEBEmorar) meu aniversário todo ano, pelo menos umas três vezes, adoro.

Quanto ao dominó, aqui em casa a gente gosta de jogar o Mexican Train (que nunca encontrei no Brasil) na versão radical: em vez de 6x6, a peça máxima é 15x15 (e já vi até 18x18). É muuuito legal.

Ju Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ju Ribeiro disse...

Parabéns, Lolinha!

Desejo que vc seja muito feliz, que vc nos brinde com os teus posts por muitos e muitos anos, e muita sorte com os trololós, hehe!

Tem sido um aprendizado acompanhar este blog. Sucesso sempre!

Unknown disse...

Tenho 19 e já não gosto de aniversário! hahaha
Mas acho uma ótima oportunidade de dizer coisas boas aos que admiro.
Por isso: Parabéns Lola! Seus textos me inspiram e me fazem pensar. Obrigada por isso...Muitas felicidades e saúde!

Gabriela disse...

Feliz aniversario! :D

Cris disse...

Oi Lolinha.

Claro que comemora!
Parabéns, parabéns!!!

Valéria Fernandes disse...

Feliz aniversário, Lola! :)

Mica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mica disse...

Claro que eu tenho que errar justamente no meu comentário de aniversário, mas deixa quieto...

Lolinha, feliz aniversário!!!
Como assim, se é que 42 se deve comemorar!? Sempre é tempo de comemorar a data em que fomos colocados para brilhar no mundo! São 42 anos que a humanidade tem o prazer da sua presente. E coitados dos que vieram antes disso, que não tiveram o prazer da sua existência.
Beijão! Parabéns.

PoshDrosofila disse...

Feliz aniversario Lola!
Comemore com bastante vinho e bastante chocolate!
k

Mari Biddle disse...

Feliz aniversario, Lola!!!!

Felipe Guimarães disse...

Oi Lola!
Eu sou igual ao maridão, também sou um péssimo perdedor... de que signo que ele é? Minha mãe diz que é por causa do meu signo (Leão)..
Bem, Parabéns novamente (mandei um scrap no orkut)...

Cristine Martin disse...

Feliz aniversário, Lola!

Muitas felicidades, muito chocolate e que sua defesa da tese seja um sucesso! Isso só pra começar... e muita coisa boa nesse ano que começa agora! ;-)

Beijos!

Anônimo disse...

Parabéns Lolaaaaaaaa!
Eu e meu marido tambem fazemos niver por estes dias. Nascemos ambos no mesmo ano e somos geminianos (ki nem vc).
Saude pra todos nos. Fatima/Laguna

Taia disse...

Oi Lolaaaaa! Aos poucos vou conseguir voltar para este teu cantinho ma-ra-vi-lho-soooo. Por hj não vou escrever muito, mas só passei pra dizer FELIZZZZZ ANIVERSÁRIO, com direito a tudo que vc mais amaaaaa... Parabéns e até daqui a pouco. bjsss
Taia

Liliane disse...

Oi, Lola

Mil parabéns pelo teu aniversario. Mando um presentinho virtual, uma poesia sobre a passagem do tempo.
O google ajuda a traduzir... ;-)

Le pont Mirabeau

Sous le pont Mirabeau coule la Seine
Et nos amours
Faut-il qu'il m'en souvienne
La joie venait toujours après la peine.
Vienne la nuit sonne l'heure
Les jours s'en vont je demeure
Les mains dans les mains restons face à face
Tandis que sous
Le pont de nos bras passe
Des éternels regards l'onde si lasse
Vienne la nuit sonne l'heure
Les jours s'en vont je demeure
L'amour s'en va comme cette eau courante
L'amour s'en va
Comme la vie est lente
Et comme l'Espérance est violente
Vienne la nuit sonne l'heure
Les jours s'en vont je demeure
Passent les jours et passent les semaines
Ni temps passé
Ni les amours reviennent
Sous le pont Mirabeau coule la Seine
Vienne la nuit sonne l'heure
Les jours s'en vont je demeure

(Guillaume Apollinaire)

Liliane Gusmao disse...

Feliz aniversário!
Muito chocolate, felicidade e muitos outros aniversários para comemorar!!! :D
Ótimo texto!

Anônimo disse...

Lolíssima
Parabéns!
Comemore... sempre!
Bjs
Flávia

Bel disse...

Lola, eu tô aqui chorando de rir! E li o post pra Namorado ouvir... é muuuuito semelhante às nossas brincadeiras... que ultimamente têm versado sobre as minhas gordurinhas e a idade dele. A gente se ama!!! hahahahaha

lola aronovich disse...

Muito obrigada a todos pelos desejos de feliz aniversário! Agradeço mesmo àqueles que desaparecem durante MESES e aí aparecem se auto-intitulando “meu melhor fã”!
Sobre os desejos de que minha mãe faça bolo de chocolate, parece que vai rolar, sim. Mas será um bem pequeno. Mais tarde colocarei fotos aqui. O pior é que minha mãe sempre atrasa o almoço. Agora não são nem onze horas e eu já tô faminta! Sabe-se lá quando vou comer... Ela vai fazer carbonada, eu acho. Depois eu explico o que é. Só sei que não como isso faz tempo e minha boca tá salivando só de lembrar.


Carol, linda a foto da anta com macaco, né? Não sei onde peguei. Acho que escrevi “anta” no Google Images e apareceu.

lola aronovich disse...

Mônica, dominó com 15x15?! Nunca vi! O maridão já leva uma lavada jogando comigo a 6x6. Tadinho. Ele só ganha de mim no xadrez. Eu gostaria de acrescentar "e com dificuldade", mas não gosto de mentir.


Miquinha, vc que mora em Floripa, estará na minha defesa no dia 19/6?

lola aronovich disse...

Felipe G2, o maridão é Libra, eu acho. Ele é de 30 de setembro. Acho que dá libra.


Obrigada, Fátima! Somos um bando de geminianos, então! Espero o bando todo na defesa!

lola aronovich disse...

Taia, como vc está? Já morando no Rio? Conseguiu organizar tudo pra alguém ficar com os seus bichinhos? Espero que sim, e que esteja tudo ótimo com vc e com eles!


Bel, pois é. Se um casal não pode brincar um com o outro, sobra bem pouca coisa pra fazer junto, né? (ainda mais depois de tantos anos de casados...).

Mica disse...

Que horas será a tua defesa, Lola?
Eu quero ir, mas tudo depende de eu ter folga ou não naquele dia.

lola aronovich disse...

Miquinha, minha defesa será dia 19/6, no prédio de Letras da UFSC (é o CCE B, né?), ainda não sei a sala. É uma sexta-feira, a partir das 14:30. Deve começar às 14:30 e ir até às 17:30 no mínimo. Talvez 18:30. Não precisa vir no começo, que é à tarde. Pode vir pro final mesmo. Ainda não sei se faremos alguma coisa depois. Mas o final é sempre comovente. A banca fala a nota, a gente agradece, respira aliviado e chora...

Giovanni Gouveia disse...

Gosto não, ó, Lola, toda vez que chega essa época do ano a gente fica com idade diferente... ;)
Todavia, não é todo dia que se faz 6 anos (4+2).:D
Felicidades a Ud, e sua bela família, e muita inspiração nessa cabeça, que a gente merece.

P.S. Outro dia eu sonhei que vc me mandava o abstract da tese