segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

OBESOS, MORRAM DE FOME

Não é lenda urbana: um projeto de lei no Mississippi, Sul dos EUA, quer proibir obesos de comer em qualquer tipo de restaurante. Se a lei passar e o restaurante insistir em servir a pessoa gorda, ele perde o alvará. Não falei que discriminar gordos é o último preconceito abertamente aceito (e incentivado) pela sociedade? Substitua a palavra “obesos” na frase “este restaurante não serve obesos” por “negros”, “gays”, “muçulmanos”, e haveria grande revolta. Um projeto desses não seria nem considerado. Como tá dirigido contra gordos, zuzo bem.

Cá pra nós, acho o projeto até tímido. Por que não grampear a boca dos obesos para que eles não possam comer mais nada? Desse jeito certamente perderiam peso, se não morressem antes. Mas mesmo que morressem, morreriam felizes, por estarem tentando de tudo para pertencer a um padrão socialmente aceito. O que virá a seguir, campo de concentração pra gordos?

Ah, como se obesas (com mulher é muito pior) gostassem de frequentar restaurantes... Se uma gorda dá uma mordida em qualquer tipo de comida, sempre tem alguém pra se virar pra ela e pensar: “Não é à toa que ela é gorda... Ela come!”. Isso quando a mãe não aponta pra filhinha e diz: “Você não quer ficar assim, quer?”. E assim se perpetua toda uma indústria de ódio ao próprio corpo...

E a plaquinha que ilustra este post não é inventada. Existe mesmo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Lola!!
Acabei de ler seu post sobre obesos e me lembrei de um programa da MTV gringa que passa aqui na MTV Brasil (sim! por incrível que pareça a MTV gringa tem alguns raros programas bons!!) se chama True Life, não sei se vc já viu, em cada programa conta estórias de pessoas com algo em comum e vi no site da MTV que um programa foi com o tema "I´m happy to be fat!" e achei curiosa essa contradição de pessoas que querem achar alguma forma de "acabar" com os obesos, ou pelo menos tirá-los de sua vista, acredito que seja esta a intenção deste projeto e de pessoas que se sentem muito bem obrigada por serem gordinhos, gordos ou obesos e que não são influenciados pela mídia e pelos estereótipos.
Está dado meu recado. Segue aqui o link do programa no site caso queira conferir: http://www.mtv.com/ontv/dyn/truelife/episode/episode.jhtml?episodeId=130303#bio
Dê uma olhada no sumário dos episódios, tem vários programas interessantes, não é possível vê-los mas tem um resumo.
Abraços

Andrea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea disse...

Imagina depois disso o que vão inventar... quanto à proibir negros, muçulmanos ou outros grupos, pode ter certeza, q se estao proibindo obesos agora, com certeza eles serao os proximos.

Ju disse...

Bom, a questão da obesidade eu acho que vai além de simplesmente padrões de beleza. Obesidade causa sérios problemas de saúde e é um problema gravíssimo aí, mas exatamente por conta da péssima alimentação. Mas essa lei é a coisa mais ridícula do mundo, não é a solução.

Anônimo disse...

Olá, Lola. Bom ver seu novo blog. No espaço anterior, já havia uma certa intimidade com você, mas agora tá mais legal. Temos uma correspondente tupiniquim lá na capital do mundo, mandando notícias. E o melhor, não é uma "repórter" presa à ideologia do patrão. Bem, quanto a nós gordos, ser gordo, agora, é doença muderna, com graves conseqüências. Sofro isso na minha própria banha. Mas o que é obeso? O sujeito que tá prestes a ter um piripaque, e detonar os "gastos públicos" (isso exista por aí?) em saúde, ou qualquer coisa "não normal", não afeta aos padrões estéticos contemporâneos? Ou é pra liberar mais espaço nos restaurantes???

lola aronovich disse...

Bia, acho legal uma iniciativa desse tipo. So que nao acredito que, com toda a pressao da sociedade, exista muita gente que diga "I'm happy to be fat!". Acho que o maximo que se consegue eh "I'm fat and I don't mind!". Mesmo assim, esses movimentos de aceitacao do proprio corpo sao importantes, principalmente pra nos, mulheres, que somos as piores inimigas de nos mesmas.

lola aronovich disse...

Andrea, no fundo esse projeto de lei tem conotacao racista. Boa parte dos negros eh obesa. Hoje em dia nao da pra colocar placa proibindo a entrada de negros, mas proibindo a entrada de gordos que porventura sejam negros, tudo bem.
Eu ja escrevi sobre o preconceito contra gordos aqui: http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2008/01/living-la-vida-lola-o-ponto-g.html
Vou escrever mais, porque eh um bom tema.

lola aronovich disse...

PPinheiro, bem-vindo ao blog! Provavelmente nao existe pais com maior numero de obesos que nos EUA.. e tampouco existe pais com tanto preconceito contra obesos como aqui! Os grupos de fat acceptance vem crescendo e ganhando espaco na midia.
Bom, "obeso", pela definicao do pessoal que inventou o Indice de Massa Corporea, eh qualquer um que tenha um IMC acima de 30 (isso inclui atletas com pouca gordura e muita massa muscular, gravidas etc). Eu estou nessa categoria, mas sou saudavel. So que fica mal alguem chegar pra gente e dizer: "Puxa! Vc esta horrivel de tao gorda!" (porque os padroes de beleza dessa pessoa excluem totalmente os gordos). Entao o que se pode dizer tranquilamente eh: "Puxa! Vc esta doente de tao gorda!". A discrinacao vem travestida. A pessoa nao ta preocupada com a nossa aparencia, porque isso seria futil e ate meio fascista. Ta preocupada com a nossa saude, esse sim um assunto importante. E como tem gente preocupada com a nossa saude! Ai ai, preciso falar mais sobre isso.