sábado, 16 de fevereiro de 2008

NY, A CIDADE MAIS CARA DOS EUA?

Primeira rua pavimentada de NY, em Wall Street

O que mais me impressionou na viagem a Nova York com o maridão em meados de janeiro foi descobrir o quanto eu conhecia a cidade, mesmo sem nunca ter estado lá! Tantas ruas com nomes familiares... E certamente tudo que eu conhecia sobre NY aprendi exclusivamente com os filmes que a retratam. Mas é preciso cuidado com isso de acreditar no que o cinema diz. O maridão fez amizade com um cubano que quis convencê-lo que no Brasil muita gente fala português e espanhol. O maridão insistia que não, e o cubano dizia: “Você é que não sabe!”. E como que o cubano tinha tanta certeza? Ah, porque ele tinha visto um ou dois filmes americanos em que brasileiros com nomes tipicamente brasileiros como Pablo e Juan falavam espanhol. Estivemos mais especificamente em Manhattan. Pra quem não sabe, e não tem por que saber, porque os filmes não vêm com mapinha, Manhattan não é um bairro, mas um dos cinco distritos de NY. Os outros são Staten Island (tem que pegar uma balsa pra chegar lá), Brooklyn, Queens, e Bronx. Manhattan é o mais famoso, o mais caro, e onde ficam bairros como Chinatown (a maior concentração de orientais no Ocidente, mas não confunda com a Chinatown de Los Angeles, que aparece em Blade Runner e em, uh, Chinatown, do Polanski), SoHo, Harlem, e lugares como Times Square e Wall Street, além do Central Park, que fica bem no meio e é enorme. Manhattan até que é pequeno, e a Broadway cruza o distrito inteiro. Chinatown, NY. Fomos a um restaurante vietnamita. Comida chinesa é melhor.

Ficamos num albergue super bem localizado, entre o Rio Hudson e o Central Park, região oeste, lá pela rua 95. Pois é, o legal de parte de Manhattan é que, na Broadway, as ruas têm numeros. É bem mais fácil se localizar assim, e saber o quanto a gente tá andando. Já na chegada cometi uma das minhas gafes: ao pegar o ônibus(o segundo, o primeiro ia do aeroporto La Guardia, no Brooklyn, pro Harlem) pra essa parte da cidade, pedi pro motorista, por gentileza, nos avisar quando estivéssemos na rua 95. Aí que comecei a notar que as ruas estavam subindo numericamente. Até pra uma pessoa sem nenhum senso de orientação como eu não foi difícil perceber que depois da 94 vinha a 95, hora de descer. O albergue não era nenhuma maravilha, mas conseguimos um quarto individual (só que sem banheiro), e a localização era tão fantástica que nem dava pra reclamar. Pagamos um total de 90 dólares por três noites.

Na primavera isso deve ser menos monocromático.

E aqui entra outra parte da minha análise. Nova York tem a fama de ser uma das cidades mais caras do mundo. Estatisticamente, viver nela é 40% mais caro do que viver numa cidade americana de custo médio (Detroit, por exemplo, está bem na média nisso de custo de vida). Ou seja, se eu vivesse em Nova York, gastaria 40% a mais do que gasto em Detroit. No entanto, sinceramente, não vi como. Ok, até agora, por um ingresso de cinema em Detroit, não pagamos mais de 8. Em Nova York não vimos nenhum por menos de 11 (e aí desistimos). Ok, duvido que haja muitas residências em Detroit que custem 33 milhões de dólares, o preço de um apê à venda na vitrine de uma imobiliária no Upper East Side. E claro que em NY não deve existir um aluguel como o que pagamos em Detroit (390 por mês, com água e aquecimento inclusos). Times Square, Manhatttan, NY, presente em tantos filmes.

Em compensação, o que vimos em NY foi diferente do que vimos em Chicago e Washington DC. Cachorro-quente por um dólar? Só em NY. Uma fatia de pizza por 1,50? Só em NY. O metrô em NY custa 2 dólares e permite transfer pra ônibus, bem mais em conta que em outras cidades (inclusive SP). A balsa pra Staten Island é grátis. Em NY, comendo muita comida chinesa e mexicana, gastamos 106 dólares nos quatro dias, incluindo comida e transporte interno. Mais os 90 do albergue, mais a pechincha dos 144 que pagamos em setembro pelas passagens aéreas, e a viagem completa saiu por 340. Pra duas pessoas. Numa das cidades mais caras do mundo. Tudo bem que existe a possibilidade de sermos considerados o casal mais pao-duro do universo.

De algum lugar daqui dá pra ver a Estátua da Liberdade (não que o maridão reparou).

Sempre tenho problemas com essas estatísticas de custo de vida, porque elas são meio relativas. D
á pra notar que Joinville é uma cidade mais barata que Floripa, lógico. E que SP ganha fácil das duas no critério “cidade cara”. Mas exatamente o que faz SP mais cara? Uma geladeira em SP sai mais em conta que em Joinville, e olha que ela é fabricada na Manchester catarinense (ainda se usa esse termo?). A gasolina em SP é mais barata que em SC. Os supermercados paulistas não parecem mais caros, a menos que a gente compre exclusivamente no Pão de Acucar. A comida, idem. O transporte? SP tem mais variedade, tem metrô. Sera que é só o valor do lugar pra morar que encarece tanto uma cidade (isso e o seguro do carro e os ingressos pra shows)?

13 comentários:

Andie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andie disse...

O custo de vida realmente eh relativo. Em NY se gasta mais mas se ganha muito mais tambem. Uma amiga minha, por exemplo, morava num ape em Manhattan pouco maior que a minha sala de visita aqui em Detroit, e pagava $2,000 (dois mil) por mes! Mas em compensacao, me disse que seu emprego de garconete num restaurante badalado da cidade pagava isso tranquilamente em 2 semanas. Consegue imaginar?
Eu tambem consegui visitar a cidade por pouca grana das vezes que eu fui (e by the way, no Times Square voce consegue ingresso pros shows classicos da Broadway por uns $50), mas imagino que quem vive la tem uma vida social e cultural muito mais ativa que em Detroit, o que gasta mais dinheiro. E se voce vive no Queens, ta pegando metro todo dia neh... e se quiser comprar roupas ou sapatos, dai nem se fala!!
Acho que depende do estilo de vida que se leva, e isso em qualquer cidade. Eh soh que as tentacoes em NY nao maiores, e muito mais caras. :)

Anônimo disse...

bem localizado? na 95? hahahahahahahahhahahahahhahahahahahahhahahahahahahhahahahha e julgar a comida vietnamita melhor que a chinesa por 1 visita a 1 restaurante?
hahahahhahahahahahahahhahahahahahahahha
muito sem nocao mesmo.
melhor escrever apenas sobre cinema, viu?
abs andre

Liris Tribuzzi disse...

Ser o casal mais pão-duro de Ny tem suas recompensas, né? Pelo menos dá pra viajar mais, conhecer mais lugares, do que se enchesse a sacola de lembrancinhas.

O que vinha do hot-dog de um dólar? Nos filmes eles só têm pão, salsicha e um ketchup!

Melina Savi disse...

NY é uma cidade barata. Tirando o aluguel, que realmente é (bem) mais caro, é possível comer bem e com pouco dinheiro. E sempre tem cerveja em promoção nos supermercados! hahah

Eu tenho uma foto igual a sua cinzenta, lá perto da Ferry. Achei que era exclusiva. Hunf! :)

PS: Vi Swweney Todd. Excelente!!!

Mel

lola aronovich disse...

Ai, ai, demorou pra chegar um detrator! É, André, eu tive a ilusao que 95th Street em NY, a duas quadras da Broadway, 5 do Central Park West, fosse super bem localizada, porque tava pertinho de tudo. Mas que bom que vc me abriu os olhos! Realmente, foi a pior localizaçao de NY. Deviamos pedir um "refund" no albergue! E quanto à comida vietnamita, nao quis dizer que nao gostei nem nada, só que comida chinesa (que eu adoro) é melhor, na minha opiniao, porque eu que escrevo este blog, baseada na minha limitadissima experiencia. Nunca tentei passar por crítica culinária...

lola aronovich disse...

É verdade, Andie, nesse caso é bem como SP: gasta-se mais, ganha-se mais... E claro que depende do estilo de vida de cada um. Eu e o maridão, miseráveis como somos, viveríamos gastando pouco em qualquer lugar. Mas seria mais difícil...
Liris, a gente acabou nem comendo o hot-dog de um dolar. Só vi, mas nao tava com fome. Só vem o pao e a salsicha mesmo (e pode por ketchup e mostarda).
Ah é, a Mel pode falar tudo sobre o assunto, porque viveu em NY durante meio ano, né?

Igor Garcia disse...

Além do roteiro e da experiencia Lola, de uma coisa eu pude confirmar: Albergues são baratos até no Nepal! ;-)
Graças aos Deuses a ultima coisa que vc comprou é quase a renda per capita do turismo de lá, Souvenirs!!

Bjs n'alma!

Liris Tribuzzi disse...

Por um dólar, esse hot-dog tá caro!!!!
Se bem que, parando pra pensar e converter dólar-real, um hot-dog desse naipe num estádio de futebol custa quase 2 dólares! :S

lola aronovich disse...

Gente, o Vitor pediu o endereco do albergue em que ficamos. Como sempre tem brasileiro indo pra NY, deixo aqui o endereco do hostel (albergue):
Continental Hostel,
330 west 95th street
NY
Recomendamos que vc faca as reservas via www.EXPEDIA.com
La vc encontra um preco ainda mais em conta que diretamente no hostel.

Anônimo disse...

Oi, sou de Joinville tambem. Estou morando no Northwest, Olympia,WA. Sobre a comida vietnamita...tu chegou a provar os deliciosos "spring rolls" (nao egg rolls que sao fritos")? Eu adorei, ate aprendi e faco em casa agora...e vou explorar um pouco mais das cozinhas chinesas, indianas, vietnamitas e thailandesas que tem bastante por aqui...:D

Leila disse...

Ah em matéria de sampa sou especialista! ahahahha
Como morei em sampa a vida inteira e depois fui pra bauru vc repara em muitas coisas mais cara.
Por exemplo aluguel em um lugar decente de sampa, ou seja, sem favelas mto perto são bastante caros em comparação com os nem 400 reais q paga em bauru em uma localização super boa.
Outra as coisas em sampa nao sao perto de casa e nao ter um carro em sampa é MTO ruim, logo tem os gastos c carro.
O preço do cinema é 15 reais!!!! Roupas são caras, berzinho normalmente vc paga pelo covert que não é barato!
Fora q vc tem o medo de voltar tarde de todos os lugares a noite.
E nem vou começar falando no preço p comprar moveis decentes pq aqui as coisas ou sao otimas ou de pessimas qualidades.
Fora o tempo q vc gasta no transito.

ah só pra explicar eu nao gosto de morar em sampa!

Lorenz disse...

Muito legal sua postagem, sou de Joinville, e "Manchester VCatarinense" só os mais antigos ainda falam, e raramente...tennho um amigo que esta morando faz 1 ano em SP capital, capital mesmo não região metropolitana, e ele disse que é muito relativo, algumas coisas mais baratas outras mais araas que em Joinville, a diferença é a quantidade e opçõe de tudo que se pode imaginar, o que acaba as vezes empolgando a pessoa e gastando com algo que não tenha em Joinville, como maior quantidade de shows, teatros, espetaculos (bemmm maior..)etc...
Não conheço NY,mas deve ser show, gosto muito da organização urbana da cidade, que é algo que se percebe bem não só em NY, mas em várias cidades americanas, mas ainda quero ver isso pessoalemtne, hehehe, abraços