quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

INCÊNDIO EM DETROIT

Nosso prédio em Detroit no verão, quando tudo era mais bonito

Um prédio inteiro de 4 andares bem pertinho do meu apê aqui em Detroit pegou fogo ontem de madrugada. Perda total. Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas. Parece que um inquilino de 47 anos tentou se suicidar pondo fogo no seu apartamento (mas que jeito insano de se matar é esse?). Ainda não se sabe se foi ele a vítima fatal. O que se sabe é que o fogo começou às 3 da manhã e só foi controlado pelos bombeiros às 8. E que os managers do prédio (espécie de zeladores) impediram uma tragédia maior, porque perceberam o incêndio e alertaram os moradores, batendo de porta em porta. Moravam no edifício (de 1904, o que também fez o fogo se alastrar mais lentamente – eu pensava que era o contrário, mas construções antigas são mais resistentes) vários alunos, a maioria atletas, de Wayne State University, a universidade em que estou pesquisando.

O que mais me chamou a atenção ao ouvir o nome do prédio, Forest Arms, é que eu quase aluguei um apê lá. Antes de vir pra Detroit, no final de julho, eu e o maridão encontramos na internet alguns lugares pra alugar, e anotamos telefones e endereços. Queríamos algo bem perto da faculdade, na faixa de 350 a 500 dólares por mês. Assim que chegamos, liguei pra quase todos, agendamos visitas, vimos não mais que quatro prédios, e optamos por este em que estamos, que é muito bom. Pagamos um aluguel de US$ 385, o que inclui água e calefação (indispensável neste frio). Mas certamente liguei pro Forest Arms, e acho que não havia vagas na ocasião. Ainda bem...

6 comentários:

Andrea disse...

Se safou de ir morar lá hein! Sorte!!!

Falando de incêndios e tals, não sei se já presenciou algum alerta de incendio, aqueles treinamentos chatos que te tiram da cama quando o sono é o melhor de todos e a cama está mais quentinha impossivel... Eu vivi alguns destes e definitivamente não recomendo!

lola aronovich disse...

Vc conhecia o predio? Ficava entre Forest e Second Ave, bem pertinho de Wayne. O pessoal perdeu tudo, coitado! Vao fazer campanha pra arrecadar roupas pro pessoal. Por enquanto os alunos estao sendo alojados na universidade. Ja ouvi que foi uma tentativa de suicidio, que foi uma vinganca de um inquilino por estar sendo processado e forcado a sair do ape, e mais um monte de coisa. As chamas comecararam a ameacar os predios ao lado tambem. Foi muito serio! Nao presenciei treinamento de incendio, mas ouvi falar que eh horrivel!

Andrea disse...

Caraca!!! Tem doido pra tudo mesmo! Tentar suícidio e ao mesmo tempo "suicidar" os outros juntos não é pra qualquer um.

Não lembro do predio não, mas imagino como deve estar o clima de tensão de quem morava lá. Quanto a fazer campanha dou o maior apoio. Semana passada fizemos a limpa nas roupas que nao serviam aqui em casa pra levar pras vítimas daquela chuvarada que deu por aqui.

E ainda bem q não presenciasse nenhum treinamento de incêndio, por que voltar a pé escada acima (apesar que seu predio nao tem muitos andares)no maior frio e sono, realmente, não é nada agradável...

lola aronovich disse...

Eu moro no segundo andar, ainda bem (primeiro, se nao contar o terreo). Peguei esse ape de proposito! Meu predio tem elevador (acho que tem 6 andares), mas eu nao confiaria muito nele. Alias, nunca entendi essa fixacao que o pessoal tem de querer morar num apartamento la no alto. Eh so por causa da vista e do barulho? E a comodidade de morar num andar mais baixo? Eu prefiro! (se bem que nao gosto muito de predio, prefiro casa).

Andrea disse...

Ahhhhh! Mas eu já prefiro a segurança dos prédios. Ainda mais em cidade grande. Cidade pequena vá lá morar em casa.

A única coisa q nao gosto de morar em prédio são os vizinhos de cima. As vezes dá vontade de dar um par de pantufas pra dona do apê parar de andar de salto em casa, parece a cavalaria... uahuhuahuahha

lola aronovich disse...

Casas tem suas vantagens e desvantagens, e apartamentos tambem. Se dependesse so de mim, eu moraria em apto (mesmo que as paredes sao finissimas e atrapalham, tiram toda a minha privacidade. Aqui em Detroit nos prédios antigos nao tem esse problema!). Mas eu amo bichinhos de estimacao e quero morar sempre com gatos e cachorrinhos perto de mim. E pra eles morar num apartamento pequeno seria uma tortura. Tem que ser casa, com um baita quintalzao.