quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

MINHA MÃE NÃO ACABOU UM QUADRO. VOU EMOLDURÁ-LO

Minha querida mãe, que morreu de câncer em março, sempre foi artista. 

Além das fotos (ela registrou lindamente toda a nossa infância, e inspirou meu irmão, que é fotógrafo profissional), ela pintava, desenhava, esculpia. Lembro de um quadro lindo (que infelizmente não ficou comigo e se perdeu) que ela fez. Era uma árvore em preto e branco, cada folha um pedacinho de nanquim. 

Quando ela foi morar em Joinville com a gente, fez vários cursos de arte na Casa de Cultura. Ela amava, e todo mundo a adorava. Aqui em Fortaleza não encontrou um curso, não sei se procurou direito, se foi desleixo meu. Ela fez durante anos muitos cursos de extensão (era presença assídua nos meus) na UFC, mas nada relacionado a artes. Mesmo assim, pintava de vez em quando, em casa. O maridão construiu um cavalete pra ela. 

O principal quadro que ela estava fazendo (foto acima) ela nunca terminou. Acho que ela o começou quatro ou cinco anos atrás. Ela queria colocá-lo na entrada da nossa casa, na garagem (uma área coberta, obviamente, mas que pode ser vista da rua). Pessoa prática que sou, sugeri que ela pintasse o número da nossa casa no canto do quadro. Ela achou minha ideia ridícula (o maridão também. Sou sempre voto vencido por aqui). 

Temos várias obras dela por aqui. Inclusive encontrei dois belos desenhos que eu nem me lembrava de ter visto. Vou emoldurá-los e pendurá-los em algum lugar de destaque. Mas eu sempre pensava naquele quadro inacabado. Pensava que alguém poderia acabá-lo, como uma forma de homenagem. Perguntei no Twitter agora à tarde se alguém de Fortaleza com veia artística forte se habilitaria. Muita gente respondeu carinhosamente propondo pra deixá-lo assim mesmo. Respostas bem comoventes!

Então vocês me convenceram! Também acho o quadro lindo do jeito que está. Vou emoldurá-lo e pendurá-lo, talvez não na garagem, por medidas de segurança, e também para preservá-lo por mais tempo, mais longe do sol. Mas será num lugar de destaque, na sala, bem na entrada. Quando fizer isso tiro uma foto pra vocês verem. Agradeço demais todas as respostas e a sensibilidade. Vocês são uns amores!

Este quadro ela fez em Joinville em 2009. É Shakespeare e eu. Não tenho foto do quadro acabado. Ela deu de presente pro meu orientador de doutorado, grande especialista em Shakespeare.

4 comentários:

Luise Mior disse...

Lola, que quadro lindo! Tenho que concordar com quem respondeu que a simbologia do quadro estar inacabado é ótima, dadas as circunstâncias. Poste mesmo quando decidires o local que o quadro estará. Queria poder ver o quadro de você e Shakespeare finalizado que sua mãe fez. Abraços

avasconsil disse...

Eu só deixaria terminá-lo alguém que eu amasse. Pois batizaria o quadro de "As cores dos meus dois amores".

Paulo Cunha disse...

Minha mãe pintava também. O quadro que ela me deu estava no corredor da entrada do meu apartamento, agora coloquei pra dentro. Junto com a saudade.

Sofia disse...

É lindo ver tanto carinho! Tb acho bonito deixar o quadro como está <3