terça-feira, 30 de março de 2021

BOLSO VAI TENTAR O GOLPE SEM O APOIO DAS FORÇAS ARMADAS?

Ontem o dia começou com o Gabinete do Ódio tentando transformar um PM surtado em herói. Mais tarde bolsonaristas passaram a divulgar um vídeo da Gaviões da Fiel (torcida de SP) como se fosse uma rebelião policial contra a morte do PM surtado. Também foi espalhado um vídeo de PMs protestando em frente do hospital em que o policial morreu. Um dos manifestantes discursou: "Agora era a hora do exército intervir nesse estado comunista", referindo-se à Bahia, governada pelo PT.

Foi um prenúncio do que estava por vir, uma preparação do clima para um Golpe de Estado, que os bolsonoristas tanto desejam (mas preferem chamar de "intervenção militar"). Fazia tempo que a gente não ouvia tanto essas palavras. Mas não se preocupe que o mercado reagiu bem. A bolsa até subiu um pouco, o dólar caiu. Motivo pra pânico é só quando Lula sobe nas pesquisas. 

Ainda ontem o ministro da Defesa Fernando Azevedo deixou o governo. Parece que Bolso lhe pediu  para substituir o comandante do exército Edson Pujol e exigiu mais "demonstração de apreço" das Forças Armadas. Demonstrações públicas, bem entendido (traduzindo: O Capetão ficou indignado porque Pujol não ameaçou publicamente o STF no Twitter depois da decisão sobre Lula, como fez o Villas Boas em 2018). Daí o ministro saiu dizendo que preservou "as Forças Armadas como instituições de Estado". Algo que está na Constituição. Então quem estava tentando mexer nas Forças Armadas? 

Enquanto isso, o Gabinete do Ódio guiava o gado para fazer "vigília" nos quartéis para exigir intervenção militar e manter Bolso no poder. O que foi atendido: há apoiadores de Bolso orando por ele em frente ao Planalto. Por enquanto desarmados. Por enquanto. Hoje a tag da mentira é "O povo está com Bolsonaro". Tão verdadeiro quanto Bolso se lançar como o pai das vacinas.

Roberto Jefferson, mais conhecido pelo seu apelido de vilão de quadrinhos Bob Jeff, presidente do PTB, velho corrupto e bússola moral e ética dos reaças, deu entrevista a um vereador de Juiz de Fora, MG, defendendo a criação de milícias para agredir violentamente a Guarda Municipal e derrubar a prefeita da cidade, Margarida Salomão (PT): "o Margaridão vai ser desfolhado".

Mas tá tudo tranquilo -- pergunte ao mercado que Guedes frequenta. Um outro general, Santos Cruz, assegurou que as Forças Armadas não embarcariam numa aventura golpista. E a gente sabe que os milicos que fazem parte deste governo marcado pela lisura e seriedade são de extrema confiança.

Olha, se você não está preocupadx, é porque não está prestando atenção.

Hoje, numa reunião tensa, todos os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram exonerados. É a primeira vez desde a democratização que isso acontece. Quem insiste que não há nada de mais acontecendo jura que as mudanças são apenas para acomodar o Centrão. Já um jornalista americano avisa: Bolso está preparando seu próprio 6 de janeiro (quando Trump mandou invadir o Capitólio; Dudu was there). E um deputado bolsonarista tenta aprovar em regime de urgência a Lei de Mobilização Nacional, que daria amplos poderes ao Capetão.

O que parece evidente, e que já foi amplamente anunciado pela famílicia, é que Bolso não vai renunciar, não vai aceitar o impeachment, e, se sobreviver politicamente até 2022, não vai acatar qualquer resultado nas urnas que não o leve a um segundo mandato (isso também se o Brasil sobreviver até 2022, claro). Mas ele não conta com o apoio das Forças Armadas (ou dos EUA) pra esse projeto. Tentará o golpe de qualquer jeito? Apenas as milícias e os policiais militares serão suficientes pra dar o golpe? Se houver golpe, as Forças Armadas que juram que servem ao país, não ao presidente, tentarão contê-lo? Mourão já está no aquecimento?

Ah, sim. Amanhã é aniversário do golpe de 1964. Que eles chamam de revolução. Na realidade o golpe ocorreu no dia 1o de abril, mas milicos odeiam celebrar uma data tão festiva no dia da mentira. Eu não sei quanto a você, mas eu estou bem preocupada.

Publico a thread do deputado federal Marcelo Freixo (PT-RJ), ontem no Twitter:

ATENÇÃO! A manipulação da morte do PM Wesley Soares e a incitação a motins policiais por Bia Kicis e outros deputados extremistas é mais um alerta sobre o uso político das forças de segurança pelo bolsonarismo para viabilizar o golpe. Segue o fio

1. Bolsonaro quer rebaixar institucionalmente as polícias, afrouxando ainda mais os já precários controles civis, para que elas deixem de ser órgãos de Estado e passem a atuar como uma espécie de guarda política, ponta de lança de seu projeto de poder autoritário.

2. O que aconteceu no motim do Ceará em fevereiro de 2020 se repete agora na Bahia, políticos bolsonaristas estão diretamente envolvidos na incitação à rebelião armada de policiais contra governadores de oposição e desafetos do presidente para gerar instabilidade.

3. O episódio baiano tem um aspecto mais grave, que é a exaltação do ato violento do PM, tratado por Bia Kicis e toda a rede bolsonarista como um herói. O objetivo é claro, incentivar que outros agentes da segurança pública façam o mesmo p/ alimentar o medo e o caos.

4. Não é novidade que Bolsonaro e deputados aliados percorrem batalhões em todo Brasil para fazer pregações golpistas. Mas essa ofensiva ganhou um novo ingrediente na Câmara: um projeto de lei para retirar dos governadores o controle sobre as policias militar e civil. 

5. O objetivo não é modernizar, valorizar os salários e melhorar as condições de trabalho dos PMs. O governo quer acabar com os poucos controles democráticos e legais que existem sobre a atividade policial. Quer a tropa livre para agir a seu serviço. 

6. O outro ingrediente perigoso é a chamada lei de combate ao terrorismo, um antigo projeto de Bolsonaro que foi retomado pelo major Vitor Hugo. O PL amplia e generaliza a definição de terrorismo para que qualquer ato que desagrade o governo possa ser enquadrado como criminoso. 

7. Dentre os muitos absurdos, a proposta cria a excludente de ilicitude, que é uma licença para matar, em ações de combate ao terrorismo e autoriza o acesso das autoridades policiais aos dados privados de suspeitos, sem qualquer tipo de controle. 

8. Bolsonaro pretende institucionalizar um Estado policial com amplos poderes para violar garantias constitucionais dos cidadãos e os princípios básicos do Estado de Direito. É a intimidação e perseguição transformadas em política de governo. 

9. Tudo isso sem perder de vista a destruição dos mecanismos de controle e monitoramento de armas e munições, permitindo que civis tenham acesso a grande quantidade de armamento pesado, como fuzis, com o objetivo de criar milícias políticas bolsonaristas.

10. Bolsonaro está montando um cerco armado contra a democracia. Ele já avisou que se não houver voto impresso em 2022, a violência no Brasil será maior que nos EUA. Ele se alimenta do caos. O Congresso Nacional e o STF precisam reagir IMEDIATAMENTE para frear o golpe em curso.

7 comentários:

Kasturba disse...

Realmente preocupante. Embora eu não acredite que ele consiga dar um golpe sem apoio das FFAA (e ele não tem esse apoio), somente a tentativa já acabaria rendendo ainda mais caos e mortes em um cenário já tão conturbado em que estamos...

Agora, não que eu acredite que haja alguma racionalidade nas pessoas que ainda insistem em seguir esse lunático, mas é no mínimo curioso ver o quanto os minions idolatram os EUA, país que tem como um dos seus pilares a democracia, ao mesmo tempo que flertam com totalitarismo e ditadura...

avasconsil disse...

Estou preocupado mas acho que se houver um golpe nem Bolsonaro vai se dar bem. Ele é tosco demais pra perceber que é o que nos resta de democracia que o segura como presidente da república. Pra o alto oficialato das forças armadas, Bolsonaro é um borra botas. Um tenente (oficial subalterno) que foi elevado à patente de capitão quando quase foi expulso do exército por terrorismo. Na época que ele foi reformado no exército, tinha previsão legal de elevar o militar reformado de patente. Mas nem capitão a criatura chegou a ser de fato. Só de direito. Quando é que os generais vão se submeter a um tenente, quando, caindo o resto da nossa democracia, eles mesmos poderão assumir o controle do governo, dando uma rasteira inclusive no Bozo? É bem mais fácil Mourão se dar bem do que ele. Mourão é general, e até o reino mineral sabe que ele é mais inteligente do que o Bozo. A maioria dos neurônios do Bozogenocida tá nos intestinos. Num ser humano normal, os intestinos são o segundo cérebro. Mas nesse psicopata as coisas estão invertidas. O primeiro cérebro dele tá nas tripas. Além disso tudo, acho que o que o Bozo quer de verdade nem é ser o chefe da nação. Ele quer é a impunidade pra ele e pros filhos dele. Eles estão com medo antecipado do pai não ser reeleito em 2022, pois acontecendo isso ele vai perder as imunidades do cargo. Se o Bozo deixar de ser presidente em 2022, ele tá frito. E o Flávio também. Se os generais entregarem a impunidade a eles, ele e a familícia dele ficam quietos e de bico calado. Pra ter um golpe depende muito de quem vai ganhar com a história. Os muito ricos do Brasil ganhariam com um golpe? Eu não sei. Só sei que nós pessoas comuns perderíamos ainda mais. Além de perder direitos e liberdades civis, perderíamos com um destrambelhamento da economia maior do que o que já tá. Além de perdermos com um maior isolamento do Brasil no mundo, com a piora da pandemia e da miséria por aqui, e com as consequências de um período de caos e convulsão social, que quando acontecem ninguém pode prever como vai terminar.

titia disse...

O nazipalhaço não tem apoio nem do povo, nem dos empresários nem das forças armadas, e sua preocupação maior é não terminar em Bangu com os filhotes de fascista. Se ele tentasse um golpe, provavelmente não conseguiria nada além de ser objeto de riso. E os militares com certeza não vão querer largar a mamata pra passar o resto dos seus dias limpando as bostas do Bozó. O perigo maior nesse momento, creio eu, é o gado. O gado dele não se incomodaria nem um pouco, como disse a Kasturba, de sair pra rua fazendo um massacre com suas arminhas ilegasis.

Anônimo disse...

a) Sinceramente como eu vou perdoar quem apertou 17 em 2018? Estamos no meio de uma pandemia 14 milhões de desempregados e 6 milhões de desalentados e o presidente trazendo ainda mais instabilidade.

b) Vc viu Lola o senador Kajuru chamando Luciana Gimenez de garota de programa.Sinceramente ele não tem o que fazer não?

c) A classe média pão com.ovo tb está aguentando as consequências o número de matrículas de alunos nas escolas públicas aumentou os responsáveis não conseguem pagar o ensino privado.

Anônimo disse...

Titia

O gado contaminado pelo bolsovírus é doentio, sociopata e alguns perigosos quando incitados por covardes perversos, são os comentaristas em fóruns anônimos, frequentadores de páginas de conteúdo violento, isso quando não é o gabinete do ódio comandado pela passivona enrustida morador do Vivendas da Barra Pesada a tumultuar, incitar violência e depois transferir responsabilidade quando alguma merda acontece. Os incels, mtgows são um dos nichos da ascensão de Mijair Merdias Bolsoshower e sua prole asquerosa, gente ressentida e mal resolvida com a sexualidade é isso aí, não gozam, o gozo dessa corja são os quase quatrocentos mil mortos por COVID, tem as mãos tão sujas de sangue quanto o bolsovirus e essa aberração nos ministérios, congresso e senado com os evanjegues caça niqueis a lucrar e muito com o caos.

titia disse...

18:07 creio que eu não poderia ter feito descrição melhor. O gado do nazipalhaço ou é gente que precisa de terapia intensiva com psiquiatra, medicação, estudo de História e Sociologia e talvez camisa de força, ou então é psicopata. Tudo gente problemática, e muitos (tipo os minions da minha família) precisando acordar pra vida de que são pobres, um bando de proletário que ganha um pouco mais que a diarista e o porteiro, com sérios problemas sexuais e servindo de curral pra religiosos picaretas.

Anônimo disse...

Bolsonaro e asseclas não precisam de golpe de Estado. Isso não quer dizer que não precisamos nos preocupar. Seu governo está implodindo instituições republicanas por dentro. Só o que é noticiado pela mídia corporativa, especialmente nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente e direitos humanos, são de arrepiar. Imagine o que não sai na mídia, o que ainda não foi descoberto? A violação dos nossos direitos mais básicos pode ser levada a cabo com eleições e "instituições" preservadas só na fachada. Sugiro a leitura de "Como as democracias morrem", dos professores Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. Discordo de várias análises que ali estão (especialmente às que se referem às causas e às soluções do fenômeno), mas os autores apontam uma tendência importante, que é a corrosão dos direitos civis, sociais e humanos com congresso aberto, eleições de 4 em 4 anos, Supremo Tribunal Federal aberto... Eles elencam uma série de exemplos (Turquia, Hungria, Polônia, Venezuela... aí também outra divergência minha com os autores: colocar na mesma vala governos de extrema direita com governos de esquerda, por mais antidemocráticos e oligofrênicos que sejam estes últimos). Além do quê, existem seus fanáticos armados, militares / policiais ou civis, que podem impor a ordem do Duce ameaçando ou se vingando contra seus vizinhos, a comunidade local, com seu arsenal. A ameaça de golpe, me parece, é só retórica. Faz parte da propaganda de terror. Um golpe daria muito trabalho para o Bolso, que é muito, mas muito preguiçoso. No entanto, repito, isso não deve nos deixar tranquilos, muito pelo contrário.

Naná David