terça-feira, 19 de maio de 2020

JUSTIÇA PARA JOÃO PEDRO, 14 ANOS

E eis que hoje uma notícia terrível conseguiu furar o bloqueio da pandemia e dos escândalos políticos diários do pior governo. João Pedro Mattos, 14 anos, foi assassinado pelo polícia em sua casa, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Era uma operação policial conjunta da Polícia Federal com a Polícia Civil.
João Pedro vem se somar a Ágatha Félix, 8 anos, Jenifer Gomes, 11, Kauã, 11, Kauê, 12, Kauan, 12, Kethellen, 5, Marcos Vinicius, 14, Dyogo, 16, e tantas outras crianças negras executadas recentemente por aquelas balas perdidas que sempre encontram corpos negros. 
Os dados são da ONU: a cada 23 minutos, um jovem negro morre no Brasil.
Pra revoltar ainda mais, o primo de João Pedro, da mesma idade, contou que os policiais, que entraram na casa jogando granadas, impediram os familiares e amigos de socorrerem o garoto. A família ficou procurando seu filho desesperada nos IMLs durante mais de 17 horas. Só na manhã desta terça encontrou seu corpo. Alguém consegue imaginar isso acontecendo num bairro rico?
A manchete do G1 também revoltou, ao afirmar que "menino de 14 anos morre durante operação". João Pedro não morreu. Foi assassinado. Há diferenças. 
Os trending topics estão cheios de tags indignadas com a execução de João Pedro: #JusticaParaJoaoPedro, Parem de nos matar, Vidas Negras Importam, e Assassinado, para corrigir as manchetes que dizem que o menino "morreu".
Neilton Pinto, pai de João Pedro, passou uma mensagem política no meio da emoção: "A vida do meu filho era casa, igreja, escola, e jogo de celular. Mas infelizmente interromperam o sonho do meu filho. E quero dizer, senhor governador [Witzel], a sua polícia, ela não matou um jovem de 14 anos com sonho, com projeto, querendo ser alguém na vida. A sua polícia matou uma família completa". 
A mensagem da vez é "Fiquem em casa". Era lá que estava João Pedro. Mas mesmo uma pandemia e o isolamento social não impedem que a polícia mate jovens negros. 

8 comentários:

Unknown disse...

João Pedro, presente! A dor não tem limites na pandemia, e vê-lo partir por obra de mãos covardes de assassinos dói da alma sem limites. Vidas negras importam!

Anônimo disse...

Alguma prova de que a polícia impediu o socorro? Ou será mais uma fake news? Típico da esquerda, hoje mesmo já estão espalhando fake news dizendo que a Regina Duarte foi demitida. Na real ela vai sair da Secretaria da Cultura porque foi promovida pra Cinemoteca de Sp. Mas isso não vão divulgar.

eu disse...

Sair da sub secretaria de cultura (pq cultura não merece nem um ministério,e nem uma secretaria, só uma SUB secretaria) pra cinemateca é promoção? Faz favor, gado. Todo mundo conhece a polícia do Rio de Janeiro

Lola Aronovich disse...

Vc ganha alguma coisa pra defender uma polícia genocida ou é de graça? Quanto à "promoção" da Regina Duarte, vc fez de propósito! Não é possível! Mas valeu, tô rindo bastante!
Deixa seu nome, mascu, pra vc poder assinar a sua vergonha!

Alan Alriga disse...

Meus pêsames.

Felipe Roberto Martins disse...

Lola muito triste, a minha sensação é de impotência > são muitas violências institucionalizadas no Brasil!

titia disse...

Triste demais. E ainda ontem tive que ouvir do meu pai todo aquele minimi canvervador sobre direitos humanos só pra bandidos e cidadão "de bem" ser "desamparado" por não poder ter armas em casa. Melhor devolver logo essa porcaria pros índios e mandar Portugal, Espanha e Inglaterra se responsabilizatem pelos "cidadãos de bem" que criaram aqui.

titia disse...

Nessa nem o gado acredita, gado.