sexta-feira, 16 de agosto de 2019

NATURALIZAÇÃO DO HORROR: OS DEZ PASSOS DE BOLSO PARA DESTRUIR O PAÍS

Do escritor Frei Betto, publicado no Brasil de Fato

Em 1934, o embaixador José Jobim (assassinado pela ditadura, no Rio, em 1979) publicou o livro Hitler e os comediantes (Editora Cruzeiro do Sul). Descreve a ascensão do líder nazista recém-eleito, e a reação do povo alemão diante de seus abusos. Não se acreditava que ele haveria de implantar um regime de terror. “Ele não gosta de judeus”, diziam, “mas isso não deve ser motivo de preocupações. Os judeus são poderosos no mundo das finanças, e Hitler não é louco de fustigá-los”. E sabemos todos que deu no que deu.
Estou convencido de que Bolsonaro sabe o que quer, e tem projeto de longo prazo para o Brasil. Adota uma estratégia bem arquitetada. Enumero 10 táticas mais óbvias:
1. Despolitizar o discurso político e impregná-lo de moralismo. Jamais ele demonstra preocupação com saúde, desemprego, desigualdade social. Seu foco não é o atacado, é o varejo: vídeo com “golden shower”; filme da Bruna Surfistinha; kit gay (que nunca existiu); proteção da moral familiar etc. Isso toca o povão, mais sensível à moralidade que à racionalidade, aos costumes que às propostas políticas. Como disse um evangélico, “votei em Bolsonaro porque o PT iria fazer nossos filhos virarem gays”. 
 2. Apropriar-se do Cristianismo e convencer a opinião pública de que ele foi ungido por Deus para consertar o Brasil. Seu nome completo é Jair Messias Bolsonaro. Messias em hebraico significa ‘ungido’. E ele se acredita predestinado. Hoje, um terço da programação televisiva brasileira é ocupado por Igrejas evangélicas pentecostais ou neopentecostais. Todas pró-Bolsonaro. Em troca, ele reforça os privilégios delas, como isenção de impostos e multiplicação das concessões de rádio e TV.
3. Sobrepor o seu discurso, desprovido de fundamentos científicos, aos dados consolidados das ciências, como na proibição de figurar o termo ‘gênero’ nos documentos oficiais e dar ouvidos a quem defende que a Terra é plana. 
4. Afrouxar leis que possam imprimir no cidadão comum a sensação de que “agora, sou mais livre”, como dirigir sem habilitação; reduzir os radares; desobrigar o uso de cadeirinha para bebês etc.  
5. Privatizar o sistema de segurança pública. Melhor do que gastar com forças policiais e ampliação de cadeias é possibilitar, a cada cidadão “de bem”, a posse e o porte de armas, e o direito de atirar em qualquer suspeito. E, sem escrúpulos, ao ser perguntado o que tinha a declarar diante do massacre de 57 presos (sob a guarda do Estado) no presídio de Altamira, respondeu: “Pergunta às vítimas”. 
6. Desobstruir todas as vias que possam dificultar o aumento do lucro dos grandes grupos econômicos que o apoiam, como o agronegócio: isenção de impostos; subsídios a rodo; suspensão de multas; desativação do Ibama; diferençar “trabalho análogo à escravidão” de trabalho escravo e permitir a sua prática; sinal verde para o desmatamento e invasão de terras indígenas. Estes são considerados párias improdutivos, que ocupam despropositadamente 13% do território nacional, e impedem que sejam exploradas as riquezas ali contidas, como água, minerais preciosos e vegetais de interesse das indústrias de produtos farmacêuticos e cosméticos.
7. Aprofundar a linha divisória entre os que o apoiam e os que o criticam. Demonizar a esquerda e os ambientalistas, ameaçar com novas leis e decretos a liberdade de expressão que desgasta o governo (The Intercept Brasil), incutir a xenofobia no sentimento nacional. 
8. Alinhamento acrítico e de vassalagem à direita internacional, em especial a Donald Trump, e modificar completamente os princípios de isonomia, independência e soberania que, há décadas, regem a diplomacia brasileira.
9. Naturalizar os efeitos catastróficos da desigualdade social e do desequilíbrio ambiental, de modo a se isentar de atacar as causas. 
Aroeira avisou em 1993!
10. Enfim, deslegitimar todos os discursos que não se coadunam ao dele. Michel Foucault, em A ordem do discurso (2007), alerta para os sistemas de exclusão dos discursos: censura; segregação da loucura; e vontade de verdade. O discurso do poder se julga dono da verdade. Não por acaso, na campanha eleitoral, Bolsonaro adotou, como aforismo, o versículo bíblico “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8, 32). A verdade é ele, e seus filhos. Seu discurso é sempre impositivo, de quem não admite ser criticado.
Na campanha eleitoral, a empresa BS Studios, de Brasília, criou o jogo eletrônico Bolsomito 2K18. No game, o jogador, no papel de Bolsonaro, acumulava pontos à medida que assassinava militantes LGBTs, feministas e do MST. Na página no Steam, a descrição do jogo: "Derrote os males do comunismo nesse game politicamente incorreto, e seja o herói que vai livrar uma nação da miséria. Esteja preparado para enfrentar os mais diferentes tipos de inimigos que pretendem instaurar uma ditadura ideológica criminosa no país. Muita porrada e boas risadas.” Diante da reação contrária, a Justiça obrigou a empresa a retirar o jogo do ar. 
Mas o governo é real. Dissemina o horror e enxerga em quem se opõe a ele o fantasma do comunismo. 

19 comentários:

Marina disse...

13:10, cara, de qual planeta vc tah falando?Não é nem de país hien. É PLANETA mesmo. O mundo em risco de recessão global (https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/08/14/mercados-dolar-bolsa-crise-recessao.htm; https://exame.abril.com.br/videos/direto-da-bolsa/crise-global-os-3-alertas-que-geraram-panico-nos-mercados/) e o bolsominion ali alucinando completamente! De dar dó!

Marina disse...

Kkkkk, 13:53, pensa num ad hominem!kkkk

titia disse...

A verdade praticamente baixou as calças e esfregou a bunda na cara de todo mundo desde antes da primeira publicação da Vaza Jato no the intercept, na primeira escatologia que esse bosta falou, mas não adianta nada. Os minions ou tem vergonha de assumir que fizeram merda ou são tão merdas quanto o capitão cagão, então ficam calados e ficam "Hurdurr mito, mito, vai pra Cuba seus esquerdistas petralhas, e a Venezuela hein?" enquanto são despojados de todos os seus direitos e garantias. Quando entenderem que viraram escravos, quando começar a faltar pro aluguel, pra comida e pro remédio aí é que vão entender. E nem posso dizer que tenho dó, bostaminion tem mais é que se foder mesmo, que trabalha feito escravo ganhando miséria e passando necessidade pra ver se aprende a ser gente.

13:10 sim e tudo isso é verdade, assim como sua inteligência, sua masculinidade e sua namorada não-inflável. Venha aqui repetir isso quando sua mãe cortar mais da metade da sua mesada e não tiver mais como comprar Toddyinho.

Marina disse...

15:20, a bipolarização existe pelo menos desde q o primeiro ser humano buscou oprimir um grupo de seres humanos, meu querido!Ocorre que depois do fim da União Soviética virou demodê falar dela, mas não deixou de existir não. SEMPRE existiu uma elite minoritária que vive as custas do suor, sangue e lágrimas de uma maioria.A bipolarização sempre existiu pq sempre teve uma classe oprimindo a outra. A culpa da crise era, sempre foi e sempre será dessa elite branca de olhos azuis. Resta vc se esclarecer sobre quem é essa elite e sobre a sua situação de explorado por ela e parar de ser cão de guarda de quem te oprime e começar a direcionar sua raiva pro lugar certo. Consciência de classe, colega, é essencial.
15:10, o governo do PT não era nem nunca foi comunista. Nunca tivemos um governo comunista, nem sequer socialista, nunca. O PT sempre foi social-democrata e adotou uma política de conciliação sempre. Impostos não são coisas de comunistas/socialistas. Imposto é um tipo de arrecadação que está totalmente dentro da lógica capitalista, foi inventada por capitalistas e é aplicada por eles. E olha só, quem luta no Brasil por uma mudança do sistema tributário que retire impostos sobre o consumo e tribute mais a renda são os partidos mais à esquerda e não os de direita. E ó, partidos de esquerda não significa que são comunistas tá?Entendo sua revolta, mas vc está sendo manipulado quando te levam a crer que a culpa dessas coisas todas q vc falou é do "comunismo". Abre o olho!

Anônimo disse...

O brasileiro é retardado e odioso demais para eleger um homem desses, não tenho mais paciência de ficar nesse fim de mundo, assim que puder vou dar o fora, que não tenho que carregar essa cruz!

Anônimo disse...

O Brasil foi roubado por 13 longos anos. Só então decidimos que era preciso uma revolução de honestidade caso o Brasil quisesse ter um futuro.

Este novo governo não tem nem 8 meses. E nada de corrupção até agora. Não acham que devemos dar uma chance a outras ideias?

Já pararam pra pensar que nós podemos ser o lado errado?

Anônimo disse...

"Nós" quem, cara-pálida?

Anônimo disse...

Espero que a Índia e o Paquistão entrem em guerra logo e isso acabe levando a uma Terceira Guerra Mundial. O mundo está uma total porcaria, e deve ser refeito desde a base.

Anônimo disse...

Cadê Queiroz??

Anônimo disse...

Boa pergunta��

Anônimo disse...

Vejo que o anônimo 12:08 não parou pra pensar: sim, vocês (Queirozminions) estão errados.

O cara até hoje não viu que os Bozos são corruptos, nepotistas, estelionatários, milicianos etc.?

Anônimo disse...

"Já pararam pra pensar que nós podemos ser o lado errado?" Anon das 12:08

Qualé o mané? Noís é a resistência.

Sempre o nosso lado será o certo.

Marina disse...

12:08, se vc realmente acha q não teve nada de corrupção até agora, vc tah precisando, além de se informar melhor, talvez tomar um remedinhos pra cegueira e fanatismo, pq olha... E pra se informar melhor nem precisa d mto esforço não, pq a corrupção da familícia é tão explicita q tah em td lugar. Inclusive o próprio Carluxo esses dias twitou a informação sobre uma lista de políticos com movimentação suspeita, na qual seu irmão Flávio estava indicado. Realmente não é preciso qualquer esforço pra saber da corrupção do governo atual, então se nem isso vc sabe, não há mto q possa ser feito por vc colega...

rory disse...

Lola, você acha que há salvação para o br pós catastrofe Bolsonaresca?

Anônimo disse...

" o próprio Carluxo esses dias twitou a informação sobre uma lista de políticos com movimentação suspeita, na qual seu irmão Flávio estava indicado"

SUSPEITA, Marina... Suspeita, como você mesma disse.
Todos nós somos passíveis de investigações, faz parte do jogo democrático. Eu quero ver é provar isso.

O que é bem diferente do Lula, já condenado em 3 instâncias.

Temos que observar sempre a presunção de inocência, não há nada que me leve a crer que Flávio tenha praticado algum ilícito. Eu mesmo já fiz depositos sequenciais no caixa eletrônico para evitar pegar filas. Quem já ficou mofando em fila de banco sabe do que estou falando.

Quando me apresentarem uma escritura do Flávio B provando que ele praticou algum ilícito, aí sim eu mudo de ideia.

Marina disse...

08:54, hahahaha! Oka, caro anônimo.
Mas vc vê com são as coisas, tem gente q escolhe no que acreditar mesmo e manipula totalmente a realidade!O Lula foi "condenado" em 2 instâncias apenas. A decisão do STJ não avaliou mérito de nada, julgou apenas um dos muitos habeas corpus impetrados pela defesa do Lula. E o processo no qual ele foi condenado não respeitou os princípios mais básicos do processo penal. Mas lógico q vc vai escolher não olhar pra essa verdade.
E se fosse depender de escritura provando qualquer coisa, nem o juiz mais parcial do mundo, o próprio Moro, não poderia ter condenado o Lula, né.Afinal, a escritura do triplex dizia bem outra coisa!
E só pra deixar claro, não sou PTista, nunca fui e se bobear tenho mais raiva do PT que muito bolsominion por aí.

Anônimo disse...

Mais de cem boquinhas pra familícia, incluindo funcionários fantasmas, queirozminion não viu?

Anônimo disse...

Apologia a crimes como tortura, estupro, desmatamento, pesca/caça em local proibido, reenvio de decretos rejeitados pelo parlamento (reincidente), comportamento inadequado, falta de decoro, censura, aparelhamento de órgãos do Estado, nepotismo, nepotismo, perseguição a quem segue as leis (como o fiscal do IBAMA), dilapidação do patrimônio público (cartão especial), discriminação de Entidades da Federação, associação a milícias, narcotráfico no avião presidencial, incitação a violência, apoio a violência (contra índios, por exemplo), apoio a criminosos (a familícia escondeu Queiroz e comemorou publicamente o assassínio de Patrícia Acioli, Marielle e Anderson), desrespeito aos concidadãos (por exemplo, ao colocar norte-americanos acima de tudo, sem precisar de visto), fim da soberania nacional (doação da Petrobras e da Base de Alcântara), desprezo pela educação e cultura (corte de vervbas essenciais), autoritarismo ('eu que mando'), tentativa de obstrução de justiça (para permitir a familícias atuar livremente em portos do Rio, ou blindar os filhos e queirozes), compra de votos no congresso (Reforma da Previdência), defende publicamente que indígenas sejam escravizados pelo exército, comemora massacre em presídio (aparentemente, a facção dele não era a vítima), faz declarações homofóbicas, racistas e sexistas, mente, mente, mente, reeduz a escolarização à produção de robôs humanos, argumentando que os jovens não devem saber nada de política, desrespeita descaradamente o laicismo do Estado.

Enfim, com essas “qualidades”, Jair Queiroz somente pode ser admirado por pessoas lesadas mentalmente, além de altamente imorais. Que é o que são os Queizorminions ou Bolsominions.

Mas há uma terceira categoria de apoiadores do Capetão (possivelmente a mais numerosa), a das pessoas que sofreram lavagem cerebral pelos pastores vigaristas:

“Com ou sem religião, pessoas boas farão coisas boas e pessoas más farão coisas más. Porém para pessoas boas fazerem coisas más, é preciso religião.” (Weinberg)

Anônimo disse...

Lista reduzida de crimes de Bolsonaro:

https://samiabomfim.com.br/2019/07/os-crimes-de-bolsonaro-que-podem-derruba-lo/