quinta-feira, 29 de agosto de 2019

INDICADA AO PRÊMIO CORAGEM DO REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS

Estou muito feliz! Saíram hoje as indicações para o prêmio Liberdade de Imprensa 2019, uma iniciativa da prestigiada organização internacional Repórteres sem Fronteiras, e eu fui indicada!
Na realidade, eu já sabia disso há quase um mês e meio, quando o querido Artur (que tive o prazer de conhecer em abril, numa reunião na sede do Twitter Brasil, em SP), me mandou um email e me ligou. Ele queria saber se eu aceitaria a indicação. Perguntei a ele se alguém recusava, e ele disse que era possível, dependendo da inclinação política. É lógico que aceitei. Ainda peguntei "E o Glenn?", e Artur me explicou que o prêmio do RSF é dado a quem precisa de reconhecimento para continuar travando sua luta, não para jornalistas consagrados que já ganharam o Pulitzer.
Artur me pediu pra guardar segredo até que as indicações saíssem de fato, e eu consegui fazer isso (muito orgulho de mim nessas horas!). Só contei às pessoas próximas. E falei do prêmio em duas ou três palestras. E escrevi sobre isso em uns dois artigos (que ainda não foram publicados). Mas nas redes sociais, as god is my witness, fiquei de boca fechada. 
Agora posso falar! Sinceramente, não vejo chance de ganhar -- concorro com um russo que denuncia corrupção e já foi preso, com uma árabe saudita que está em liberdade condicional e pode pegar 20 anos de prisão por fazer campanhas para que mulheres possam dirigir, e com um italiano que investiga a máfia e vive sob proteção policial permanente --, mas só a indicação já é uma honra imensa. 
Pelo que vi, nos 27 anos desta valiosa premiação internacional, 
eu sou a terceira brasileira (sou argentina naturalizada brasileira, vivo aqui desde os 4 anos de idade, sou brasileira) a ser indicada. Os maravilhosos Leonardo Sakamoto e a Agência Pública foram indicados em 2016. Não encontrei um site com toda a história das indicações, só dos premiados. Pelo que vi, o Brasil nunca ganhou. Então não contem comigo pra isso.
Claro que eu adoraria ir pra Berlim receber a premiação (como dizem algumas pessoas quando eu passo a segui-las: não tenho nem roupa pra isso), mas me contento muitíssimo com a indicação. Sem dúvida é um reconhecimento do meu trabalho. Sei que sou corajosa. Todo mundo me diz isso e, mais ainda, eu vejo como homens muito mais famosos e importantes reagem quando recebem um centésimo dos ataques que eu recebo há tantos anos. 
Mas sempre é bom quando uma organização internacional te chama de corajosa.
Apesar de gripada, hoje estou só sorrisos. Pensando bem, nos outros dias também. 

20 comentários:

Marina disse...

Parabééééns Lola!Vc merece mtomto msm!

Anônimo disse...

NOSSA LOLINHA que orgulho de você! Parabéns! Samba na cara desses mascus!

Anônimo disse...

Duas coisas que pagaria para ver:

Marcelo na cadeia sabendo da sua indicação ao prêmio

Emerson fazendo video dizendo que ele deveria ganhar o prêmio

Flora Valls disse...

Lolaaaa parabéns, sua maravilhosa!!!

Como funciona o processo de escolha dos ganhadores? Podemos votar e chamar as manas pra votar também!?

AAAAAAA eu tô muito feliz por ti ♥

Rose disse...

Parabens Lola!! Força!!

Márcia Helena disse...

Merecidamente 💓💓💓💓

Alan Alriga disse...

   🔥🔥🔥
   ┏┻┻┻┓
  ┏┛💠💠💠┗┓Congratu
  ┃🎵・*・ ・*・🎵┃ lations❗
 ┏┛  ∧🎀∧.  ┗┓
 ┃ ⭐ (๑• ω •๑).. ⭐ ┃
┏🎀┓┏🎀┓┏🎀┓┏🎀┓┏🎀┓
┃お┣┫め┣┫で┣┫と┣┫う┃
┗┳┛┗┳┛┗┳┛┗┳┛┗┳┛
 💮  ;  ;  ;  💮
 ;  🌸  ;  🌸  ;
 🍓  ;  🍓  ;

Parabéns Lola pela sua indicação você merece o prêmio.

Ps: para a sua gripe faça um chá de folhas de boldo com alho, cebola, limão e cebola, ajuda bastante mas tome ele frio pois quente ele é horrível e como todo chá medicinal só pode ser tomado no máximo 3 vezes por dia.

Ana disse...

Que legal!! Você merece muito essa indicação, pois é muito importante no ativismo de direitos humanos do Brasil. Parabéns e obrigada por seu trabalho! Bjo!

Ana Prata disse...

Pensa em uma mulher valente. Mesmo nao te conhecendo pessoalmente fico honrada de ler o que vc escreve e ser sua seguidora e o mais fodastico é vc me seguir. Por mais lolas Parabens

Anônimo disse...

Que chique!!!
Parabéns <3 <3 <3

Cilla disse...

Parabéns, Lola! Tive o prazer de te conhecer e te dar um abraço na palestra em Floripa essa semana. Fiquei muito feliz quando você falou da indicação, muito merecida! Continue na luta e sempre sorrindo.

Kasturba disse...

Parabéns!!!!! Nada mais justo que isso, Lola!!!!

Marina disse...

Que legal Alan!Como vc faz essas coisas?kkk

Anônimo disse...

Indicação e reconhecimento merecidos. Enquanto alguns optam pela destruição e perversidade típico de covardes, outros não tem medo de lutar, dividir o conhecimento e propagar a liberdade sem receio de mostrar o rosto, você poderia optar pelo anonimato devido percalços, ameaças contra sua vida e de pessoas queridas, próximas ou não, mas resiste forte e renasce como a fênix. Você poderia ter feito como a Débora Diniz, Márcia Tiburi, etc, mas continua conosco para alívio e benefício nosso. Parabéns por mais esta conquista.

Edu Pondé disse...

Parabéns, você representa muitas e muitos. Um abraço!

titia disse...

Parabéns, Lola! Parabéns. Você merece esse prêmio!

Alan Alriga disse...

https://play.google.com/store/apps/details?id=info.justoneplanet.android.inputmethod.latin

Com o teclado do link de cima e mais esse outro app que complementa ele.

https://play.google.com/store/apps/details?id=info.justoneplanet.android.kaomoji

Dacruz Neto disse...

Lola seu nome é coragem! parabéns pela indicação. bravo, bravissimo, LOLA.

Anônimo disse...

Que delícia de notícia Lola!!!!! Estou vibrando contigo por esse reconhecimento!
Acompanho seu blog e suas lutas há anos, e fico muito feliz de ver você sendo reconhecida e causando efeitos maravilhosos no mundo - mesmo que não pareçam grandes feitos.
Estou genuinamente feliz por essa notícia. Mesmo se não ganhar, a indicação é uma demonstração e reconhecimento e tanto de sua força e capacidade.
Beijos!!!

Tereza Raquel Pugliese disse...

Parabéns Lola, sua linda, maravilhosa!!!!
Você é demais!!!!
Estou vibrando aqui por você e para você 🥰
Seu trabalho, seus textos refletem a preocupação com a mulher, as questões sociais no Brasil, o momento político.
Você não tem medo de se expor e nos encoraja a fazer o mesmo.
Por isso você é excelente, é maravilhosa
Beijão