quinta-feira, 15 de agosto de 2019

ADOECENDO DE BRASIL

Fiquei sabendo do texto de Fernando Tenório através da excelente coluna de Eliane Brum, que afirma: 
"Não estamos mais lutando pela democracia. Estamos lutando pela civilização". 
Nascido em Alagoas, Tenório é psiquiatra no Rio. Em 10 de julho escreveu este texto no seu FB, que viralizou.

Acabei de atender a um homem de quarenta e cinco anos, negro, sem escolaridade.
Nos últimos cinco anos, viu seus colegas de setor serem demitidos um a um e ele passou a acumular as funções de todos. Disse-me que nem reclamou por medo de ser o próximo da fila.
Tem sintomas de esgotamento que descambam para ansiedade. Qual o diagnóstico para isso? Brasil.
Adoeceu de Brasil. Se eu tivesse algum poder iria sugerir ao DSM esse novo diagnóstico. Adoecer de Brasil é a mais prevalente das doenças.
Entrei agora na internet e vi que a reforma da previdência corre para ser aprovada sem sustos. O povo, adoecido de Brasil, permanece inerte. Vai trabalhar sem direito à aposentadoria até morrer de Brasil.
Paulo Henrique Amorim, jornalista da melhor qualidade, acaba de morrer de Brasil. Viu o que acreditava ruir e começou a ser perseguido por denunciar que as pessoas iriam adoecer de Brasil.
Veja só que ironia: ele, um mês após ser desligado de suas funções por não se acomodar, morreu daquilo que combatia. O Brasil mata e é de desgosto.

18 comentários:

Anônimo disse...

Sem falar que o número de homicídios teve uma queda significativa pela primeira vez em um bom tempo.

Anônimo disse...

O que aumentou foi a morte de inocentes nas acoes policiais

Anônimo disse...

Vou ficar e lutar pelo meu Brasil porque aqui tem pessoas que nao merecem o Bolsolixo

Marina disse...

É Lola, não está fácil. Mas não é de Brasil não. É adoecer de capitalismo. E nós, como uma das periferias do mundo, sentimos a porrada mais cedo - mais forte. Estamos todos sofrendo de capitalismite. O sistema está em colapso, vamos ter o privilégio de ver (e infelizmente sofrer as agruras) (d)o colapso do nosso modo de produção. Veremos o q nascerá no lugar.
Como já dizia Gramsci: ‘A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer. Nesse interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparece’

Anônimo disse...

Perdi a fé no povo brasileiro com a última eleição.

Anônimo disse...

Lola sou sua admiradora te desejo tudo de bom.

b) Lola para nao adoecer frequento museus bibliotecas centros culturais vou ver filmes nacionais pois nestes lugares nao existem bolsominions.

b) Vou a rodas de samba MPB pois bolsominions odeiam cultura nacional nao encontro estes vermes bolsominions.

c) Depois de esfriar a cabeça volto a militancia e luto pelo meu Brasil

Marina disse...

É 15:16, agora somos roubado noite e dia, além de termos nosso direitos todos retirados. Veremos como vc estará logo menos, sem aposentadoria, trabalhando aos domingos sem receber nada a mais por isso, se é q ainda terá emprego, sem controle de suas horas extras, que dirá recebê-las, sem controle de segurança no seu local de trabalho e etc etc etc. Veremos.

Anônimo disse...

Paulo Henrique Amorim é jornalista da melhor qualidade? Esqueceram que foi condenado por racismo?

Anônimo disse...

Marina... até hoje esse pesadelo que vocês pregam aí não chegou em mim.. e eu sou trabalhador comum, nunca tive dinheiro sobrando, mas também não tenho dívidas altas.

Vejo uma perspectiva de melhora, não de piora. Sou o 15:16.

A impressão que dá é de que vcs estão torcendo para o país piorar, não importa o que o governo faça, vcs estão torcendo para as pessoas passarem fome, perderem empregos, o país se endivide, apenas para poderem provar o ponto de vocês.

Sério. Parem com isso.

Anônimo disse...

a) Somos oposicao para de chorar bolsomonion.

b) O Brasil cheio de problema e o Bolsonaro fixado em fezes

Anônimo disse...

Brasil não devia nem ser um país, devia ter sido balcanizado há um bom tempo.

Anônimo disse...

"A impressão que dá é de que vcs estão torcendo para o país piorar, não importa o que o governo faça, vcs estão torcendo para as pessoas passarem fome, perderem empregos, o país se endivide"

Não precisa torcer não, já está acontecendo naturalmente e pode sim chegar em você, trabalhador comum.

Anônimo disse...

"Sim, somos oposição... vamos fazer os pobres passarem fome para mostrar que a oposição está certa! Custe o que custar!"

Como é que a oposição vai fazer o pobre passar fome??

Cada coisa sem sentido que esses chupa-sacos de patrão e desse governo soltam por aí.

Marina disse...

21:01, cara, eu não tô torcendo pra nada disso, pode ter certeza.
Se vc diz q não chegou em você, é talvez pq vc ainda não tenha percebido. Pela sua fala, vc é homem. Vc conseguiu entender que antes você teria a alternativa de se aposentar pelo sistema progressivo 86/96 e agora vc só poderá se aposentar com no mínimo 65 anos?Além disso, o que vc vai receber da previdência vai ser um valor menor. Antes descontavam os 20% menores salários para calcular o quanto a pessoa receberia. Agora, todos vão contar, diminuindo o valor da aposentadoria. E mais, para ter 100% do valor da aposentadoria, vamos ter que contribuir por 40 anos!QUARENTA ANOS!Você já fez as contas pra ver se terá 40 anos de pagamentos ao INSS quando se aposentar?
Agora passando pra MP da "liberdade econômica". Vc trabalha aos domingos?Se trabalha, você não vai receber mais hora extra por isso, ok?Ah, e se vc não trabalha, pode ser que seu empregador ache q agora é melhor q vc trabalhe, pq não precisa mais ter uma justificativa pra obrigar seu funcionário a trabalhar domingo, ok?Vc vê sua família quando der!
E vc bate ponto?Seu empregador controla direitinho seu ponto e paga as horas extras?Se ele fizer um "acordo" com vc, ele não precisará mais controlar, ok?Ah sim, e se seu empregador não pagar as suas horas extras e você quiser cobrar dele na justiça, muito cuidado. Avalie bem antes pq se ele tiver passado todos os bens da empresa pro nome dele (pessoa física), vc não poderá mais acessar esses bens, só os que estiverem no nome da empresa msm, tá?
E agora me fala, como tá a perspectiva de crescimento de carreira aí no seu trabalho?Você vislumbra alguma possibilidade de receber um aumento de salário?Pessoas foram demitidas?Estão contratando gente?Se estão contratando, o salário que estão pagando é o mesmo que pagavam alguns anos atrás ou estão contratando gente com salário menor?E a quantidade de terceirizados e PJ´s?Aumentou? E os benefícios, vc os recebe?Se a empresa q vc trabalha oferece benefícios, ela mexeu no plano de saúde que oferece recentemente?A comida do refeitório mudou de qualidade?
Reflita aí, responda todas essas perguntas e depois avalie bem se o pesadelo não chegou em vc.

Anônimo disse...

Excelente, Marina!!
Acho q agora o "trabalhador comum" ali de cima entende. Ou será preciso desenhar?

Anônimo disse...

Oi Marina! Desculpe, seu texto ficou muito grande, mas acho que não é complicado assim não!!

Vou continuar sem trabalhar aos domingos, não vislumbro uma ascensão, mas no passado também não vislumbrava! Estou estável no emprego.

Meu empregador haahhaha ele não quer que eu trabalhe aos domingos e muito menos ele quer trabalhar. Nem temos essa demanda.

Em relação a aposentadoria, eu acho isso muito merreca, eu nunca contei com o estado pra nada, eu contribuo com o INSS, mas nunca contei com isso como meu pé de meia. Ao longo da minha vida eu procuro sempre juntar algum dinheirinho, hoje tenho 70 mil fruto de pequenas contribuições mensais ao longo dos anos para a minha poupança. Esse sim será meu pé de meia quando me aposentar. Sugiro que vocês façam o mesmo. Jamais contem com governo algum, administrem vocês mesmas seu dinheiro. Esse é o segredo do meu sucesso.

Anônimo disse...

Se querem realmente prosperar, juntem dinheiro. Eu tenho muita disciplina quanto a isso. O dinheiro que eu tenho na poupança eu não tiro de jeito nenhum. Teria que ser uma urgência muito grande pra eu tirar. Basta considerar que o dinheiro não é seu: é da sua aposentadoria e voce não pode sacar.

Marina disse...

15:00, cara, releia seu próprio texto. Vc não está se dando conta da situação de risco q vc se coloca pensando assim. Vc:
1 - Não vislumbra qualquer tipo de crescimento ou aumento de salário no seu trampo. E tah super de boas com isso, como se isso não fosse um enorme fator de risco para sua segurança financeira no futuro;
2 - Vc só não trabalha no domingo pq não tem demanda, não pq é protegido contra esse tipo de coisa;
3 - Se colocar numa posição de não contar com o governo só é válido se vc é MUITO rico. Muito, tipo milionário msm. Pq só assim vc não se coloca numa situação de risco.
4 - E pensa cmg, não seria mto melhor se vc pudesse contar com o governo?Se vc tivesse escola boa, saúde satisfatória e td o mais?Eu acho q seria...
5 - Não sei em quanto tempo nem com qual esforço vc conseguiu juntar 70 conto. Mas uma coisa eu tenho certeza, sem sequer te conhecer. O seu esforço e o q vc teve q abrir mão pra juntar essa grana com certeza é muito maior do q o retorno q vc teve. E q jamais terá, e eu sei q vc tbm sabe disso.
6 - E cara, uma palavra q talvez vc tenha q exercitar mais: solidariedade. Talvez você não seja diretamente afetado ao ter q trabalhar aos domingos. Talvez pra vc o valor menor do INSS q todos vamos receber não faça tanta diferença. Talvez vc não seja nem um pouco impactado pelo fato de que os trabalhadores rurais terão que trabalhar por 14 dias seguidos, sem nenhuma folga em época de colheita. Mas sei lá, né. Vc poderia exercitar um pouquinho a solidariedade com quem tem menos q vc.
Ah sim, e torce bastante ae pra vc não ficar doente, pq caso vc fique e precise de uma medicação - contra o câncer por exemplo - seus 70 conto não duram 3 meses sem o Estado malvadão.