sexta-feira, 30 de novembro de 2018

PARA A MULHER QUE AINDA NÃO É FEMINISTA

Recebi este email da Capitu.

Somente nessas últimas semanas, vimos com tristeza a vitória da direita no Brasil. Vimos também uma calcinha de lacinho sendo suficiente para inocentar um estuprador de uma menina de 17 anos na Irlanda, calcinha essa que foi apresentada no tribunal pela advogada de defesa do estuprador como argumento para inocentá-lo. 
Vimos ainda um atirador misógino/ racista que matou duas mulheres num estúdio de yoga na Florida. 
Scott Beierle dizia odiar casais interraciais e mulheres “Stacys” [no vocabulário incel, Stacys são mulheres lindas e inatingíveis que só saem com homens bombados] e que seria melhor ter um cachorro do que mulheres fora do padrão. O atirador tem algumas horas de vídeo no Youtube, como outros machistas, em que expõe seu ódio às mulheres e diz que, se a sociedade ainda tivesse valores, esse tipo de “escória” não viveria. Tudo é culpa da mulher ocidental, que não tem filhos, abrindo as portas para a invasão da dominação islâmica via imigrantes.
Trump chamou os hondurenhos de terroristas e quer acabar com o direito à cidadania americana por nascimento. No dia 11 deste mês, na celebração do centenário da Polônia, grupos da extrema direita polonesa e italiana marcharam com o lema do ano: “Deus, honra e pátria”.
No Brasil, ainda esse mês a Polícia Federal idealizou a Operação Capitu para prender os traidores nas delações. Até Capitu já foi condenada!
E, no penúltimo domingo, Hélio Schwartsman, publicou em sua coluna na Folha: “Por que temos filhos? Do ponto de vista econômico, paternidade favorece a sociedade como um todo.” Ainda no domingo, The Economist repostou sua publicação (The roots of the gender pay gap lie in childhood, ou as raízes da diferença salarial entre os gêneros estão em ter filhos) com estatísticas que mostram como as mulheres que têm filhos ganham menos. 
A mesma revista repercutiu na mesma semana como as mulheres são mais julgadas do que os homens quando falam. As respostas nos comentários são horrendas, e chamavam as estatísticas de extrema-esquerda, pagas pelo partido liberal e que não ter crianças é não ter futuro e pátria. Quase simultaneamente, a BBC Brasil perguntou: quanto tempo o Brasil tem até que o envelhecimento da população dificulte o crescimento econômico?
Ainda no domingo o autor Jordan Peterson, ídolo de muitos machistas declarados do movimento MGTOW [grupo mascu que prega que homens devem viver longe das mulheres], esteve na capa do Público Portugal. Peterson passou o início do mês em Portugal e os jornais o repercutiram como sendo um dos mais lidos do Ocidente. Peterson refuta as politicas identitárias e defende que não é possível uma mulher ter tudo, portanto não deve trabalhar e deixar para ter filhos tarde e se frustrar porque escolheu a carreira. Ou seja, o útero novamente foi usado para salvar a nação. Porque ele sabe que as mulheres irão se arrepender se não tiverem filhos. 
Como Lola já tentou avisar, o machismo quase sempre está ligado com o racismo e a LGBTfobia e, algo que demorei pra entender, com a extrema direita. Em março, uma mulher conhecida como Wife With a Purpose no Twitter desafiou as mulheres americanas a terem mais filhos brancos. Ela já fez 6 filhos e se declara nacionalista e cristã.
Fechamos o domingo com uma reportagem do Fantástico, com a gravação das agressões e ameaças de morte à atriz Cristiane Machado por parte de sua marido empresário. A reportagem foi ao ar no dia seguinte em que, pela segunda vez, uma novela da Globo mostrou cenas de falso estupro no horário nobre. 
E enquanto termino esse texto na segunda, acabo de ver que Cláudia Leitte continua sendo apedrejada por se defender do assédio de Silvio Santos
Isso só alguns dias após Fernanda Lima expor os seus desejos de uma sociedade sem preconceitos. Muitos avanços machistas simultâneos. Triste.
A mulher nesses discursos é o alvo principal, pois é a que deve se submeter.
É um discurso similar ao dos fundamentalistas islâmicos e dos neonazistas americanos,
que culpam mulheres sem filhos (e feministas em geral) pela destruição do ocidente branco. Todos eles se centram na criminalização da mulher, sempre!
Vivemos uma época de grandes retrocessos. Nós mulheres precisamos resistir. Não ser feminista é não se dar conta dos riscos que corremos. 

42 comentários:

titia disse...

Disseram essa mesma merda nos anos 1950, quando as mulheres descobriram que podiam sim viver perfeitamente bem sem homens, e nos anos 1980, depois que os hippies fizeram os cancervas tremerem nas bases. Toda vez que os homens brancos autoproclamados héteros são obrigados a encarar que o mundo não gira ao redor dos pintos sujos deles, tentam fazer o tempo voltar atrás e obrigar todos a venerar suas rolinhas nojentas. Além, é claro, de garantir que muita gente continue nascendo pra consumir e pra ser explorada como mão-de-obra barata.

Que bom que eu e tanta outras já tacamos o foda-se pros machos e nem ligamos pros chororôs deles. Fodam-se os machos, foda-se a maternidade, foda-se a economia, foda-se o ocidente, fodam-se os brancos (e olhe que eu sou branca) e fodam-se os fascistas falastrões. Comigo eles não contam pra aumentar o rebanho de gado alienado. Repito: FODAM-SE, MACHOS FASCISTAS!

Anônimo disse...

Titia, você está sendo muito radical, parceira.

Anônimo disse...

Nossa titia, que falta você faz. Já deve estar fora do prazo de validade. Morre uma nasce mil. Os que choram são os macho beta fracassados e as feministas carrancudas. No final também são gado. Também são gados alienados, apenas com funções diferentes. Tem gado reprodutor, tem gado de corte etc.

Anônimo disse...

Mulheres são seres de difícil compreensão. Ficam com raiva até de movimento machista que prega que homens devem ficar longe de mulheres. A titia mesma sempre prega que mulheres devem ficar longe de homens e tá tudo bem. Além de que o post retrata o desespero de feministas que insistem em seguir um movimento insípido e sem rumo. Nem mesmo vocês sabem o que querem através deste tal feminismo. Não conseguiram nem impedir a eleição de um líder de direita, já que são maioria do eleitorado. De igual forma, falharam em eleger mais representantes do sexo feminino nesta última eleição. Pra piorar, o mundo inteiro caminha surfa numa onda conservadora. Que triste fim do feminismo!

Anônimo disse...

Em que mundo você vive, fofa? O feminismo continua firme, forte e com muito mais mulheres - e homens - declarando-se feministas. Você está bem mal-informada. Que triste fim da sua bolha devidamente estourada.

Anônimo disse...

Acredito que o maior erro de feministas é tentar enfiar essa ideologia goela abaixo nas outras mulheres, que, ao que parece, em sua grande maioria, não dá a mínima para esse movimento. O problema é que feminismo se apega ao vitimismo e esquece que o mundo não é mil maravilhas para nós homens também. Uma mulher minimamente sensata, entende que todos nós, independente do gênero, está numa batalha diária e que sofre de algum modo. Ao tentar colocar a mulher como eterna e única vítima, o movimento descamba para a distopia. Urge retornar à realidade. Sou homem, pardo, tenho amigos brancos, homens, que estão passando por momentos difíceis, assim como tenho amigos de outras etnias ou gêneros que também passam por inúmeras dificuldades. Comento isso porque no mundo real, é isso. Há pessoas ruins, mas há uma um número muito maior de pessoas boas e o feminismo não ajuda em nada estas pessoas.

Anônimo disse...

Nossa cara, apesar de ser feminista às vezes eu acho alguns militantes muito chatos. Mas vcs com esses papos de alfa, beta, gado...pelamor!
É vc é o que? Já sei...é o floquinho de neve único e especial no mundo zzzz

Anônimo disse...

Haha, quer saber porque eu virei feminista? Foi culpa do Datena, sério! Sinceramente no começo eu tbm achei um pouco mimimi, mas não tive preconceito e comecei a ler algumas coisas, mas sem me posicionar. E aqui em casa meu pai assistia esses programas policiais que nunca gostei, mas parava pra ver uma notícia ou outra. Daí eu comecei a prestar atenção que quase todo dia tem mulher morta por companheiros, estupros e outras coisas do tipo. É todo dia praticamente, uma noticia pior que a outra, assiste por uma semana pra vc ver.

Antes eu só pensava que era algum maluco que fazia essas coisas, mas comecei a refletir: pq a maioria esmagadora dos casos acontecem com mulheres? Pq???
Pq de tudo que alguém pode fazer de ruim, a pior fama sempre é a mulher que leva, ou vai me falar que é mentira? Que o homem que pega todas é um herói e a mulher é vagabunda. Só não vê essas coisas quem está cego!
Muitas mulheres rejeitam o feminismo pq já estão acostumadas com a vida que levam. Mas pra quem tem o mínimo de discernimento, já começa a perceber que precisa de muito pouco pra uma mulher perder valor perante a sociedade.
Depois que tem filhos, envelhece...numa sociedade machista no máximo vão te considerar alguma coisa pq vc é a mamãezinha que lava as cuecas, mas fica lá esquecida na cozinha. Estou generalizando? Com certeza! Mas não dá pra negar que é uma realidade que impera por aí.

Feminismo é sobre mulheres, não dá pra fazer um movimento sem foco, que luta por todas as mazelas do mundo. Cada coisa no seu lugar, nada impede alguém de ser feminista e lutar por outras causas. E lembrando que pra ser feminista não precisa concordar com absolutamente tudo das outras feministas. Basta lutar por igualdade e ponto.

titia disse...

22:26 e foda-se você também, parça.

22:39 tanto não se importa que veio aqui tentar me aborrecer com o típico discurso infantilóide "Mimimi eu nem queria mesmo, sua feia, boba e cara de mamão". Vá dar meia hora de bunda pro seu colega das 22:26. Você podem inclusive chorar no colo um do outro antes da chupadinha hétero na broderagem.

22:51 pelo contrário, mascu. Queremos MUITO que vocês fiquem longe das mulheres. O MGTOW tem todo o apoio das feministas pra manter distância total de mulheres, vocês são um exemplo pra todos os machistas e misóginos do mundo. Mantenham distância da gente e todo mundo fica feliz.

23:20 "Ai, vocês suas feminazis feias, bobas e caras de mamão, ficam aí reclamando que são agredidas, estupradas, discriminadas enquanto nós machos estamos aqui sofrendo porque se não tivermos um camaro na garagem, um harém de panicats e não formos bombadões nos chamam de viados, que absurdo! E além de tudo as leis não nos permitem escravizar mulheres, matar gays nem humilhar pretos pobres e vocês aí reclamando por pouca coisa, só por causa de uns feminicídios e estuprozinhos?".

Anônimo disse...

AlgunsA coisas nesse governo estão as mostrando melhores. Por exemplo, Bolsonaro disse que vai vai prorrogar a intervenção militar no Rio de janeiro. Os militares vão sair de lá em janeiro!!!

Anônimo disse...

Mascu bunda mole, nao sabe de nada da vida real. Vai ler, aprender alguma coisa sobre feminismo antes de discutir alguma coisa

Anônimo disse...

O feminismo, ou melhor, os feminismos são movimentos que tratam de questões a respeito das mulheres. Não sei se você sabe mais as mulheres são mais da metade da humanidade. Não há insensatez alguma em ser feminista. É tão patética essa tentativa de invalidar o feminismo. Porque será que a luta e a conversa sobre que questões que afligem as mulheres incomodam tanto? O feminismo se importa com coisas das mulheres. É por isso que se chama FEMINISMO. Outros problemas, outras causas. Quem estiver interessado que crie um movimento.

Anônimo disse...

Não vem nenhuma feminista tentando enviar feminismo guela abaixo de ninguém.

Anônimo disse...

O principal fator que afasta muitas mulheres do feminismo são as próprias feministas.

Várias não entendem que o feminismo não é religião nem clube de futebol. É um movimento plural que busca melhorar a realidade das mulheres.

Ficam cagando regra, se acham no direito de definir quem é ou não feminista ou afirmar que "0 meu feminismo é melhor que o seu".

Se o feminismo ataca uma religião cristã, como consequência exclui as mulheres cristãs. Se coloca o marxismo como algo indissociável do feminismo, exclui as que não são marxistas. Se menospreza a maternidade, o BDSM, a possibilidade de uma mulher querer trabalhar na indústria da pornografia ou prostituição, vai afastar tantas outras. Sem falar em perder tempo e energia com polêmicas vazias (tipo banheiro unissex)ou escolher falsos inimigos, como transexuais e travestis.

Para resumir, seria mais produtivo que as feministas adotassem uma postura inclusiva do que um excludente.

Anônimo disse...

Sua crítica foi mais ou menos. Você falou o feminismo e não há o feminismo, há os feminismos. O feminismo não é feito para agradar mas para criticar e portanto ataca o cristianismo também, só não impede que as feministas sejam cristãs. Você parece bem fora da realidade pois existem feministas católicas e evangélicas. Há até movimentos organizados de feministas cristãs. Não é atitude geral do feminismo ser contra a pornografia e a prostituiçao, mas a crítica sempre será feita. Se você desconhece esses aspectos mostra o quanto desconhece o feminismo. Alguém já te disse que há feministas que não são marxistas? Definitivamente o problema não é o feminismo, mas sim você que não sabe nada sobre feminismo.

Anônimo disse...

De onde você tirou que o feminismo menospreza a maternidade quando várias feministas são mães e até se dedicam as causas da maternidade? De onde você tirou que o feminismo é contra a BDSM? Você entrou em todos os quartos onde feministas fazem sexo com seus parceiros pra saber o que elas fazem ou deixam de fazer na cama? Querida, antes de comentar faça pelo menos uma autocrítica ao seu comentário. Você disse coisas completamente sem fundamento.

Anônimo disse...

Críticas ao banheiro unissex e ser contra trans é bandeira de um grupo bem restrito de feministas. E é legitimo. É precisa ter vozes discordantes embora eu não concorde com elas. Está tudo bem com o feminismo.

Anônimo disse...

Que saco esse negócio de não zoar cristão. Eu vou continuar amando zoação com cristão. E tem muita gente comigo que ADORA zoar cristão. Vejam o sucesso da @irmãzuleide. Irmã Zuleide tem Instagram, Facebook e twitter. É vingativa, fanática, hipócrita e falsa moralista. Um sucesso nas redes sociais e tem vários cristãis que adoram as páginas dela sem se ofender porque ela representa bem o tipo de cristão evanjegue. Os cristãos têm que parar de frescura e aceitar as piadas. Se o cristão não é imbecil então a piada não é com ele.
Outro dia a irmã Zuleide postou uma foto numa pose sex sem ser vulgar quando ela estava esperando o irmão Teobaldo na cama depois de ler o Kamasutra Gospel. O varão Teobaldo não entendeu a mensagem e jogou uma lata de leite em pó.
Ela também diz coisa como estás:
- Cuidado que com esse coração frio e com esse rabo quente você vai acabar tendo um choque térmico.
Fora que ela vive falando Aleluia, glória a Deus, oh Glória, Só Jesus na causa, Tá amarrado. Vive perguntando quando é que os humilhados serão exaltados, quando o Senhor vai dar a vitória dela, quando o Senhor vai lhe da um varão e diz que perdoar é pra Deus porque quer é mesmo acabar com as Inimigas. Sou fã da irmã Zuleide.

Anônimo disse...

Mas maes também podem ser feministas e vice versa. No BDSM não são só as mulheres que ficam amarradas ou fazem papel de submissão. Procure na internet, e vc verá. BDSM não se resume a 50 tons de cinza. Sobre pornografia, não há só um tipo, há mais além do mainstream feito para agradar homens. Há vários tipos embora menos difundidos.

Sergio Costa disse...

No decocorrer do meu relacionamento percebi que a minha parceira buscava se distanciar de tudo que estivesse ideologicamente conectado ao feminismo, por conseguinte questionei os motivos para tal pocionamento e a resposta circundou uma justificativa que o movimento é crítico às religiões de origem judaico-cristão e católica,bem como é voltado ao progressismo e encabeçado por militantes lésbicas, logo as heterresexuais não seriam bem vindas no movimento.
Ao esclarecer a sua equivocada visão ela manteve o seu posicionamento acerca do movimento, mudando apenas alguns aspectos específicos. Perante os fatos elencados é notório que o feminismo está sendo desenhado como um movimento dedicado ao fanatismo associado a misandria,de maneira que grandes grupos feministas são considerados inimigos da fé,das virtudes e do casamento.
Notadamente a minha parceira possui um olhar social comum entre milhares de mulheres jovens como ela,debruçado em uma nova arquitetura sócio-política e cultural que a mulher é plenamente capaz de construir o seu progresso sócio-econômico, independente de apoiar ou ser apoiada por grupo político-social.
A mulher contemporânea está aprendendo de maneira brilhante à obter sucesso no mundo capitalista,milhares estão se dissociando de movimentos para dedicar-se ao universo de conquistas sociais, principalmente aquelas de origem econômica, assim como os homens fazem.
Contudo não se deve interpretar esse posionamento social como algo egoísta, afinal às mulheres estão deixando a condição de serva do capitalismo para torna-se uma hábil exploradora das suas beneces,da mesma forma que muitos homens fizeram e fazem, desde os últimos séculos.

Anônimo disse...

Feminismo de modo geral não é contra maternidade, pornografia, BDSM por si só, desde que sejam escolhas individuais. O que se questiona e maternidade compulsória, a ideia de que uma mulher que não seja mae não é realizada, e qualquer tipo de terrorismo contra mulheres que não querem ser mães. Quanto a pornografia e bdsm, a critica e principalmente sobre a mulher ser sempre o lado submisso, sempre ser retratada como objeto e não sujeito, reproducao de estereotipos, atribuicao de papeis, apenas de um ponto de vista patriarcal, sexista, machista.

Anônimo disse...

Sérgio, na verdade a posição de várias mulheres jovens e declaradamente feministas é a de hábias exploradoras dos benefícios do capitalismo há muito tempo. Muitas das militantes feministas que se dizem marxistas o são só no discurso igual aos evangélicos que pregam moral mas não passam de falsos moralistas. A aceitação do feminismo cresceu nos últimos anos também dentro das igrejas. Majoritariamente os brasileiros são católicos, em geral católicos não-praticantes, ou seja, a religião não tem tanto peso em suas vidas. Muitas feministas são católicas não-praticantes que vão a igreja de vez em quando e muitas não querem saber de religião porque são felizes sem elas. Acho a crítica ao discurso religioso patriarcal muito válida e que o feminismo não tem que agradar a todos. O feminismo tem crescido apesar de equívocos e da propaganda detratores. E as mulheres têm assumido uma postura feminista mesmo quando dizem que não são feministas. Há cada vez menos mulheres interessadas em serem Amelias submissas e creio que isso não seja apenas uma conseqüência do feminismo. O feminismo está em alta no momento, mas mesmo que não estivesse e que um dia o feminismo chegasse ao fim eu duvido que as mulheres escolhessem ser meras Amélias submissas coadjuvantes, salvo raras exceções.
Pelas descrição da sua esposa parece que ela tem um certo preconceito com lésbicas. Nesse caso ela não será feminista porque o feminismo é pra todas as mulheres, inclusive cristãs, e não apenas para mulheres hétero. E sim o movimento é crítico das religiões judaico-cristãs. Dogmatismo não é atitude do feminismo. Perceba porém que sua esposa não é de fato contraria ao feminismo onde a mulher torna-se protagonista de sua história. Ela apenas é pro-capitalismo e religiosa.

Anônimo disse...

O feminismo moderno foi até mesmo incorporado pelo capitalismo e se faz muito dinheiro com o feminismo para desespero das feministas esquerdistas mais ortodoxas. Não adianta querer calar críticas à religião ou ao que quer que seja. Até os religiosos desobecem a bíblia. Se fosse para obedecer a bíblia de verdade nenhuma evangélica se enfeitaria ou lideraria igreja. O próprio movimento protestante foi desobediência a igreja católica assim como a fundação da igreja católica resultou de um longo processo de evolução do cristianismo original, o qual constituiu, de certo modo, em uma revolta pacífica contra o poder de Roma. Por sua vez, Calvino queimou vivo o dissidente Miguel Server e milhares de católicos assim como os luteranos fizeram uma verdadeira inquisição protestante na Alemanha. Não ééde hoje que religiosos tentam calar vozes que põe seus dogmas em xeque. A igreja tenta reprimir qualquer um que fale a verdade e ameaçe o seu poder. É preciso que as pessoas continuem fornecendo dinheiro para as igrejas e aceitem ser conduzidas por elas, por isso existe a repressão. Há naquelas que lideram as igrejas o desejo de dominar os outros com o consentimento dos mesmos ou não. Religião não é só uma questão de espiritualidade. Sempre haverá dissidentes. Questionar dogmas, desobedecer supostas autoridades faz parte da natureza humana. Nem mesmo as ditaduras mais repressoras conseguem controlar isso. Mesmo na Coreia do Norte, país que é o mais próximo da distopia 1984 há dissidentes e fugitivos. Creio que há muita gente naquele país que secretamente crítica o regime, mas guarda seus pensamentos para si com medo de morrer.

Sergio Costa disse...

16:12 Anônimo. A minha companheira não é preconceituosa,apenas foi inundada por informações falaciosas acerca do movimento,cometendo o erro de não questionar a sua veracidade.
Realmente o feminismo não precisa agradar a todos,conquanto o movimento deve se dissociar da misandria, dentre outras formas de ódio, uma vez que o feminismo é um dos mais nobres movimentos, sendo o lar de mulheres imortais em conhecimento, essência e coragem.
A humanidade não deve retornar ao seu período de trevas. O ódio está se tornando o centro dos embates políticos-socias,ser de direita não é catequizar seguidores extremistas ou ser reacionário.Essas distorções servem ao benefício de grupos capitalistas dominantes que encontram o seu pulmão na dominação.
Neste cenário polarizado mulheres e homens devem atuar politicamente em prol da paz, justiça e igualdade, para tanto as mulheres devem se reaproximar da política, já que muitas se afastam desse universo,algumas em razão da sua ideologia outras por serem excluídas do meio sócio-político,tendo em vista os contornos históricos dessa exclusão.

Anônimo disse...

"O feminismo não é feito para agradar mas para criticar e portanto ataca o cristianismo também, só não impede que as feministas sejam cristãs".

Ninguém disse que o feminismo não pode questionar atitudes e ideias comuns em várias igrejas ou seitas cristãs. Mas ao atacar a religião ou as religiões como um todo, simplesmente não deixa muito espaço para que mulheres que se sentem bem com suas crenças se sintam acolhidas no movimento.

"Você parece bem fora da realidade pois existem feministas católicas e evangélicas".

E existem muito mais que abominam o feminismo.

"Não é atitude geral do feminismo ser contra a pornografia e a prostituiçao, mas a crítica sempre será feita".

Não há nada de errado em ser contra a prostituição ou pornografia. É construtivo discutir a objetificação e a violência contra as mulheres tanto na indústria pornográfica quanto na prostituição. Mas é diferente de simplesmente querer proibir ou bani-las. No primeiro caso se está problematizando a questão. No segundo, cagando regra.

Anônimo disse...

"De onde você tirou que o feminismo menospreza a maternidade quando várias feministas são mães e até se dedicam as causas da maternidade? De onde você tirou que o feminismo é contra a BDSM?"

Já vi várias vezes aqui mesmo nessa caixa de comentários.

Anônimo disse...

"Críticas ao banheiro unissex e ser contra trans é bandeira de um grupo bem restrito de feministas. E é legitimo. É precisa ter vozes discordantes embora eu não concorde com elas. Está tudo bem com o feminismo".

Eu não disse que as críticas são ilegítimas. Apenas que é um falso problema.

Existem mulheres morrendo por causa de banheiros unissex? Mulheres perdendo o emprego, não tendo acesso a oportunidades por eles? Mulheres tendo direitos negados?

Como eu disse, já se gastou muito tempo e energia com algo tão pouco importante na vida das mulheres de hoje.

Anônimo disse...

Vc diz que feministas cagam regra. Ok. Agora vc quer ensinar feministas como elas devem se posicionar contra pornografia e prostituição, como se houvesse um jeito certo de se fazer isso. Quem e que está cagando regra aqui?

Anônimo disse...

Olha o cagador ou cagadora de regras sobre o que e como as feministas devem se posicionar

Sergio Costa disse...

O mundo precisa do pulsar das lutas sociais e causas identitárias, conquanto não é necessário se catequizar um movimento para ser uma oposição generalizada aos cristãos,católicos e grupos de direita,por conseguinte deixamos de alcançar uma sociedade paritária,já que ao longo da história cada grupo conduziu aqueles de mesmo ideal,relegando os demais,criando um doentio ciclo separatista.

Anônimo disse...

"Não há nada de errado em ser contra a prostituição ou pornografia."

Então seja coerente e diga que não há nada de errado em ALGUMAS feministas serem contra estas práticas. Não foi isso que você disse no seu primeiro comentário.

"É construtivo discutir a objetificação e a violência contra as mulheres tanto na indústria pornográfica quanto na prostituição. Mas é diferente de simplesmente querer proibir ou bani-las."

Como eu havia dito, há muitos feminismos e não um feminismo. Há as que são a favor de banir e as que só querem problematizar a violência. É esta generalização feita por você que passa a noção de que não conhece bem o feminismo.

"E existem muito mais que abominam o feminismo."

Abominar é uma palavra muito forte. Poucas abominam o feminismo. No máximo são neutras ou preferem não se engajar. Abominar é comum apenas nas de extrema direita. A estas eu acho muito saudável para o feminismo que elas fiquem bem longe. O feminismo não tem mesmo que agradar a estas.

Anônimo disse...

Que estranho, eu também vi esses comentários e mesmo assim não pensei como você porque conheço os vários feminismos e que as feministas não pensam iguais como se fossem membros de uma seita. Estranho você não ter visto comentário de feministas mães que comentam tanto por aqui e de tantas liberadas sexuais que fazem o mesmo. Muito estranho. Seria alguma cegueira seletiva?

Anônimo disse...

"Existem mulheres morrendo por causa de banheiros unissex? Mulheres perdendo o emprego, não tendo acesso a oportunidades por eles? Mulheres tendo direitos negados?"

Crítica rasa a sua. Até eu que sou a favor das TRANS compreendo o questionamento dessas feministas. Não sei se você sabe mas há mulheres CIS que já foram estupradas por mulheres TRANS. É por este tipos de coisas que elas implicam com o banheiro unissex. Fora que para estas feministas as TRANS são homens. Sendo assim elas se sentem constrangidas em entrar num banheiro com um homem. Afinal aqui no Brasil banheiros são separados e isso gera inibição nas mulheres. Portanto é uma discussão válida e legítima. Não é só porque isso parece ser irrelevante pra você que é irrelevante pra todo mundo. Aliás, mulheres que se opõe ao feminismo, em geral religiosas, são contra as TRANS. Duvido que gostariam de dividir o banheiro com elas. Talvez seja melhor que elas fiquem fora do movimento mesmo.

Anônimo disse...

No mais é preciso perceber que os católicos estão longe de serem um bando de fanáticos como o católico Olavo de Carvalho e o ministro da educação.

Anônimo disse...

'conquanto o movimento deve se dissociar da misandria, dentre outras formas de ódio,'

Há uma pequena fatia do feminismo formada por misandricas. Concordo que deve se dissociar misandricas do feminismo. São duas coisas diferentes embora algumas feministas sejam, infelizmente, misandricas

Anônimo disse...

Sobre os comentários dos muitos feminismos quero acrescentar que isto nem começou agora. Na Alemanha de Hitler o movimento feminista já era forte e havia as feministas que lutavam pela mulher profissional e independente e aquelas feministas, sim, feministas que lutavam pelo papel da mulher como mãe, pela valorização desse papel na família. As feministas continuam falando da valorização da função materna ainda hoje. Na Alemanha nazista Hitler preferiu apoiar as feministas que lutavam pela valorização da função doméstica das mulheres porque isso era fundamental para o estado nazista. As mulheres seriam as mães da raça ariana. Isso era feminismo .Tinha o nome de feminismo e foi bem acolhido pelos nazistas pois as mulheres, futuras mães da raça ariana, deveriam ser bem tratadas. E foram muito bem tratadas nas suas funções de mães, domésticas e fortes aliadas do partido. Estas mulheres idolatravam Hitler. Ele soube conquistá-las. Naquele momento, o movimento feminista mais voltado para a independência da mulher não teve muita importância. Hitler atendeu ao feminismo que valorizava as funções tradicionais femininas assim como atendeu as vontades da classe trabalhadora para evitar que o socialismo tomasse a Alemanha.

Anônimo disse...

Esperando vc escrever sobre o caso da prostituta que foi morta, esfaqueada, com uma camiseta na garganta e papel higienico na vagina, e que tinha apenas 19 anos . Tem relato que indica que foi crime de misoginia.

Anônimo disse...

Vi um comentário de alguém em outro post direcionado a uma pessoa que bloqueou o comentarista. De acordo com o comentarista aqui do blog, o Lola Escreva é um dos blogs que a tal pessoa vigia. Não duvido nada que vigie mesmo. O que tem de mascu, antifeminista e outros reaças vigiando e lendo tudo nesse blog não é brincadeira. E como se não bastasse vigiam as redes sociais das feministas também. Não sei porque essas pessoas tem tanto interesse por aquelas que dizem odiar. Deveriam arrumar o que fazer em vez de ficar stalkeando feministas. Mas eles amam stalkear feministas.

Anônimo disse...

Me identifiquei como feminista por muito tempo até o dia em que eu li o significado da palavra "cis", que me deixou confusa e surpresa. Aí eu pesquisei mais sobre o assunto e li um monte de coisas sobre gêneros, das quais discordei. E, aparentemente, não posso ser feminista se discordo disso. Portanto, não sou mais feminista.

Anônimo disse...

Você e as feministas radicais são contra TRANS. Como existem as feministas radicais então não tenho certeza se você já foi mesmo feminista um dia ou se é só um mascu.

Lubia disse...

Vc é sim uma feminista e não precisa de autorização de ninguém pra isso. Assim como eu também não preciso. Eu sou sim uma feminista e não há ninguém que me convença do contrário. É não a ninguém que me convença de que é Real essa coisa de "cis" e "trans" vc está coberta de razão em discordar disso, eu tambem nunca vou concordar ou acreditar nisso, as que acreditam nessa farça são estas feministas liberais, pois estas pessoas somente estão personificando um gênero e o gênero não e algo Real e apenas uma invenção cultural (ex.: a menina brinca de boneca e veste vestidos cor de rosa e o menino brinca de carrinho e veste azul) que muda de país pra país de cultura pra cultura. O sexo não tem nenhuma relação com essa invenção cultural que é o gênero.


E eu tô cagando e andando pra essa mentira que é o gênero, não adianta minha família, meus colegas de trabalho, vizinhos e a sociedade em geral que ao longo de toda a minha vida tentam me precionar, manipular ou a igreja usar o nome de Deus em vão me dizendo que só porque eu sou uma fêmea da raça humana eu tenho que usar maquiagem, vestir saia, vestidos e deixar o cabelo crescer pra ficar feminina. Eu não quero ser feminina por que eu não tenho gênero, eu não aceito interpretar esse personagem e vestir esse figurino nesse grande teatro dessa sociedade patriarcal. Eu me comporto e me visto da forma que me sinto bem, sem me importar com o que falam ou pensam de mim, mas sempre tem alguém pra me desaprovar (como se eu precisa-se de aprovação) por algum trejeito, caminhar, postura ou roupa que eu vista que lhes parece ser do gênero masculino, portanto inadequado a uma pessoa do gênero feminino, mas como eu já lhe disse eu não quero encenar nem um personagem e nem o outro.


Estas pessoas que se dizem "trans" sofrem de de um distúrbio de imagem e ao invés de procurarem um tratamento psiquiátrico, ficam deformando seus próprios corpos pra se adequar, travestir, personificar, interpretar e encenar um personagem de gênero que nada mais é do que isso um mero personagem eu não sei vc, mas eu acho isso assustador alguém por livre vontade deformar seu próprio corpo inteiramente saudável por uma farça, uma mentira, uma invenção do patriarcado para aprisionar as pessoas, e principalmente as mulheres. Que sorte a minha ser tão convicta de mim mesma e graças a isso a mim ninguém aprisiona. Portanto não importa o quanto estas pessoas mintam para se mesmas e para todos ao seu redor, eu não acredito e nunca vou acreditar nesse absurdo de "trans". Se vc nasceu mulher, vc é uma mulher e vai morrer mulher e ponto final. Se vc nasceu homem, vc é um homem e vai morrer homem e ponto final. Se um homem quer se travestir do gênero feminimo, tudo bem, todo mundo é livre pra fazer o que quizer e eu vou reconher essa pessoa como o que ela, que é um travesti e nada mais além disso. Existem homens, mulheres, travestis e mulheres masculinas (chamadas pejorativamente de sapatões) que pra mim também são travestis que se travestem do gênero masculino.


Só um acrescimo: Se um homem travestido do gênero feminino entra no banheiro feminino eu fico do lado de fora até ele sair, para minha própria integridade fisica, já precisei fazer isso, pois prefiro não correr riscos que podem me gerar graves sequelas fisicas e emocionais. Portanto sou sim contra os travestis fazerem uso do banheiro feminino eles tem que ter um banheiro somente para eles.

Anônimo disse...

Olha , ñ é que os homens não sofram mas vcs ñ sofrem por SEREM HOMENS enquanto as mulheres sofrem e morrem por serem mulheres , assim como membros da comunidade LGBTQIA+ morrem por fazer parte dessa comunidade , assim como os negros sofrem racismo e preconceito só por serem negros , ou pessoas de outras etnias que sofrem por fazerem parte de certa etnia . O Feminismo é um movimento que luta pelo direito de fala da mulher , pelo direito de receber o mesmo , pelo direito de ter o mesmo respeito ,pelo direito de poder andar na rua sem ser tratada como um pedaço da carne .Se vc n concorda com o feminismo tdo bem , mas dê apoio as mulheres que lutam por terem oportunidades