segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

ACADÊMICAS ENFRENTAM AVALIAÇÕES MAIS RIGOROSAS QUE SEUS COLEGAS HOMENS

Ontem o Globo publicou uma excelente matéria sobre o que é conhecido como "efeito tesoura", que busca entender por que as mulheres, que são maioria em todos os níveis educacionais, vão sendo cortadas à medida que tentam avançar na academia.
Por exemplo: nas bolsas de iniciação científica, concedidas na graduação, 59% vão para alunas mulheres. Já nas bolsas de produtividade, a parcela feminina cai para 36%. E nas bolsas de produtividade 1A, as mais altas, apenas 25% vão para mulheres. 
Outros números interessantes: na Física, entre os formandos, as mulheres são 30%. Mas no mestrado e doutorado esse número cai para 20%. E, entre os professores na área, só há 15% de mulheres. 
Nas universidades federais brasileiras, há 29% de reitoras. Na Academia Brasileira de Medicina, embora as mulheres sejam maioria entre os formandos (55%), há só 5 entre 115 membros (4%). O CNPq nunca teve uma presidenta em 66 anos de existência. Na Academia Brasileira de Ciências, só 14% são mulheres. Em seus 102 anos de vida, nunca tiveram uma mulher na presidência. E por aí vai.
Para começar a entender as causas dessa desigualdade que persiste, recomendo o artigo de Vanderlan da Silva Balzani, "Mulheres na ciência: por que ainda somos tão poucas?" 
E vale lembrar que essa dificuldade de acadêmicas chegarem ao topo existe em todas as áreas, não só nas de exatas. 
Turma de Filosofia da UFPI UAB 2018
Por exemplo, neste artigo, Carolina Araújo analisa as mulheres na pós-graduação em Filosofia no Brasil. Homens são maioria na Filosofia (62% dos formandos), mas no mestrado e doutorado a proporção de mulheres diminui em 48%. A conclusão é que mulheres têm aproximadamente 2,5 vezes menos chance do que os homens de chegar ao topo dessa carreira profissional.
Reproduzo aqui um ótimo artigo da economista e professora Monica de Bolle publicado recentemente no Estadão. Ela fala principalmente de sua área (economia), mas os surpreendentes achados valem pra todas.

Em meio ao fu­ror ge­ra­do pe­los es­cân­da­los de as­sé­dio se­xu­al nos Es­ta­dos Uni­dos -- as­sé­dio, não ga­lan­tei­os –-, per­di­da fi­cou uma dis­cus­são pa­ra lá de ur­gen­te: o pa­pel da mu­lher na aca­de­mia, so­bre­tu­do na Eco­no­mia. Na úl­ti­ma reu­nião da Ame­ri­can Eco­no­mic As­so­ci­a­ti­on, con­ven­ção que reú­ne mi­lha­res de eco­no­mis­tas aca­dê­mi­cos to­do iní­cio de ano, hou­ve uma ses­são es­pe­ci­al­men­te de­di­ca­da ao pa­pel da mu­lher na eco­no­mia e às evi­dên­ci­as de discrimi­na­ção que sal­tam aos olhos na pro­fis­são. Pa­ra o Bra­sil re­bai­xa­do de­vi­do às fa­lhas da equi­pe de ho­mens de Te­mer, po­de ser que es­sa pa­re­ça dis­cus­são me­nor, sem sen­ti­do, bo­ba­gem. Não é.
Bet­sey Ste­ven­son, pro­fes­so­ra da Uni­ver­si­da­de de Mi­chi­gan, ana­li­sou a ocor­rên­cia de nomes e pro­no­mes mas­cu­li­nos nos exem­plos dos li­vros-tex­to mais uti­li­za­dos nos cur­sos bási­cos de eco­no­mia. Seus acha­dos? Cer­ca de 77% das ve­zes, os prin­ci­pais li­vros de economia va­lem-se de exem­plos com ho­mens pa­ra ex­pli­car con­cei­tos fun­da­men­tais: “Fula­no de tal é um fa­zen­dei­ro que ven­de tri­go em um mer­ca­do on­de há con­cor­rên­cia per­fei­ta. Ele é, por­tan­to, um to­ma­dor de pre­ços”.
Clique para ampliar
As mu­lhe­res apa­re­cem ape­nas 18% das ve­zes, e, quan­do apa­re­cem, são con­su­mi­do­ras, donas de ca­sa, ou pes­so­as que so­frem a ação de ou­tras –- elas ra­ra­men­te apa­re­cem co­mo to­ma­do­ras de de­ci­são e qua­se nun­ca são ci­ta­das co­mo ges­to­ras de po­lí­ti­ca econô­mi­ca. A úni­ca ci­ta­da com frequên­cia é a ex-di­ri­gen­te do Fe­de­ral Re­ser­ve (Fed, o ban­co cen­tral ame­ri­ca­no) Ja­net Yel­len. Ela foi a pri­mei­ra mu­lher a ocu­par o car­go e fi­cou ape­nas um man­da­to na po­si­ção, ten­do si­do re­cen­te­men­te subs­ti­tuí­da por Je­ro­me Powell, cu­jas creden­ci­ais aca­dê­mi­cas e ex­pe­ri­ên­cia co­mo ges­tor de po­lí­ti­ca econô­mi­ca não che­gam aos pés das de Yel­len.
Pas­se­mos a ou­tro ar­ti­go, o de Erin Hen­gel da Uni­ver­si­da­de de Cam­brid­ge. Hen­gel examinou o tra­ta­men­to con­fe­ri­do às mu­lhe­res nas prin­ci­pais pu­bli­ca­ções ci­en­tí­fi­cas. Artigos aca­dê­mi­cos de au­to­ria de mu­lhe­res le­vam, em mé­dia, seis me­ses a mais pa­ra passar pe­lo pro­ces­so de pe­er re­vi­ew –- o con­tro­le de qua­li­da­de da aca­de­mia. Evidentemen­te, es­se re­sul­ta­do con­tro­la a qua­li­da­de do ar­ti­go e sua re­le­vân­cia ci­en­tí­fi­ca. Ou se­ja, mu­lhe­res que pro­du­zem ar­ti­gos com a mes­ma qua­li­da­de e im­por­tân­cia que os homens en­fren­tam cri­té­ri­os mais ri­go­ro­sos na ava­li­a­ção de sua pes­qui­sa.
Co­mo a pu­bli­ca­ção em uma re­vis­ta ci­en­tí­fi­ca de pon­ta é a mé­tri­ca fun­da­men­tal a par­tir da qual a com­pe­tên­cia de um pes­qui­sa­dor aca­dê­mi­co é avaliada, não sur­pre­en­de que ha­ja me­nos mu­lhe­res com status de pro­fes­so­ras ti­tu­la­res nos prin­ci­pais de­par­ta­men­tos de econo­mia das mais im­por­tan­tes uni­ver­si­da­des ame­ri­ca­nas do que ho­mens.
Por fim, o ar­ti­go de Tatya­na Avi­lo­va, da Uni­ver­si­da­de de Co­lum­bia, e de Clau­dia Gol­din, da Uni­ver­si­da­de Har­vard. 
As au­to­ras mos­tra­ram que nos cur­sos de gra­du­a­ção nos EUA há me­nos mu­lhe­res do que ho­mens em uma ra­zão de 1 mu­lher pa­ra ca­da 3 ho­mens. Ta­ma­nha diferen­ça não se cons­ta­ta em dis­ci­pli­nas per­ce­bi­das co­mo majorita­ri­a­men­te mas­cu­li­nas, co­mo a ma­te­má­ti­ca, a fí­si­ca, a en­ge­nha­ria. De­pois de con­tro­lar pa­ra di­ver­sos fa­to­res, con­clu­em as pes­qui­sa­do­ras que há al­go nos cur­sos de eco­no­mia que afe­ta o in­te­res­se das mu­lhe­res em se­guir a car­rei­ra.
Ministério de Dilma e
ministério 100% masculino de
Fora Temer
E o Bra­sil? Não há no Bra­sil pes­qui­sas equi­va­len­tes. Con­tu­do, um pas­sar de olhos pe­la com­po­si­ção dos qua­tro mais im­por­tan­tes de­par­ta­men­tos de econo­mia do País é re­ve­la­dor. En­tre 80 pes­qui­sa­do­res e pro­fes­so­res ti­tu­la­res há ape­nas 6 mu­lhe­res na mes­ma posição. Seis. Evi­den­te­men­te, is­so não é pro­va de que existe viés ou dis­cri­mi­na­ção de gê­ne­ro na pro­fis­são de econo­mis­ta no Bra­sil. Mas é for­tís­si­mo in­dí­cio que con­vi­da a uma ava­li­a­ção mais ri­go­ro­sa do te­ma. So­bre­tu­do por­que, an­te mi­nha expe­ri­ên­cia pre­gres­sa de do­cen­te no Bra­sil, as tur­mas de gradu­a­ção e de pós-gra­du­a­ção em al­guns des­ses mes­mos departamen­tos são, ho­je em dia, bem ba­lan­ce­a­das –- o núme­ro de ho­mens e de mu­lhe­res é mais ou me­nos o mesmo. No en­tan­to, eles tor­nam-se aca­dê­mi­cos reconhecidos em propor­ção mui­to mai­or do que elas. Eles tam­bém são cha­ma­dos a ocu­par po­si­ções importan­tes no go­ver­no em ra­zão bem su­pe­ri­or.
O Ban­co Cen­tral do Bra­sil ja­mais te­ve uma di­ri­gen­te mu­lher. Con­ta-se em uma só mão o nú­me­ro de mu­lhe­res ex­-di­re­to­ras do BC. No atu­al co­le­gi­a­do não há mu­lher al­gu­ma.
É mui­to ta­len­to pa­ra uma des­va­lo­ri­za­ção mai­or ain­da.

51 comentários:

Anônimo disse...

Acho que as mulheres recebem muito mais comentário negativos ao longo da sua vida que os homens, eu tenho percebido isso.

Anônimo disse...

Lola pq o Lula não contratou uma mulher ou um trans Sra defender ele em vez de um homem branco, hetero, cis, cristão e rico?

Rosa disse...

Lola, vc pode postar as referencias bibliograficas dos estudos citados? vai me ajudar num trabalho que estou escrevendo. Obrigada

Anônimo disse...

14:15 - a sua frase não fez NENHUM SENTIDO, vc é semianalfabeto assim mesmo ou é de nascença?

Joana disse...

Pra perder e virar mártir, pessoa. Se fosse mulher, ganhava.

Anônimo disse...

Muito interessante. Uma vez eu vi uma frase que me marcou: os homens conseguem as coisas pelo seu potencial. As mulheres, pelas provas.

Ou seja, para uma mulher conseguir algo ela tem que provar que sabe por A mais B fazer tal coisa. E tb nos somos muito mais atingidas pela "sindrome do impostor", de achar que não somos boas o sufcieente, que não sabemos, que não mercemos.
Acho que tudo isso se reflete na maneira como nos abordamos as coisas...

Yara

Anônimo disse...

Os fatores heteronormatividade, e maternidade puxam as mulheres para trás nas carreiras acadêmicas. As mulheres ainda estão doutrinadas pelo patriarcado pelas bobagens da "família tradicional e o mito do amor romântico" e acabam abandonando ou deixando as carreiras em segundo plano por conta destes embustes.

Enquanto o feminismo não tocar no tabu que sim, a heterossexualidade e a maternidade são calcanhares de Àquiles para o avanço do movimento de emancipação das mulheres, os avanços serão tímidos ainda.

Anônimo disse...

" na Física, entre os formandos, as mulheres são 30%. Mas no mestrado e doutorado esse número cai para 20%. E, entre os professores na área, só há 15% de mulheres." Ora ora ora, claro né? Mulher não gosta de exatas. Simples assim. Agora olha o magistério, por exemplo: 90% de mulher e 10% de homens. Isso é algo normal e natural, que vc está querendo achar chifre na cabeça de cavalo. Menos Lola, por favor!

lola aronovich disse...

Rosa, eu procurei os links dos artigos citados pela Bolle, mas só encontrei a página do American Economic Association (o link está no texto, repito aqui). Lá dá pra baixar os abstracts e uma prévia do artigo.


Anon, deixa de ser ignorante. Vc realmente acha que é natural que mulheres estejam nas áreas de cuidados? Informe-se. E generalizações como "mulher não gosta de exatas" já foram jogadas por terra faz tempo. Vc está preso no passado. Seu avô ainda acreditava nisso, mas vc deve ser jovem. Os tempos mudaram.

Anônimo disse...

Queria saber pq não reclamam que a maioria dos lixeiros, soldado, motorista de onibus, cortador de cana, arrumador de esgoto são homens tb...

Nessas horas não querem igualdade

Anônimo disse...

Homens e mulheres tem características diferentes, fazem escolhas diferentes e tem tendencias de comportamento diferentes. As caracteristicas dos homens faz com que sejam maioria nesses trabalhos.

Não existe absolutamente nada que indique que esta diferença entre homens e mulheres seja por causa de discriminação e não por causa de escolhas e tendencias naturais diferentes entre homens e mulheres.

Anônimo disse...

Esqueçam o Lula! É realmente terrível essa diferença e ainda tem a questão da família, mulheres recebem bem menos apoio tbm.

Felipe Roberto Martins disse...

Parabéns pelo artigo Lola!

Todos os dias devemos lutar por um mundo mais humano e com oportunidades iguais para todxs.


Anônimo disse...

Cansativo o mimimi machismo. Se uma mulher n segue qualquer área de trabalho é pq n gosta. Se n tem muitas mulheres na ciência é pq no geral mulheres n se interessam por isso.
É o mesmo chorume sobre política, ninguém impede mulheres de se candidatarem mas é culpa do machismo ter pouca mulher. N tem nada a ver com a maioria n se interessar por política.

Anônimo disse...

21:52 " Se n tem muitas mulheres na ciência é pq no geral mulheres n se interessam por isso." Pois é né? Todo mundo sabe disso. Menos a Lola, que diz que isso é preconceito de gente ultrapassa... todo o mundo está errado e só ela está certa então... melhor não mexer e deixar pra lá pq senão ainda dá problema. Deixa elas viverem no mundo da fantasia " machistas não passarão " delas. Um dia entenderão que isso é natural e é diferença biológica de gêneros XX e XY... mas como pra elas não existe gênero, mas sim " opção social ", fica difícil debater seriamente o assunto. E se um XY, que se entende ser mulher, tiver concluído o mestrado de física, isso conta como cota feminina ou não?

Anônimo disse...

Lola me responda uma coisa, como estão as coisas por ai no Cera depois dos governos de Ciro e Cid? Sim porque eles investiram tanto segundo eles na "educaçaun de qualidadi", como nunca neste país que o Ceara e líder no ranking dos cambau a quatro, e que os irmão (Coronés de esquerda) Gomes são as ultimas bolachas do pacote da politica nacional, e que o Ciro manja os paranauê de economia como ninguém...
...Então porque com tanto investimento em educação o Ceara tem chachinas atras de chachinas, crimes bárbaros são regra e a capital Fortaleza e considerada uma das mais violentas do mundo,tendo batido recorde atras de recorde de homicídios ano apos ano ? Se investimento em educação reduz violência alguma coisa não fecha na conta dos irmãos Gomes.

Anônimo disse...

Como resolver essa situação sem apelar para as cotas?

Anônimo disse...

Não tenho simpatia por Ciro Gomes tbm, uma tristeza que os partidos políticos mais só selecionem para grandes cargos, políticos com o velho perfil coronelista e tbm a maior parte do povo, principalmente do interior gosta desse perfil paternalista do coronelismo.

Anônimo disse...

Além de existir todas as barreiras do machismo, tem algo que alguém falou aí em cima que é verdade - enquanto a maternidade for prioridade e obrigação única e exclusiva das mulheres a possibilidade de haver avanço no número de cientistas e políticas mulheres é próximo a zero. Heterossexualidade tenho lá minhas dúvidas - você pode se livrar de um "marido âncora" - mas de um filho pequeno? Hmmm...

Vejo pela uni onde estudei na Alemanha - aqui, por incrível que pareça - tem menos mulheres ainda na pesquisa e com o título de "Professor" do que no Brasil.
Depois do doutorado elas tem filho, não voltam para a academia ou quando voltam pegam um cargo menor de meio período pra ficar cuidando dos filhos.
Sei que vou causar ódio - mas não tenho como encarar de outra forma - todos os anos forma-se trocadouras de fralda altamente qualificadas e com título de doutora.

Não, não estau jogando a culpa exclusivamente nos ombros das mulheres - já temos uma carga pesada o suficiente. O sistema aqui é deliberadamente feito para excluir a mulher do mercado de trabalho depois da maternidade. Dependendo da área de pesquisa e profissão, mulheres são obrigadas a informar a gravidez assim que tomarem conhecimento da mesma e são imediatamente afastada de suas funções.

Porém eu penso, mesmo que o sistema fosse perfeito, mesmo que houvesse "a vila pra criar a criança" - enquanto maternidade for prioridade, enquanto o mito do amor materno existir, eu não vejo possibilidade de mudança...

nem mesmo para mulheres sem filhos...

Jane Doe

Anônimo disse...

Queria saber pq não reclamam que a maioria dos lixeiros, soldado, motorista de ônibus, cortador de cana, arrumador de esgoto são homens tb.(...)

Eu esmago o meu dedo na porta que, gente que fala uma merda dessa são os primeiros dizer que mulher é mole de mais e não aguenta o treinamento de um soldado ou uma guerra, que "mulher no volante perigo constante" - portanto não deve dirigir ônibus (ou carro, moto, bicicleta, triciclo - lugar de mulher é esfregando o chão em casa e não dirigindo), que mulher é fraca e não consegue levantar os sacos de lixo e correr atrás do caminhão, que mulher é fresca demais pra pegar numa foice e derrubar pés de cana...

Meu caro, mulheres já fazem tudo isso e chegam em casa depois de derrubar cana, pegar em armas, dirigir ônibus e recolher lixo e continuam a trabalhar - lavando, passando, cozinhando enquanto manés chorões não conseguem nem limpar o próprio traseiro sem ajuda da uma mulher...

Jane Doe

titia disse...

A mascuzada ainda nessa de "Mimimi mulher não faz isso e aquilo e acolá porque mulher não gosta disso"? Claro, pessoas, claro. Não é porque desde crianças mulheres são desestimuladas a investir em atividades ligadas às ciências e às exatas. Não é como se elas não ouvissem até da família que não conseguem. Não é como se nas áreas consideradas masculinas elas sejam hostilizadas, assediadas, tratadas com desprezo e preteridas propositalmente por professores machistas. Não é como se acadêmicos machistas rejeitassem seus trabalhos sem ler apenas de verem o nome de uma mulher no topo. Não é como se elas fossem preteridas porque podem algum dia hipotético engravidar e "estragar tudo".

Imagine, né, se coisas como uma mulher mais competente e bem preparada ser preterida por um sujeito com metade da capacidade dela apenas por não ter um pinto acontecem, que ridículo essas feminazis - oh, wait, isso já aconteceu com a Jane Doe, comentarista daqui! Mascuzada, apenas parem com isso. A gente já sabe que o motivo pelo qual mulheres são preteridas é porque machistas amam pintos e precisam se cercar deles a todo custo, inclusive ao custo de precarizar a empresa/faculdade/escola/instituição/whtever. Não é de hoje que mulheres são preteridas em áreas consideradas masculinas por causa dessa obsessão louca por pintos que vocês tem. Não vão nos convencer com suas papagaiadas machistas. Apenas parem.

Anônimo disse...

Os misóginos adoram fazer comparações desproporcionais, sempre comparam mulheres de classe média para cima com homens muito pobres. Para os misóginos, mulheres de baixa renda e principalmente as antigas escravas, que sempre trabalharam muito duro e fizeram serviços muitos pesados, não são mulheres ou não existem.

Ezco Musaos disse...

"Homens e mulheres tem características diferentes, fazem escolhas diferentes e tem tendencias de comportamento diferentes. As caracteristicas dos homens faz com que sejam maioria nesses trabalhos."

---> Já parou pra pensar por que existem essas tendências diferentes, mascu? Claro que alguém que vem aqui vomitar senso comum não deve nem saber o que significa "pensar", mas vamos lá. Meninos e meninas são criados de forma diferente, ainda vivemos numa sociedade que ensina meninos a serem donos de si, exploradores, curiosos e meninas a serem apenas bonitas e cuidadoras. Meninas de forma geral não são incentivadas a desenvolverem suas capacidades cognitivas, espírito de liderança e outros aspectos que não apenas são incentivados, mas cobrados dos homens. É claro que isso reflete na vida adulta, nas tendências profissionais das mulheres e em suas escolhas nesse sentido, que não são tão naturais quanto a preguiça mascu de raciocinar faz parecer.

Anônimo disse...

20:47 - pq ng é obrigado a ser mula, retardado

20:54 - claro q existe, idiota, vc não leu o artigo não? seu burro

o q não existe é "tendencia natural entre homens e mulheres", seu porco, pare de inventar fanfic positivista

21:52 - "não se interessa" SEU CU, otário, prove q as mulheres "não" se interessam, seu bosta

23:48 - outro fanfiqueiro positivista de merda, q aliás, é o mesmo autor dos comentários bostéticos das 20:54 e 21:52

Primeiro pare de concordar consigo mesmo, mascu analfabeto

e segundo deixe de ser contraditório , seu lixo, se a "natureza" (SIC) é o q "impede" as mulheres de estarem nessas áreas, então não haveria sequer uma delas lá, sua ANTA, analfabeto de merda, vc não leu q as mulheres são 30 a 50% ou mais nas áreas de ciências e medicina? "natureza" a sua uretra, seu encosto, vá sofismar assim na casa do c%ralho

Discriminação sexista, machista e misógina é tudo o q explica esse fenômeno

Anônimo disse...

10:55, não aguentou ler verdades e apelou para o "ad hominem"... comportamento típico da mulher. Controle emocional baixíssimo, raiva enjaulada, amarguras guardadas e frustrações na vida fazem isso com algumas mulheres.

Anônimo disse...

"Como resolver essa situação sem apelar para as cotas?"

Vai resolver por cota e aí quando uma mulher alcançar uma posição superior, dirão "hmmmm tá aqui pela cota". Ajuda bastante, muito digno inclusive.

E eu acho engraçado que até as cotas são discriminatórias, porque se somos todos iguais, por que essas cotas são de 15, 20, 30% e não de 50% pelo menos?

Anônimo disse...

Criatura, você é burro(a), preguiçoso (a), ou cínico(a) mesmo??

Anônimo disse...

De novo, tu és burro(a), preguiçoso(a) intelectual ou cínico (a) mesmo??

Anônimo disse...

Mais um burro, preguiçoso mental, ou cínico por aqui. Favor não usar a sua realidade é de seus familiares e grupo social ou seita como medida do mundo.

Anônimo disse...

Não tem verdades na sua fala, é sua visão de mundo, a realidade da sua família, comunidade, apenas. Não extrapole para o resto do mundo.

titia disse...

12:39 ad hominen? Que tal olhar o próprio umbigo antes de começar a cagar pelos dedos? Seus argumentos vieram da Idade das Trevas e basicamente se resumem a:

. Se tem menos mulheres numa área, é porque elas não gostam ou não tem capacidade pra isso.

. Habilidades matemáticas, científicas e outras do tipo são diretamente comandadas pelos genitais, e não pelo cérebro.

. Como homens ainda são maioria em determinadas áreas, é óbvio que é por causa dos genitais. Afinal, são genitais e não cérebro que definem habilidades matemáticas/científicas/o caralho a 4.

. Vou ignorar todos os estudos e pesquisas que comprovam o machismo, o assédio, a desvalorização, o sistema arcaico e viciado, os preconceituosos que barram alunas e acadêmicas sem qualquer outra base que não o sexo delas, etc.

. Todo mundo sabe que vivemos num filme da Sessão da Tarde e não na vida real, portanto empecilhos e sistemas viciados não são realmente obstáculos pra quem realmente quer.

. Se as mulheres não lotam a área mesmo com todos os empecilhos que encontram, é porque os genitais delas não tem capacidade de comandar habilidades científicas/matemáticas/o caralho a 4.

. Hurhdur meu pinto é o poder, suas feminazis idiotas e incapazes.

E aí você vem chorar que a 10:55 apelou pro "ad hominem"? Se você tivesse LIDO o texto antes de vir aqui entoar sua "Ode ao Pau" teria se poupado de passar essa vergonha, amigo. Leia o texto antes de comentar. Não mata, não te faz ficar cego, não arranca pedaço e não te transforma num eunuco - embora possa fazer suas bolas encolherem um pouquinho, mas isso acontece com todo machista que leva uma surra de realidade na fuça. Ainda assim, leia. Surra de realidade faz bem.

Anônimo disse...

12:39 - q "verdade", ô imbecil?

lorota virou "verdade"? não sabia

típico de homem inventar fanfic e achar q o resto do mundo é otário igual a ele

Inteligência e vergonha na cara baixíssimas, mentiras DESCARADAS, profunda cara de pau, amarguras guardadas e frustrações na vida fazem isso com homens e principalmente com mascus, tipo vc

13:32 - e cala a sua boca, pq além da sua opinião ser uma merda, a opinião de quem desdenharia das mulheres tb é uma merda e não importa em nada

Anônimo disse...

É cada loucura q vcs falam puta merda kkkkk

Sou homem e ninguém me disse q seria o fodao em qualquer coisa q eu fizesse na vida só por ter um pênis, ninguém me incentivou a gostar de ciência, medicina ou qualquer área q vcs inventem q mulher n atua pq o machismo proibiu.
E muito menos falaram a minha irmã q ela n conseguiria nada por ser mulher, q n tinha inteligência. Nossos pais nos incentivaram a estudar e cada um escolheu a area q quis e pronto. É chorume demais!

Vejam só, minha irmã é mecânica e eu n entendo bosta nenhuma de carro. Minha mãe adora matemática (odeio com todas as forças). Já eu escolhi enfermagem.

E n nego q tenha gente q te ponha pra baixo e te diga q vc n vai conseguir nada, mas adivinhem só, homens e mulheres fazem isso com os outros, são gente baixa. O q machismo tem a ver com isso?
Como sempre vcs pegam algo q todos fazem, dizem q é machismo e q só mulher sofre.

titia disse...

12:39 você olhou bem pro seu rabinho antes de sair por aí apontando o dos outros? Porque veja bem o nível dos seus argumentos:

. Se tem mais homens que mulheres numa área de estudo/formação/profissão, obviamente é porque os homens são melhores capacitados pra isso que as mulheres.

. Se homens são mais capacitados por serem homens, obviamente que é o genital que os capacita.

. Se é o genital que capacita a pessoa pra determinadas tarefas, obviamente os genitais e não o cérebro de uma pessoa definem suas capacidades mentais.

. Machismo, sistemas arcaicos e viciados, preconceitos, assédio, desvalorização do trabalho feminino, acadêmicos machistas e que agem sem profissionalismo, etc. não entram na conta, afinal nada disso impede os homens de estudarem/trabalharem nessas áreas consideradas masculinas.

. Como mulheres não tem pinto, obviamente que é o pinto e não o cérebro que desenvolve habilidades matemáticas/científicas/o caralho a 4.

. Como mulheres não tem pinto, obviamente elas não terão habilidades matemáticas/científicas/o caralho a 4.

Traduzindo: você foi láááá na Idade das Trevas buscar os argumentos cagados que os cuzões machistas usam desde antes de aprenderem a limpar o rabo sozinhos-e que já foram destroçados um por um por gente que, ao contrário de você, ENTENDE e ESTUDA o assunto-e quer reclamar que a 10:55 usou "ad hominem"? Amigo, se você tivesse se dado ao trabalho de LER o post antes de vir entoar sua "Ode ao Pau" nos comentários teria se poupado dessa vergonha. Vá amar paus em algum fórum mascu e deixe os adultos conversarem em paz.

titia disse...

Eita, comentário repetido! Lola, ignore o comentário que fiz depois das 14:22, deu uma bronca aqui no meu computador e achei que não tinha ido. Desculpa.

Anônimo disse...

Cotas é de uma justiça incrível... vejam as faculdades, suponhamos q tenha 100 vagas em um curso e metade delas sejam pra negros.

60 pessoas brancas tiram uma nota boa, mas só 50 vão conseguir graças as maravilhosas cotas. As 10 q sobraram q se danem, n importa se estudaram, se merecem pelo esforço, se tiveram otimas notas.
E já prevejo o argumento a lá mãe dinah (pq é obvio q vcs sabem as condições de vida de todos) de q todos os brancos tem vida de rei e melhores condições de estudos q os negros. Como se só negros fossem pobres.

Anônimo disse...

14:35 - "loucura" é o q vcs lixomens regurgitam aqui, aliás, loucura é apelido, vcs cagam pelos dedos mesmos, é impressionante; vcs são burros assim mesmo ou são só homens?

depois um pulha desse diz q mulher "não" é capaz de nada, comparado a vc, criatura, q tem um terrível baixo desempenho em leitura e interpretação de texto, toda mulher é uma gênia (aliás, comparado não só a vc, mas à qualquer homem no geral)

Sobre a fanfic patética q vc escreveu: nota 1,5 POR PENA

E não, ng diz q o "machismo proibiu", seu inútil, vc é mais um dos mascus q não sabem ler? Dizemos q ele dificulta e q é a razão pro efeito tesoura cortar a mulheres nas áreas de ciência, mais claro q isso só desenhando, sua ameba

e tb NÃO, homens e mulheres não fazem isso uns com os outros, só os homens fazem isso, tipo vc, só vcs são essa gente baixa

Danilo disse...

Ah... Essas pesquisas muito confiáveis, que sempre dizem que mulheres se fodem, mas nunca provam nada.
Como a de mulher ganhar menos que o homem no mesmo cargo. Incrível como nunca mostraram algum documento de um homem e de uma mulher provando que ambos tem o mesmo cargo e tempo de trabalho, mas com salarios diferentes.

E vocês não sabem, mas tempo de trabalho e experiência contam. A pessoa não assumir um cargo e ganhar o mesmo que a outra que já está a anos no mesmo cargo.

Anônimo disse...

Pa na enfermagem existem mais mulheres do q homens?

Anônimo disse...

A diferenca entre homem e mulher entao seria apenas o pinto?

Olha, vc q esta atrasada algumas decadas.

Anônimo disse...

10:55

Quem vai perder 4, 5 anos da vida fazendo um curso q n tem o menor interesse? Sem falar do dinheiro perdido, mesmo se for facul pública vai ter muitos gastos.
Então, se a mulher n está lá vendo aula de engenharia é pq n quer, obvio, simples.

Aliás, tem até um vídeo de um repórter da rede globosta, tentando empurrar esse vitimização sobre a mulher sofrer em áreas onde tem mais homens e a mulher entrevistada acabou com a graça dele,ela era engenheira civil. A mulher disse q nunca teve problema no curso, os caras sempre trataram ela bem, n teve problema pra conseguir estagio e nem emprego, sempre foi respeitada, quebraram a cara kkkkkkkkkkkk

Olha aí

https://youtu.be/pr1rR-FmsJU

Anônimo disse...

15:26 - são pesquisas como QUALQUER OUTRA, idiota

vai desclassificá-las só pq não te agrada? apedeuta

mas não interessa, continua sendo a mais pura verdade, goste vc ou não

15:43 - ah, claro, pq se um lixo feito vc falou, então é "verdade", eu vou deixar de considerar o q dizem os fatos e os relatos reais pra acreditar numa ameba parasita mascu anônima, aham

vcs homens são todos uns malditos assim: a maioria dos assassinos, dos estuprados e das escórias sociais é pq vcs querem, obvio, simples

Anônimo disse...

se UMA única mulher não tem problema, logo, nenhuma mulher tem

eis a lóJica do jumento

vc é otário assim mesmo ou é só mascu?

Anônimo disse...

15:40 não, ameba

tem o principal

nós mulheres somos infinitamente superiores aos homens

Anônimo disse...

15:16

Existir mulheres boas em mecânica e matemática é fanfic? Está se contradizendo. Meus pais n nos tratarem como lixo é fanfic tb? Só pq tem pais q desrespeitam os filhos, todos fazem o mesmo? Kkkkkkkkkkkk se isso n é loucura, n sei o q é.

E goste ou n, tem mulheres q tratam os outros como lixo, n adianta fingir q só homens fazem isso.

titia disse...

https://www.catho.com.br/salario/action/artigos/As_diferencas_salariais_entre_Homens_e_Mulheres.php

http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/4476366/diferenca-salarial-entre-generos-intensifica-conforme-idade-aponta-estudo

https://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2012-10-15/a-diferenca-salarial-entre-homens-e-mulheres,10155.html

Brasília - O salário médio de uma mulher brasileira com educação superior representa apenas 62% do de um homem com a mesma escolaridade, apontou um relatório divulgado nesta terça-feira, 24, pela Organização para Cooperação do Des... - Veja mais em http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/11/24/brasil-tem-maior-diferenca-salarial-entre-homens-e-mulheres.htm?cmpid=copiaecola


https://www.regionalmtnews.com/diferenca-salarial-entre-generos-piora-em-2016-e-igualdade-so-deve-ser-atingida-em-170-anos/ - Um relatório publicado no começo deste ano pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) mostra que 2016 não foi nada bom quando são analisados os índices de desigualdade de remuneração entre homens e mulheres. De acordo com o documento, seguindo o mesmo ritmo de hoje, a equidade de salários entre os gêneros só aconteceria daqui a 170 anos. Até o final de 2015 esse prazo era de 70 anos, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), sendo que a diferença salarial entre gêneros diminuiu apenas 0,6% desde 1995.

Tá bom assim ou quer mais, mascu? Ou só vai ficar contente com pesquisas do Instituto DataMasCu que digam que não existe diferença salarial entre homens mulheres?

titia disse...

Aos mascus dizendo que "Ai, não existe isso do machismo impedir porque minha prima, minha irmã, minha vizinha, a tia da sobrinha da concunhada da irmã da minha avó não passou por isso" façam um favor e vão comprar KY e um pé de cabra.

Compraram? Ótimo. Então, agora vocês abrem o tubo de KY e espremem todinho no cu. Isso, isso mesmo, todinho no seu cu. Todinho. Não deixa sobrar nem uma gota.

Se preciso, comprem outro tubo e gastem tudinho.

Acabou? Ok, era pra usar tudo mesmo. Então agora vocês pegam o pé de cabra, seguram firme com as duas mãos pelo cabo e posicionam a parte curva atrás da orelha.

Posicionado? Excelente. Agora vocês dão uns puxõezinhos de teste pra ver se está firme. Se estiver, contem até três e puxem com tudo.

Não se assustam com a luz e o barulho. É normal. Deem um tempo pra se acostumar, guardem o pé de cabra e joguem o tubo vazio de KY no lixo.

E agora que suas cabeças já foram removidas de dentro das suas bundas, vocês já podem observar o mundo como ele é e agirem como seres humanos normais. De nada.

Anônimo disse...

19:54 - não babaquinha, vc não entende nada mesmo, não podia esperar menos de um mascu

fanfic não é nada disso, fanfic é a sua estorinha pra boi dormir

e ng precisa "fingir" q só os homens fazem isso, pq é a mais pura realidade, seu trouxa

Vi e Wal disse...

Todos estes dados do artigo são bastante importantes, mas acredito que no final das contas são mais um desencorajamento do que um fator decisivo. Claro, só um desencorajamento já é suficiente para afastar muita gente, mas o que quero dizer é que acredito que a maior causa para o problema é a visão que a sociedade tem de "sucesso" para mulheres. Das mulheres hoje em dia, espera-se que trabalhem, claro, mas não por sucesso profissional e sim como um complemento da renda familiar. E a mulher ainda recebe a maior parcela da responsabilidade ao cuidar dos filhos e das responsabilidades do lar, então muitas mulheres pensam "ah, já é ótimo poder trabalhar, não preciso chegar ao topo, apenas ajudar minha família e assim terei tempo de criar meus filhos/cuidar do meu marido". Seria melhor fazer uma pesquisa com as mulheres perguntando se elas priorizam a carreira ou a família e depois comparar com a visão dos homens e mulheres sobre o casamento, e assim ficaria claro o que já sabemos pela observação do dia a dia, que a sociedade dá para a mulher tem uma visão diferente do que é ter sucesso, enquanto ainda mantém obrigações tradicionais de mãe/dona de casa.

Anônimo disse...

E o número de mulheres trans, alguém já fez esse cálculo? Não? Pois é... multiplica tudo isso aí por um bilhão que começa a chegar perto da dimensão da tesourada que levamos em todas as áreas, meios e círculos possíveis e imagináveis, até mesmo dentro de meios ditos progressitas, até mesmo no feminismo, que dirá então em ambientes acadêmicos. Fora que muitas de nós nem chegam a ter idade pra progredir nos estudos porque no país que mais mata mulheres trans no mundo nossa expectativa de vida é inferior a qualquer pessoa cis.

Anônimo disse...

Você confiaria seu carro a uma mulher mecânica por mais competente e qualificada que ela fosse? Pois é, a maioria das pessoas não confiaria, e infelizmente a mesma coisa acontece na política. Chorume machista é foda.