quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

A PREVISÍVEL CONDENAÇÃO POLÍTICA DE LULA

Ontem, como todos sabem, o TRF4 condenou, em segunda instância, o ex-presidente Lula.
Como era um julgamento político, não baseado em provas, com o propósito de impedir Lula de se candidatar, foi uma sentença bastante previsível, que acabou com a confirmação (e grande defesa) da decisão de Moro e aumento da pena, de 9 para 12 anos. O negócio foi tão, mas tão previsível, que a Band deu o resultado de 3 votos a 0 seis horas antes do final. 
Além do mais, o TRF4 ter marcado o julgamento com tanta velocidade, quando demora em média um ano e dez meses para julgar processos da Lava Jato, já indicava sua real intenção: barrar a candidatura de Lula.
Para os patos que torcem para que ele seja preso agora, isso não deve ocorrer até que todos os recursos se esgotem. Lula e sua defesa podem pedir "embargos de declaração", solicitando que a Justiça esclareça pontos da decisão. E podem pedir uma liminar ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender os efeitos da condenação (a prisão) até que os recursos sejam analisados. 
Clique para ampliar
Flávio Dino, governador do Maranhão, e também ex-juiz federal (foi o primeiro colocado no mesmo concurso do Sérgio Moro), disse antes do julgamento de ontem: "É ínfima a chance de STJ e STF confirmarem a frágil sentença do triplex. Imensa maioria de juristas do país diz isso. Ou seja, uma eventual condenação em segunda instância só serviria para tentar gerar inelegibilidade em 2018. O que a tornaria ainda mais iníqua". 
Mas Dino tinha esperança que o TRF4 revertesse a condenação. Ainda assim, Lula e o PT mantém a vontade de concorrer. Mas se ele não conseguir uma liminar (que teria que vir de um ministro do STF ou do colegiado), complica. E, apesar do otimismo de Dino, não há nada que indique que o Supremo tenha uma opinião diferente sobre a inocência de Lula que os juízes que já o julgaram. Muito pelo contrário, aliás. 
Pela Lei da Ficha Limpa, Lula estaria inelegível. Mas, se ele não for preso, ainda pode pedir o registro da candidatura à Justiça Eleitoral, fazer campanha e receber votos no dia da eleição. 
Enquanto os recursos não forem julgados em definitivo, ele pode ser candidato. Se sua condenação for suspensa e ele ganhar a eleição, ele toma posse, e pode ser que os processos atuais contra ele fiquem suspensos. Se a condenação for mantida e Lula concorrer, os votos recebidos são considerados nulos e, se ele fosse eleito, ocorreria uma nova eleição. 
Ou seja, ainda tem muito jogo pela frente. Mas óbvio que o cenário não está bom para Lula e para a esquerda de modo geral. Se bem que não está bom faz tempo, até antes do golpe. A decisão de ontem foi apenas mais um golpe dentro do golpe. E sabem qual será o próximo, certo? A reforma da previdência. 
Reproduzo aqui um texto de Luciana Santos, deputada federal e presidenta nacional do PCdoB, e Manuela D'Ávila, pré-candidata à presidência do Brasil pelo PCdoB. 
Lula e Manuela em novembro, apoiando-se mutuamente
CONDENAÇÃO DE LULA É NOVO GOLPE
A condenação do ex-presidente Lula em segunda instância pelo TRF-4 nesta quarta-feira (24) é um arbítrio, o ponto culminante de um verdadeiro processo de exceção. Desde a primeira instância, o processo foi conduzido sem levar em conta o princípio básico do juiz natural; em nenhum momento foram apresentadas provas de qualquer tipo de que o tal tríplex é de propriedade ou esteve em posse do ex-presidente. Não há qualquer ato de ofício que demonstre que ele beneficiou a empresa em questão, dentre muitas outras inconsistências largamente demonstradas pela defesa.
Não à toa o processo movido contra Lula despertou a consciência jurídica nacional e internacional. Alguns dos mais renomados juristas do mundo se pronunciaram sobre o assunto, denunciando o caráter político do processo. 
Lula foi submetido a um massacre midiático permanente, que buscou jogar lama sobre o seu nome. Nesse sentido, o que vemos é uma repetição de outros episódios da história do Brasil, nos quais a grande imprensa buscou destruir lideranças comprometidas com o povo e com os interesses nacionais através de ataques contra sua honra. Foi assim com Getúlio Vargas e com João Goulart, ambos vítimas de campanhas difamatórias que abriram espaço para golpes contra a nação.
Esta decisão, que visa o afastamento de Lula do processo eleitoral, é a nova fase do golpe institucional que cassou 54 milhões de votos dos brasileiros e brasileiras que elegeram Dilma Rousseff em 2014.
O golpe, como o PCdoB tem afirmado desde o início, tem um programa. Foi consumado para implementar um violento projeto de recolonização do país, que inclui a destruição dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e a reafirmação dos interesses do rentismo parasitário. Esse programa não aceita a democracia porque não pode ser implementado sem calar o povo, cassando-lhe o direito ao voto, perseguindo suas lutas e seus dirigentes. Lula não é o primeiro nem será o último, caso a sociedade brasileira não se mobilize em defesa da democracia e do Estado de Direito.
Provando que o golpe é um processo em curso, duas novas etapas dessa ofensiva contra a soberania e os interesses do trabalhador se encontram na pauta imediata de discussões do Congresso Nacional: a reforma da Previdência Social e a privatização da Eletrobrás.
Para reverter esse processo, é preciso apresentar um programa que una todos os brasileiros e brasileiras em torno de um projeto de desenvolvimento nacional autônomo, de reindustrialização e de reversão das medidas de Temer contra o Brasil e os direitos dos trabalhadores. Uma plataforma que demonstre que a realização plena do Brasil enquanto nação é o caminho para a consolidação da democracia e dos direitos do povo. 
Este caminho de afirmação dos interesses nacionais contraria frontalmente os especuladores e rentistas e, por isso, não passa pela pactuação com esses setores. Trata-se, pelo contrário, de construir a frente mais ampla possível, uma concertação que permita isolá-los. É para defender esse programa e sustentar essa orientação que o PCdoB lançou a pré-candidatura de Manuela D'Ávila, portadora de uma agenda de novas esperanças para o povo e de outro futuro para o país. 
No momento em que é cometida essa violência contra o Estado Democrático Direito, o PCdoB abraça Lula e a militância do PT, e reafirma a convicção de que deve prosseguir a luta para que as próximas instancias do Judiciário revertam este arbítrio, permitindo que o ex-presidente dispute livremente as eleições, garantindo que todos os brasileiros e brasileiras tenham assegurado seu direito de votar livremente. 

102 comentários:

Anônimo disse...

Você está com os 8% dos brasileiros que acham que eleição sem Lula é fraude... Os outros 92% ainda têm alguma vergonha na cara. Você também está com os 11% que acham que o julgamento de Lula não foi justo... Os outros 89% ainda têm algum bom senso.

(P.S.: informações da pesquisa do Big Data)

Anônimo disse...

Vocês estão indo para o precipício com um sorriso no rosto....

Anônimo disse...

Vocês não mudam o disco? O processo tá cheio de provas: periciais, mensagens de telefone, emails, depoimentos de testemunhas, delações dos corruptores, documentos adulterados... Só não tem a escritura no nome do Lula, justamente porque é um crime de ocultação de patrimônio.

Anônimo disse...

Culpa das zelites, né?

Anônimo disse...

Da nojo da visão seletiva da esquerda.. seja a favor do Brasil , não de politico ladrão

Lula , Temer , Aecio , todos na cadeia!!!!

Anônimo disse...

"(...) Julgamento político, não baseado em provas."
Já se vê que não leu o processo ou a sentença. Tampouco viu (ou entendeu) a explicação de 3 horas do Gebran Neto, ponto a ponto, de por que a condenação procede.

Henrique Andrade disse...

Mais um artigo esclarecedor. Parabéns!

Lola, eu confesso que fiquei sem esperanças quanto a esperar boas notícias do judiciário e dos recursos que virão.

Vejo na Manu/Ciro uma frente interessante.

Já é hora de pensar em alternativas pós-lulismo ou isso seria "abandonar a luta", mesmo sabendo que provavelmente Lula não terá vitórias judiciais?

Abraço!

Rodolfo abrantes disse...

E impressionante como tem gente que ainda defende esse sujeito, um ser que roubou os cofres públicos de forma descarada, que acabou com a economia e os serviços públicos e jogou 13 milhões de pessoas no desemprego.

Vocês acompanharam o processo, a polícia federal mostrou amplas provas da culpa é do envolvimento do Lula no caso triplex ( que é só um dos casos que o ministério público tem contra ele) e a justiça foi feita.

Olha te digo uma coisa se ser anti-petista fosse uma religião eu seria uns dos fiéis mais fanático.

Odeio o PT e toda a destruição que esse partido junto com esquerda desse país causou na nação.

O dia 24 de janeiro de 2018 deveria ser torna feriado nacional, finalmente um bandido corrupto e ladrão vai começar a pagar pelos seus crimes.

Anônimo disse...

Como uma esquerda dessas não quer descer ladeira abaixo? Gente, muda o disco! Para de agir com esse eterno ''complexo de peter pan'', assumam os erros, assumam as responsabilidades, tenham um pouco de senso crítico e humildade. Reflitam pelo menos um pouco. Essa eterna pose de vítima do pt não convence mais a ninguém. Já se desgastou e muita gente já não aguenta mais. O que demonstra é que vcs já viraram um bando de zumbis sem noção, um bando de esquizofrênicos que acreditam nas próprias alucinações. Tinham tudo para fazer uma grande diferença após a era fhc/psdb, mas a cada 2 passos de davam para frente eram 1 ou 2 para trás. Querendo ou não, justo ou não, o Lula já foi condenado. Mesmo já tendo sido presidente por 8 anos, quer ser candidato de novo? Enquanto o psdb afasta (pelo menos temporariamente) candidatos com imagem desgastada e queimada e procura outras opções, o pt insiste na mesma coisa? Que partido fodido é esse que só tem 1 opção de candidato para a presidência e que já foi presidente antes? O pt não tem mais jeito, já está pedindo eutanásia política.

Anônimo disse...

Pablo Vittar, que teve sua carreira em Uberlândia/MG alavancada por um membro da MBL, apoiou Lula! Resultado, Lula condenado!

Anônimo disse...

Só para esclarecer: houve uma mudança de entendimento do STF no sentido de que a condenação criminal em segunda instância implica o cumprimento imediato da pena privativa de liberdade, ou seja: logo o lula deve ser recolhido à prisão.
A justiça eleitoral costuma abrir algumas exceções, mas a lei é bem clara sobre a inelegibilidade do condenado nesse caso.
Seria bom revisar essa parte do texto.

Anônimo disse...

Faço coro aqui com a maioria dos comentários já postados. Que post leviano e desrespeitoso com os juízes (técnicos) que atuaram no caso. Como não tem como refutar os argumentos técnicos apresentados, fica insistindo nessa ilusão do coitadismo.
Seria cômico se não fosse trágico.
Com essa cegueira e dificuldade em compreender o cenário, de fazer uma mea culpa, a esquerda não se ergue novamente.

Anônimo disse...

Foi uma decisão técnica, qualquer leigo que tenha assistido ao julgamento viu isso.
Apelar para o fato de que o julgamento andou rápido demais para impedir a democracia é patético.
Sério, Lola, vc é tão inteligente, por que ainda defende o Lula e pior, o PT?
Lula infelizmente foi por um caminho que eu e você não esperávamos. Infelizmente é assim que ele vai entrar para a história.

Alícia

Ch..f disse...

Toma remedinho, teu nojinho pode te fazer mal. Abraço.

Anônimo disse...

Não defendo moro&cia, não gosto dele e sei que ele é relacionado ao psdb mesmo e tb me revolto muito em ver que o processo de serra foi arquivado. Mas daí sempre colocar o pt/Lula e sua cúpula sempre de coitadinhos, já é forçar a barra e tem feito muitas pessoas se desgostarem do pt e Lula.

Anônimo disse...

Eu realmente não me importo se lula é preso ou não, condenado, culpado ou inocente. Só me preocupo com o que pode acontecer na presid~encia do brasil, tipo Bolso fazer uma guinada a la Trump e ser presidente. Tento não pensar nisso mas é foda.

Unknown disse...

Nossa, que vergonha em ler isso. Não tem como defender a Lola desse jeito....

Unknown disse...

Ctrl C + Ctrl V.

É incrível a velocidade como esse tipo de texto se propagam, não dá nem para rastrear a fonte.

Ctrl C + Ctrl V agora é opinião.

Anônimo disse...

Não tem como bolsonaro fazer guinada a la trump, bolsonaro não é trump e nunca vai ser. Trump sempre foi um empresário poderoso e esperto, Trump é um grande plutocrata do capitalismo selvagem e neoliberal, enquanto bolsonaro é um idiota lunático, fora da realidade que é idolatrado por um bando de lunáticos igualmente idiotas e fora da realidade, fanáticos religiosos e que em sua maioria defendem ditadura militar, que na prática nem é tão diferente das ditaduras impostas pela antiga URSS e que só atrasam um país. O sistema do Brasil é diferente dos Eua, no qual trump venceu de forma indireta. O bolsonaro e seus eleitores estão mais para um ''lula da extrema-direita''.

Anônimo disse...

Só de ver e ouvir essa palavra ''militância'' eu já me desanimo e desisto, soa tão infantil e irreal. Tanto que eu e até outras pessoas usa já de forma pejorativa.

Anônimo disse...

Na situação atual, as perspectivas tendem a ser muito sombrias em relação ao futuro do Brasil. Os conservadores, dispensados de "caçar comunistas", passarão a "caçar borboletas". Até que uma nova crise possa envolver os poderosos e chegar na classe-média. Como vimos desde 2016, a direita é boa de farra, mas é ruim de ressaca.

Anônimo disse...

Lola, acho que é preciso começar a discutir o pós-lula.
A candidatura dele a presidente vai enfrentar todas essas incertezas judiciais e isso já está afetando a esquerda.

Se fosse certeza que ele fosse disputar, vc acha que a Manuela e o PCdoB estariam cogitando candidatura própria? Que o PSOL estaria com o Boulos? Mesmo o PSB, já estaria fechado com o Lula.

Td isso vai refletir em tempo de propaganda.

Outro ponto, Lula tem 72 anos e é o candidato de esquerda desde 1990.

A esquerda precisa começar a discutir o pós lula.

Anônimo disse...

Por favor lola, lula, pt e cia, acordem! Saiam da guerra fria, já estamos em 2018. Deixem a foice o martelo pra lá!

Anônimo disse...

Ahahahah Lola, que delicia!!!!!
Estou adotando, coloque mais tópicos sobre isso!

Anônimo disse...

Não entendi a lógica. O crime do Lula foi ser apoiado pelo Pablo Vittar ou o Pablo Vittar é o responsável pela condenação do Lula?

Anônimo disse...

Enquanto as pessoas continuarem achando que só presidente governa, continuar elegendo canalhas da bancada BBB, e achar que se não gostar é só trocar (o jeitinho brasileiro, dá um impichima que resolve) o Brasil não vai pra frente.

E ainda tem gente aplaudindo toda essa palhaçada que está acontecendo... Tenho vergonha de ser BR. Não é justo que eu tenha que ter nascido nessa joça enquanto tanta gente nasce no Canadá, Dinamarca, Suécia, Finlândia, França, etc...

Viviane disse...

Henrique, é claro que teremos de pensar em alternativas pós-Lula. Afinal, como todo humano, ele vai morrer...
A questão é: o momento que o país vive hoje não é propício para isso. Por mais que muita gente queria se enganar, não estamos mais numa democracia. É cômodo aplaudir uma decisão incorreta juridicamente quando esta atinge nossos desafetos. O problema é que tal decisão abre as portas para qualquer arbitrariedade contra qualquer cidadão. No momento, um dos poucos líderes capazes de trazer o Brasil de volta à democracia é Lula. Depois que essa situação se normalizar, aí sim vamos pensar em novas lideranças, até para evitar que o PT, e a esquerda em geral, se esfacele após a morte de Lula.

Viviane disse...

E desde quando Big Data é instituto de pesquisa?

Viviane disse...

Anon de 14h02, discordo da sua opinião sobre o Brasil, mas assino embaixo dos tópicos sobre as eleições legislativas. A grande campanha de 2018 deve ser para deputados e senadores. Só quando o povo entender que presidente não manda sozinho este país sai do buraco.

Anônimo disse...

A esquerda está tão burra agora que nem entende mais ironias e zoeira! Aquilo do pablo vittar foi só uma brincadeira, um ironia, uma pegadinha por conta da coincidência da situação. A criatura é tão idiota que achou que alguém estava realmente afirmando seriamente que o lula foi condenado apenas por receber apoio de uma sub-celebridade que tinha sido financiada por um integrante da mbl no passo. É demais!

Anônimo disse...

Na opinião da blogueira não há nada de errado com nossa previdência?

E justo ter gente privilegiada dentro do sistema (Funcionários públicos de forma geral, entre eles juízes, magistrados e militares) que contribuem menos tempo, se aposentam antes com salario integral , enquanto a maioria se aposenta depois, contribui mais se aposenta depois e com salario proporcional?

Anônimo disse...

Lula e o PT já foram, agora precisamos d uma nova esquerda q tenha como prioridades:

Acabar c a Globo;
Limpar o judiciário;
Impostos sobre grandes fortunas;
Melhor distribuição d renda;
Reforma agrária;
Investir na educação, tecnologias e indústria nacional;
Acabar com as privatizações e “desprivatizar” o q foi privatizado.

Anônimo disse...

"Lula , Temer , Aecio , todos na cadeia!!!!"

Aposto que bateu panela pra Dilma mas pro Temer nem uma colher de café

Anônimo disse...

Eu tava esperando que o bicho fosse pegar com essa condenação mas tirando os ativistas, a verdade é que nas ruas isso já ficou bem pacificado, Brasileiro tá cansado desse mar de merda toda e me parece que essa saturação, essa apatia do descrédito generalizado é um movimento de algum modo proposital.

Felipe Roberto Martins disse...

Penso que toda a Política Brasileira precisa se reinventar.

Novos nomes e novas pessoas e novas propostas = novas ações.

Sinto que estes nomes e pessoas já estão aparecendo, mesmo assim, há muito ranço.

As rupturas pede passagem.

É preciso "descolonizar" a Política Brasileira também.

Precisamos de Política de Estado e não de Politicagem de Partidos.

Precisamos de um Projeto claro de Missões, Visões e Ações de fato das Políticas para o Brasil.

Acima de tudo, necessitamos encarecidamente, de Pessoas/ Políticos que amem o nosso País.

A Política é transformadora, quando bem feita, e pode sim ser pautada por valores humanos.

Reflexão para um Brasil/ Mundo mais Humano e Justo...:

Perguntas de um Operário Letrado.

Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilónia, tantas vezes destruída,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Só tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.

O jovem Alexandre conquistou as Índias
Sozinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?

Em cada página uma vitória.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?

Tantas histórias
Quantas perguntas

De: Bertolt Brecht

Anônimo disse...

"E ainda tem gente aplaudindo toda essa palhaçada que está acontecendo... Tenho vergonha de ser BR. Não é justo que eu tenha que ter nascido nessa joça enquanto tanta gente nasce no Canadá, Dinamarca, Suécia, Finlândia, França, etc..."

Hm, cadê o donadio com aquele mimimi de "aim, esse povo de direita não gosta do Brasil, do povo brasileiro..."?

Anônimo disse...

"O bolsonaro e seus eleitores estão mais para um ''lula da extrema-direita''. "

E Lula dominou o país por mais de uma década, não? Hehehehehe

Anônimo disse...

Defensores de Lula em resumo: "Não tem papel nenhum dizendo que aquilo é do Lula, e todo mundo sabe que isso é impensável em um crime de ocultação de patrimônio. Além disso, Fulano e Sicrano fizeram coisas piores e não prenderam eles, portanto Lula é inocente".

Cidadão Consciente disse...

Eu não consigo acreditar num negócio desses, a autora do blog só pode estar muito cega ou não querer ver. Só pra começo de conversa, o Lula era POBRE e ficou milionário, Há quem diga que ele É BILIONÁRIO, vc jura mesmo que ele nunca roubou nada, que ele é um cara honesto? Todos os aliados do PT dele caindo na lava-jato, mas o presidente não sabia de nada né? Vc ouviu os áudios divulgados pela PF? Só pela maneira como ele fala já da pra concluir que ele tem culpa no cartório com um pouco de malícia, mas ok, quer falar de evidências? Ele mandou REFORMAR o triplex em questão, mas ele não tinha interesse no triplex, era da ODEBRECHT.. Ele tentou esconder o triplex, mas era da ODEBRECHT... Tiveram rasuras nas notas fiscais, mas era da ODEBRECHT..Pra quem entende um pouquinho de direito, sabe que o juiz não julga só baseado na letra da lei, o direito positivista já morreu faz muito tempo. Jurisprudência, doutrina, tratados, analogias, tudo isso é levado em conta e em muitos casos não é POSSÍVEL uma prova CABAL, mas as evidências são fortíssimas e bastam, com toda certeza. Temos é sorte que os juízes não podem ser escolhidos pelo governo devido ao princípio do juiz natural, se não era aquela palhaçada que foi no STF com o Gilmar Mendes na cassação do Temer. Acorda, no Brasil não existe Direita e Esquerda no cunho político, é basicamente tráfico de Influência e Jogo de Interesse. O Moro pode até ter errado em certas circunstâncias de expor o caso daquela maneira, mas o julgamento dele foi Perfeito de acordo com o que um Juiz deve fazer. Se não fosse ele, até hoje a gente não saberia da realidade da política do nosso país, mas tem gente que ainda prefere fechar os olhos e acreditar em contos de Fada.. O PT foi basicamente um governo que faliu a economia e adotou medidas populistas de pão e circo pra agradar a população mais pobre, cotas, bolsa família, mas investir na BASE da educação e da Saúde não quiseram, óbvio, porque é o populismo que dá voto.

Anônimo disse...

Quem escolheu o Temer para ser vice da Dilma foi o Lula.

Viviane disse...

Sei. Se ninguém contestasse, você continuaria afirmando aquilo como verdade. Como alguém respondeu, vira "ain, gente, brincadeirinha!".
Muda de tática, moleque, essa já está manjada.

Anônimo disse...

Que bom que um juiz federal "reparou" uma mancada do trf4. Não ter determinado a apreensão do passaporte do bandido condenado.

Anônimo disse...

Felipe. Infelizmente isso é utópico. Se as pessoas (não só políticos) tivessem amor próprio...decência. ..as coisas pelo menos melhorariam. Sem generalizar claro.

Anônimo disse...

Dominou e garfou

donadio disse...

"Não é justo que eu tenha que ter nascido nessa joça enquanto tanta gente nasce no Canadá, Dinamarca, Suécia, Finlândia, França, etc..."

Metade da população do mundo nasceu na Índia ou na China... você tem certeza de que quer mesmo refazer o sorteio?

Anônimo disse...

Gente, não adianta repetir inúmeras vezes para os integrantes dessa seita procurar ter senso crítico, é o mesmo que falar com um muro de concreto.

Anônimo disse...

O lula foi devorado pelos monstros nos quais ele mesmo se associou na década passada, quando estava no auge.

Anônimo disse...

Não consegui ler todos os comentários. A maioria apoia a condenação de Lula.

Em também apoiaria se, todo corrupto fosse condenado, preso e obrigado a devolver aquilo que roubou.

Mas o que vemos é que isso não acontece com Aécio, Temer, Gedel, Jucá, etc... (a lista não tem fim). Todos esses ainda estão no poder ou já estiveram na era Temer. Nenhum foi condenado.

Ser governador e mandar fazer aeroporto em propriedade particular com dinheiro público pode.

Ser delatado e receber dinheiro dos irmãos Batista pode.

Ter 51 milhões em um apartamento pode.

Fazer "grande acordo nacional" pode.

Se encontrar com empresário fora da agenda presidencial pode.

Ter triplex e chácara não pode.

Eu não tive acesso ao processo do Lula e suas provas. Eu não assiste à audiência do TRF4, assim como não vi nada dos processos de Temer, Aécio, Gedel e Jucá. Mas venhamos e convenhamos, esses que agora estão no poder são melhores que Lula?

Mas ninguém faz nada contra eles. Nem mesmo o judiciário. Será porque?

E será porque os 92% ou 89% de brasileiros entrevistados apoiaram a condenação do Lula e nada fazem a respeito de Temer e sua corja? Estariam tendo de Temer e seus asseclas um governo honesto e correto, portanto não teriam nada a reclamar?

Repararam que acabaram as pesquisas de satisfação ou insatisfação do governo Temer. Será porque?

Será que os 8% ou os 11% realmente estão errados ou não foram contaminados pelo que a imprensa fez questão de divulgar?

Penso que eu esteja entre esses 8 e 11% e espero estar muito errado e admitir isso daqui alguns anos.

Ao contrário dos que estão agora se juntando à massa que apoia a condenação do Lula, dizendo ser o mais forte sinal de que estão acabando com a corrupção, admiro a coragem de Lola em expor sua opinião.

Penso que esse processo do Lula será um dos mais estudados pelos cursos de direito nos próximos 50 anos e a sentença de Moro a mais lida nos próximos exames de ordem da OAB.

O tempo nos dirá o quanto estamos certos ou errados.

Que Deus nos ajude!

Cidadão Consciente disse...

Amigo, realmente, muito políticos conseguiram se safar, o que rolou com o Aécio foi ridiculo, o cara tinha que estar preso. O que eu to dizendo é que foi muita sorte que o Moro julgou o processo e não o STF, o Lula mesmo disse em aúdio que “Tudo pode acabar sendo decidido na mão de um Juiz Federal” e isso foi ótimo, o cara se fodeu de não conseguir manipular mais um entende? O STF quem nomeia os ministros é o governo, por isso que o Temer se salvou por causa do Gilmar Mendes e o Aécio também foi por aí. No caso do Lula tinhamos provas muito claras de que houve o pagamento de propina, ele ser condenado foi até um ato simbólico que mesmo um dos caras mais poderosos do Brasil não está imune. A mídia não é e nunca foi confiável, eles botam o que vender mais, é um empresa, visa lucro, diria até que eles são apartidários. Outra coisa, o PT já está na presidências há quase 16 anos, ia ser uma palhaçada o Lula ser eleito denovo, eles já enraizaram o poder, precisa de mudança, mas pior ainda é o PMDB, esse sim manda no Brasil

Anônimo disse...

"Penso que esse processo do Lula será um dos mais estudados pelos cursos de direito nos próximos 50 anos e a sentença de Moro a mais lida nos próximos exames de ordem da OAB."

Não vai não, pode apostar. Até parece que curso de Direito é tão bom assim kkkkkkkkkkkkkkk

Fonte: fiz Direito

Anônimo disse...

E ainda tem petista lunático pedindo clemência a deus, apelando até para a religião, igual a aluno que não estudou para a prova e começa a rezar na hora de fazer! É inacreditável!

Marina disse...

Ai gente, tá puxado o negócio. As instituições brasileiras estão tão bizarras que chegou ao ponto do Reinaldo Azevedo escrever uma coluna e eu concordar!!6 viram essa? - https://www1.folha.uol.com.br/colunas/reinaldoazevedo/2018/01/1953350-em-banania-a-teoria-do-dominio-do-fato-virou-teoria-do-dominio-da-fabula-cuidado.shtml?loggedpaywall

Anônimo disse...

Se o lula fizer igual ao jim jones e mandar vcs tomarem um suquinho, vcs tomam?

Anônimo disse...

Pior que muita gente tentou ajudar o pt, lula, dilma até o limite do impossível, mas não dá mais! Chega!

Anônimo disse...

É engraçado que todo mundo prega moralidade na política e administração pública, porém isso vale apenas para OS OUTROS.

Quando a justiça cobra o oponente, ela acertou. Quando é com o aliado, ela errou.

A justiça vem dando claros sinais que políticos de diferentes grupos estão tendo que responder pelos seus atos. Isso não é uma perseguição ao PT ou à esquerda.

Vide os casos de prisão de Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, Maluf, Gedel Vieira Lima e outros.

E espero que isso se amplie mais, incluindo aqueles com foro privilegiado.



João disse...

Entender que vivemos em um Estado de Direito é difícil para a maioria aqui. Não gostam da lei que prende os partícipes da roubalheira, quando de esquerda. Mas e quando prenderam o Maluf, acham o que? A lei tem de ser para todos. A Lava Jato está revolucionando o método de investigação e avançando contra a corrupção. O resto é choro e este é livre, fiquem à vontade.

titia disse...

Eu não morro de amores por Lula, mas qualquer um com meio cérebro funcional pode perceber que esse julgamento é uma farsa patética montada por corruptos com mais crimes (e provas ainda mais contundentes) nas costas que visa impedir Lula de se candidatar porque ele seria eleito de novo - e isso complicaria muito a vida dos países que fazem o brasil de colônia hoje, afinal como Temer, Aécio e companhia vão encher o rabo de dólar e euro se EUA e Europa tiverem que pagar um preço minimamente justo pelo que levam e não sobrar grana praquela propininha internacional esperta?

Anônimo disse...

Eu tbm consigo mais ver diferença entre Lula e Cristiane Brasil, filha de ex-aliado do pt. Os dois estão com pendências na justiça e mesmo assim querem exercer altos cargos no governo.

Anônimo disse...

Mais uma que não acompanhou o julgamento.
Só mesmo sendo muito desonesto para insistir nessa narrativa de "condenação sem provas", ainda mais porque os desembargadores passaram, em média, 2 horas cada um discorrendo sobre todas as provas presentes no processo que apontam para a culpa de lula.
Condenação mais do que justa.

Unknown disse...

Olá Lola, tudo bem? Pois bem: por favor, fala do "Pai-tarado" do BBB 18.

Abraços fortes e boa tarde! ;)´

Viviane disse...

Isso porque Azevedo é canalha, mas não é burro, Marina. Ele sabe que os critérios contra Lula podem muito bem ser usados contra os amigos dele no PSDB.

Anônimo disse...

Concordo Alícia, eu já fui a favor do PT e do Lula, mas agora está mais do que evidente que ele é culpado. E essa defesa do Lula tá pegando muito mal para a esquerda. Soa desonesto porque o que mais existe são provas.

Anônimo disse...

Pois é eu fiquei com vergonha tambem. Dá aquela sensação de que a esquerda não vai mudar e crescer nunca!

Anônimo disse...

Aaaah eles já estão caçando borboletas há um tempão.

Anônimo disse...

Nem me falem anon das 13:27. Você falou tudo que eu penso. Estamos em 2018. 2018!!! E ainda tem partido com o nome de comunista e socialista quando essa ideologia só seduz gente desinformada. Não há mais esperança pra esquerda. Será que foi o socialismo que emburreceu a esquerda inteira. Pelo jeito agora é só afundar cada vez mais.

Anônimo disse...

A fórmula perfeita para quebrar o que já está quebrado.

Anônimo disse...

Tem razão. Virou uma seita em nada diferente da seita de Bolsonaro.

Anônimo disse...

Esquerda querida, caia na real. Há mais de 100 condenados pela lava-jato. Se informem!

Anônimo disse...

''Eu não morro de amores por Lula, mas...'', imagine se morresse, essa nem disfarça.

Cão do Mato disse...

Acho até "engraçado" essa briga a respeito de existirem ou não provas. Vocês ainda não entenderam que ter cometido ou não os crimes é o que menos importa? A condenação do Lula não é a condenação de uma pessoa, é a condenação de um projeto político alternativo para o Brasil.

João disse...

Leia a coluna do Clóvis Rossi, Folha de São Paulo de hoje...

donadio disse...

"o que mais existe são provas."

E quais são essas provas?

titia disse...

18:48 não morro mesmo não, amigo. Acontece que eu não sou criancinha pra viver no 8 ou 80 mental em que vocês vivem e sei que não amar não é sinônimo de "odiar irracionalmente a todo custo ao ponto de fechar os olhos pra sujeira da oposição". Traduzindo pro seu cérebro visivelmente infantil: o fato de eu não ser eleitora do Lula não me deixa cega pra corrupção de quem não é de esquerda. Não sou infantil e estúpida a ponto de votar num Temer ou Aécio apenas pra que Lula não seja presidente, não vou botar um corrupto de direita no poder por pura birra com a esquerda. Entendeu ou preciso pegar lápis e papel pra desenhar?

Anônimo disse...

Fico contente em ver tantos juristas, mestres, doutores em Direito, professores renomados e doutrinadores debatendo a legitimidade do processo do Companheiro.

Viviane disse...

"Não sou infantil e estúpida a ponto de votar num Temer ou Aécio apenas pra que Lula não seja presidente, não vou botar um corrupto de direita no poder por pura birra com a esquerda."

Titia, você resumiu o perfil de grande parte dos direitistas que comentam aqui. Claro que existem pessoas sérias na direita, mas essa turma não consegue ultrapassar a birra infantil conta a esquerda...

Anônimo disse...

Donadio,

Depoimentos, pericias, documentos apreendidos, fotos, testemunhos, confissões dos delatores... É só procurar o processo e ler que vc vai encontrar tudo lá.

Anônimo disse...

Até mesmo a delação do Palocci. Tão chamado de traíra.

titia disse...

Pior, Viviane, é que essa mentalidade grassa feito praga no brasil, e essas crianças com barba são um número muito alto... olha, eu conversei com um monte de gente de direita que conheço e naveguei por sessões de comentários e matérias sobre política, querendo saber por que as pessoas queriam tirar Lula/Dilma/esquerda do poder e só o que eu achei foi birra. Por exemplo:

. Os mais velhos ou ainda acreditam no comunista comedor de criancinhas, ou simplesmente não gostam de ninguém de esquerda porque ouviram os pais deles dizerem que esquerda era ruim; nunca se perguntaram por quê nem procuraram saber o que torna a esquerda tão terrível. Ouviram alguém dizer que Lula/esquerda era ruim e pronto.

. Os classe média de meia idade vomitavam ódio pelo bolsa família e pelas cotas. Acreditam que é só pra comprar voto, e reclamam de ficarem gastando o dinheiro deles pra sustentar vagabundo através das bolsas. Bom, eu sou classe média e só o que sei é que, quando Lula era presidente, mesmo com bolsa família e cotas, minha vida era bem mais fácil do que agora no governo Temer. Meu salário (que não é grande coisa, aliás) rendia bem mais também...

. Os classe alta de meia idade só faziam reclamar que tinha pobre no shopping, que os aeroportos estavam parecendo rodoviárias porque os pobres podiam viajar de avião, que os filhos das empregadas eram colegas dos filhos dos sinhozinhos na faculdade, que os pedreiros estavam indo morar nos bairros "exclusivos" deles, etc. Não esqueçamos o papelão que Danuza Leão protagonizou dizendo que não tinha mais graça ir a Paris, porque agora a sinhá ou o coronel podiam encontrar o porteiro lá.

. Os mais jovens só ficam falando merda sobre moral e bons costumes. Traduzindo, querem que o mundo volte à época em que mulheres eram obrigadas a depender de macho, e eles podiam agredir e estuprar sem serem punidos. Ah, e como não curtem trabalhar, querem voltar à época em que podiam explorar o trabalho alheio e viver sem fazer nada, como os filhos de coronel antigamente.

E otras cositas más, mas tudo era birra. Inclusive vi muita gente comentar sem a menor vergonha: "Voto no mais corrupto e safado, mas não voto em Lula/Dilma/quem quer que seja o candidato da esquerda porque abaixo os mortadelas!". Como se essa postura imbecil fosse motivo de orgulho, né? Enfim, eu tô torcendo pra que não seja preciso prolongar muito essa segunda era Collor para a qual estamos nos encaminhando. E esperando pra ver o chororô dessa classe média pão-com-ovo quando o pau começar a cantar afinado no lombo deles.

Viviane disse...

Concordo, mas o único problema é que esse "pau vai cantar" no nosso lombo também...

donadio disse...

"Depoimentos, pericias, documentos apreendidos, fotos, testemunhos, confissões dos delatores... É só procurar o processo e ler que vc vai encontrar tudo lá."

Que depoimentos, quais perícias, que documentos, quais fotos, quais testemunhos, que confissões de quais delatores?

Se você sabe quais são, por que não consegue dizer?

donadio disse...

"esperando pra ver o chororô dessa classe média pão-com-ovo quando o pau começar a cantar afinado no lombo deles"

Um problema é que eles aprenderam uma lição: derrubar presidente não é uma aventura inconsequente. Aquela bobagem de "primeiro a gente tira um, depois a gente tira outro" já se revelou como uma grande besteira, além de uma impossibilidade prática. Então eles estão que nem passarinho na muda, bem quietinhos. O chororô deles vai ser da boca pra dentro, por que eles agora sabem que fazer merda dá em... merda. Descobriram que não têm a menor ideia do que vai acontecer se tirarem o Temer, e por isso não estão disponíveis para mais uma aventura. O pau vai ter que cantar muito alto para tirar essas belas adormecidas do seu novo sono encantado.

Mas, por outro lado, eles estão como o babaca que passa a mão na bunda de uma mulher e leva um tapa bem dado na cara. Eles já sabem que não dá pra fazer, e vão levar muito tempo para fazer de novo. Mas ficam de mimimi, dizendo que tinham razão, que a mina estava se oferecendo, que o governo era mesmo corrupto, etc., etc., etc. Então acho que não dá pra esperar uma auto-crítica tão cedo. Até por que a lição fundamental eles ainda não aprenderam: que eles têm interesses em comum com a classe trabalhadora, não com os grandes empresários que eles idolatram.

titia disse...

Eu sei, Viviane, já está começando a ser afinado no meu inclusive. É que sou muito má, sabe, e adooooro ver gente estúpida pagando a estupidez que fizeram por birra.

Anônimo disse...

Cara eu consigo dizer, só que são mais de 200 páginas do processo só com provas, um pequeno resumo das citadas pelo relator:

Depoimento de Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS e réu no processo;
Depoimento de Agenor Franklin Magalhães Medeiros, diretor da área de Óleo e Gás da Construtora OAS e réu no processo;
Mensagens de celular de Leo Pinheiro se referindo ao projeto do "chefe" e da "madame", que seriam Lula e sua esposa Marisa Letícia;
Testemunhos de funcionários da OAS, de empresas contratadas para a reforma do triplex e de funcionário do edifício Solaris sobre as obras e visitas de Lula e Marisa ao imóvel;
Documentos rasurados sobre imóvel no condomínio em Guarujá encontrados na casa de Lula e na Bancoop;
Para Gebran, há provas "acima de dúvida razoável" de que o apartamento triplex "estava destinado a Lula como vantagem";
O desembargador citou ainda depoimentos de delatores da Lava Jato – como Alberto Yousseff, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa – que confirmavam informações de Leo Pinheiro sobre o esquema de corrupção na Petrobras;
Gebran afirmou que Lula tinha conhecimento do que ocorria, era "garantidor de um esquema maior", "agia nos bastidores" e que influenciava nomeações da Petrobras;
Gebran citou votos do julgamento do mensalão ao recusar alegação da defesa de que não houve ato de ofício de Lula;
Gebran recusou apelação da defesa de que a 13ª Vara da Justiça Federal, do juiz Sérgio Moro, não teria competência para analisar o caso.

Cidadão Consciente disse...

titia, é argumento pra tirar a Lula e Dilma do poder que vc quer? Pra começar, como o amigo aqui de cima das 17:30 disse, tem prova exaustiva que o Lula é culpado pelo triplex, mas além disso, ele era POBRE e ficou milionário, segundo a FORBES Bilionário durante o seu governo, assim como sua família. Até aí no mínimo um tráfico de Influência e corrupção passiva rolou, se vc não acreditar em contos de fada, portanto o Lula é corrupto. O primeiro mandato do Lula realmente foi bom economicamente, basicamente o que ele fez foi continuar o crescimento econômico iniciado no governo anterior, mas sinceramente, você acha que político é bonzinho de estimular bolsa-família e cotas sem esperar nem um pouquinho de votos em troca? Não tem cara de populismo pra vc? Se o que eles quisessem era melhorar a educação, investiriam em educação de BASE, para todos e em coisa de 20 anos o Brasil seria desenvolvido e não na Universidade que não deve ser democratizada coisa nenhuma, nem na Suécia é assim. Quem tem competência vai pra faculdade, quem não se esforçou vai pro curso técnico, assim não super-lota as faculdades e faz um profissional formado valer menos que merda. Não se desenvolve um país adotando medidas de curto prazo, JAMAIS, nome disso é populismo, quiça compra de votos. Sobre a Dilma, ela é uma porta, FODEU a economia do país inteiro (que já começou a decair no final do governo Lula) não possuía governabilidade nenhuma, muito menos apoio político pra governar. E por fim, o PT já está há 16 anos no poder, ministros do STF nomeados por eles que por acaso impediram o Temer de ser Cassado e o Aécio de ser preso. Fora todos os outros ministros nomeados. Eles tem o poder enraizado junto com o PMDB, é necessário uma mudança pra tirar uma parte dos corruptos do poder, que já chegou até no STF.

Anônimo disse...

"Fico contente em ver tantos juristas, mestres, doutores em Direito, professores renomados e doutrinadores debatendo a legitimidade do processo do Companheiro.

27 de janeiro de 2018 11:20"

Também. Porque pra criticar uma exposição ou performance duvidosa, exigem mil diplomas senão "não entendo então não vou falar mal". Agora, para um processo judicial de milhares de páginas, aí vai tudo na base do achoque mesmo.

Anônimo disse...

Eu só sei de uma coisa. Defender o Lula por conta dos programas sociais é a mesma coisa da mulher que apanha do marido continuar com o casamento porque ele paga as contas.

Vocês são muito ignorantes e fanáticos, incapazes de reconhecer os erros, falhas e corrupção da própria ideologia.

Temos dois grupos no Brasil: esquerda e direita. Dois aborrecentes que acham que conhecem a verdade sobre o mundo, a solução para o mundo, e defendem com unhas e dentes. É cego brigando com cego achando que enxerga um palmo a frente do nariz.

titia disse...

18:59 segura esse cu aí e desveste essa carapuça. Já disse que não sou eleitora do Lula, e não acredito em honestidade imaculada da parte dele. Apenas disse duas verdades que, pelo visto, incomodam muito a direita brasileira:

1) que a maioria esmagadora das pessoas que são contra não só o Lula mas qualquer candidato/político alinhado à esquerda o são por preconceito, ignorância e birra da mais infantil e ridícula. O que é a mais completa e absoluta verdade, afinal, desde quando "voto no político mais ficha suja, mais safado, mais enrolado com desvio de verba mas não voto em Lula/Dilma/qualquer fulano de esquerda porque abaixo os mortadelas!" é sinal de maturidade e consciência política? É patético, lamentável e de uma infantilidade tremenda que só vai servir pra afundar o país e o povo-criancinha na lama.

2) que mesmo eu sendo classe média, sem direito a bolsa nenhuma nem a qualquer programa de auxílio governamental, minha vida era melhor e meu dinheiro rendia bem mais durante os governos de Lula e Dilma. É, com impostos sendo destinados às medidas populistas e tudo, minha situação financeira ainda era melhor do que agora, em que começaram a cortar os "privilégios" pra pobretada e a economia brasileira está "voltando a crescer" (entre muitas aspas mesmo). Foi um depoimento pessoal e contando única e exclusivamente a verdade, pra que eu ia mentir? Já disse, não sou eleitora de Lula. Não votei em Dilma na última eleição-e se você fizer questão de saber, votei em Luciana Genro-mas minha vida ERA melhor quando Dilma era presidenta. Vai fazer o quê a respeito disso? Chorar? Não vai mudar a realidade, bebê, sorry.

Se isso te doeu, filho, problema seu. Que foi? Você é um desses que se faz de cego pra corrupção cometida pelos coronéis da direita e os coloca no poder só pra não ter que ver um político de esquerda com a faixa presidencial, ou sentado no Congresso? Então assuma a culpa da própria burrada e deixe de se comportar como criança. Não tenho pena de marmanjo infantilóide que faz besteira e depois chora por ter que lidar com as consequências da própria birra.

donadio disse...

"Depoimento de Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS e réu no processo;"
"Depoimento de Agenor Franklin Magalhães Medeiros, diretor da área de Óleo e Gás da Construtora OAS e réu no processo;"

E desde quando depoimento de réu é prova? E o que dizem tais depoimentos? Correspondem a fatos conhecidos, são pelo menos internamente coerentes, ou consistentes um com o outro?

"Mensagens de celular de Leo Pinheiro se referindo ao projeto do "chefe" e da "madame", que seriam Lula e sua esposa Marisa Letícia;"

Mas havia um contrato de compra e venda, portanto, qual o problema?

"Testemunhos de funcionários da OAS, de empresas contratadas para a reforma do triplex e de funcionário do edifício Solaris sobre as obras e visitas de Lula e Marisa ao imóvel;"

Os quais, somados, significam o seguinte: Lula nunca morou no apartamento.

"Documentos rasurados sobre imóvel no condomínio em Guarujá encontrados na casa de Lula e na Bancoop;"

E como tais documentos provariam que Lula é o proprietário do imóvel? Ou são as rasuras que o provam? Como provam, e o que elas significam? Aliás, por que nunca foram periciadas?

"Para Gebran, há provas "acima de dúvida razoável" de que o apartamento triplex "estava destinado a Lula como vantagem";"

Sim, eu sei que o Gebran acha isso. O que eu quero saber é por que você acha que ele está certo.

"O desembargador citou ainda depoimentos de delatores da Lava Jato – como Alberto Yousseff, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa – que confirmavam informações de Leo Pinheiro sobre o esquema de corrupção na Petrobras;"

Todos criminosos condenados.

Como os depoimentos deles indicam, de qualquer forma, que o apartamento seria propriedade do Lula?

"Gebran afirmou que Lula tinha conhecimento do que ocorria, era "garantidor de um esquema maior", "agia nos bastidores" e que influenciava nomeações da Petrobras;
Gebran citou votos do julgamento do mensalão ao recusar alegação da defesa de que não houve ato de ofício de Lula;
"

De novo, eu sei o que o Gebran disse. O que eu quero saber é como isso "prova" qualquer coisa, além do fato óbvio que o Gebran votou pela condenação.

"Gebran recusou apelação da defesa de que a 13ª Vara da Justiça Federal, do juiz Sérgio Moro, não teria competência para analisar o caso."

Isso não tem nada a ver com o assunto; ele poderia ter recusado essa apelação e ainda assim votado pela absolvição. Isso é matéria processual, não substantiva.

Continuo sem saber como alguém pode ser proprietário de um imóvel sem que o imóvel esteja registrado em seu nome, sem jamais ter morado nele, sem jamais ter auferido aluguéis, sem jamais ter feito uso do mesmo.

Ou a questão não é a propriedade do imóvel? Qual é, então?

Cidadão Consciente disse...

Sim, mas vc falou como se não existissem argumentos contrários ao PT no poder e só o que eu fiz foi te dar. E se sua vida era melhor durante o governo da Dilma isso não faz o governo dela melhor pro Brasil enquanto nação, além de que nada impede de o teu salário ter aumentado na época e agradeça que vc não perdeu o seu emprego. Aliás outro erro ao exercer voto é pensar em si e não no Brasil a longo prazo, e óbvio que eu não vou votar na direita só por ser direita, tem várias questões aí como alternância de poder, governabilidade, economia, propostas. Mas a questão é que já sabemos o que não funcionou e temos a chance de mudança. Medidas como o bolsa família podem até ser necessárias, mas se não há medidas de melhoria em longo prazo concluo que é apenas populismo barato mesmo.

Anônimo disse...

Eu acho que não a maior prova de que lula era proprietário do sítio de atibaia, por exemplo, do que ter chamado em um telefonema o sítio de 'meu sítio'. É Donadio... Talvez vc desse uma bom advogado cuja função é defender o cliente. Defender até o diabo. Mas esse triplex tava mesmo destinado a lula como pagamento por favores. Não dá pra se negar a ver isso. No fundo, mesmo os petistas que defendem lula sabem disso.

Rafael disse...

O mais irritante é que argumentos racionais,lógicos e plenamente fundamemtados são jogados no lixo,como a prescrição a incompetência do Moro para esse caso e a falta de consistência dos tais atos de ofício indeterminados,não adianta nada levantar tais pontos,nem rebatidos são.São ignorados.Quem sabe agora a esquerda pare de querer judicializar tudo,fazer lei pra tudo.

donadio disse...

"Eu acho que não a maior prova de que lula era proprietário do sítio de atibaia, por exemplo, do que ter chamado em um telefonema o sítio de 'meu sítio'."

Nunca ouvi falar desse telefonema; tenho a impressão de que acaba de ser inventado. Por outro lado, o Lula acaba de ser condenado por ter recebido um apartamento do qual ele nunca teve nem propriedade nem posse, não por ter recebido o sítio de Atibaia.

"Mas esse triplex tava mesmo destinado a lula como pagamento por favores. Não dá pra se negar a ver isso. No fundo, mesmo os petistas que defendem lula sabem disso."

Ou seja, você não precisa de provas, a convicção te basta. Só que isso só vale para um tipo de julgamento: aquele que é feito nas urnas. Aí você pode julgar por qualquer critério que quiser, inclusive sua convicção. Mas julgamento no judiciário exige um outro patamar, especialmente se é um juízo criminal. Aí as provas têm de existir, têm de demonstrar a existência do crime e a participação do réu nele além de qualquer dúvida razoável. Isso não foi feito, o julgamento é vergonhosamente político, o judiciário está usurpando a competência do eleitorado, e isso é abertamente inconstitucional. É isso que ninguém deveria se negar a ver. E aí é como o Rafael Cherem diz, argumentos racionais e lógicos não são sequer ouvidos; prefere-se a mentira desbragada - a Friboi é do filho do Lula, a Forbes diz que o Lula é bilionário, o Lula tem uma fazenda com uma sede que é um palacete, o filho do Lula tem uma Ferrari folheada a ouro, etc., etc., etc., e agora esse telefonema que surge de lugar nenhum, mais uma fake news. Essas imbecilidades é que são tomadas como verdadeiras, e quem não acreditar nelas é que está tentando tapar o sol com a peneira.

Goebbels estaria orgulhoso dos seus discípulos brasileiros.

Pardal disse...

"...e agradeça que vc não perdeu o seu emprego."

A menor taxa de desemprego do Brasil desde 2002, quiçá desde 1980 foi em tchram: 2014! E adivinha no governo de quem?! Antes de falar algo de que desconhece dê uma pesquisada, apesar do preconceito de muitas pessoas a Wikipedia pode ser um começo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_desemprego_no_Brasil

E dalí você pode checar outras fontes.

https://www.forbes.com/sites/kenrapoza/2014/01/30/brazils-unemployment-rate-hits-record-low/#451932ed3df3

Ah, agora que estamos voltando aos índices de 2002, agradeça se você não perder o seu emprego.

Pardal disse...

Mas uma coisa Gebran provou: que não está atualizado quanto à legislação brasileira, ao manter o bloqueio dos bens do Lula "em decorrência da ocupação do cargo de presidente". A lei prevê servidores à disposição de ex-presidentes, e não aposentadoria.

Cidadão Consciente disse...

Donadio...Vc tem algum conhecimento de Direito? Testemunha serve como prova sim, o nome é prova testemunhal, tanto é que forjar testemunhas é crime. Reforma no Triplex indica posse, assim como rassura indica desejo de ocultar, o Lula foi visto no Triplex com o presidente da OAS, o que ele tava fazendo lá? Durante as perguntas do Moro o Lula ficou em silêncio, se ele era inocente poderia demonstrar não? Que parte de que é um crime de ocultamento de Patrimônio e portanto IMPOSSÍVEL de ter o nome do Lula vc não entendeu? Fortes evidências são mais que suficientes em Direito Penal, mas no caso temos as provas testemunhais o que é mais que suficiente. Se fosse como vc diz, a maioria dos criminosos provenientes de crime organizado como traficantes ou mesmo assassinos seriam absolvidos muitas e muitas vezes.. Se eu que sou um mero estudante de direito sei dessas coisas, imagina um Juiz Federal, 3 desembargadores e o Supremo? Por favor... Tá passando vergonha. Vc acredita mesmo que o Lula é inocente?

Cidadão Consciente disse...

Lógico que foi, Ano de copa do mundo, quantos empregos não foram gerados? Ia ser risível a taxa de desemprego ser alta num ano desses, aí vc tem 2016 assim que passou a hype da copa com o maior índice de desemprego desde 2003 e o TERCEIRO maior valor da amostragem anual, e no governo de Quem? Passou vergonha. E nos 3 anos do primeiro mandato do gov Lula a taxa de desemprego estava bem alta também, os maiores índices

Anônimo disse...

O fato de Michel Temer ter melhorado a economia não lhe dá o direito de não ser julgado pelo judiciário.

Isso também se aplica ao Lula: Apesar de ter havido conquistas em seu governo, isso não lhe exime de um julgamento.

Todos devem responder pelos seus atos.

lola aronovich disse...

"Fato de Michel Temer ter melhorado a economia"

Fonte: Times New Roman 12.

titia disse...

"Fato de Michel Temer ter melhorado a economia"

Amigo, fechar os olhos e bater os calcanhares três vezes repetindo isso não vai fazer com que vire realidade, viu?

Anônimo disse...

Lola, vocês tem o direito de não gostar do Temer e pedir pra ele sair, mas isso não muda o fato de que ele melhorou a Economia sim.

Querem fonte? Que tal o FMI:

https://g1.globo.com/economia/noticia/fmi-melhora-previsao-para-pib-brasileiro-e-estima-alta-de-19-em-2018.ghtml

Anônimo disse...

Os juros mais baixos da história brasileira, a máxima da inflação ficará mais baixa que a prevista pelo Banco Central, a industria voltando a crescer, crescimento de 3% do pib previsto para 2018, falta só a reforma da previdência, reforma tributária. Agora devemos nos concentrar em eleger políticos de direita que sejam a favor da austeridade e livre mercado, porque se os socialistas keynesianos bolivarianos porem suas mãos sujas em cargos de poder o país explodiria em mais uma crise.

Anônimo disse...

Sim,todos,se culpados na cadeia, mas pq só o Lula está?? 😆😆 Existem provas contra aecio e onde ele está? E o temer,cadê a cede de justiça em relação a ele? Pq não conseguem se quer investigalo? Ai ai ai