sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

GUEST POST: FALEMOS SOBRE ABORTO

Excelente texto da Sabine.

Nunca me esqueço de minha querida mãe, falecida há mais de 7 anos, chegando em casa numa noite de 2007, quando ainda morávamos juntas. Grande fã do filme 21 Gramas, do mexicano Alejandro G. Iñárritu, tinha ido ao cinema, muito animada, assistir ao recém-lançado Babel. Ela não era muito chegada em cinema, inclusive dormia nos poucos filmes que topava assistir por indicação minha. Poucas vezes a ouvi falando tão bem, e tanto, de um longa. Falando um pouco mais, talvez no dia seguinte, ela comentava uma cena específica, em que a personagem de Cate Blanchett, baleada e sem acesso a um devido atendimento médico, estava perdida no meio do Marrocos.
Sem muitas descrições, sem muito entender, não dei tanta bola. O papo da mesma cena surgiu alguma outra vez depois disso, mas não me lembro a ocasião. Também não me lembro se eu estimulei a elaboração ou se ela quis falar espontaneamente. Mas ela deu-me a explicação, contando melhor uma história que tinha sofrido e me resumido muito brevemente: quando teve uma gestação interrompida, antes de ter meu irmão mais velho. 
Ela entrou em detalhes dessa vez. Durante o oitavo mês da gravidez ela e meu pai viajaram à Bahia, para visitar uma amiga querida. Essa amiga tinha montado uma cama improvisada, com um colchão, para eles. Minha mãe descrevera bem a cena quando, deitada para descansar, sentiu-se molhada. Levantou-se e viu o colchão com uma enorme mancha de sangue, seu vestido encharcado. Correram para o hospital.
Meu pai também já faleceu, então não tenho informações mais específicas, como por exemplo a cidade em que isso tudo se passou. Sei que era uma cidade pequena; sei que já sabiam que o bebê era um menino, já haviam escolhido nome. Estavam muito felizes com a gravidez. Ao chegarem ao hospital, minha mãe de cara foi maltratada. Enfermeiras, atendentes, médicos -- todos trataram-na como criminosa. A hemorragia era intensa, seus nervos obviamente à flor-da-pele. O que perguntaram a ela? “Foi o quê, agulha de tricô?”, e outras coisas do gênero. 
Falaram, de malgrado, que não havia lugar para ela. Pelo que me contava, poderia ser mentira -- deveria ser. Depois de muito esperar, e de muito meu pai reclamar (lembrando que ela estava perdendo uma gravidez no final do terceiro trimestre, com 8 meses, quando é super perigoso para a vida da mulher, com intensa hemorragia), colocaram-na numa maca (até então esperava sentada). A maca foi deixada no corredor. Depois de esperar ainda mais, sendo ignorada, ela disse ao meu pai que precisava urinar, e chamaram uma enfermeira. Ela olhou minha mãe com desprezo e disse: “Faz aí”. 
E nessa parte retorno ao filme. Em Babel, a personagem americana precisa urinar, mas não tem condições de se levantar. Seu marido a ajuda, com uma bacia, e pede privacidade ao homem que tentava ajudá-los. Minha mãe sequer recebeu uma bacia, e teve de fazer como estava. Ela não se emocionava com tanta facilidade com filmes. Com este, disse ter chorado com a cena, ao lembrar de sua experiência. 
É muito triste que um parto prematuro (lembremos que, já nos 8 meses, não é aborto -- mesmo com feto natimorto) em um hospital se assemelhe, em sensação, a tomar um tiro no meio de uma região desértica.
Depois que foi (mal) atendida pelo médico, as enfermeiras, com muita raiva, colocaram-na num quarto de maternidade. Com mulheres que haviam acabado de parir -- e seus bebês. Falaram em tom de punição que não haviam outros quartos disponíveis. Deveriam ter dito de uma vez que era “para ela se arrepender do que havia feito”. 
Acho que essa história ilustra bastante a realidade sobre o aborto no país. Mulheres sofrem de todos os modos -- as que não queriam abortar e perdem, as que não querem a gravidez e apelam para medidas drásticas. Quem ainda pensa que uma mulher que aborta não sente nada deveria ficar quieto. Peço uma atenção especial às mulheres. Com homem é simples: se você não engravida, nem ouse opinar. Se estiver interessado (e deveria), é bem-vindo para ouvir e entender o drama das mulheres. 
As mulheres que se dizem contra o aborto também devem ter cuidado. Se você nunca quiser abortar, pense com cuidado no momento e na razão de proferir a opinião. Falar isso repetidamente pode soar como julgamento para aquelas que passaram por isso. Mesmo para quem não se arrepende do que fez, não é uma experiência fácil de digerir. E muitas das pessoas que “jamais fariam um aborto” nunca precisaram cogitar, nunca viram seus contraceptivos falharem, nunca foram estupradas. Falar de certezas absolutas no futuro do pretérito do indicativo pode ser uma bela armadilha. Peço uma reflexão. 
Depois disso minha mãe teve dois filhos. No primeiro parto, sofreu violência obstetrícia e nunca soube disso, achava que era culpa dela. A episiotomia que sofreu foi extremamente traumática. O segundo parto foi uma cesariana, pois a opinião médica era de que ela tinha certos problemas com dilatação, por isso o primeiro parto fora “difícil”. Uma balela sem tamanho. 
Depois, quando eu era criança, ela precisou realizar um aborto, pois não tinha condições de ter mais um filho e ela e meu pai estavam perto de se separar. 
O que fez? Arranjou sozinha um remédio, provavelmente Cytotec, e confiou no terrível mito de que você deve tomar alguns comprimidos além de usar topicamente. Resultado: passou um dia inteiro muito mal, com mais uma hemorragia intensa e risco de hemorragia interna. Correu para um ginecologista de confiança e precisou passar por uma curetagem, pois o aborto tinha sido malsucedido. Acho que jamais teria ido a um hospital.
Minha mãe era branca, intelectual e bem instruída, de classe média. O tratamento dado às mulheres e todos os problemas relacionados à saúde reprodutiva renderam a ela apenas experiências traumáticas. Como sabemos, todos os problemas sofridos por uma mulher branca de classe média pioram muito para negras, pardas e/ou pobres. 
O problema do aborto, me parece, é extremamente ligado à violência obstetrícia. É tudo banhado em profunda misoginia e pautado no poder absoluto sobre tudo -- inclusive o corpo da mulher. O aborto é tido como crime. As pessoas sentem raiva e chamam as mulheres de monstras (ou putas ou sem vergonha e a lista não tem fim). Criminalizam a prática, mesmo que não esteja na lei, e estamos todas sujeitas a punições dadas por profissionais da medicina. 
Como nos casos de estupro, somos desacreditadas -- sempre culpadas e nunca vítimas. A mulher que aborta clandestinamente é vítima da sociedade injusta e patriarcal que não dá amparo e suporte; a mulher que sofre aborto espontâneo é vítima de uma infelicidade da natureza -- e todas são tratadas de forma grosseira, cruel e sádica. Como são as parturientes, como são as mulheres que não abaixam a cabeça, e as que abaixam também. 
Falemos sobre aborto sim, sempre, até que ele seja reconhecido como uma questão de saúde pública e de escolha apenas da mulher. Enquanto falamos, sejamos justas e companheiras umas com as outras -- estamos precisando mais do que nunca de sororidade. 

272 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 272 de 272
Anônimo disse...

pode falar o que quiser, mas é fato que as meninas hoje estão mais precoces que antigamente - desenvolvem os caracteres sexuais secundários antes dos 10 anos. Não porque são trocadas por pão ou casam adolescentes, mas porque tem a libido despertada e estimulada cada vez mais cedo - observe que o fenômeno acontece mesmo entre as classes média e alta. Os próprios homens; quem era adolescente nos anos 80 tinha acesso a pornografia? Para comprar uma inocente playboy com menos de 18 tinha que implorar para o cara da banca ou pagar para um adulto adquirir.

donadio disse...

"É a mesma coisa, a cirurgia do aborto custa dinheiro e se você quer fazer tem que pagar, assim como qualquer outra coisa que vc queira que custe dinheiro.

É óbvio que vai sair caro pro SUS sair pagando aborto pra qualelquer mulher que queira fazer. O problema é justamente que aqui no Brasil as pessoas acham que discriminalizar o aborto é igual ao SUS pagar aborto pra todo mundo. Coisa que na verdade não acontece em NENHUM outro país, pode ser que alguns paguem para mulheres em condições especiais tipo estupro, mas nunca pra quem simplesmente quizer.
"

É engraçado como esse pessoal acha que pode mentir a respeito da legislação de outros países na era do google...

Curto e grosso, nos Estados Unidos a legislação é estadual, submetida a uma regra federal que proíbe negar custeio público em casos de estupro, incesto, e risco de vida para a mãe; 17 estados permitem que os custos dos abortos sejam pagos pela saúdo pública. Os demais estabelecem restrições (um deles, Idaho, em conflito com a legislação federal, só permite que o Estado cubra despesas com abortos feitos para preservar a vida da mãe) dos mais variados tipos.

No Reino Unido, a medicina é socializada. Não existe pagar privadamente por saúde, o NHS cobre tudo. Na França, o sistema de seguridade social cobre os custos dos abortos legais desde 1982. Na Itália, o aborto é gratuito nos hospitais públicos. Em Portugal sistema de saúde pública provê abortos gratuitos.

Então não adianta escrever NENHUM em maiúsculas; maiúsculas não tem o poder de mudar a realidade e transformar mentiras em verdades.

Andressa disse...

Queria saber onde q tá escrito q aborto é crime de propriedade, é mais uma mentirada ou é real? Falam, falam e zero provas. Pq na legislação é crime contra a vida.
Se realmente fizeram isso, o q é q muda? O feto vira propriedade, coisa, n tá vivo?
Hilário e ver vcs dizendo q o pai n tem nada a ver com a história, como se o filho fosse feito so pela mulher, até já perguntei sobre isso a algumas feministas, e só respostas totalmente hipócritas. Como:
Enquanto o filho ta na barriga da mulher, o homem n existe, pouco importa o q ele quer, mas se a mulher quiser ter, o cara de repente vira o pai e é obrigado a cuidar, conveniente, n?
Seguindo a lógica de direitos iguais, homens e mulheres deveriam ter direito de descartar o filho sem sofrer nada legalmente, n q eu concorde com isso. Mas é obvio q n é por isso q lutam.
E outra mentira, homens tem permissão pra abondonar filhos? Por isso q até ricos e famosos são presos por n pagarem pensão. Ter um bando de homem largando filho n significa q seja aceito, se é assim, todo tipo de crime é aceito pela sociedade já q tem um bando de gente praticando.
E n podia faltar as adivinhações sobrenaturais sobre os n abortados, convenientemente eles sempre terão uma vida de merda. E isso sabe lá como dá direitos aos outros de matar.

titia disse...

19:39 é, é assim mesmo mascu, como o embrião se desenvolve na barriga da mulher é ela quem manda. Não quer correr risco de pagar pensão, use camisinha, faça vasectomia ou transe exclusivamente com homens. E não sei que legislação você leu, mascu, mas vou apenas deixar essa frase pra você raciocinar e rasgar o furico com a unha: se aborto fosse crime contra a vida, as bancadas religiosas não teriam que inventar e tentar passar a abominação conhecida como Estatuto do Nascituro.

donadio disse...

No Código Penal Brasileiro, aborto é crime contra a vida. É punido de acordo com os artigos 124 a 127, que estão todos dentro do Capítulo I do Título I da Parte Especial. E o nome desse capítulo é bem direto: Dos Crimes Contra a Vida.

Não sei de onde sai a ideia de que aborto no Brasil é crime contra a propriedade. Talvez tenha sido no passado, mas pelo menos desde 1940 é crime contra a vida.

Que isso é contraditório com a artigo segundo do Código Civil, não resta dúvida. Pois se a personalidade começa do nascimento com vida, como diz o CC, então o aborto não pode ser um crime contra a pessoa, e como todos os crimes contra a vida são crimes contra a pessoa, o Código Penal está errado.

Mas no momento, com o Congresso escravocrata que temos, levantar essa lebre vai é motivar os 300 picaretas a mudarem o Código Civil, não o Penal.

Anônimo disse...

só vim atestar uma coisa off topic:

a marcha das mulheres PISOU na posse do donald drumpf(uhrer)

mas não é novidade nenhuma né

esperar o q de alguém q é mictório do putin?

nem o mijo da rússia vai salvar o trampiss (trampurina) do desastre total q vai ser sua presidência

"mija mais putin, mas eu vou ser "eleito" né?"

Anônimo disse...

Xispa, "Rodolfo". Xô! Xô! Ninguém te quer aqui não. Vaza!

Anônimo disse...

A marcha das mulheres foi um grande textão do facebook: faz barulho, ganha uns likes e não resolve porra nenhuma.

Cadê a marcha na hora de votar? Não vimos.

E eu acho fofíssimo se falar do Trump e esquecer o que a dona Hillary e seu esposo fizeram no passado contra, pelo menos, duas mulheres (um estupro cometido pelo Bill e uma defesa de estuprador vinda da Hillary).

Anônimo disse...

"na hora de votar?"

elas votaram

foram mais de 3 milhões de votos a mais, mas como a eleição nos gestapos unidos é um completa farsa, bom, já vimos

o mictório do putin está com os dias contados

Anônimo disse...

engraçado o trampiss falar de votos: "~ain, pq não foram votar?~"

ELAS FORAM VOTAR, SEU IDIOTA, vc perdeu o voto feminino, imbecil, e o voto popular tb, seu otário

A Killary recebeu 3 MILHÕES DE VOTOS A MAIS Q VC e jura q ainda quer falar de voto?

vai lá, continua bebendo urina do putin q vc ganha mais, leproso dos infernos

só nos gestapos unidos mesmo

Andressa disse...

Titia vá ler o código penal q te fará bem, bem lindo o modp de defender mulheres m discordou de vcs é homem, nenhuma novidade.
E n é assim, vão distorcer até a forma de concepção? Puta merda... Tenho quase certeza q o homem tem participação nisso, só acho...

Anônimo disse...

Mesmo com google não foi capaz de pesquisar direito.
Em nenhum dos países que vc mencionou o Estado cobre aborto em qualquer circunstancia, o único que possui um sistema público de saúde parecido com o brasileiro é o Reino Unido e lá o aborto é coberto apenas para mulheres zem condição de custear, estupro, risco de vida.

Os outros países nem possuem sistema de saúde universal e vc tem q pagar pelo que usa, as vezes como especie de plano mas nada é simplesmente dado pelo governo.

Deixa de querer bancar o sabidão e vir falar merda dizendo que os outros tão mentindo quando vc nem sabe nada do assunto

Anônimo disse...

"Já perceberam que falam muito mais de aborto que de contracepção???"

Porque são coisas diferentes. Falar de contracepção é necessário mas não muda o fato de que aborto é necessário também.

Anônimo disse...

22:18 [2]

Anônimo disse...

"Homens criaram leis idiotas, inventaram religiões, tudo, mas NUNCA conseguiram impedir o aborto. Rasga o cu com a unha"

Isso aí.

Anônimo disse...

E vocês homens conhecem alguém que fez ou vai fazer.

Talvez você já até saibam disso, por isso odeiam tanto as mulheres... porque nós sempre faremos nossa escolha, mesmo que vocês continuem centrados no pau sem uso de vocês.

Anônimo disse...

"mas se a mulher quiser ter, o cara de repente vira o pai e é obrigado a cuidar"

O cara não vira porra nenhuma. Se há um bebê nascido, o cara é pai. E por isso é obrigado a cuidar, sim.

Anônimo disse...

"Seguindo a lógica de direitos iguais, homens e mulheres deveriam ter direito de descartar o filho sem sofrer nada legalmente"

Só quando homens engravidarem também. Só pode decidir ser contra o nascimento quem carrega no ventre por 9 meses e sofre as consequências físicas, psicológicas e sociais disso.

Anônimo disse...

Quanto custa um aborto? Falaram em tomar um remédio e ficar em casa, economizando leito em hospital. Se for assim, acho que muitas mulheres iam preferir até pegar dinheiro emprestado pra pagar em vez de sofrer 9 meses e ter que cuidar de um filho (geralmente sozinhas) a vida toda, ia ser um bem pro SUS.

Anônimo disse...

Não tem moderação aqui, a Lola saiu de férias

titia disse...

21:08 independente de ser homem ou mulher, você é mascu porque seu jeito de pensar é mascu. Sabia que existe mascu com pepeca? Pois é, se você realmente for mulher (o que eu realmente duvido, porque você é o mesmo troll assassino de gramática que veio insistir que as mulheres tenham mil filhos achando que você ia poder se aposentar com o dinheiro dos outros sem trabalhar) ainda assim é mascu. E pare com a palhaçada. As feministas são que mais lutam, se não forem as únicas, pra que os homens assumam sua responsabilidade com a contracepção e façam sua parte pra evitar gravidezes indesejadas, mas é só alguém aqui cobrar que homens usem camisinha que vocês já vem espernear e fazer escândalo como se fosse um crime exigir responsabilidade dos homens.

Donadio, devo ter mesmo lido uma versão desatualizada dessa lei, mas se aborto já é colocado como crime contra a vida, alguma ideia de por que então tentaram inventar o tal estatuto do nascituro?

Anônimo disse...

Antes da revista playboy ser inventada já viviam levando meninos para perder a virgindade em bordéis do mesmo jeito e isso era bem mais pesado que ver pornografia na internet. Já existiam meninas que menstruavam com 10 anos de idade nos anos 80 e tinha bem menos recursos para tratamento e a apoio do que hoje. Nada impedia que crianças que sofriam abuso sexual antigamente menstruassem mais cedo, só que era uma assunto mais desconhecido da classe média e das grandes metrópoles. Abuso sexual e estímulo sexual em crianças sempre existiu. Só era mais escondido da sociedade.

Mila disse...

O problema de falar sobre aborto é que as argumentações contra são sempre de cunho moral e religioso.
Não li todos os comentários, mas quem se posiciona contra a legalização é o pessoal do "abriu as pernas, aguente a consequência". Ou seja, ninguém está interessado em como essa criança vai crescer e que tipo de relação ela tera com os pais e com a família. A única coisa que importa é punir essa mulher com maternidade. Maternidade é um tema sério, se trata de colocar um cidadão no mundo e jamais deve ser vista como punição para uma mulher que fez sexo. E um posicionamento conservador de quem é contra sexo para fins que não visem a reprodução.
O outro argumento é o questionamento de quando inicia a vida, que na minha opinião é um pouco mais honesto. Só que partindo desse princípio, teriam que proibir a inseminação in vitro, pesquisas com células tronco embrionárias e outros.
E um puxão de orelha para quem se posiciona a favor "pq a pobre não tem condições e o moleque vai virar marginal", parem e pensem no racismo e elitismo deste argumento. Vocês estão ligando pobreza, cor da pele à marginalidade, como se os maiores bandidos desse país não fossem brancos e bem nascidos.

Anônimo disse...

Não pague. Prefira gastar dinheiro com suas baladinhas top, seu uísque com energético, sapatênis e carro. Lide com sua consciência em saber que vc pode estar deixando um filho seu passar necessidade enquanto você gasta com futilidades. É digno de um grande ser humano. Fique velho ou doente e precise da ajuda ou companhia dele e reclame do filho ingrato se ele se recusar.

Anônimo disse...

08:40

Você não faz ideia de como eu sou e o que faço (errou tudo o que escreveu). Você é que é um fracassado e insiste que os outros são estereótipos, pra achar que a culpa da sua solidão é das pessoas que se divertem e são "fúteis"... vai, banca o profundo incompreendido pelo mundo, o "cara legal" que nunca tem mulher porque elas são "vadias" que vão pra balada.

E vai morrer sozinho, sem neto "pra cuidar" de você porque nunca vai achar mulher pra se reproduzir. E trabalhando um monte. Se prepara.

Anônimo disse...

GENTE, O ANON DA PREVIDÊNCIA IS BACK

VAMOS COMEÇAR A PARIR

Anônimo disse...

Desde que o mundo é mundo crianças de ambos os sexos já sofriam de violência sexual, principalmente as meninas e sempre sofreram consequências drásticas por isso. A diferença é que antes era mais aceito e visto de forma bem menos crítica e negativa do que hoje. Por isso muita gente ainda insiste em ter uma visão romântica, inocente e cor-de-rosa de épocas passadas.

Andressa disse...

Titia


Kkkkkkk gente, nem sei o q falar, paranoia? Sim, sou mulher, chocante mesmo uma mulher discordar de uma feminista...
E ser contra algumas baboseiras q vcs falam n significa q apoio machismo, apesar de ser isso q vcs pensam, quem n é feminista é a favor de todas as merdas no mundo blá blá...
Eu ja tinha lido o post q aparece o cara da previdência (já li outros tb) e olha q chocante de novo, achei ridículo o q ele falou.
E vcs adoram distorcer as coisas quando n tem argumentos, onde defendi homem largando filho? Sou contra isso e contra aborto. Mas seguindo o raciocínio de vcs, se é igualdade mesmo que querem, ambos deveriam ter o direito de cagar para os filhos sem sofrer nada legalmente.

Impressionante como sabe sobre tudo o q eu penso baseado em uma única opinião. É médium?

Anônimo disse...

(Vou responder mesmo não sendo a titia)

Você não está entendendo que é a mulher que carrega o filho? Por isso ela tem direito de escolher SE ele existirá, porque isso demanda que ELA ceda o corpo DELA pra isso. Não é uma questão de "ah, nasceu, não quero mais, vou jogar fora", nós não defendemos abandono de bebê nem pela mãe nem pelo pai (oloko se você entendeu isso). E o homem só pode "cagar" pra um filho que nasceu, o que é errado.

Anônimo disse...

E, indo um pouco mais longe nessa história, sejamos honestos: em grande parte das vezes, o homem já caga pros filhos. E sobra pra mulher. A mulher tem que poder considerar esse fato também ao pensar sobre ter um filho, é uma infeliz verdade.

donadio disse...

"se aborto já é colocado como crime contra a vida, alguma ideia de por que então tentaram inventar o tal estatuto do nascituro?"

Para tentar reclassificar o aborto (que hoje tem penas de 1 a 4 anos de detenção) como homicídio (pena mínima de 6 anos de reclusão).

Não se iluda, esse pessoal não vai parar de espernear enquanto o aborto não se tornar o crime punido com a maior pena de todo o Código Penal.

Anônimo disse...

Se não tem moderação aqui porque a Lola saiu de férias como tem comentários sendo apagados?

donadio disse...

"Os outros países nem possuem sistema de saúde universal"

Os "outros países", no caso, são França, Itália e Portugal.

Então vamos deixar claro: você está me dizendo que França, Itália e Portugal não possuem serviço público de saúde, é isso?

Se é isso, você pode deixar pra lá agora, e evitar o vexame de ser exposto como mentiroso quando eu postar os linques para os serviços públicos de saúde desses países. Se não é isso, explique melhor, por que está parecendo que é isso.

Não se auto-imole no altar do deus dinheiro, cara.

Anônimo disse...

Não tem comentário nenhum sendo apagado, para de fingir que você é injustiçado

Anônimo disse...

Infelizmente concordo com o donadio. Malditos religiosos sempre tem a "upper hand" e conseguem o que querem. Não é pro povo que se governa mesmo.

titia disse...

Ah, é mesmo, eu devia ter imaginado. Somos governados por assassinos psicopatas com sérios problemas com sexualidade feminina, como não me lembrei disso? Obrigada pelo esclarecimento, donadio.

Anon das 9:10 já respondeu a primeira parte, então vou responder a segunda: Não, eu não sou médium. Eu apenas sei ler, e qualquer um que não tenha fugido da aula de português sabe interpretar textos: você não precisa de mais de um comentário pra sua máscara cair e todo mundo ver quão reaça e misógino você é. Foi batata, saiu mais rápido que pum de feijoada. E eu já disse que não importa se você é mulher. Quem pensa como mascu é mascu e pronto. Ter pepeca não te torna menos mascu nem te faz automaticamente feminista. És mascu e ponto.

Anônimo disse...

Lógico que tem, para de mentir mal-caráter do caralho.

Os vários comentários sem sentido em resposta ao "nada" comprovam isso.

Anônimo disse...

Você que não sabe ler, se mata

Anônimo disse...

"Somos governados por assassinos psicopatas com sérios problemas com sexualidade feminina, como não me lembrei disso?"

Quando eu olho pra nossa sociedade e pros políticos, não vejo algo muito diferente disso...

Anon da previdencia disse...

Nao quero q vcs façam filho.

Quem sou eu afinal?

SO ESFREGO NA CARA DE VCS QUE A CULPA DO POBRE TRABALHAR MAIS E SE APOSENTAR MAIS TARDE EH CULPA DE VCS.

so isso.

Anônimo disse...

Lola, apague os comentários dos fakes se passando por mim, se possível.

Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Mainara Rocha,

Falou tudo,mana!

Louisa disse...

Anon da previdência,

Sei que já te explicaram um milhão de vezes, mas sou paciente e vou tentar.

Mulheres não querem ter filhos por simples capricho. Maternidade e paternidade são muito importantes, significa ser responsável por uma pessoa por no mínimo 18 anos. Certamente você não tem filhos, talvez você não consiga enxergar o grau de esforço para ter crianças?
Hoje, as pessoas trabalham por mais de 8 horas por dia. Eu e meu marido nos revezamos para ficar com nossa filha nas férias (temos 30 dias cada, ela tem dois períodos - em julho e janeiro) e nem sempre dá. Como os dois trabalham, vai aí um custo com escola integral ou alguma pessoa que possa ficar com ela. Um dos dois sair do emprego não é opção.
Criança dá trabalho. Tem que ir no médico, tem que ir em escola resolver pepino, tem que arrumar um tempo pra ser pai e mãe (não seremos bons pais terceirizando a educação e criação da nossa filha), mostrar para a criança o certo e o errado. E eu ainda me considero uma privilegiada. Há mulheres que se deparam com as mesmas questões que as minhas, com a diferença que recebem um salário mínimo, sequer recebem ajuda dos pais e são cercadas por gente que faz mais mal que bem às suas crianças. Essas mulheres precisam lutar por creches públicas, dependem do SUS para cuidar da saúde dos filhos, dependem da escola pública, dependem da boa vontade do patrão em não demiti-la se o filho ficar de cama por muitos dias. Se perdem o emprego, são discriminadas no mundo do trabalho por ter filhos, muita gente pensa igual ao Bolsonaro "mulher deveria ganhar menos por que engravida".
Você enxerga bons prognósticos econômicos que viabilizem educar e manter uma criança atualmente? Você enxerga bons prognósticos sociais que estimulem as mulheres a ter filhos?
Sim. Porque todo e qualquer auxílio que possa te ajudar a manter uma criança é tratado neste país como esmola.
Em vez de culpar as malvadas mulheres, por que não tentar compreender a razão das pessoas optarem por querer poucos filhos ou nenhum? Por que não estimular as mulheres a exercer uma maternidade com dignidade?

Anônimo disse...

Eles não possuem sistema universal. Quer dizer que a saúde pública deles não oferece todos seus serviços para todo mundo, algumas coisas são cobertas parcialmente e para ter acesso não basta você ser cidadão do país como no brasil. Tem q trabalhar e pagar uma taxa ou receber algum tipo de benfício.

Existe sistema público nesses oaíses mas nenhum é universal.

Anônimo disse...

"Nao quero q vcs façam filho."

Nem que você quisesse, kkkk

Anônimo disse...

O anon da previdência tá com medo de trabalhar, coitado...

Leandro disse...

O dia que mulheres se autofecundarem, essa história de que o homem não tem nada a ver com o próprio filho fará algum sentido. Até lá reclamem com a natureza opressora.
E não quer filho? Faça como eu e como qualquer pessoa com o mínimo de responsabilidade e use camisinha. E algumas mulheres deveriam tomar vergonha na cara e assumir seus próprios erros, tem muita mulher por aí que aceita transar sem proteção ou simplesmente não quer usar nada e depois joga a culpa toda no homem, alegando que foi o machismo...

Anônimo disse...

"Quanto custa um aborto? Falaram em tomar um remédio e ficar em casa, economizando leito em hospital. Se for assim, acho que muitas mulheres iam preferir até pegar dinheiro emprestado pra pagar em vez de sofrer 9 meses e ter que cuidar de um filho (geralmente sozinhas) a vida toda, ia ser um bem pro SUS."

Em Portugal, os 2 comprimidos (os mesmos que a Women on Waves enviam) saíam por 40 euros. Mas os medicamentos em si, na sua forma genérica, são brutalmente baratos. Menos de 10 reais o kit. Sim, vocês leram certo, dez reais.

Anônimo disse...

O motivo pra se manter o aborto crime no Brasil não é econômico, é só a moralidade da nossa cultura que não tolera. Só que na ponta do lápis e falando do que interessa, que é dinheiro mesmo, essa proibição não se sustentaria.

Anônimo disse...

"e assumir seus próprios erros"

Eis como os homens enxergam os filhos.

Anônimo disse...

Obrigada por este texto.

Leandro disse...

13:19
Eis como vocês distorcem as coisas em benefício próprio, filho não é erro, transar sem proteção quando não se quer filhos e depois culpar o outro pelo que você decidiu fazer é.

13:23

Maioria foge? Dados? Tentei achar dados atualizados mas n consegui, então só como estimativa, em 2013 tinha 5,5 milhões de crianças sem o nome na certidão, sendo que pelo ibge havia uns 68 milhões de crianças e adolescentes ao todo em 2010, bem mentiroso esse " maioria ".
Só para entender a lógica, abandonar filhos realmente é sacanagem e como vocês tem a moral superior vão lá e matam?

Anónimo disse...

Espermatozoide de mulher? :D

Anónimo disse...

Espermatozoide de OUTRA MULHER ??? UAL

Anônimo disse...

"o feto é 100% (CEM POR CENTO) dependente da mulher, e por questões NATURAIS, a mulher SEMPRE decide se leva a gravidez adiante ou não

se vc nasceu foi pq uma mulher (a sua mãe) permitiu isso, só por isso. E pq isso? Pq isso é um direito natural inalienável da mulher sobre o feto

Questões biológicas q não há como revogar"

O argumento é o mesmo sim, mas a verdade tb é a mesma, e mais por duas razões:

1 - É FATO INCONTESTÁVEL
2 - Não custa nada lembrar"

A regra é clara

Anônimo disse...

É porque abortar feto não é matar bebê, fica a dica

Anónimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gostei da insensatez

Anónimo disse...

Kkkkkkkkkk, maluca, se titassem a força o criança com 5 meses pra frente ela consegue viver numa incubadora...agora a gente colocar isso nesses termos eh horrível,eh exatamente como estao fazendo , tentar argumentar coisas NATURAIS COM ANTI NATURAIS, BEBÊ VIVER DENTRO DA MÃE EH NATURAL, SER ASSASSINADO DENTRO DA MAE POR REMÉDIOS NAO, BEBÊ VIVER DENTRO DA MAE NATURAL, BEBÊ VIVER EM ENCUBADORA NAO.....:D

Anônimo disse...

15:20 é só 3 meses sua anta

"o feto é 100% (CEM POR CENTO) dependente da mulher, e por questões NATURAIS, a mulher SEMPRE decide se leva a gravidez adiante ou não

se vc nasceu foi pq uma mulher (a sua mãe) permitiu isso, só por isso. E pq isso? Pq isso é um direito natural inalienável da mulher sobre o feto

Questões biológicas q não há como revogar"

O argumento é o mesmo sim, mas a verdade tb é a mesma, e mais por duas razões:

1 - É FATO INCONTESTÁVEL
2 - Não custa nada lembrar"

A regra é clara 2

Anônimo disse...

Esse povo que comenta aqui "contra o aborto" nem trepa, na verdade. Ou porque a lei não deixa, ou porque a vida é muito, muito sábia.

donadio disse...

"Eles não possuem sistema universal. Quer dizer que a saúde pública deles não oferece todos seus serviços para todo mundo, algumas coisas são cobertas parcialmente e para ter acesso não basta você ser cidadão do país como no brasil."

O sistema de saúde na Espanha é universal; você não precisa nem ser cidadão espanhol, basta ser residente legal.

O sistema de saúde em Portugal cobra taxas simbólicas dos segurados que procuram o sistema. Mas 6 milhões e 700 mil portugueses são isentos dessas taxas (e a população do país é de 10 milhões).

Todos esses sistemas cobrem abortos eletivos. Abortos são procedimentos baratos - e, em qualquer caso, muitíssimo mais baratos dos que os procedimentos necessários em casos de sequelas de abortos mal feitos porque praticados por curiosos ou pela própria gestante. Legalizar e regulamentar vai resultar em economia, não em mais gasto.

Continua a ser fantasia sua: há vários países que têm sistemas de saúde universais, e entre estes, aqueles onde o aborto é legal oferecem a prática no sistema público, sem custo para a paciente, ou apenas com o custo do medicamento.

Elvis disse...

Sinceramente, eu não consigo entender como muitas pessoas se tornam tão não empáticas quando a questão é aborto. Nem falo de comentários de desconhecidos na internet. Conheço pessoas que são "boas" (pelo menos eu acredito na bondade delas), mas quando se trata de aborto, parece que some qualquer empatia pelo próximo e fica aquele mantra de "fecha as pernas", "matar um inocente" e toda essa ladainha que só pune a mulher por ter uma vida sexual.

Luiz disse...

"Com homem é simples: se você não engravida, nem ouse opinar".

Até onde eu sei, uma criança tem pai (homem) e mãe (mulher) biológico.

Anônimo disse...

Mas é na barriga da mãe que ela fica, então é a mãe que decide. Entenda e aceite.

Anônimo disse...

A opinião de um homem não vale perante a decisão da mulher. Caso ela quiser abortar, ela fará. Caso ela não quiser,assim será. Cada vez mais o Brasil da passos a favor do aborto,seguindo o exemplo dos países de primeiro mundo. Com a crise, descriminalixar o aborto seria uma grande economia estatal,além de que quanto mais a população feminina se educar,mais vão ser a favor do aborto.

Anônimo disse...

Um monte de gente reclamando dos "argumentos fracos". Mas para um debate fraco, vocês estão levando uma surra.

O que foi apresentado como argumento pelos contra legalização: "abriu as pernas, que arque com as consequências", uma versão mais polida do "fecha as pernas, vagabunda". Ou seja, argumentos que têm origem na noção de ética que cada um possui, individualmente. Não dá para se debater questões quando se utiliza sua convicção individual do certo ou errado, do moral ou imoral.
Para além da falta de lógica deste argumento, tem-se a hipocrisia do que é falado. Se uma mulher abre as pernas, e por consequência, engravida, existe um homem que colaborou para que isto ocorresse. Porém, a participação do homem na questão aborto quase sempre se relega ao argumento "fecha a perna, vagabunda".
Há também um sadismo que confronta os princípios morais de quem diz estar preocupado com a vida de uma criança. O "arcar com as consequências" nada mais é que a mulher arcar com as consequências em transar sem proteção - já dito aqui como um ato que envolve duas pessoas - logo, engravidar é uma punição para que assim a vagabunda nunca mais esqueça de proteger, ou melhor, preferível não fazer sexo para não correr riscos. Um filho, para essa gente, é o castigo que a mulher levou por ter cometido um erro. Um lembrete para todas as vezes que houver a possibilidade de estar grávida.
Para completar a hipocrisia do pensamento, o castigo só se refere à mulher. A paternidade responsável para um homem pode ser um castigo, embora seja o mínimo esperado de um ser humano responsável. Não se exige muito da paternidade: a pensão de valor simbólico é alvo da choradeira de homens até hoje. A partir do momento em que mães e filhos passaram a requerer também o acompanhamento afetivo, os homens acharam que estas mulheres estavam extrapolando todos os limites.

Leandro, penalmente um aborto difere de um assassinato, embora para o seu senso moral não seja. Logo aborto e assassinato não são a mesma coisa, pelo menos, no entendimento jurídico.

Anônimo disse...

É extremamente comum que mulheres em processo de abortamento espontâneo sejam destratadas pelos justiceiros da saúde pública. A recomendação que se dá é que a pessoa mesmo chame a polícia nesses casos, já que estamos falando de omissão de socorro com risco de vida à gestante em situação de emergência, gerando aí responsabilidade criminal dos envolvidos e civil (dever de indenizar) objetivamente, em relação ao hospital e que pode se voltar contra os médicos, enfermeiros etc. participantes da omissão também.

É fundamental que o ativismo feminista comece a se organizar em torno da judicialização desses casos, porque são realmente comuns. Hoje em dia se fala em criar uma rede feminista de amparo legal, espero que a coisa avance e que mais e mais ações provoquem o judiciário nesse sentido, por três razões: a uma, para criar jurisprudência sólida, a duas, para mudar a mentalidade dos juízes e promotores e finalmente, para que a responsabilidade civil (dinheiro) pese para as instituições que, para evitarem maior prejuízo, passarão a promover novas práticas entre seus funcionários.

donadio disse...

"Ah, é mesmo, eu devia ter imaginado. Somos governados por assassinos psicopatas com sérios problemas com sexualidade feminina, como não me lembrei disso? Obrigada pelo esclarecimento, donadio."

Mas o que você quer? Se o aborto fosse "crime contra a propriedade", só poderia ser contra a propriedade dos homens, por que destruir sua própria propriedade não pode ser crime. E se os fetos fossem "propriedade" dos homens, a consequência lógica é que as mulheres também o seriam. Então, ruim como é o aborto ser crime contra a vida, não consegue ser tão ruim como seria se fosse crime contra a propriedade.

Se o Código Penal fosse menos hipócrita, o aborto (supondo-se que não fosse logo descriminalizado) seria crime "contra a moral e os bons costumes". Por que é disso que se trata, é claro: ninguém está defendedo fetos, que não são nem podem ser sujeitos de direito; o que se defende é a moral pudibunda de um bando de homens e mulheres que não tem nada melhor a fazer do que fiscalizar o sexo alheio.

titia disse...

Verdade, donadio, verdade. Só acho que o código penal não teria nenhum problema em considerar fetos propriedade dos homens e a mulher ser apenas o recipiente da propriedade masculina - a maior parte das culturas ocidentais, afinal, já considerou filhos como sendo propriedade exclusiva do homem e a mulher era apenas o "saco" que guardava a criança até ela nascer. Era comum em sociedades indígenas pré-Cabral também. Mas sim, você está plenamente certo na sua análise; o problema do aborto é a moral dos terceiros, quartos e décimos quintos que não conseguem dormir em paz se uma mulher no outro lado do mundo fez sexo e não foi 'devidamente punida' por tê-lo feito.

Anônimo disse...

Concordo donadio. A verdade é que o aborto é uma questão meramente moral, vide os argumentos dos contrários. praticamente todos defendem a maternidade como medida punitiva para a mulher que fez sexo sem proteção. Não há preocupação com bebês (afinal, depois que o sujeito nasce e é juridicamente dotado de direitos, essa mesma turma faz de tudo para emperrar o bom desenvolvimento da criança sob a desculpa de "não sustentar vagabundo"), não existe preocupação com o homem que abandona o filho, não existe preocupação com início da vida (do contrário clinicas que armazenam embriões também seriam criticadas). A verdade é que eles acreditam que o aborto legalizado será a porta de entrada para que mulheres e homens possam fazer sexo a esmo sem a "consequência" do filho.

CDO disse...

Os homens já negam paternidade faz tempo, você tá um "pouco" atrasad@. Só ver nos telejornais que há mutirão dos juizados para reconhecimento TARDIO de paternidade.Uma boa parcela de brasileir@s não tem o registro paterno nos documentos.

Anônimo disse...

Pq alguma coisa tinham que poder fazer... a pensão justamente é a punição do homem que depois de td que a mulher aguenta tem a facilidade de sair da vida da criança como quer (não estamos falando da criança e dos problemas que isso pode levar mas sim de que vocês se quisessem não tem responsabilidade nenhuma mas que uma pensão!) a de vocês é mais simple que a nossa...

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 272 de 272   Recentes› Mais recentes»