domingo, 21 de agosto de 2016

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA DISCUTIR GÊNERO ATRAVÉS DE CINEMA E LITERATURA

Pessoas queridas que moram no Ceará, aviso que estão abertas as inscrições para o curso de extensão Discutindo gênero através de cinema e literatura. A primeira aula será dia 31 de agosto. 
As aulas nos outros módulos (este é o quinto) foram às terças-feiras, mas como neste semestre terça será o meu dia mais ocupado, decidi mudar o curso pras quartas. Então será às quartas, a cada quinze dias, das 11:30 às 13:30, no horário do almoço pra que a galera que estuda e/ou trabalha possa vir. E sempre na UFC, CH1, campus Benfica. 
Na realidade, são apenas oito encontros durante o semestre. Uma quarta a gente tem aula, na outra cada participante tem que ler o material e ver o filme. Quem vier a 75% do curso recebe um certificado no final de 32 horas.
O curso do semestre passado foi o melhor de todos, graças à participação do pessoal, muito interessado e diverso. É bacana porque vem gente de várias universidades e de vários cursos, e também gente que não está na universidade, com vivências e conhecimentos variados. 
Quem realmente quiser fazer o curso (digo isso porque infelizmente, pra curso grátis, sempre tem quem se inscreve mas não aparece, o que pode tirar a vaga de outra pessoa), envie um email pra lolaescreva@gmail.com . E seja rápidx, porque sempre lota. Já tem 50 pessoas inscritas. Não gosto de colocar um limite porque, como eu disse, tem quem se inscreve e não vem, mas temos um limite físico pra sala de aula. 
E gente, aceito sugestões de livros, contos, poemas, artigos teóricos (de preferência em português) e filmes para os semestres que vem. Recomendem discussões interessantes que vocês tiveram por aí. 
Vejam o cronograma do semestre passado. Aqui o cronograma inicial para este segundo semestre de 2016.2: 

CURSO DE EXTENSÃO 
DISCUTINDO GÊNERO ATRAVÉS DE LITERATURA E CINEMA
Quartas (quinzenalmente), das 11:30 às 13:30 

31 de agosto -  Introdução ao curso, expectativas. Trazer lido de casa, para discussão: Teoria do Cinema Feminista, Parte II: Os pontos de vista femininos e Parte III: Teorias das minorias

Lição de casa para 14 de setembro: Assistir ao filme Garota Exemplar e ler os artigos “Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas” de Guacira Lopes Louro  e “Pensando o sexo: notas para uma teoria radical das políticas da sexualidade” de Gayle Rubin (até a pg. 21) 

14 de setembro. Discussão do filme Garota Exemplar e dos artigos de Louro e Rubin. 

Lição de casa para 28 de setembro: Assistir ao filme A Vida Secreta das Abelhas e ler o artigo de bell hooks “Mulheres negras: moldando a teoria feminista” 

28 de setembro. Discussão do filme A Vida Secreta das Abelhas e do artigo de hooks.

Lição de casa para 5 de outubro. Assistir ao filme Garota Dinamarquesa e ler os capítulos “O que é a contrassexualidade?” (pg. 21-33) e “Príncipios da sociedade contrassexual” (pg. 35-43) de Beatriz Preciado 

5 de outubro. Discussão do filme Garota Dinamarquesa e dos capítulos de Preciado. 

Lição para 26 de outubro: Assistir ao filme Precisamos Falar sobre Kevin (livro aqui) e ler partes do capítulo III: O amor forçado (a partir da pg. 237 a 366), de Elisabeth Badinter. 

26 de outubro. Discussão do filme Precisamos Falar sobre Kevin e do capítulo de Badinter.

Lição para 9 de novembro. Assistir ao filme As Sufragistas e ler os artigos “O feminismo marxista de Heleieth Saffioti”, de Renata Gonçalvez e “Marxismo e feminismo hoje”, de Judith Orr 

9 de novembro. Discussão do filme As Sufragistas e dos artigos de Gonçalvez e Orr.

Lição de casa para 23 de novembro: Ler o conto “O Sonho de Sultana”, de Rokeya Sakhawat Hossein (1905). Ler os artigos “Um toque de recolher para homens seria válido para a sociedade?”, de Euclides Montes e “Feminismo e Utopia”, de Susana Bornéo Funck 

23 de novembro. Discussão do conto “O Conto de Sultana” de Hossein e dos artigos de Montes e Funck.

Lição de casa para 7 de dezembro: Ler o livro O Conto da Aia, de Margaret Atwood e o artigo de Eliane Campello “A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema”

7 de dezembro. Discussão do livro O Conto da Aia, de Margaret Atwood, e do artigo de Campello. Encerramento do semestre.

8 comentários:

Guidi disse...

Que vontade, Lola! Bom curso para você e para os sortudos daí. Beijo do RJ.

Unknown disse...

Lola,
Faz uma versão online!!!
Beijo daqui de São Paulo.

Marcia disse...

hehehe Lola, que curso maravilhoso!

Borra aí, eu tirei o ano para autoras brasileiras.

Romance autobiográfico:
Hospício é Deus: Diário I (romance autobiográfico, escrito em 1959 e publicado em 1965), para mudar a concepção de que 'mulheres loucas' são irracionais. É da escritora brasileira Maura Lopes Machado - https://pt.wikipedia.org/wiki/Maura_Lopes_Can%C3%A7ado

E sobre mulheres negras, maravilhosamente talentosas para a literatura: Conceição Evaristo - http://www.palmares.gov.br/?page_id=27054
E o conto: Insubmissas lágrimas de mulheres (Nandyala, 2011)
Também tem o ótimo romance: Becos da Memória (2006)

aqui um texto que tematiza a questão das mulheres negras escritoras: http://www.geledes.org.br/a-escrita-insubmissa-das-mulheres-negras/

E acho que o sempre pujante Quarto de despejo: diário de uma favelada pode ser outra excelente opção. É da Carolina Maria de jesus.

Anônimo disse...

Nossa, fiquei super curiosa sobre o que será tratado sobre o filme Garota Exemplar.
Assisti a esse filme, e fiquei chocada!
Já convivi com uma mulher assim, quando estávamos confinadas durante seis meses em uma base militar no Haiti. Mas ao invés de "relacionamento romântico", o relacionamento que ela decidiu que teríamos era de rivais (éramos pouquíssimas mulheres, e por eu ser mais nova e mais bonita que ela, ela me enxergava como concorrente).
Foi uma experiência terrível, que me fez testar todos os meus limites (cheguei a cogitar seriamente suicídio).
Mas eu não consigo fazer qual conexão isso teria com feminismo... To realmente muito curiosa!

Flora Valls disse...

Muito ansiosa pela versão EAD desse curso :)

Elaine Cris disse...

Lola, podia tanto ter uma versão online pra quem é de outro estado. Ainda que pago. Bjus.

Paula disse...

Nossa, achei fantástico! Adoraria uma versão ead, rsrsrs

Paula disse...

Também queria muito uma versão ead...rsrsrs