terça-feira, 3 de novembro de 2015

UM DESABAFO, COM LICENÇA

Hoje foi o primeiro dia desde que comecei o blog, há quase oito anos, em que chorei por causa de alguma coisa relacionada a ele (tirando os relatos terríveis que recebo e que me fazem chorar). Talvez eu esteja ultra-sensível, talvez esteja com TPM, sei lá.
Não chorei por causa de qualquer coisa que a corja dos mascus disse ou fez. Afinal, eu venho sendo ameaçada de morte, estupro e desmembramento por eles há mais de quatro anos. E continuo sem medo. 
Mas eu me senti -- e estou me sentindo -- muito sozinha. E fiquei pensando como seria ótimo pra minha carreira, pra minha felicidade, pro meu tempo livre, se eu saísse da internet. Se eu desistisse mesmo do blog e me recolhesse a minha insignificância, ou a minha significância bem restrita. 
Não é a primeira vez que penso em largar o blog, óbvio. E todo mundo que tem um blog pensa nisso.
 

Mas é triste. Você se dedica a um blog há quase oito anos (que em termos de internet é uma eternidade), faz atualizações diárias, gasta um tempão, tenta ajudar um monte de gente, se esforça pra ser o mais inclusiva e honesta possível. E pra quê? Pra reaças sem o menor comprometimento com a verdade espalharem um site falso em seu nome. Um site criado para me difamar por misóginos que me ameaçam e me atacam há anos.

Eu percebi que meu blog, o único que tenho, que é este aqui, nunca vai alcançar este nível de divulgação. Duvido que algum blog feminista viralize desse jeito. Mas pra viralizar site fake difamando feminista, é um instantinho. Basta um ou dois reaças com tuítes e páginas no FB mais movimentadas e pronto, um site falso defendendo ideias que não têm nada a ver com as suas (mas que leva o seu nome) fica mais popular que o seu blog, aquele a qual você se dedica há 8 anos.

E até entendo pessoas que não te conhecem ou que nunca ouviram falar do seu blog acharem que o site de ódio é seu. Vai saber a ideia pré-concebida do que elas acham das feministas. Vai que alguém olhe o print ao lado (tirado do site de ódio no meu nome; eu acrescentei os rabiscos) e pense: "Claro que é coisa de feminista!". Mas gente que já leu o meu blog uma vez na vida perguntar "É seu?" dói.
 

Vou contar o que aconteceu entre ontem e hoje. Nem sei se alguém vai ler, se alguém ainda lê posts tão longos, se alguém se importa. 
Ontem à noite, depois de publicar meu post sobre esse imbróglio todo, recebi um telefonema de um completo estranho. Na minha casa. 
Porque, lógico, os mesmos que espalham mentiras sobre mim também espalham verdades -- como meu endereço residencial, meu telefone, fotos da frente da minha casa. O telefonema era de um senhor que queria entender o meu blog. Não o meu blog de verdade -- quem vai querer entender um blog feminista de verdade? --, mas o meu blog falso que não é meu. Expliquei a ele, do jeito mais paciente, que aquilo não era meu e que tinha sido feito para me difamar. E recomendei o meu blog, o de verdade. Ele não pareceu se interessar muito.
Um dos posts de hj
do site fake no
meu nome

Hoje à tarde ligou outro cara, também pra minha casa, pedindo explicações sobre o blog. Repeti o mesmo que pro outro senhor. Disse que era só ele procurar Escreva Lola Escreva que o Google o levaria ao meu blog de verdade, e aí ele poderia começar a entender o que aconteceu. Não é que o cara me liga dois minutos depois, dizendo que encontrou o meu blog, e começa a ler um texto odioso do site fake? Eu interrompo e pergunto: "Este é o Escreva Lola Escreva?" E ele: "Não, é o Lola Escreva Lola" (um dos nomes do site fake).
 

Uma jornalista também me ligou pra falar sobre feminismo na internet, mas não relacionado ao mais recente ataque sofrido. Eu disse que o dia em que eu estou pensando em largar o blog não é o melhor dia pra me entrevistar sobre o blog. Ela ficou de ligar amanhã. Como diz Scarlett, "Tomorrow is another day!"
Hoje de manhã já havia ameaças do Marcelo nos comentários daqui e também no chan dele.
"Todo mundo que apoiar a Jabba terá o nome envolvidos, todos", promete o criminoso
A promessa era arrasar não só a minha vida, mas a de qualquer um que me apoiasse.
E havia também comentários do tipo "Você merece tudo isso por não ser uma boa feminista!", aparentemente escrito por... outra feminista.

E os reaças típicos dizendo o de sempre: que eu criei o próprio site falso para me vitimizar e atrair atenção para o meu blog (o de verdade, imagino, se bem que o de mentira é muito mais competente nessas coisas de atrair atenção).
 

Que mais? Numa aula na parte da manhã, constatei que nenhuma aluna ou aluno acompanhava o meu blog. Mas uma ou duas haviam visto o blog fake. Achavam que era falso. 
Andando, no caminho de volta à casa, um rapaz (bonitinho!) pergunta na rua: "Você é a Lola?" Eu digo que sim, e ele diz que ele e a namorada haviam lido um texto horrível no meu nome mas achavam que não era meu. Ou era?

Chego em casa e encontro minha mãe aguando plantas. Ela me pergunta "Tudo bem?" e eu respondo: "Não muito". E ela não tem a menor ideia do que está acontecendo, porque, né, imagina se minha mãe vai ler meu blog (melhor não ler mesmo, pra não ficar sabendo das ameaças de morte feitas também a ela, uma senhora de 80 anos).

Boletim de ocorrência feito
contra site falso em 8/10
O maridão tampouco é de grande valia no quesito "apoio contra os ataques". Ele prefere nem ouvir falar de mascus, e mal sabe quem é Olavo de Carvalho. Mas ele não é de luta. Sua luta é no xadrez. E pensar que no feriado, na praia, antes de eu saber do mais recente ataque, eu fantasiei com ele sobre minha aposentadoria, daqui a sete ou oito anos, se tudo der certo. Eu disse que não tinha vocação pra ser mártir, e que quando eu me aposentasse, eu iria me aposentar mesmo, de tudo (aulas, palestras, blog). Porque eu já teria dado a minha minúscula contribuição na tentativa de fazer deste um mundo um tiquinho melhor.

Mas voltando a hoje. Chego do trabalho, no almoço, e vejo que há um email da Ouvidoria da UFC para mim, pedindo esclarecimentos porque recebeu cinco denúncias contra mim. Tipo esta, de uma moça que realmente acredita que eu realizei um aborto em uma aluna no campus!

Ou esta, de alguém que parece ser terminantemente contra o aborto, exceto em alguns casos:

Respondi à Ouvidoria que o site não é meu, enviei cópia do boletim de ocorrência que fiz contra o site fake em 8 de outubro, e ainda encaminhei um email de maio. Porque os mascus já haviam me denunciado à Ouvidoria em maio (acho que era por eu rasgar bíblias ou fumar em sala, não tenho certeza -- as "denúncias" mascus já foram mais divertidas).

Ah, ontem também recebi um email de um outro mascu, Robson Otto Aguiar, que vive me mandando emails de ódio como este. Ele já está sendo processado por uma deputada estadual em seu estado, Mato Grosso, e eu fiz BO contra ele e vou processá-lo por vários vídeos que ele fez a meu respeito, me acusando de crimes como desviar verba superfaturada pros livros da biblioteca da UFC para que eu comprasse carrões e apartamentos (mascus realmente sabem como universidades funcionam).

Hoje este ser desprezível gravou outro vídeo (que vou divulgar, porque o pior pra essa gente é que outras pessoas saibam como eles são).

O Humaniza Redes entrou em contato comigo hoje, e eu enviei a eles, por email, as informações que tinha sobre o site falso. E, à noite, a Revista Fórum publicou uma matéria bem legal sobre a nova armação contra mim. Além disso, recebi um pouco mais de orientação de uma advogada, e uma ativista que também já foi ameaçada de morte me mandou alguns contatos de delegadas em Fortaleza. Vamos ver.


Um tuíte que escrevi, pedindo divulgação da minha resposta, foi bem retuitado. E, no Facebook, algumas páginas também se encarregaram de combater a mentira. 
Recebi alguns apoios importantes, mas foram de pessoas individuais. De praticamente todos os coletivos feministas, o mais completo silêncio, provando, mais uma vez, que o ditado "mexeu com uma, mexeu com todas" é lindo na teoria, mas na prática só funciona nas panelinhas. E eu não pertenço à nenhuma.
Página do Mamatraca no FB

Pessoalmente, acho um erro as pessoas (principalmente os coletivos feministas) não se envolverem. Parecem não compreender que esses ataques e ameaças que sofro não são por eu ser Lola, mas por eu ser feminista. A maior parte das pessoas que me ataca odeia o feminismo, todas as feministas, vocês também, e vocês também podem ser atacadas (muitas já são). Parafraseando um velho grito de guerra: "Você aí parada, também é odiada". 
Mas, enfim, este foi meu dia. Não dá vontade de estar na minha pele, né? Lógico que não vou sair da internet agora, porque isso seria deixar o terreno livre para ainda mais calúnias e difamações, sem chance de defesa. Mas cedo ou tarde eu saio (escreverei um textão antes; sou contra abandonar o barco sem explicar ou dizer adeus). E quando este dia chegar, mascus, reaças e anti-feministas em geral cantarão vitória. Inimigos, afinal, são sempre fiéis no seu ódio.

440 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 440 de 440
Thiago Leal disse...

Oi, Lola!

Quanto tempo!

Talvez você nem se lembre mais de mim, mas cheguei a fazer uma série de três guest posts criticando a cultura do automóvel.

Com o tempo deixei de acompanhar seu blog pela mesma razão que deixei de acompanhar a internet em geral, pois ela me tomava muito tempo e muita paciência. Eu nunca tive a agilidade de consumo e produção de material na rede como você tem, e isso começou a me tomar muito da minha vida, e eu não soube lidar como você, pelo menos até agora, vem maravilhosamente lidando.

Poderia fazer algumas críticas muito despretensiosas e humildes aos seus textos, mas agora certamente não é a hora, porque diante do que está acontecendo com você agora, qualquer crítica que eu tenha não passa de uma picuinha rasa, quase um escolasticismo. O objetivo deste meu e-mail a você é tentar, dentro da imensa limitação que possuo, diminuir o quanto der, um tiquinho que seja, a sensação de solidão que você tem agora. Por mais que eu não acompanhasse mais o seu blog, saber que você estava lá na internet militando pelo feminismo sempre foi um alento que tive, e saber que esses miseráveis te fizeram chorar me comoveu também. Bem, é quase nada, mas eles conseguiram "ressuscitar este morto" que vos fala para que, dentro de seus parcos recursos, ele integre a força que te defende agora. Estou procurando informações no Facebook e com mais gente para ver no que posso colaborar, o que posso compartilhar etc.

Evidentemente que, alguém distante de você, de quem você nunca viu a cara ou ouviu a voz ou mesmo deu um abraço - o que talvez fosse o mais importante agora... - evidentemente que uma pessoa assim como eu quase nada ou nada mesmo pode fazer para aliviar sua solidão, mas quero acreditar que receber esta mensagem é melhor do que não receber nada.

Quero também dizer o seguinte: não tem problema se você tiver que se dar uma pausa, mesmo uma longa pausa, ou mesmo se retirar pra valer. Posso estar falando uma grande bobagem, mas talvez você esteja sentindo algum tipo de pressão não apenas para sair da internet, mas também para permanecer nela. Os tempos estão duros agora, minha querida, e a gente, da esquerda, está sendo moído. Evidentemente que é melhor que permaneçamos na luta aberta, mas se for para nos sacrificarmos, não vale a pena. Somos, cada um de nós, apenas indivíduos, e nossa força não está tanto na persistência de nossa individualidade, mas na coesão de nosso grupo. Você também está sentindo, pelo que leio do seu texto do dia 3/11, que tem algo travando o grupo. Nesse caso, se você não enxergar mais sentido em agir sozinha, respeite os seus limites, e é uma pena que eu não possa te dizer isso pessoalmente, porque um texto é tão frio e tão menos capaz de transmitir o carinho que gostaria de te dar agora... Nós da esquerda temos essa maldição de romantizar nossa ação política e partimos facilmente para o autossacrifício, mas cada vez mais sinto que isso é um erro, que temos que ter a humildade de aceitar que somos apenas humanos e que o sentido de nossa luta está na continuidade histórica, e não na feitichização do sujeito. Bem, em resumo, porque não adianta me alongar demais em algo que talvez não tenha o menor cabimento pra você: se você julgar que é hora de uma retirada estratégica, tem meu apoio. Se julgar que precisa continuar nessa luta sofrida, tem meu apoio do mesmo jeito, e já estou procurando fazer o que puder para contribuir não apenas com a causa do feminismo, mas com o seu caso particular. Você é uma pessoa e só por isso merece todo o respeito. Pelos seus méritos, ainda todo o reconhecimento devido. Estou com você.

É importante dizê-lo, eu acredito. Toma meu ombro e meu abraço, minha querida. É pouco, mas quero acreditar que seja um tantinho melhor que nada.

Estou com você.

Grandissíssimo e apertado abraço!

Julia Antônia de Maria disse...

Lola, não tenho facebook, twitter, insta porque a cada absurdo que eu lia eu fazia questão de me posicionar e rebater. É difícil demais... a gente cansa, se desgasta. Eu me desgastei na minha micro esfera e saí da net discretamente deixando todo o lixo e chorume que os imbecis propagam por ai.
Não tenho o mesmo espirito de luta que você tem contra uma massa com debilidade mental... imagino para você chegar a este texto o quanto não te perturbaram. Estou daqui de Belo Horizonte vibrando muito por você, por sua família e por seu trabalho- dentro da academia e fora dela. Que não atrapalhem mais a sua paz! O mundo disseminado de guerras civis, tantos problemas sociais... mas alguns sebosos fazem questão de piorar as coisas pelo prazer de serem desagradáveis no que acham ser sua "opinião por direito":que mulheres como você não possam expor as mazelas da sociedade para que outras que as vezes nunca se tocaram a respeito de como são oprimidas possam pensar e se posicionar.
Continue na sua luta, na sua defesa de seus direitos. Espero que os coletivos esbocem alguma reação. Não sou coletivo, sou sozinha. Mas pelas coisas que já li aqui e que fizeram pensar, procurar referências, questionar torço para que essas coisas atoa na vida que se consideram gente parem para pensar e melhorem como pessoa ou sumam afogados no próprio fel de suas amarguras em serem tão imbecis.
Fique em paz... sinta-se abraçada por mim também. :)

Leticia disse...

Honestamente, eu queria saber das feministas que apoiam a Lola com a ressalva "não concordo com tudo que ela diz, mas" o que isso quer dizer.

É relevante o que um negro pensa quando ele sofre racismo? Vc precisa concordar 100% com uma mulher pra defende-la do machismo e da misoginia? Vc vê uma mulher apanhando na rua e não faz nada porque não concorda com as posições ideológicas dela? O que é isso gente!? Até a Luana Piovane teve mais simpatia de algumas feministas... É nessas horas que se separam o joio do trigo!

Parabéns Lola! Você é uma mulher inspiradora para todas nós! Admiro muito a sua coragem e fibra, quando eu crescer eu quero ser como você!

Eduardo Guimarães disse...

Estou perplexo com o que fizeram com você. Não faria algo assim com o meu pior inimigo. É preciso uma carga de ódio para elaborar ataque desse jaez que não consigo sequer imaginar. Como é possível odiar tanto alguém? Aceite minha solidariedade.

M@ry disse...

Lola, eu nunca comento mas acompanho seu blog desde 2008! Seu blog me ajudou (e ajuda) tanto! Me ajudou a perceber como eu era machista, como a maioria das pessoas que eu conheço, entre família e amigos, são machistas. Me ensinou que feminismo não é odiar homens, hoje me assumo feminista com orgulho! Me ajudou a entender que fui abusada aos 8 anos e estuprada aos 20.
Me ajudou a terminar um relacionamento abusivo emocionalemnte, me encorajou a mudar pro Canadá e me tornou um ser humano melhor, com mais empatia e também mais crítica em relação a sociedade. Muitíssimo obrigada, mesmo voce nem me conhecendo, devo muito a voce e te considero uma amiga <3

marcio ramos disse...

Muito foda. Soube esta semana. Triste. Força na luta Lola! Você é uma pessoa incrível!

F. disse...

Lola na FSP hoje!

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2015/11/1702781-calar-me-nao-e-opcao-diz-blogueira-feminista-ameacada-na-internet.shtml

Zrs disse...

Alguém coloca a coluna na monica com a lola aqui?

Frau BUP disse...

Lola querida, eu sinto muitissimo por tudo isso que vc está passando mas não me espanto mais, o nível dos fascistas de todas as esferas está crescendo na mesma proporção da ferocidade deles, ontem mesmo o Mercado Livre deixou que racistas publicassem um anuncio de venda de uma criança negra com conteúdo aterrador. Eu, que não passei e nem quero passar por 10% do que vc está passando tenho vontade de jogar a toalha e largar qualquer luta por um Brasil mais humano, mas não tem jeito, se a gente largar eles tomam conta e é tudo que a gente não quer, não precisa, que a gt combate. Enfim, não posso fazer muita coisa mas saiba que aqui, de longe, sou solidária a vc e a nossa causa. Eu tenho uma filha de 11 anos, não é só por vc. que estou nessa, embora seja vc. que me inspira e dá coragem para não desistir. Um beijo e aguente firme, esses caras (tremo só de pensar que pode ter mulher tb. envolvida) vão ser desmascarados. Ah, vou compartilhar o máximo que puder sua denuncia, o mínimo que posso fazer.

Anônimo disse...

Lola, estão planejando te atacar no debate da UFMG
https://dogolachan.org/b/res/62606.html

Alguém avisa ela pelo Twitter por favor!!!

Anônimo disse...

Processo nessa gente! Não pode ficar por isso mesmo! Só quando eles começarem a sofrer consequências é que vão parar de ser escrotos! Pelo menos em público.

Déby C disse...

Lola, como você e tantas outras, vejo que desde sempre adotei ideias, posturas e atitudes feministas, sem nunca ter ouvido falar no tema...afinal, vivemos em uma sociedade livre e igualitária, certo? Em uma democracia sólida, dentro de uma país multi colorido, onde todos defendem os direitos humanos e a liberdade individual, né? Em um ambiente em que eu, mulher, posso conquistar tudo o que eu quiser e andar livremente na rua.

Com o tempo percebi que, o que me parece tão natural e óbvio, é na verdade uma luta (sangrenta) diária e que,aliás, ainda é uma utopia.

O engraçado é que sempre vivi um paradoxo que ainda hoje é muito difícil superar: Me julguem, mas eu amo maquiagens, amo me vestir bem (e colocar um salto alto), embora eu tenha plena consciência do que isso representa (a ignorância seria uma benção). Por isso e pelo fato de me sentir em uma posição "confortável", dentro de uma família que sempre me apoiou e que nunca poupou esfoços pra demosntrar o quanto me ama, um condição de vida, infelizmente, privilegiada se comparada à maioria brasileira, e , pasmem, um namorado que passou a interessar-se mais pelo feminismo simplemente pela vontade de me entender... Eu sempre achei que essa condição privilegiada me distanciasse do movimento feminista, mas li seu texto "toda mulher tem um história de horror pracontar", me lembrei de algumas histórias minhas,e do quanto eu tenho medo de andar sozinha a noite, ao mesmo tempo em que acho um absurdo eu ter que mudar caminhos ou pegar táxis para ter maior sensação de segurança (pq já me convenci que nunca estou de fato segura, mas preciso ao menos me sentir segura).
E aí, todo esse papo de ser privilegiada, e "burguesinha" não quer dizer muita coisa em relação a esse meu medo constante de estupros, pelo simples fato de ser mulher.
Durante uma época eu até parei de ler o seu blog, Lola. Me convenci que os olhares esquisitos dos homemns, as encoxadas no metrô e a raiva que eu sentia de ver mulheres condescendentes a mals tratos e abusos eram paranoia e que só me faziam mal.
Quantas vezes não ouvi que a sociedade éassim mesmo e eu tinha que me adaptar.
Todos os dias corro do ponto de ônibus para o meu prédio, pormedo de qualquer tipo de abordagem (isso pq eu moro em um local movimentado).
Quantas vezes não passou um filme de terror naminha cabeça ao me imaginar sozinha em um local onde me sinto perfeitamente bem se estou acompanhada?

Tem sido um processo de amadurecimento, aceitar que minha liberdade (e meu corpo) é sim constantemente ameaçada e violentada, mas sei que esse amadurecimento (doloroso) se deve muito ao seu blog Lola. Não sou o tipo de pessoa que comenta, ou argumenta (muitas vezes não me sinto digna), mas fiquei triste ao sentir sua solidão. Existem muitas Debys (euzinha) no mundo.
Espero que você encontre força e companhia nessas e em todas as palavras de apoio que estão direcionadas a você.
Muitíssimo obrigada!
Abraços fortes

Veronica disse...

Lola,
Venho aqui apenas para manifestar meu apoio a você. Acompanho seu blog de forma quase diária há quase quatro anos, e ele tem sido minha formação oficial em feminismo, já que estudei, academicamente falando, muito pouco a respeito. Sou feminista desde pequena (onde começo me identificando com você), mas o blog me abriu os olhos para uma série de questões que não teria conseguido perceber sozinha.

Enfim, esta introdução é só para contextualizar. Venho me solidarizar com sua frustração. Admiro sua força em resistir aos contínuos ataques que você vem sofrendo (eu mesma sofro com muito menos que vejo no Facebook) e o que eu tenho a dizer é que acredito que vai passar. Tudo na internet me parece muito intenso e também muito efêmero. Acredito que em breve a alucinação destas pessoas em acreditarem que o conteúdo do blog falso é seu vai passar. Sinceramente, quando li o primeiro post a respeito nem dei muita importância, afinal quem, em sã consciência, vai acreditar que aquele tipo de absurdo vem de você? Mas, aparentemente, existe gente com essa capacidade. Então o que eu posso dizer, é que eu sinto muito que você esteja passando por isso, e acredito e torço para que, em breve, ninguém mais lembrará deste blog falso.

De todos os blogs feministas que acompanho, o seu é, de longe, o que eu mais chamaria de "honesto". No sentido de que é o que mais abarca diferentes visões, que admite as próprias deficiências. Logo, acho que seria uma perda realmente muito grande se você desistir. Como disse antes, entendo sua frustração e, se você desistir do blog, não tem como não apoiar sua decisão. Mas acho que sua voz alcança tanta gente que precisa, que seria uma perda muito grande não a ouvirmos mais.

Bom, é isso. Espero que isso passe, e que você fique melhor, com ou sem blog. Te admiro muito como feminista e tenho certeza que seu lado pessoal e acadêmico são igualmente admiráveis.

Te desejo força e paz!

Anônimo disse...

Lola! Meu nome é Bruna e te acompanho desde que entrei na graduação (em 2008). Sou muito grata pelo seu blog pois, por mais que eu discorde em alguns posicionamentos, vc consegue levar a discussão feminista para além do ambiente acadêmico e das "instancias formais" de debate. Várias vezes, quando não consegui explicar determinado ponto de vista, recorria a você.
É muito cruel tudo que está acontecendo (tanto os ataques, como a falta de apoio), mas seja forte. Pelos comentários vc pode ter certeza que há muita gente que apoia o seu trabalho. abraços fraternos

Anônimo disse...

Oh Lolinha ! Não fique assim - tão pra baixo - tão deprimida por causa desses calhordas ! Seu blog é maravilhoso (o real - é claro.) ! Vc ajudou um monte de gente a superar as dificuldades impostas para todos nós pelo machismo - e mais gente a se ingressar ao feminismo - uma luta digna de se lutar ! Tipo... Euzinho aqui ! A corja de mascus que te ameaça de morte e estrupo é uma b* - uma m* ! Fazem parte da escória da sociedade (acho injusto compará-los com animais - pois é uma ofensa grave aos pobres bichinhos - livres e sem preconceitos). Olha Lolinha - eu posso te dizer que entendo no quesito de se sentir sozinha. Sério mesmo - não é para tentar te confortar de alguma forma ou algo do tipo. Mas se você decidir sair do blog - será uma decisão sua. (Claro que eu encherei a caixa de comentários implorando sua volta hahah - chantagem barata, confesso... Mas sentirei muita falta do seu blog - se esta for sua decisão. Durante um ano - todas as sextas tenho dado uma passadinha por aqui... E ficado triste com as histórias de dificuldades das mulheres - rido com alguns comentários - ignorado os mascus que passam por aqui - e principalmente - acumulado "conteúdo" suficiente para defender o feminismo até o fim dos meus dias. Sério. Se vc tivesse me perguntado o que era feminismo - eu não saberia o que responder (sim - eu já fui muito ignorante). Mas nunca participei do machismo - mesmo sendo homem e tals... Sempre fui vítima do machismo. (Oh sim mascus - homens também são vítimas - que novidade né ?) É bem triste a realidade : as/os feministas ainda têm um longo caminho a percorrer - exigir seus direitos - somar suas vozes para que retumbem como trovões denunciando esses atos bárbaros que o ser humano pratica. Infelizmente - o "Lado Negro da Força" (uma analogia á Star Wars sempre funciona) é o mais poderoso - têm mais "integrantes" - é mais aceitável por causa de seus milênios praticando seus atos cruéis - de tal forma que se tornaram até comuns ! Lolinha - sei que dói ver suas teorias sendo difamadas por tais... seres (infelizmente essa "laia" são seres vivos. Ainda não inventaram uma "categoria" para eles...) e ver como as idéias concebidas dos feministas são tão... erradas. Poucos detêm a verdade do que é o feminismo. Precisamos urgentemente fazer o nosso papel para mudar esse lamentável quadro - mostrar a verdadeira face de ambos lados.
Mas Lolinha - não faço idéia do que você tem que passar. Tipo - por todas essas dificuldades - por todos esses desafios - essas barreiras - montanhas - caminhos cheios de pedras - sem ver uma luz no final do túnel. Você diz que não pertence a nenhum coletivo feminista. Bem - e nós aqui - somos ninguém ? Somos alguém ? Tá - somos uma espécie de esforço individual - mas junte vários indivíduos... Eles viram uma sociedade. Uma tribo. Um grupo. Algo coletivo - visando proteger interesses em comum (no caso - vc - seu blog e principalmente - o feminismo !) É sério. Me diga como posso entrar em contato - como posso contribuir - e tenho certeza que não serei o único a fazer isso. Muitos de nós vivem em silêncio - mas por falta de opurtunidades de agir (Tipo eu. Moro em uma cidade pequena e preconceituosa - não sei como agir. Preciso de uma luz !) Inimigos são sempre fiéis ao seu ódio (ótima frase - mas deixe me complementá-la pra você) : mas os guerreiros são sempre fiéis ás suas ideologias. (Certo - não foi uma boa complementação - mas deu para vc me entender. Precisamos de pessoas como vc nos guiando - nos ajudando... Todos nós enfrentamos dificuldades - Lolinha - mas se pudermos enfrentá-las juntos - será melhor para todos nós.)

Anônimo disse...

Lola, fiquei meio triste por vc se sentir sozinha e espero que sinta o carinho de todas que torcem por vc e te admiram e se não fosse por vc, muitas de nós não conheceríamos o feminismo,nem lutaríamos por um mundo melhor. Obrigada por ser quem é.
Julianatsume

Pardal disse...

Lola, também venho aqui manifestar meu carinho, solidariedade e empatia. Por favor, não se sinta sozinha, sou só mais uma que vem aqui para demonstrar o quanto você faz parte de nossas vidas, venho aqui com muita frequência e quase não consigo acompanhar tudo, me lembro que uma vez levei 5 dias para ler todos os comentários de um post porque não tinha muito tempo disponível e até por isto não comento muito, o blog é bem dinâmico e se não comentamos logo corremos o risco de ficarmos desatualizados. Tinha uma época em que eu lia muitas coisas na internet, mas diminui porque isto demanda tempo, o seu bloguinho é o único do qual não abri mão e ainda recomendo. Quando leio um blog sinto como se estivesse entrando na vida de uma pessoa, um local onde ela mostra um pouco (às vezes muito) de si mesma. Eu moro muito longe, milhares de quilômetros nos separa, seu blog é uma conexão que eu tenho com o Brasil. Eu fico pensando que se eu encontrasse você um dia, mesmo que por um acaso na rua, seria difícil não agir como se estivesse encontrando uma amiga, porque, afinal, temos tantas afinidades, eu "vejo" você diariamente. Como? a Lola não sabe quem eu sou :-) :-)? Mas puxa, eu (e todo este povo aí em cima) estou sempre aqui, leio o que ela tem a me dizer, e ela me diz muuito! Sabe, não sei como as pessoas podem querer prejudicar as outras, não entendo muito do que acontence no Brasil, nem no mundo, só sei que ainda acredito que as coisas vão mudar para melhor e você está colaborando para isto!

Mardem disse...

Como não ficar triste lendo seu texto? Já conheço seu blog tem algum tempo acho qeu uns 3 ou 4 anos. Sempre gostei muitdo do que você escreve e acho muito importante seu trabalho.
Nem consigo imaginar como é pra você aguentar tudo isto. Espero que você se apoie em pessoas que querem o seu bem. Apesar de existirem muitos canalhas, muitos estão do seu lado tmb.
Fica bem..

Unknown disse...

Queridíssima LOLA! Já postei há algum tempo atrás, e nunca imaginei que você me responderia. Mas respondeu, o que me fez sentir importante! É isso o que você faz por nós. Você é daquelas pessoas simples, intelectuais, que esclarecem a qualquer pessoa o que é se manter íntegro. Infelizmente estamos vivenciando uma epidemia varonil, colérico, apedeuto, e por aí a fora...
Sabe Deus da onde estes seres surgiram. Tenho marido e filhos. Meu filho homem, "um homem de verdade", digo isso porque seeeempre orientei como tratar a outra pessoa, independente da escolha, raça, religião, e por aí vai... Somos avessos a tudo o que está acontecendo hoje. A vida seria muito mais simples se encontrássemos em nós mesmos a felicidade. Tudo o que estamos passando e debatendo em redes sociais, o que para mim, estamos de certa forma retrocedendo. Precisamos ainda debater, nos defender de temas arcaicos. "Odeio" a palavra FEMINISMO!!!! Não deveria existir... Porque enquanto defendermos este conceito, não estaremos prontos para a evolução. Infelizmente estamos atrasados... Em pleno século XXI, em que achávamos que compraríamos um lote na lua, estamos muito anacrônicos!!!

confidencial ;P disse...

Força loja!!! A uns anos conheci o seu blog, e foi um marco pra mim se tratando de feminismo! A partir dele procurei saber muito mais coisas sobre o feminismo, obrigada <3 <3
Ps: Não estou conseguindo comentar aqui, só responder outros comentários, como faço pra comentar msm?

Camila Hareide disse...

Força, Lola! Estamos com você!

Unknown disse...

Lola, não concordo sempre com suas opiniões, mas admiro demais o seu blog e toda sua dedicação em propagar o feminismo. Leio o blog quase todos os dias e posso dizer que o primeiro contato que tive com os ideais feministas foi por aqui, a mais de três anos. Desde então, sou leitora assídua, embora raramente comente devido à falta de tempo.

Sou muita grata a você, pois, quando te conheci "virtualmente",era apenas uma adolescente que, apesar de detestar a forma como a sociedade visualiza a mulher, ainda cria em vários estereótipos machistas. O tempo passou, minha adolescência também, mas essa fase da vida foi um período conturbado para mim, por causa das mudanças corporais, das relações com os rapazes, enfim não foi muito fácil, porém, sempre tive seu blog como apoio. E esse apoio foi muito importante porque, por intermédio dele, percebi que o problema era estrutural, não era eu; passei também a me aceitar mais, embora ainda tenha certos problemas com aceitação.

Enfim, tentei dizer de forma sucinta, a despeito de eu ser naturalmente prolixa rsrs, que o seu blog é muito importante e sua contribuição no feminismo é gigantesca. Temos, sim, nossas discordâncias, mas eu jamais deixaria de reconhecer o quanto você é importante. Tenho certeza que, da mesma forma que seus textos me ajudaram, eles ajudam também a diversas outras meninas e mulheres.

Espero que esse momento difícil pelo qual vc está passando cesse logo. Esses infelizes cuja maior atividade é propagar o ódio te pegaram como alvo, pois sabem que você faz a diferença, e pessoas que fazem a diferença incomodam.

Força, Lola! Fique bem. Você não está sozinha, tem o apoio e a gratidão de muitas pessoas.

Unknown disse...

Nós te amamos, Lola! Você me representa

Sérgio Ricardo disse...

Olá Lola
Sua luta não é individual assim como esse ataque criminoso a sua pessoa também não o é: ele faz parte desta imensa onda reacionária que estamos vivendo e se não reagirmos outros surgirão direcionados as demais pessoas que, como você, buscam um mundo melhor.

Fiz uma denúncia no safernet. Confesso que não sei da sua eficiência mas era o que estava ao meu alcance no momento, além de compartilhar com conhecidos os links das reportagens mostrando toda essa farsa.

Quero que tenha forças para resistir e sei que terá.

O nº do protocolo para acompanhamento da denuncia você recebeu no seu e-mail

Abraços

Anônimo disse...

Eu, na minha infância e adolescência, sempre tive um pensamento muito reacionário (nos termos de hoje). Eu era tudo de ruim que os reaças de hoje em dia são, em todos os aspectos. Na verdade, hoje em dia sinto um profundo ressentimento, uma imensa vergonha de tudo o que eu pensava, coisas que me fazem vomitar em mim mesmo depois de querer vomitar em cima de Bolsonaristas de hoje em dia. Depois de muitos sofrimentos e, principalmente, de ótimas aulas e influências de minha Universidade Federal, consegui aos poucos me libertar daquele pensamento retrógrado que me acompanhava. E são textos como os seus, Lola, que podem ajudar as pessoas a saírem deste ideal monstruoso que é o machismo. Ajudar primeiramente as mulheres, que são as que mais sofrem com tudo isso. E de forma indireta, também, mostrar para alguns homens o quão errado eles estão, o quanto eles têm de aprender ainda. Depois que vi tudo que você está passando, tive mais força para entrar ainda mais nessa luta contra esse povo doente. Bom, só queria dizer que estou torcendo muito por você e que as mulheres precisam muito de um porta-voz como você para tentar mudar esse paradigma social medonho. Força Lola!!! Um forte abraço! --caio--

Anônimo disse...

Resista Lola resista
Força Lola força!
:)

Anônima disse...

Lola! Há muito tempo não comento, mas nunca deixei de acompanhar seu blog. Estou chocada e triste com essa situação toda que vc está passando e mais ainda com o silêncio dos coletivos feministas. A única que vi postando mensagem de apoio a vc foi a Lígia do Cientista que virou mãe! Sou mais uma que teve sua vida mudada por vc. Vc tem todo o meu apoio e gratidão por tudo que vc representa! #forcalola

Roberta disse...

Você não está sozinha, Lola querida! Força, força, força!!!
Tamo juntas, sim! Obrigada por resistir, obrigada por tudo.

Ivan Ribeiro disse...

Oi Lola.
Apesar de sempre ler aqui quase nunca comento hehe. Mas quando li seu desabafo, vi que tenho que me fazer presente pra te avisar que estaos aqui. Sinta-se carinhosamente abraçada. Você já fez a diferença nesse mundo, saiba disso. E apesar de vir a sentir falta daqui como tantos outrxs, quando voce resolver se aposentar do blog vou entender. Voce aguentou e aguenta tanta coisa que nao sei de onde tira sua força para continuar. Mas enquanto puder, continue por quem precisa dessa cantinho de luz e esperança.
Mesmo sem te conhecer pessoalmente, te adoro!
bjs, Ivan

Prof. Pedro Rebello disse...

Força,Lola. Acompanho seu blog daqui da Turquia. É um bálsamo de sensatez nesse mundo ınsensato em que estamos vivendo. Muita força para contınuar de pé, trabalhando e escrevendo sempre!

Pedro.

Anônimo disse...

Força Lola! Vamos colocar a boca no trombone ;)

Anônimo disse...

Até eu, que não sou feminista, nem mascu, leio este blog para informação, e reconheço que é um trabalho valioso sim.

Mas uma coisa digo: quanto melhor é o seu trabalho, piores são seus inimigos. Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto.

Isso é ruim? É.

Mas não esquenta. A senhora é responsável apenas pelo que faz.

Dolores disse...

Lola (xará), tenho 23 anos e leio o seu blog há muito tempo, foi ele que me introduziu o feminismo, e , sinceramente, mudou minha vida pra muito melhor! Sinto muito que essas coisas todas estejam acontecendo com vc, isso me deixa muito chateada, gostaria de te ajudar de alguma forma. Espero, por hora, que meu apoio te ajude um pouquinho.
Ser feminista e falar o que se pensa nessa sociedade machista leva a muita repressão pq muitos tem medo da transformação que vc trás, do bem que vc faz e na força que compartilha com nós mulheres. Vc foi e é muito importante para mim.
Quando eu entrei na universidade, a força que seus textos me deram me ajudou a passar por muita coisa e observar as diversas formas de opressão a mulher que ainda existem. Obrigada por tudo, e, principalmente, obrigada pelo exemplo de coragem que vc me mostrou e me mostra a cada dia.

Naiara disse...

Lola,
eu nem sei se você vai ler esse meu comentário, já tem tantos... e eu devo estar repetindo o que várias outras meninas e mulheres disseram, mas ainda assim, vai lá: você fez, e faz, muita diferença. digo por mim, que comecei a pensar em feminismo em parte por sua causa. você me apresentou o teste bechdel, por exemplo. me estimulou a pensar, me apresentou assuntos que as pessoas ao meu redor não falavam; me ensinou um pouco a questionar. e as suas cartas de apoio àquelas tantas meninas que te pediram ajuda? devo parte do meu feminismo a você. obrigada mesmo. lola, você faz muita diferença no mundo. força, amiga.

Unknown disse...

absurdo, absurdo, absurdo.... força, força, força... precisamos de vc e de mais algumas Lolas!!! Obrigada por existir.

Unknown disse...

Lola, você é uma pessoa maravilhosa. Não se deixe abalar. Estamos aqui pra apoiar sua luta! Força!

Mario disse...

Olá, Lola! Tudo bem?

Tive contato com o seu blog no final de outubro deste ano ao pesquisar sobre as notícias que começaram a divulgar sobre a Simone de Beauvoir, que descobri graças a você serem falsas, infundadas e muito distorcidas.

E que surpresa foi ver hoje em um grande portal de notícias que fizeram um blog fake disseminando ​o ​ódio em seu nome. Confesso que não tive tempo ainda de ler mais posts do seu blog oficial para aprender mais sobre o feminismo mas pretendo fazê-lo sempre que tiver um tempinho!

​Mas o motivo de lhe escrever é para pedir que você não desista e não abandone o trabalho que tem feito, pois eu acredito que apenas a educação e a informação podem mudar o mundo em que vivemos, e torná-lo um lugar menos injusto e bom para todos.

​Apenas como exemplo, durante um período de minha vida reproduzi muitas opiniões e comportamentos horríveis, algo de que me arrependo muito e busco a cada dia ser uma boa pessoa. E se hoje eu sou assim, foi porque encontrei pessoas como você no meio do caminho.

Muita, muita força mesmo nessas horas! Pois nesses momentos percebe-se o quão as pessoas que pregam o ódio estão incomodadas com o que você faz, porque isso muda o mundo, e essas pessoas não querem um mundo melhor, querem apenas propagar o ódio e a (in)diferença.

Abraços.

helena disse...

Lola, o Movimento Mulheres em Luta escreveu essa moção aqui em solidariedade a você. dê uma lida. você não está sozinha!

http://mulheresemluta.blogspot.com.br/2015/11/querem-calar-as-mulheres-mas-ja.html

Unknown disse...

Lola, siga firme!

ANTI-MOFO disse...

Com certeza é obra de algum vagabundo seguidor do astrólogo charlatão Olavo de Carvalho.

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 440 de 440   Recentes› Mais recentes»