quarta-feira, 3 de setembro de 2014

GUEST POST: MULHER BONITA É A QUE LUTA

Hoje, e já muito atrasada, começo a publicar textos de candidatas feministas à deputada estadual e federal. Pra dar ideias de voto pra vocês. 
É importantíssimo que a gente vote em mulheres. Sei que tem muito candidato ótimo, mas só volto a votar em homem quando tivermos 50% das cadeiras no Congresso. Como por enquanto estamos em 8,6% (numa vexatória 131a posição, atrás do Afeganistão, muito, muito atrás da Argentina, que já tem 36% de mulheres, e de Cuba, que é o terceiro país com maior representação feminina, 49%), talvez isso não seja durante a minha vida.
Só lembrando que há uma página no Facebook, Vote numa Feminista, que está fazendo um excelente trabalho em divulgar candidaturas feministas e, óbvio redundante, de esquerda. 
Pra começar, semana retrasada a Uol publicou uma pequena matéria repulsiva com uma lista das candidatas mais bonitas. 
A gente não é nem 10% do Congresso, e mesmo assim, a mídia trata mulheres nas eleições como se fosse um concurso de Miss Brasil. Lenina Vernucci da Silva, do PCB, candidata à deputada federal pelo Estado de SP, foi incluída nessa lista. Ela não gostou. Lenina me mandou um email, que publico em parte:

"Também estive na infeliz lista da Uol das candidatas mais bonitas. Sabemos da violência que a mídia pratica com nós mulheres diariamente, e essa lista é só mais uma prova. Muitas feministas estão na lista... uma ironia para a nossa luta. Mas quando saímos da bolha da luta -- quando conversamos fora do movimento feminista -- vemos o tanto que isso tem força: várias pessoas me ligaram para dar os parabéns por estar na lista. Pessoas que até então não me deram nenhum apoio pela candidatura... Ser mulher continua sendo carregar esse peso de ser bela, padronizada, arrumada e delicada, e não a responsabilidade de ser competente. Os lugares que ocupamos se preocupam mais em dizer que os embelezamos do que em reconhecer nossa importância. Difícil, não?" 
Além disso, Lenina decidiu escrever este texto pra Uol (que não o publicou, mas eu publico):

"Claro que não faltaria isso para as eleições. Eleger musas é a principal função da mídia quando se trata de mulheres. 'Conheçam as musas dos jogadores'; 'As mais belas jogadoras do campeonato de vôlei'; 'Conheça a beleza das médicas' e por aí vai. Nunca é suficiente sermos, temos que 'manter o salto e a beleza'. 
Ou melhor, manter a beleza padronizada e violenta que a mídia nos impõe! Mesmo quando não somos o foco maior, a nossa beleza entra em cena, ou em campo como foi o caso da Copa:  'conheçam as torcedoras mais bonitas' ou 'as namoradas mais lindas dos jogadores da seleção'. Manter a aparência, parece, é o maior foco de qualquer mulher. Como se isso resumisse o ser/tornar-se mulher...
Dentre as 20 mais belas, algumas são declaradamente feministas, como eu. Para nós, não é uma homenagem nem uma vantagem aparecermos nessa reportagem, mesmo que isso divulgue nossas bandeiras -- o que faz de forma bem superficial na legenda (que duvido que alguém leu!). 
Para não dizer que não é uma desvantagem por completo... Creio que podemos, talvez, registrar uma vantagem (uma brecha) que vai para os machistas de plantão: a velha piada -- e sempre sem graça, só pra registrar -- das feministas feias pelo jeito foi por água abaixo, não? Aprendam agora que a bandeira feminista não tem a ver com nosso perfil, com nossa aparência, mas com justiça social, ok? Ser feia ou bonita não implica em ser ou não feminista! Não tem a ver com lutar!
E UOL, aprenda: mulher bonita é mulher que luta! Pode ter certeza que somos muito mais que vinte! Sempre! Porque a vida deseja beleza. E a beleza da vida não está nas aparências, está na transformação daquilo que é injusto, daquilo que causa dor e sofrimento! A beleza vem da certeza de uma vida digna, de uma vida que respira liberdade!"

45 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo que é muitíssimo importante votar em mulheres. Apenas não vamos nos esquecer que Marina Silva e Dilma são do sexo feminino e de feministas, nada têm.

Domingos Tavares disse...

Pena que ela não é do DF. Se fosse eu votaria nela. Não porque é bonita, mas sim porque eu gostei das propostas dela.

Mas na lista infame não perdoaram nem mesmo a Gleisi Hoffmann (do PT), ex-ministra-chefe da casa civil. E a colocaram no mesmo joio que candidatas de partidos reacionários (PSC, PSDB, etc)

Anônimo disse...

que ridículo, vamos votar em mulheres apenas por serem mulheres ? se forem burras ou desonestas não importa pq elas tem um útero assim como nós.
devemos votar no candidato mais preparado e com melhores propostas, não nos guiar apenas pelo gênero.
sou mulher e não voto em mulher apenas por ser mulher !

Anônimo disse...

Minha esposa (feminista) disse que vai votar no Romário. Direcionei ela para essa página do facebook aí das candidatas feministas. Vamos ver se ela melhora esse voto.

Anônimo disse...

Acho complicado isso de votar em mulher apenas por ser mulher, só pra garantir um "aumento de representação". Vou decidir meu voto pelas ideias/programas dos candidatos, não pelo gênero.

Lucas Pin disse...

Eu não vou votar esse ano, prefiro pagar a multinha irrisória de 3,50 (pode chegar a 35,00) se o sistema eleitoral não fosse tão comprado seria legal votar em candidatas assim, mas 1 ou 2 ou até mesmo 10 candidatos honestos não fazem nada por diversos impedimentos dos demais candidatos que estão cagando pros direitos das mulheres... Infelizmente temos que sustentas estes parasitas

Gle disse...

Anôn 13:29

Acho que você não leu o post inteiro. Em nenhum momento tá escrito "vote nela pq é mulher."! Curti muito a candidata pela postura dela, por não vender a sua imagem por causa de uma matéria no Uol. Você viu a última imagem com as propostas dela? Se leu, vai saber se deve ou não votar nela.

E gente, nada melhor do que votar pra presidente na Luciana Genro se vocês querem uma mulher feminista, de esquerda e a favor do que a gente defende. Vamos votar em pessoas que vão fazer diferente. Esse arroz e feijão de favoritismo de partidos fortes já encheu o saco. Não sei quem brinca mais de faz de conta entre os três bambambans (Marina, Dilma e Aécio).

Anônimo disse...

Anon 13:29,

Existem péssimas candidatas, assim como péssimos candidatos, ótimas candidatas, assim como ótimos candidatos.

Entre um ótimo candidato, e uma ótima candidata, eu opto por uma ótima candidata, pelo simples fato de que ela representa os 52% de mulheres na população, passa pelos mesmos problemas relacionados ao gênero que eu, e com certeza vai lutar pelas minhas causas.

Além disso, se 52% da população é feminina, nada mais justo que essa expressão se reflita no Congresso.

Anônimo disse...

anôn. 14:10 e 14:12
o votar por ser mulher está implícito no texto, e foi isso que eu achei errado.
e concordo quando diz que "Existem péssimas candidatas, assim como péssimos candidatos, ótimas candidatas, assim como ótimos candidatos." por isso que irei votar me guiando pelas propostas e histórico do candidato. eu apenas disse que não irei votar baseada em gênero.

Patty Kirsche disse...

Curti as propostas dela! Tomara que seja eleita!

Julia disse...

Não é pra votar apenas em mulher por ser mulher. É pra escolher uma candidata com boas propostas.
Eu vou votar apenas em mulheres também.

Anônimo disse...

Tem uns anonimos aqui analfabetos funcionais viu... leiam o texto de novo, ridículo é o mimimi de gente que não sabe interpretar.

Anônimo disse...

Que NOJO essa matéria do UOL.
Eca.

ANA

Raven Deschain disse...

Burro e desonesto é esse povo que não leu o post.


Eu tou curtindo as ideias da Luciana Genro tb. :)

O tempo destrói tudo... disse...

Resposta: Pago pra ver se alguma candidata que se diz feminista conseguir ser eleita, eu duvido muito que ela irá representar as causas femininas. Só ficará no campo da teoria.

Aline J. disse...

Eu vou de Luciana Genro. Sei que ela não vai para o segundo turno. Provavelmente será Marina e Dilma.

Mas Marina Silva está fora de questão, desculpem. Ela está mancomunada com o Feliciano. Não teria nada contra votar nela, mesmo sendo evangélica, desde que ela soubesse separar religião de política.

Sou ateia, não gosto da ideia de votar em gente que não sabe que lugar de pastor é na igreja e portanto, não deveria colocar o título de "pastor" [Isso é para você, Everaldão]. E como a gente sabe, o Feliciano é da idade média, ele achou alguma máquina do tempo e veio para o nosso século, então não confio na Marina.

Se o segundo turno for Marina x Dilma, eu vou de Dilma e se for Aécio e Marina, Aécio.

Samira B disse...

Anônimo (13:30): O Romário é candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro. Parece que a única mulher candidata a este posto é uma que apoia o Garotinho. Está bem difícil escolher um Senador para votar no Rio de Janeiro...

Anônimo disse...

Fazer o que se a beleza feminina encanta? Quem não gosta de elogiar uma bela paisagem? Ou fazer a lista das mais belas paisagens? Está certo que mulher não é montanha, mas não é menos bela que uma. Homem é uma criatura feia e horrorosa, deformada, peluda e nojenta, por isso mulheres nunca vão entender o fascínio pela beleza feminina.

Anônimo disse...

E o Danilão, sempre mui sábio, vem com mais um item p a sua lista de coisas que não existem: parlamentar feminista.
Hahaha
E esse cara tá todo dia aqui, querendo compartilhar sua sabedoria, nos ensinar o caminho da verdade...
Vai dormir, Danilo.
Ass: Hanna.

Maria Fernanda Lamim disse...

to na mesma da Samira: sem candidata a senadora no Rio. Lilian Sa nao rola. acho que vai ser Romario mesmo, pela lei do revenge porn...

Aline J. disse...

Ah Lola, até então não sabia em que deputados eu iria votar, estava concentrada nos candidatos à presidência, então obrigada pelas ideias já postadas

:)

Anônimo disse...

"E como a gente sabe, o Feliciano é da idade média, ele achou alguma máquina do tempo e veio para o nosso século..."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Rindo horrores aqui, mas é a única explicação racional para esse elemento.

Anônimo disse...

Burro e desonesto é esse povo que não leu o post.

isso serve para as feministas,tá claro no texto que lola diz para votarem em mulheres para aumentar o n das mesmas na politica,então é mais do que óbvio que é votar na mulher por ser mulher e n pq a candidata é melhor que outro candidato.

se fosse o contrário,choveria o mimimi de sexismo,machismo,mas se é uma feminista fazendo n tem problema.
combater sexismo com sexismo,bem hipócritas vocês.

Carolina disse...

Mas Aline, não foi o Silas Malafaia que tava "ameaçando" a Marina?

Claudio disse...

Naturalmente são poucas as mulheres que são realmente bonitas, a maioria é arrumadinha.

O que tu tem que entender, que homens não ligam para o que a mulher faz, e sim para a aparência física dela.

Anônimo disse...

"O Romário é candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro. Parece que a única mulher candidata a este posto é uma que apoia o Garotinho. Está bem difícil escolher um Senador para votar no Rio de Janeiro..."

É, aqui no Rio a coisa tá bem feia mesmo. Eu só vou passar a página pra ela. Ela vê as candidatas e decide o que fazer.

Anônimo disse...

Ser a favor da igualdade de gênero, não é igual a ser a favor da igualdade de classe. Fica a dica

Anônimo disse...

Vai pagar quanto, Danilo?
Jô Moraes é feminista e tem uma carreira política há muitos anos.
Como faço pra te passar meus dados bancários?
Mais um pra lista do não existe, Lola, rsrs...

Anônimo disse...

É muita falta de respeito. Se querem fazer uma matéria assim, o mínimo a ser feito como atitude de respeito, era entrar em contato com as candidatas antes e saber se elas concordavam em ser postas numa lista dessas.
Detalhe que podem colocar a mulher como objeto pra ser só olhado, mas quando ela reivindica o espaço pra falar, pra ser ouvida e não só vista, não deixam...

lola aronovich disse...

O quê? O Danilo apostou dinheiro que não existem deputadas feministas eleitas? Eu também quero o meu dindim! Conheci três deputadas feministas quando eu e um grupo de feministas fomos ao Congresso. Conversamos com elas durante um tempão. Elas têm as mesmas ideias que a gente. São assumidamente feministas.
Mas não se preocupem, reaças, que existem muuuuuuuito mais deputados machistas, racistas, homofóbicos que feministas.

Raven Deschain disse...

Meldels. Oo

Lê o post e cala a boca, criatura.

Aline J. disse...

Carolina
também, ele deu piti por causa do casamento gay, mas o Feliciano está apoiando ela também. e sei lá se ele é como o Malafaia, porque é foi só ele falar que a Marina voltou atrás.

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/marina-volta-atras-por-malafaia-apontam-criticas-no-twitter,520fd3daf8c28410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

Anônimo disse...

O Jean Willis também é feminista.

Maria disse...

Eu vou votar na Luciana Genro, a única mulher de esquerda realmente e que declara sem medo de chocar a bancada evangélica o seu apoio à causa LGBT.

Maria disse...

Pra quem não vota em Marina porque ela tem o apoio do Feliciano - e eu também não voto - é bom lembrar que foi o PT que colocou o Feliciano na Presidência da Comissão de Direitos Humanos em troca do apoio do partido dele para colocar os mensaleiros em comissões mais importantes, como a de Constituição e Justiça. Fora que Dilma sempre negociou o apoio da bancada evangélica, como por exemplo quando reviu a portaria que aumentava a verba para realização do aborto legal no SUS. O aumento instituído foi revogado uma semana depois por causa da reclamação dos evangélicos. Também a Dilma mandou a bancada do governo votar junto com a bancada evangélica de modo a retardar a discussão da lei que criminaliza a homofobia para ter em troca o apoio dos evangélicos para impedir a CPI da Petrobras. Fora que Dilma se deslocou de Brasília e foi para o bairro do Brás, em SP, apenas para prestigiar a inauguração do Templo de Salomão, ficando o tempo todo ao lado do Edir Macedo. Então, nem Marina nem Dilma servem para quem quer ver o estado brasileiro livre da manipulação evangélica. E olha, um adendo importante: Marina nunca fez parte da bancada evangélica, apesar de ser membro da Assembleia de
Deus.

Anônimo disse...

"Eu concordo que é muitíssimo importante votar em mulheres. Apenas não vamos nos esquecer que Marina Silva e Dilma são do sexo feminino e de feministas, nada têm."

Pois é, de nada adianta votar em mulher se as mulheres votadas são mais machistas que os machistas já presentes no poder.

Anônimo disse...

Raven, às vezes dá a impressão que você está rindo do tamanho do meu p.. nessa foto. Será que sou muito inseguro?

Morgause disse...

Meu voto já é da Luciana Genro,me representa. Infelizmente quem conheço só fala dela pra criticar o cabelo, puta merda.

Domingos Tavares disse...

@Danilo
Em 2010 foram eleitas deputadas feministas o suficiente para existir a bancada feminista na câmara, que conta com nada menos que 44 parlamentares.

http://www.istoe.com.br/reportagens/130292_PARA+QUEM+O+CONGRESSO+TRABALHA

Onde está o seu deus agora?

donadio disse...

"O que tu tem que entender, que homens não ligam para o que a mulher faz, e sim para a aparência física dela."

Então me explica, ó grande sábio, porque é que eu vou votar na Dilma, e não na Luciana Genro...

Ná M. disse...

Lolaaaaaaaaaaaaaaaaaa seu blog tá mto bom

Roxy Carmichael disse...

arrasou lola pela divulgação da página vote numa feminista. já repassei a novidade pras amigas e amigos feministas! passei só pra dizer obrigado!

Raven Deschain disse...

Uhum. É sim. :3

Anônimo disse...

""Pois é, de nada adianta votar em mulher se as mulheres votadas são mais machistas que os machistas já presentes no poder."""

Só que não mesmo.

Aonde que Dilma é mais machista que os machistas no poder? Porque ela voltou atrás na questão do aborto?

Anônimo disse...

Anon 16:46, não compare mulheres com paisagens mesmo, ok?
Dá pra fazer uma ótima lista com Os candidatos mais gatos, mas porque ninguém faz?

Ao contrário de você tem muita gente que acha homem bonito. Não é só a sua opinião de homem hétero que conta. Vai te catar.