sábado, 31 de março de 2012

GUEST POST: A CRESCENTE ONDA ALFACISTA

Mais uma vez, o Robson, do blog Consciência, nos oferece um excelente guest post. Desta vez não é sobre ateísmo ou sobre o uso genérico (e ultrapassado) da palavra homem, mas sobre alfacismo. Não se assuste! Alfacismo e antiveganismo são a mesma coisa. Robson adverte que o post não recomenda que se visitem as “atrações” alfacistas descritas (e algumas ilustradas) abaixo. "Não devemos dar audiência gratuita a esse tipo de ação", diz ele.

Estamos presenciando atualmente, nas redes sociais, vlogs e blogs humorísticos brasileiros, o crescimento de uma onda de alfacismo ora piadístico, ora claramente ofensivo contra o vegetarianismo e o veganismo. Ela segue um padrão Rafinha Bastos de “humor”, divulgando ora pôsteres reacionários sobre produtos à base de gado e comer alface, ora vídeos xingadores, cativando os internautas onívoros que antipatizam com a possibilidade de ser persuadidos a pararem de comer carne.
Nos últimos meses a mania vem crescendo ineditamente. Os principais motes vêm sendo videoclipes amadores, cujas músicas possuem letras chulas dirigindo ofensas aos veg(etari)anos e defensores dos Direitos Animais em geral e fazendo apologia ao consumo conscientemente inconsciente de carne, e imagens fazendo gracinhas relacionadas a alfaces e divulgando que muitos produtos são feitos com ingredientes de origem bovina.
Até o momento essa modinha tem sido algo relativamente centralizado e pouco criativo, com uma variedade pequena de conteúdo alfacista reproduzindo-se e atraindo muitas visitas. No que se refere às imagens, dois memes têm sido viralmente reproduzidos: o pôster “Esta alface morreu só para que você pudesse ser vegetariano. Tenha compaixão, coma pedras” e o cartaz “Produtos à base de gado/Sua vida é uma ilusão, seu vegetariano chato!” (versão light da que chamava “vegan chato do car…”). Já os vídeos que encabeçam a mania são os clipes “Carnívoro Song” e o “Vegan, minha comida caga na sua”, ambos de um mesmo autor.
Essas “atrações”, embora transmitam pouco ou nenhum argumento (o único conteúdo que ainda dá para levar a sério é o “Produtos à base de gado”*), vêm sendo utilizados como se fossem livros sagrados para os mais reaças. Se o colega vegetariano do onívoro começa uma discussão sobre consumo de carne X ética, o creófilo mostra na lata o pôster “Produtos à base de gado” para convencer o vegetariano de sua “hipocrisia”. Ou então tira do bolso a piadinha de comer pedras para não matar alfaces, acreditando erroneamente que o vegetarianismo evita o consumo de qualquer ser vivo.
Ou, caso não esteja aberto a qualquer debate, usa os clichês ofensivos do tipo “minha comida caga na sua”, “enfia seu húmus na casa do car…”, “vegetariano não gosta de buc…”, aprendidos nos vídeos alfacistas, seja defensivamente quando um vegetariano o questiona, seja ofensivamente quando este está quieto.
Por enquanto a nova mania reacionária não se estende ainda sob forma de textos, sendo a grande maioria dos artigos alfacistas existentes no momento anteriores à ascensão do escracho antivegetariano. Mas talvez seja só uma questão de tempo que conteúdos argumentativos comecem a se alastrar pela blogosfera, pela videosfera e pelas redes sociais.
Alguns blogs com número robusto de visitas parecem já estar a postos, esperando a moda evoluir do mero escracho a um movimento conservador sério para então começarem a dar embasamento aos recusadores mais agressivos do vegetarianismo. Isso deverá acontecer em poucos meses ou alguns anos. Mas não se espera deles uma maturidade lógica e emocional (leia-se textos sem agressividade e sem falácias). Deverão certamente seguir o mesmo padrão de argumentação falha e ofensiva dos textos hoje existentes.
É previsível que esse movimento alfacista cresça, e muito, nos próximos meses ou anos, mas felizmente esse não é um motivo de desânimo ou uma evidência de retrocesso da conscientização semeada pelos defensores dos Direitos Animais. Pelo contrário, é um ótimo sinal. Indica que o vegetarianismo e o veganismo estão crescendo muito e praticamente já não podem mais ser ignorados pelos onívoros, nem estão mais relegados à marginalidade e pouca significância numérica em que estavam no passado.
Não comer animais e suas secreções é um assunto que chama cada vez mais a atenção da mídia, seja tratado com aparente imparcialidade, seja difamado por manipulação. O vegetarianismo e o veganismo entram em pauta em quase todos os fóruns de discussão e em muitas rodas de conversa. E a tendência é propagar-se mais e mais pela sociedade.
Assim sendo, os que rejeitam visceralmente a ideia de parar de comer carne e desfrutar do paladar dessa mescla de músculo, gordura e tempero já não podem mais fingir que nós vegs não existimos. Como não podem mais nos ignorar, lançam-se no reacionarismo, única opção que lhes resta para recusarem o vegetarianismo, tratando este com rejeição raivosa.
Isso já era esperado, uma vez que os Direitos Animais confrontam os interesses e prazeres de muita gente e desafia as crenças e tradições hegemônicas. Assim como os homofóbicos contra a ascensão do movimento LGBT, os misógino-machistas contra o progresso e aprofundamento do feminismo e o os cristãos intolerantes contra o crescimento do ateísmo e do movimento neoateísta, os alfacistas apareceriam e cresceriam em notoriedade de qualquer jeito.
E o melhor de tudo é que, por mais que atrapalhem e tentem impedir os progressistas de promover os avanços nos direitos dos historicamente dominados, os conservadores não conseguem deter por muito tempo as mudanças que orientam as sociedades no rumo à igualdade. Não é nada diferente disso a onda alfacista, a qual, mesmo que se torne séria num futuro próximo, não consegue sequer equilibrar razão e emoção ou produzir argumentos desprovidos de apelos ad hominem, falácias ou incorreções científicas.
Ao invés de nos desanimar, a crescente mania do alfacismo deve nos dar forças, por ser um indicativo de que nossa luta pelos direitos dos animais não humanos está obtendo progressos exponenciais e é superior ao nervosismo alfacista, e também por nos fazer corrigir ou descartar argumentos falhos. Se dogmatismo –- vide o uso de poucas imagens como “verdades inquestionáveis” -–, ofensas anti-intelectuais ou travestidas de cientificidade e falácias são tudo o que o reacionarismo antivegetariano tem para oferecer, é muito difícil que vá ao menos arranhar a luta pelo respeito aos animais.
*A imagem “Produtos à base de gado” deve ser questionada com base nas seguintes indagações:
- Todas as marcas de todos os produtos listados no pôster usam restos mortais bovinos? Ou há substitutos?
- Realmente todos os produtos listados usam ainda hoje ingredientes de origem bovina? Ou tem aqueles que usavam no passado e não mais hoje?
- Tendo sido a tal imagem traduzida do inglês (título original “Products made from cattle/Conclusion: There’s no such thing as a vegan”), não existe a possibilidade de alguns dos produtos listados terem ingredientes bovinos apenas nos EUA, e não no Brasil?
- Quais produtos listados não têm substitutos veganos no Brasil?
- Como comprovar a veracidade da mensagem passada (“Todos estes produtos, em todas as suas marcas, usam ingredientes derivados do gado e não têm nenhum substituto vegano, logo o veganismo é uma farsa”)?

397 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 397 de 397
Daniel disse...

Augusto

Foi mal, mas é por que a minha opinião nem conta, não sou vegetariano, mas vou tentar:

Bem, se a questão for a ética de essencialmente não matar animais, não haveria problema ao meu ver, comer um animal que já foi encontrado morto.

Porém. Se já fosse um conceito amplamente difundido, ninguém precisasse recorrer mais ao consumo de carne e derivados. Talvez o nosso paladar nem se habituaria ao consumo (<< carece de fontes).

Analisar do ponto que estamos é difícil. Mas se no futuro, em um mundo vegam qualquer forma de vida animal fosse alvo de simpatia das pessoas, comer a carne de um animal morto seria anti ético.

Se todos os animais, domésticos ou não, forem alvo da mesma simpatia, comer um animal qualquer morto seria o equivalente, por exemplo, a comer a carne de um cachorro ou gato que morreu.

Minha resposta: Se é ruim para a ética dessa possível sociedade mais evoluída, para qual aparentemente caminhamos, então seria errado comer a carne do animal.

Fui bem?

Augusto disse...

Uai, não aproveitamos órgãos de humanos? Poderia ter os animais sem doenças, e que morressem por morte natural, logo após a morte a carne ainda está igual, alguém me diga porque a carne não é do mesmo modo comível, mas quero que prove. Vocês não falaram nada quanto a isso.

Acho que deve ser feito sim a alimentação por animais de morte morrida.

Obs: Amo escrever morte morrida.

O Herói do Ócio disse...

Cara(o) Anônima(o),

Favor colar aí o trecho, o post ou a mensagem telepática onde dei a entender que ideologia não existe, ou que eu mesmo não tenho.

Insisti que argumentos PURAMENTE ideologicos não tem validade argumentativa nenhuma, só pra quem já aceita as categorias de pensamento da dita ideologia.

Uma boa estratégia pra vc evitar esse tipo de equívoco é usar a crítica interna. Mostre que os principios assumidos por outrém levam a consequencias que ELE considera desagradáveis.

Ou sei lá, faça um silogismo com premissas mutuamente aceitas.

Eu sei que você consegue fazer melhor do que ironizar.

Augusto disse...

Mas se formos seguir a ética não teríamos transplante de órgãos depois que uma pessoa ter morrido, e isso é necessário para salvar vidas.

Claro que temos nutrientes positivos na carne, só que o consumo por assassiná-los é errado. Essa é a questão. Se morressem por morte morrida não teríamos esse problema. Iríamos ingerir os ingredientes que precisamos e até saciar o nosso prazer.

Daniel disse...

Daniel disse...
Augusto

Foi mal, mas é por que a minha opinião nem conta, não sou vegetariano, mas vou tentar:

Bem, se a questão for a ética de essencialmente não matar animais, não haveria problema ao meu ver, comer um animal que já foi encontrado morto.

Porém. Se já fosse um conceito amplamente difundido, ninguém precisasse recorrer mais ao consumo de carne e derivados. Talvez o nosso paladar nem se habituaria ao consumo (<< carece de fontes).

Analisar do ponto que estamos é difícil. Mas se no futuro, em um mundo vegam qualquer forma de vida animal fosse alvo de simpatia das pessoas, comer a carne de um animal morto seria anti ético.

Se todos os animais, domésticos ou não, forem alvo da mesma simpatia, comer um animal qualquer morto seria o equivalente, por exemplo, a comer a carne de um cachorro ou gato que morreu.

Minha resposta: Se é ruim para a ética dessa possível sociedade mais evoluída, para qual aparentemente caminhamos, então seria errado comer a carne do animal.

Fui bem?

Anônimo disse...

"Extremos no ativismo vegetariano é tão pernicioso quanto extremismo religioso."

Ué, cê viu algum vegan matando matando algum onívoro por ele ser onívoro?
Cê viu um vegan fazendo bullie maltratando seu amiguinho onívoro na escola?
Algum vegan diz que você irá para o inferno se comer carne?
Algum vegan foi até a sua casa enveganizar(sic)?

Quer dizer, mostrar a realidade da exploração dos animais pelo homem é tão chato assim. É né, deve ser chato mesmo. Ainda mais quando você consome carne.

Anônimo disse...

Augusto, comer a carne de um animal que morreu de morte morrida não é aconselhável não. vai comer boi velho ou doente e magro?

Anônimo disse...

Ócio, não preciso nem buscar posts seus antigos.
“Insisti que argumentos PURAMENTE ideologicos não tem validade argumentativa nenhuma”.
Aí que divergimos. Para mim, não tem “puramente” ideológicos, "mais" ideológicos, "menos" ideológicos.
Para mim, TUDO é ideológico, com valores, seja política, escolhas individuais etc.
Dá para entender nossa diferença?

O Herói do Ócio disse...

Anônima(o),

Se vc viu o vídeo, viu as reações nada pacifistas que o pessoal postou.

E respondendo ao argumento da empatia:

Se não tenho empatia pelos animais, como fica a justificação de seu não-abate?

Percebe que o argumento só tem relevância para os defensores da causa? É como defender a existencia de Deus apontando na fé como o princípio de sua existência.

Augusto disse...

Augusto, comer a carne de um animal que morreu de morte morrida não é aconselhável não. vai comer boi velho ou doente e magro?

Isso é desinformação. Bois podem ter ataque cardíaco e morrer, sua carne vai continuar sendo boa para alimentação. O que tem de errado isso. Claro que ia haver fiscalização e que não comeríamos carne de boi doente.

Generalizar que boi que morre naturalmente é doente e magro é muito errado. Tem-se que estudar sobre isso para tirarmos conclusões, e isso nem eu e nem vocês fizeram.

Mariana disse...

Chato não é o veganismo ou comer carne. Chatas são as pessoas.
Apesar de não ser vegetariana também não acho legal essas piadinhas. Como também me incomoda conversar com um vegetariano e ele tentar se mostrar superior a mim porque não come carne.
É uma pena quando isso acontece, independente do assunto em questão, pois assim se perde uma boa oportunidade de discussão e de troca de ideias.

O Herói do Ócio disse...

Esclarecendo:

"O capitalismo é indesejável pq ele é mauvado." (Argumento 1)

"O capitalismo é indesejável porque ele se sustenta através de uma estrutura de exploração, amplamente fundamentada no primeiro livro d'O Capital..." (Argumento 2)

Sentiu a diferença, ou quer que eu desenhe?

O Herói do Ócio disse...

Correção: maLvado. Ia escrever MAU e mudei de ideia =P

Daniel disse...

Augusto:

Poxa cara, agora sou eu que queria que comentasse o que escrevi...

A não ser que você tenha ficado perdido igual a mim que não conseguia achar os últimos comentários. :(

Anônimo disse...

augusto, me desculpe, mas os órgãos doados de humanos o são depois de mortes por acidentes. ou vc já viu um senhor de 120 anos morrer e ter órgãos doados? isso não existe.

e animais (nós tbem) perto da morte "morrida" não têm carne na mesma qualidade e valor biológico. tanto é que a gente vai perdendo músculos e a reposição dos tecidos passa a ser pior com a velhice. aliás, envelhecer é ter células sendo substituídas por outras um pouquinho piores até a morte "morrida".

Augusto disse...

Daniel, esse negócio de conceito difundido eu achei errado. Não é porque a maioria acha que comer carne é errado, que porque é.

Concorda-se que matar animais para isso é errado. Não a ingestão da carne de animais mortos, isso não pode-se dizer errado.

Anônimo disse...

mariana: perfeito! eu acho discussões sempre saudáveis. sempre. mas as pessoas é que estragam as oportunidades...

Augusto disse...

"e animais (nós tbem) perto da morte "morrida" não têm carne na mesma qualidade e valor biológico. tanto é que a gente vai perdendo músculos e a reposição dos tecidos passa a ser pior com a velhice. aliás, envelhecer é ter células sendo substituídas por outras um pouquinho piores até a morte "morrida"."

Se eu quisesse, não poderia comer a carne enfraquecida de animais morridos por morte morrida? Não posso escolher isso? Aí que chega o extremismo de opiniões sem argumentos. A ingestão dessa carne não é errada, e alguns animais sofrem AVC e morrem e a carne deles é boa para alimentação SIM!

Anônimo disse...

Uma manada de bois morrer de ataque cardíaco pra vc não ficar com dor na consciência, Augusto? hahaha

de ataque cardíaco advindo do stress morre o veado quando é perseguida
pelos caçadores amadores.

Anônimo disse...

Ócio, se vc não tem empatia problema é o seu.
No fundo, é claro que é apelar para a subjetividade.
Isto que vc tem difiiculdade de entender.
Não há nada matematicamente comprovado que é antiético matar animais sabe?
É uma questão de civilização, humanização do homem.
Não há nada em teoria (diferentemente do Capital do Marx que vc menciona, que diz respeito a economia-poítica e leis que regem a sociedade) que funde uma ética empiricamente comprovável que é errado matar animais.
São questões que fogem da esfera econômica, que são totalmente de valores.
Assim como não queimamos mais indios, negros, não há inquisição, é uma questão civilizatória que depende da escolha da totalidade da sociedade se quer ou não este caminho.
Valores, que de individuais, podem ou não se tornarem coletivos..
Muito difícl vc entender?

Cora disse...

Gente, só uma coisa, parece bobagem, mas fica estranho num debate sobre alimentação.

O ser humano como espécie biológica é onívora.

Alguns seres humanos optam por não se alimentar de carne, sendo chamados de vegetarianos ou veganos.

Mas, enqto seres humanos (espécie biológica), continuam a ser classificados como onívoros, ok?

Augusto disse...

Anônima, não gostei da sua ironia.

Num rebanho de bois, se de 100 bois, um morresse, não teria problema de ingerir a carne deste, porque ninguém o matou. Agora multiplique este número por 10 mil. Seriam 100 bois para alimentação, e nenhum assassinato necessário. Agora não poderíamos alimentar com essa carne? Não faz sentido. Carne tem seus malefícios, mas tem seus benefícios sim. A ingestão controlada e salubre de carne tem tudo para ser uma medida apropriada.

Anônimo disse...

não, augusto, vc pode comer a carne desses animais, sim, fique à vontade. mas aí como vc vai ficar indo atrás de cada um pra saber de a carne se encontra em bom estado?

Cora disse...

Acredito q a luta de tds deveria ser por tratamento mais adequado aos animais. É evidente q praticamente tds as pessoas ficariam chocadas diante da matança de golfinhos, de baleias, da pesca por arrasto (uma das coisas mais assustadoras q há, pois muitos animais q não serão capturados pra consumo morrem e são simplesmente descartados), em matadouros, granjas... qdo nos deparamos com a produção em escala industrial de produtos de origem animal, td fica assustador, horripilante.

Pq nos identificamos com eles.

Mas td em grande escala é assustador!! Vcs já visitaram uma pedreira? Td ali é só minério, mas o ambiente ganha uma aura desolada, destruída. Nos damos conta de nosso espírito invadir/destruir e tb é chocante.

A produção em grande escala é chocante!

Importante questionar nossa forma de produção. Importante questionar nosso direito de destruir ambientes naturais. Nosso direito de matar. (a pesca em grande escala é muito mais horripilante do q qq frigorífico q siga as normas da vigilância sanitária).

O ser humano se acha mesmo a cereja do bolo.

Mas comparar isso ao consumo de td tipo de carne não favorece o debate.

Pra mim, a questão não é se devemos ou não comer carne, mas como faremos a produção de gêneros alimentícios de origem animal. O ser humano é onívoro. Se alguns optam por deixar de comer produtos animais, ótimo. Mas nem tds farão isso. E aí a questão: como produziremos?

Pq q produção em grande escala é muito diferente do consumo de carne em propriedades rurais, por exemplo.

Aprecio o questionamento sobre a forma de produção. Mas não gosto do argumento de q devemos parar de consumir carne pq os animais sentem. Seres vivos alimentam-se de outros seres vivos. O problema está na forma como capturamos e/ou criamos os animais q consumiremos. Acho o argumento de q devemos parar de comer carne pq animais sentem meio pueril.

Robson Fernando de Souza disse...

Dária, não é todo onívoro que "rejeita visceralmente a ideia de parar de comer carne e desfrutar do paladar dessa mescla de músculo, gordura e tempero". Há aqueles que sequer pensam se poderão ou não parar de comer carne, e não necessariamente rejeitam a ideia - só se mantêm em cima do muro.

Daniel disse...

aí que está, tive que recorrer ao silogismo hipotético:

se a sociedade julgasse antiético, imoral, comer carne de animais seria errado comer.

Seguindo com a teoria:

Em uma sociedade em que foram todos criados sem consumir carne e derivados, que ainda aprendeu desde a infância que isso era errado, imoral, é pouco provável que uma pessoa sinta interesse em comer um animal que encontre morto. Muita gente hoje em dia que come carne não teria coragem (eu por exemplo o_O)

pra ajudar:

moral: "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas quer de modo absoluto para qualuqer tempo e lugar, quer para determinada pessoa ou sociedade" (no caso essa sociedade hipotética)

Concluindo: Seria errado para sociedade, talvez não para a moral da pessoa que comece a carniç... o corpo do animal.

Se é para a sociedade, seria errado sim. Errado no sentido de anti ético, imoral. Os conceitos mudam né ?

:)

Anônimo disse...

queria entender pq as pessoas perdem tanto tempo se metendo na alimentação dos outros. deixem as pessoas comerem oq quiserem, véi.

Augusto disse...

"não, augusto, vc pode comer a carne desses animais, sim, fique à vontade. mas aí como vc vai ficar indo atrás de cada um pra saber de a carne se encontra em bom estado?"

Regulamentação, higienização...

O Herói do Ócio disse...

Anônima(o),

Que fique bem claro quem está defendendo o vale-tudo na ética. Não sou eu. Acho até um projeto interessante, mostrar que certas premissas éticas são racionais sem relação aluma com cultura ou tradição.

Eu não pedi uma prova geométrica do vegetarianismo. Eu quero um motivo racional para instituí-lo compulsoriamente (i.e. proibir o consumo de carne) que é precisamente o que o texto do post e algumas pessoas aqui dão a entender que propõem.

Se não é isso que propõem, então ótimo. Mas se você tem um projeto político que intenta tolher (indevidamente, na minha opinião) minha liberdade, eu preciso saber o motivo. E é óbvio que tem que ser um motivo razoável, ou vou começar a chamar essas pessoas de fascistas (godwin law detected).

Anônimo disse...

cora, concordo!

Augusto disse...

"Se é para a sociedade, seria errado sim. Errado no sentido de anti ético, imoral. Os conceitos mudam né?"

"Seria" foi o verbo certo a ser usado. Com um bom debate, logo veríamos o quão precipitado a sociedade estava em estipular isso.

Augusto disse...

Proibir o carnivorismo, ninguém quer isso. Quer-se a proibição da matança de animais, e isso sou totalmente a favor. Mas acho que deve-se ingerir carne de morte morrida.

Anônimo disse...

augusto, vc fala sério? enfim...

Augusto disse...

Sim, anônima. Eu sou quase vegano, mas não acho que consumir carne seja errado, só matar que é errado.

O Herói do Ócio disse...

Augusto, não é isso que tem escrito no post. Dê uma lida denovo.

Anônimo disse...

augusto, eu entendo que vc acha comer a carne algo ok e só é contra a matança. mas, repito, o valor biológico dessa carne é inferior ao de uma carne de um animal mais jovem e saudável. se vc arrumasse um jeito de ver como foi a morte do animal e, depois disso, comê-lo, não vejo nada contra. eu não me meto na alimentação dos outros.

Anônimo disse...

Acontece Ócio que ninguém vai te impor nada me filho.
São valores e ética, que ao contrário das suas abstrações filosóficas, estas, podem se basear na cultura e tradição se um dia vir, naturalmente ( e não por decreto)a acontecer de tornarmos eticamente solidários aos animais, da sociedade como um todo, não compulsório, mas sim através do desenvolvimento das ideias com base na cultura e por que não tradição um dia. Não está descolado de valores, e não é pela razão que apelamos meu filho. Pare com o mundo das abstrações puramente lógicas que não vai ajudar vc a entender nada.

Daniel disse...

Augusto:

Exatamente, seria somente "se", dentro dessa hipótese.

hoje não... Ainda.

Vou embora, minha esposa chegou.

XD

O Herói do Ócio disse...

Anônima(o),

Devo então assumir que as comparações que o texto elencou com, por exemplo, o machismo e a homofobia, nada tem a ver com a motivação de baixar por decreto os "direitos dos animais"?

Estranho. Achei que machismo e homofobia eram coisas ruins, e que se defendessem ações afirmativas para não apenas cessar seus discursos, mas evitar ações machistas e homofobicas de fato.

O argumento aqui então é "Fuck logic".

Anônimo disse...

Não é fuck logic Ócio.
Só que vc mesmo está tomando a parte como um todo, ao afirmar que "criminalizam" o onívoro.

O fuck Lógic até te caberia se fosse para vc enteder que ética e valor carregam subjetividades, e não lógica abstrata pesudo-objetvista de ter que "provar" que é ético ou te "provar" uma empatia para com o animal que vc não tem.

Anônimo disse...

não é fuck logic e sim fucking logic.

Anônimo disse...

"Aprecio o questionamento sobre a forma de produção. Mas não gosto do argumento de q devemos parar de consumir carne pq os animais sentem. Seres vivos alimentam-se de outros seres vivos. O problema está na forma como capturamos e/ou criamos os animais q consumiremos. Acho o argumento de q devemos parar de comer carne pq animais sentem meio pueril. "
Obrigada \o/
É isso que eu penso também e alguns vegans que conheci( e que não conheci também, como Olivia Wilde kk)
Sou totalmente a favor da defesa dos direitos dos animais mas se alimentar deles é diferente, o problema é a forma como nós fazemos isso, que proporciona um sofrimento muito maior ao animal e é isso que deve ser mudado e é a isso que os vegans e vegetarianos fazem um protesto não comendo carne.

Augusto disse...

Sim, acho lindo quem não come carne em sinal de protesto, queria totalmente fazer isso!

Anônimo disse...

não é fucking logic e sim fuck logic! como disseram (super relevante rsrs)

Anônimo disse...

Não sou vegetariano/vegano, mas também não concordo com o modo como o alfacismo está sendo propagado pelas mídias sociais. A única coisa que me incomoda nesse caso é a falta de racionalidade dos 2 lados da coisa. Primeiro, não é pq eu como carne que eu sou um mal pra Natureza. Admito que um consumo consciente é a melhor escolha e tento isso ao máximo, porém o argumento utilizado por ALGUNS vegetarianos/veganos de que "nao precisamos de carne..." é uma mentira, pois há algumas proteínas que necessitamos e só são encontradas em animais.
Segundo, eu respeito quem é vegetariano/vegano, e aceito a escolha de não quererem consumir nenhum produto de origem animal e gostaria que a população fizesse o mesmo. Não gosto e não aceito essa onda de deboches que vem sendo proferida contra os veganos, por exemplo. Principalmente, como o texto diz, pelo fato de não haver um confronto de ideias e sim uma agressão unilateral gratuita.

Anônimo disse...

it's fucking logic, irrelevant as it may be.

Anônimo disse...

Anônimo 20:28-

"nao precisamos de carne..." é uma mentira"
Sei que vc está sendo respeitosa, mas, depois de tudo que se expõe sobre o veganismo como ainda pode dizer isso?

Uma pergunta boba mesmo, como podem então os veganos se manterem vivos por anos?

Anônimo disse...

A produção em grande escala é chocante!


Certíssimo, Cora. Na hora de pormos 7 bilhões no mundo ninguém fala nada, Depois pra alimentar essa multidão 3X por dia ficam alguns cheios de melindre.

O Herói do Ócio disse...

Anônima(o)

Eu já disse que nao tenho nada contra o vegetarianismo. Mas eu gostaria de uma justificativa para aqueles que o pretendem impor compulsoriamente (e disse que é isso que se dá a entender no post, e em aluns comentários). Se vc nao defende isso, então é óbvio que não se aplica a vc.

Suas considerações sobre subjetividade são de fato verdade, mas também são triviais. Eu quero uma justificativa onde a ideologia não desempenhe papel algum na validade do argumento, o que é diferente de dizer que ele não tem ideologia. Mas o único argumento q vc levantou foi precisamente o argumento da empatia, que só faz sentido se vc de fato sente empatia (e a resposta que recebi em troca dessa observação foi um "problema seu")

É perfeitamente possível defender alguma coisa sem que o peso argumentativo esteja fundado na ideologia. As provas da existência de Deus de Tomás de Aquino, por exemplo, não requerem q vc seja crente para aceitá-las (repito, sou ateu e rejeito essas provas, mas cito de boa fé um exemplo concreto).

Anônimo disse...

Herói do Ocio, existe uma crença de que quem come carne fica agressivo como as espécies carnívoras e quem come erva é pacífico. Essa é uma crença forte no vegetarianismo.
Não está comprovado nada disso, mas os veganos acreditam.

Elvis disse...

Olha, o que eu tenho visto muito no facebook pelo menos, são propagandas vegetarianas que, na minha humilde opinião, beiram ao sensacionalismo. No sentido de fazer parecer que qualquer pessoa que coma carne é cruel e sem compaixão pelos animais.
Esses alfacistas (que nunca vi na vida) nem tem o que comentar.

Tudo que é extremo é prejudicial.

Sátiro disse...

Esse blog está virando uma verdadeira central do Mimimi. Se você se sentir discriminado porque seu time perdeu o campeonato e seus amigos estão te sacaneando, escreva um guest post aqui, tem publicação garantida.

Acho o veganismo bonito em essência, mas pouco prático, difícil de executar. Acho que a indústria dos produtos alimentícios animais é cruel, de fato, mas não sei como fugir dela, visto que não moro no campo e não consigo comprar de pequenos produtores rurais - e não acredito nessa conversa de que os produtos de origem animal são tão dispensáveis assim da dieta; é raro encontrar um nutricionista não-vegan que defenda isso.

Até acho que não é aceitável o argumento de que "era brincadeira" quando o assunto em questão traz prejuízos reais, como as famosas piadas de preto, que ajudam a perpetuar o racismo; mas daí a querer viver num mundo em que em que eu não possa fazer piada de nada porque algum grupelho vai se ofender vai uma grande distância.

A imagem do alface é engraçada à beça e eu mesmo já a compartilhei um monte de vezes. Parem de mimimi e de fazer beicinho, o mundo não é obrigado a engolir suas opiniões.

Anônimo disse...

"O Herói do Ócio disse...
Anônima(o),

Se vc viu o vídeo, viu as reações nada pacifistas que o pessoal postou."

Eu não vi.
Põe o link aí p mim, por favor.

Cora disse...

Acho q decidir quais tipos de alimento vamos consumir ainda é pessoal, né?

Assim, não acho frescura quem opta por ser vegano ou vegetariano. O q me incomoda é q algumas dessas pessoas ficam olhando com cara de nojo aqueles q comem carne.

Sendo q carne nem mesmo é a base da alimentação humana. Deve ser consumida com moderação. O recomendado é cerca de 12-15% do q é ingerido por dia.

Fico bastante incomodada com os argumentos usados por veganos e vegetarianos. Não gosto dessas piadinhas relatadas no post, mas alguns argumentos veganos são igualmente lamentáveis.

Sátiro disse...

E toda vez que falam de veganismo eu não consigo deixar de pensar no casal vegan americano que há alguns anos tentou alimentar seu filho recém nascido com leite de soja e suco de fruta.

O bebê morreu depois de algumas semanas, e o casal foi condenado à prisão perpétua por homicídio.

A ideologia de vocês é muito bonita, mas a nossa fisiologia está pouco se lixando pra ela.

Anônimo disse...

Òcio, não
“É perfeitamente possível defender alguma coisa sem que o peso argumentativo esteja fundado na ideologia.”
Não é possível isso. Tudo é ideologia. Vej que o seu conceito de ideologia é muito restrito, e o meu mais amplo, mais como uma visão de mundo, baseada em posições políticas (nunca imparciais e sempre carregada de valores historicamente datados, através da posição que ocupo na sociedade)
Por isso sim, se vc não tem empatia problema é o seu. Se a sociedade inteira não tem problema é nosso. Não há lógica racional neutra nisso. Vc não precebe isso. Para vc é tudo abstração e lógica. Para mim não.
Visões de mundo e ideologias diferentes a nossa, percebe isso?

O Herói do Ócio disse...

O vídeo denovo:

http://www.youtube.com/watch?src_vid=4wboI-ewLrY&annotation_id=annotation_71085&v=SOhXPRhHEWY&feature=iv

Anônimo disse...

exato, cora! eu não sento 7 dias por semana e como só churrascada. eu ainda me esforço pra comer carne porque o médico mandou. a vermelha mesmo, só umas 2 vezes por semana e olhe lá. o que me incomoda é que quem diz sofrer preconceito prega preconceito do mesmo jeito. por que cada um não pode discutir sem atacar, sem gracinhas? sou a favor de que mostrem o que o excesso de carne pode trazer de mal pra saúde, sou a favor de que as pessoas sejam livres pra falar sobre as coisas nas quais acreditam... mas parem de encher meu pobre saquinho pq foi o médico que mandou eu comer carne! hahahah. e isso é só praqueles que me olham com cara de "vc é um monstro" só pq como um pouco de carne.

Anônimo disse...

A caixa de comentários do blog PROVOU: os antivegetarianismo são MAIS CHATOS que os vegetarianos.

Ganharam de goleada.

Anônimo disse...

E nenhum vegetariano precisa convencer os outros a virar vegetariano. Vira quem quer. Mas dizer que NÃO HÁ argumentos para ser vegetariano é ser muito cara de pau mentiroso!

O Herói do Ócio disse...

Anônima(o),

Você está parecendo a Luce Irigaray, que defendeu que a física é machista pq privilegiou a mecânica classica em detrimento da física dos fluidos e da turbulência (algo como uma dimensão "feminina" da realidade).

Devo lembrar a você que não é nossa disposição política para acreditar em determinada ideologia que faz os aviões voarem. Mas isso não quer dizer que estejamos LIVRES de ideologia, mesmo nas ciências exatas. Mas quem disse q a ideoloia desempenha um papel fundamental na validação empírica de nossas ciências.

Pense um pouco antes de lançar essas incipientes meditações pós-modernas.

Anônimo disse...

Fora q a Rê_Ayala é uma tosca que atacou a outra mulher desnecessariamente

! E o Daniel não consegue pesquisar no google por sites de veganismo, quer que vegetarianos expliquem tudo! Meu chapa, me paga pra te explicar, pq não vou ser teu professor de graça.

Anônimo disse...

Vixeeee Ócio.

Pós-moderna para mim é dose.
Sou radicalmente contra as teorias pós-modernas.
e óbvio que o "funcionamento" do avião não depende de ideologia, mas por que vivemos numa sociedade onde previlegiaos o avião em detrimento do ser humano é ideologia.

Não finja que não entendeu. A empatia por animal é algo subjetivo que foge da logica do mundo das ideias abstratas que vc pertence. Tão difícil de entender?
Pare com esta filosofia que não corresponde com o mundo concreto.

Cora disse...

Augusto,

“ingerir carne de morte morrida”

isso não é possível! Normalmente um animal q morre de morte morrida não está sempre próprio pro consumo. E como seria isso? Precisaríamos criar muito mais animais pra esperar q eles morressem naturalmente pra alimentar a população.

Anônimo disse...

Pessoal, vamos adotar a lógica racional.

-------X--------


O vegetarianismo é uma ideologia.

Adolf Hitler era vegetariano.

O vegetariano tem a ideologia de Hitler.

Portanto todo vegetariano é um nazista.

O Herói do Ócio disse...

Anônima(o),

Deixa eu ver se entendi. Passei a tarde toda dizendo que não conheço bons motivos pra regular o consumo de carne das pessoas, e a única réplica que você é capaz de fornecer (alem de "pesquise" ou "vc se acha muito esperto") é que eu vivo no mundo das ideias?

Talvez eu seja idiota. Não porque falo asneiras nesse momento, mas porque perco meu tempo falando com paredes.

Uma última vez:

Há bons motivos para PROIBIR o consumo de carnes? Se sim, eu gostaria de saber. Se não, então o caso está encerrado.

Ainda bem que você não é chegada(o) a perfume francês. Mas eram sim, prematuras meditações pós-modernas.

O Herói do Ócio disse...

Anônima(o) das 21:04

Non sequitur.

Anônimo disse...

Ócio

"Há bons motivos para PROIBIR o consumo de carnes? Se sim, eu gostaria de saber. Se não, então o caso está encerrado."

vc tá tirando com a gente e toda a discussão né?
Está encerrado Ócio, naõ há nenhum argumento inteligente do vegetarianismo que PROIBA o consumo de carne.

Como não ser ironica com o Ócio?
Como, depois de tudo o cara continua tomanda a parte como um todo (aliás, onde vc viu meu filho que vão PROIBIR!), e quer que os vegetarianos pacificos do jeito que se espera, rs, irão gentilmente apresentem DE NOVO todos os argumetos pró-vegetarianismo..

Ah, Lola, não é demais?

O Herói do Ócio disse...

Retirados do post do blog:

"os que rejeitam visceralmente a ideia de parar de comer carne e desfrutar do paladar dessa mescla de músculo, gordura e tempero já não podem mais fingir que nós vegs não existimos. Como não podem mais nos ignorar, lançam-se no reacionarismo, única opção que lhes resta para recusarem o vegetarianismo, tratando este com rejeição raivosa.por mais que atrapalhem e tentem impedir os progressistas de promover os avanços nos direitos dos historicamente dominados, os conservadores não conseguem deter por muito tempo as mudanças que orientam as sociedades no rumo à igualdade."

"Isso já era esperado, uma vez que os Direitos Animais confrontam os interesses e prazeres de muita gente e desafia as crenças e tradições hegemônicas. Assim como os homofóbicos contra a ascensão do movimento LGBT, os misógino-machistas contra o progresso e aprofundamento do feminismo e o os cristãos intolerantes contra o crescimento do ateísmo e do movimento neoateísta, os alfacistas apareceriam e cresceriam em notoriedade de qualquer jeito."

Preciso comentar? Esse é um texto que vai muito além de simplesmente defender o direito dos que não querem comer carne. É um discurso patentemente ofensivo, tachando de reacionários e fazendo comparação com machistas e fundamentalistas religiosos, aqueles que não querem abandonar o hábito de comer carne.

Quem está lendo os textos dos outros de má fé aqui é você. O texto do post tem esse excesso, que sugere (e eu disse isso, que SUGERIA e DAVA A ENTENDER) que o hábito de comer carne deveria ser banido da sociedade (como deveria o machismo, o fundamentalismo religoso, a homofobia, etc. etc.)

Cora disse...

anônimo 20:51

eu praticamente não como carne. Ainda o faço por orientação médica tb (verduras escuras não são suficientes pra garantir meus eritrócitos, tenho um probleminha pra mantê-los no lugar, sempre preciso de suplementação. Pra evitar muito comprimido, como carne vermelha até três vezes na semana. Essa semana, p. ex., falhou. Não comi carne em nenhuma refeição!).

então, pessoalmente, sou praticamente vegetariana por questão de paladar mesmo (pra mim, aves morreriam de velhice, tds elas). Mas fico realmente incomodada com argumentos como empatia, pena, não precisamos de carne, ficamos agressivos com o consumo de carne e outros do tipo.

Td bem se o cara escolheu ser vegetariano ou vegano, mas não precisa fazer disso uma cruzada pessoal.

Já passei um período (longo até) sendo vegetariana, mas não dizia pra ninguém, não fiz disso uma bandeira, não critiquei ninguém q não o fosse e, pra ser sincera, nunca cogitei fazer parte do movimento organizado, por achar q o pessoal julga demais os outros.

E tb detesto esse culto à soja. A cultura da soja tem provocado muitos problemas no campo (monocultura, concentração de terras, fomento da transgenia, alto uso de agrotóxicos, desmatamento...). Atualmente, soja e criação de gado competem entre si pelo título de maior responsável pelo desmatamento e pelos conflitos no campo.

Como eu disse, o problema não é a carne, mas a forma como atuamos, a forma como fazemos as coisas.

Cora disse...

ócio,

concordo com vc.

pessoal vegano/vegetariano deveria repensar os argumentos q usam pra defender a adoção de seus hábitos pelos outros.

e deveriam entender q criticar seus argumentos não é necessariamente criticar a sua causa.

Anônimo disse...

@cora eu falei ali em cima que passei anos sem comer carne (porque não sou fã). e volta e meia saio pra comer em restaurante vegetariano porque eu gosto. nunca me intitulei vegetariana. só nunca fui fã de carne.

atualmente, treino muito pesado na academia. aí, além da anemia, eu tava com as unhas simplesmente esfarelando, cabelo caindo e num desânimo monstro. médico mandou comer castanhas, vegetais escuros com vitamina c pra absorção, tomo suplementos de proteína isolada e hidrolisada... e tive que fazer o esforço de passar a comer carne.

eu sei que os vegetarianos e veganos que se dedicam conseguem se alimentar bem. que ótimo pra eles! sério, sem ironias. e a comida é tão gostosa que pago às vezes pra comer. só que cada corpo é de um jeito. vivi a vida inteira meio que no limiar da anemia e, do ano passado pra cá, a coisa desandou feio.

eu sinceramente não quero me sentir mal ou culpada pq animais morrem e eu como esses animais. não gosto de crueldade, mas que se inventem meios de produção decentes. sei lá como! mas eu tenho o direito de ter saúde sem que me encham a paciência!

Fernando disse...

O problema da internet é este: tudo "onda". Há uns anos atrás, nos tempos áureos (ou nem tanto assim) do bom e velho orkut, a moda entre os fãs de Los Hermanos e da indignação de sofá era ser vegetariano. Mas já havia esse lance de repúdio aos vegans. Só que a turma do contra, a turma dos anti-revolucionários (carinhosamente chamados, com razão, de reacionários)cresceu e se multiplicou. É o tipo de coisa que demonstra a força da internet em gerar babacas que existem apenas com o propóstio de dizer o que você deve ou não pensar.

Em tempo: vegetarianos, meus caros, não parem nunca. Sério mesmo. Como onívoro praticante e sem preconceito, desejo sorte e paz a todos.

Quanto à turma do contra: menos, galera. Mas não também não cessem. A piada da alface foi boa. Mas não gastem seu "wit" tão rapidamente, senão tudo o que há de lhes restar são infográficos estúpidos e agressividade desnecessária.

Sara disse...

Radicais tanto de um lado como do outro me irritam, dieta é um assunto que cria muita polemica, como ha carnívoros (eu conheço gente que se alimenta quase exclusivamente de carnes) ha onivoros, ha veganos, e ja ouvi muito falar de gente que diz que se alimenta de luz, acho imbecil criticar a dieta alheia e tentar impor seus próprios padrões a outros.
Ceta vez aqui mesmo vi um comentário de uma vegana comparando a luta por igualdade do feminismo com o especismo, e chamava de hipócritas feministas que comem carne, o mínimo que posso dizer sobre esse comentário é que o achei absurdo.
Embora não esteja criticando apenas por uma questão de conciência individual, procuro comer o mínimo de carne possivel, mas sou radicalmente contra se usar animais em sacrificios religiosos, ou em qualquer esporte que crie sofrimento a eles, e tambem sou favoravel a criação de leis que visem o bem estar animal.

Ma disse...

Cora.
Vc fica "incomodada" com argumento de empatia?
e concorda com o´herói do ócio pelos argumentos (ou a falta) dos vegetarianos?
Como alguém consegue se incomodar por alguém ter empatia e com quem quer que todos tenham esta empatia -solidariedade com os animais?
Não acredito no que li..
Não estou acreditando no que estou lendo.
O vegetaianimos não tem mesmo argumentos,.. nenhum. Comam carne a vontade meus caros. Sem culpa, mas sem invalidar suas propostas.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
"O Herói do Ócio disse...
Eu:
Anônima(o),

Se vc viu o vídeo, viu as reações nada pacifistas que o pessoal postou."

Eu não vi.
Põe o link aí p mim, por favor.
---

Você respondeu:

O Herói do Ócio disse...
O vídeo denovo:

http://www.youtube.com/watch?src_vid=4wboI-ewLrY&annotation_id=annotation_71085&v=SOhXPRhHEWY&feature=iv

------------------------------

Okay, o vídeo desse monocelha especista novamente?
Achei que fossem vegans postando notas de ódio contra onívoros, não contra UMA pessoa especista em particular.

O cara já começa o vídeo dizendo que acha valido as pessoas não comerem carne ou derivados de animais explorados e mortos cruelmente, mas que isso seria um beneficio para "o próprio ser humano". O cara é um especista e deixa isso claro logo no início do vídeo. Não é que ele esteja refutando argumentos específicos do Gary, ele é só um especista que fez um vídeo contra vegetarian@s. Mesmo que ele comece dizendo que não "não tem nada contra vegetárian@s", isso não quer dizer que ele realmente não tenha nada contra. Quer uma prova?

Transcrição do monocelha dizendo isso:

"... aí ele mostra um vídeo com cenas da morte em abatedouros cortando a garganta da vaca, né, decepando as galinhas, depenando elas vivas, limando o bico da galinha para ela não ficar se bicando na hora de por ovo. Enfim, mostra todas aquelas cenas que todo mundo tá careca de já ter visto em algum lugar, num site, alguma coisa assim, já passou por email e não é gostoso pra ninguém, uma coisa que ninguém tenha gostado de ver essa cena, não é uma coisa agradável. E ele fala que as pessoas que comem carne têm que saber o sofrimento e a dor que tão causando. Bom e eu concordo que se você vai comer carne você tem que saber o que você tá fazendo, o que cê tá gerando. Do mesmo jeito que eles tão obrigados a ver lá(?)isso deveria passar na televisão no sentido assim de que você tem que saber as medidas de higiene que isso é feito, as medidas de saneamento que essas esses frigoríficos esses lugares êêê utilizam, se faz mal ou bem para nossa saúde ter animais mortos de maneira estressante, entendeu. Pq que me conste, pela lei é proibido vc matar os animais de forma estressante, eles são mortos assim por uma questão econômica e concordo que isso não está certo. AGORA, O FATO DE QUE ISSO NÃO ESTÁ CERTO SIGNIFICA APENAS QUE A LEI NÃO É CUMPRIDA, NÃO QUER DIZER QUE ESTÁ ERRADO COMER CARNE..."

Só mais um especista!

O Herói do Ócio disse...

Anônima(o),

Não entendi. Quer dizer que pelo fato do camarada ser um especista (eu nem acho que ele seja, mas ok), então é legítimo desejar que ele tenha um câncer, e enviar umas notas assim, digamos, não muito polidas na caixa de mensagens dele?

Isso explica muita coisa. Sou especista. Joguem pedras, então. É legítimo. Podem me desejar câncer.

Vera disse...

O meu posicionamento é mais parecido com Mordred Paganini.

Sabe, eu não importo que os veganos tenham a dieta que queram ter.
Eu só acho que, se a pretensão deles é a defesa dos animais, eles miram o alvo errado.
Se eles querem melhores condições e dignidade aos animais, acredito que seria mais eficiente lutar contra o sistema do que achar que as pessoas devem parar de comer carne ou consumir/usar produtos derivados de animais.
Mesmo porque é impossível, nutricionalmente falando, para muitas pessoas deixarem de consumir proteína animal. (Pois, enquanto algumas pessoas podem ser saudáveis sem a ingestão de carne, outras não)

nina disse...

Daniel,

Realmente não precisa fazer grandes esforços pra manter uma dieta equilibrada sendo vegetariano. Veja só, a proteína nada mais é que uma combinação de aminoácidos - e o que a gente precisa pra manter saudáveis o corpo são os chamados de aminoácidos essenciais. Quer um exemplo fácil de conseguir isso? A famosa dobradinha brasileira Feijão+arroz. O arroz tem certos aminoácidos, o feijão outros. Juntos, eles se complementam. Pra você ter uma idéia simples, se você combinar uma porção de feijão pra três porções de arroz, você tem uma fonte do que se chama de proteína completa. Isso pra derrubar o mito de que proteína só vem da carne. Combinando isso com o recomendável - pelas organizações de saúde - sobre a ingestão de frutas, legumes e cereais, ninguém precisa dizer que a gente só obtém proteína da carne.

E aqui, numa feira você pode encontrar vegetais e frutas da época em preços bem mais acessíveis - além de serem alimentos cultivados de maneira mais natural.

Outro ponto é que muitos defendem o consumo de carne por causa da vitamina B12. Mas você encontra essa proteína em suplementos (que muitos que consomem carne também tomam, por diversas razões) e em alimentos como abacate e batata.

Enfim, não é complicado, na verdade. O difícil pra gente que decide mudar é o hábito - e o gosto - pela carne.


Pra quem comentou sobre comer fora de casa, realmente os pratos vegetarianos são mais caros. Não porque os ingredientes sejam mais caros, mas pela lógica do mercado de consumo, a velha lógica da oferta e demanda. Se você vai num lugar com amigos e o único prato vegetariano custa 30 reais, o que você vai fazer? Vai acabar consumindo pra não ser o chato da turma que sai e não come nada. Seus amigos tem opções de diversos preços, você não. Porque o estabelecimento definiu que aquela é a única opção, então ou você paga ou fica sem.

Pra quem falou sobre a recomendação do médico: olha, você pode procurar talvez um gastro ou um endocrinologista. Algumas vezes o problema é de absorção - não da fonte de ferro. Eu já tive isso, tinha anemia quando comia carne, e acabei descobrindo que tinha um problema de absorção de ferro. Então não fazia diferença a fonte de ferro, de qualquer forma, meu organismo não conseguia absorver.

Anônimo disse...

Militante abandona o veganismo por desnutrição e sofre ameaça de morte:

http://www.truthaboutabs.com/vegan-confesses-health-problems.html

http://www.truthaboutabs.com/vegan-confesses-health-problems.html

http://www.truthaboutabs.com/vegan-confesses-health-problems.html

Cora disse...

Ma,

Não fico incomodada com a empatia. Fico incomodada com o uso da empatia como argumento pra q as pessoas deixem de comer carne. Acho um argumento fraco.

E concordo com o ócio pq ele tb está pedindo argumentos mais sólidos.

Faz parte da vida um ser vivo alimentar-se de outro ser vivo. Assim, desse ponto de vista, não há nada de errado em comermos outros animais.

É claro q a forma como fazemos isso não precisa ser cruel nem degradante.

Podemos mudar nosso modo de produção? Sem dúvida nenhuma.

Tenho muita empatia e respeito pelos animais. Sou contra a manutenção de animais silvestres em cativeiro. Sou contra o adestramento/condicionamento de golfinhos e macacos pra observação de turistas em hotéis amazônicos, sou contra maus tratos.

Praticamente não uso objetos de couro. Tenho pouquíssimos sapatos de couro. Nenhuma bolsa de couro. Tenho o hábito de prestar muita atenção nas coisas q eu consumo.

Mas não posso concordar com este argumento. Ele é, sim, um argumento fraco.

Podemos ser solidários aos animais e ainda assim nos alimentarmos deles. O fato de nos alimentarmos de algo não está necessariamente relacionado ao desrespeito.

Como disse a Vera, a luta deveria ser contra o sistema atual de produção, e não contra o consumo de carne per se.

Anônimo disse...

Lutam*

E não fui irônica ou debochei, é uma questão que eu realmente gostaria de ter respostas...

Ma disse...

Cora, entendi.
Mas para o vegetarianismo “Podemos ser solidários aos animais e ainda assim nos alimentarmos deles” isso é uma contradição. Posso usar o mesmo argumento q vc e dizer que isso é pobre de análise. Ter empatia significa que, ao termos a opção de não comermos animais, não iremos comer. Acho muito complicado a saída que vcs estão propondo como “argumento fraco”, pois o que quê tem de fraco nisso? Isto tirando toda a questão ecológica etc..
E não adianta atacar o modo como se abate os animais, sendo que o vegetarianismo é “contra” o abate.
E outra, o que propagar o vegetarianismo invalida a luta contra o sistema? Uma coisa exclui a outra? Como o problema é o sistema não mudaremos nossos hábitos até que o sistema mude?
Veja que são argumentos “distintos” e não “fracos” como vcs querem desqualificar. Como disse, não sou militante, nem simpatizante com toda a causa vegetariana, mas vejo mais coerência (com toda a contradição natural que temos) no discurso do que os anti.

Anônimo disse...

"O Herói do Ócio disse...
Não entendi. Quer dizer que pelo fato do camarada ser um especista (eu nem acho que ele seja, mas ok), então é legítimo desejar que ele tenha um câncer, e enviar umas notas assim, digamos, não muito polidas na caixa de mensagens dele?"

O cara não desejou que ele tivesse câncer. Apenas disse que ele morreria de câncer devido a alimentação dele. Os que desejaram câncer foram os RELIGIOSOS INTOLERANTES de outro vídeo, outro assunto. Por favor, não minta.

Bem, o que eu vi foi um cara que postou um vídeo especista sendo ofendido por algumas pessoas - não necessariamente veg(ans)etarian@s - que detestaram o discurso especista dele. Talvez tenha sido até ele mesmo ou fakes agindo de má-fé postando ofensas. Aqui no blog da Lola tem muito disso. Fakes de mascus querendo sujar a imagem de feministas. Eles até fazem blog com fakes de mulheres. Vai entender...

É errado ofender o cara? É! Ambos estão errados - ele e os barraqueiros/fakes(?) -, mas o motivo não tem nada a ver com: pessoas veg(ans)etarianas ofendendo o cara exclusivamente por ele consumir carne. O motivo das ofensas foi o discurso torto dele no vídeo.

Achei que o link que você passaria seria de veg(ans)etarian@s postando vídeos de ofensas gratuitas contra pessoas que consomem carne. Mas não foi.

E cara, que vexame ele se retratando das bobagens que ele disse com mais bobagens ainda, heim?! Ô cara teimoso, sô!

O Herói do Ócio disse...

Olá,

Não faço ideia se os posts mais cretinos eram de fato fakes. Talvez foram, talvez não. Mas o ponto é que defender a causa não te torna moralmente inatacável. Vc (suponho q foi vc) disse:

"Puxa vida, comparar fanátic@s religios@s com vegetarian@s é muita desonestidade.

Vegan@s/vegetarian@s são contra o extermínio, fanátic@s religiosos tem os alicerces de sua religião fortificados pelo extermínio de inocentes.

Aí pessoal, tenho certeza absoluta que vocês sabem disso. Não se façam de sonsos."

Do mesmo jeito que eu acredito que a ação individual de um vegetariano nao necessariamente representa a posição do grupo, o fato dessa(e) camarada pertencer a ele não dá automaticament,e por osmose, um tipo de nobreza de caráter.

Não tenho nada contra os vegetarianos. Mas vou brigar até o fim se algum deles tiver a intenção de me proibir de comer carne, ou vir com um discurso de falsa superioridade moral.

O Herói do Ócio disse...

PS: Também fiquei bastante decepcionado com a visão que se tem da religião. Sou ateu, mas não recomendo militar pelo ateísmo, e me sinto totalmente envergonhado toda vez que alguem faz algo do tipo.

Caroline disse...

"Puxa vida, comparar fanátic@s religios@s com vegetarian@s é muita desonestidade.

Vegan@s/vegetarian@s são contra o extermínio, fanátic@s religiosos tem os alicerces de sua religião fortificados pelo extermínio de inocentes.

Aí pessoal, tenho certeza absoluta que vocês sabem disso. Não se façam de sonsos."

As premissas defendidas pelos vegetarianos e pelos fanáticos religiosos podem ser totalmente diferentes, mas o comportamento muitas vezes é semelhante.

Vários grupos são extremamente invasivos e inconvenientes quando o objetivo é defender sua causa, independente de qual for. É absurda a falta de educação de alguém que me aborda na rua aos gritos para tentar me converter à sua religião, assim como é rude um vegetariano começar a defender os pobres animaizinhos indefesos e insinuar que eu sou assassina enquanto eu como meu bife. Seria diferente - e muito mais eficiente - se o suposto vegetariano me apresentasse, com polidez e em momento adequado, argumentos consistentes que justifiquem sua escolha e que confirmem que ela é a melhor para outros também. Há um mundo de diferença entre chamar um ser humano onívoro de assassino e conversar com ele de maneira civilizada e racional sobre outras alternativas alimentares.

Caroline disse...

Agora, pergunta pros vegetarianos.

Aparentemente, vários de vocês concordam que a vida animal se equipara à vida humana, e esse é um dos motivos pelos quais optaram por não ingerir carne. Por que consideram outras formas de vida animal equivalente à nossa? Se as vacas e as galinhas são tão dignas de nosso respeito quanto as pessoas, o mesmo se aplica aos mosquitos? Quais outras formas de vida não podem ser aniquiladas em função das atividades humanas?

E, por último: vocês acreditam na possibilidade de a nossa espécie coexistir com outras sem provocar a morte de alguma outra forma de vida?

Cora disse...

Daniel,

nunca ouvi dizer q proteínas só vêm da carne. Deve ser argumento (mentiroso) de contrários ao vegetarianismo (não são apenas os veganos/vegetarianos q têm argumentos ruins).

Existem proteínas vegetais e animais. A combinação arroz com feijão é interessante, pois é fonte de carboidratos (arroz) e proteínas (feijão). E os carboidratos devem ser a base da alimentação, isto é, os nutrientes consumidos em maior quantidade.

(cuidado com a wiki brasileira)

Sintetizamos quase tds os aminoácidos (aa) de q precisamos, com exceção dos chamados aminoácidos essenciais (são 8), q não sintetizamos e por isso devem ser ingeridos na alimentação.

Quem come ovos e derivados de leite consome tds os aa de q necessita. Aliás, ovo é um alimento interessantíssimo. Pena mesmo q as granjas sejam tão cruéis em sua forma de produção.

(aí é q está, é isso q tem q ser questionado, a forma de produção numa granja, e não o consumo do ovo)

Tb são fontes de aa essenciais as leguminosas (feijão, lentilha, soja...) e as sementes, além de outros.

É sim possível ter uma dieta muito adequada apenas com produtos vegetais.

Qto aos restaurantes, não frequento muito os vegetarianos (só tem um relativamente perto do trabalho e o preço é salgado), mas mesmo num comum de boa qualidade, dá pra ter uma dieta bem variada sem incluir a carne. Basta saber montar um prato e conhecer um pouco sobre alimentos e nutrientes.

E vc tem razão, Daniel, o problema normalmente é a absorção do fe (pode ser tb a degradação das hemácias). A questão é q o fe da carne é mais facilmente absorvido (está mais disponível) do q o fe dos vegetais. Por isso os médicos recomendam, em certas situações, o consumo de carne vermelha (mais rica em fe). É questão de facilitar a vida do paciente, evitando a suplementação. Da mesma forma, recomendam o consumo de vitamina C (ajuda a absorção do fe) e o não consumo de leite nas refeições (o leite dificulta a absorção de fe). Mas, como disse, não sigo muito as recomendações e dá pra viver bem e saudável, mesmo no limite.

Ramon Melo disse...

Que conveniente, Robson. Você esqueceu de dizer que esse movimento "alfacista" surgiu por causa do proselitismo vegano para cima do restante do mundo. Há uma diferença imensa entre pedir respeito e tentar enfiar goela abaixo (literalmente) um determinado estilo de vida.

Fui vegetariano durante dois anos. Nesse meio tempo, não tentei converter NINGUÉM ao vegetarianismo, fazia isso por mim mesmo. Conversava com os interessados, mas jamais iniciei uma discussão sobre o que era melhor ou pior para a saúde ou para os animais. Hoje em dia, sou obrigado a ler que sou um imbecil ignorante porque sigo uma tendência naturalmente humana que foi responsável por elevar a espécie ao patamar de dominante do planeta.

Portanto, vou continuar comendo carne (branca, carne vermelha faz mal à saúde) três vezes ao dia, até o fim da minha vida. Inclusive, a partir de segunda-feira começo um regime de 1kg de carne de frango diariamente, para solidificar os resultados do meu treinamento esportivo. Vivam com isso ou morram insatisfeitos.

Eu não digo a nenhum vegetariano para comer carne, também não vou aceitar que me digam o contrário. E sim, vou ser ríspido e agressivo com os insistentes até que eles retornem para suas igrejas veganas.

Anônimo disse...

como carne e respeito os vegetarianos por não comer carne.
agora, achar que comer carne é REQUIZITO básico para se definir quem é hetero ou gay é de um RETARDATISMO SEM LIMITES!

Anônimo disse...

Irei lhe responder.


"O Herói do Ócio disse...
Olá,

Não faço ideia se os posts mais cretinos eram de fato fakes. Talvez foram, talvez não. Mas o ponto é que defender a causa não te torna moralmente inatacável. Vc (suponho q foi vc) disse:

"Puxa vida, comparar fanátic@s religios@s com vegetarian@s é muita desonestidade.

Vegan@s/vegetarian@s são contra o extermínio, fanátic@s religiosos tem os alicerces de sua religião fortificados pelo extermínio de inocentes.


Aí pessoal, tenho certeza absoluta que vocês sabem disso. Não se façam de sonsos."

Do mesmo jeito que eu acredito que a ação individual de um vegetariano nao necessariamente representa a posição do grupo, o fato dessa(e) camarada pertencer a ele não dá automaticament,e por osmose, um tipo de nobreza de caráter."

[EU RESPONDO]

1) Eu me referi as ideologias, não veg(ans)egetarian@s enquanto INDIVÍDUOS.
Comparar religios@s FANÁTIC@S - que têm a base de suas religiões calcadas em crueldade, massacres e torturas aos contrários a sua ideologia através dos séculos - com veg(ans)etarian@s que, como eu mesma disse serem contrários ao extermínio de animais, é errado e desonesto.
Eu, em momento algum disse que 'todos' @s veg(ans)etarian@s enquanto INDIVÍDUOS não possuem falhas.



"Não tenho nada contra os vegetarianos. Mas vou brigar até o fim se algum deles tiver a intenção de me proibir de comer carne, ou vir com um discurso de falsa superioridade moral."


[EU RESPONDO]

2)Você não precisa se preocupar com veg(ans)etarian@s te obrigando a não comer carne, pois el@s não fazem isso. Aliás, eu tenho certeza absoluta que nenhum deles nunca te obrigou a deixar de comer carne. Você no máximo pode se chatear com a luta del@s ao quererem conscientizar as pessoas das crueldades que ocorrem contra os animais e em consequência disso, indiretamente talvez convence-lo a deixar de ingerir carne. Mas essa decisão é sua, óbvio!
Ninguém quer te evangelizar, apenas te conscientizar.
Quanto aos possíveis discursos de "superioridade moral", eu já lhe respondi:
"Eu, em momento algum disse que todos @s veg(ans)etarian@s enquanto INDIVÍDUOS não possuem falhas."
Maaas, deixar de consumir carne já é um grande passo para você se tornar um ser humano melhor.

Bem, vou dormir. Tenha uma boa madrugada, Herói do Ócio.

Cora disse...

Ma,

Por isso acho difícil conviver com veganos enqto grupo organizado (não estou falando de pessoas veganas, tá?). Esse argumento de q tds devem deixar de comer carne por empatia não é um argumento q se possa levar à sério!

Como disse, eu, pessoalmente, nem consumo tanta carne. Pelo contrário, tenho q me lembrar de incluí-la em meu prato pelo menos algumas vezes na semana. E só como carne fora de casa. Eu quase nunca preparo carne em casa. Defendo causas ecológicas, questiono grandes propriedades, questiono a criação intensiva de gado, acho cruel a forma como as granjas funcionam...

Quer dizer, eu seria facilmente atraída para o movimento percebe? No entanto, não fui pq não concordo com a linha argumentativa. Acho desonesto criticar as pessoas simplesmente pelo consumo de outros animais, entende?

Pq acho q questionar o consumo de outros animais per se não faz sentido. Como disse, somos onívoros. O problema não está no consumo de outros animais e sim na forma como fazemos isso. O problema não está em matar um animal pra comer, mas sim na forma como fazemos isso numa linha de produção.

Então, não dá pra usar argumentos falaciosos só pq a causa é nobre. Usem argumentos mais adequados, ué! Tenho certeza q conseguiriam mais adeptos.

Propagar o vegetarianismo não invalida a luta contra as formas de produção. Eu não disse isso!

Só acho q querer mudar o hábito alimentar das pessoas dessa forma não é adequado. Pq somos cruéis com td q existe no mundo, inclusive com outros humanos. Somos cruéis com outros animais. As colheitadeiras de soja matam muitos animais. Abrir espaço pra lavoura mata muitos animais. A existência da humanidade mata muitos animais.

Devemos repensar nossa forma de atuação no mundo. Não somos a única espécie com direito à vida. Mas qdo ouço um vegano dizendo q não devemos comer animais simplesmente pq não devemos matar outros animais, não dá. E aí colocam tds no mesmo barco, não importa onde e como as pessoas vivam, se comem animais estão erradas.

É essa ideia q eu questiono. Como disse, seres vivos alimentam-se de outros seres vivos. Devemos questionar nossos meios de produção, não só de produtos animais, mas de vegetais tb.

Cora disse...

yulia2,

vc não vai dar trela pra esse cara, vai?

faz um tempão q ele tá tentando chamar a atenção.

tá super divertido ver como ele se esforça pra deixar tds chocados qdo fica sem resposta.

divirta-se tb.

yulia2 disse...

O problema dos homens masculinistas é que eles dizem ter um nabo e na hora de fazer a salada aparecem com um rabanete. Assim não dá.

O Herói do Ócio disse...

"Maaas, deixar de consumir carne já é um grande passo para você se tornar um ser humano melhor."

Era precisamente isso, uma justificativa ética do vegetarianismo, que eu queria que alguem me fornecesse, e não cuspisse em minha cara com um discurso de superioridade moral.

E sim, você deu a entender (e não negou) que proibiria o consumo de carne, se poder tivesse.

No final, EU sou o sem noção, o cínico ou o chato, né?

Porque eu não concordo com essa degradação moral injustificada. Porque não compactuo com esse projeto político de sociedade. E porque peço motivos para me convencerem do contrário.

Interessante.

O Herói do Ócio disse...

Yulia2,

um cara que acha que mulheres podem ser viris não merece nem gozação. Ele faz o serviço por si mesmo.

Anônimo disse...

Cora

Sobre ovos.

Para quem pega pesado na academia para ganhar massa muscular o ovo é muito importante. Ele é importante por elevar o nível de colesterol. Parece até contraditório, mas não é.

O colesterol é matéria prima para os precursores de hormônios e também faz parte da membrana celular. Quando a pessoa pega pesado na academia produz mais hormônios e mais células e o nível de colesterol fica muito baixo.

E por ficar baixo cai o rendimento no treino. Comendo ovo o nível de colesterol aumenta e os ganhos de massa muscular equalizam.

Anônimo disse...

O Herói do Ócio o seu problema é falta de fé em D'us. Sem a fé em um princípio você perde os valores cristãos de nossa sociedade como a moral e a ética. E dessa forma você enxerga os animais como seres desprezíveis que devem morrer para o seu conforto. Terra arrasada no planeta Terra, afinal quando um ateu morre ele desaparece, então porque razão vai proteger a natureza? Terra arrasada como os soviéticos ateus fizeram com a Ucrânia. Holomodor neles.

Anônimo disse...

Que conforto? saúde?

se você é judeu deve saber que após o dilúvio o consumo de carne foi liberado. E se for cristão, deve saber que Jesus comeu de tudo inclusive muito peixe. Cada uma que até deus duvida.

Anônimo disse...

Eu dei risada do texto. Já contei aqui no blog a minha saga veganita e tudo o que penso está lá. No mais:

"Indica que o vegetarianismo e o veganismo estão crescendo muito e praticamente já não podem mais ser ignorados pelos onívoros,"

Engraçado que a pessoa ignora totalmente o fato de que é onívora também, mas OPTOU comer de uma forma diferente.

Daniel disse...

Ma:

só pra esclarecer uma confusão sua.

"Daiel, segundo o que vc disse então, é o número 3) que falta para vc se "convencer" rs que é bom?
Sério?"

não, eu não disse. Pensou isso sozinha

"Olha, vc e o ócio deram a entender que não são convencidos pelo vegetarianismo por ninguém ter argumentos inteligentes no que se refere a questões colocadas por vcs"

não disse nada sobre ser "convencido", pedi argumentos somente

"Daniel, não! claro que precisa de argumentos, não venha dizer que não te deram argumentos. "

não, não deram. Até aquele ponto somente falácias

"Generalizar o argumento vegetariano com o discurso de quem quer criminalizar não seria pouco racional? Uma vez que estes, se existem, são minoria? "

Eu não disse que era o discurso de todos me referi no caso exatamente a estes poucos, veja:

Eu disse:

"ALGUMAS pessoas estão realmente tentando impor o vegetarianismo e criminalizar quem se alimenta de carne e alimentos de origem animal. E isso sem argumentos."

viu? "ALGUMAS"

E eu escrevi assim, o tempo todo:

"Gente, era pra ser um debate, mas até agora, infelizmente não vi nenhuma teoria que justifique mesmo que razoavelmente a ideologia Vegam. Eu queria entender um pouco esse lado que quer extirpar o consumo de animais e derivados, (não me refiro aos que simplesmente querem pra si, mas aos que querem impor aos outros) ver como se justifica."

Viu? Fui educado, não generalizei e até defendi:

"1- É muito importante a causa em prol dos direitos dos animais e o movimento Vegam ajuda a desmascarar grandes males por trás do consumo descontrolado de carne e alimentos de origem animal."

Ps Anônimo das 16:52 se o html funcionar, valeu!!!!

Ma disse...

Cora e demais.
Por que o não consumo de animais "per se" do ponto de vista

"empatia não é um argumento q se possa levar à sério"???

Eu acho a empatia como uma pensamento, que leva a um ato , não unico , mas um dos atos humanizadores, nobre e justo do ponto de vista de que não somos iguais aos animias, mas podemos e temos a capacidade de ter empatia e não matarmos, pois podemos, e como respeitamos sua existência, escolhemos não matar.(tb concordo com o problemas da produção, mas não falando sobre isso, o que não invalida o lance da empatia).

Por qual razão este arugumento da empatia é fraco para vcs, me dizem?
É indiviual? sim e não. Como respeitamos os animais, em teoria, não queremos que os outros matem eles certo? entao, ainda que seja uma escolha individual, para mim, a escolha de comer carne interfere na vida de um animal que tenho empatia..e isso vai contra o direito de não interferir em sua exist^ncia que acredito, certo?
Me explique como isso não é um argumento, sem repetir que é fraco etc etc..?

Daniel disse...

Cora

só queria me defender rapidinho, amanhã te respondo, obrigado pela atenção, aqui é uma e trinta da manhã e vou ter que trabalhar...

:(

Daniel disse...

Ma

Você está acordada até agora? o_O

Você ainda está com raiva de mim?

se continuar conversando vou ter que responder a Cora... tava com preguiça :(

Daniel disse...

Vou aproveitar que tem gente acordado e postar de novo as primeiras perguntas que eu postei.

confere Ma:

Daniel disse...
Eu não sou vegetariano ou carnívoro, sou onívoro.

Existem questões a se discutir no que se refere a alimentação:

1- Os direitos do animais. E como isso é possível com o consumo de carne e derivados. (não tratando aqui dos experimentos científicos envolvendo animais, trato de alimentação)

2- Como ter uma alimentação saudável, balanceada. Se isso é possível sendo vegetariano e até onde o consumo de carne é prejudicial nessa questão.

3- Se é economicamente viável a nível global e para todas as classes sociais eliminar o consumo de carne e derivados.

Alguém quer responder? Depois vou tentar. :)

a data: 31 DE MARÇO DE 2012 13:33

Era essas minhas dúvidas. :(

Foi por isso que eu falei de falta de argumentos. Queria esclarecer estes pontos.

Ma disse...

Oi Daniel, to acordada sim.
Trabalho muito no comoutador e vive ligado.

Olha, na boa, vc não vai encontrar argumentos que te convençam que PROIBIR comer carne é certo. sabe por quê? pois vc inferiu que o autor do post disse isso, eu nunca conheci nenhum vegetarisno que diz isso e nemnhum na caixa de cometários disse isso.
Portanto vc estava debatendo com quem nem estava (supostamente o autor do guest post) aqui, como vc quer algo que te convença?
E se fosse mesmo esta sua preocupação (me desculpe ainda acho vc de ma fé), por que se preocupar com argumentos de uma minoria dos vegetarianos que quer te proibir de algo?

Agora vou mesmo, rs, raramente comento em posts, ams vi que qnado começa não tem fim, pois quero responder e isso toma muito tempo.

Até

O Herói do Ócio disse...

Ma,

O argumento da empatia tem dois problemas.

1) Ele depende da existência da empatia. Então aqueles que não vêem problema no que acontece na "Meatrix" jamais vão ser convencidos por esse tipo de argumento. Afirma-se o que é preciso provar.

2) Só a empatia não basta pra vc justificar o não-consumo de animais. Há várias situações onde é justificável causar dor e sofrimento em outros seres vivos. Exemplos incluem legitima defesa, ou uma defesa consequencialista da tortura. Não adianta apelar para o "humanismo", pq vc está lançando um conceito pessoal de humano que (obviamente) não vai ser aceito por quem não concorda com vc.

Um bom argumento tem de partir de premissas que sejam aceitas pelas outras pessoas. De outra forma, vc precisa prová-las, e não simplesmente afirmá-las.

Ma disse...

To cansada agora Daniel, mas última vez mesmo. E não estava brava com vc, apenas te achei arrogante.

bem resumidamente.
Daniel disse...
Eu não sou vegetariano ou carnívoro, sou onívoro.

Existem questões a se discutir no que se refere a alimentação:

1- Os direitos do animais.

Acho que todo movimento carrega contradições, o capitalismo nos faz isso. Não acho que comer carne elimina estas contradições de outros derivados, apenas é UM dos caminhos. O que pode ser buscados outros simultaneamente.

2- Como ter uma alimentação saudável, balanceada.

Talvez prejudicial se não tiver uma dieta balanceada. Se tiver, os inúmeros vegetarianos são as provas vivas. (eu por exemplo)

3- Se é economicamente viável a nível global e para todas as classes sociais eliminar o consumo de carne e derivados.

É uma questão, Eu acho que sim, pois produzir carne é mais caro do que verdura, toma mais espaço e ecologicamente acho difícil que todos no planeta possam consumir carnes. De fato, a maioria no mundo come carne? O que vc acha?Claro, isto em um futuro, não onde o vegetarianismo é apenas um nicho.
De imediato, comer arroz, feijão, as vezes outros grãos, ovos e um pouco de queijo é suficiente (é minha dieta) e mais barato do que carne.

O que te achei arrogante, por exemplo, é querer que expliquemos racionalmente todos os itens (como fiz agora) para vc se sentir convencido. Por isso postei aquela hora dos três itens que vc menciona.Vc se mostra não convencido com apenas alguns pontos positivos. Isso acho de ma fé, pois não há 100% de coerência e objetividade nos movimentos sociais.
Isto vc não compreende. Este tom racional seu é que vejo como uma falácia, com todo respeito.

Boa noite

Anônimo disse...

2- Como ter uma alimentação saudável, balanceada. Se isso é possível sendo vegetariano e até onde o consumo de carne é prejudicial nessa questão.

===============

alimentação saudável e balanceada com controle do peso exige um conhecimento razoável de nutrição. seja vegetariano ou não. além da suplementação de alguns nutrientes.

tem que prestar atenção no sódio, no açúcar, nos aditivos, no consumo de álcool, nas carnes saturadas, nos cancerígenos, nos orgânicos, nos transgênicos, etc.

Anônimo disse...

3- Se é economicamente viável a nível global e para todas as classes sociais eliminar o consumo de carne e derivados.

qualquer família menos abastada em área rural e até urbana, que tem um quintalzinho, cria umas galinhas, às vezes um porquinho pra comer. Tanto populações nômades quanto sedentárias criam animais para consumo de carne/leite/ovos. Não vejo como isso poderá ser eliminado sem causar um impacto na subsistência da espécie humana.

poupar animais domésticos como faz a India, que solta as vacas na rua quando não dão mais leite é viável pra você?

Vamos parar de criar cavalos, burros e camelos também? Escravizamos essas espécies desde que o mundo é mundo. O que axa?

Daniel disse...

Ma

Boa noite garota, você parece ser uma pessoa legal, pena que tenha tido essa impressão ao meu respeito e como nunca vou conhecer de verdade ninguém daqui, cada um se resume ao que passa digitando,você está no direito de pensar mal de mim e acredite, não é a única, mesmo pra quem me conhece pessoalmente :(

Ps: espero que não leia o que eu escrever para os outros, se não vai me desprezar ainda mais. :$

Cora disse...

A Marilia escreveu ontem:

“Já se mostrou também que para acabar com a fome no mundo, seria muito mais barato e prático apostar em vegetais e em grãos que em carne.”

E é verdade. Em termos de transferência de energia, há mais energia disponível qdo nos alimentamos diretamente dos vegetais, do q qdo usamos um intermediário, o boi. Questão puramente biológica.

Taí um argumento muito melhor do q dizer q não podemos matar outros seres vivos.

Quer dizer, ao invés de manter pastagens para consumo de bois e aí nos alimentarmos deles, seria mais lógico e aproveitável plantar alimentos diretamente para o consumo humano.

Ma disse...

Ócio.
Empatia não se prova. A necessidade de igualdade no mundo, senso de humanidade, solidariedade não se "prova", se constrói. Tanto é que não temos esta empatia,depende do ser humano querer ou não este caminho paa seu destino.(ex. a proteçao a infância é algo recente na história da humanidade, existe algum argumento para "provar" racionalmente esta necessidade de proteção? O homem conseguiu viver muito bem sem isso. Isto se chama humanização, não é algo que existe "per se" rs, mas algo que se constrói por escolhas)

2) não vejo roblema algum em comr carne em situações extremas.

O Herói do Ócio disse...

Ma,

não é a empatia que vc precisa provar, mas sua desejabilidade em detrimento de, digamos, uma não-empatia. Porque é melhor sermos empáticos do que não sermos?

Esse é o ponto, e vc precisa convencer os não-empáticos.

Daniel disse...

Cora

A minha preocupação aqui girou em torno de uma alimentação saudável que não inclui alimentos de origem animal e nem derivados e que seja economicamente viável.

E vegetarianismo não se resume a não comer carne, seria não comer produtos de origem animal e nem derivados é isso mesmo?

Vamos às respostas:

"nunca ouvi dizer q proteínas só vêm da carne. Deve ser argumento (mentiroso) de contrários ao vegetarianismo "

falei isso não. :(

Sobre proteínas:

"É sim possível ter uma dieta muito adequada apenas com produtos vegetais."

Até onde eu sei não são encontrados nos vegetais todos os aminoácidos presentes nas proteínas de animais.(você sitou isso também) E ainda a absorção das proteínas vegetais se dá de forma mais lenta. Por isso não basta dizer que é possível, tem muita gente falando isso, mas precisa haver comprovação.

Gostaria que apresentasse uma dieta baseada estritamente em vegetais (sem alimentos de origem vegetal e derivados) que se compare a uma dieta onívora balanceada.
que seja equivalente em nutrientes, em proteínas e vitaminas do complexo B e B12.

cuidado para não cair na falácia de da omissão de dados.

Pelo que eu estudei ainda não foi comprovado que isso é possível. Não é brincadeira. Se isso é realmente possível é necessário se mostrar dados que comprovem, que não sejam vagos e eu procurei por isso, mas ainda não encontrei. Não se esqueça a quem cabe o ônus da prova.

Se para tornar a nutrição adequada for necessário recorrer a produtos industrializados, caímos de novo na questão do economicamente viável para se substituir o consumo de carne a nível global.

Até mais. :)

Anônimo disse...

"anônimo 19:05, eu tenho anemia e meu médico mandou que eu comesse carne vermelha umas 2 vezes por semana pelo menos. quase não cumpro isso. indicou castanhas, ervilhas, vegetais escuros... mas ele deixou bem claro que a quantidade vinda só dessas coisas não é bastante pras necessidades do dia. eu preciso urgentemente aumentar meu ferro.

se algum vegano vegetariano me der uma opção, vou amar. hahaha. sério.""

Seu médico poderia simplesmente prescrever sulfato ferroso para você tomar...
Sugestão: procure outro médico. Se o médico te disse que a única opção para tratar uma anemia ferropriva é comer carne ele está MUITO desatualizado.

Daniel disse...

Sobre empatia:

Eu acho empatia totalmente válido para quem não quer comer carne. Se a pessoa sente empatia por um animal (nem precisa ser por todos) ela tem o direito de não querer se alimentar dele.

O critério de empatia , por ser pessoal, não deve ser usado para estipular um padrão para as outras pessoas. Para isso é necessário mais, argumentos válidos, cogentes.

Se a discussão é sobre o que cada um tem direito de fazer e não sobre o que se aplica aos outros, não há o que discutir concordam, a não ser o tópico do post.

que é o preconceito contra quem segue a dieta vegam.

Que é obviamente injusto.

Ma

"vc não vai encontrar argumentos que te convençam que PROIBIR comer carne é certo. sabe por quê? pois vc inferiu que o autor do post disse isso,"

Eu não inferi isso não. quando você chegou eu estava respondendo pessoas que pensavam assim, não a Lola.

Ou seja: Quem inferiu isso foi você :/

Daniel disse...

para não deixar dúvidas eu estava contestando esse comentário aqui da Erika:

"O ponto central dessa questão é saber se o veganismo é um simples estilo de vida ou um imperativo ético. Para aqueles que acreditam que o sofrimento dos animais é irrelevante ou que, ainda que tenha relevância, pode ser ignorado em face do mero prazer humano unicamente porque somos a "espécie superior" - argumento especista - o veganismo seria um simples estilo de vida. Assim, ninguém poderia tentar convencer outras pessoas a adotarem a causa,pois decidir causar ou não sofrimentos intensos a um animal é uma mera questão de escolha de um projeto pessoal de vida. Trata-se, porém, de um argumento bem perigoso, que descontrói a própria ideia de civilização e do direito. Como assim eu posso escolher causar sofrimento a um ser porque isso é só da minha conta e pronto? Onde está a legitimidade que tenho para decidir quem deve ou não ser poupado de sofrimento?"

Argumentei contra e algumas pessoas acharam que eu era contra o vegetarianismo. E aqui estamos.

A Ma chegou pouco depois.

:/

Cora disse...

Ma,

A empatia é importante pro relacionamento do ser humano com outros humanos e com animais não humanos. Não estou desmerecendo esse sentimento, ok? Pelo contrário! Acho a empatia importantíssima pra tornar as relações humanas mais adequadas (tanto com outros humanos, qto com outros animais).

Mas não acho um argumento válido nesta questão alimentar. Como eu disse, animais alimentam-se de outros seres vivos. É assim q nós e tds os outros animais vivemos, alimentando-nos de outros seres vivos. Daí q não faz sentido dizer q não devemos matar outros animais. O problema, no meu entendimento, não está em matar outros animais, mas na forma como criamos e matamos. O problema está na FORMA. Pra mim o problema td está na produção.

Existem outros argumentos mais adequados pra defender uma alimentação vegetariana. P. ex., o q disse a Marilia ontem. Comentei um pouco mais acima. Creio ser muito mais adequado dizer q aproveitaríamos melhor os recursos naturais, água inclusive, qdo plantamos alimentos diretamente para o ser humano do q qdo cultivamos plantas para alimentar o gado.

É um argumento racional, está correto e faz sentido pra td mundo.

Respeitar os animais não é não matá-los pra alimentação. Respeitar os animais é não explorá-los, não torturá-los, não tratá-los com crueldade.

Qdo minha avó, p. ex., matava um pato pra alimentar os filhos ela não estava sendo cruel e nem estava desrespeitando o pato. Pelo contrário. É a vida q deixa de existir pra q outra seja possível. Minha avó estava garantindo a saúde e a vida dos filhos criando animais e plantando. A alimentação tem sempre uma aura sagrada (não falo em termos religiosos, ok?) pq é dela q depende a sobrevivência dos animais.

Assim, não é q não devemos matar animais pra nossa alimentação. Não devemos fazer da forma como fazemos hj.

É isso. Não sei se me fiz entender.

Anônimo disse...

@LisaANAHD
'ô cérebro de palito de fósforo, os animais que matam e comem outro somente o fazem qdo estão com fome e pq não comem outro tipo de alimento... '

ô sua cabeça de ameba, vê se lê e se informa antes de falar besteira, essa conversa deles não comerem outro alimento é uma mentira que só ignorantes como tu engolem
http://www.youtube.com/watch?v=4wboI-ewLrY&feature=related

Anônimo disse...

Essa senhora Lisana adora dar lições aos outros, porém esquece de aprende-las antes. Diz que não se deve ofender as pessoas e sim usar argumentos.
Bonito argumento esse, não? "Cabeça de palito de fósforo". Diz mais sobre ele mesma que sobre a pessoa "criticada". :)

Cris Medeiros disse...

Vim por recomendação de uma blogueira e adorei seu blog. Realmente esse tal alfacismo acontece realmente. Mas é que tudo é criticado na internet, absolutamente tudo. Coisas que a gente nunca pensou que tivesse gente contra, quando percebemos, lá está um grupo falando mal.

Beijocas

Anônimo disse...

Bom eu acho que os veganos e vegetarianos usam da mesma ferramenta abusiva contra os onivoros: toda hora tenho recebido fotos horrendas de animais e afins querendo me fazer sentir culpada por comer carne! Essa foto do "alface que morreu" é somente uma paródia da mais comum propaganda que os nao-carnívoros fazerm: mandam foto de porquinhos fofinhos rosin has e dizem: "esse porquinho tem de morrer pra que voce se alimente?"
Ana

Carol M disse...

Voltando ao tema central do post. Nada justifica esse povo ficar sendo idiota e se incomodando com as escolhas alheias. Não tem graça fazer piadinhas com alfaces e se for ver, quem monta isso é o tipo que só quer causar nas interwebs pq é o único espaço onde alguem dá atençao pra eles. o bobalhao que faz as musicas dos memes é um bom exemplo disso.
Eles não fazem isso por serem chamados de assassinos pelos vegans, fazem pq se incomodam de alguem com outras escolhas, e sao os mesmos a defender piadinhas machistas como liberdade de expressao.

fabi disse...

Gostei do post, aliás adoro o conciência blog!:)

Sou vegana faz 10 anos, e já ouvi de tudo, mas ainda tenho de lidar com muita coisa. Primeiro que muitos dos meus amigos não vaganos não sabem o que me ofende ou não, essa piadinha do alface sempre vem á tona e eu já tenho a contra-piadinha pronta. Mas não é isso que me ofende, são certas atitudes, quando fazemos uma festa eu sei que não dá para ter só comida vegana, mas o que ocorre é sempre um "aahh tem um pedaço de grama ali no jardin p vc", ok isso não é mais piada, é ofensa sabe?! Aí já tenho de ficar falando com eles, e que eles se sentem suuuuper ofendidos por eu me sentir ofendida?! WTF!

Muitas vezes eles querem debater, mas o intuito é tentar me convencer que o veganismo é balela, e eu na maior paciência explico que é cada um no seu quadrado.Esses eu considero os alfacistas e já nem dou bola quando eles tocam no assunto. Se o "ataque" continua eu paro a conversa e falo que não leva a nada.

Tem gente que faz pergunta sem sentido por falta de entendimento mesmo (por que quer, ou falta de alguém p explicar direito). Esses eu tenho a paciência de explicar, alguns entendem outros não. Mas bola p frente pq quem quiser ser vegano, não vai ser somente por conversar comigo ou por comer meu delicioso bolo vegano de chocolate!XD

Agora vegetarianos e vegano tem de se policiar no que falam para as pessoas sim, tenho visto um ódio extremo vinda de veg(etari)anos contra outros humanos. Lembrem-se que o veganismo é a libertação animal+humana, isso implica sermos desprovidos de preconceitos, machismos, racismos, e sermos humanistas. Nós tbm precisamos de ter empatia pelos humanos, por mais desgraçados que alguns possam ser. Falar que, animal não humano é melhor que o humano é ser tão mente pequena quantos o que falam que "bicho bom é bicho morto".

E por favor nada dessa palestra terrível e de má fé do Gary Yourofsky,ela é extremamente falaciosa e tem muitos erros grotescos. Apelo ao emocional e dados de biologia equivocados. Queremos informar as pessoas, mas chegar ao ponto de mentir não é o caminho!

Abraços para a Lola que mais uma vez nos traz assuntos muito legais!:)

Daniel disse...

Carol M.

"Voltando ao tema central do post."

Bem, também me incomoda que as pessoas se sintam no direito de perseguir quem optou pelo vegetarianismo.

Embora eu não considere fácil o ser, entre alguns outros motivos o de abandonar certos hábitos.

É pra mim louvável o sacrifício feito em prol dos animais e em defesa ao meio ambiente. E mesmo que todos não se convertam ao vegetarianismo no futuro, este movimento abre portas para a conscientização do consumo indiscriminado de carne e derivados que gera problemas de saúde pública e grandes problemas ambientais.

E falando em problemas ambientais, causados pelo gado bovino, pelo consumo de pastagens, esse é um ótimo espaço para se colocar dados que apontam para os danos causados pela cultura atual, ou melhor, dados das contribuições do movimento.

Por que ninguém pode, ou deve ser obrigado a se tornar um, mas existem comprovações de contribuições do movimento.(ideológicas, éticas, ambientais, econômicas)

E então. Alguém tem algo para compartilhar?

:)

Daniel disse...

Fabiola

Deus do céu menina, onde você estava até agora??? o_O

Fez falta, viu.

Ma disse...

Daniel, Cora, estou viajando para outra cidade por isto vou responder tudo de uma vez.
Primeiro que não parto da premissa racionalista que vcs tanto enfatizam. Não há nada “per se” no mundo, a empatia com o animal não é algo ontológico, é um “embate” das ideias, de pontos de vistas antagônicos fundado em valores que vão determinar se a sociedade irá ou não ter uma “empatia” geral com o animal. O argumento do direito do animal existir sem que o homem interfira, baseado em uma convivência coletiva e o reconhecimento e legitimidade de seu sofrimento é um argumento, mas não é racional e não prova nada além do “MEU” ponto de vista e de uma parcela da sociedade. Por isto usei o exemplo da proteção da infância, que “per se” não existe tal empatia no código genético do homem, existe apenas a “possibilidade” do homem criar empatia. A igualdade, liberdade e fraternidade são conceitos que o homem constrói através de valores, não é racional VS falácia como vcs tentam desmontar a posição vegetariana e desqualificando. Não há na historia da humanidade uma teologia que per se, caminha para o racional. Não há a racionalidade de uma necessidade per se de uma sociedade justa. Pode muito bem o homem acabar consigo mesmo. São conflito de ideias, não racional x irracional, como se existisse uma ética abstrata, isenta de valores. E Daniel, empatia é algo individual que “pode” tornar se coletivo (ex. proteção da criança, do deficiente etc.). Como disse podemos viver muito bem sem várias empatias, há muitas empatias que o funcionamento da sociedade vive muito bem com. No entanto, a empatia com o animal, muito além da coerção que vcs parecem sentir que os vegetarianos impõem, é uma “possibilidade” de empatia e reconhecimento de convivência para o futuro.
E nisso, além de não ser um argumento racional, mas sim de valores e posicionamento político, invalida-lo com “fraco”, “não racional” não faz sentido nenhum. Vcs não vão encontrar uma “prova” que te dê uma empatia, mesmo porque Ito vc sente, e não sou eu que vou botar a empatia que vc não tem. O homem da idade media não tinha nenhum sentimento de empatia com sua esposa, a família era outro conceito. Hoje, há um sentimento fraternal de empatia com a família nuclear. O que mudou? Não a racionalidade, mas o ser humano que “optou” (gradualmente” ) por viver assim através de valores e posicionamentos no mundo. E não existe tampouco “o ponto central” da discussão, não são vcs que determinam isso. Nem existe um imperativo para nada. Nisso, Cora, não concordar com o argument não matar aimal é uma coisa, achar que isso não é argumento (ou fraco, não racional) é, para mim injusto por ser mentira, assim, vc desqualifica o argumento vegtariano. E Daniel, se eu que inferi a “proibição” como vc disse, cadê o povo que tanto quer te proibir aqui?
Pessoas, como disse, to longe de ser defensora da causa animal, (apesar de debater com vcs aqui,), ams achei tudo isso muito injusto, dos seus argumentos de que o vegetarianismo não tem argumento. É apenas isso minha implicância.Fico mesmo na duvida se não é má fé de vcs
Mas, gente, deu né...é domingo e to indo viajar! Aproveitemvcs tb.
Bjos""

Daniel disse...

Credo Ma

Acho que as vezes é preguiça sua viu?

"E Daniel, se eu que inferi a “proibição” como vc disse, cadê o povo que tanto quer te proibir aqui? "

Isso não fez sentido nenhum, sério.

Você disse isso:

me deixa tentar entender: "vc não vai encontrar argumentos que te convençam que PROIBIR comer carne é certo. sabe por quê? pois vc inferiu que o autor do post disse isso,"

Aí eu respondi, que eu não julguei que o autor do post disse isso , você estava enganada.

Aí você escreveu essa coisa maluca, vamos analisar, por partes:

"E Daniel, se eu que inferi a “proibição” (explicando, você, equivocadamente inferiu que eu interpretei uma proibição por parte da autora) como vc disse, cadê o povo que tanto quer te proibir aqui? " sinceramente...

Vou te explicar de novo (faz uma forcinha) eu não interpretei uma proibição por parte da autora, este foi o seu equivoco, que me viu respondendo uma pessoa (a Erika) que queria proibir (ela,a Erika, não a autoria, entendeu?).

O fato de você ter inferido algo de maneira equivocada; Não implica que deveria ter mais gente proibindo aqui alguma coisa nesse momento.... Sério, acho que você ainda não entendeu algo...

:(

... Se alguém entendeu ela depois me explica... Credo.

o_O

Drica Leal disse...

Pra mim a questão é muito clara:

Muita gente ama os animais, tem pena do sofrimento deles, mas algumas fazem algo para mudar essa realidade outras não.

Eu sou uma que amo animais, detesto imaginar o sofrimento deles, me revolto, porém ainda não deixo de comer carne, por "n" motivos, dentre os quais, porque é gostoso. Acho que me encaixo entre a maioria.

O problema é que saber que alguém se esforçou para abrir mão do PRAZER de comer aquela comida gostosa feita com carne (não quero entrar na questão dos problemas de saúde, carências nutricionais que alguns alegam para continuar o consumo de carne, pois isso é uma questão ampla e complexa demais) enquanto nós que adoramos bichinhos e sentimos dó deles não conseguimos ou não queremos deixar de comer carne faz com que muita gente se sinta péssimo com sua consciência, daí vem os ataques aos vegetarianos, vegans, etc.

Da minha parte, acho louvável, admirável que alguém que ame os animais tenha a coragem e determinação de abrir mão do consumo de animais simplesmente para ficar em paz com suas consciências, sabendo que está fazendo isso única e exclusivamente pelo bem estar deles. Lamento que sejam tão incompreendidos, questionados e até mesmo agredidos por aqueles que, embora amem animais e não concorde com os maus tratos destinados a eles, não tem a mesma coragem e determinação em abdicar de um prazer ou buscar alternativas par evitar que eles sofram ainda mais.

No fundo, esse ataque a vegans e vegetarian@s é uma forma que muit@s que gostam de animais e mesmo assim comem carne encontram de não admitir para si mesm@s que se sentem mal com suas escolhas, porque sabem que poderiam fazer melhor, mas não fazem. Saber da existência e opções de vegans e vegetarian@s os lembram disso a todo instante, de que existem alternativas para evitar o sofrimento dos animais pelos quais muitos que comem carne até sentem dó,tem empatia, mas mesmo assim não são "capazes" de abrir mão do consumo de carne. A revolta na verdade é contra a própria consciência.

Drica Leal disse...

Outra coisa;

Quem acha que a justificativa do ser humano para matar e comer outros animais está na natureza, na cadeia alimentar, deveria matar o próprio bicho que gostaria de comer.

Mas tem que matar como os outros animais fazem na natureza: usando apenas as suas armas naturais: mãos, unhas, dentes... Nada de usar facas, armas de fogo, lanças, flexas. Também não vale criar máquinas de abate sistemático. Teria que ser de igual pra igual, como ocorre na natureza.

Adoraria ver muita gente aqui se atracando com um boi tentando mata-lo a dentadas, kkkk!

Gabriela Oliveira disse...

Não li todos os comentários, então talvez já tenham falado disso.

Uma das coisas que me chateiam é quando assumem previamente que, por ser vegetariana, sou chata e vou querer doutriná-los, então já começam a "contra argumentar" ou me ofender quando eu nada falei ainda. E as vezes eu nem queria falar sobre o assunto. É bem triste isso, como se fosse tudo bem darem opinião livremente e se meterem na minha vida por que fiz essa escolha...

Phaby disse...

O que eu não gosto na maior parte dos argumentos vegans e vegetarianos é que eles me colocam como uma pessoa má porque como carne. Sim, eu como carne, e gosto muito. Só que eu também me preocupo com o meio ambiente - não venham com o argumento que a amazônia é desmatada para criar gado, isso é uma falácia. Também ajudo à todos aqueles que precisam e cruzam o meu caminho, tanto animais como seres humanos. Eu luto todos os dias pra tornar a nossa sociedade um lugar melhor, mas não pretendo deixar de comer carne e não acho que seja uma pessoa má por isso.
O ser humano só chegou até aqui, se desenvolvendo desde os nossos antepassados hominídeos, porque começou a comer carne. Se não acreditam, basta ler textos de arqueologia que tratem do tema. Eu apóio uma crianção e morte com menos sofrimento pros animais, mas não se pode igualar a vida de um ser humano à de um animal.

PS: Lola, eu te amo!!! Eu, meu marido e minhas irmãs sempre lemos o teu blog. Ah, tb indico pra muita gente!!!

Nih disse...

http://www.youtube.com/watch?v=4wboI-ewLrY&feature=relmfu

Passei aqui só pra deixar esse vídeo.

Agora veganos, parem de falar merda. Existem bons motivos para ser vegan. Não precisam mentir e nem precisam abrir mão do senso crítico.

Cora disse...

Daniel,

cometi um engano, desculpe. Não foi vc quem disse q existe o mito de q proteína só vem da carne. Foi a nina. É q seu nome estava logo abaixo do dela, td na mesma cor, eu fazendo outras coisas e vindo aqui de vez em qdo, lendo e escrevendo rapidamente... enfim, confusão tremenda.

Foi a ela q eu respondi e não a vc.

Parece-me q vegetarianos defendem o não consumo de carne, enqto veganos defendem o não consumo de td q tiver origem animal.

Bom, não sou uma coisa, nem outra.

E não gosto dos e não concordo com os argumentos q os veganos usam normalmente, principalmente qdo querem conquistar adeptos.

(da mesma forma, considero lamentável a atitude de alfacistas)

Mas, sou obrigada a confessar, gosto de uma dieta mais rica em vegetais do q animais (questão de paladar mesmo, não tem nada a ver com nenhum dos argumentos veganos).

E já precisei fazer suplementação de fe e vitaminas do complexo B (mesmo não eliminando completamente itens animais de minha dieta).

(Ah! Por questão de coerência, devo retirar a palavra “apenas” da minha frase, pq isso elimina os ovos e acho q eles são itens importantes na alimentação. Eu sempre esqueço disso! Muitas vezes tb penso apenas na carne qdo trato desse assunto.)

Vc tem razão, as proteínas vegetais (e muitos minerais) estão menos disponíveis do q as animais (muita gente confunde isso e acha exatamente o contrário).

Eu não sou nutricionista, então vou ficar devendo uma dieta balanceada, tá? É possível uma dieta adequada e vegetariana (com ovos), desde q diversificada. Sementes oleaginosas, leguminosas, grãos diversos podem fornecer os nutrientes de q precisamos.

Mas, precisamos ficar atentos. Como eu disse, mesmo sem eliminar os ovos (nunca deixei de consumir) já precisei fazer suplementação.

Vc vai ficar decepcionado com esta mensagem, mas a culpa foi td minha. Não se sinta obrigado a responder.

Talvez a Fabiola possa ajudar nesse item.

Carol disse...

darkgabi

Só respondendo seus últimos comentários.
Falando em fibras e alimentos à base de vegetais, posso te dizer que a absorção dos nutrientes que são conhecidos em certas frutas/verduras/cereais/etc está bem comprometida pelo PREPARO INADEQUADO desses alimentos. Leia o livro "Alimentação sem carne", de Eric Slywitch e veja como preparar o alimento de forma a absorver os nutrientes que ele tem.

Em relação à monocultura, uma das principais do Brasil é a soja. Pros vegetarianos? NÃO. Pro gado. Acredito seriamente que não haverá aumento algum na agricultura se "por um acaso todos deixarem de comer carne da noite para o dia". Até pq, as terras já usadas para pastagem podem ser convertidas para culturas, assim que devidamente tratadas para tal.

O que acho engraçado é que para muitas coisas, questionamentos, que encontramos aqui há respostas na ciência. Elas apenas não chegam ao grande público e as pessoas ficam sempre nas mesmas dúvidas e nas mesmas respostas. Acredito que há interesses de alguns nisso (como sempre), mas muitas informações estão disponíveis gratuitamente.

Em relação ao chavão "se um bicho pode matar e comer outro, pq eu não?" fiquei muito relutante em falar sobre, pq a meu ver é muita falta de raciocínio. Bom, apenas algumas considerações: 1) Animais carnívoros não tem outras fontes alimentícias - ou você acha que se tivessem, não seria muito mais fácil ir comer grama do que correr atrás de presa? Essa questão está sempre ligada ao PRAZER da carne. Pq ele tem DIREITO e eu NAO? Como se fosse a coisa mais preciosa que existe. 2) Já parou para pensar nos leões quando atacam uma gazela? Quantos comem? Quantos são abatidos diariamente? Quanto dessa carne sobra apodrecendo no chão? É uma questão muito grave o DESPERDÍCIO de alimentos. Não apenas a carne, mas todo alimento no geral.

O que acho mais importante é acordar as pessoas para a vaidade no ato de comer carne. Você come pq precisa, ou come pq gosta? Não há necessidade extrema de carne, há substitutos sim, e podem ser encontrados com uma boa pesquisa. Se você come pq gosta, então, não me venha com argumentos "científicos" tentando provar algo que não faz a menor diferença para você.

Anônimo disse...

Em relação à religião e crenças, eu acredito que nada é imutável. Antigamente, povos acreditavam serem superiores a outros. Escravidão era comum e totalmente aceitável.
Mulheres eram pessoas inferiores.
Homossexuais eram pessoas desprovidas de qualquer caráter ou moral.
Agora, estamos caminhando (a passos cada mais rápidos) para a igualdade.
Imagine se tudo fosse imutável? As conquistas de hoje nunca teriam acontecido. Apesar de não ver sentido algum em matar animais em sacrifício (pq galinhas? pq porcos, carneiros, gatos, etc? não são carne como a gente?) sei que algumas pessoas veem. Talvez seja hora de rever os conceitos.

fabi disse...

Daniel e Cora me desculpem, mas não segui a discussão de vocês, então não faço a mínima ideia do que vocês estão debatendo! rs

fabii

O ser humano só chegou até aqui, se desenvolvendo desde os nossos antepassados hominídeos, porque começou a comer carne. Se não acreditam, basta ler textos de arqueologia que tratem do tema.

E...? Essa é outra argumentação furada dos que atacam os veganos, tá nosso antepassados tbm não usavam calças, vamos agora defender o não uso delas?!Usar esses argumentos (mesmo que sejam verdadeiros) é tão vazio quanto falar que vegetarianos/veganos são mais inteligente e vivem mais. Se quer um debate respeitável os dois lados tem de ter bom senso.

A opção de não comer carne e derivamos não vêm de um argumento evolutivo, vem de um argumento moral e ético. Quem escolhe ser veg(etari)ano os escolhe ou por motivos de saúde ou por motivos íntimos que possivelmente vem de empatia.

Existem vários bons motivos para adotar essa filosofia, mas aí é de cada um que decide isso.:)

Mas só um dado, não é para convencer nem nada, mas 56% do trabalho escravo brasileiro é ligado à pecuária(no site do ministério do trabalho tem a lista suja com os fazendeiros acusados) e notícias recorrentes da utilização de mão de obra escrava infantil em abatedouros: http://www.maceioagora.com.br/blog/moreira/post/1688/exploracao_infantil_em_matadouros

A opção de consumir carne é individual, mas atente-se ao que isso leva. Tão triste quanto um animal sofrendo é um humano sofrendo em trabalho escravo.

No mais acho que o Veganismo deve ser debatido e criticado como ideologia e ideia, aliás tem mtos "furos", mas agredir uma pessoa verbalmente por uma opção nunca né! Nem de um lado, nem do outro.
Se vc's onívoros foram xingados por um veg pode chamar a atenção sim, ainda mais no quesito "libertação humana", e se vc's xingam os veg por isso vc's tbm tem de parar.

abraços!:)

Cora disse...

Ma,

não sei se consegui me fazer entender. Pela sua resposta, penso q não.

Vc acha q uma família q cria galinhas no quintal e eventualmente se alimenta com elas está impingindo sofrimento a elas, está sendo desrespeitosa e cruel?

Eu penso q não.

Por isso acredito q o problema não está exatamente em nos alimentarmos de animais.

Por isso digo q ter empatia e respeito não significa não matar um animal pra alimentar-se com ele.

Por isso digo q a questão é a forma como fazemos isso. Por isso acho q o argumento não procede, entende?

O motivo q temos pra deixar de comer os animais q nos são oferecidos pela indústria é a forma como esses animais são mortos.

É a forma como matamos q é desrespeitosa, cruel, principalmente qdo consideramos a pesca marinha (navios pesqueiros marinhos são as coisas mais assustadoras q eu já vi!).

A maior parte dos veganos fala sobre o gado. Aqui mesmo, muita gente (praticamente td mundo) falou de carne referindo-se apenas à de origem bovina.

E, sinceramente, dos animais criados em grande escala, o gado é o mais bem tratado. Nesse quesito, acredito q as granjas q produzem ovos são muito piores.

Então mudemos a forma de produção de alimentos, ora!! Podemos fazer isso.

Em relação à empatia, concordo com vc qdo vc diz q é construída pelas sociedades. É o q fazemos o tempo td, não? Tentar despertar a empatia das pessoas em relação aos diferentes grupos q forma a sociedade.

Mas, qdo vc diz ter empatia geral com o animal, vc não está falando de tds, né? Vc está elegendo alguns q seriam merecedores de nossa empatia por estarem mais próximos a nós evolutivamente falando. Está, provavelmente falando dos mamíferos, não?

(veja bem q não estou dizendo q temos o direito de ser cruel, tá? não temos esse direito)

Qual animal pode existir sem que o ser humano interfira? Tds ou apenas aqueles de q gostamos mais?

Percebe onde quero chegar?

Quando questionamos a forma como criamos ou caçamos os animais dos quais nos alimentamos, estamos sendo mais racionais pq podemos instituir leis (como as q existem) e exigir q essas leis sejam cumpridas no trato adequado com esses animais.

Mas dizer q não devemos interferir na vida de outros animais é dizer q não podemos fazer nada! A vida está baseada nas interações entre os seres vivos, e entre esses e seu ambiente.

Como espécie q provoca impactos imensos, devemos prestar mais atenção nessas interações e nos impactos q causamos, mas é impossível não interferir na vida de outros animais.

Ou vc acha q a implantação de belo monte não está interferindo na vida de milhares de animais, além dos seres humanos daquela região?

Percebe como é complicado usar o argumento da empatia? Vc escolherá os animais pelos quais sentiremos empatia? Esses merecem. Esses não merecem. Faremos uma lista de graus de empatia?

Acredito q existam argumentos melhores pra defender a causa vegana.

Cora disse...

Foi mal, Fabiola.

Adivinhar fica difícil, né? rsrs

Estamos com um problema em relação às fontes vegetais de aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B.

Não sou vegetariana e nem vegana (quer dizer, não sigo a filosofia desses grupos), mas compartilho do gosto por uma dieta baseada em vegetais (com ovos e derivados de leite, principalmente iogurtes q queijo branco).

E sempre tenho problemas com o fe (mas isso é pessoal, não está ligado só à dieta) e já precisei fazer suplementação de vitaminas do complexo B.

Pra evitar muitos comprimidos, forço a ingestão de carnes vermelhas algumas vezes na semana.

O Daniel gostaria de saber sobre fontes vegetais desses aminoácidos e vitaminas. Não pude ajudá-lo, fui muito genérica falando de leguminosas e sementes oleaginosas, mas não tenho subsídios pra informações mais precisas.

Como vc é vegana, quem sabe poderia dar umas dicas.

É isso.

Se puder, será de uma ajuda imensa.

Eduardo Marques disse...

É sério que alguém leva a sério essas brincadeiras com vegetarianos? Ninguém liga para eles, estão apenas fazendo comicidade devido à forçação incansável deles, o tempo todo fazendo propaganda de seu estilo de vida e achando-se mais saudável que todo mundo.

Anônimo disse...

Sim Herói do Ócio,

eu disse:

"Maaas, deixar de consumir carne já é um grande passo para você se tornar um ser humano melhor."


Sim, eu disse que é 'um grande passo', pois para alcançar esse objetivo é preciso percorrer um longo caminho. É difícil, mas não é impossível mudar nossos hábitos - alimentação, vestimenta, cosmética ... - que prejudicam seres de todas as espécies que coabitam
o planeta e deveriam ter o mesmo direito a dignidade que nós seres humanos temos. Afinal, não sou especista e acredito sim que todas as criaturas tenham a mesma importância.

Não que todos os carnívoros sejam especistas como o Pirulla25 que postou esse vídeo no youtube e tem o link dele postado repetidamente aqui nos comentários.

Apesar disso, achei um vídeo resposta ao discurso especista do Pirulla25. O vídeo resposta é maravilhoso e adivinhem, é do rapaz que escreveu esse guest post:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gy6H__cbXsQ/

Assistam e compartilhem, vale muito a pena.

E Robson, obrigada.

O Herói do Ócio disse...

Drica Leal,

Alguns primatas são capazes de usar ferramentas simples para conseguir alimento (como cupins, por exemplo).

No caso do homo sapiens, apenas desenvolveu esse mecanismo cultural um pouco mais agudo para garantir a própria sobrevivência. Não tem nada de anti-natural em usar ferramentas pra garantir a própria sobrevivência. A distinção romântica cultura/natureza é balela.

luana_jp disse...

Isso de que a gente precisa comer carne pra viver é pura balela...

O que tem aqui é muita gente precisando estudar um tiquinho de biologia.

O Herói do Ócio disse...

Anônima(o),

Eu vi o video do Robson. Eu inclusive passei antes no blog consciência ontem a noite. O que se poderia aproveitar ali são os argumentos da "ditadura do especismo" e da exploração animal.

É isso que quer discutir?

Marcelo disse...

Augusto, vou responder a voce.

'comer animal de morte morrida' não faz bem. a carne não é propria para consumo.

Os animais de corte sao abatidos de maneira que a carne tenha o melhor saber e qualidade possivel.

Cora disse...

sobre os vídeos do pirulla q estão rolando por aqui...

ele não é especista, como disse o anônimo. ele é um biólogo q explicou os erros de algumas falas de qary yourofsky.

ele não disse nem deu a entender q considera a espécie humana mais importante ou com mais direitos. disse apenas q yourofsy mente em vários momentos de sua palestra e q construir argumentos baseados em mentiras não é adequado pra nenhuma causa, por mais justa q ela seja.

pelo contrário, mentir prejudica a causa.

pq qdo as mentiras são reveladas, até os argumentos sérios e verdadeiros perdem o sentido.

como eu já disse diversas vezes aqui, a forma como tratamos (exploramos) os animais deve ser contestada e revista.

a produção em escala industrial é assustadora. podemos fazer isso de forma diferente? eu acho q sim.

usemos argumentos adequados e verdadeiros pra isso.

não são necessários falsos argumentos.

eu concordo com o pirulla.

a natalia disse algo importante: áreas imensas são mantidas apenas pra produzirmos alimentos para os animais.

a pesca industrial mata milhares de animais q não serão consumidos.

precisamos mesmo de tds os materiais de origem animal q usamos hj?

são essas as questões. de novo: o problema não é nos alimentarmos de outros animais, mas a forma como fazemos isso.

pirulla ajuda no amadurecimento do discurso qdo aponta incongruências, falácias, erros grosseiros. isso foi, inclusive, reconhecido pelo robson.

Anônimo disse...

Morena Mariah:

Eu acho que certas questões nem deveríam ser discutidas. O texto é sobre o "alfacismo". Acho tosca essas "argumentações" de pessoas que querem, à qualquer custo, ridicularizar as ideias dos outros. Também não tenho paciência pra essa militância vegetariana. Acho que cada um tem suas escolhas, seu momento de reflexão sobre comida e etc. Esses esteriótipos sobre os vegetarianos também são completamente vazios. Tipo "se vc é vegan, vc odeia pessoas".
A única coisa que deveria ser divulgado do vegetarianismo é que é possível ser vegetariano, ser pobre e ser saudável. Eu mesma não como enlatados vegan e me alimento muitíssimo bem com vegetais e legumes bem variados. Com muito arroz e feijão. E não tenho uma boa condição financeira. Todo o gasto que se tem com carne é possível reverter para outra dieta. Isso deveria ser divulgado para oferecer opção às pessoas e não para que elas se sintam forçadas, ou retaliadas. Essa coisa de dizer que quem come carne é mau-caráter e não pode ter um gato/cachorro e amá-lo é falaciosa e infantil.
A questão não é apenas as vidas dos animais, é também as condições de sofrimento em que esses animais são criados e mortos e no emprego de mão-de-obra quase escrava nesses frigoríficos. Pessoas perdendo nervos dos braços, todos os movimentos dos braços por excesso de trabalho repetitivo. E o ônus desse tipo de indústria para a Previdência Social que arca com todas as pessoas que se tornam inválidas todos os anos. São muitas questões complexas que deveríam ser debatidas a fundo e não ficar nessa discussão barata de "sou melhor que você, não como cadáver". Deveríamos ser mais complacentes e racionais nessas discussões. E quanto ao alfacismo, quem passou pelo processo de largar a carne e sabe como isso é complexo, vai cagar pra essa galera completamente ignorante e maldosa que fica querendo rebaixar o debate.

Jéssica disse...

Ok, como entender que existem teorias de que o ser humano possa ser herbivoro soam como atentado a um dogma para a maioria, que nem mesmo para para pensar sobre, repasso este link:

http://feminismoevegetarianismo.blogspot.com.br/2007/01/o-ser-humano-herbvoro.html


E não digerir celulose tem utilidade para nossa corpo, faz o intestino funcionar melhor e o limpa de impurezas que possam ficar presas entre suas dobras.

Jéssica disse...

Por fim:

Falar contra o vegetarianismo/veganismo: Argumentar, discutir.
Ser agressivo contra vegetarianismo/veganismo: Sem problema, eles que são chatos e querem me impedir de comer minha amada carne!

Contra-argumentar com os primeiros: Fanáticos! Xiitas! Chatos! Falácias! Querem tirar o meu direito de comer carne com suas palavras!
Ser agressivo de volta: Fanatismo!


Pelo menos percebam que estão sendo alfacistas '-_-

O Herói do Ócio disse...

Jéssica:

Você é a primeira pessoa que vi na vida que acha que chamar os outros de racionários/escravocratas/exploradores é uma forma de argumentação.

Se ser alfacista é ser contra a proibição do consumo de carne, então sou alfacista sim.

A condenação sumária de quem consome carne foi EXATAMENTE que o Robson insinuou no texto. E o que algumas pessoas parecem defender aqui.

Jéssica disse...

Continuo a ler os comentários e acho incrível como a opinião do "Seja um vegetariano/vegano calado!" se mantém. Nenhum dos alfacistas daqui percebeu o quão absurdo isso é? Sério?



Rê_Ayala
Lembrei! Ainda estou esperando a frase em que disse que estou impedindo alguém de comer carne, que você havia me acusado. Será que vou esperar para sempre? Com certeza. É nesse tipo de situação que vocês dizem "Estão me impedindo de comer minha carne!". E querem ser levados a sério?

Jéssica disse...

Héroi do Ócio, só vi que tem meu nome no seu comentário, nem li o resto. Sò achei sensato avisar que não pretendo ler nem responder nada que venha de você, outros comentaristas já gastaram tempo demais fazendo isso.

Não alimento trolls.

O Herói do Ócio disse...

Jéssica:

E por que o argumento aqui é justamente SEJA CRISTÃO CALADO?

Basta vc sair na rua tentando convencer as pessoas de sua crença, que logo logo vem o mimimi estado laico, estado laico.

Observação: Sou ateu. Mas a analogica NÃO é falsa.

O Herói do Ócio disse...

Jéssica:

É uma definição brilhante de Troll.

TROLL = Quem não concorda comigo, ou não aceita o que defendo sem razões.

Ok, bom dia pra você.

Anônimo disse...

"anônimo 19:05, eu tenho anemia e meu médico mandou que eu comesse carne vermelha umas 2 vezes por semana pelo menos. quase não cumpro isso. indicou castanhas, ervilhas, vegetais escuros... mas ele deixou bem claro que a quantidade vinda só dessas coisas não é bastante pras necessidades do dia. eu preciso urgentemente aumentar meu ferro.

se algum vegano vegetariano me der uma opção, vou amar. hahaha. sério.""

É muito simples: use sulfato ferroso. Não acredito que seu médico tenha te indicado comer carne para tratar anemia ferropriva. Você já viu algum médico prescrevendo aumento na ingestão de carne para gestantes ou crianças pequenas com anemia? O recomendado é sulfato ferroso mesmo.
Esse seu post é claramente mentiroso. Se você precisa urgentemente aumentar seu ferro, o médico deveria ter prescrito sulfato ferroso.

Bruno Nigro disse...

Pra mim, quando a argumentação a favor do Vegetarianismo como com 'Voces, CARNIVOROS...' eu deixo no vácuo. Como falar de especismo (ai, ai... outro ismo) se, ao mesmo tempo que o cidadão defende com unhas e dentes os direitos dos animais, depreciando outra espécie, no caso os humanos (nascidos ovíparos, ao contrario do que algumas lendas veganas insistem no equivoco de dizer que nosso corpo não foi feito para digerir proteína animal e sim, apenas vegetais, entre outras coisas que biólogos já cansaram de refutar enquanto biólogos a favor da causa vegan, acham outro detalhes e assim a gente vai evoluindo a ciência)?

Para mim, tudo tende ao equilíbrio. E faz algum tempo que não caio nessa ingenuidade de 'salvar o mundo'. Salvamos no máximo o nosso próprio rabo humano por mais algumas eras e olhe lá. Basta uma nova era glacial pro planeta mostrar quem está REALMENTE fodido. Em termo biológicos, a raça humana só chegou até aqui através da consciência de que tinha consciência, sorte e, sim, desenvolvimento cientifico (em suas varias facetas como a própria agricultura, pecuária, entre tantas outras). Todo o discurso de ética e moral, cai por terra na hora do pega pra capar. Mas insistimos em controlar tudo a todo tempo, mesmo sem poder. O que pra mim tem um nome: presunção.

Tudo tende ao equilíbrio. Onívoros que somos, podemos nos alimentar de carne e de vegetais. E essa regra, diferente do discurso vegan, vale para todos os humanos. Pois quem disse que o vegetarianismo funciona para 7 bilhões de pessoas?! Se não for por uma questão biológica, certamente será sócio-econômica. O problema é que aceitar a realidade, muitas vezes cruel e totalmente indiferente a nossa vontade (e vaidade, na minha opinião), dói. E dói muito.

Veganos radicais, bem-vindos ao mundo real. Sua causa vai ser ridicularizada, transformada em piada, em meme, etc. E ai?! Vão se abrigar debaixo da saia da mamãe ou vão continuar em frente em nome da SUA ética?! Vivam e deixem viver. Não comam e deixem comer carne. Se querem brigar por uma produção de alimento menos nociva a natureza, no qual todos os humanos terão acesso a alimentação completa. Será que vocês não tem coisas mais importantes para brigar além daquelas pessoas que disseram que você são ecochatos, ecobobos?! Criar mais um 'ismo' porque alguém disse que a vaca vaga na grama?! Por favor...

Sou ateu e nem por isso acho que todos devem abandonar a religião (apesar de achá-la nociva, especialmente quando acontece o que vem acontecendo aqui no Brasil, em franca escalada de uma teocracia. Alias, um fato que pode alterar muito a vida de todos por aqui, se a carruagem seguir nesse curso...). Isso é um direito tão pessoal e inalienável como escolher o que comer, quando comer. Lidem com isso.

P.S.: Um detalhe que me chamou a atenção foi uma breve associação dos 'carnivoros' aos Sanctos. Ainda que fosse verdade, perguntar não ofende: tipo... é serio?! O nível da discussão é esse em que se associa o fato de alguém comer carne e não querer adotar o veganismo com um bando de lunáticos misóginos, racistas e afins?!

Maturidade, trabalhamos ou tem mas acabou?!

fabi disse...

Cora e Daniel
Ah agora entendi!:)

Mas pode parecer bobagem mas a ingestão do bom e velho arroz com feijão juntos já suprem todos os aminoácidos essenciais (aqueles que precisamos na alimentação). Arroz com lentilha tbm, a soja oferece os 8 essenciais, mas não é bom ingerir tanta soja assim. Um vegano mais experiente sabe variar o cardápio. Frutas secas+ algum cereal tbm supre. São várias as combinações. Quinua tbm é outro excelente alimento, tem mais cálcio que outros grãos, tem os 8 aa essenciais, fibra, vitam do complexo B. O bom da quinua é que a farinha pode ser usado p fazer bolo junto com a farinha de trigo ou no pão. Enfim para um vegano o essencial é ter variedade e complementação.

Eu sou vegana faz 10 anos e minha B12 NUNCA ficou em nível perigoso, nunca! Tenho um amigo vegetariano de nascença que tbm nunca teve problema algum com B12. Eu não tomo complementação nenhuma. A B12 pode ser encontrada na forma sintética, falavam mto do levêdo de cerveja, mas acho que não tem valores satisfatórios. Muitos alimentos tbm são enriquecido (biscoitos, achocolatados, leite de soja, outros tipos de leites...).

Agora deficiência de Fe pode ser por vários motivos e o melhor é tomar um sintético mesmo, pois msm na alimentação (taioba, couve-flor, frutas secas, nozes, melado, grão de bico, ervilha, lentinha, agrião, cereais, etc etc) o problema pode ser na absorção. O melhor é o nutricionista e médico diagnosticar o problema. Mas te receitar essencialmente carne é muito estranho. Pois a não ser que ele tenha certeza que não tenha problema de absorção é melhor te passar um suplemento logo que é garantido.

Grande parte dos alimentos hj são enriquecidos com vitaminas, e recomenda-se para todos, veganos ou não comer ao menos 3 frutas diferentes que ajuda a suprir. Uma porção de oleagenosas (nozes em geral) tbm é bom! E sempre tomando sol que tbm é essencial!;)

No mais, uma pessoa que come carne pode ter os mesmo problemas de um vegano, existem problemas na absorção de vitamina B12 em muitas pessoas e eles acabam tendo de tomar a sintética. Então é bom todo mundo vá ao nutricionista ao menos uma vez p fazer esses testes.

Anônimo disse...

NÃO MINTA PARA SI MESMO, LOLA. A SUA MODERAÇÃO SOBRE OS COMENTÁRIOS VAI MUITO ALÉM DO ZELO PELAS REGRAS DE CIVILIDADE. NÃO SE ESCONDA ATRÁS DA BAIXARIA "MASCULINISTA". O FATO É QUE VOCÊ CENSURA OS ARGUMENTOS E OS LINKS QUE EFETIVAMENTE COLOCAM EM XEQUE AS POSIÇÕES HEGEMÔNICAS DO BLOG.

Anônimo disse...

O texto mencionou o que tenho percebido há algum tempo, quando alguém diz que é vegano corre o mesmo risco de ouvir insultos ao posicionar-se como ateu.

Mädchen unantastbar disse...

eu pessoalmente não entendo, como as pessoas podem ser tão estupidas, o que um tem a ver com oque o outro come/gosta ? pelamor, os carnivoros nao gostam dos vegan, heteros nao gostam dos homo, tudo que é diferente eles não gostam, po! parar com isso, envez deles se preocuparem com coisas tipo o planeta, as pessoas com fome no mundo, causas nobres, ou com a própria vida , mas tem que implicar com os outros? aff , eu gosto das suasmatérias lola , mas tem coisas que é preferivel ignorar ao envez de postar, pois as pessoas rejeitam tudo que é novo! ou diferente . desculpa o porutguês de adolescente ;)

Anônimo disse...

Acho que qualquer extremismo e negativo.Tanto daqueles que defedem o não consumo de carne animal tanto daqueles que são totalmente a favor do consumo.Em um post anterior já foi dito que somos essencialmente onívoros e a dieta vegetariana ou vegana infelizmente não é para todos.Conheço um amigo que com ajuda de nutricionista ficou doente logo nós primeiros meses.
Infelizmente algumas pessoas só podem tentar consumir carne onde abate seja menos doloroso e tentar consumir menos proteína de origem animal

Anônimo disse...

"cativando os internautas onívoros que antipatizam com a possibilidade de ser persuadidos a pararem de comer carne."

AHHHHHH então a sua onda é persuadir os outros a fazer o que eles não querem? Tá explicado esse blog todo!

Vai arrumar um namorado e deixa de querer cagar regra na vida dos outros, lolinha... Não vê seu irmão, o Ignácio, que é aí bem sucedido em vários campos da fotografia graças às fotos machistas de mulher objeto de calcinha fazendo biquinho que ele faz pra revista Maxim? Eu ouvi dizer que o Netinho do negritude jr. ficou com tanto tesão depois de ver o último ensaio do Ignácio pra Maxim que até deu uma surra na esposa. Enfim... Faz como seu irmão, arruma alguém que vc ame e vá trabalhar por esse alguém. Não seja a inútil da família. É gostoso, vc vai ver!

No mais, se a vaca tivesse uma oportunidade de comer a gente, ela comia. É muito mais grave e urgente isso do Netinho (que vc vive defendendo aqui) dando o exemplo de que é ok dar porrada em mulher do que o povo comer vaca.

Quem precisa de ajuda é quem não tem o que comer, e com esses vc não está preocupada. Teu negócio é simplesmente se meter na escolha de quem pode escolher por si.

E isso é feio, e mostra quem é vc.

Tô publicando anônimo porque não quero esses desocupados "progressistas" do facebook atrás de mim na internet. Mas eu estou mais perto do que vc pensa, qq dia vai rolar uma oportunidade e eu te falo tudo isso pessoalmente. Porque o mundo é mais que a internet e conversa boa é conversa olho no olho, conversa sincera.

Mas pensa nisso: Vc está aí querendo diminuir a liberdade de quem é pleno pra salvar vaca e galinha quando o mundo tá cheio de gente passando fome, sendo humilhado, apanhando, precisando da sua ajuda, da minha ajuda, da ajuda de todos.

Não é legal dividir as pessoas pelo que elas comem, nem querer cagar regra na comida dos outros. Legal seria juntar as pessoas pra ver uma maneira de todo mundo conseguir comer, em primeiro lugar.

Mas pra isso eu não posso contar com vc, né? Tenho certeza. O coletivista vive exatamente é da carência do outro.

Muda Lola, muda! Ainda dá tempo de salvar o mundo. Mas a prioridade tem que ser as pessoas, unir as pessoas, não dividí-las em grupos de ódio.

Bjo!

Douglas Moura disse...

"A soja e seus derivados também possuem a cobalamina em sua constituição porém como um análogo inativo de vitamina B12 e portanto inapropriado a digestão humana. Plantas não sintetizam nem armazenam vitamina B12, sendo a principal fonte desta vitamina nos animais por síntese microbiana. A vitamina B12 apenas existe nos vegetais que possuem associação com bactérias que a produzam, o que é mais comum em criações orgânicas.[5]. Mesmo assim, a quantidade de B12 nessa plantas cultivadas de forma orgânica é insignificante para as necessidades humanas."
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12

.maria. disse...

Eu acho que o post não tinha como assunto principal a defesa dos hábitos vegetarianos, mas sim a crítica a um movimento imbecil chamado alfacismo. Eu não entendo como algumas pessoas podem se sentir ofendidas porque o outro escolheu não comer mais carne e derivados. Por que a escolha do outro incomoda tanto a ponto de inventarem um "movimento" só para atirar ofensas? Não adianta justificar, dizendo que se o alfacismo existe é porque existem também vegetarianos chatos que ficam por aí a "pregar a palavra", se alguns se tornam chatos é porque as pessoas ao redor enchem TANTO o saco, oferecendo MIL vezes aquilo que o outro escolheu não comer, que acabam perdendo a paciência mesmo e dizem o que pensam sobre os carnívoros sem nenhum filtro. Não comer carne pode ser assim tão ofensivo pra quem come?...

Gabriela disse...

Sou farmacêutica e estudei um pouco de indústria. Em relação aos produtos a base de animais, posso dizer, de acordo com os meus conhecimentos que grande parte do que está ali é verdade. Tem coisas que a gente nem imagina que foi extraído de um animal/bicho e na verdade foi. Por exemplo: sabem o desenho das bolachas passatempo? Então. É feito a partir de um corante obtido de um inseto. Tem muitas coisas que ainda não tem substitutos, sabe? Se for levar ao pé da letra, as pessoas evitariam até de tomar vacina ou soro anti coisas. Uma coisa que vejo como não muito positiva é o preço das comidas de qualidade ditas vegetarianas. Não sei vocês, mas acho caro ser vegetariano/vegano. Eu não sou vegetariana, mas consumo pouca carne. Não digo que acho totalmente certo, mas enfim. Na minha opinião, a gente tinha que parar de se atacar e tentar encontrar meios alternativos e que todos possam conseguir obter e afins. Aliás, vocês viram que tá pra sair carne feita em laboratório? Será que todo mundo experimentaria? Acho interessante essa discussão.

nina disse...

Nossa, a Maria disse tudo.

E a discussão pende pra esse lado de defender os hábitos, exatamente porque quem se sente ofendido com a escolha do outro ataca. Como quem criou essas piadinhas, e quem compartilha. Isso faz parte daquele pacote de 'coisas que não são engraçadas, são preconceito e agressividade travestido de humor'.

Anônimo disse...

Esses sites surgem da ignorância e medo do novo dos onívoros...

Mayara Arend disse...

Eu sou onívora, mas entendo.
Moro com meus pais e eles são carnívoros ao extremo. Gaúchos, a ideia é comer carne no mínimo dia sim dia não e churrasco no domingo. Sagrado.
Eu, que não sou chegada em carne (confesso, gosto de peixe e frango, mas se tentasse, conseguiria parar tranquilo), tenho até dificuldade de comer muito em casa. Mas é o que tem. Não posso obrigá-los a fazer outras comidas por mudar de filosofia...
Confesso que muitas vezes é preguiça mesmo, preguiça de procurar os substitutos, gosto de comer aquilo que você conhece... Mas não sou hipócrita, sei o que minha comida "custa". Como muito ovo "caipira" (galinha de quintal, não de granja) e leite de uma marca local, cooperativa, onde conheço vários criadores (como diz uma amiga vegetariana, "vaquinhas felizes" hehe).
Não é o ideal, mas cada pouco já ajuda.
Agora, sobre o desenho da vaca, acho que a intenção é diferente. É msotrar que ou você é VEGANO ou você é hipócrita. Já conheci gente que se chamava vegetariana mas comia peixe!
É uma falta de informação que assusta. E acho que, aí sim, essa imagem da vaca com suas partes mostrando que há produtos animais em MUITAS coisas que nós usamos no dia a dia é importante - não deixa de ser educação, de uma forma ou outra, por mais grosseira.
O que irrita é pessoa tentando te convencer a parar de comer carne - assim como eu não quero convencer ninguém a comer carne. Cada um a seu tempo, no seu quadrado, no seu ritmo...
Na minha humilde opinião.

Jac disse...

Sério, vocês já perceberam o quanto vocês cobram de vegetarianos uma postura "não-agressiva", uma postura de "não-superioridade-moral" ?

Agora vamos levar isso a outras causas...

Você pode ser feminista, mas precisa respeitar um homem que é machista.

Você pode ser contra o racismo, mas você precisa entender se um@ branc@ não quer se sentar do lado de um@ negr@.

Você pode ser a favor dos direitos dos LGBTTs, mas tem que aceitar um pai exigir da escola que não coloquem um prof gay para dar aula para o filho.

Mas é verdade o que uma mulher falou ali: ser vegetariano não é pra qualquer um! Precisa de mais esforço do que "torcer" para os animais não sofrerem na hora do abate.

Nunca comi carne na minha vida, mas não achem que isso tornou as coisas mais fáceis pra mim. Se eu não tive que fazer esforço para deixar de comer carne, tive que aguentar piadas+preconceitos+perguntas desde que me lembro por gente (fui conhecer a primeira pessoa vegetariana na minha vida, fora minha mãe, com 20 anos).

Manu disse...

Assino embaixo da dark gabi e da Lívia Pinheiro.
Os próprios vegetarianos são incrivelmente especistas...

Anônimo disse...

Quer dizer que os vegetarianos ou veganos são especistas? Como ser especista com alguém da própria espécie?! Oi?

Esses que ofendem os veganos e vegetarianos tem a mesma postura dos machistas que ao virem uma feminista defendendo a causa percebem a possibilidade de perder alguns de seus privilégios, e as as atacam inventando discursos desonestos distorcendo tudo que elas dizem chamando-as de feminazi.

Eu não sou vegana ou vegetariana, mas também não sou ALIENADA. Quando essas pessoas põem cartazes informativos, fazem blogs, guest posts, o MÍNIMO que eu posso fazer é lê-los - ou não, ainda assim é uma escolha minha - e tentar refletir. Isso não me custa absolutamente NADA.

Robson Fernando de Souza disse...

Mayara Arend, essa imagem sobre "produtos à base de gado" foi respondida:

http://consciencia.blog.br/produtos-a-base-de-gado

O Herói do Ócio disse...

Jac,

O fato de vc ter comparado ser onívoro com machismo ou homofobia já diz o motivo das pessoas se revoltarem aqui. Nem todo mundo concorda que a causa da libertação animal é uma causa legítima. O que é BEM diferente de criticarem os veg(etari)anos por suas escolhas de cardápio e ideologia.

Anônimo disse...

Sou vegan, mas entendo totalmente a tal da onda alfacista, porque muito é culpa nossa e dos vegetarianos, ovolactovegetarianos, carnívoros flex e qualquer outro nome que se dê à incoerência de comer alguns bichos+derivados e outros não, porque só uns são dignos de pena. Mas cada um come o que quiser e ninguém deveria amolar ou ser amolado por isso.

Teofilo Tostes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Herói do Ócio disse...

Caro Teofilo,

Eu não sou veg(tari)ano, como pode ver a "polêmica" que rolou nessas caixas de mensagens. Fui até chamado de Troll. Mas o argumento, pelo que entendi, é a questão do sofrimento. No caso do Peter Singer (que é o que conheço melhor) é o SNC o critério para determinar se vc está cometendo uma atrocidade ou não. Plantas (até onde se sabe) não são capazes de sentir dor. O interessante nesse argumento é que não é propriamente uma defesa do reino ANIMAL, mas só das especies desse reino que possuem SNC.

Não respondo por todos os defensores dos direitos dos animais, e considero esse argumento falacioso. Mas a refutação dele é excessivamente técnica e complicada, e toda vez que eu dei a entender que queria discutir fui repreendido com gracinhas, ironias ou chamado de Troll. Algum dia pretendo escrever sobre isso em meu blog, mas ando muito ocupado.

O Herói do Ócio disse...

Anônimo(a):

Esse primeiro link não existe mais.

"A página que você está procurando neste blog não existe."

Anônimo disse...

"Dizer que entende o porquê de algumas pessoas que consomem carne ficarem chateadas com a propaganda vegan e vegetariana, okay. Mas você ser vegan e concordar com os insultos ou propagandas anti-vegans? Alfacismo e antiveganismo são a mesma coisa."

Não disse que concordava, disse que entendia, justamente porque NÓS damos todos os motivos do mundo para que isso aconteça.

A minha opção de vida, já que o veganismo não se resume a uma dieta alimentar pura e simplesmente, não diz respeito a ninguém. Eu não vou virar a cara para minha família toda porque eles comem peru no Natal, peixe na Páscoa e bife todo santo dia. Eu não vou deixar de namorar uma menina ultra bacana (te amo Alice (L)) porque ela comeria até os chifres de um boi ainda vivo se pudesse. Eu não vou mandar fechar o Carrefour porque ele vende produtos testados em animais. Eu não vou erguer bandeira nenhuma em meu benefício, dizendo que o simples ato de abdicar da carne e contribuir para a diminuição do sofrimento animal e ambiental vai salvar por si só o planeta, porque até eu sei que isso não é verdade.

Não comecei essa história ontem, tenho 15 anos de veganismo nas costas. E o que eu mais vi foi gente radical, que não respeita o próximo, a liberdade de escolha, a individualidade e até as características orgânicas de cada pessoa. Ativismo é bom, visibilidade é ótimo e consciência tranquila, melhor ainda. Só que ficar nessa guerra de humanidade versus vegans/vegetarianos/ovolacto/ovolactopeixe/ovolactopeixedanoninomacdonalds simplesmente não vai levar a nada e muito menos trará benefícios à "causa".

A maior parte das pessoas que me conhece "de passagem" e até alguns amigos não tão próximos sequer sabe da minha opção de vida. Não estou no armário, estou no meu quadrado, cuidando da minha vida e da mesma forma que exijo respeito, concedo esse mesmo respeito até pro dono de churrascaria. Porque é assim que eu acho que tem que ser.

Jamie Barteldes disse...

O texto é maravilhoso. Eu já entrei em várias brigas no facebook por causa desses memes, mas hoje parei. Quem posta um meme desses está declarando sua completa imbecilidade e incapacidade de utilizar, no mínimo, a lógica.

Quanto à responder à altura, não concordo. Criar memes ofensivos vai de encontro ao caráter básico do vegetariano: a paz. Um dos motivos pelos quais eu parei de comer animais é exatamente por ser uma violência e se violência gera violência, que a tolerância também gere tolerância.

Não estou dizendo que os vegetarianos devem ficar calados. Os onívoros que postam memes assim chegam até a marcar vegetarianos, como maneira de provocar. Responder, sim. Informar, sim. Mas lutar contra o fogo com fogo não adianta muito. Até pq quem posta memes assim não está afim de brigar e jamais vai mudar de opinião.

Raquel disse...

Adoro esse blog. Mas achei esse post extremista e de mau gosto. Acho extremamente desagradável entrar no meu Facebook e ver meus amigos vegans (ou vegetarianos) compartilhando vídeo de abate de animais etc.

E não acho nada demais fazer piada desses extremistas (assim como faço de extremistas religioso, ateus, etc). Não sou idiota o suficiente pra não entender a diferença entre matar um animal com sistema nervoso e um alface.

Enfim, enquanto alguns continuarem agindo de forma intolerante e me chamando de assassina pela MINHA escolha, vou continuar zombando.

Teofilo Tostes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Lendo os comentários deste e de outros blogs pró-vegetarianismo só fica claro pra mim como os "onívoros" levam nossas escolhas de nos abster de consumir produtos de origem animal como afrontas pessoais! Como uma escolha pode ferir o orgulho daquele que não pode estar "por baixo" (nem que seja somente em sua cabeça) em nada!!
E pra quem não compartilha da idéia de que animais e humanos são iguais, podemos etm discordar da idéia de que brancos e negros, homens e mulheres, homo e heteros são iguais tb?

Bruno disse...

Eu recentemente comecei meu caminho rumo ao vegetarianismo. Embora não seja completamente vegetariano, já cortei vários tipos de carne do meu cardápio. Me recuso terminantemente a comer carne de macaco-aranha, de cobra, tatu, mico-leão-dourado, capivara, golfinho, tilápia e mula-sem-cabeça.

Baleia eu não como se souber ler e escrever.

Eu sou a melhor pessoa do mundo.

Anônimo disse...

Olha Lola respeito a opinião dos vegetarianos, também como pouca carne e tal mas sinceramente acho muito chat essa idéia de não comer bichinhos e comer docinhos e chocolatinhos e não sei o que. Porra e os bóias frias cortadores de cana que morrem pra gente consumir nosso açuquinha de cada dia? Tenho mais pena de gente!!!
beijo Lola.

Daniela

Anônimo disse...

Teofilo Tostes,

o link ainda está acessível para mim.

Se ainda se interessar tente pesquisar pelo título do texto no Google:

"As plantas sentem dor quando as comemos? Uma ética maior"

Com certeza irá encontrá-lo.


Quanto ao vídeo, ele basicamente mostra o resultado de pesquisas em que "plantas reagem de forma aversiva a dor, chegando a quimificar para as plantas ao redor, avisando do perigo, fazendo com que elas tomem medidas defensivas, emitindo toxinas para tentar se proteger dos agressores que estão atacando o grupo. Elas não só conseguem transmitir dados entre as proprias celulas, mas sua comunicação como grupo é possivel, frente ao desejo de não serem feridas."

Enfim, me desculpe a demora.

--------------------

Anônimo, 2 DE ABRIL DE 2012 19:36

"Sou vegan, mas entendo totalmente a tal da onda alfacista, porque muito é culpa nossa e dos vegetarianos..."

Soou como se você concordasse e justificasse o porquê tolera a onda anti-vegan.

"Eu não vou virar a cara para minha família toda porque eles comem peru no Natal, peixe na Páscoa e bife todo santo dia. Eu não vou deixar de namorar uma menina ultra bacana (te amo Alice (L)) porque ela comeria até os chifres de um boi ainda vivo se pudesse. Eu não vou mandar fechar o Carrefour porque ele vende produtos testados em animais. Eu não vou erguer bandeira nenhuma em meu benefício, dizendo que o simples ato de abdicar da carne e contribuir para a diminuição do sofrimento animal e ambiental vai salvar por si só o planeta, porque até eu sei que isso não é verdade."

A filosofia vegan não o aconselha cortar relações com quem consome carne.

O senhor é vegan há 15 anos e não sabia disso?

Alice disse...

O problema é que os vegetarianos não se contentam em fazer a escolha pessoal de não comer carne. Eles querem demonizar quem come. Atacam dia e noite os onívoros como seres imorais, sem sentimentos, incapazes de reconhecer o sofrimento dos animais, monstros que se deliciam com o sangue e a carne das vítimas.

Ora, era óbvio que em algum momento, diante dessas agressões, os onívoros iriam reagir e ai seriam acusados de estarem atacando os pobres vegetarianos.

Essa é a mesma tática de alguns evangélicos raivosos que atacam os gays e depois, quando os gays reagem, fingem serem eles as vítimas. Ninguém, gays ou onívoros, está pedindo que a pessoa aprove a conduta deles, mas apenas que respeite a liberdade de cada um fazer suas próprias escolhas sem ser perseguidos com sermões e ameaças de queimar no inferno.

Então, vegetarianos, por favor, não comam carne, mas respeitem quem quer comer. Religiosos radicais não façam sexo com alguém do mesmo gênero, mas parem de perseguir quem faz!

Janaína disse...

Dúvida

Se todo mundo parar de comer carne o que vamos fazer com os milhões de bovinos, suínos etc? Vamos castrá-los e controlar a reprodução? Porque hoje a população desses animais é controlado pelo nosso consumo.

Também tenho dúvidas quanto a defender a equiparação dos animais aos humanos comparando com a situação entre homens e mulheres, negros e brancos etc. Acho absurdo comparar uma relação entre pessoas, construída com um nível de compreensão sofisticada, a uma relação que, por mais intensa que seja, sempre será desigual, já que os animais não podem ter a mesma compreensão para conosco que nós temos por eles.

Pedro disse...

O melhor é que todo mundo aqui concorda com os vegetarianos e acha que é antiético comer carne. Mesmo quem come, já assumiu que está agindo de forma errada.

Só não entendo como a pessoa consegue achar algo moralmente errado e mesmo assim fazer. Porque eu não considero antiético comer carne, mesmo que seja um animal que eu matei para esse fim, mas se algum dia mudar de ideia, eu me mato, porque não vou conseguir viver com a culpa por todos esses anos que matei meus iguais e ainda por cima para come-los. Como a pessoa consegue virar vegetariana e se perdoar por todos esses crimes? Acho que não tenho essa capacidade!

pablofisico disse...

Nossa, esse assunto dá pano pra manga.

Eu só acho de uma extrema incoerência quem come carne, ou consome produtos de origem animal, mas é contra touradas e rodeios.

Anônimo disse...

A maioria dos seres humanos não tem empatia e não respeita nem a própria espécie, que dirá as espécies ditas 'irracionais'.

Os vegetarianos e veganos incomodam pois falando sobre a exploração animal tocam numa ferida, numa 'verdade inconveniente'.

Marina disse...

eu respeito e admiro veg(etari)anos, e eu acho essa "onda alfacista" bem ridicula. mas também acho bem chato quando algum vegetariano fica tentando me doutrinar!

o que falta, para mim, é respeito mútuo. vegs, entendam, nem todo mundo quer deixar de comer carne.
onívoros alfacistas, respeitem quem optou por não comer nada proveniente de animais!

Adriana disse...

Vou vegetariana e acho o cúmulo quando perguntam "o que vc come?" Não é possivel que mesmo com tanta informação, ou acesso à ela (tv, internet, revistas etc) a ignorância das pessoas parece evoluir nesse assunto.

E ainda acham erra, "o cúmulo". O cúmulo mesmo é vc não se sensibilizar nem um pouco com o sofrimento de um animal, para satisfazer desejos alimentares impostos pela sociedade.

Piorou não reconhecer a grandeza de espírito de uma pessoa vegetariana, vegan etc, pois nao se importam unica e exclusivamente com o seu próprio bem estar.

Não saio obrigando ninguém a parar de comer carne, mas me sinto totalmetne discriminada com esse tipo de pergunta. "mas nem frango?"
Frango e peixe podem sofrer então?

Eu não consigo acreditar que o ser humano está chegando nesse ponto, a fim de não se importar com algo que vá além do seu próprio umbigo. Lamentável.

AngieB disse...

Eu sou veggie há 7 anos,e sou contra qualquer movimento fanatico ou que obrigue alguem a fazer escolhas. Voce parar de comer carne ou o que comer nao pode ser por coaçao ou humilhaçao, ou por culpa, tem que ser por uma mudança interna e que a cada diz seja claro porque voce está fazendo está escolha.
Percebi muito bem quando este "alfacismo" começou e como continua rondando, contudo lembrei de que para desacreditar uma ideia voce parte para ridiculariza-la, desacredita-la, provoca-la. Este que a vida de um vegano é uma ilusao eu vi primeiramente no facebook de uma das minhas melhores amigas e doeu. De verdade. Uma coisa é ser atacada por desconhecidos, outra por alguem que te conhece ha mais de 17 anos e que sabe que isso é importante para voce. A situaçao é que o pai dela é um grande latifundiário, advogado e tem zilhoes de cabeças de gados nas suas fazendas no MS. Tudo bem, nunca a confrontei por isso, e mesmo depois de algumas discussoes que ela quis que a minha crença parecesse ridicula, pareceu respeitar minha decisao. Em aniversarios me deu livros de receitas vegetarianas e nunca reclamou quando comiamos aqui em casa sem carne. Eu cozinho bem, gosto de cozinhar, e procurar substutivos de qualidade e otimo paladar. Mas entao ela postou isso, e eu fui argumentar com ela que nao era assim, tentei explicar como o post estava sendo tendencioso, entao ela riu e postou que eu era uma chata mesmo, que nao entendia a brincadeira. Entao doeu mesmo, pois nós nos conhecemos no colegio, um super catolico e ela é ateia. A vida dela nao foi facil e eu sempre a defendi, sempre a defendi porque acho que ela tem total liberdade em acreditar ou nao no que quiser e sei que ela é uma pessoa maravilhosa, nao deixava mesmo ninguem questionar isso. Mas ela era tratada como um alien, e nos ajudavamos, já que eu vinha do interior e nao era tratada melhor pelo meu sotaque e sobrenome desconhecido. E nao estamos falando do seculo XIX nao.
Assim, machucou ela nao perceber como aquilo era ofensivo, ainda mais agora que ela está fazendo Direito como 2o faculdade, e discute casos de preconceitos e nao ve isso como exclusao. Falei para ela que era bom saber o que ela achava, e como ela ia se sentir se eu postasse propagandas atacando ateus. Ela ficou ofendida e mandou um mail dizendo que nunca imaginou que eu podia ficar assim por algo que era uma brincadeira, que ela estava atacando outros veggies e veganos, que ela nao me via assim. E para mim soou como aquela que fala uma piada racista e diz para o amigo negro, "eu nao te vejo como preto"...Ou como ja escutei tantas vezes de "amigos" que declamam machismos, e pedem para eu nao me ofender pois sou tao gente boa e inteligente que eles esquecem que eu sou mulher..."Voce é tao legal como um cara". É neste momento que voce respira fundo.
Assim, nossa amizade ficou super abalada, pois ela achou que foi pessimo eu ter contestado no mural dela, e ja achei pessimo ela postar e continuar a me ridicularizar mesmo apos ver que tinha me ofendido.
Ja tentei me aproximar e deixar isso para tras, mas ela se nega. E dei um tempo para ver se as coisas se ajeitam. Ela mora em SP, e acredito que é necessaria uma conversa pessoalmente para nao piorar ainda mais a situaçao. Contudo, a falta de empatia e respeito para mim sempre foi algo dificil de engolir. Como ver movimentos que defendem liberdade, e sofrem preconceitos e mesmo assim atacam outros movimentos da mesma natureza. Ser humano é um bicho bizarro.

Zâmike disse...

Oi, Lola! Leitor novo e vou comentar num post que ninguém mais vai ver, rs.

Não sou vegetariano nem tenho a mínima pretensão de ser. Mas acho que seja uma questão de evolução sim, alguns ficaram encucados por causa que os nazistas usaram tal termo. Mas eles queriam forçar uma evolução, sendo que a evolução acontece naturalmente, sem imposições, logo, aquilo não era uma evolução. Tampouco é o que o nosso amigo, Robson, está querendo nos impôr. É um processo natural, e a humanidade já está passando por esse processo, um processo de amadurecimento e (sim) de evolução. E assim, talvez, alguma dia, sejamos uma sociedade vegetariana.

Quantos as caras pessoas que falaram "eu como carne por que quero", não é isso. A gente come carne por que APRENDEMOS com os nossos pais, antepassados. É possível viver sem comer carne? É óbvio que sim. Só que cada um perceberá por si só, e deixará de comer carne.

Quanto a religião da mãe de alguém aí, é claro que é por ignorância que ela faz "sacrifícios" de animais em prol de um deus. Tribos antigos sacrificavam pessoas da própria tribo a fim de que o deus deles curassem uma doença que estava a arrasar com a tribo. Isso não era ignorância? Eles apenas substituíram por animais, o que não diminuiu foi a ignorância. Decerto é muito difícil convencer uma pessoa mais velha que ela está errada, mas tem que ser combatido sim, por que senão os filhos continuarão e passarão para seus filhos... E o amadurecimento (evolução) não acontecerá.

Anônimo disse...

Sou egoísta para me importar cm eles

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 397 de 397   Recentes› Mais recentes»