domingo, 26 de junho de 2011

SEMANA DE DIREITO E GÊNERO NUMA SEMANA HIPER CORRIDA

Clique para ampliar e ver a programação fantástica.

Oi, gente! Eu podia estar marchando na Parada Gay de Fortaleza (hoje à tarde), eu podia estar descansando, mas estou aqui trabalhando, pra variar. E nem vou reclamar muito, porque preciso preparar a palestra que vou apresentar na terça em Brasília. Já falei disso pra vocês e até pedi sugestões, e vocês foram perfeit@s, como sempre. Estou aprovetando inúmeras ideias de vocês.
Fiquei muito honrada com o convite pra participar da II Semana de Direito e Gênero. Olhem só que demais: a Semana foi criada pelo Projeto Promotoras Legais Populares, um projeto de extensão da Faculdade de Direito que visa trabalhar gênero e direitos humanos. Funciona no formato de um "curso" em Ceilândia (como vocês sabem, cidade satélite do DF) para mulheres, e tem como pilar a educação jurídica popular. O site do Projeto é este.
A Semana na UnB é livre pra tod@s, e vocês podem ver pelo cartaz do evento que os painéis são excelentes. Eu ficarei em Brasilia do dia 28 ao 30 (de manhã), então vou perder o primeiro painel, e provavelmente boa parte do último. Mas os dois de quarta eu quero ver. E espero conhecer algumas leitor@s de Brasília.
Estou numa correria imensa porque, apesar do semestre ter terminado, ainda tenho montes de coisas pra fazer antes de entrar de férias. Sim, vou tirar minhas primeiras férias em não sei quanto tempo! E realmente estou precisando. Eu e o maridão vamos viajar no dia 5 de julho, e voltamos lá pelo dia 20. Já já eu faço um outro post pra contar aonde vamos. Não quero deixar o blog abandonado nesses quinze dias, e estou tentando programar dois posts meus e mais dois guest posts por semana. Isso demanda um tempão. Fora isso, precisa deixar três colunas prontas pro jornal (mais a de domingo que vem, ou seja, quatro!), encaminhar dois trabalhos acadêmicos pra periódicos (porque este ano estou dando um monte de palestras, e gosto pacas disso, mas publicar que é bom, nada!), deixar um livro quase pronto (outro segredinho que preciso revelar pra vocês em breve; ando muito misteriosa ultimamente, eu sei), e mais várias reuniões ainda da universidade. E tudo isso passando metade da semana que vem em Brasília... É, eu tô perdida. Definitivamente (ah sim, e não posso esquecer que serei entrevistada pela TV União amanhã cedo).
Pra encerrar este post corrido, deixo uma charge que recebi da Débora, uma doçura que foi minha aluna no curso de extensão de Crítica da Mídia que dei este semestre. Planejo repetir a dose (com várias mudanças) no semestre que vem — a partir do final de agosto, porque antes preciso aprovar o projeto do curso, e antes preciso redigi-lo. Então, pessoas de Fortaleza, podem ir se programando. O curso é aberto a toda comunidade (não precisa ser alun@ da UFC), e ele provavelmente acontecerá numa segunda-feira a cada duas semanas, das 11 às 13 horas. Agendem-se, que eu quero ver vocês lá!

P.S.: E não deixem de assinar a petição que comecei no feriado de quinta contra a piada do Rafinha sobre estupro. Divulguem!

32 comentários:

Somnia Carvalho disse...

Misteriosaaaa... sim voce anda misteriosa, mas se tem um livro nesse misterio entao e a gente vai adorar a revelacao!

to assinando a peticao, tinha visto com a luciana haland no facebook, mas o site deles e lento e nao carrega... ja tentei e vou tentar de novo dai divulgar tambem, beijos e boa sorte em tanto trabalho ai!
ah! hoje tambem tem parada gay em sao paulo!
tudo agitado tambem por aqui!

Somnia Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valéria Fernandes disse...

Estarei lá para assistir. :)

Anônimo disse...

Ei, Lola super vontade de participar desse seu curso. Pensei em procurar o que você ministrava na UFC, mas só conheci seu blog no final do semestre. :/

Abração

Daní Montper disse...

Ahhh que inveja de quem estará em DF!

Tem livro teu chegando? uau! já vendeu!

Luiz Prata disse...

Já assinei a petição.

D. disse...

Acredito que já tenhas visto, mas li esse texto no blog sedentario e hiperativo: http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/existem-mulheres-estupraveis-39350 e achei bem interessante pra discussão...
=)

a propósito, já assinei a petição ;)

Anônimo disse...

Lola, o site da petição não está entrando.

Gabriele disse...

Livro hein? Interessante, muito interessante!

Patrick disse...

Lola, minha área é o direito tributário e se algum alun@ lhe pedir sugestão, eu dou a dica de um livro que acabo de adquirir: Challenging Gender Inequality in Tax Policy Making. É um livro muito interessante sobre uma área que, no Brasil, desconfio que pouca gente estuda.

Carla Camila disse...

Lola, apenas uma correção. Ceilândia é cidade-satélite do DF e não do entorno do DF.

Entorno são as cidades de Goiás que circundam o DF.

A Ceilândia faz parte do DF. Sou nascida lá...

P. P. P. disse...

Para o bem da mãe Myrian Rios, ela virou deputada estadual e não babá, caso contrário creio que Myrian Rios estaria desempregada até hoje. Ou será que os moralistas cristãos que ela diz defender, a empregariam como babá para cuidar de seus filhos?

http://mariafro.com.br/wordpress/2011/06/26/para-o-bem-da-mae-myrian-rios-ela-virou-deputada-e-nao-baba/

Sara disse...

sei q vc esta correndo muito Lola, mas tomara que suas ideias consigam atingir mais pessoas, e não só atravez da internet, como de outros canais tb como TV , livros, palestras, vc é a voz de muita gente não só de nós mulheres que desejamos um mundo mais justo, como de homens com mente aberta para um mundo melhor pra todos, continue escrevendo Lola, escreva.....

Sooraya disse...

Sucesso no evento Lola!

Mas resolvi postar hoje para partilhar contigo algo que me fez ter vontade de vomitar, é, desculpe querer dividir algo assim, mas estando às vésperas de uma Semana de Direito e Gênero faz sentido.

Quase vomitei lendo um artigo sobre uma entrevista de d. Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo de Guarulhos.

Ao que parece esse bispo discorre sobre a "verdade da caneta", isto é não existe de verdade vítima de estupro pois todas as mulheres violentadas consentiram de alguma maneira e para provar a sua tese ele segura a tampa de uma caneta e pede que a repórter enfie a caneta enquanto ele mexe a mão, singelo não?

Infelizmente eu não li a entrevista propriamente e não consegui encontrar, mas li o artigo sobre isso no Estadão, dê uma olhadela:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,a-verdade-da-caneta,737122,0.htm

Thaís Rosa disse...

Lolinhaaa, sou de Brasília e quero MUITO ver sua palestra! Mas só confirmando, é de graça né? E é livro pra qualquer público, ou tem uma idade mínima? Espero poder te ver terça! Um beijão!

Paloma Varón disse...

Lola, seja benvinda a Brasília! Moro aqui e adoraria ver a sua mesa, mas às 19h num tenho quem fique com as crianças (maridón está na África e eu em carreira-solo), então conto com a cobertura dos blogs.
A Adriana Miranda, que falará no dia 27, é grande amiga minha (de colégio) e Jean Wyllys foi meu colega de faculdade (Facom-UFBA), ou seja, tudo gente amiga, inteligente, progressista, fina, elegante e sincera. Tenho certeza de que este seminário vai ser o máximo e já estou toda recalcada de que vou perder a sua fala. Sei que vc vai arrasar!
Beijos

Lis disse...

Lola, estamos todas(leitoras suas das PLPs e do PET-Direito, que fará o painel sobre prostituição) ansiosíssimas para conhecê-la (e já tentando controlar nossos espíritos tietes >.<)

Thaís, não há restrição de idade, e é completamente de graça - é só saber chegar no prédio da FA ^^ (qualquer dúvida mande um e-mail pra organização, plpunb@gmail.com )

Anônimo disse...

te encontrei no blog do meu dileto professor Hariovaldo, Lola.
estarei por aqui.
um abraço.
romério

Sheyla disse...

Lola,
Sou de Brasília e estarei lá!
Bom trabalho!

Daní Montper disse...

Total off-topic, Lola, vim trazer notícia asquerosa.

Estava ativo um blog na blogspot de pedofilia que tinha vídeos do youtube de caras estuprando crianças (eles falam fazendo sexo com criança, mas isso não é sexo, é estupro, não entendo porque não usam o nome correto!), o nome é sexoinfantil.
Ontem vários internautas denunciaram para a polícia federal e o blog já foi retirado do ar, mas é bom vermos se isso se repercutirá na mídia e se os estupradores serão presos.

Vale lembrar aqui que nem todo estuprador de criança é pedófilo, e nem todo pedófilo é estuprador, então não digam pedófilos e sim estupradores, pois pedofilia é doença então o estuprador pode alegar insanidade, cuidado com isso, eles merecem cadeia e não cuidados psiquiátricos!

Fiquem atentos!

Lu-Bau.Blog disse...

Ontem na tv Brasil teve beijo lésbico inter-racial na minissérie Natália. Como parei de ver Amor e Revolucão não sei se é o 2 beijo lésbico mas é o primeiro inter-racial.

Lu-Bau.Blog disse...

Dani, tenho blog tb e me espanta como o blogger\blogspot deixa passar uma coisa assim. Será que eles sempre deixam pq justificam com a famosa Primeira Emenda deles?

Daní Montper disse...

Gente, eu tô muito revoltada!

Meu amigo que me informou sobre o caso, ele ligou pra mim de tão puto da vida que ficou com o caso, disse que viu os vídeos quando o site ainda estava no ar e eram dois, num o cara estuprava uma menina de uns 6 anos e no segundo estuprava um bebê, o bebê chorava o tempo todo, e o cara ainda goza em cima do neném sorrindo! Eu não teria coragem de ver os vídeos e só de saber o que tinha neles me deixou muito p da vida com o youtube e o blogspot, pois, é crime! O último vídeo está datado de 21/06, como pode ter ficado tanto tempo no ar sem a Google fazer algo?! Por que ainda não prenderam esse desgraçado? O cara tinha um blog chamado "Comedor de crianças" e levaram dias para saberem!

Não existe primeira emenda que proteja crime!

Lu-Bau.Blog disse...

Dani, sabe que a minha revolta é maior, pq quando vc sobe um vídeo mesmo caseiro e que coloca uma música rapidinho, ou o Youtube bloqueia e tira o vídeo do ar ou te avisa que vc está usando algo que tem direitos autorais. Isto já me aconteceu e é quase automático, mas vídeos assim eles deixam passar! REVOLTADA

Lu-Bau.Blog disse...

E ainda que posta um vídeo caseiro tipo montagem de uma novela que vc gosta, filme etc com uma música vc ainda corre o risco de ganhar um belo de um processo nas costas mas um vídeo assim pode! QUE ÓDIOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Thaís Rosa disse...

Lis, muito obrigada! Minha mãe disse que me levará, então vejo todos amanhã!

Ivana Lima Regis disse...

Oi, Lola! Essa é pra divulgar: Juiz paulista homologa primeiro casamento gay do Brasil:

http://www.tj.sp.gov.br/Noticias/Noticia.aspx?Id=10871

Decisão histórica!

Gde abraço!

xandrac disse...

Oi Lola! será super bem vinda em Bras-Ilha.

xandrac disse...

Oi Lola! será super bem vinda em Bras-Ilha.

Anônimo disse...

Dia lotado! Fim de semestre! Correria. Moro distante! Ah esquece, mesmo assim estarei lá! Admiro muiiiiiiiito muiiiiito a Lola. Vai ser um momento inesquecivel! Sem duvidas

Unknown disse...

Só uma coisa:
"Discutindo a violência domestica CONTRA AS MULHERES no DF"

Tsc tsc tsc
A velha tática de ser parcial, e daí que são as mulheres que mais agridem (tanto física como emocional) seus parceiros?
E dai que brincam com fogo?
E daí que cutucam onça com vara curta?
E daí que "pedem" provocam até a explosão só para se fazer de vítima depois?
E daí que violência gera violência?

Afinal nada disso importa o que importa é os hematomas e as lágrimas de uma mulher(as vezes de crocodilo)

E os homens que são inclusive explicitamente proibidos de chorar não são vítimas ¬¬
"Não é homem não? Homem não chora, seja homem..."

Hamanndah disse...

Flasht,

Você sabe ler?.

Ninguém nesse blog é a favor de violência contra homem.

Tanto homens quanto mulheres cometem violência fisica e verbal contra mulhere e homens.

Ninguém aqui está defendendo menos direitos para os homens.

Apenas não-violência

Direito a mulher e ao homem tambem de não ser violado sexualmente, assediado(a) sexualmente, etc.

Quer que a gente desenhe?