segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

MEU TETO CAIU!

Ontem lá pelas 18 horas eu e o maridão estávamos no escritório da nossa casa (onde gravo quase todos os meus vídeos pro Fala Lola Fala), ele estudando xadrez, eu terminado de organizar o cronograma de um curso de extensão, quando ouvimos um barulhão.
Nós no escri com gato Iglu
Na hora pensei que um dos nossos quatro lindos gatos tinha derrubado o ventilador atrás da gente, mas, ao olhar pro chão e pro lado, vi que havia pedaços de parede! Aí olhamos pra cima e constatamos que uma parte do reboco do teto tinha desabado. A centímetros de onde a gente estava sentada! Depois percebi que meu cabelo estava cheio de pedacinhos. 
Planta da casa, andar de cima.
O escritório é o terceiro cômodo da
esquerda para a direita (clique
para ampliar)
Saímos do escritório pra observar e entender melhor o que estava acontecendo. Silvio ficou na porta que dá no corredor; eu, na porta do banheiro (vejam uma planta da casa pra ter uma ideia melhor). E eis que caiu mais um pedaço de reboco, cinco minutos depois da primeira queda. Desta vez um pedaço passou pela minha mão e me deixou com alguns machucados, nada sério. O quarto ficou um cenário de guerra. As fotos dão uma vaga ideia, mas ao vivo o buraco no teto é muito maior, e os escombros no chão também.
Buracão no teto depois da queda
do reboco
Não estava chovendo na hora, mas tinha chovido muito nos dias anteriores (sexta Fortaleza ficou alagada). Temos problemas com goteiras há muitos anos. Já fizemos várias reformas, e sempre melhora um pouco, mas não resolve definitivamente. Não parece haver problema no telhado ou com as calhas. Instalamos duas claraboias alguns anos atrás para ter mais luz (já que os vizinhos ergueram um segundo andar e assim perdemos nossas janelas), e desde então aumentaram as goteiras. Mas já fizemos muitas reformas de impermeabilização e tudo mais.
Uma das rachaduras do
banheiro
Acontece que nos últimos tempos parou de ser um problema apenas da infiltração e goteiras e passou a ser mais estrutural. Há várias rachaduras em toda a casa. Só em um dos banheiros há três rachaduras que vão do teto ao chão. São rachaduras ainda finas nos azulejos, mas três rachaduras no mesmo banheiro?! E elas vão aumentando.
Ano passado fizemos (mais) uma pequena reforma pra conter as goteiras, e planejávamos fazer outra muito maior, mais estrutural, para dar conta nas rachaduras. Não imaginávamos que o reboco pudesse cair! A tinta sempre cai. Agora virá um engenheiro dizer o que devemos fazer.
Fiquei bem assustada ontem. Óbvio que desocupamos o escritório, mas ainda precisamos tirar livros e tudo mais. E, falando com algumas pessoas no Twitter 
Sala da casa do Gugu na Flórida
(que foram muito gentis, trocaram experiências, deram sugestões, ficaram aliviadas que o reboco não caiu em cima da gente), soube que, uns 9 anos atrás, um economista e ex-presidente do BNDES no governo Itamar Franco morreu quando uma laje o esmagou. Ele estava no escritório da casa dele, no Rio. Suponho que um presidente de banco seja muito mais rico que a gente. E não pude deixar de pensar no Gugu também. 
Quando o piso da sala de baixo se
soltou, no final de 2010
Bom, pessoas queridas, agora é reformar a casa pra valer. Torçam pra que tudo dê certo (procurando imagens pra ilustrar este post, vi que eu já estava reclamando da nossa casinha estar ruindo em 2014! E lembro quando o piso da sala de baixo se soltou, do nada, alguns meses depois da gente ter comprado a casa, em março de 2010). 

6 comentários:

Anônimo disse...

O meu marido é pedreiro e construtor, pena não residirmos no Estado do Ceará, pois ele reformaria sua casa por um valor justo e com qualidade, mas caso queira algumas dicas, conselhos pode recorrer.

Alan Alriga disse...

Ainda bem que ninguém se machucou, e vê se não economiza na reforma, prefira ter um rombo na sua conta agora em vez de um rombo imenso mais tarde.

Ps.: Lola você já viu que estão ameaçando de morte a ilustradora Juliana Lossio?
Vou te deixar o link da matéria.
https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/02/01/ilustradora-abusada-na-infancia-faz-hq-sobre-o-tema-e-e-ameacada-de-morte.htm?app=uol-noticias

Anônimo disse...

Apesar de não concordar com nem 1% do que você escreve e seu radicalismo fico feliz de que não houve problemas mais sérios com vocês ou os gatos.

Cuidado com o orçamento e com a contratação da empresa, depois dos fatos que ocorreram na cidade aumentaram exponencialmente os valores e firmas que não eram especialistas em reforma estrutural estão pegando os serviços mesmo sem a expertise.

Espero que tudo dê certo.

Denise disse...

Nossa, Lola, que susto! Ainda bem que vcs nao se machucaram! Tomara que essa reforma de agora de jeito nos problemas da casa. Boa sorte!

Felipe Roberto Martins disse...

Nossa Lola, ainda bem que vocês estão bem. Reformas de casa sempre são complicadas, por menores que sejam.

Sonia disse...

Que susto deve ter sido! Espero que dê tudo certo com a reforma. Abçs