terça-feira, 27 de junho de 2017

O SONHO DA INTERNET ACABOU?

Leia o texto do Jaime sobre a charge que fez

Quando a internet começou, eu pensei que ela iria ser uma ferramenta fantástica pra mudar o mundo. Pensei que todos, ou quase todos, se dariam as mãos pra cantar Kumbaya juntos, sabe?
Não deu certo, infelizmente. Óbvio que não dá pra viver sem a net e que ela é ótima pro ativismo. A gente se mobiliza por aqui também. E um monte de gente que não tinha voz antes agora tem. 
Resumo da internet: homens gritando sem distinção
Mas ela também é um palco para o pior do ser humano. O anonimato permite que homens cheios de ódio ataquem e falem coisas que jamais falariam em público. 
Não creio que os comentaristas de portais de notícias, com toda sua ignorância e preconceito, representem a população brasileira, por exemplo. São grupos organizados que se reúnem para espalhar ódio. 
Fica a reflexão: pra quê tanta raiva?
Na internet você pode ser o que quiser. É estranho que tanta gente escolhe ser estúpida

36 comentários:

Anônimo disse...

é assim pq a internet é "terra de ng"

Anônimo disse...

Se a população brasileira não é boazinha e só tem trolls nos portais de notícia porque são organizados, por que tem tanto linchamento, gente defendendo estuprador e feminícios fora da internet também! Os comentaristas de Facebook e portais de notícia representam o brasileiro médio sim, infelizmente.

Anônimo disse...

Lola o que vc acha dos terraplanistas?

Anônimo disse...

Alias , falando em internet, trolls e fake news , hoje temos a seguinte manchete :


"Produtor da CNN reconhece que narrativa de conluio com Rússia é “porcaria” para perseguir Trump

Sem saber que era gravado, o produtor da CNN John Bonifield, que trabalha na emissora há anos, admite que a narrativa de conluio com os russos durante a eleição é “porcaria”, que não há “grande coisa” ali ainda, mas que é usada mesmo assim contra o presidente Trump. Ele reconhece que estão cavando, cavando, até que se encontre algo mais palpável para ser usado contra Trump."

O vídeo esta circulando em todas as mídias para quem se interessar em saber como se cria fake news.

Todo dia é um 7 a 1

Anônimo disse...

13:58 essa notícia q vc jogou aqui é o exemplo máximo de uma fake news

Anônimo disse...

Muita gente deu certeza de uma suspeita e também deixaram aflorar, vir a tona o que realmente são: uma massa de imbecis, desesperados, ignorantes, dementes, sem perspectivas, frustrados, mas para disfarçar são agressivos, estúpidos, arrogantes, prepotentes, ofensivos, presunçosos, vale para ambos os sexos.

Anônimo disse...

Nossa! Ultimamente os textos aqui tem vindo ao encontro de muitas coisas que penso. Às vezes me questiono também com relação a isso. As pessoas mostram todo o seu complexo de inferioridade e suas amarguras na internet. Por outro lado só conhecemos algumas vertentes de pensamento e podemos constatar que outras pessoas também passam pelas mesmas situações através da internet o que é um ponto muito positivo.

Anônimo disse...

anon 14:07

https://oglobo.globo.com/mundo/reporteres-da-cnn-pedem-demissao-apos-artigo-sobre-russia-ser-apagado-21523715

https://www.nytimes.com/2017/06/26/business/3-cnn-journalists-resign-after-retracted-story-on-trump-ally.html

http://www.latimes.com/business/hollywood/la-fi-ct-cnn-resignation-20170626-story.html

Anônimo disse...

A exposição de toda a podridão do homem comum é parte da revelação de toda a verdade, e a tecnologia tem um papel importantíssimo e essencial nesse processo em que tudo ficará em pratos limpos e esses seres grotescos e obsoletos serão completamente superados e deixados para trás na poeira de seu primitivismo até desaparecerem.

Anônimo disse...

O macho vive corroído pela tensão, pela frustração de não ser uma fêmea, de não ser capaz de alcançar qualquer tipo de satisfação ou prazer positivo; vive corroído pelo ódio: não o ódio racional dirigido contra quem te insulta ou quem abusa de ti, mas o ódio irracional, indiscriminado... ódio, no fundo, contra seu próprio ser desprezível.

A violência gratuita, além de “provar” que ele é um “Homem”, lhe serve como válvula de escape para seu ódio e, inclusive – como o macho só é capaz de respostas sexuais e necessita de estímulos muito fortes para excitar seu eu meio morto –, lhe proporciona um pouco de excitação sexual.

Anônimo disse...

"Não creio que os comentaristas de portais de notícias, com toda sua ignorância e preconceito, representem a população brasileira, por exemplo. São grupos organizados que se reúnem para espalhar ódio"
Infelizmente discordo Lola, eles não tem nada de organizados e sim representam o pensamento médio brasileiro que e fascista.

Gandalf disse...

É impressionante o quanto o seu blog está em sintonia com meus pensamentos, ultimamente :D
Fico muito triste por existirem pessoas tão vazias no mundo, a internet para mim é uma ferramenta tão maravilhosa! Nela eu posso estudar, ler, aprendi 2 novos idiomas e estou aprendendo o 3º, sem ela, nada disso seria possível, primeiro porque meus pais não tem dinheiro para pagar cursos caros, então eu preciso dar um jeito.
Discordando do começo do post, sim, eu acho que o típico comentador do G1 seja o brasileiro, com otimismo, o cidadão médio não é tão extremo, mas eu posso ver esse tipo de mentalidade se manifestando com força, dentro da minha família, o que me faz questionar se minha mãe é adotada ou algo do tipo, pois os meus pais parecem os únicos sem um coração podre.
Espero que em um futuro próximo as pessoas fiquem mais conscientes, torço, de verdade, mas vendo a quantidade de crianças e adolescentes idolatrando homens como Bolsonaro e acusando o professor de sociologia de "doutrinador" e que ano que vem poderão votar...
Às vezes penso em te escrever Lola, para relatar algumas situações e saber lidar com pessoas assim...

Anônimo disse...


a) Lola sou sua fã te desejo tudo de bom.

b) A internet é uma ferramenta maravilhosa mas infelizmente tem sido mal usada e simplesmente ela deu voz a imbecis.

c) Lola na verdade é que estamos diante de uma geração burra que tem acesso há muita informação mas não sabe usar e o pior aceita conhecimentos adquiridos na internet sem questionar esta geração somente podia chamar o Bolsonaro de mito e um falso filósofo de mestre

Anônimo disse...

14:24, kkkk, isso não prova nada

por isso mesmo, é fake news

Anônimo disse...

Show

Koppe disse...

A internet potencializa o que tem de bom e de ruim nas pessoas. Tudo de ruim que foi citado no texto é o preço a se pagar pelas coisas boas.

Até isso tem seu lado bom: vocês preferiam viver o resto da vida sem saber que tantas pessoas são assim? Seríamos mais felizes, mas ia ser uma felicidade baseada na ignorância, e ignorância não é bom.

Pelo menos agora temos um termômetro que mostra a gravidade do problema. E não, a internet não criou esse problema, ele sempre existiu. Só que a gente não ficava sabendo.

Jaime disse...

Oi, Lola. Bom estar por aqui.

Eu rabisquei a primeira charge do seu post para um textinho no meu humilde blog em que eu também faço algumas reflexões sobre estes tempos obscuros e a internet. Eu acho a internet fantástica, mas concordo com o que afirmou o sociólogo Manuel Castells: “um país educado com internet progride. Um país sem educação utiliza a internet para fazer ‘estupidez’". E prosseguiu: “O problema é a capacidade de atuar através da internet, que depende, principalmente, do nível educativo e cultural das pessoas.” Acho que está aí a raiz do problema e também a solução. (Embora a Educação que precisamos não é essa que temos atualmente e muito menos essa "reforma" desastrada feita pelo atual desgoverno)

Felipe Roberto Martins disse...

Assustador.

A gente percebe no cotidiano, o aumento da intolerância..., infelizmente.

Somos a resistência Sempre!

Não podemos aceitar o comportamento intolerante como algo natural ou normal.

Anônimo disse...

Acho que existe um ponto positivo que a longo prazo pode contribuir com mudanças:os monstrinhos saíram da caverna.. Agora podemos pelo menos ter a chance de educa-los, nem que leve séculos...

Anônimo disse...

"O anonimato permite que HOMENS cheios de ódio ataquem". Uma coisa que observo bastante, engraçado como a neutralidade de gênero é sempre é adotada aqui religiosamente, mas quando é para desmerecer ou criticar um comportamento humano é sempre no masculino.
Não existe mulher homofóbica, não existe mulher racista, não existe mulher que apoia o Bolsonaro, etc.

titia disse...

A internet é o maior derrubador de máscaras que existe. É desolador ver tanta ignorância e babaquice por aí, de fato. Por outro lado a mentalidade do brasileiro médio é essa aí, e o único motivo pelo qual não sabíamos é porque a internet não existia. A ignorância nem sempre é uma benção; contra gente ruim é sempre melhor estar prevenido.

22:35 claro que existem mulheres problemáticas. Mas a maior parte dos problemáticos histéricos, violentos, que fazem questão de espalhar sua ignorância aos vinte ventos, que agridem quem os contraria, que fazem campanhas de ódio são homens.

Anônimo disse...

1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.
5. – Fala no celular enquanto dirige.
6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
7. – Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.
8. – Viola a lei do silêncio.
9. – Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
12. – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
13. – Faz “gato” de luz, de água e de tv a cabo.
14. – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15. – Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
16. – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
17. – Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
18. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
21. – Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
22. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23. – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24. – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. – Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.
27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
28. – Falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
29. – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
31. – Quando é funcionário público municipal, estadual e federal, leva pra casa o que pode carregar, desde canetas até aparelhos eletro-eletrônicos (de acordo com a graduação do cargo que exerce).

E ainda quer que os políticos sejam honestos…
Não existem políticos corruptos...existem corruptos que foram transformados em políticos,. e povo que reelege corrupto não e vitima, e cúmplice.

"O brasileiro, e um eterno feriado"Nelson Rodrigues.

Anônimo disse...

Titia, não estamos falando de violência física, estamos falando de comentários preconceituosos na internet. Eu tenho uma tia professora que vive falando que não tem um "negrinho" (sic) inteligente na escola, além de dizer que a única coisa que os negros conseguem fazer bem é dança, mais nada. É claro que ela não fala isso na escola porque é racista, mas não é burra. Também tenho outra tia que teve surtos de ódio por causa de cenas de lesbianismo nas novelas. Enfim, dei o exemplo de mulheres porque você está dizendo que quem faz isso são os homens. Agora me diga se quem fala essas coisas pessoalmente não falaria na internet.
Você mesma deve ter casos de pessoas preconceituosas na família, force a memória que você deve encontrar.
Um bom exemplo de como o preconceito não vem só dos homens, é a pesquisa do IPEA em que 65 das entrevistadas foram mulheres e mesmo assim concluíram que uma mulher de roupas curtas merece ser estuprada. Se vocês estivessem falando de crimes como estupro ou violência física eu concordaria em dar gênero masculino, mas como a matéria é sobre internet eu discordo totalmente que seja atribuído todo o preconceito do mundo aos homens, até porque não somos os únicos que falemos ou educamos as crianças.
Ainda, de acordo com seu argumento pode-se dar gênero porque de acordo com você a maioria é homem, mas se disséssemos que o homem foi à lua mesmo só tendo pisado homens lá, vocês criticariam.
É como eu disse, a neutralidade no gênero é só quando convém.

Anônimo disse...

07:18 é troll, nem argumentou para defender seu ponto de vista.

Anônimo disse...

"Nao argumento pra evitar a fadiga". Quem vota no Bolsonaro é porque não consegue raciocinar mesmo. Sua intenção é só atrapalhar o debate, mais nada.

Anônimo disse...

(Viviane)
Titia, essa história de a internet tirar máscaras foi um dos motivos de eu sair do Facebook. Foi muito triste para mim descobrir como pessoas da minha família eram racistas, machistas e preconceituosas em geral. Mas acho também que foi melhor assim do que continuar sem saber com quem eu estava lidando...

Anônimo disse...

Infelizmente, não estamos num país sério. Me vejo obrigado a votar numa figura abjeta e machista porque simplesmente não voto em corruptos. E a corrupção neste país é sistêmica.

Eu não prevejo uma solução satisfatória pra esse país no médio prazo.

Anônimo disse...

Ps.: o fato de eu votar em bolsonaro não significa que eu goste dele ou mesmo concorde com as ideias dele, muito pelo contrário. Acredito que teríamos alguns retrocessos (ele não conseguiria aprovar tudo o que quisesse no congresso) caso ele seja eleito, mas não dá pra votar em corrupto.

Marcia disse...

Bolsonaro é corrupto (não engulo aquela devolução de dinheiro para o partido) e, muito, mas muito pior do que isso, é cruel. É um desses seres de ódio que é incapaz de tolerância, diálogo e de respeitar adversários. Como podemos viver num país em que corrupção é pior do que tortura? Em que alguém prefere, em sã consciência, endossar ódio puro e gratuito, dizendo que está combatendo corrupção? 08:19, 09:19, francamente... vocês não dão a mínima para o machismo ou corrupção, querem quem espelhe ódio e maldade que vocês acham justificável existir.

Desculpe a franqueza, mas ninguém é 'obrigado' a aceitar o mal não. Vocês o endossam, com consciência, o que é o pior de tudo.

A eleição do bolosobobo seria um completo desastre para o país e nem, mas nem de longe ele é feminista. Defender castração química, mas viver de atacar feminista, num país onde nem 2% das denúncias de estupro terminam em julgamento é ser conivente com o estupro. Compra aquele facistóide quem tem fetiche por ódio e intolerância.

No mais, não acho que a internet seja esse 'espelho fiel' da sociedade. Se ela é um espelho disforme, há espaço para exacerbar qualquer tipo de comportamento, e em tempos de ódio e insatisfação, a internet permite a criação dessas personas raivosas. Nem todo mundo leva essa persona para vida real, mas como o ódio é intenso, o número baixo de pessoas que faz a transposição entre os dois mundos já causa estragos o suficiente.

Fabrício disse...

Lola, olha isso: https://br.noticias.yahoo.com/microfone-e-cortado-apos-menina-mormon-revelar-na-igreja-que-e-homossexual-093018576.html
Microfone é cortado após menina mórmon revelar na igreja que é homossexual

titia disse...

Pois é, (Viviane), também tive muitas decepções na minha família, mas a gente acaba tendo que aceitar que eles são assim e seguir em frente.

07:13 não precisei ler mais que duas linhas do seu comentário. Releia o que eu escrevi e pronto.

Anônimo disse...

A questão é que a virulência dá retorno financeiro.

Então ou você acessa para comentar, ou para ver os comentários. E aí falar mal deles. E fazer mais gente acessar a página. E algumas dessas pessoas brigam com os comentaristas, que ficam indo e voltando. E assim as impressões de página vão aumentando, a relevância dela no Google também, as impressões de anúncio idem e nesse bolo todo tem um público que pode acabar comprando algum produto ou serviço.

E se não compra naquele momento, compra depois, porque por conta do remarketing aquele anúncio relacionado a um certo assunto fica "perseguindo" você no celular, no facebook, no computador etc.

Minha sugestão é: usem bloqueadores totais de anúncios. Uso 3 no Firefox (lembrando que o Firefox para celular também aceita extensões): uBlocker, Ghostery (que bloqueia a maior parte dos sistemas externos de comentários) e um appzinho chamado Javascript Toggle On and Off. Dá pra fazer esse último na mão mas é mais fácil ter ali na barra do navegador. Desligando o javascript você já deixa de ver um monte de porcarias (e se quiser comentar, tem que ativar).

Isso não combaterá a estupidez humana mas deixará um pouco menos fácil que se ganhe dinheiro com ela.

Anônimo disse...

A propósito, desabilitando javascript você consegue vencer o paywall de qualquer portal de notícias. Fica a fica.

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Olha, não tenho facebook, nem twitter, nem whatsapp, exatamente porque há muita gente ignorante, que não respeita os pontos de vista contrários, e vai logo partindo para agressões, pensando equivocadamente que a Internet é terra de ninguém. Não é. O que você escreve na Internet, na Internet fica. Há comentários que eu fiz no ano 2000, que ainda estão visíveis. As pessoas que escrevem comentários agressivos algum dia podem se arrepender dessas manifestações e depois se sentirem mal com o que escreveram. Eu comentei certa vez sobre o perigo das genealogias que vão até a Antiguidade, por serem muitas vezes baseadas em fontes não confiáveis. Um dos comentaristas do Fórum, genealogista experiente, discordou de mim em alguns pontos e concordou com outros. Eu fiquei com muita vergonha, mas resolvi reler o comentário, afinal de contas eu não ofendi ninguém. Sempre fui educado nos meus comentários. E no meu comentário não havia nada que me fizesse sentir vergonha de mim mesmo.
Não tenho essas redes sociais, embora elas me pudessem ser úteis, pois tenho publicado dois livros de História de municípios mineiros, Senhora dos Remédios (minha terra) e Carandaí (terra de minha avó paterna). Não tenho, pois a minha intolerância ao pensamento raso talvez me fizesse dar uma resposta mal-criada.

Cordialmente, João Paulo Ferreira de Assis.

POST SCRIPTUM:

Quando a pessoa faz bom uso da Internet, ela só tem a ganhar. Minha Internet uso para pesquisa genealógica e histórica.

Anônimo disse...

O "troglodita" da internet nada mais é do que o "ativista" do lado oposto ao seu.

Popularização da internet + desemprego dá nisso.

Anna disse...

Eu tenho minhas dúvidas sobre a frase " a internet não representam o povo brasileiro". Já pensei isso... Acontece que depois de alguns anos descobri que não conhecemos ninguém. Aquela pessoa que a gente considera educada, meiga, bondosa quando acessa a internet, longe de julgadores ao vivo, mostra o lado B., cria coragem de dizer coisas que JAMAIS diriam pessoalmente. Aliás essa é a regra que uso toda vez que comento. Se minha resposta é não.. não escrevo nada! A verdade mais assustadora em tempos de internet é que estamos convivendo pessoalmente com monstros mas não sabemos quem são..real falso ...virtual real.