terça-feira, 18 de abril de 2017

VITRINE: NÃO ESTOU VENDENDO NADA

Liana Ferraz publicou este texto lindo e poéticomage reflected  no seu blog:

Para um lado para o outro olho. Parada. Olho. Atrás. Um rosto. Um cara. Olhos que não chegam aos meus olhos. Param.
Para quem quer pé para no pé que pé gostosinho pintadinho de vermelho te chupo esse dedão.
Para quem quer perna perninha gostosinha e tem quem se irrite que a perna é fina perninha mixuruca vagabunda piranha da perninha fina.
Para quem quer cintura umbigo barriguinha de fora um olho parado no lugar onde dorme meu útero meu ovário onde dorme meu umbigo que foi ligação com minha mãe e eu quero não ter nada disso em mim para não ter que ter olhos parados nisso. sagrada imagem quebrada cacos. engole o choro menina. você só deu cinco passos.
Para quem quer peito. peitinho delícia pequeno tá com tudo em cima mulher tem peito peito teta seio que amamentou minha filha que tem que por paninho que tem que tem você a ver com meus seios. queria não ter seios agora queria ter só lá naquele lugar onde os olhos se encontram. Respira menina que ainda não andou um quarteirão. mimimi. tá pedindo. vagabunda. tá olhando de um jeito que quer.
Para quem quer pescoço. pescoço carne dura. tem quem veja tem quem grite tem quem sufoque. pescocinho delícia. tô te elogiando. você deveria agradecer.
Para quem quer rosto. uma boca aquela que tá em mim para que eu fale coma beije para que eu grite para que eu tenha a cor que quiser. boquinha bonitinha. adoro boquinha que faz biquinho. buzina. biquinho. gostosinha.
Para quem quer tudo não tem tudo que tudo não anda na rua passando para ir ali. tudo para fala olha responde.
Para quem quer tudo não quer só a mudez da carne recortada em close de revista de moda de desejo que só vai e não volta.
Para quem quer tudo não sou vitrine.
Não sou açougue.
Não ando para estar à venda.
Não vendo abaixo cabeça.
Cabeça. Cabelo. Comprido. Do jeito que eu gosto.
Tinha um poema aqui antes de você chegar e gritar que queria me comer.
Você não pode me comer.
Não sou comestível.
Não sou corte.
Não sou venda em embalagem.
Que susto que medo que dor.
Abaixo a cabeça.
Quando tinha 14 anos quando tinha 20 quando tenho 30 quando terei 40.
Quando terei muito mais serei então a piada da véia da pelanca da teia de aranha da teta da louca.
Serei de novo vitrine do que não vendo só caminho pela rua.
piada padaria esfria café doce.
piada televisão fofoca recorte de novo.
Calma menina que a porta tá quase ali.
Fechada. Soluço.
Reconectar todos os dias as partes fatiadas destrinchadas expostas em ganchos.
Olho no espelho.
A parte de que não se fala se grita se buzina. A parte olhos sem venda.
Sem venda olhos no espelhinho do banheiro choram. Salgam a carne. Conserva.
Na carne curtida há mar.

9 comentários:

Anônimo disse...

a) Lola gostaria de sugerir um post sobre a demissão da vereadora Soninha pelo prefeito Doria as conservadoras não estão conseguindo escapar

Anônimo disse...

manequins são uma das simbologias de programação monarca

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Professora Lola

Minhas saudações

Aprecio muito os seus textos, e vejo que a senhora incomoda demais os machistas, que sempre estão vindo aqui fazer provocações.

Aprendi a admirar as mulheres e perceber que elas são muito mais inteligentes do que nós homens. A prova eu tive em casa. Minha mãe era inteligentíssima, e tecnicamente analfabeta, por ter estudado apenas 7 meses com professora particular. No entanto, ela muitas vezes salvou o meu pai de se dar mal em certas situações. Por exemplo, quando a administração da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, em Juiz de Fora MG, instava com o meu pai para que assinasse um papel, em que estaria assumindo uma pesada multa pelo atropelamento de uma rês que escapou pela porteira aberta (por terceiros) e foi pega pela locomotiva. Minha mãe disse para ele ler antes de assinar. Fê-lo por três vezes, e quando ele se decidiu a ler, recusou assinar. O moço disse para a minha mãe: a senhora é muito inteligente. Ai de nós se não fossem as mulheres. Elas têm o bom senso que muitas vezes nos falta. São mais inteligentes. São dedicadas. E é justo que eles assumam o controle do mundo. Chega de homens mandando na humanidade.

Penso que a misoginia que domina a nossa sociedade está a pedir um estudo profundo da literatura portuguesa medieval. Um estudo que compreendesse os livros de linhagem das famílias nobres e as cantigas trovadorescas. Nos livros de linhagem, muitas vezes a mulher era atacada com adjetivos como ''mui gran bagaxa'' e ''mulher de tão mao preço'' entre outros. Na literatura trovadoresca a mulher era idealizada nas cantigas de amor e de amigo, e ridicularizada nas de escárnio e maldizer.

Para este trabalho as obras a serem consultadas são de autores portugueses: José Mattoso, José Augusto Sottomayor Pizarro, Antero de Figueiredo entre outros. Nós, como brasileiros, temos essa herança portuguesa. Foi lendo Antero de Figueiredo (Leonor Teles, flor de altura) que percebi que havia uma contradição nas referências às mulheres. Enquanto nas cantigas de amigo e de amor elas eram idealizadas, nos livros de linhagem, de que Figueiredo transcreveu alguns trechos, havia expressões altamente misóginas como as que referi no parágrafo anterior.

A mim me parece que o estudo da misoginia precisa ser muito abrangente, para incluir até mesmo aqueles homens que se sentem como uma mulher presa num corpo masculino. Conheço alguns que ao verem uma linda mulher passar na rua, a ofendem com os piores baldões. Fazem isso porque as veem como concorrentes.

Só depois é que poderíamos começar a entender porque homens, que nasceram de uma mulher, permaneceram nove meses no ventre dela, sejam tão inimigos das mulheres.

Saudações, João Paulo Ferreira de Assis.

Anônimo disse...

Ola

Anônimo disse...

"Lola gostaria de sugerir um post sobre a demissão da vereadora Soninha pelo prefeito Doria as conservadoras não estão conseguindo escapar"

A demissão de Soninha deve-se a duas coisas: ao estilo pessoal e de gestão do Prefeito Dória e as ligações da vereadora com José Serra.

O Filipe Sabará é muito mais alinhado ao modo workaholic de Dória (não é mito que ele dorme 4 horas por dia, acreditem) e tem muito mais experiência prática, engajada, no trato com moradores de rua e a situação vulnerável da cracolândia do que a ex-secretária. A Soninha não tem o poder de articulação e mobilização do Filipe, não tem barganha para pedir doações de empresas e suas propostas originais estavam muito mais em conformidade com o espírito do antigo prefeito (que preferia manter os viciados na cracolândia no lugar de tratá-los longe dali). Uma das propostas originas de Soninha era criar uma praça para acolhimento dos viciados, onde poderiam consumir drogas com o resguardo da Guarda Municipal e tocar um violãozinho. Sim, ela mencionou o violãozinho. E nada causa mais asco ao Estilo Dória do que esse neohippismo acadêmico sem resultados.

Como moradora do centro de São Paulo há vinte anos sei que tudo o que essas pessoas não precisam é de uma pracinha. Eu testemunhei os verdadeiros resultados do programa "De Braços Abertos" à medida em que, depois de implementado, o número de pessoas no fluxo aumentou consideravelmente. Outra política defendida por Soninha (e Haddad), que não é moradora do Centro e provavelmente não estava tão bem informada assim, era a da manutenção dos moradores de rua em barracas, o que gerou a favelização das vias públicas em diversos locais de São Paulo (de forma mais dramática no centro mas isso se espalhou por toda a cidade) que, além da degradação esperada, aumentou o número de roubos e furtos nas regiões em que essas minifavelas foram estabelecidas.

Em suma, Soninha estava na prática e ideologicamente desalinhada com os objetivos do Prefeito Dória e até dos anseios da cidade nessa questão e por isso, antes da demissão, suas funções originais já estavam sendo tratadas por Filipe.

A pá de cal para Soninha na prefeitura foram as delações da Odebrecht que macularam irremediavalmente a imagem de Serra, seu protetor, padrinho e amigo íntimo, pessoal. Em vista do cenário político atual e da incerteza de sua candidatura à Presidência, julgou por bem afastar-se desta aliada feroz e vocal de Serra mas antes disso, bem antes disso, a diferença do estilo de gestão era o que de fato estava colocando a vereadora para escanteio no alto clero da Prefeitura.

Filipe é recém-filiado ao partido NOVO, que tem todo o interesse na visibilidade dessa secretaria importante como vitrine para pleitos futuros. Provavelmente, por conta de todo esse conjunto de fatores, agora a coisa vai andar e atender aos interesses do cidadão paulistano que cansou de viver em uma cidade completamente abandonada e degradada (do contrário, Dória não teria ganho de lavada logo no primeiro turno e não teria votação expressiva justamente entre os mais pobres e nos redutos tradicionais de outros partidos que basicamente tentaram destruir São Paulo).

Liferraz disse...

Obrigada, Lola, por esse carinho. Vamos juntas.

Anônimo disse...

O doriana acha que ainda é apresentador do programa ''o aprendiz'' rsrsrsrsrs A soninha passou pra o lado deles, agora aguenta o constrangimento.

CAMILLA LA disse...

Que texto forte, triste, pancada.....Parabéns!

Liferraz disse...

Obrigada ❤