domingo, 30 de abril de 2017

NO QUE A FIGURINISTA E O ATOR TEREM TIDO UM CASO MUDA A REALIDADE DO ASSÉDIO?

No final de abril, a coluna de fofocas do jornal O Dia noticiou uma "reviravolta" no caso. Segundo o colunista Leo Dias, a figurinista Su Tonani não quis processar o ator José Mayer porque eles haviam tido um caso extraconjugal no passado. Su nega ter sido amante dele.
Primeiro, não entendi como o colunista chegou a esta conclusão. Não no sentido de ter havido um caso no passado entre os dois, mas que esta seria a razão por Su não querer processá-lo. Pode haver mil e um motivos para ela não seguir adiante com a denúncia. Ela pode achar que o pedido de desculpas dele encerra a questão. Pode achar que, ao ser afastado da próxima novela da Globo, Mayer já foi punido o suficiente. Su pode não querer se expor ainda mais. 
Vi reaças e mascus comemorando essa "reviravolta", usando-a para dizer que feministas são mentirosas, que toda acusação de assédio e estupro é falsa, essas asneiras que eles falam sempre
Ué? No que o caso deles mudaria alguma coisa? Porque eles já tinham transado no passado -- segundo o colunista, não segundo Su -- isso daria ao ator acesso incondicional e irrestrito à figurinista por tempo vitalício? Isso daria a ele o direito de tocar na sua genitália sem consentimento? Ou de chamá-la de vaca na frente de toda uma equipe? Mesmo se eles ainda fossem amantes quando aconteceu o assédio, mesmo se eles fossem casados, pô, isso daria direito a um marido agir dessa forma?
Recomendo a análise da minha amiga Valéria Fernandes sobre essa reviravolta. E lembro que não há dúvida que houve assédio. O próprio José Mayer reconheceu e pediu desculpas. Então realmente fico sem entender a comemoração reaça. 
Lembro também que o protesto das atrizes no início do mês foi fantástico. Elas não individualizaram a questão, não saíram necessariamente em defesa da figurinista (ou contra o galã). O recado delas foi claro: chega de assédio. Além de pregar a sororidade com o "mexeu com uma, mexeu com todas". 
Foi lindo, e esse tipo de atitude pode ter sido um divisor de águas contra o assédio sexual na classe artística. E como elas são famosas, essa mensagem influencia um monte de gente.
Que droga pesada é o machismo, que faz pessoas discordarem de uma mensagem tão importante!

UPDATE em 5/5: Em outro texto para o Agora é que São Elas (blog feminista hospedado na Folha), Su escreveu um bonito texto, "Me deixem deixar de ser vítima: me deixem voltar a ser eu". Nele, Su diz que não foi amante do ator, não fez acordo, não foi demitida. 
Diz ela: "A minha história é a história de uma mulher jovem que não aceitou o assédio de um homem com mais poder que ela. Neste caso, o ator rico e famoso. O Brasil não está acostumado a lidar com este tipo de história. Eu sei. Mas não barateiem a minha história. Até porque ela é de muitas de nós."
E ela explica por que decidiu não processar o ator: "Sinto que a minha história teve começo, meio e fim. Terminou na terça à noite, 04 de abril de 2017, com um pedido de desculpa da Rede Globo e uma carta de confissão do José Mayer, ambos lidos no Jornal Nacional. Senti que tive a justiça que desejava. Pouco creio que a punição criminal para o meu caso tenha alcance maior que já tivemos. Mais potência. Seja mais transformadora."
Como eu disse, há vários motivos para uma mulher não seguir adiante com a denúncia. Isso não significa que ela estava mentindo. Parem de duvidar da vítima. E parem de tentar encontrar justificativas para encaixar uma vítima numa narrativa aceitável. Assédio é algo muito comum e deve ser combatido.

57 comentários:

Anônimo disse...

Hááá muda hem! kkk, caiu a mascara. Ela tava querendo e se vigar.

Anônimo disse...

Uê??? Eles tiveram um caso, mas ele não era "velho demais e nojento" pra ela???

Anônimo disse...

Ta na cara que isto e noto fofoca encomendada pela Globo para abafar o caso, ela deve ter sido ameaçada e pressionada obvio. Nunca que uma menina linda destas iria ter relações com um homem velho e nojento destes. Eu só de pensar em homem com mais de trinta e poucos já sinto ânsia imagine um velho de mais de 50 anos?! Nojo.

Anônimo disse...

Procure o ambulatório de saúde mental mais próximo. Boa sorte.

Anônimo disse...

Não muda nada. O casamento dele é aberto inclusive. Se eles tiveram um caso, isso não dá direito a ele de fazer dela uma propriedade dele para passar a mão onde quiser e quando quiser, nem direito de xinga-la e fazer ela passar por constrangimentos. O próprio ator reconheceu o erro dele e pediu desculpas, justamente porque ele mesmo sabe e reconhece que houve abuso por parte dele.

Quanto aos comentários cheios de futilidades de algumas feministas em relação a idade do cara, o que mais tem ainda é mulher noveleira defendendo ele e ainda dizendo que daria pra ele, sendo várias delas com a mesma idade da figurinista ou até mais jovens. Gosto não se discute, se lamenta.

Anônimo disse...

."MAU Gosto não se discute, se lamenta"
Concordo plenamente, homem já e difícil de se aturar novo, quanto mais velho machista.

Anônimo disse...

Cada um é responsável pelas coisas q atrai,está claro q o cara é machista e isso n foi problema pra ela ter um caso com ele.
N dá pra esperar nada melhor desse tipo de homem.

Anônimo disse...

Linda?????

Anônimo disse...

fonte: portal de fofocas

Anônimo disse...

14:07

O cara é q foi ameaçado com certeza, n tem coerência fazer um escândalo e depois se recusar a denunciar o cara.

Anônimo disse...

o zé maia q era o lado mais forte desse caso, resolveu confessar o q fez, não tô entendo pq os mascus estão delirando

léo dias, sério??? ah, dá licença

ela não quis denunciar a pedido da globo, óbvio

Anônimo disse...

"fonte: portal de fofocas"

mascus já foram melhores, aliás, nunca foram, pra eles, até bosta no esgoto serve como argumento

Anônimo disse...

Alguém responde pq diabos ela n foi diretamente na policia ao inves de fazer escândalo e textao?
Esquerdistas e feministas n tem lógica.

Anônimo disse...

Realmente, Lola, mesmo que eles tenham tido um caso, não muda o fato de que Meyer assediou a figurinista. Obrigada pela lucidez e sensibilidade. Abraços ;)

Anônimo disse...

Ué, mas ele não era um velho babão com idade para ser seu pai?

André disse...

Tinha testemunhas do assédio e ele admitiu. Mas tem canalha que ainda diz que não ocorreu.

Anônimo disse...

18:36 ela foi no RH da globo primeiro, sua mula

como ela viu q não adiantou nada, aí ela resolveu denunciar publicamente, sua anta

19:02 sim, é a mais pura verdade, mas quem disse q ele teve algum caso com esse senhor nojento? site de fofoca? é sério mascu?

Anônimo disse...

Um site de fofoca que dificilmente erra, diga-se de passagem.

Anônimo disse...

O Leo Dias, aliás, foi o primeiro a dar notícia do assédio. Um mês antes da publicação do UOL

http://leodias.odia.ig.com.br/2017-03-03/jose-mayer-e-acusado-de-assedio-por-funcionaria-da-globo.html

Anônimo disse...

"um site de fofoca que dificilmente erra, diga-se de passagem"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

não adianta mascus, acreditarem em fofoqueiro agora foi dose

Anônimo disse...

é claro, dar notícia de bastidor de tv é a coisa mais fácil do mundo, agora no âmbito da vida pessoal só as mulas acreditam

tão crível quanto fabíola reipert do ERRE 7 (vezes)

Anônimo disse...

Nunca que esta moça ficaria com um velho machista caquético, pura armação.

Anônimo disse...

Agora faz muito mais sentido a história do agarrão em público. As pessoas riram porque todo mundo sabia do caso deles e achou que era de fato uma brincadeira besta de casal.

Anônimo disse...

a muda sim, e como muda. Essas acusações falaciosas são cada vez mais comuns.

Anônimo disse...

20:11

Você n entendeu a pergunta, anta. Globo n é extensão da polícia, se ela foi agredida deveria ter ido na polícia, mimizar na globo n resolve porra nenhuma.
Pra q o escândalo se não vai denunciar o cara de verdade. Isso é uma estratégia esquerdista e feminista? Pra aumentar a "impunidade"? Só fazem escândalo, textao e como obviamente nada acontece pq n denunciam na polícia, dizem q é mais um caso de descaso.

Só pode ser isso, n tem lógica esse comportamento.

Anônimo disse...

21:35 cala boca seu inútil, ele foi reclamar no RH da globo pq é o q todo empregado faz quando tem um problema na empresa, sua ameba

agora se vc prefere acreditar em site de fofoca, me perdoe, já não posso fazer nada, a mente já tá sequelada há tempos

Anônimo disse...

Mais um caso, modelos da playboy (coelhinhas) acusam donos da ed brasileira da revista de assédio sexual. http://ultimosegundo.ig.com.br/2017-04-24/playboy-brasil.html

Anônimo disse...

Apoio a figurinista, contra atitude do ator. Mas seu comentário foi profundamente preconceituoso. Não ajuda. Pense.

Anônimo disse...

Assédio é crime, a empresa n resolve porra nenhuma, como podem ver. O cara foi afastado, daqui a pouco ta em outra novela.
Se foi abusada mesmo, denuncie na polícia. Esse cagaço todo pq se ta falando a verdade?
Seu cérebro parece q ja apodreceu a tempos.

Anônimo disse...

00:01 a empresa resolveu sim, IDIOTA

até quando vc vai continuar duvidando da palavra do próprio assediador q CONFESSOU o q fez, pra ficar acreditando em site de fofoca? MULA

Anônimo disse...

essa fonte aí (leo dias) tá pior q aquela do "a voice for men"

kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Alguém se lembra do caso da acusação de estupro feita contra o diretor do FMI que foi provada ser falsa, se o diretor do FMI com todo seu poder foi vítima de uma armação que destruiu sua carreira profissional, imagina um homem comum do povo

Anônimo disse...

Resolveu bastante, nem demitido foi... ue, pedir desculpas ja esta bom? E se tivesse estuprado ela, só isso bastaria? Era só resolver com a empresa?
Nem vem, essa porra ta estranha mesmo.

lola aronovich disse...

Anon das 1:29, para de repetir mentiras. A acusação de estupro de uma camareira em NY ao diretor do FMI não foi provada ser falsa coisa nenhuma. Tanto que Dominique Strauss-Kahn teve que fazer um acordo de 1,5 milhão de dólares com ela. Ok? Quem destruiu a carreira dele foi ELE. Recomendo que vc veja o filme BEM VINDO A NY, com Gerard Depardieu interpretando o cara.

Anônimo disse...

"pedir desculpas ja esta bom?"

pra ela deve estar, seu merda, o q vc tem haver com isso?

quer levar o corno maia à júri popular? entra pro ministério público então, sua anta

Anônimo disse...

Mas se o próprio ator admitiu que assediou, como a máscara caiu? Só se for a parte que ela não se envolveria c ele pq o assédio continua comprovado inclusive pelo próprio assediador

titia disse...


1. Fofoca

Significado de Fofoca Por Fernando (MT) em 09-01-2007 


Conversa informal e geralmente distorcida sobre a vida alheia.
Coisa de quem não tem conteúdo para conversar e não tem oque fazer.

Fonte: www.dicionarioinformal.com.br/fofoca

Ou seja, essa informação tem tanto crédito quanto o instituto de pesquisa mascu As Vozes Me Disseram. Traduzindo pros poríferos com morte cerebral: essa informação não tem crédito nenhum. Nenhum. Zero, nada, nothing, nadinha. O que significa que é mentira, consequentemente que os mascus são burros por acreditar. É de dar pena.

Anônimo disse...

Mas Titia, foi o mesmo site de fofoca que deu a noticia do assedio pela primeira vez....

Anônimo disse...

não foi assédio, foi estupro.

é importante nomear.

Anônimo disse...

Foi um abuso sexual e o próprio ator admitiu.

Quanto a terem tido um caso, talvez por isso as pessoas da equipe não levam as investidas dele a sério e até riam, achavam que era ''coisa de casal'', como se isso justificasse alguma coisa.

Anônimo disse...

20:48 não babaca, dar "furo de reportagem" sobre bastidores da televisão é a coisa mais simples do mundo

agora vida pessoal? como ele pode ter tanta certeza assim, cadê as provas?

parafraseando...

"Ou seja, essa informação tem tanto crédito quanto o instituto de pesquisa mascu As Vozes Me Disseram. Traduzindo pros poríferos com morte cerebral: essa informação não tem crédito nenhum. Nenhum. Zero, nada, nothing, nadinha. O que significa que é mentira, consequentemente que os mascus são burros por acreditar. É de dar pena."

durma com essa

Anônimo disse...

Quando o site noticiou o abuso, a notícia era verdadeira e o site era confiável. Agora que o mesmo site noticia o caso entre os dois, a notícia é falsa e o site é de fofoca.
Essas feministas...Dois pesos, duas medidas.

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...

Quando o site noticiou o abuso, a notícia era verdadeira e o site era confiável. Agora que o mesmo site noticia o caso entre os dois, a notícia é falsa e o site é de fofoca.
Essas feministas...Dois pesos, duas medidas.

2 de maio de 2017 08:25


O melhor comentário de todos os tempos! Revela bem as nuances envolvidas em alguns casos de assédio.

Anônimo disse...

Podem perceber que o maior argumento para se sustentar o movimento feminista, ainda continua sendo o de cunho sexual. De cada 10 assuntos relacionados a este movimento, 9 é sobre natureza sexual. Eu já passo longe de mulher. Certo dia, ao ver que só havia uma mulher no elevador, desisti de entrar, porque, sei lá, de repente o elevador não tem câmera e, imagina se ela resolve dizer que eu tentei estuprá-la! Quero ver qual será a choradeira feminista depois que todos os homens evitarem de se aproximar de mulheres iguais a uns trogloditas.

Anônimo disse...

Pelo que me lembro, no caso da camareira, o acordo de 1,5 milhão de dólares foi na esfera civil. Na esfera criminal o cara foi absolvido.

Anônimo disse...

08:25 não seu bosta, desafio vc a provar quem disse isso, imbecil

é site de fofoca SIM, só gente sequelada acredita

11:49 óbvio, estuprador milionário faz de tudo pra escapar da cadeia, animal

"Ou seja, essa informação tem tanto crédito quanto o instituto de pesquisa mascu As Vozes Me Disseram. Traduzindo pros poríferos com morte cerebral: essa informação não tem crédito nenhum. Nenhum. Zero, nada, nothing, nadinha. O que significa que é mentira, consequentemente que os mascus são burros por acreditar. É de dar pena."

acordem com essa

Anônimo disse...

Mas se ele fosse realmente inocente e foi absolvido, por que fazer acordo e pagar indenização?

Anônimo disse...

12:44 ele não é inocente, IDIOTA

tanto q teve q fazer das tripas coração pra pagar essa indenização

se fosse inocente mesmo, pq pagou? Pq não é inocente, é um estuprador

Anônimo disse...

Pagou pra parar de ter dor de cabeça. Como se faz em muitos casos, inclusive fora da área de crime sexual. E ela aceitou porque? Era grana que ela queria?

Anônimo disse...

não inútil, pagou pq não queria ir pra cadeia, ÓBVIO

quem não queria ter dor de cabeça (e até ameça de morte) foi a vítima, BABACA

titia disse...

Quando o site denunciou o abuso, foi porque a vítima contou sobre ele.

As testemunhas confirmaram.

O abusador, depois, admitiu o crime.

Agora que o mesmo site noticia o caso entre os dois, não foi porque a vítima contou.

Não há nenhuma testemunha.

Não há nenhuma prova.

O abusador não confirmou porra nenhuma sobre esse caso fictício.


Agora vejamos. Quando o site noticiou o abuso confirmado por testemunhas e pelo criminoso, a notícia é falsa e o site é de fofoca.

Agora que um idiota qualquer inventou um típico enredo mascuzal "Ah, a vadia quis se vingar porque levou um pé na bunda do velho nojento e abusador" a notícia é verdadeira e o site confiável. Mesmo sem qualquer prova de que a história é real ou testemunha que a confirme. Confissão? Não importa. O criminoso admitiu que cometeu o crime? Não importa. O que importa é que a culpa tem que de algum jeito ser da vadia, mesmo que pra isso tenham que tapar os olhos, os ouvidos e defender até quem não quer ser defendido. Esses mascus... dois pesos e duas medidas.

Raul disse...

Se a história do caso entre Meyer e Su Tonani for verdade, não muda nada no assédio e na violência física contra a mulher. O próprio Mayer pede desculpas, e sem se referir ao suposto caso amoroso anterior. Porém, não pode escapar que o relato, como não poderia deixar de ser nesse tipo de agressão massacrante, tem um tom pessoal, é um desabafo, é uma grande exposição de si (Su) e dos crimes do agressor. Então seria realmente estranho Su se omita quanto ao relacionamento amoroso que(se for verdade) teve anteriormente com Meyer, fazendo inclusive parecer que um enlance entre os dois fosse algo fora de propósito ao se referir a idade dele.

Anônimo disse...

Muita calma nessa hora...
Esse negócio de meter a mão na piriquita da moça é uma acusação unilateral e sem provas.
A única coisa realmente comprovada foi a descompostura do ator no meio de todo mundo.

Anônimo disse...

Pronto, seus retardados, eu não disse q ERA FOFOCA, a própria negou por completo

TOMEM seus idiotas

15:43 e deixa de ser babaca, pq o próprio agressor CONFESSOU e ADMITIU ter feito isso, seu animal

Anônimo disse...

Você é imbecil. Importante nomear

Anônimo disse...

Ele não deveria ter divulgado nada. Quem acusa deve provar.

Anônimo disse...

Que raio de combate é esse q o agressor fica impune? O infeliz n foi demitido, n foi preso e daqui a pouco tá em outra novela como se nada tivesse acontecido e ninguém vai sequer tocar nesse assunto fingindo q ele n é um bosta.
Desse jeito a violência contra a gente n vai acabar tão cedo, n entendo o barulho todo se n pretendia denunciar o infeliz na polícia.

Mulher tem q parar de fazer textao e denunciar de verdade, porque de qualquer forma seremos xingadas.