quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

E O OSCAR SERÁ NO CARNAVAL

As indicações pro Oscar 2014 saíram hoje! Veja a lista completa.
Para melhor ator, esperava-se que Tom Hanks fosse indicado por Capitão Philips (não foi), e talvez Robert Redford, Joaquin Phoenix, ou Idris Elba (por fazer Mandela). Os óbvios eram Matthew McConaughey, Bruce Dern, e Chiwetel Ejiofor. Fico feliz que se lembraram de Christian Bale (mas Trapaça não é seu melhor papel) e Leonardo DiCaprio. 
Acho que não tem pra ninguém e que McConaughey vai ganhar, mas com bem menos favoritismo que seu colega Jared Leto na categoria coadjuvante. E eu não descartaria nem Ejiofor nem DiCaprio (a Academia pode achar que já passou da hora de premiá-lo). E, sei lá, nem Bruce Dern. O único 100% sem chances é Christian Bale. 
Pra atriz, a grande surpresa foi Emma Thompson ficar de fora. Imaginava-se que talvez, este ano, por sua interpretação não ser uma unanimidade, Meryl Streep não entraria. Mas entrou. Confesso que achei justo. Dos filmes da safra do Oscar, o pior que vi até agora, disparado, foi Walt nos Bastidores de Mary Poppins (minha crítica sai em breve). Adoro a Emma, mas não por esse papel. Gostei que o filme não foi indicado a quase nada (só trilha sonora), porque, pô, não merece mesmo.
E eu sabia que Amy Adams seria indicada. A favorita pode ser Cate Blanchett, mas agora zera tudo. A disputa será entre ela e Amy. Ambas levaram o Globo de Ouro. Trapaça é um filme muito mais marcante que Blue Jasmine. É o papel da vida de Amy, que, ao contrário de Cate, nunca ganhou o Oscar. Eu vou apostar nela, não quero nem saber. E minha torcida será tão por ela quanto foi por Anne Hathaway ano passado. Vai, Amy!
Para ator coadjuvante, as indicações de Jared Leto (o favorito), Michael Fassbender (um dos vilões de 12 Anos de Escravidão), Barkhad Abdi (um dos vilões de Capitão Philips), Bradley Cooper (que, pra mim, é tão protagonista de Trapaça quanto Christian Bale e Amy Adams) já eram favas contadas. Restava saber quem ficaria com a quinta indicação: Tom Hanks fazendo Walt Disney ou Daniel Bruhl fazendo Niki Lauda? Foi para Jonah Hill de O Lobo de Wall Street
Pra diretor, a surpresa talvez seja Paul Greengrass (Capitão Philips, e nem me faça falar sobre o filme. Vi ontem, e tem muito suspense, segura a onda, mas fazer um filme em que negros são vilões e brancos são heróis e vítimas é absurdo. Mesmo que seja baseado em história real, não tem contextualização, nada) ter ficado de fora. 
Este ano é bem possível que tenhamos um melhor diretor e um melhor filme diferentes. Alfonso Cuarón deve ter ligeiro favoritismo por Gravidade, já que levou o Globo de Ouro, mas eu não vejo Gravidade de jeito nenhum como favorito a melhor filme. David O. Russell corre por fora, dependendo da campanha de Trapaça
Mas eu apostaria mais em Steve McQueen (que não é o famoso ator). Ele pode ser o primeiro negro a vencer na categoria de melhor diretor, em toda a história do Oscar (é apenas a terceira vez que um diretor negro é indicado). E seu filme, 12 Anos de Escravidão, tem grandes chances de ganhar melhor filme.
Pra atriz coadjuvante, dava-se como certo que Oprah Winfrey entraria. Não entrou. Em seu lugar, veio Sally Hawkins. A disputa mesmo ficará entre Jennifer Lawrence (que ganhou o Globo de Ouro, mas levou sua estatueta do Oscar no ano passado), e a estreante Lupita Nyong'o. As duas estão excelentes (e Julia Roberts também), e será uma competição acirrada. Acho que apostarei na Lupita porque a vitória de Jennifer é recente demais. 
E pra melhor filme, são nove os indicados (Capitão Philips, Clube de Compras Dallas, Ela, Nebraska, Philomena, O Lobo de Wall Street), mas só três realmente têm chances: 12 Anos de Escravidão, Trapaça e Gravidade, justamente os que conseguiram maior número de indicações (nove, dez e dez, respectivamente). 
Creio que 12 Anos leva, mas no Oscar tem muito essa questão de momento, de timing. Quem é favorito agora pode não ser daqui a três semanas. Depende da campanha, da influência de outras premiações, de quanto se fala de cada candidato. Será uma corrida difícil e menos previsível que a do ano passado.
Aí, no final do pronunciamento das indicações, fico sabendo que a cerimônia do Oscar será dia 2 de março. Sabe quando é isso? Domingo de carnaval! Putz, péssima data! Eu nem estarei aqui. Estarei em Fortim, CE, entre os dias 1 e 5, e nem sei como estará a internet de lá. Sei que ano passado teve blackout de cinco horas na cidade... 
Então é o seguinte: eu faço meu tradicional bolão do Oscar SE o querido Júlio César se responsabilizar por tudo, como ele vem fazendo há anos. Mas vai que ele também decide viajar no carnaval? E vocês, estarão por aqui? Verão o Oscar? 

26 comentários:

Kaiony Venâncio disse...

Boa tarde, Lola! Tudo bem? So te passar duas informações: Walt nos Bastidores de Mary Poppins, teve indicação me Melhor Trilha Sonora Original para Thomas Newman. E a outra é que foram 9 nomeados a categoria de Melhor filme. É isso. Bjs! Kaiony Venâncio (Natal/RN)

lola aronovich disse...

Obrigada, Kaiony, já corrigi. Por que não indicam logo dez candidatos a melhor filme? Não entendo isso de nove... Aliás, eu preferia quando indicavam apenas cinco, mas não faz muita diferença. No final sempre restam só uns 2 ou 3 competindo de verdade.

Kaiony Venâncio disse...

Pode crer, sempre há os que estão concorrendo de fato. O que define a quantidade de concorrentes são os pontos. O décimo filme não entrou porque não teve o mínimo de votos suficientes. Isso evita que filmes 'ruins' entrem apenas pra completar os '10'. Por isso que podem ser 5 filmes ano que vem, se eles somarem mais votos que os restantes. Enfim, vamos torcer pro nossos favoritos! Abraços potiguares!

Vitor Ferreira disse...

Lola, postamos quase simultaneamente:

http://vitormcz.blogspot.com/2014/01/indicados-ao-oscar-2014.html

Realmente tá mais embolado esse ano. Eu acho que O Lobo de Wall Street dependendo da campanha pode ser o Rocky desse ano e fazer frente. Gravidade já perdeu a força e a campanha mais agressiva é a de Trapaça.

Mim disse...

Sinceramente eu AMEI que o Oscar caiu bem no carnaval. Nunca aguento ver tudo por ter que trabalhar no dia seguinte, assim poderei acompanhar tudinho!!!
Uma dúvida: onde vc viu clube de compras dallas? Pela internet? Vi que só estreia dia 21/02. Po, tá super longe. Ou viajei? Beijocas

Caroles disse...

Nem Trapaça, nem Clube de Compras nem 12 anos de Escravidão vieram pros cinemas de Porto Alegre ainda aff espero que venham antes de março!

lola aronovich disse...

Helena, tem esse lado de poder acordar tarde na segunda-feira seguinte após o Oscar. O problema é que eu nem sei se poderei ver o Oscar. Vai depender da internet que terei disponível numa cidade pequena, de praia, sem infra-estrutura pro carnaval (ano passado, pelo menos no sábado de carnaval, teve um blecaute completo -- só não afetou a praça central da cidade -- durante 5 horas. Não sei se isso continuou nos dias seguintes porque eu fui embora), e da TV aberta (se tiver eletricidade, se a Globo transmitir, quando começar a transmitir... Normalmente é com uma hora de atraso, só depois do BBB, mas como domingo será carnaval, talvez a Globo prefira passar o desfile?). Mas live blogging e escrever depois sobre a cerimônia, nem pensar.
Eu vi (estou vendo) todos esses filmes na internet mesmo, já que não piso num cinema há meses. Acho que nunca fui tão pouco ao cinema como em 2013 (2012 também foi ridículo). E eu amo ir ao cinema, mas não dá tempo. Agora, certamente foi um erro não ter visto Gravidade no cinema, em 3D mesmo.

Acho que esses filmes vão chegar aí antes de março sim, Caroles! Senão é péssimo pras distribuidoras, porque o pessoal vai vê-los pela internet.

lola aronovich disse...

Vitorzinho, li tudo que vc escreveu, até que a gente concorda em quase tudo, né? Só acho que vc está subestimando a Amy. Eu li um artigo na Vanity Fair agora dizendo que a Cate Blanchett é mais vitória garantida na categoria de atriz que o Matthew McConaughey na de ator. Discordo completamente! Ela É favorita, mas a campanha de Trapaça é forte, a Amy tá fantástica no filme, e suas chances vão crescer. E pra ator, acho que vai dar o Matthew mesmo, mas não descarto nem o Leo nem o Eliojor. Talvez mais o Leo...
E filme, Lobo não tem chance não. Fica entre Gravidade, 12 Anos e Trapaça, muito mais entre esses últimos dois. Perceba que é uma luta parecida com a do ano passado, entre Lincoln (filme mais sério e importante, também mais ou menos sobre escravidão) e Argo (filme cheio de ação, passado nos anos 70). Então, se os votantes quiserem escolher um filme sério, importante, com mensagem, escolherão 12 Anos (contra o filme está o fato d'ele ter sido dirigido por um britânico. Um britânico falando de um passado desonroso pros EUA). Se quiserem um filme light, divertido, rápido e rasteiro, nostálgico de uma época que boa parte desses votantes viveu, escolherão Trapaça. Eu acho que, NESTE MOMENTO, por causa do Globo de Ouro e tal, eles escolheriam 12 Anos. Mas vai saber o que eles decidirão daqui a 3 semanas...
Única certeza que eu vejo em todas as categorias do Oscar, pelo menos agora: Jared Leto. Nenhuma outra.

Caroles disse...

Onde dá pra ver online? Acho insuportável assistir na Globo com aquela tradução simultânea...

Anônimo disse...

Na verdade disseram na TV no dia do Globo de Ouro que a votação dos membros da academia tinha se encerrado no dia anterior, então que as premiações não iriam influenciar em nada - falavam da Jennifer Lawrence no momento.


O que pode ser visto como indicador é o SAG Awards, pelo simples motivo de que os que votam para esse prêmio, são o maior número de votantes na Academia. Por isso QUASE sempre, os atores que ganham o SAG também ganham o Oscar.

Flávia disse...

Concordo com o anônimo que o SAG é um ótimo indicador do Oscar para as categorias de atuação pq tem votantes em comum, o Leonardo DiCaprio e a Amy Adams nem estão indicados, por isso acho que eles não ganham o Oscar esse ano, o Matthew McConaughey já é o favorito junto com a Cate Blanchett e certeza só o Jared Leto mesmo.

O Harvey Weinstein manda mesmo nas premiações, sempre coloca filme que ele distribui/produziu entre os indicados, conseguiu emplacar a Meryl e a Julia Roberts.

E o que prejudica a carreira do DiCaprio além da fama de galã teen e aquela piada da Tina Fey no Globo de Ouro sobre supermodel´s vagina deixou bem claro, é a fama de "bad boy" que ele tem. Até apelido criaram para ele e os amigos, The Pussy Posse, achei um artigo na Vanity Fair que fala sobre isso e tem esse link com uma matéria antiga sobre ele: http://nymag.com/nymetro/movies/features/2793/

Anônimo disse...

Sacanagem não indicarem Young & Beautiful da Lana para Melhor Canção Original.

Filipe disse...

Oi Lola, tudo bem?

E a filme estrangeiro? Algum palpite?

Annita disse...

Até agora, a informação é q a Globo não transmitirá o Oscar esse ano. http://rd1.ig.com.br/televisao/globo-nao-transmitira-o-oscar-em-2014/207649 é uma pena pra quem não tem tv paga :(

Danielle disse...

Eu sei que é quase impossível que Julia Roberts ganhe mas achei a atuação dela August: Osage County uma das melhores em muito, muito tempo.

Vitor Ferreira disse...

Lola, acabei de assistir o Critics Choice Awards. 12 Anos foi melhor filmes, Cuaron o diretor, Blanchett e McConaughey protagonistas e Jared e Lupita os coadjuvantes. Provavelmente serao os concorrentes a dianteira dos demais. Talvez Lupita seja a mais ameacada deles.

O curioso é que essa premiação premia umas categorias a parte, melhor comedia, acao, terror/scifi etc. E nessas especificas, DiCaprio e Amy Adams ganharam, sem serem nem indicados as categorias principais... Vai entender!

Anônimo disse...

[OFF]
Leitores e Lola, estou começando um Blog sobre cultura em geral. Cada dia será um tema diferente, algo do cantinho do mundo que poucos conhecem. Espero que gostem. Bjim.

http://culturacomtrufas.blogspot.com.br/


Anônimo disse...

Lolinha, achei seu comentário sobre Capitão Philips (negros são vilões e brancos são heróis e vítimas) muito radical. Acho que não entendi seu ponto de vista. Beijo, adoro seu blog!

Anônimo disse...

Lola, sempre perco seu bolão pq voto em quem eu quero que ganhe, não em quem eu acho que vai ganhar. Tem que ter esse ano, já que vou mudar de estratégia XD

Caroles, também tenho esse problema com a tradução simultânea, bem, não exatamente a tradução, mas os comentários "maravilhosos" de Rubens Ewald Filhos da vida...

Anônimo disse...

Lolinha, vc viu isso?
http://m.g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/01/morte-de-jovem-gay-e-registrada-como-suicidio-e-familia-contesta.html
Desculpe sair do tópico, mas é que essas coisas ainda me deixam com emputecido...


João Paulo

Silvinha disse...

Pra mim a vitória da Cate Blanchett é a mais certa dentre todas as categorias. Sei que não é favorita, mas eu fiquei impressionada com a atuação da Julia Roberts, a mais dramática e impressionante de sua carreira. Mas se a Lupita Nyong'o vencer também estará ótimo. O que não pode é a menina de Jogos Vorazes levar de novo. Entre os homens não sei quem está melhor: Leonardo ou Matthew. E 12 anos de Escravidão deveria levar melhor conjunto da obra.

Caroles disse...

Pois é, a tradução simultânea e os comentários sofríveis. Pelo jeito a Globo não vai passar e não tenho TV paga :(
Se alguém souber de algum site que vá passar ao vivo... :)

Elaine Cris disse...

Não entendi a questão da Globo. Eles não vão passar a premiação, mas são os detentores dos direitos mesmo nesse ano?
Muito estranho isso. Já era uma falta de respeito comprarem os direitos e não exibirem tudo, mas comprar direitos pra não exibir, só pra não deixar outra emissora fazer, já é demais.
Tinha que ter alguma multa, alguma reação de quem vende os direitos ou algo assim.

Vitor Ferreira disse...

Modernex, a Globo sempre faz isso. Prática antiga e corriqueira. Inclusive com muitas competições esportivas, por exemplo. Lembra que a Band era o "canal dos esportes" nos anos 90? Adivinha só porque não é mais...

Jane disse...

discordo completamente da crítica ao capitão philips. o filme é baseado em um fato REAL no qual somalis sequestraram e tocaram o terror em uma vítima (branca). que é a vítima daquele crime específico, ora bolas. contextualização? queria que fizessem uns 30 minutos iniciais básicos falando sobre a pobreza na somália e as injustiças sociais? um documentário? o filme contextualiza até bem DEMAIS, durante a trama, porque em nenhum momento o personagem somali é retratado como um pervertido psicopata, mas como alguém que foi levado a cometer crimes por conta da miséria do país em que vive (e o filme deixa isso claro em diálogos, como quando o somali diz pro personagem do tom hanks que talvez nos estados unidos ele tivesse outras oportunidades, outras escolhas, mas não onde ele vive).

Anônimo disse...

A Globo priorizou os desfiles das escolas de samba. O Oscar cai domingo de carnaval, né?

Como ela comprou os direitos de transmissão do Oscar, ela tem esse poder de escolha. Não sou muito fã de transmissão do carnaval do Rio mas pior seria se a Globo deixasse de transmitir nossa festa pra transmitir premiação de gringo, né?