domingo, 19 de maio de 2013

LIVRO, PALESTRAS, ABRAÇOS. CHOCOLATES?

Minha linda leitora Milena imita  Janet Leigh em Psicose. Idêntica

Se você não comprar meu livrinho depois desses comentários de leitorxs felizes, eu desisto! Tá, não desisto, mas por favor, compra, vai! É fácil! Até agora vendi 65 dessa reimpressão. Tenho mais duzentos exemplares. Quantos você vai querer?


Comentário da Milena, fofa que trabalha na Unicamp e não só comprou meu livro como me deu de presente um do Galeano: "Achei seu livro o máximo! Eu nunca gostei de críticas de cinema e sempre pulava as críticas em jornais e revistas. Mas eu adoro cinema, só achava meio estraga prazeres ler as críticas de filmes porque ou elas tiravam algumas expectativas que eu tinha com relação aos filmes ou porque davam umas expectativas irreais (como uma crítica do filme A Árvore da Vida, que me fez querer ir correndo pro cinema, enquanto o filme me fez rezar pra que as luzes se acendessem).
Mas as suas crônicas de cinema são tão diferentes que, desde que comecei a lê-las no blog, os meus preconceitos começaram a se dissolver... Você não usa a terceira pessoa pra falar dos filmes, nem aquele tom impessoal, e isso faz toda a diferença porque você vai deixando claro ao longo do texto que a sua opinião não é um veredito, que pode acontecer (e em alguns casos você até dá um jeito de avisar isso) de a gente discordar completamente da sua opinião.
Além de tudo, o bom humor, os trocadilhos com os nomes dos filmes, e muitas das relações (que eu nunca ia fazer!) que você faz nas crônicas são hilários e geniais! Uma das crônicas que eu mais gostei foi a do Apanhador de Sonhos, um dos raros casos em que o nome é beeem melhor que o filme. Na crônica, você traduziu as semanas de pesadelo e aflição que eu tive após ver o filme. E vaginas dentadas foi a comparação do ano! ;D
Já quando li a crônica do Senhor dos Anéis me lembrei da minha tia que, quando assistiu o último filme da trilogia (e também não conseguiu ver os outros), ficou repetindo: "E se não fosse o Sam? Esse Frodo é um banana". Eu não só assisti os filmes, como li os livros (tá, no último eu roubei e pulei um pedaço do final porque toda aquela guerra mágica estava muito monótona) e achei os filmes bons, mas cansativos, mas nem por isso eu me revoltei com vc ao ler a crônica..."
Luiz, engenheiro florestal em Unaí, MG: "Peguei ele pra ler no final de dia das mães e adorei! Sua escrita é ótima e cê consegue transmitir boas doses de oralidade pro papel. Coisa difícil e que aproxima o escritor do leitor. É como se nós estivéssemos num quiosque da Praia do Futuro falando sobre cinema. 
Mas, vem cá, cê gostou ou não de O Dia em que a Terra Parou? Não dormi na sala de cinema, mas só faltou eu por em dia o corte das unhas dos pés e das mãos. Deve ter sido a mesma sensação quando eu e uma grande amiga assistimos 300. Tava tão bonitinho, tão feitinho, tão mastigadinho, tão linearzinho, tão inho, que, pra quebrar o tédio, virei pra ela e disse: 'Eles tão usando o shortinho Carla Perez!' E ela, sem titubear: 'E as botas das Paquitas!' Seu livro me lembrou que eu não consumo cinema como antigamente. Devo ter visto uns 40% dos filmes que você falou! Já pode ter medo de assistir O Senhor dos Anéis?"

Mande sua fotinho e um comentário que, se você deixar, eu publico
Queria lembrar que esta quinta, 23 de maio, às 20 h, estarei na 9a Semana de Ciências Sociais da USP (na Cidade Universitária, Prédio de Ciências Sociais e Filosofia, sala 14) para, junto a Adelia Toledo Bezerra de Meneses, e a Giulia Manera, falar sobre a Representação da Mulher na Literatura. Quero ver todo mundo lá! (veja toda a excelente programação aqui. A semana começa amanhã e vai até sexta, com duas mesas por dia).
Aí, bem cedinho na sexta, vou direto de SP pra Recife. Às 19 h, estarei no auditório G4 da Unicap para falar sobre cyberativismo e feminismo. É uma organização da Marcha das Vadias, que promoverá debates preparatórios durante toda a semana (clique no cartaz para ver melhor). 
E, no sábado, acontecerão várias Marchas das Vadias por todo o país (uma nova página no Twitter, Agenda Feminista, vai tentar colocar todos os eventos. Contribua com ela). Eu estarei na de Recife, saindo da Praça do Derby às 14 h. Venha marchar comigo e com todo o pessoal.
E já sei quais serão minhas próximas atividades! Anotem aí, que quando chegar mais perto da data, eu dou mais detalhes:
Dia 1 de junho darei uma oficina e participarei de uma mesa sobre opressões no II Congresso Nacional da Anel - Assembleia nacional dos Estudantes Livre!, em Juiz de Fora. Será minha primeira palestra como convidada em Minas! 
Dia 5 de junho estarei na UFSC! Yayyy! Será minha primeira volta à Santa Catarina desde que me mudei pra Fortaleza, 3,5 anos atrás. Darei um mini-curso sobre direitos humanos e feminismo na IV Semana de Direitos Humanos da UFSC. Estou muito ansiosa pra rever amigxs e colegas e fazer novas amizades na minha universidade querida, onde tive o privilégio de fazer o mestrado e doutorado. 
Pena que vai ser vapt-vupt. Dia 6 de junho (meu aniversário) já estarei na maravilhosa Balneário Camboriú para palestrar no SINJUSC - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de SC. E dia 7 tenho que estar de volta a Fortaleza, porque não posso abandonar meus lindos aluninhxs por tanto tempo.
Bom, vocês não podem reclamar! Entre os dias 23/5 e 7/6, passarei por cinco estados! Alguns estarão bem gelados, inverno e tal... Não quero pensar nisso. Quero só pensar em todo o carinho, todos os chocolates que receberei, os livrinhos que venderei, os abraços que darei. 

19 comentários:

Daniela Rocha disse...

Bom, lendo os depoimentos, só quero que meu livrinho chegue logo.. não vou estragar a surpresa lendo os que ainda não li pelo blog!
Ah não Lolinha, até daria para ir em Juiz de Fora (uns 150 km de curvas mineiras), mas minha família virá me visitar.
Já te escrevi dizendo que seria ótimo vir nessa região de BH, mas vamos ter paciência né? Rsrsrs

Patty Kirsche disse...

Ainda não deu tempo de te mandar um depoimento, mas mandarei logo. É que já quero mandar um dos guest posts que você pediu junto. Tenho quase certeza de que verei sua mesa na FFLCH quinta, pois o assunto me interessa bastante. Então, até lá! Abraços!

Sara disse...

Te aguardamos por aqui Lola, o tema parece muito interessante, aposto q vai ser bem proveitoso, como foram todas as palestras q pude assistir suas.
Meu convite esta de pé, um grande abraço e até lá...

Anônimo disse...

Ué, cadê o post sobre a mulher agressora??

Martha disse...

Compro seu livro em Recife, tá? D

Marina Oliveira disse...

Lola, diante de umas dicussões que rolaram em algumas páginas feministas do facebook, e diante do surgimento de blogs como esse: http://naosoucis.wordpress.com/. Que tal um post sobre feminismo radical, transfóbica, que exclui homens dos espaços feministas? Talvez um guest post duplo, com a defesa de uma feminista radical e uma feminista contra o feminismo radical... Ou um post seu mesmo, com tua opinião ^^

lola aronovich disse...

'Xá comigo, Marina. Estou preparando um post pra amanhã.


Ok, Martha! Vou levar alguns exemplares pra vender.

lola aronovich disse...

Sara, vamos ver... Meu tempo em SP será super corrido (em Recife também). Descobri que ainda não tenho as passagens aéreas. Imagino que devo chegar a SP na quinta à tarde. Sei que vou pra Recife bem cedo na sexta, e devo chegar lá às 15 horas. Eu te aviso assim que souber melhor!


Anônimo das 21:59, o guest post sobre a mulher agressora estava agendado (sem imagens, sem revisão, sem links), mas foi publicado por engano meu ontem. Ele será publicado certinho em breve.

Vivian disse...

Lola, preciso comentar algo, há horas.
você escreve sobre feminismo e igualdade de gênero, mas seu livro é sobre cinema... já pensou em escrever sobre o mesmo tema que alimenta o teu blog? Acho que seria um sucesso de vendas, pois o livro estaria alinhado ao conteúdo do blog, logo, vc o estaria divulgando no lugar correto.
O teu livro sobre cinema faria mais sucesso se teu blog atualmente fosse focado nisso.

Quando vai escrever teu livro sobre feminismo? Esse eu compro pra mim e ainda presenteio @s amig@s *.*

Beijooos!

Sara disse...

Lola se precisar de hospedagem estarei ao lado do local onde vc ira palestrar, é simples mas vc é muito bem vinda...

Pensadora disse...

Ai, Lolinha, quando você vai vir aqui pra Porto Alegre, hein? Fico morrendo de vontade de assistir às suas palestras :)
Nunca comentei por aqui, mas sou sua leitora assídua e fico braba quando acesso o blog e não tem post novo, hehehe. Não compro seu livro porque sou um zero à esquerda em cinema =/
Beijão!

Mihaelo disse...

Lola, só por curiosidade, que tipos de filmes há neste livro? Quantas críticas de filmes brasileiros,uruguaios,hondurenhos,argentinos,bolivianos,venezuelanos,iranianos,mongois,chineses,caboverdianos,chilenos,indianos e até da Arábia Saudita tem no teu livro?
Morando em Porto Alegre, a capital brasileira com a maior quantidade de salas per capita, e diferentemente da Pensadora, sou um mega fanático por cinema, mas de todos os outros países do mundo, de modo que aqui se pode assistir durante os 365 dias do ano filmes de outros países(aí incluído o nosso, que para as distribuídoras "majors" também é outro país).Até mesmo da Arábia Saudita país onde não existem salas de cinema, pode-se assistir filme e dirigido por mulher(às escondidas obviamente), o Sonho de Wadjda de Haifaa Al-Mansour.

Danielle disse...

Lola,posso efetuar o pagamento através de boleto bancário?

James disse...

Lola, queria pedir um post seu dando dicas basicas para quem nunca teve gato em casa mas quer comprar um.

lola aronovich disse...

É uma boa ideia, James. Alguém se habilita a escrever um guest post dando dicas pra quem nunca teve gato em casa? Eu não tenho know-how pra isso. Até agora só tive 3 gatos, e não lembro direito como foi a adaptação do Fru (meu primeiro gato), que amava o Piteco (meu primeiro cachorro).
Mas James, como assim COMPRAR um gato? Animal não se compra! Tá cheio de bichinho precisando de adoção, e vc quer comprar um?! Não faz isso não. Até entendo quem compre cachorro (porque não dá pra saber o tamanho que ele vai ficar, e de repente a pessoa mora numa casa pequena ou apê), mas pra gato não tem justificativa. Todos os gatos são lindos e mais ou menos do mesmo tamanho. Adote um!

lola aronovich disse...

Danielle, ahn... não sei, creio que sim. Mas eu não posso só te dar meu CPF e vc deposita o valor na minha conta?


Mihaelo, a maior parte dos filmes criticados no livro é dos EUA.

Milena disse...

Ah Lola... Amei ver as fotos aqui... Na minha correria, só vi o post hoje, quando estava colocando a leitura do blog em dia!
Beijão grandão :*

yuna . disse...

LOLA VC VAI TA EM RECIFEEE!!*----*
aii!! pena que nao vou poder ir pra marcha das vadias mas vou tentar aparecer na unicap na sexta pra te ver!!!
sua lynda!!!
espero que se divirta aqui!;****

yuna . disse...

Lola! Você vai chegar na Unicap que horas? Eu queria te ver e tirar uma foto contigoo! Leio o blog todo diaa! Adoro, só não comento!
Eu acho dificil poder ficar pra palestra mas queria te ver antes dela! Você chega que horas no bloco G?

Beijooooo