segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

TUDO SOBRE O BOLÃO

Claudemir ergue os braços, enquanto Lolinha beija a lona

Hoje acordei cedo e, igual à montagem que fizeram no Oscar sobre pessoas despertando de sonhos terríveis, disse pro maridão: "Ahhh! Tive um pesadelo horroroso. Sonhei que a cerimônia do Oscar foi ontem e que eu fui muito mal no bolão!". Minha cara metade, que tava até contentinho com seu segundo lugar, falou: "Não foi bem um pesadelo. Mas você também não foi tão mal no bolão. Quero dizer, se você considerar todos os participantes, foi humilhante, é verdade. Mas se você pensar só na sua mãe, você conseguiu ficar na frente dela!". Embora ele pareça não ter coração, o verme rastejante me consolou quando comecei a chorar.
Pra quem tá curioso, na tabela minha mãe é a Nelly (tá, fora da tabela também
). Ela deve ter participado de todas as 21 edições do meu tradicional bolão e nunca ganhou. Geralmente ela disputa os últimos lugares. Mas ela é muito esperançosa, e toda vez acha que aquele será o ano dela. Este ano ela não queria participar de jeito nenhum porque não valia dinheiro. Sabe, uma pessoa que, eu acho, nunca fez mais de nove ou dez pontinhos reclamando que "Assim não tem graça! Eu vou ganhar e não vou ficar rica?!"?. Essa é a minha mãe. E no entanto, durante o bolão inteiro, o maridão, pra me animar, transformou a disputa entre uma entre eu e minha mãe. Eu tive que ouvir a noite toda: "Olha só, você alcançou a sua mãe! Parabéns!" e "Vocês estão disputando cabeça a cabeça, hein?". Faço minhas as palavras do Julio Cesar: "Maldito Big Husband!".
Por falar nele, não quero de maneira alguma tirar o grande mérito do Claudemir, q
ue fez 14 acertos num ano difícil, mas bem que era pro maridão ter empatado com ele. A culpa foi mais ou menos minha. O maridão havia colocado "A Bússola de Ouro" pra efeitos especiais e eu que o convenci a colocar "Transformers". Claro que eu também o demovi de pôr "Persépolis" pra animação. Obviamente há uma enorme mãozona minha nas apostas dele. Isso vem se tornando um hábito. Ano passado foi assim e ele ganhou o bolão, empatado com outros dois. Enquanto isso, euzinha aqui não fatura um bolão desde... 2004?
Foi uma competição acirrada. Não, não a minha com a minha mãe. A dos primeiros lugares. O Rubens saiu na frente. Com o prêmio de montagem, seis participantes ficaram com 7 pontos: Rubens, Claudemir, Julio Cesar, maridão, Maíra e Lilian. Com o Pedro correndo pelas beiradas. Quando chegou Trilha Sonora, Cla
udemir, Julio Cesar e o maridão estavam empatados, e os três haviam votado em filmes diferentes pra essa categoria. Como eu já não tinha mais o que fazer da vida, passei a torcer pelo maridão. Lá estava eu, na maior humilhação, gritando “Conduta de Risco! Conduta de Risco!” pra melhor trilha, mesmo sabendo que a trilha de “Conduta” é uma gosma. Aí, claro, o Claudemir acertou “Desejo e Reparação” e levou o bolão. Quer dizer, ainda havia uma chance técnica do Alex e da Maíra empatarem com ele, dependendo de quem acertasse ator e diretor. Mas deu a lógica (Daniel Day Lewis, irmãos Coen), e o Clau faturou sozinho mesmo.

Parabéns também a Christina, que não só foi muito bem, com 12, como foi a única a acertar as sete categorias principais (filme, diretor, ator, atriz, ator e atriz coadjuvante, e roteiro). Só ela adivinhou os dois prêmios mais complicados, Tilda Swinton pra atriz coadjuvante e Marion Cotillard pra atriz principal.

Então, pra você saber como foi o resultado final de cada um no bolão, lá vai. Quando há empate, tá na ordem de quem apostou antes: 1o lugar – Claudemir, 14 pontos. 2o – Silvio, Julio Cesar, Pedro, 13. 3o – Christina, Maíra, Guilherme, Rodrigo Lessa, 12. 4o – Lola (chuif), Alex, Octavio, Victor, Claudiana, Andie, Alexandra, Kelson, Bruno, Rubens, 10. 5o – Liris, Lilian, Flavio, Nelly, José Antonio, 9. 6o – Rodrigo Faustino, Ana Rute, Larissa, 8. 7o – Zeca, 7. 8o – Greg, Juliana B, Bau, Juliana S, 6. 9o – Veriana, Daniela, Hadad, 5. 10o – Luisa, Douglas, Elton, 4 (ainda bem que você foi dormir, Eltinho!).

Bom, é indiscutível que o Oscar fica muito mais emocionante com um bolão. A Ju é testemunha: ela conseguiu ver aquela chatice até o fim sem pegar no sono. Até o James, namorado da Andie, que odeia Oscar, fez uma aposta por fora e tava aqui em casa, pulando e vibrando até com premiação de curta. Mas ele tem razão. As primeiras duas horas são legais. As duas últimas é que são duras de aguentar.

E viu como não tem nada a ver essa ilusão que ter visto mais ou menos filmes afeta o desempenho bolãoístico? Provavelmente as almas que viram mais indicados foram eu e a Alexandra, que mora em NY. E a pessoa que viu menos filmes foi... a minha mãe, que mora em Joinville. Eu e a Ale acertamos 10. Minha mãe acertou 9. Não preciso dizer mais nada.

E agora eu tô morrendo de sono e gostaria de ir dormir. Mas não vou, porque vai que eu tenho pesadelos de novo?

"Parabéns, Claudemir, você se superou! Venceu a Lolinha! Não que isso seja tão difícil assim, mas..."

20 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Aew! Empatei com a sogra do Maridão!

Mica disse...

Eu realmente me arrependo de (mais uma vez) não ter participado do bolão. Quem sabe assim eu teria conseguido ficar acordada para assistir o Oscar (se bem que iria perder feio, mas tudo bem).
Mas tinha passado o dia todo viajando (cachoeiras, café colonial, muita estrada de chão...), havia acordado de madrugada para sair de viagem e não deu para segurar o cansaço. Só consegui ver até o prêmio de melhor atriz coadjuvante. (Amo a Tilda, de verdade, acho a mulher fantástica - e bizarra - mas queria tanto que a garotinha vencesse. Ela conseguiu me assustar de forma sem igual em Desejo e Reparação).

Anônimo disse...

Ah tomar no =D... HEAUHEAU Se não fosse aquela esquisita da Tilda Swinton ou minha burrice em nao seguir o favorito Elizabeth, mesmo tendo assistido ao filme e comentado logo em seguida, é um desfile de roupa praticamente para Cate Blanchett trocar de vestido a cada 2 minutos ¬¬, teria sido ...

Bom, desvaneios a parte, haha tava fazendo justamente isso agora Lolinha, uma tabela no excel e já ia te mandar com a classificação e nº de acertos das pessoas, mas vc se adiantou haha, fiquei com preguiça de fazer hoje de madrugada quando acabou o Oscar porque tinha que acordar algumas horas depois para ir na facul, então é isso, esse Bolão não é mto saúdavel para meu coração não, quando eu vi a Maira abrindo uma frente grande hEUHEAU quase que ligo para ela xingando-a, ela deturpou qualquer chance que eu teria ao votar na Tilda Swinton, falando mal da Tilda e suas "axilas" no banheiro do inicio de Michael Clayton...

Agora então eu vou cochilar, irritado de como Bussa de Ouro ganha de Transformers e como eu não apostei em Elizabeth, na Marion (se eu soubesse que ela era tão bonita O_o teria apostado nela, porque como Edith ela era sinistrissima), ah e até agora não desce ter apostado em Sangue Negro para direção de arte.
Agora é relaxar e torcer para que no proximo Bolão as pessoas se espelhem na Lola e abram espaço para a gente passar sem volta logo no meio da cerimonia haha, zuando, eu mesmo teve uma hora que encalhei acho que em 3 ou 4 acertos que eu achei que não fosse sair mais.
E vale uma ressalva, primeiro lugar ? Claudemir . Segundo lugar: Maridão, Eu e Julio Cesar... O bolão da Lola, onde AS fracAS não tem vez! hehe

Abraços de consolação para a Lolinha eu pensei que ela não teria coragem de postar novamente... meu alivio aqui durante o Oscar era dizer, "é mas a Lola só acertou até agora X", "a Lola deve estar puta da vida no seu proprio Bolão" e coisas do genero hehe.

Anônimo disse...

Hei! Pro meu primeiro ano até que não foi tão ruim! 4o lugar! Eu sabia que nunca deveria ter apostado no Johnny Deep! Pelo menos o bolão da locadora aonde eu trabalho eu ganhei! Graças a Deus fiz apostas diferentes....

lola aronovich disse...

Grande mérito, Liris!
Entao, Mica, espero que ano que vem vc nao deixe de participar! É só nao deixar pra ultima hora...
Pedrinho, Elizabeth nao era o favorito pra melhor figurino! Tava entre Sweeney e Desejo.
Eu nem percebi as axilas da Tilda em "Conduta". A Maíra percebe cada coisa... Coxa nua do Javier, axilar da Tilda... Essa menina não bate bem!
A Lolinha é muito corajosa em seguir postando, como vc pode ver. E fraca é a vovozinha!
O primeiro bolão a gente nunca esquece, Alex!

Julio Cesar disse...

Foi meu primeiro bolão e fiquei muito contente mesmo com o segundo lugar, principalmente só por ter visto Bourne, Gângster e Piratas 3!! Nunca me diverti tanto assistindo ao Oscar, viciei!

Maira Araujo disse...

eahueaeauheah to me sentindo como aquele garotinho de O Sexto Sentido: só eu consigo ver o Bruce Willis!

a cena das axilas da Tilda é logo no inicio do filme, ela tá dentro do banheiro e ai aparece uma senhora pizza (eufemismo para aquelas big marcas de suor) debaixo dos braços, eca!

no mais, adorei o bolão e durante alguns milissegundos eu tava me achando a ganhadora! eaueahuae mas ai veio o claudemir e arruinou tudo! ah, eu te pego na esquina claudemir!!!

:D

Ana Rute disse...

me aguardem no próximo! ¬¬

lola aronovich disse...

Que bom que vc gostou, Julio! É viciante mesmo.
Pois é, Maira, só vc pra ver dead people (ainda mais onde nao tem!). O Viggo nao fica tao lindo de barba, reparou? É que ele ta filmando The Road. Eu ja li!
Pegar o Claudemir na esquina? Entra na fila!
Eu to me sentindo que nem vc, Ana: me aguardem, me aguardem...

Maira Araujo disse...

o viggo tava lindo de morrer! fiquei arrasada por ele ter perdido pra um pirata...(meu deus, o daniel day-lewes deveria estar querendo muito entrar para o elenco de piratas do caribe 4)mas é a vida né, snif! :(

lola aronovich disse...

É, pra falar a verdade eu só achei o Daniel bonitão em "A Insustentável Leveza do Ser". Mas o Viggo de barba de ermitão apocaliptico (seu papel em The Road) nao faz meu tipo...

Anônimo disse...

Adorei as fotos e as legendas. Acho que fico otimo como Daniel Day Lewis. Esquina?? Ainda bem que em Pomerode nao tem muitas....

Anônimo disse...

Eu praticamente fui rebaixada... heheh LANTERNA, 5 acertos, porém nada q prejudicasse a diversão!!! Realmente assistir o Oscar participando do bolão é mil vezes melhor (só assim pra assistir até o fim!!), contagiei a casa toda!!

lola aronovich disse...

Tá, Clau, vc percebeu que o Daniel é o maior vilão da história! E eu tinha me esquecido que vc é de Pomerode! Agora a humilhação é ainda maior. Com todo o respeito a Pomerode! Conta aí um pouco sobre a sua vida, Clau, que acho que o pessoal tá curioso pra saber como vc foi tão bem no bolão.
Que bom que vc contagiou a casa toda, Dani! Tomara que a casa toda participe do bolão ano que vem.

Anônimo disse...

Obrigada pelos gentis comentários, Lola! O critério foi simples: nonsense! Acho que é isso que faltou em algumas de suas opções, obviamente justificadas pelo seu envolvimento com o tema. Um raciocínio à la Douglas Adams em "Guia do Mochileiro das Galáxias"... rsss
Adorei ter participado e farei desta minha "sorte de principiante" (terceiro lugar - uau! nem nos meus sonhos mais mirabolantes) um estímulo pra continuar na brincadeira.
Grande abraço, good night and good luck.
Chris

lola aronovich disse...

Vc tem razao, Chris! Ano que vem vou deixar os altos raciocinios de lado e apelar pro nonsense!

Anônimo disse...

Contar sobre minha vida? Eu morreria de tédio. Mas um pouquinho nao faz mal. Sou uma pessoa normal, estudo, trabalho, assisto a muitos filmes, escuto música e faço outras ativivades. Moro em Pomerode cidade de 25 mil hab. em SC, sou praticamente vizinho da Lola quando ela está em Joinville. Em Pomerode tem zoológico, tem grandes confeitarias devido as tradições alemãs, tem a Festa Pomerana em janeiro, só nao tem cinema. Por isso preciso ir até Blumenau que fica a meia hora de Pomerode, tem 6 salas de cinema e a programação não é das piores. Consegui assistir Desejo e Reparação, Sweeney Todd, Juno, Onde os Fracos Não Têm Vez, Conduta de Risco e outros. Estou à espera de "Sangue Negro" e "Senhores do Crime". Nesse aspecto é melhor morar em Pomerode do que em Joinville, desculpa Lola.
Talvez seja por isso que ganhei o bolão...ah! claro que nao, foi sorte mesmo... Até a próxima!!

lola aronovich disse...

No que vc trabalha, Clau? É, nao tem nem o que dizer, se vc mora a meia hora de Blumenau, ta muito melhor que o pessoal de Joinville! Nao sei o que aconteceu pra Jlle tornar-se a pior cidade do estado em matéria de cinema. Alias, tenho uma ideia: nesse caso, a concorrencia atrapalha. Blumenau tem 6 salas de cinema, todas do GNC, e a empresa vai evitar colocar o mesmo filme em mais de uma sala (salvo blockbusters). Em Jlle tem o GNC, com 3 salas, e o Arco Iris, com 2. Qualquer filminho as duas empresas passam, porque querem bilheteria. E o espectador acaba ficando apenas com a opçao de ver o mesmo filme no Mueller ou no Cidade das Flores...

Anônimo disse...

No momento trabalho em um restaurante perto de casa. Ajudo na cozinha, servir os clientes essas coisas. Vou sair em breve deste trabalho para começar minha carreira em química. Afinal, preciso achar a curar da AIDS!!

5 salas para quantos habitantes? 500 mil? A maior cidade de SC deveria ter muito mais salas e com boa variedade de filmes. Li semana passada em A Notícia, que a Fundação Cultural de Joinville irá promover um ciclo de cinema com filmes de ficção científica, entre os filmes estão: Blade Runner, Laranja Mecânica e Metrópolis. Quem dera ver Laranja Mecânica no cinema. A fundação cultural de Pomerode só pensa nas tradições alemãs e esquece que na cidade mora muita gente que gosta de outros costumes, como, cinema de boa qualidade.

lola aronovich disse...

Os ciclos de cinema de Jlle nao sao exatamente num cinema. Sao no complexo da Antartica. É uma sala com cadeiras de plastico muito desconfortaveis e uma tela pequena. Quando tem qualquer coisa acontecendo la fora (feiras ou chuva), o som fica péssimo, porque nao há isolacao acustica. Mas tudo isso daria pra aturar se, depois dos filmes, eles realizassem algum tipo de debate com o público. Nao é assim. Termina o filme e todo mundo vai embora. Desse jeito prefiro ver filme em casa!