terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

MUITO PIOR SEM ELE

Ai, ai, parece que a transmissão do Oscar teve sua pior audiência da história! Pelo menos aqui nos EUA, apenas 32 milhões de pessoas (num universo de 300 milhões) ligaram a TV pra ver a Tilda Swinton fantasiada de bruxa ganhar atriz coadjuvante. Isso é muito pouca gente. Claro, existe um pessoal pra quem o Oscar tem tanta importância como o Superbowl tem pra mim. Mas eu fiquei surpresa quando, na semana passada, falei com uma americana que adora filmes, que vai ao cinema quase toda semana, e ela me disse não ter respeito algum pelo Oscar. É verdade que ela também contou que não ligava a TV durante o semestre acadêmico, o que me fez automaticamente pensar “Minha ídola!”. Mas se uma mulher que adora cinema não assiste à entrega do Oscar, certamente não é o adolescente que vê “Cloverfield” que vai ficar quatro horas em frente à TV vendo um desfile de alta costura.

Como o Oscar é, obviamente, parte da indústria pra promover filmes e render lucros vendendo espaço caríssimo pra comerciais durante a transmissão, essa queda contínua no Ibope preocupa. Parece que a última vez que a cerimônia teve um bom público foi em 2004, quando “Senhor dos Anéis 3” varreu os Oscars. Antes disso, só em 1998, com aquela vitória arrasadora de “Titanic”. Ou seja, o Oscar só chamou mesmo a atenção e virou um fenômeno cultural quando premiou os arrasa-quarteirões mais queridos da platéia. Por isso, muita gente defende que a Academia indique apenas filmes rentáveis. Se fosse esse o critério, entre os cinco nomeados, só “Juno” entraria. Não importa que “Onde os Fracos Não Têm Vez”, “Sangue Negro” e “Desejo e Reparação” sejam muito superiores a “Juno”. Só a comédia com a adolescente grávida arrecadou mais de 100 milhões nas telonas dos EUA. Os outros foram bem entre os críticos, mas qual a importância da crítica hoje em dia? Passou o tempo em que a Pauline Kael elogiava uma obra e isso bastava pra que o público comparecesse ao cinema, como ela fez com “Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas”, por exemplo. Naquela época, um filme ficava meses, às vezes anos, em cartaz. Dava tempo do crítico recomendar o filme, amigos comentarem, e uma produção encontrar seu público. Hoje o filme precisa se pagar no seu final de semana de estréia.

Infelizmente, se Hollywood ainda faz alguma coisa que se salva entre os mais de 400 filmes que lança por ano, é por causa do Oscar. Pra quem gosta de cinema com alguma qualidade, dezembro é o mês pra se ver filmes nos EUA, porque é aí que são lançados os “oscarizáveis”. O resto do ano é um deserto. Se não fosse o Oscar, teríamos atrocidades como “Norbit” e “Transformers” (só pra citar dois filmes que foram indicados!) durante doze meses ininterruptos. E o “teríamos” inclui o resto do mundo. 90% das salas de cinema no planeta são ocupadas por filmes americanos. Hollywood conseguiu sua dominação internacional, e em seguida se encarregou de matar o cinema. Com tanta predominância, pode passar o lixo que quiser. Só o Oscar ainda segura as pontas. Bem ou mal, o Oscar é a última consciência do cinema americano.

14 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Por mais que a festa do Oscar dê sono, esse despreso é preocupante. Do jeito que a televisão briga pela audiência, daqui a pouco teremos prêmio como melhor beijo ou melhor cena de NY sendo destruída. Já pensou se vira um 'MTV Movie Awards'? (batendo três vezes na madeira). Transformers, ano passado, ganhou o prêmio de 'Melhor blockbuster de verão que nínguem viu ainda'.

Lola, você normalmente gosta dos filmes indicados? Eu me lembro do Oscar de 2002 (tudo bem que eu tinha 13 anos...). Um dos anos de maior empolgação minha com o prêmio e eu vi 4 dos 5 indicados a melhor filme e quase dormi em 'Gosford Park'.

lola aronovich disse...

Pois é, nao tem nada a ver... Tem premiaçao pra tudo. TEm MTV Movie Awards, tem People Choice Awards! Por que os filmes indicados ao Oscar precisam ser campeões de bilheteria? Muitas vezes gosto dos filmes indicados, mas é impossível concordar com todos. Eles sempre deixam filmes que eu amo de fora e incluem filmes que eu detesto. Normal. Não lembro de cabeça de 2002... Quais os filmes indicados? Eu gostei de Gosford Park (nao amei nem nada, nao sou a maior fa do Robert Altman), mas pra uma criança de 13 anos deve ter sido um baita filme chato!

Liris Tribuzzi disse...

Indicados de 2002:

Uma Mente Brilhante
Entre Quatro Paredes
Moulin Rouge
Gosford Park
O Senhor dos Anéis - A Sociedade...

'Entre Quatro Paredes' foi o único que eu não vi (ainda!) e dos que eu vi só não gostei do 'Gosford Park'.

Anônimo disse...

Bem...acho que quem gosta de cinema realmente não tem respeito nenhum pela festa do Oscar. Não é um evento de cinema, é um evento de propaganda. Fico pensando como essas pessoas (estrelas) com tantos holofotes não aproveitam para se manifestar de alguma forma sobre algo que valha à pena. O Jack Nicholson, que eu acho um excelente ator (desde Estranho no Ninho e Psych Out), já encheu o saco com aqueles óculos escuros, está um "moron" babando ovo na primeira fila faz anos...uma decepção.

lola aronovich disse...

Ai, que horror esses indicados de 2002, Liris... Eu certamente escrevi sobre esses 5 filmes, so nao sei se todas as criticas ja estao postadas aqui no blog. Acho que ainda nao. Encontrei um artigo que escrevi sobre o Oscar 2002: http://escrevalolaescreva.blogspot.com/search?q=oscar+2002
Foi uma safra das mais medonhas. Desses, na minha opiniao, o melhor deve ser Entre 4 Paredes, e mesmo assim nao eh grande coisa...

lola aronovich disse...

Bom, Julia, eu adoro cinema, e gosto de ver o Oscar. Eh uma forma deles homenagearem o cinema deles. Como vemos o cinema deles em todas as partes do mundo, acaba sobrando pra gente... Todos os festivais de cinema, que eu saiba, sao uma mistura de homenagem e comercio. Nao existe nenhuma pureza nisso. E nao sei se eu quero que o pessoal que faz filmes se manifeste a respeito de temas mais serios. Quando eles tentam fazer isso, acabam convidando soldados americanos no Iraque pra apresentar uma categoria. Porque eh Hollywood. Eh os EUA...

Mica disse...

Eu confesso que adoro assistir ao Oscar. Não porque tenha respeito pelas escolhas (principalmente porque nunca concordo com elas...mas eu não sei os critérios, então eu não 'conto'), mas porque gosto de ver o povo no tapete vermelho, as roupas, as canções, etc, etc, etc.
Aff...futilidade pura, hehehe.

A propósito, fui assistir Onde os fracos não têm vez hoje. Gostei muitíssimo do filme, mas fiquei com a maior cara de pastel quando acabou. O.O

Liris Tribuzzi disse...

Horror nada, Lola! Só porque tem 'O Senhor dos Anéis', né?

As futilidades do Oscar são as mais legais. É a única época do ano em que a 'Caras' fica folheável num consultório de dentista. Adoro o 'tapete vermelho', aquele desfile de milhões de dólares, de ver quem vai apresentar o quê e fico torcendo pra alguém levar um capote!

E quando o Oscar tenta ser político, sai aquilo que saiu...

Suzana Elvas disse...

O que eu detesto é aquela história de "Seu vestido de quem é?" Ou seja, todo mundo de roupa/bolsa/sapato/jóia emprestada. Não me lembro quem respondeu com um frio e curto "É meu" - foi alguém tipo, sei lá, Meryl Streep.

Gosto mais do Globo de Ouro - o formato antigo do Oscar, todos sentados em suas mesas, menos desfile, mais categorias, mais profissionais.

lola aronovich disse...

Esse lado do Oscar, de ser um desfile de moda, movimenta uma enorme industria. Deve ser uma das melhores epocas do ano pros estilistas. É uma vitrine. Pra mim, que nao sou ligada nisso, nao interfere muito. Eu sei que aquilo tudo nao é real. Outro dia saiu um artigo dizendo como as atrizes, que já sao magerrimas, fazem dieta de passar fome antes do Oscar, pra emagrecerem mais ainda. So que ai o rosto fica com um efeito meio cadaverico, fica tudo sugado, sabe? Entao elas fazem plastica pra voltarem a ter algo parecido com bochechas, por exemplo. A gente so ve o "produto final", e acha que é tudo natural! No fundo, nao sei como a gente pode ser tao critica quando ve um comercial de algum produto (a gente sabe que aquilo nao é verdade!), e tao bobinha quando ve atrizes e modelos...

Vitor Ferreira disse...

Eu normalmente acho as atrizes medonhas de tão feias e cafonas nessas premiações. Acho-as bem melhores nos filmes. Tilda Swinton esse ano tava parecendo a morte. Só faltou a foice. Talvez um vulto, um mal-assombro, algo do tipo. Quanto aos indicados de 2002, talvez o melhorzinho seja o que levou mesmo. E eu adoro ver o Oscar. Vejo a cerimônia inteira desde os 11 anos (o de 1997). Antes meus pais não me deixavam ir dormir tarde...

Vitor Ferreira disse...

Eu também lembro que eu adorava ver as músicas. Pra mim o melhor momento desse ano foi realmente o Oscar de canção, quando algo totalmente não hollywoodiano, nada comercial, sincero e verdadeiro foi premiado. Além da música ser linda e muito bem interpretada pelos artistas do filme.

lola aronovich disse...

Ah, essa lista do Oscar 2002, convenhamos, né? Muita gente gosta desses filmes, mas eu odiei "Moulin Rouge", "Senhor dos Anéis", claro, não achei "Uma Mente Brilhante" grande coisa, e "Gosford Park" é fofo e tal, mas descartável. Só vi "Entre 4 Paredes" uma vez e gostei, nem lembro mais. Nenhum desses é um grande filme! Se a gente comparar com a safra desde ano (Fracos, Sangue Negro, Atonement), ve que o nível melhorou. Os indicados ao Oscar 2001 também foram medíocres.

lola aronovich disse...

Eu tive essa impressão também sobre a música, Vitor. A gente tava vendo o Oscar em 4 aqui em casa, e falava o tempo todo, principalmente quando tinha esses numeros musicais. Mas quando começou o "Falling Slowly" todo mundo ficou calado. E olha que o casal amigo nosso nem tinha visto "Once". Por isso fiquei com essa impressao que foi o momento mais bonito da cerimônia.