sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

CORTINA SE FECHANDO PRA HILLARY

Já está quase acertado que John McCain será o candidato republicano à presidência. Entre os democratas a situação ainda está indefinida. Nas primárias, Barack Obama está agora na frente de Hillary Clinton. O próximo dia D pode ser 4 de março, quando acontecerão primárias em Texas, um dos estados mais populosos, e Ohio. Após sua vitória estrondosa em Wisconsin (58% dos votos), se Obama vencer nos dois estados, Hillary provavelmente terá de desistir da sua candidatura. Se Obama vencer apenas no Texas, talvez ela ainda esperneie mais um pouco. É certo que os democratas farão de tudo para definir seu candidato logo, porque, se as coisas se arrastarem e nenhum dos dois conseguir a maioria dos votos dos delegados nas primárias, quem vai resolver é a convenção nacional, só em agosto. E o partido vai ficar brigando, dividido até lá, enquanto os republicanos se unem e se fortalecem.

Mas a verdade é que a coisa tá muito feia pra Hillary. Uma pesquisa feita por telefone com mais de mil americanos revelou que a vantagem do Obama sobre ela, no voto popular, já ultrapassa os 14 pontos. E isso não tá nem perto de ser o pior. A mesma pesquisa indica que, se a briga pra presidência ficar entre ela e John McCain, o placar seria em favor dele, por 50% a 32%. Se a disputa for entre Obama e McCain, Obama ganharia por 47% a 41%. Um dos maiores problemas da Hillary é seu alto índice de rejeição. 45% dos americanos dizem que jamais votariam nela. É muita gente! Pode apostar que boa parte disso é por ela ser mulher.

6 comentários:

Andie disse...

eh engracado mesmo, mas acho que nao eh soh por ela ser mulher. Muita gente critica que ela eh muito robotica, hard to relate. O que eu acho mais chato eh que ela mesmo usa cliches femininos, como o dia que chorou em rede nacional.
Eh uma pena, porque realmente ela tem muita experiencia e planos concretos pro pais...

Anônimo disse...

Isso é porque ela é corna mansa e ponto final huEHueaHueA.

Liris Tribuzzi disse...

Esse povinho daí é muito confuso quando tem eleições. INúmeres prévias, eleição indireta e mais um monte de coisa pra chegar na resultado e suspeitarem de fraude.

Meu acompanhamento disso tem sido por aqui e só. Não tenho muita paciência pra política.

lola aronovich disse...

Ainda vou escrever um post sobre preconceito contra políticas mulheres. O preconceito é muito forte, e existe sim! Muito da rejeiçao a ela é por ela ser mulher, por ser de NY (foi o que o Arthur me disse ter pesado mais contra o Giuliani), até por ser "corna mansa" (imagino que seria até pior no caso de um político homem que é traído pela mulher e a perdoa - encerraria a vida pública dele). Eu até gosto dela. Gosto do Obama também. Gostaria de ver uma mulher presidenta dos EUA, mas pelo jeito nao vai ser durante a minha vida?! Ô pessimismo, hein?

Suzana Elvas disse...

Falando em Aaron Sorkin e em "The West Wing", você viu isso?

http://www.economist.com/blogs/democracyinamerica/2008/02/life_imitates_art_1.cfm

Uma comparação muito legal e uma montagem impressionante.
Bjs

lola aronovich disse...

Tudo nessas eleiçoes, tirando o fato de que temos um candidato negro e uma mulher, parece tao deja vu... Outro dia o maridao começou a ver um debate entre Hillary e Obama. Eu estava escrevendo no computador e só ouvindo, e aí falei: eu já vi esse debate. E o maridao: nao pode ser, é ao vivo. Mas eram exatamente as mesmas palavras, as mesmas pausas. Claro que as ideias nao deveriam mudar de debate pra debate, e claro que eles realizam DEZENAS de debates, mas ainda assim achei muito esquisito.