sábado, 9 de fevereiro de 2008

BIG LOLINHA IS WATCHING YOU

Dizem que escrever um blog vicia, e não há dúvida. Mas isso de colocar contador no blog faz viciar mais ainda. É terrível. O maridão ainda vai explicar como se põe. Mas já aviso que é muuuito legal. Eu clico no contador e dá pra ver um mapa-mundi com pontinhos indicando de onde as pessoas estão lendo o blog. Aí vou em “Locations” e aparece uma lista dos lugares. Tem gente de todo o Brasil, não exatamente do Oiapoque ao Chuí, mas de Belém a Porto Alegre. E eu descubro lugares novos, como Laurentino, em Santa Catarina, e Fortaleza, no Mato Grosso do Sul (ou vai que o SiteMeter deu uma de americano e achou que Fortaleza é capital de Mato Grosso, assim como Buenos Aires é a do Brasil). Isso sem falar dos meus leitores(as) internacionais nos EUA, México, Suécia, França, Japão e Portugal (bastante gente de Portugal!). Aparece também mais ou menos de onde veio o leitor. Por exemplo, um procurou no Google “Sex Lola”, e é uma pena que não haja uma foto do sujeito com a maior cara de desapontamento já vista no planeta. Outro escreveu num site de busca “O que significa pó na trilogia fronteiras do universo?”, e acho que deveria haver um concurso pra eleger o leitor mais decepcionado. Mais um googlou “Ela é Poderosa Pornô”, e sério, ô disputa acirrada, hein? Outra coisa: o SiteMeter tem uma coluna chamada “Traffic Prediction”. Eu originalmente pensei que eles estavam imaginando minha eventual entrada no tráfico de drogas se eu não conseguir terminar a tese de doutorado, mas não. Fazem uma previsão de quanto tráfego, de preferência sem engarrafamento, o blog terá dentro de um mês. Já estão falando em mais de 3 mil visitas. Sinto-me lisonjeada, mas a verdade é que não tenho nenhum critério de comparação. Só sei que estou feliz pela frequência e pelos comentários (agora “Fala Gente Fala”). Acho que em duas semanas de blog já recebi mais comentários que durante os sete anos de Lost Art. Como se explica isso?

10 comentários:

Anônimo disse...

Lola!
Descobri teu blog através de outro blog... da Marina W. que fala sempre muito bem das tuas observações!!! E realmente é verdade!! Tenho lido quase que diariamente, e tem sido uma ótima "companhia"!! Sou do RS mas moro em SP há quase 3 anos, e ainda não me acostumei muito bem, tenho poucos conhecidos e tal... em razão disso a internet, especialmente os bons blogs, suprem um pouco toda minha saudade! E assim tem sido com o "Escreva Lola Escreva"!!! Valeu por toda informação, simpátia e espontaneidade!!

Daniel Miyagi disse...

Ao cobtrário da minha xará Daniela, eu era leitor do seu site. Por um lado,achei uma pena o encerramento das atividades do site, por outro, o blog é melhor, vc posta diariamente(no site não havia essa quantidade) e nao fala apenas de cinema.
Maas como explicar a maior repercussão no blog? Agora vamos ao achismo, rs: talvez porque o site não seja tão conhecido assim enquanto que o servidor blogger ou blospot, sei lá, é bem mais, além de fazer parte do grupo Google.
Falo isso também porque antes eu participava de um site não muito conhecido, e depois que passei a escrever um blog, embora os comentários no blog sejam poucos, tenho um retorno grande no meu e-mail.
Tem também esse lado peculiar que vc mencionou> : moro no Japão, mas nasci em SP, capital. Então procuro falar no blog os mais diversos temas (novelas, filmes, acontecimentos no Japão ou no Brasil, política) porque só assim o leitor vai me conhecer.
E tem também o exemplo da Daniela ou mesmo o meu: pessoas que sairam de sua cidade natal, ou paíse de origem e acessam um blog escrito em português com algum assunto que interessa a pessoa.
No mais, meus parabéns pelo sucesso do Escreva Lola Escreva, que bom que o maridão te dá esse apoio todo, e quero estar aqui no próximo mês, ano, anos, para mais uma vez parabenizar o sucesso...

Anônimo disse...

Olá Lola,
Muito interessante todas essas facilidade do "contador"!
Nossa privacidade é praticamente nula nesse mundo virtual, não é?!
Espero que tenha aparecido um pontinho sobre BH [risos]... Não sei se te falei mas me mudei de Jlle tem uns 6 meses!
Abraços,

lola aronovich disse...

Puxa, Dani, que felicidade que dá saber que posso ser boa companhia pra alguém (fora o maridão, lógico)! É, eu te entendo: se tivesse que voltar pra SP, teria imensa dificuldade pra me adaptar (morei aí 16 anos, até 1993!). Bom, continue aparecendo sempre, comentando aqui, ficando mais próxima não só de mim, como dos leitores (vamos deixar o maridão fora disso).

lola aronovich disse...

Eu realmente não sei, Daniel. Não consigo acreditar que minha coluna no Lost Art (de 2000 até 2007!), tivesse menos leitores que um bloguinho criado há 2 semanas. Certamente o site do Lost Art tem muuuuuuuuito mais visitas que o meu blog. Pode ser porque lá não tinha como o leitor comentar diretamente. Só tinha um link pro meu email. Mesmo assim, durante esses anos todos, sempre recebi muito mais emails de leitores vindo do jornal que do site! Agradeço muito os desejos de sucesso, Dan. Manda o endereço do seu blog, please.

lola aronovich disse...

É verdade, Greg, privacidade não existe no mundo virtual (se bem que a maior parte das origens que aparecem no contador é "unknown"). Ver o que o pessoal procura no google é divertido! Não, vc não falou que tinha se mudado pra BH. E aí, tá gostando? Eu gosto de BH, mas não sei se pra morar. Acho que prefiro um lugar menor.

Leonardo Bernardes disse...

Lola, você precisa experimentar o Google Analytics. É fantástico, diz tudo detalhadamente e acompanha o modus operandi Google. Permite até agendar envios de relatórios de estatísticas, selecionando os itens a ser enviados.

Vicia mesmo, mas estou me livrando desse vício que logo se transforma numa obsessão mórbida.

Agora, os paraquedistas que vêm via Google são risíveis. Rafael Galvão tem uma seção bem engraçada chamada as alegrias que o Google me dá.

O formato do Lost Art é diferente. Agora é o tempo dos blogs, a estrutura possibilidade a dinâmica, a pesquisa e a publicação. Não me surpreende que você tenha aparentemente mais leitores aqui. Lembra que eu contei o malabarismo que eu fiz para adicionar sua coluna do Lost Art num agregador de feed. Hoje em dia só leio o que posso adicionar num feed aggregator.

Anônimo disse...

Se explica que vc não tinha comentarios no Lost Art, duh!

Andrea disse...

Muito legal poder saber de onde vem os leitores, e mais engraçado ainda é saber como eles fazem a procura. Vc deve estar se divertindo a beça! Sugira ao google que faça fotos do pessoal desapontado quando não acham exatamente o que querem. uahuahuahuahuhaa...

Lolinha é internacional! Em busca das 3 mil visitas!!!

lola aronovich disse...

Vou experimentar o Google Analytics, Leonardo! Valeu pela dica. Me inscrevi ontem. Pediram 24 horas. Depois te digo se viciei mais ainda.
Anônimo, sei que no Lost não havia comentários. Mas tinha o meu email. Era só clicar e escrever pra mim. Mas pouquíssimos faziam isso. Já o pessoal do jornal ia pro computador, digitava o endereço do email, e escrevia. Não entendo!
Andrea, devia ter foto de leitor desapontado, sim! Ia ser hilário. 3 mil visitas é muito? Juro que não faço idéia.