quinta-feira, 21 de setembro de 2023

O SOM DAS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO

Hoje estreia no Brasil O Som da Liberdade (veja o trailer aqui), baseado na história real (ou quase) de Tim Ballard, um ex-agente do governo americano que foi pra Colômbia resgatar crianças hondurenhas que foram sequestradas pelo tráfico sexual infantil.

O trailer não parece ruim. O problema é que Som virou o filme de cabeceira da extrema-direita. Figuras proeminentes do extremismo como Trump, Elon Musk e Mel Gibson apoiaram o filme publicamente. Aqui no Brasil, é certeza que bolsonaristas vão adorar e divulgar. Afinal, a produção mais ou menos propagandeia as mentiras que os reaças tanto gostam -- de que há uma rede internacional de pedófilos (de esquerda) e que só Trump pode combatê-la. Pois é, Trump, aquele que foi amigão do Jeffrey Epstein e condenado por estupro. Sem falar que durante o seu governo, 545 crianças, filhas de imigrantes ilegais, foram separadas de seus pais. Muitas delas se perderam pra sempre. 

Quando Hillary Clinton perdeu para Trump em 2016, uma das maiores teorias da conspiração da extrema-direita foi que assessores da democrata escravizavam, torturavam, estupravam e até comiam crianças numa pizzaria em Washington DC. A mentira se espalhou tanto que resultou num lunático invadindo a pizzaria em questão e disparando um rifle lá dentro para abrir um cadeado. 

Mas talvez o pizzagate nem seja a mais bizarra das teorias conspiratórias. Uma loja de móveis nos EUA também virou alvo. Começou quando um ativista da QAnon apontou que armários para escritório vendidos pela loja Wayfair tinham nomes de meninas, logo, obviamente eram usados por uma rede de prostituição infantil para transportar garotas desaparecidas com aqueles nomes (sério: quão lobotomizado você tem que estar pra acreditar numa coisa dessas?!). 

Assim que uma nova teoria conspiratória é lançada, ela não para mais. Todos que acreditam na teoria absurda se empenham para ampliá-la. Então uns caras da QAnon descobriram que se você digita alguns produtos da Wayfair num site de buscas russo chamado Yandex, aparecem imagens de mulheres jovens. Até era verdade, mas o Yandex gerava os mesmos resultados para várias outras buscas (essa falha foi corrigida). 

O Som da Liberdade não trata diretamente dessas teorias conspiratórias, mas o fato do filme ter sido abraçado pela extrema-direita é sintomático. O ex-agente Ballard (acusado de assédio sexual por sete mulheres e ainda assim planejando virar senador; ah, e um dos maiores financiadores do filme foi preso por sequestrar uma criança), que inspirou a história, já divulgou a barbaridade sobre o Wayfair, e o astro do filme, Jim Caviezel (que interpretou o protagonista na Paixão de Cristo), não só é idolatrado pela direita como é figurinha carimbada no circuito de Steve Bannon para compartilhar teorias como a que a elite pega um hormônio do sangue das crianças para criar uma droga que, além de ser dez vezes mais potente que a heroína, também é rejuvenescedora. 

Na realidade, essa teoria do hormônio é uma teoria antissemita antiga que prega que judeus ricospara ficarem jovens para sempre, bebem o sangue de crianças que são mortas em rituais satânicos (sabe vampiros? Mesma coisa). 

Teresa Huizar, diretora de uma organização de combate ao tráfico infantil há quinze anos, explica que a maior parte das crianças traficadas no mundo não são sequestradas de espaços públicos por desconhecidos como o filme mostra, mas vendidas por familiares ou "namorados", ou seja, por gente que a vítima conhece e confia. Há vários adolescentes traficados (67% dos menores traficados têm entre 15 e 17 anos) após serem expulsos de suas casas por sua orientação sexual ou por sua identidade de gênero e passarem a trocar sexo por comida.

Um dos problemas em fazer um filme com narrativas sensacionalistas é espalhar lendas urbanas. Jean Bruggeman, diretora de uma outra organização anti-tráfico, lembra que ajudar sobreviventes é muito mais difícil e demorado que simplesmente realizar uma batida policial. Muitas das vítimas de tráfico nos EUA, por exemplo, frequentam escolas, e uma das tarefas da organização de Jean é treinar professores para que possam identificar sinais de que alguma aluna está sendo traficada. Quando passamos a crer em lendas urbanas, casos menos flagrantemente violentos de tráfico e estupro acabam levando júris a não condenar acusados. O júri espera algo como Taken (Busca Implacável, grande sucesso de 2006 com Liam Neeson), e, ao se deparar com uma situação mais nuançada, absolve traficantes.

Huizar espera que espectadores comovidos com O Som da Liberdade procurem organizações anti-tráfico sérias e confiáveis em vez de embarcar em teorias da conspiração do QAnon. "Você não precisa inventar teorias sobre abuso sexual infantil", diz ela. "Tem muita coisa de verdade que não inclui divulgar boatos horríveis sobre loja de móveis ou pizzarias".

Uma das narrativas fantasiosas da extrema-direita é que a esquerda corrompe as crianças (seja pela mídia, pela doutrinação nas escolas, por hormônios colocados na água), quando não as mata e estupra. E a direita está aí para salvar as criancinhas. Misóginos de chans adoram acreditar nessas besteiras. O pior é que muitos deles são pedófilos. Esses são justamente os que mais vão enxergar O Som da Liberdade como um documentário, não como uma obra de ficção. 

27 comentários:

Anônimo disse...

Sim, é ficção. Que tal assistir antes de fazer resenhas? Kkkkk

Anônimo disse...

Esse pessoal que vê pedófilos em todo lugar (coincidentemente só no meio progressista) ficam cegos quando encontram pedófilos de verdade.

avasconsil disse...

Certamente não é coincidência que esse filme tenha sido lançado em ano pré-eleitoral. Só nos resta torcer pra que acontecimentos como o lançamento de filmes como esse, próximo às eleições presidenciais dos EUA, não eleja Trump. Claro que, como a maioria das pessoas, eu também estou distante de ser 100% racional. Mas ainda me admiro que na hora de votar haja tanta gente no mundo que vota mais com a emoção (o inconsciete...) que com a razão (a consciência...). É impressionante como tem gente que com a expectativa e a esperança de melhorar sua vida, vota em opções que produzem o efeito contrário. Será que é tão difícil assim perceber que os Trumps da vida só pensam no próprio umbigo e bolso? Nessa era de irracionalismo à flor da pele, infelizmente sim.

avasconsil disse...

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/09/22/julgamento-descriminalizacao-aborto-stf.htm - Rosa Weber votou a favor da descriminalização do aborto, até a 12a semana, na madrugada de ontem pra hoje. Barroso suspendeu o julgamento.

Anônimo disse...

S as pessoas devem abrir mão dos seus valores pra uma suposta melhoria na econômia

avasconsil disse...

"Netflix Cristã"... Fiquei sabendo agora que existe. Me deu calafrios...

A Angel Studios surgiu em 2021, mas se tornou assunto recorrente apenas em 2023. A empresa detém os direitos de distribuição de "Som da Liberdade", filme que chegou ontem aos cinemas brasileiros e vem causando polêmica, seja por uma suposta ligação com teorias da conspiração, ou por ter o seu principal personagem envolvido em denúncias de abuso sexual… - Veja mais em https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/09/22/angel-studios-a-plataforma-crista-por-tras-do-polemico-som-da-liberdade.htm?cmpid=copiaecola

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) A esquerda deve comemorar o resultado da disputa do Congresso em foco ( Que escolhe os melhores deputados e senadores) nos ultimos anos assistiamos a forca da extrema direita mas este ano os politicos progressistas dominaram a escolha popular. Em primeiro lugar Samia Bomfim ( Psol) Em segundo lugar Erika Hilton ( Trans) ( Psol) em terceiro lugar Guilherme Boulos ( Psol) quarto lugar Jandira Feghali ( PC do B).Em quinto lugar Fernanda Melchionna ( Psol) . Em sexto lugar Glauber Braga ( Psol) em setimo lugar Celia Xakriaba ( Psol) oitavo lugar Benedita da Silva ( PT) nono lugar Taliria Petrone ( Psol) decimo lugat Duda Salabert ( PDT). E um sinal que nossa comunicação nas redes esta melhorando

Anônimo disse...

a) A esquerda tb pode conemorar o congresso em foco no senado. Em primeiro lugar ficou o senador Fabiano Contarato ( PT) em segundo lugar Randolfe Rodrigues ( sem partido) em terceiro lugar Humberto Costa ( PT) em quarto lugar Paulo Paim( PT) em quinto lugar Tereza Leitão (PT)

avasconsil disse...

"Em termos de política pública, não há discussão quanto a isso. Nos países em que o aborto é descriminalizado, a taxa de recorrência a esse procedimento é muito menor, pois significa que esse assunto é discutido na sociedade".

A gente precisa sair da zona do subdesenvolvimento e começar a lidar com essa questão de forma mais madura.

Aborto: STF deve acompanhar Weber se seguir próprio histórico, diz ex-PGR… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/09/22/aborto-stf-deve-acompanhar-weber-se-seguir-proprio-historicodizex-pgr.htm?cmpid=copiaecola

Anônimo disse...

Biden se mostrou um presidente fraco. Não será culpa do filme se Trump voltar ou DeSantis for eleito.

Anônimo disse...

a) Esta semana vou assistir o filme Nosso.Sonho a historia de Claudinho e Buchecha vou apoiar o cinema nacional

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://oglobo.globo.com/google/amp/politica/noticia/2023/09/21/nikolas-ferreira-vira-reu-por-transfobia-por-ter-exposto-aluna-em-banheiro-escolar.ghtml&ved=2ahUKEwiTjMv0-8CBAxVSLLkGHeh3DzwQ0PADKAB6BAgOEAE&usg=AOvVaw1Kv9BkIUBJgCJOIZ4rd4ZB

Eu tenho nojo desse deputado

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://oglobo.globo.com/google/amp/brasil/noticia/2023/09/23/ministro-pede-providencidas-da-agu-contra-nikolas-ferreira-e-filipe-barros-por-fake-news-sobre-banheiros-unissex-nas-escolas.ghtml&ved=2ahUKEwi7_eD0p8GBAxUoGLkGHVntDvAQFnoECCsQAQ&usg=AOvVaw34B9fJ5l_AAl2tXSgARjVP

Quem votou neste lixo devia ter vergonha

titia disse...

Reacinhas adoram essas fantasias de macho alfafa resolvendo tudo na bala porque, na verdade, eles gostam que o povo continue alienado; assim eles podem molestar crianças e estuprar as vítimas de tráfico sem terem problemas. Se o filme visasse realmente ajudar a evitar o tráfico e o abuso infantil enfatizaria a educação sexual em casa e na escola e o diálogo com as crianças.

Anônimo disse...

https://www.cartacapital.com.br/politica/carlos-bolsonaro-propoe-lei-que-obriga-vitimas-de-estupro-a-ouvirem-batimentos-do-feto-antes-de-aborto-legal/

Olha Lola mais um absurdo

Cristero disse...

Apesar das implacáveis ​​e desesperadas tentativas da grande mídia para dissuadir o público de assistir ao filme Sound of Freedom, que denuncia o tráfico infantil e a pedocriminalidade, o filme foi um sucesso.

O filme é baseado na história real do ex-agente do governo Tim Ballard (interpretado por Jim Caviezel) que deixou seu emprego para salvar uma menina de traficantes sexuais na selva colombiana. No final, Tim acabou salvando 123 pessoas, incluindo 55 crianças, apenas nesta missão.

Desde então, Tim Ballard e sua organização, Operation Underground Railroad, resgataram milhares de crianças.

“Recebemos mensagens de todo o país informando sobre casas cheias, salas de cinema lotadas e aplausos espontâneos, em pé, pelo filme, em muitos lugares“, explicam os responsáveis pela distribuição do filme. “Ver este filme tornou-se imperdível graças ao incrível boca a boca.”

No que parece ser uma reação de pânico ao sucesso do filme, a grande mídia fez tudo o que estavam ao seu alcance para tentar dissuadir o público de assisti-lo. Tanto o The Guardian quanto o The Washington Post tentaram manchar o filme sugerindo uma conexão com o movimento QAnon. A CNN seguiu com os mesmos truques grosseiros. O sistema realmente não quer que as pessoas se informem sobre a horrível indústria do tráfico sexual infantil.

Mas essas tentativas da grande midia de minar o filme foram impotentes para superar o apoio dado por Mel Gibson e o fantástico efeito boca a boca entre a população.

O Sound of Freedom teve uma classificação A+ do CinemaScore e uma classificação de audiência de 76/99 no Rotten Tomatoes, superando Indiana Jones and the Dial of Destiny, que recebeu apenas 69/88.

“Somos profundamente gratos à AMC, Cinemark, Regal e todos os nossos parceiros de cinema – e seus funcionários que trabalham duro – por terem trabalhado conosco para atender à crescente procura por este filme e por terem a coragem de lançar Sound of Freedom durante a temporada de cinema mais movimentada do ano”, observou Purdie, diretor de elenco da Angel Studios.

As filmagens começaram no verão de 2018. Parte do filme foi rodado nos Estados Unidos (Calexico, Califórnia), mas a maior parte das filmagens ocorreu em Cartagena, Colômbia. O filme foi concluído há mais de quatro anos e um acordo de distribuição foi fechado com a 21st Century Fox. Mas quando esse estúdio foi adquirido pela Walt Disney Pictures, o filme Sound of Freedom foi arquivado. Os cineastas passaram anos lutando com a Disney para tentar recuperar os direitos de distribuição e finalmente levá-lo aos cinemas. (Fonte).

Milhões de crianças inocentes são traficadas a cada ano para escravidão sexual, estupro e tortura. As linhagens de pedófilos poderosos que governam nosso mundo controlam as redes de tráfico sexual infantil em todo o mundo. Muitas pessoas famosas estão envolvidas nesse mal. O The Sound of Freedom, é um filme baseado na história verídica do horror de milhões de crianças inocentes vítimas do tráfico sexual ao redor do mundo, que já ultrapassou o tráfico de drogas…(Jim Caviezel)

titia disse...

Claro que o povo gostou, mascu das 20:53. Gente burra e que não olha um palmo além do próprio pinto minúsculo adora essas histórias toscas, enquanto os verdadeiros abusadores de crianças ficam felizes que esse tipo de filme faça sucesso porque assim as crianças ficam desprotegidas e eles podem atacar com mais facilidade. Que o digam o amigão do Tramp Jeffrey Epstein e Samuel Klein, esse pessoalzinho que vocês adoram.

Carolina disse...

Eu queria mesmo saber o que estava acontecendo, porque diziam que queriam "censurar"esse filme. Uma pena misturarem com QAnon, porque é um tema extremamente importante que deveria ter mais visibilidade de um modo geral. Assim que der vou assistir.

Anônimo disse...

https://amazoniareal.com.br/livro-desmascara-as-redes-de-pedofilia-na-amazonia-18-09-2020/
Este livro, Poderosos Pedófilos, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. retrata detalhadamente a pedofilia no Brasil, praticado por figurões, todos bolsonaristas.

MISANTHROPE HYPERBOREAN disse...

voces viram que cancelaram a expulsão dos 15 alunos da faculdade que fizeram aqueles atos obscenos? o sistema sempre privilegia os opressores

Rafael disse...

Sinceramente não vejo esperança, com o crescimento do lixo evangélico dificilmente vamos encontrar alguma racionalidade nesses temas.

Anônimo disse...

Existem outras produções muito boas, importantes e reflexivas sobre o tema, porém não tiveram o mesmo destaque e holofote hollywoodiano, porém vale muito a pena assistir, segue a lista:
Lylia 4ever - 2002 - direção Lukas Moodysson
Anjos do sol - 2006 - direção Rudi Lagemann
Traffiked - 2017 - direção Will Wallace
I am all the girls - 2021 - direção Donovan Marsh
Blanka - 2015 - direção Kohki Hasei

Anônimo disse...

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/09/deputada-propoe-politica-contra-de-prevencao-contra-misoginia-em-jogos-estudantis.ghtml

Anônimo disse...

AMO a galera trumpista fingindo que não sabe da existência do Jeffrey Epstein. AMO!

Anônimo disse...

Jeffrey Epstein não era só amiguinho do Trump, ele era amiguinho dos Clinton também.

Anônimo disse...

AMO a galera que se diz antipedofilia justificando a amizade do Trump com Epstein colocando Clinton no meio. É quase que um "o Trump também pode". Antipedofilia até a página 2.

Anônimo disse...

https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_F._Kennedy_Jr.