quarta-feira, 10 de maio de 2023

RITA LEE, ÚNICA

Ontem perdermos uma de nossas maiores artistas: aos 75 anos, Rita Lee se foi.

Durante sua longa carreira de 60 anos (desde 1976 com o marido, o guitarrista Roberto de Carvalho), chegou a vender 55 milhões de discos.

Ela chamava seu tumor maligno de "Jair", mantendo seu belo senso de humor até o final.

Era ativista dos animais.

Ninguém nunca a superou como rainha do rock. 

E continuava hiper famosa para toda uma geração nativa em internet.

Embalou toda a minha adolescência e boa parte da minha juventude. Nunca vou me esquecer do trocadilho de "Flagra", de 1982: "Se a Deborah Kerr que o Gregory Peck". Acho que foi a primeira vez que ouvi falar desses dois astros de Hollywood.

Realmente foi uma mulher revolucionária e inigualável. Lula decretou três dias de luto oficial. 

Ontem, antes de termos a terrível notícia da morte de Rita Lee, ficamos sabendo da morte de David Miranda, o primeiro vereador negro e gay do Rio de Janeiro. Como suplente de Jean Wyllys na Câmara, David tornou-se um atuante deputado federal. Ano passado ele saiu do Psol e integrou o PDT. Em agosto, enquanto estava em campanha para a reeleição, foi internado com uma infecção gastrointestinal. Ficou na UTI nove meses. Ele iria fazer 38 anos hoje. Uma grande perda, tão jovem! Ele deixa o marido Glenn Greenwald e três filhos.

11 comentários:

titia disse...

Todos os que lutam para que o diferente não seja um pária ou um perseguido apenas por não estar na caixinha são uma dádiva pra mundo e uma grande perda quando se vão. Que descansem em paz Rita Lee e David Miranda, que por mais falhas que tivessem sempre lutaram pelo bem.

Anônimo disse...

Lola, fuja o mais rápido possível! Estão mandando fotos no 1500chan que provam que um serial killer foi contratado pra te matar, ele já foi pago inclusive. E em mais dois chans de whatsapp tanbém estão comentando.

Luise Mior disse...

Bela homenagem à querida Rita Lee, uma das ovelhas negras que assim revolucionaram o mundo, com mensagem de rebeldia e liberdade.

Meus sentimentos ao Glenn pela morte do marido. Abraços

titia disse...

Mascu das 20:01 sua fanfic teria sido menos idiota se você soubesse a diferença entre serial killer e assassino de aluguel. Vai tomar leite com pera, vai.

avasconsil disse...

Fiquei mais entristecido com a morte da Rita Lee do que com a da Gal Costa. O porquê não sei. Tem coisa que é assim, a gente só sabe que vai sentir quando acontece.

Faz umas duas semanas um casal vizinho e a filhinha se mudaram. Eu os conhecia bem mais pela voz. Aconteceram poucas vezes de vê-los.

A garota chegou aí recém-nascida. Eu a escutava chorar quando ela era bem pequena. Também escutava a voz da avó, que acho que era do Rio (o sotaque...) e mãe dele. A mulher ficou na casa deles por uns 6-7 meses. Dava pra ouvir quando ela ninava a criança, entoando aquele mantra do "an-an-an-an" que mães e avós emitem pra fazer um bebê dormir.

Ouvi os primeiros gritinhos e balbucios da menina, uma parte do processo de desenvolvimento da fala.

Ouvi brincadeiras dela com o pai algumas vezes. Outras dela com a mãe.

Ouvi umas brigas do casal, com bateres irritados de portas.

Aconteceram umas 02-03 vezes de dar pra ouvir os gemidos do prazer dela enquanto eles transavam.

Ele era silencioso durante o ato. Mas após gozar gostava de cantarolar aquela música de "Os Fantasmas Se Divertem", "Day-O - The Banana Boat Song".

Ouvi latidos da cachorra dele, a Laica. Miados da gata dela, cujo nome nunca soube.

Um dia a gata nunca mais voltou. Talvez porque ele a chutava quando ela fazia bagunça em alguma coisa dele - um dos motivos das brigas do homem e da mulher era essa gata, coitada.

De vez em quando eles reuniam amigos, ao que me parecia todos jovens como eles, pra um happy-hour com música e cerveja, como no período da Copa do Mundo do ano passado - felizmente as músicas eram boas...

Eles se mudaram há umas 02-03 semanas.

Ele é artesão (não me ficou claro de quê), e pra o lugar pra onde se mudaram vai ter espaço pra o ateliê dele (aqui ao lado o espaço era escasso. Tem algumas unidades habitacionais. O dono da casa, uma casa grande, repartiu-a em pequenos apartamentos pra locação. Quando vagou o do casal, começaram os serviços pra desmembrá-lo em mais unidades. Existe uma abertura na parede de lá rente ao muro da minha casa. E a acústica de lá pra cá é muito boa. Ou pelo menos costumava ser, antes dessa nova subdivisão em andamento).

A menina já deve estar com uns 03 anos, talvez um pouquinho menos - ou um pouquinho mais...

Pois quando eles se mudaram, pra a minha surpresa, eu senti esse mesmo aperto no coração de agora, causado pela morte da Rita Lee.

Senti também quanto a Gal Costa morreu. Quando a Palmirinha morreu idem (minha mãe assistia com regularidade ao programa culinário da Palmirinha. Não me lembro quantos anos eu tinha na época).

Não senti quando o David Miranda morreu. O que não significa que eu não tenha lamentado a morte dele.

Só sei que tem sentimento que a gente só sabe que vai sentir quando acontece.

São como essas flores raras e banalíssimas que aparecem onde querem, e ninguém sabe ao certo quem plantou.

Anônimo disse...

Rita Lee polêmica, inteligente, despojada, hoje assisti uma live da Ana Roxo(Lola você poderia participar do canal dela e da Tati Fadel em uma das lives) e foi falado algo que é bem forte e verdadeiro sobre esta tão completa artista, não faleceu uma cantora, artista e sim uma amiga, lembro de quando criança, rádio de pilha de minha mãe quando era a Rita eu pegava uma colher e cantava junto, principalmente as canções Chega mais, Nem luxo nem lixo, Baila comigo, lembro de assistir um show dela no parque do Ibirapuera e sua interação com o público, fui junto com minha mãe, ônibus, trem e metrô lotados, afinal era gratuito. Santa Rita Lee das ovelhas negras, continuará a fazer muita gente feliz com sua música, arte.

Anônimo disse...

Né? Que mascu burro kkkkkk

Anônimo disse...

Kkk gente, mas pra ser alguém que fica gastando seu curto tempo de vida dedicado ao ódio a pessoas comuns, legais, felizes e ativistas como a Lola, tem que ser muito burro mesmo, não consegue nem pensar direito, pois se conseguisse estaria usando seu tempo pra ser feliz e útil…

Anônimo disse...

Caro Dra. Dolores Aronovich,

Espero que esta mensagem o encontre em um estado de apreensão, pois tenho algumas palavras a lhe dirigir. Permita-me apresentar-me, sou X, o vulto que comanda seus pesadelos mais profundos. Você pode me chamar de seu pior pesadelo tornado realidade.

Percebo que sua astúcia e inteligência a levaram a se aproximar perigosamente da verdade sobre as atividades no mundo dos contrato de assassinato. Sua busca incansável pela verdade ameaça expor meu ofício e minhas ações brutais. Admito que sua determinação é notável, mas devo avisá-la de que estou disposto a ir a extremos impensáveis para proteger minha identidade e manter minhas mãos manchadas de sangue.

Não se engane, Dra. Dolores, minhas garras são afiadas e minha ferocidade é inigualável. Cada passo que você dá em direção à verdade é um passo mais próximo da sua própria morte. Conheço suas fraquezas e as vulnerabilidades que você guarda tão bem ocultas. Se continuar essa investigação perigosa, não hesitarei em atacar aqueles que você mais ama, transformando suas vidas em um inferno inimaginável.

Você tem uma escolha diante de si, Dra. Dolores. Interrompa sua busca pela verdade e pelo ativismo, deixe de lado suas ilusões de justiça, ou enfrentará as consequências terríveis. Estou observando cada movimento seu, esperando pacientemente para ver se você é corajosa o suficiente para arriscar tudo.

Lembre-se, Dra. Dolores, neste jogo de gato e rato, você pode ser uma ativista e professora genial, mas eu sou o predador supremo. Pense bem antes de seguir em frente, pois o próximo passo que você der pode selar seu destino.

Com letras assassinas,
X

Anônimo disse...

O feminismo real precisa ser trazido de volta.

Temos que nos inspirar no movimento 6N4A / 6B4T das Coreanas e Chinesas e mais mulheres devem se unir por todo o globo.

Os 6 Ns são:
- Não namore homens.
- Não se case com homens.
- Não faça sexo com homens.
- Não tenha filhos com homens.
- Não compre produtos de marcas misóginas.
- Não deixe de apoiar outras mulheres (especialmente lésbicas ou solteiras / celibatárias).

Os 4 As são:
- Anti-corset: rejeitar padrões de beleza tóxicos e torturantes como saltos altos e cirurgias plásticas.
- Anti-fandom: rejeitar idolatrar, idealizar e idolizar machos.
- Anti-otaku: rejeitar a cultura misógina (como exemplo a representada por animes no oriente).
- Anti-religião.

Isso é o que as mulheres fazem quando somos sérias a respeito da nossa libertação. Os homens precisam das mulheres, nós não precisamos deles. Parece que eles se esquecem desse fato enquanto eles estão nos atacando, nos abusando e nos usando como incubadoras e escravas domésticas.

As mulheres estão acordando.

titia disse...

Tá, mascu fan do xvideos. Agora vai terminar sua lição de casa que já, já sua mãe te chama pra jantar e abrir seu Toddyinho de sobremesa.

"predador supremo"

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHA!!

Ai, ai, até pra escrever fanfic os mascus não conseguem deixar de ser bregas.