quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

A POSSE MAIS LINDA QUE JÁ VIMOS

Atrasadíssima, eu sei, mas preciso falar sobre a posse do Lula, até pra nunca mais esquecer.

Lula é realmente impressionante. Alguém que deixou seu segundo mandato com 87% de aprovação e elegeu sua sucessora (a quem tanta gente ainda deve desculpas) não precisava voltar a ser presidente. Alguém que foi condenado injustamente, não fugiu, provou sua inocência, encontrou um novo amor, podia passar o resto dos seus dias curtindo a vida, dando palestras em todo o planeta, sem grandes preocupações. Mas não. Mesmo preso 580 dias, continuou acompanhando o noticiário, viu como Bolsonaro estava destruindo o Brasil, e compreendeu que seria o único que poderia derrotá-lo. E conseguiu. Nós vencemos.

Não gosto muito dessa narrativa épica de salvador da pátria, mas Lula é isso mesmo. Um herói (como mostra o belo poema de Antônio Marinho). Salvou a democracia. Salvou o país. Não ia sobrar muito de Brasil se o pior presidente de todos os tempos tivesse sido reeleito.  

Antes da posse no dia 1o (que os bolgolpistas juravam que não iria ocorrer; juram ainda, dizem que o presidente atual é o general múmia e que Bolso não fugiu pra Orlando, era um sósia; antes diziam que Lula tinha morrido e sido substituído por um cara com dez dedos), Lula -- o único brasileiro a ser eleito presidente três vezes -- formou um ministério incrível, com nomes importantes como Flávio Dino na Justiça, Haddad na Fazenda, Nísia Trindade na Saúde, Anielle Franco na Igualdade Racial, Marina no Meio Ambiente, Margareth Menezes na Cultura, Silvio Almeida nos Direitos Humanos, Sônia Guajajara no Povos Indígenas (um ministério necessário, que tinha mesmo que ser criado), Cida Gonçalves no Mulheres, Luciana Santos na Ciência e Tecnologia, Ana Moser nos Esportes, Camilo Santana na Educação, e Paulo Pimenta no SECOM, entre outros

Não é a paridade de gênero e raça que queríamos, mas as imagens não mentem: existe diversidade (além de extrema competência) nesse grupo. Dos 37 ministros, onze serão mulheres. O recorde anterior era do primeiro mandato de Dilma, quando ela nomeou nove ministras. E lógico que eu gostaria de não ver no grupo políticos do União Brasil, por exemplo, mas entendo o argumento da governabilidade. Porém, sinceramente: muitas das escolhidas e escolhidos aumentam a minha esperança de que esse governo vai dar certo, apesar das imensas dificuldades que irá enfrentar.

Como Bolso fugiu do Brasil, com medo de ser preso (o que tenho fé que irá acontecer), não pôde entregar a faixa para Lula, e isso foi maravilhoso. A ideia, que surgiu nas redes sociais, de representantes do povo empossarem Lula, foi ouvida e adotada por Janja, que organizou tudo com muito esmero. Oito pessoas subiram a rampa com Lula, Janja, Alckmin e Lu: uma catadora, um artesão, um professor, um ativista com deficiência, uma cozinheira, um menino nadador, e um cacique (ninguém menos que Raoni, que dispensa apresentações, mas eu não sabia que ele já tem 90 anos). Finalmente foi Aline Souza, 33 anos, negra, catadora desde adolescente, que colocou a faixa em Lula. 

E não dá pra esquecer a Resistência, que também tem muito simbolismo. Essa é a cadelinha vira-lata que morava na rua e passou a morar na Vigília Lula Livre, em Curitiba, enquanto Lula esteve preso, e hoje mora no Palácio do Planalto. Lula e Janja a adotaram e lhe deram esse nome poderoso. Quem critica a subida de Resistência na rampa não imagina como isso é relevante para a visibilidade dos direitos animais. 

Também vale ressaltar que Janja conseguiu acabar com a tradicional salva de tiros de canhão (e fogos de artifício) na posse. Esse tipo de barulho inútil é assustador pra animais, bebês, idosos e pessoas com deficiência. Que todos os cerimoniais sigam o exemplo. 

Lula fez um discurso completo e emocionante. Avisou que iria revogar o famigerado Teto de Gastos, e chorou ao falar "Trabalhadores e trabalhadoras desempregados exibindo nos semáforos cartazes de papelão com a frase que nos envergonha a todos: 'Por favor, me ajuda'". Alckmin chorou também. Comparem com Bolso fazendo arminha na posse ou zombando de pessoas com falta de ar na pandemia. Ou melhor, não dá pra comparar. Sai um monstro, volta um ser humano.

E logo no primeiro dia Lula já fez mais que o Capetão em quatro anos. Além de se reunir com dezenas de chefes de Estado, assinou exonerações de mamateiros e revogações de decretos criminosos de Bolso (como um que permitia garimpo ilegal em terras indígenas, dos sigilos de cem anos, do de armas e munições, do 10502, que excluía crianças com deficiência das escolas regulares -- o maior retrocesso na educação inclusiva do país em 10 anos, segundo a deputada estadual Andréa Werner), anunciou a volta do Mais Médicos, e tirou Petrobras, Correios, Dataprev do programa de privatizações. 

Quer dizer, Lula começou com o pé direito. Ou melhor, com o esquerdo, porque nada que vem da direita é bom. Que seu governo continue inspirando o Brasil!

8 comentários:

Luise Mior disse...

Que bom que você fez essa postagem Lola. A posse do Lula foi histórica mesmo, e estou adorando a atuação da Janja. Também tenho esperança que o Ministério do Lula fará bom trabalho,mesmo que o Múcio e o Juscelino me deixem cabreira. Abraços fortes, boa semana.

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog. Desejo te um 2023 iluminado

b) Lola temos todo o.direito de comemorar nossa vitoria pois enfrentamos fake news e milícias armadas e digitais. A posse foi lins Bozo nos presenteou com sua ausência

c) Mas devemos ter em mente que a luta não acabou nossos inimigos são baixos e nocivos temos que apoiar Lula e todos os progressistas.

d) Ano que vem tem eleições municipais e tão importante quanto eleger prefeitos é eleger vereadoras progressistas dos partidos PT Psol PC do B e etc

Anônimo disse...

Só me preocupa a idade de Lula. Terá saúde para cumprir o mandato? Conseguirá preparar alguém para o mandato seguinte, que reúna o consenso do povo?

Felipe disse...

Boulos e haddad não tem o carisma do Lula vai enfraquecer muito a esquerda

avasconsil disse...

Aqui neste vídeo Fernando Horta comenta os problemas que o governo Lula já está enfrentando, como os ruídos de discurso entre ministros:


https://youtu.be/d6ECAMCKmYQ


Claro, Horta não gosta de Tebet. Eu também não...


Tem um site chamado "Quem é Quem" que mostra como votou cada parlamentar sobre temas do interesse dos trabalhadores, como reforma da previdência e outros ligados aos direitos e à renda dos trabalhadores. Simone Tebet teve exatamente o mesmo histórico de Flávio Bolsonaro: votou quase 84% das vezes contra os trabalhadores . Apesar de ter tido um histórico tão ruim, na campanha eleitoral o discurso dela foi bem parecido com o de Lula: vamos cuidar das pessoas, principalmente das mulheres. Vamos combater a fome, melhorar a educação... Não me lembro mais exatamente das palavras que ela usava, mas, a julgar apenas pelo discurso, daria pra afirmar que ela era uma candidata da esquerda. E ela como ministra vai continuar igual, ou seja, tendo um discurso que vai lembrar a esquerda, e uma prática típica da direita. E vai ser assim que em 2026 ela vai tentar se eleger presidente. Ela vai ser 02 caras do começo ao fim. Tebet é a Eve Harrington do governo Lula. "A Malvada", ou "All About Eve", o título original, é um filme de 1951, estrelado por Bette Davis. Uma sinopse resumida do filme: "A ambiciosa aspirante a atriz Eve Harrington se infiltra no camarim da estrela consagrada Margo Channing, que após ouvir sua história triste, resolve ajudá-la. Mas Eve parece só ter intenção de usá-la para entrar no show biz".

avasconsil disse...

Esse negócio de ONGs na educação é a maior furada. Meu namorado tem proximidade com um contador, que há muitos anos trabalha com creches privadas conveniadas à prefeitura, e ele mesmo tem (não sei se dizer ter é o correto com relação a ONGs. Enfim, ele está à frente de umas 02 ONGs). Ele cuida da contabilidade de 40 creches, e ganha 1 salário-mínimo por creche. Apesar de ter um salário oficial ótimo, é com as falcatruas que ele ganha mais. Ele ajuda a maquiar a prestação de contas dessas creches, com o uso de notas fiscais falsas e outros "truques". E ele passa a mão também em parte do dinheiro público que entra nas ONGs dele, usando os mesmos métodos que ele emprega com as creches. O discurso da racionalização é aquele manjado: todo mundo faz assim. Se não for assim as coisas não funcionam. Nós cometemos erros mas também prestamos bons serviços à sociedade. Geramos empregos... Aquele blá-blá-blá de quem faz falcatruas e quer pacificar a consciência com um discurso de forçação de benemerência. E isso acontece aqui em Fortaleza, terra do Camillo Santana. E se trata de alguém das pequenas falcatruas. Imagina o que não rola com essas grandes fundações, tipo as do Lemman? Com certeza rola muito dinheiro. É esse tipo de coisa que ajuda alguém a se tornar um bilionário. Essa coisa de que 100% da fortuna se formou com muita honestidade e dedicação ao trabalho, além de sorte e perseverança, que se você tivesse também enriqueceria (as pessoas são as culpadas por serem pobres...), é conversa pra boi dormir.

Naquele vídeo Fernando Horta faz críticas pesadas também ao que pode vir a ser a gestão do Camillo Santana na Educação.

Depois que conheci meu namorado e que percebi como funcionam muitas ONGs, desenvolvi muitas reservas com elas.

Claro, as ONGs são só um meio e não têm culpa alguma pela corrupção que rola dentro e por entre elas.

A culpa é das pessoas, e da nossa cultura que normaliza as falcatruas.

Combater esse tipo de coisa é muito difícil.

Dificílimo. Porque tudo começa na cultura e na cabeça de muita gente.

Anônimo disse...

Vou doar agora Lola, fica firme que a gente vai ajudar!

Anônimo disse...

Verdade e infelizmente os acontecimentos deste domingo confirmaram isso.