terça-feira, 17 de maio de 2022

FATO: LULA TEM CHANCES DE GANHAR NO PRIMEIRO TURNO

Agora parte da terceira via está chamando dizer que Lula tem chances reais de ganhar no primeiro turno de "terrorismo eleitoral".

Semana passada Gregorio Duvivier fez um GregNews muito bom falando de Ciro Gomes. Nada realmente que a gente não soubesse, exceto (pelo menos no meu caso) seu envolvimento com o Beach Park. Ciro foi governador do Ceará entre 1991 e 94 e, durante o período, "beneficiou" o parque aquático em Aquiraz, CE, asfaltando uma estrada de acesso e fazendo propaganda pro parque privado com dinheiro público, da Secretaria de Turismo do Estado. Até aí, outros governadores fizeram e fazem o mesmo. Mas o estranho foi que Ciro, ao voltar de Harvard, em 97, foi trabalhar no Beach Park. Esta matéria da época mostra parte das irregularidades envolvidas. 

Duvivier diz que votou em Ciro em 2018, mas que agora votará em Lula já no primeiro turno, e recomenda que os outros façam o mesmo. Ele dá a entender que se decepcionou com Ciro quando ele foi pra Paris, um dia depois do primeiro turno, e pergunta algo que, até agora, não vi ninguém perguntar: quando Ciro comprou a passagem pra Paris? Na véspera (ele já sabia que iria perder)? Com antecedência? Ou no dia? É uma dúvida pertinente.

É óbvio que Ciro perdeu muitos votos ao decidir ir pra Paris num dos momentos mais críticos da nossa história. Coisa de covarde mesmo, de irresponsável, de quem não se preocupa com o Brasil. Assim como Duvivier, não creio que Haddad ganharia se Ciro tivesse ficado e se empenhado na campanha contra Bolso (como Brizola fez em 89 com Lula). E também não creio que Ciro venceria Bolso se, por um milagre, o parisiense chegasse ao segundo turno. Mas ele ter fugido sepultou para sempre suas chances. E a prova é que, se em duas disputas ele teve 12%, hoje pena para alcançar 8%. E o cabra é tão arrogante que diz não se arrepender ter ido pra Paris. Diz até que iria de novo (talvez vá, em outubro). 

Tem muita gente pedindo pra Ciro desistir. Pessoalmente, não espero nada dele. Nenhum gesto de grandeza, nenhuma humildade (lógico que, mesmo que ele não desista, o eleitor pode desistir dele, votando útil já no primeiro turno). Há grandes chances de Ciro não ser candidato, mas essa decisão não partirá dele, e sim do PDT, que vislumbrava que ele teria 15% a essa altura do campeonato (ainda mais com o maior nome da terceira via, Sérgio Moro, fora da corrida). Ter um candidato majoritário fraco prejudica as candidaturas de pedetistas e seus (poucos) aliados a deputado estadual, federal e senador, até governador. Esvazia palanques e comícios. Portanto, não é nada impossível que, dentro de algumas semanas, o PDT tire a candidatura Ciro da tomada e apoie Lula. 

Se isso acontecer, qual será o discurso de Ciro? Sairá esperneando e xingando o PDT e procurará um oitavo partido para concorrer em 2026 (ele disse que esta seria sua última disputa, mas ninguém acredita)? Ou vai mentir fingindo estar abdicando do seu projeto, num vale-tudo para derrotar o mal maior, o fascismo que Bolso representa? A segunda opção seria mais inteligente. Até porque em 2026 todos os outros candidatos terão mais chances sem um ícone como Lula presente. 

Pra terminar este post, deixo uma mensagem de esperança pra gente que acredita que o Brasil pode sair do buraco. São observações de Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, e evidentemente um grande especialista em pesquisas eleitorais. Coimbra lembra que, desde maio de 2021 (um ano já!), quando Lula voltou ao jogo, vem liderando as pesquisas. Sua vantagem diante de Bolso nunca foi menor que 15 pontos. Para Coimbra, Lula não é o favorito por liderar as pesquisas. É o favorito porque a maior parte da população o escolheu, em detrimento de dezenas de outros nomes que foram apresentados.

Coimbra explica que, desde 1989, vence o candidato que estava na frente das pesquisas seis meses antes do pleito. 

Em maio de 89, Collor tinha 38%, segundo o Ibope.
Em 94, Coimbra diz que "a vantagem [de FHC, então ministro da Fazenda de Itamar] só era percebida nos bastidores, por quem acompanhava a ligação siamesa entre sua campanha e o lançamento do Plano Real". De fato, o Plano Real mudou tudo, e FHC foi eleito no primeiro turno.

Em maio de 98, FHC tinha 34%, segundo o Datafolha.
Em maio de 2002, Lula tinha 31% (Datafolha).
Em maio de 2006, Lula tinha 40% (Datafolha).
Em abril de 2010, quando os entrevistados do Vox Populi eram informados que Dilma era a candidata de Lula, ela tinha 42%.
Em abril de 2014, Dilma tinha 38% (Datafolha).

A única exceção foi em 2018. Quem estava disparado na frente foi proibido de concorrer.
Para Coimbra, Lula "não é apenas favorito, é o maior favorito que já tivemos". E tem boas chances de, pela primeira vez, ganhar no primeiro turno. É só isso que eu te peço, Brasil!

25 comentários:

J. Cícero Alves Costa disse...

Lula é, realmente, um homem público íntegro, um ser humano virtuoso e carismático.

É muito bom vê-lo de volta ao cenário político nacional com possibilidades reais de mais uma vez ser eleito presidente do Brasil.

Tentaram excluí-lo da vida política, mas fracassaram !! Tiraram Lula da eleição de 2018, mas não conseguiram arrancá-lo do coração do povo.

Ele está de volta e parece agora mais motivado ainda a servir ao povo que tanto ele ama e por quem é tão amado.

E todo esse reconhecimento e carinho do povo para com Lula se deve, sobretudo, aos avanços e conquistas que o país experimentou durante o seu governo.

COM LULA, O BRASIL ULTRAPASSOU O REINO UNIDO E SE TORNOU A 6ª MAIOR ECONOMIA DO PLANETA.

DE 2003 A 2015, FORAM GERADOS 20 MILHÕES DE EMPREGOS FORMAIS NOS GOVERNOS DO PT.

COM LULA, FORAM CRIADOS DIVERSOS PROGRAMAS SOCIAIS, entre os quais:

Bolsa Família,
Luz para Todos,
Água Para Todos,
Brasil Sem Miséria,
Brasil Alfabetizado,
Programa Fome Zero
Minha Casa Minha Vida,
Programa Mais Médicos,
Programa Garantia-Safra,
Programa Brasil Carinhoso,
Educação de Jovens e Adultos,
Programa de Aquisição de Alimentos,
Bolsa Estiagem (Plano Safra do Semiárido),
Programa Universidade para Todos (Prouni),
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil,
Projeto Casa Brasil (programa de inclusão digital),
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, Bolsa Atleta,
Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), PAC, FIES...

FOI LULA QUEM FEZ !!

Em 2022, a esperança de reconstrução do Brasil está em alguém que já mostrou total competência e habilidade para presidir com sucesso o país: Luiz Inácio Lula da Silva.

Todas as pesquisas apontam vitória de Lula em todos os cenários para presidente da República em 2022.

Que Deus o abençoe e proteja nessa sua nova jornada de volta rumo à vitória !!

J. Cícero Alves Costa disse...

Quanto a Ciro Gomes, não há dúvidas de que é uma das lideranças políticas mais destacadas na seara política nacional, sobretudo na Região Nordeste.

Todavia, Ciro jamais mostrou maturidade política.

Nas eleições de 2018, como se sabe, o PT chegou a considerar uma aliança com o PDT, com Lula presidente e Ciro vice, mas este não aceitou. Ciro – que tinha cerca de 8% das intenções de voto -, queria que Lula – que tinha 40% dos votos -, fosse o VICE e ele, Ciro, o presidente.

Então o PT, como era de se esperar, desistiu do Ciro e se aproximou do PSB e do PCdoB, para compor uma aliança que, como se viu, prosperou.

Eliminado no primeiro turno das eleições e vendo a escalada brutal do fascismo no país, o que deveria fazer Ciro ?!!

Resposta: juntar-se às forças progressistas e apoiar Haddad. Era esse o clamor de milhões e milhões de eleitores nas ruas e nas redes sociais. Era esse o desejo de todos aqueles que não aceitavam retrocessos políticos. Todos esperavam que Ciro Gomes apoiasse Haddad no segundo turno, fortalecendo a campanha do petista contra o candidato fascista, Jair Bolsonaro.

Mas ao invés disso, o que fez Ciro ?? Ciro Gomes fez o que homem nenhum deve fazer: Fugiu da luta !!

Políticos que se prezam não fogem à luta, tomam decisões. Mas Ciro, em meio à batalha contra a ascensão do fascismo no Brasil, ao invés de lutar pela defesa da democracia, fugiu para Paris.

Se tivesse escolhido um lado durante as eleições de 2018, mesmo que esse lado fosse Bolsonaro, sua atitude teria sido mais nobre e digna do que ficar em cima do muro.

Passadas as eleições de 2018, a imagem que fica de Ciro Gomes é a de um político rancoroso e fracassado, que poderia ter sido vice-presidente da República, mas por orgulho e prepotência não quis, jogando fora sua chance real de galgar um dos degraus mais elevados na seara política nacional.

Por falta de maturidade, perdeu Ciro a maior oportunidade de toda sua vida política.

Sem chances em 2022.

Anônimo disse...

Prezadíssima Lola, venho através desta informar-te que a senhora está sendo devidamente investigada pelo compartilhamento da difamação por parte de Gregório Duvivier contra o Sr. Ciro Gomes acerca da ida para Paris e sobre supostos usos indevidos de verba para asfaltamento de via pública no Beach Park (que fica no litoral, sendo assim é mais do que notório que o caminho a ser asfaltado é de suma importância e exigência por parte dos órgãos de Estado, tendo o Estado o dever de fazer isso).

Luise Mior disse...

Querida Lola,obrigada por esta postagem. Concordo com tudo, com a ressalva que duvido que os ciristas reais que tenho contato no Twitter e YouTube votarão no Lula no primeiro turno, devido à teimosia deles. Quando são feitas críticas à incapacidade do Ciro de estabelecer alianças, falam que é culpa do Lula e ele seria portanto mais honesto,pois não entraria em conchavos. Quando apontamos que Ciro não cresce, eles repetem que ele tem o melhor projeto. Na boa, esses ciristas refletem o Ciro sobre terem uma crença narcisista na competência do Ciro, como se bastasse ter o PND para fazer bom governo. Mesmo os lulistas mais fanáticos não ignoram que Lula precisa de um CN mais progressista para fazer bom governo. O egoísmo do Ciro em permanecer candidato, mesmo sabendo que se conseguisse por um milagre ser eleito presidente, precisaria fazer conchavos e CONTROLAR SUA LÍNGUA FERINA, faz com que eu tenha ranço do Ciro. Não é suficiente ter boas ideias para fazer bom governo, e os ciristas precisam perceber isso. Se não gostam do Lula por fazer alianças com direita, façam campanha para deputados e senadores de esquerda. Que Lula ganhe no primeiro turno com bancada majoritária no CN! Abraços

avasconsil disse...

Acho que parte da esquerda tá enxergando na vitória de Lula uma importância que ela não vai ter. Acho que a tal elite não tem interesse num golpe preventivo pra não assumir nem Lula nem Bozo. Essa gente tem na agulha um eventual impeachment de Lula, caso ele saia daquilo que ela entende por trilhos. Lula não vai chegar à presidência com super poderes. Ele vai chegar já dentro dos "trilhos". Um impeachment seria menos traumático aos interesses dessa gente que um golpe preventivo.
Eu acho que Alckmin como vice torna meio falho o raciocínio do Fernando Horta. Pra as elites (Itaú, Bradesco, Família Safra, Família Salles...) é mais cômodo e seguro deixar Lula assumir e, caso ele desagrade muito a essas elites, fazer um impeachment de Lula mais na frente pra Alckmin, o favorito de 2018, assumir a presidência. De impeachment com desvio de finalidade as elites daqui já têm um bom know-how... E ainda vai ter o Congresso Nacional. Com fundo partidário e orçamento secreto nas mãos, o centrão tem tudo pra sair muito fortalecido dessas eleições de 2022. As elites não tem a menor razão pra temer uma vitória de Lula, por causa de Alckmin como vice e das perspectivas do fortalecimento do centrão no Congresso Nacional. Lula vai ter uma margem pequena de discricionariedade pra fazer um governo pró-povo, ou pra incluir os pobres no orçamento. O orçamento vai continuar nas mãos dos super ricos do Brasil e de fora daqui.

Vídeo do Fernando Horta:

https://youtu.be/96Sc6vRnomk

Alan Alriga disse...

Se depender da própria esquerda nem no segundo turno o Lula vence, vejo cada vez mais a extrema esquerda brasileira atacando o Lula, e se dividindo cada vez mais, pois nem estão unidos para votar em um único candidato, pois cada um vai votar somente no representante do seu partido.

Chega a cômico a burrice deles em achar que outro político de esquerda têm chances de vencer, Sem ser o Lula. E vale lembrar que a CIA falou que as urnas são totalmente confiáveis, ou seja não vão poder reclamar depois se coiso vencer, falando que foi golpe.

avasconsil disse...

Se o ser humano realmente fosse racional Ciro Gomes desistiria de se candidatar a presidente e se lançaria candidato a governador do Ceará. Não gosto do Capetão Wagner. Mas não dá pra negar que burro como Bolsonaro ele não é. Imagina se Bolsonaro fosse inteligente e não apenas ladino? Com certeza seria reeleito agora em 2022. Ele - o Capetão - já está na frente de Roberto Cláudio nas pesquisas. Tem muito apoio dos evangélicos - recentemente foi batizado no Rio Jordão... Tem muito apoio dos PMs e dos que gostam de PMs (não posso evitar: mas tenho o pé atrás, sim, com PMs e evangélicos). Se os Ferreira Gomes perderem o governo do estado, serão pelo menos 08 anos fora do governo estadual, com todo tipo de benefício que a cadeira de governador pode proporcionar. Enfim, os Ferreira Gomes não vão alcançar a presidência da república. E se não forem prudentes o bastante vão acabar perdendo o governo do Ceará pro C. Wagner. Ciro tem muita chance de chegar à 2023 com bem menos capital político do que tinha em 2018. Até lamento a ascensão desse Capetão Wagner. Mas não lamento nem um pouco a queda de Ciro. Talvez assim ele aprenda alguma coisa, especialmente tomar consciência da própria estatura política.

avasconsil disse...

Uma investigação tão trabalhosa, né? Muitos mandados de busca, muitas intimações...

Marina disse...

Lola,
Essa arrogância Lulopetista de que ele pode vencer no primeiro turno é um misto de alucinação e ingenuidade. Coisa de quem vive naquele tipo de bolha onde só entram os “seus”. Sou de esquerda e sempre votei no PT para cargos executivos, mas tenho no meu círculo de convivência amigos, conhecidos, colegas de trabalho e parentes simpatizantes de todas as esferas políticas. Com os bolsominions com os quais sou obrigada a conviver não tem conversa: não perco o meu tempo tentando convencê-los que são cegos e burros. Com o pessoal das outras linhas (direita, neo liberais, antipetistas) eu até gasto o meu latim conversando sobre política. Por isso, posso afirmar com todas as letras: se o PT insistir nessa posição arrogante de “já ganhou”, vai perder novamente. Está na hora dos marqueteiros e analistas políticos do PT caírem na real e começarem a prestar atenção nos motivos que vão levar todo esse povo, que não é bolsominion, a votar novamente no Bozo. Quem sabe, ouvindo essa gigantesca parcela da população, consigam desenvolver uma estratégia que recoloque à esquerda no poder.

Lola Aronovich disse...

Marina, não sabia que citar pesquisas era alucinação e arrogância. Quem diz que Lula tem chance de ganhar no 1o turno não sou eu, não são os petistas, são pesquisas. Aliás, faz mais de um ano que as pesquisas dizem a mesma coisa. Neste momento, Lula está a 2% de ganhar no 1o turno (se vc considerar só os votos válidos). Pode mudar, claro. Mas é FATO que as pesquisas (de vários institutos diferentes) dizem isso faz um ano. Não vejo o PT e muito menos o Lula dizendo que vão ganhar no 1o turno. Pelo contrário, o que vejo é advertências de que tem muito jogo pela frente ainda. Eu tb lembro disso constantemente: que Lula (nem sua sucessora, Dilma) nunca ganhou no 1o turno. É bem possível que haja um 2o turno. E o importante é ganhar. Tirar Bolsonaro. Mas é ridículo não poder falar que Lula tem chances de vitória já no 1o turno sem ser acusada de arrogante ou "terrorista eleitoral". Sinto muito mas eu confio muito mais em pesquisas do que no seu círculo de amizades e conhecidos. Ou no meu: eu tenho a sorte imensa de não conhecer bolsominions.

Marina disse...

Lola, Sorte sua não conhecer bolsominions, eu não tenho esse privilégio. Não os chamo pra passear, não convido pra sair, não alimento, mas infelizmente eles existem e estão no meu trabalho, na minha família estendida, no meu condomínio… enfim.
De forma alguma considero terrorismo eleitoral citar pesquisas. Infelizmente, essas mesmas pesquisas que colocam o Lula em primeiro lugar, tem indicado um leve crescimento da intenção de voto no Bozo. E a campanha ainda nem começou! Na última eleição geral, tanto o PT quanto os outros partidos assistiram incrédulos e inertes o crescimento do energúmeno no primeiro turno. Fake news e fakeadas estão sendo promovidos pela extrema direita desde já. Por isso, enquanto a esquerda briga entre si, Bozo e sua máfia seguem conquistando os votos de quem não tem convicções políticas cimentadas. Pra vencer essa eleição tem que trabalhar esse eleitorado que está eternamente encima do muro, senão corremos um risco sério de mais 4 anos de retrocesso.

avasconsil disse...

O projeto de poder das igrejas neopentecostais conseguiu uma vitória importante na Câmara dos Deputados ontem, a aprovação da lei que regulamenta o "homescholling" no Brasil.

Aprovado o "homescholling", pais e mães evangélicos poderão entregar às igrejas evangélicas a educação de suas crianças e adolescentes. Daqui a uns tempos teremos madraçais evangélicas no Brasil.

Se militarizarem essas escolas, teremos escolas terroristas, como no oriente médio.

Enfim, é uma lei de educação fora da escola. Se vai poder ser em casa, poderá ser numa igreja também. Mesmo em casa, os evangélicos fundamentalistas só vão querer evangélicos fundamentalistas pra professores de seus filhos.

Já dá pra antever as implicações políticas dessa lei: marcha acelerada de volta à Idade Média, com todos os desdobramentos disso (negacionismo com repúdio à ciência, pessoas treinadas desde a infância a votar só em evangélicos, um verdadeiro show de horrores).

https://noticias.uol.com.br/colunas/coluna-entendendo-bolsonaro/2022/05/19/com-uma-tacada-homeschooling-abala-dois-pilares-da-educacao-brasileira.htm

avasconsil disse...

Pais e mães fundamentalistas religiosos ficarão muito felizes com a aprovação dessa lei, pois poderão exigir que os professores de seus filhos sejam tão fundamentalistas quanto eles próprios. E, se poderão educar seus filhos em casa, por que não nas igrejas, não é mesmo? Depois basta o legislativo criar um "voucher-educação", pra uma parte generosa do orçamento da educação ir parar no bolso dos pastores neopentecostais.

Anônimo disse...

Avasconsil

Caso Lula ganhe tanto no primeiro ou segundo turno pegará um Brasil muito diferente de 2002 quando ganhou as eleições e assumiu em 2003, pois FHC por pior que fosse tanto e como ministros como Sérgio Mota, ministro das comunicações, Armínio Fraga e Gustavo Franco presidentes do Banco Central, não conseguiram minar, destruir as bases da República, massacrar ainda maiso serviço público nas áreas essenciais como saúde e educação. O Brasil está muito diferente é o brasileiro também, pois tem um mal inoculado de forma eficaz nas redes, antes era uma conversa de boteco, churrasco de final de semana, hoje essas mesmas conversas estão no Twitter, Facebook, Telegran, etc. Não havia um terço de evangélicos como eleitores brasileiros, maioria fundamentalista religiosa que seguem cegamente pessoas como $ila $ Maracutaia, Pedir Mais Cedo, etc a votarem no legislativo em quem estes mesmos ordenam, por isso o crescimento perigoso de bancada de bíblia, projeto de poder para transformar esse país num Evanjeguistão dócil as falcatruas de um mercado financeiro inescrupuloso.

Anônimo disse...

Marina

Muitos desses bolsominions são evanjegues fundamentalistas religiosos, isso sim é um perigo verdadeiro e que poucos percebem. Recentemente fui a São Paulo, capital e soube através de amigos, mas agora mais evidente, fechamento de centros espíritas próximos a igrejas evangélicas, uma amiga candoblecista não pode acender no próprio quintal uma bela para o guia dela, pois ameaçam a filha de 8 anos, esse tipo de gente é a preocupação e como Lula vai lidar com um congresso com este tipo de bancada casa vez maior e mais ameaçadora.

Anônimo disse...

Avasconsil

A polícia e exército tem muitos evangélicos também, pois o projeto de poder de pastores usurários é o domínio de áreas essenciais como saúde e educação, quem não sucumbir ou aceitar ficará em um breve futuro, pois em um país com população ignorante, desesperada e sem perspectivas e tendência é o crescimento não apenas da bancada da bíblia, mas o número de evangélicos no Brasil, poderemos ficar sem atendimento médico ou acesso ao ensino público sem vínculos religiosistas, isso é gravíssimo.

Anônimo disse...

Avasconsil

Portugal tem homescholling, porém tem fiscalização, acompanhamento de educadores, ministério da educação, tem uma matéria a respeito na BJC, mas os portugueses não se comparam com brasileiros, até porque essa raça evanjegue é seriamente investigada em Portugal, enquanto no Brasil até bancada tem. Eu não sou pessimista, apenas realista, não dá para ficar igual uma Poliana que vê o lado bom de tudo em um país com bancada da bíblia cada vez mais numerosa, perigosa e fundamentalista. Tem uma série no investigação Discovery que é a Manipuladores e a maioria são pastores usuários nos Estados Unidos, ainda tem até investigação e os culpados pagam pelos crimes, mas estes manipuladores pregam a homescholling, aqui será o fim da educação embasada na ciência para o obscurantismo, negacionismo e criacionismo.

Anônimo disse...

*BBC fez a materia

avasconsil disse...

Minhas expectativas com um governo Lula são modestas. Espero "apenas" o básico: um retorno à normalidade. Coloquei o apenas entre aspas porque Pocket faz a normalidade parecer um luxo. Quero um governo de seres humanos normais, que possam ser chamados de ministros e não de sinistros. Quero um presidente que nomeie pessoas laicas pro STF, e não terrivelmente evangélicos ou um fundamentalista de outra igreja, como seria o caso de um Ives Gandra Martins Filho que, como o pai, é da Opus Dei. Quero um presidente que seja um democrata, e que não viva atacando as instituições. Podem falar o que quiser de Lula, mas ele sempre nomeou o mais votado da lista tríplice da PGR. Se absteve de tentar aprovar no Congresso Nacional uma PEC do 3o mandato, mesmo na época tendo capital político suficiente pra isso, e pra ser reeleito de novo. Submeteu-se à condenação judicial, mesmo a considerando injusta, nunca bradando um "por Deus, jamais serei preso". Por sua impunidade e dos filhos, Pocket não se importaria em instaurar uma ditadura no Brasil, com todas as implicações disso, políticas, econômicas, sociais. Se um dia for condenado, duvido que se submeta à pena, é mais fácil ele pedir asilo político à Rússia ou à Hungria. Já politicamente não tenho grandes expectativas com um governo Lula. Ele é uma das raposas velhas. Sabe que se não mantiver a agenda neoliberal da turma do André Esteves, vai sofrer um impeachment fajuto pra entrar o Alckmin no lugar dele, o favorito de 2018. A diferença entre Lula e Dilma é que Lula vai fazer o que precisar fazer pra se manter presidente. Ele vai decepcionar a muita gente da esquerda, pois duvido muito que a política econômica do governo dele dê uma guinada de 180 graus na de Bolsonaro. Sem muito apoio popular e no Congresso Nacional, uma guinada dessas é impossível. Ou seja, o culpado pela manutenção do status quo não vai ser um Lula, mas a gente mesmo, o povo desunido, sem consciência de classe... O PSol provavelmente vai romper com o PT mais na frente. A Rita Von Hunty vai fazer um vídeo dizendo "tão vendo aí? Eu avisei...". Quando as coisas estiverem voltando ao normal, muita gente vai esquecer que a normalidade é um luxo. Quando ela está presente parece algo arraigado. Só quando ela falta é que nos damos conta do luxo que ela é, como acontece quando falta água.

Anônimo disse...

Com o Alckmin de vice é fácil.

avasconsil disse...

Num país cada vez mais neopentescotal como o Brasil, "homescoling" é de assustar. Um dos bordões deles é "irmão ajuda irmão, irmão vota em irmão..." Ou seja, aprovada no Brasil a educação domiciliar, a tendência é todos os professores das crianças e adolescentes cujos pais e mães sejam neopentecostais, serem da mesma igreja deles. Com os mesmos preconceitos e a mesma visão de mundo, a incluir o negacionismo da ciência e o apreço pelo militarismo. Homescoling num país como o Brasil seria uma grande tragédia. Uma grande conquista pra o projeto de poder neopentescotal, não necessariamente uma conquista pra o Brasil como um todo. Nem todas as crianças em homescoling teriam uma educação do nível da dos filhos do "Capitão Fantástico", aquele filme com o Viggo Mortensen. O personagem também era um tipo de fundamentalista. Mas pelo menos ele a mulher tinham uma formação intelectual de altíssimo nível, além do QI bem acima da média. Aprovada a educação domiciliar no Brasil, Infelizmente a maior parte das crianças e adolescentes não vai receber nem a formação intelectual de alto nível, nem a socialização. A tendência é muitos se tornarem mais fundamentalistas que os próprios pais, com todas as repercussões negativas coletivas disso. Afinal, "irmão vota em irmão... " . Realmente a escola é muito melhor. Pra as crianças e adolescentes e pra o Brasil também.

Anônimo disse...

Mas e daí que vão querer criar os filhos entre eles ? e os pais de esquerda, porque não poderiam chaamr apenas professores de esquerda para eles ? de qualquer modo, cada um escolhe o modo de ensino para os filhos, e tem outros motivos, como hipersexualização nas escolas, bullying, tráfico, qualidade de ensino público ruim.

Anônimo disse...

Anonimuso (a) das 9:10

Eu não quero viver na Teocracia Crentelhopata do Evajeguistão, quanto a tráfico? Igrejas neopentecostais caça níqueis lavam muito bem dinheiro de tráfico de drogas, pessoas, órgãos, etc, tudo isso com ajuda da milícia, $ila$ Maracutaia, Pedir Mais Cedo, etc têm um projeto de poder, mas para quem abana o rabo e até come bosta se o pastor usurário mandar, abusos e agressões a criançaa e adolescentes vão piorar com este projeto asqueroso de poder e casos como de Lucas Vargas Terra seriam corriqueiros e sem investigação.

avasconsil disse...

Criança e adolescente não são uma extensão dos pais. Não são cabelo, unha... Eles e elas têm seus direitos. Quando estiverem adultos, será irreversível a escolha que os pais tiverem feito por eles/elas. Mas quer saber de uma coisa, me preocupo alguma coisa, mas só alguma coisa. Não tenho filhos. Apesar de estarmos no Brasil, não vivo mal. Segundo o IBGE, pertenço à Classe A, por causa da minha renda. Então, por mim, que se foda. Como disse o Abujamra, a vida é sua, estrague-a como quiser. E isso inclui a vida das pessoas por quem gente como você toma as decisões.

avasconsil disse...

Se eu tiver filhos um dia, o que pode vir a acontecer (serão adotivos, pois meu pai biológico me mostrou que a consaguinidade está longe de ser afinidade...), eles vão estudar fora de casa mesmo, numa escola. Concordo completamente com Ivan Haro Martins nesta resposta que ele deu a uma "destra" que, claro, quebrou sua carinha ridícula, ao tentar "lacrar" com ele:

Comentário da "destra" a uma postagem do Ivan Haro:

Se isso não funciona pra sua família..ninguém te impedirá de levar seus filhos a escola!

Mas não julgue quem quer fazer diferente de você...

O seu pensamento não é o único..e nem todos querem ou desejam o mesmo q Vc
Eu, se fosse sua família ia ficar bem constrangido com esse comentário dizendo q teria se tornado um idiota se fosse educado em casa e q a escola e muito mais livre e interessante q sua casa.

A resposta dele ao comentário dela:

Xxxxx , fique com a sua escolha e eu com a minha. Eu e meus filhos, todos escolarizados, todos convivendo com ideias diferentes das minhas. Isso é o que forma cidadãos. Mas, já que você tomou a liberdade de falar da minha família, deixa eu te contar uma coisa: só país medíocres querem criar filhos iguais a si mesmos. Meus pais estavam longe de ser medíocres.