quarta-feira, 21 de julho de 2021

SEMELHANÇAS ENTRE DOIS MASCUS LUNÁTICOS E PERIGOSOS

Soraia, de Campinas, viu semelhanças entre a loucura de Emerson e a de outro mascu mais famoso (que eu nunca tinha ouvido falar), e decidiu contribuir com este guest post. Muito obrigada, Soraia!

Anteontem eu li o post no blog da Lola contando sobre um dos seus perseguidores mascus, o Emerson Eduardo Rodrigues. Esse caso bizarro fez com que eu me lembrasse de outro caso bizarro que ganhou fama mundial nos anos 90: Ricardo López, um uruguaio que residia nos EUA, e sua carta bomba para a cantora Björk.

Ricardo era obcecado pela artista islandesa e não se conformava que ela namorava o músico Goldie, que é negro. Ele gravou um vídeo revoltado dizendo "Ela está trepando com um crioulo, dá pra acreditar?" e prometendo matá-la, contando em detalhes seu plano. Felizmente a carta foi interceptada pela Scotland Yard, e Björk nada sofreu. Ricardo filmou seu suicídio. Björk mandou flores para a família dele. Não pretendo detalhar o caso. Meu objetivo é traçar um paralelo entre os dois homens. 

Vou começar pela primeira semelhança: a aparência. Antes de mais nada, deixo claro que aparência não é essência, beleza é subjetiva e eu mesma sou uma mulher baixinha e gordinha. Mas se tem uma coisa que eu sei, sendo uma mulher fora dos padrões, é que aqueles que não se encaixam nos conceitos de beleza de Hollywood (das novelas, da mídia, da publicidade, do capitalismo...), normalmente precisam aprender a se amar em algum momento, porque foram bombardeados desde a infância com os padrões de beleza com os quais não se encaixam. Por isso menciono a semelhança da aparência física, porque ambos parecem ter sérios problemas com a autoestima. 

Emerson gravou e continua gravando inúmeros vídeos, quer fama. Tentou ser vereador em 2000, quando tinha quase a mesma idade que Ricardo quando se matou (21). Não conseguiu votos suficientes. Hoje fantasia que, se algum veículo midiático lhe desse voz para narrar suas mentiras, seria eleito presidente do Brasil. Como ele não se ama, precisa de atenção a qualquer custo. Nas gravações, externa todos os seus preconceitos e discursos de ódio. Não sai do armário nem para si mesmo, o que piora seu estado mental. 

Ricardo também queria fama. Tinha uma vida reclusa, mas queria se sentir importante. Chegou a entrar na Academia de Artes da Flórida, mas parou logo, não conseguiu bancar os custos. Passou então a escrever compulsivamente seus diários e comprou uma câmera, que usou para gravar inúmeros vídeos (numa época em que ninguém sonhava com o YouTube e a internet nem engatinhava). E e em seus textos e gravações, também externou todos os seus preconceitos e discursos de ódio. 

Emerson tem problemas visíveis de ordem sexual. O sexo está presente em suas conversas banais e narrativas delirantes, gravadas por ele mesmo. Ele já contou várias vezes que, ao ver uma jovem branca com um jovem negro num posto de gasolina nos EUA, pensou em atropelar os dois. Para ele, assim como para Ricardo, um relacionamento interracial é inaceitável e punível com morte.

Ricardo também tinha problemas visíveis de ordem sexual. Sua admiração doentia por Björk não era sexualizada, mas quando ela engatou um romance com o Dj britânico Goldie, Ricardo ficou transtornado. Expressou sua indignação ao imaginar a cantora transando com o Dj por ele ser negro. Num documentário sobre Ricardo que assisti alguns anos atrás, mostrava que ele se incomodava com a fama sexual dos homens negros (essa fama em si já é racista, mas esse é outro assunto).  

Emerson é brasileiro e reside na Espanha. Costuma fazer várias declarações racistas e misóginas. É contra a miscigenação (como se não fosse fruto da miscigenação) e é xenófobo, como demonstra em seu vídeo gravado na Índia, apesar de ser um latino morando na Europa.

Ricardo era uruguaio, mas residia nos EUA. Ele deu varias declarações racistas e misóginas. Dizia que odiava negros e sabia que isso era errado, mas não conseguia evitar. E apesar de ser um latino morando nos EUA, deu varias declarações xenófobas, inclusive sobre a origem jamaicana do Dj Goldie, então namorado da Björk.

Ricardo suicidou-se, após mandar uma carta bomba para a cantora, em 1996. As autoridades americanas, quando acharam seu corpo, descobriram, através dos seus vídeos, que a carta tinha sido enviada e as autoridades europeias foram alertadas e a interceptaram. 

Emerson, após um ano na cadeia, está solto, mas continua igual. Espero que ele pague as indenizações que deve e viva sua vida, em vez de gastar seu tempo fazendo vídeos caluniando as mesmas pessoas de 20 anos atrás. Espero também que ele evolua e largue de ser racista, misógino e LGBTfóbico, mas não tenho muita esperança.

13 comentários:

Anônimo disse...

Esse Ricardo lembra mais o doente do Marcelo, o comparsa dele, o Emerson quando jovem parecia mais o outro mascu psicopata suicida Elliot Rodgers. Mas no fim das contas todos os mascus são a mesma bosta repugnante e fedorenta. Totalmente tóxicos e repulsivos.

Luise Mior disse...

meu chapéu, impressionantes as semelhanças. Gratidão Soraia e Lola por este texto. Perturbador ver os resultados que a mentalidade mascu dá. Boa semana.

Anônimo disse...

Eles são parecidos mesmo! Dois demônios!

Anônimo disse...

Canal do YouTube a ser denunciado: Canal Tragicômico:
https://m.youtube.com/channel/UCklg1LNIaBzLSgQAHjjfIYg

Conteúdo misógino, vídeos com ofensas a Mariana Ferrer.

Jaime disse...

Gosto muito do blog, esse Emerson é um lixo.

Anônimo disse...

Pink

Gente sei que tô sendo repetitiva, mas vamos denunciar no YouTube e no SaferNet o Canal Tragicômico do nerd misógino Wagner Thomazoni.
Vamos em peso denunciar pra derrubar este canal que lucra pregando ódio contra mulheres!
E quem puder falar pras advogadas da Mariana Ferrer pra processar esse canalha, ficarei grata. Tem pelo menos uns 3 vídeos(um deles com duas moças ridículas que apoiam o cara contra a Mari) desse verme do Wagner desqualificando a Mariana Ferrer. Com certeza cabe um processo!
Não tem como aceitar discurso de ódio dando lucro para o autor!
Sei que tem canais machistas/misóginos no YouTube e Facebook, mas nem todos tem 900 mil inscritos sofrendo lavagem cerebral de um nerd misógino e recalcado pregando que mulheres são inferiores, e que boa parte das mulheres que denunciam estupro são "mentirosas".
Tem um vídeo em que ele critica o DJ Ilvis mas acredito que é mais pra disfarçar a misoginia dele, até pq no vídeo ele questiona se não seria verdade que a ex esposa teria depressão pós parto, e que o marido teria perdido a cabeça.
Até o único vídeo em que ele é supostamente "não machista" ele fala argumentos machistas pra criticar o DJ.
Conferir o canal, no início, em 2018 e 2019 seu conteúdo era só sobre animes e cultura japonesa, mas em 2021 esse rapaz tem feito um conteúdo mais misógino que outro!
Por favor alguém tem que parar esse cara! Esse sujeito ainda é cantor! Imagino as garotas sem amor próprio que vão pro show desse traste!
Vamos atingir esse verme no bolso derrubando o canal dele e mandando mensagem pra banda dele(tb chamada Tragicômico, eu acho).
Não dá pra aceitar um homem ganhando dinheiro falando que mulheres são inferiores e não merecem ser respeitadas! 😒

Anônimo disse...

19:04... menos querida! Tem um monte de canal em sentido contrário que estão no Youtube firmes e fortes. Antes de denunciar e tentar derrubar um canal, temos que pensar: " e se fosse com o MEU canal? Como eu me sentiria? " A vida é uma estrada de 2 mãos, do mesmo jeito que vai, vem. Sabedoria!

Anônimo disse...

Sim. Vc vai conseguir derrubar um canal de quase 1 milhão de inscritos.

Anônimo disse...

Pink

Querido (a). Enfim não sei se é homem ou mulher, mas desinformado (a) é.
Não tenho canal no YouTube. Mas há vários temas pra serem mostrados: Artes, Matemática, Cinema, Jardinagem, Culinária, Games, Mecânica, Filosofia, viagens, etc.
Mas sabe o que NÃO dá pra aceitar? DISCURSO DE ÓDIO!
Uma pessoa ser paga pra espalhar preconceito contra: mulheres, negros, gays, pobres, imigrantes, religiões não cristãs, etc.
Liberdade de expressão e discurso de ódio são coisas bem diferentes e não dá pra aceitar o YouTube pagar um imbecil pra este falar merda de mulheres, e até desqualificar vítimas de estupro. 😒
Sim a estrada é uma via de duas mãos, e se preconceitos vai, consequências vem. Isso tb é sabedoria. Abs. 😘

Anônimo disse...

Essas aberrações não deixam de ser úteis à medida que a auto exposição é fonte de pesquisa psiquiátrica.

Anônimo disse...

Eu fui no canal dele e não vi nenhum vídeo misógino, nenhum vídeo falando que mulheres são inferiores e nenhum vídeo atacando a Mariana Ferrer. Tem vídeos dele questionando a veracidade do estupro da Mariana Ferrer sim, mas em nenhum momento ele "bate o martelo" dizendo que ela é mentirosa. Acho que o canal que você que denunciar não é o Canal Tragicômico.

Ana Rita disse...

Eu já percebi há tempos que há uma grande chance desses neonazistas terem transtornos psicológicos/mentais/neurológicos. Elliot Rodger, por exemplo, era autista. Ricardo, stalker da Bjork portava esquizofrenia. Eu estava pensando nisso quando descobri que o principal divulgador da Quarta Teoria Polítuca no Brasil (ideologia neofacho) revelou também ser autista.

Eu não quero de forma alguma soar psicofóbica, principalmente porque creio que há uma falha social enorme ao lidar com transtornos mentais, sobretudo em homens brancos. Em como a cultura alimenta a falsa ideia de que um homem branco terá tudo o que quiser e esses homens se frustram quando não é isso que acontece (afinal, eles também sofrem opressão) mas não se reconhecem como uma minoria.
Há uma mobilização coordenada por neurodiversos exigindo sua inclusão (dentro da esquerda, é claro) mas quem luta por isso é sobretudo mulheres e LGBTs. Enquanto os homens neurodiversos são facilmente cooptados pela direita extrema.

Anônimo disse...

Hey pink, cuidado para não confundir discurso de ódio com ódio contra um discurso.

E lembre-se, a pessoa que faz a acusação tem a obrigação de provar. A justiça beseia-se no conceito de inocente até que se prove o contrário.

Então, a não ser que consiga provar que esse canal espalha preconceito contra: mulheres, negros, gays, pobres, imigrantes, religiões não cristãs, etc, como você mesma colocou, ninguém aqui precisa ( nem deveria ) te levar a sério.

E Ana, o mesmo vale para você. É muito fácil Caracterizarmos e demonizarmos as pessoas que não gostamos. Mesmo os dois sujeitos acima, apesar de serem pessoas que fizeram coisas horríveis, não parecem serem de fato Neonazistas. Afinal, se precisa-se apenas ser racista e ou machista para isso, acredito que também encontrará alguns na própria esquerda, visto que esses comportamentos não são exclusivos de um lado ideológico.

Tampouco temos evidencia de uma ligação de transtornos mentais e associação a grupos extremistas ( como Neonazistas ).

E não deixei de notar que falou apenas de esquerda e "extrema direita". Mas honestamente, para alguém que começa citando Neo nazismo, não esperava que fosse capaz de reconhecer que ambos os lados, ultimamente no Brasil, tem-se apresentado muito extremos ( e incrivelmente parecidos ).

Por exemplo, em 2017, quando a Globeleza apareceu vestida, e ambos os lados do espectro comemoraram. Sendo que quem perdeu, foi a própria liberdade da mulher. A esquerda comemorou pois o "corpo da mulher – sobretudo a mulher negra – não estava mais sendo objetificado e ‘comercializado’ como se fosse um dos atrativos da festa" e a direita viu a nova abordagem como uma vitória da moral e dos bons costumes, creditando a questão a uma onda conservadora.

E ambas, lembrem-se que a única tolerância que realmente importa é às pessoas e ideias que te incomodam. Tolerar quem já pensa e age igual a você não é uma demonstração de tolerância e sim de narcisismo. Considerando claro que:
Tolerar discurso é diferente de tolerar ações.
Tolerar não é concordar, nem bater palma, nem se abster de questionar/discutir.